sábado, 31 de março de 2012

Atualização Mensal: Março 2012

Mais um mês completado e mais um mês em que nada pude aportar devido a gastos com Ipads, Iphones e carro novo (haha, quem dera), restando-me a árdua tarefa de queimar paulatinamente o colchão de segurança e reinvestir parte dos aluguéis e dividendos.

Apesar dos pesares, foi um bom mês para o meu portfolio, com apreciação mensal líquida de 1,76%, o que significa que estou ~R$10.600,00 mais rico.

Seguem os gráficos usuais:


Overperformance tanto do meu portfolio mid-large cap quanto das small-micro caps. Destaque negativo pro Ibov que ainda está num valor inferior de 13 meses atrás e positivo para os FIIs, cuja performance recente se deveu largamente à troca do FEXC11B pelos MBRF11 e CNES11B.



Portfolio inalterado, gastei uma única corretagem comprando 1 quota PRSV11 (FII) por R$1.180,00 como reinvestimento parcial dos aluguéis/dividendos recebidos.


Coloquei a volatilidade histórica dos portfolios na tabela, que agora está bem completa. Notem como a volatilidade dos FIIs é bem menor que a das ações, mesmo possuindo menos ativos. Apesar da discussão que existe acerca dos REITs lá fora, não tenho dúvida que trata-se de fato de uma classe diferente de ativos, mesmo sendo negociada em bolsa.

Vejam também como a volatilidade da renda fixa é praticamente inexistente, já que ainda não invisto diretamente em títulos e portanto não estou sujeito às mudanças da taxa de juros, mas também não tenho liquidez.

Vejam que a volatilidade do portfolio é menor que a volatilidade dos ativos ponderados, conclusão óbvia da diversificação de ativos que não são perfeitamente correlacionados (finanças 101).

Notem também que, mesmo sem receber juros da renda fixa, estou conseguindo gerar uma renda passiva anual acima de 4% a.a., quem sabe no longo prazo consiga viver apenas de dividendos/aluguéis/juros caso o yield permaneça semelhante até lá, e quando chegar nos 80 queimar metade do portfolio com ferrari(s), mansão e panicats pobretão-style. Pense em consumo ineficiente.

Por fim, vejam que já ganhei quase R$2.500,00 só em aluguéis de ações! Trocadinho bom!

Espero poder aportar alguma coisa em abril, pois quero chegar ao milhão ainda esse ano! Tá difícil, mas vamo que vamo!

96 comentários:

  1. Parabéns VR, pelo gráfico vemos que seu gigante finalmente está acordando, assim vai deixar os trolls sem argumentos kkk, cara, 2.500,00 só de algueis de ações realmente é um feito histórico, nunca vi ninguém conseguir mais que centavos nisso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola VR
      Realmente, o que chama mais atencao (alem da bela carteira de investimentos) eh o valor recebido em alugueis de acoes.
      Parabens

      Excluir
  2. Parabens VR, to rolando de rir com o 'chegar aos 80 e queimar 1/2 do portfolio'

    me chamou a atenção o valor de alugueis de ações, caramba, como conseguiu?!?! Acho que dou azar nisso, só pode ser :S

    Estou pesquisando corretoras, se não se importar em dizer, qual usa?

    Esta proximo do 1M, logo chega
    beijão, bom mes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o blog antes de perguntar a toa: mycap

      Excluir
  3. Mesmo já tendo 1 FII na minha carteira e rendendo muito bem, ando meio relutando em comprar mais.
    Estou visualizando meus aportes cada vez menores nesse período que tenho pela frente, (uns 2 anos).
    Resumindo. Acho que continuarei investindo mais em ações, devido a probabilidade de ser o melhor rendimento a longo prazo. Andei pensando sobre a questão sobre o que penso em fazer: "primeiro aporte feito no período de acumulação será o primeiro a ser gasto no período que iremos usufruir".

    Se aporto um valor mensalmente em ações de forma diversificada todo mês hoje, em 2012, e daqui 20 anos só começo a gastar.Terminou o período de acumulação e começo a gastar. O primeiro aporte tem 20 anos... A chance de ter obtido um rendimento maior é bem grande. Ou não? E os últimos aportes seriam os últimos que eu gastaria, com isso vão se passando os anos para os últimos aportes feitos, aumentando a probabilidade do rendimento.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID,

      Essa discussão é bem interessante e que deve ser bem discutida antes de qualquer tomada de decisão de alocação de ativos.

      Após muito estudar sobre o assunto, cheguei às seguintes conclusoes:
      1- De fato, a probabilidade está a favor de quem investe em acoes. Investir em acoes tem talvez 90% de chances de ter uma rentabilidade maior do que quem investe em renda fixa num prazo de 20 anos.
      2- Valuation, claro, faz toda a diferenca. No Japao p.ex. devido a bolha gigantesca de la houve periodos em que 50 anos foram necessarios.
      3- Ha um risco psicologico extremamente importante. Sera que uma pessoa continuara 100% na bolsa vendo 10 anos de desempenho pifio/negativo?
      4- Ha a necessidade em termos de expectativa de retorno de um portfolio 100% acoes?

      Se a pessoa precisa, suporta o risco, nao esta pagando caro e ha um longo horizonte de investimento um portfolio 100% de acoes pode fazer sentido, mas é bem complicado em termos psicologicos voce ver 10-30 anos de suor em jogo e sob o risco de perder 50% do mesmo a qualquer momento. As pessoas sao mais valentes com portfolios pequenos, eu incluso.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. "As pessoas sao mais valentes com portfolios pequenos, eu incluso."


      KKKKKK... é a mais pura verdade. Eu, com meus 10k investido em ações, sou valente pra caralho. Passei agosto do ano passado cagando e andando pra crise.
      Mas se eu tivesse 100k, pelo menos, eu ia tá me borrando de medo...

      Excluir
    3. Blz.
      Então vou te contar o meu caso. Acredito que minha jornada ainda irá ser uns 15 a 20 anos.
      Meu plano de previdência é multipatrocinado.
      Fazendo as contas, cada 1 real meu investido se transforma em 1,7 reais na minha conta.E depois
      segue a rentabilidade normal (A previdencia é composta de 85% de tesouro direto e o resto em ações,imóveis...Acredito
      que pelo menos renda a longo prazo pelo menos os uns 4% que o tesouro direto rende).Mas para receber a parte da empresa,
      tenho que ficar 15 anos lá. Do primeiro ao 5 ano de aporte, não se ganha nada da parte da empresa se sair.Após 5 anos,
      Já ganho 5/15 da empresa, e cada ano vai aumentando 6/15, 7/15...até 15/15. Já tem 2 anos que aporto lá.Considero um investimento muito bom, não existe um investimento em renda fixa que supere. A probabilidade de sair de lá é baixa. Os problemas que vejo são a liquidez e confiabilidade nos gestores do plano de previdência.

      Esta seria minha parte investida em Renda Fixa... E mais um pouco para uma reserva de emergência, claro.
      O resto estou pensando seriamente em investir apenas em ações devido essa alta probabilidade de melhor rendimento.

      Quanto a valentia, chega um momento da acumulação, como sempre falo nos comentários do seus posts, onde
      pode dar uma desacelerada, investir um pouco menos em ações quando se sabe que é possivel alcançar X reais com mais segurança
      em um tempo Y.

      Aproveitando.Curiosidade. Qual o rendimento líquido mensal e aporte mensal médio que vc precisa ter hoje para alcançar tornar financeiramente independente aos 42? :-)

      Abs!

      Excluir
    4. Só complementando sobre o risco de perder 50%...
      Não estudei os dados históricos. Não sei quanto tempo demora a recuperação da bolsa estatisticamente. Mas fico pensando. Vamos supor que tenho 1 milhão. 100% em ações. Acontece uma crise e cai pra 0,5 milhão. Mas não vou gastar esse 0,5 milhão de uma vez ou em um ano! Vamos supor que a minha retirada é 4 mil mensal.(ainda vou planilhar simulações desse tipo.rs) Não é possível que não dê tempo dela se recuperar... Lei de murphy pra acontecer igual a do Japão? Acho que podemos estar é medrosos demais...
      Ainda acho que dá pra sair melhor com 100% em ações com essas retiradas mensais do que uma diversificação com renda fixa...

      Excluir
    5. ID,

      Interessante que os períodos mais complicados para um portfolio de retirada não foram o de quedas abruptas como 2008 ou 1929, mas sim de longos períodos com retorno real nulo/negativo, como foi o período 66-81 nos EUA ou 89-hoje no Japao.

      Esse seu plano privado está ótimo, quando o patrão aporta 99,999% dos casos vale a pena. A idéia é pensar globalmente, pode tranquilamente deixar a previdencia como a renda fixa.

      A verdade é que segundo meu plano eu não preciso aportar mais nada para ter 3.000.000 aos 42, com uma rentabilidade nominal líquida de impostos de 1% a.m., o grande X da questão é se eu vou conseguir essa taxa com um portfolio mais moderado e se eu vou conseguir me sustentar até lá, então a idéia é aportar o maximo possivel e continuar correndo riscos.

      Excluir
    6. Não sabia desses períodos "período 66-81 nos EUA ou 89-hoje no Japao"... Meio assustador. Conseguiu me assustar um pouco. rs

      Sobre a previdência, basta ter saco pra trabalhar pelo menos mais 13 anos lá. Não é tão fácil, mas é o melhor que está tendo! rs

      Essa rentabilidade, creio que vc consiga! Torço por vc! E esses 3 milhoes é para o dinheiro teoricamente nunca acabar, vc utilizando a Taxa Segura de Retirada de 0,33%...
      Acho tão complicado juntar tudo isso, que já ando pensando em acumular apenas o que der pra viver até uns 110 anos e gastar tudo e ou uma
      semi-aposentadoria... Ainda vou fazer um post e uma planilha com uma simulação sobre isso.

      Valeu pela resposta!Abs!

      Excluir
    7. ID, o que penso sobre isso é o seguinte, uma renda vitalicia realmente o acumulo tem q ser grande demais, estipula uma idade (tipo 110 q vc falou) e conta com alguns recursos de retorno vitalicio (previdencia publica, aluguel de imoveis etc) assim o "pao nosso" esta garantido e encara os 100% de bolsa como um plus na sua qualidade de vida (como muitas previdencias privadas nao vitalicias que vemos por aí, afinal de contas as vitalicias sao abusivas e ineficientes se feitas via instituicao financeira)

      Excluir
  4. Ficou bem considerável a rentabilidade dos seus alugueis. Pode ser que aumentou a quantidade de interessados em carregar posição vendida, o aluguel acaba subindo... pelo menos é o que estou reparando na última semana.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela valorização de R$ 10.600 sem aportes!

    ResponderExcluir
  6. Enquanto todo mundo aluga as ações do VR, ninguém aluga as minhas. O que estou fazendo errado meu deus?

    O bolo fecal do VR está agora praticamente andando sozinho. No começo ele se estressava e estudava com afinco o mercado. Agora que tem alto valor de dinheiro, está apenas brincando de balancear. O trabalho dele é bem menor aparentemente que no começo.

    Eu tenho certeza que você poderá ter panicats, iphones, não uma ferrari mas um Camaro, e um apartamento pra pegar geral show de bola. Sua renda passiva demonstra isso. Daqui a 10 anos ela será um absurdo de alta.

    Parabéns pelo rendimento e siga firme. Você é o pioneiro e o que mais ensinou a galera.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre, o VR pode vir a ser bilionário e ainda assim não vai se estressar com Ferrari, panicats, pegar geral, ostentações afins. Eu dou muita risada com seu blog, acho que abaixo do SK é vc para me fazer rir, mas vc tá viajando.
      Fico feliz de ver o VR com bom humor aqui. Tô com saudade desse humor, de suas risadas.
      Por sinal, os meses vão passando, a performance vai melhorando e as antas analfabetas que o criticaram mediante a performance com três meses(ou até 20 dias) vão sumindo. Good 4 us.
      Parabéns pelas conquistas, VR. Torço para que não incorra em grandes gastos num futuro próximo, qro ver isso aí "pocando".
      Drp

      Excluir
  7. http://investidorcomun.blogspot.com.br/
    Rapaziada estou iniciando um blog aprendo muito no blog do VR e lá gostaria de compartilhar minhas experiencias

    ResponderExcluir
  8. Pobretão veja a taxa do ALUGUEL que voce esta pedindo.

    Muito acima do mercado fica foda, ninguem vai alugar mesmo!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala anon.

      Eu coloco um pouco a baixo.

      E escolho a modalidade mais popular.

      Eu faço via chat online com a atendente. Será que tem que ligar pra mesa?

      Estou triste com isso.

      Excluir
    2. olha esse link direto da BOVESPA, nao e virus.


      http://www.bmfbovespa.com.br/BancoTitulosBTC/EmprestimoRegistrado.aspx?Idioma=pt-br


      Aqui voce encontra as taxas de todos os ativos, e na hora que voce solicita pra mesa confirma, pois as vezes as taxas sobem/descem de acordo com a procura.

      abs

      Excluir
    3. Exato anon, eu coloco um pouco abaixo a taxa e ninguém pega.

      Será que é porque eu coloco tudo pra alugar e o valor é alto?

      Excluir
  9. Parabéns VR,

    Também pretendo fazer um aporte em FII nesse mês, visto que é uma modalidade mais conservadora e proporciona rendimentos passivos e pode tornar possível a nossa sonhada independência financeira.
    Acho que você está diversificando bem seu investimento e deve fazer um baita patrimônio em breve.

    Abraços,
    @laksantana

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela evolução do portfolio!
    Espero que, no futuro, possa lançar um e-book como o HC Inv.. Seria um sucesso!

    ResponderExcluir
  11. VR cada vez mais rico,
    um dia chego lá.

    Fiz um blog também ,galera, se puderem me dar a honra...

    Abs

    ResponderExcluir
  12. VR

    Parabéns, boa performance.

    Sobre a meta de 1 mega esse ano é soda, só se tiver de onde tirar outro coelho da cartola. Mas se colocar essa meta para o ano que vem acho mais possível...

    Abs

    RD

    ResponderExcluir
  13. A todos obrigado pelos comentarios!

    Pobretao e demais, nao faco nada demais nao, mando email pra corretora (Mycap, Ostra!) pedindo pra alugarem todas as acoes e pronto. Depende muito da acao, geralmente small caps pagam mais, 25% dessa rentabilidade ai foi um aluguel por um bom periodo de 100 TMAR5 que estavam (na verdade estao, foi renovado) alugadas a 10% a.a. Nos meses anteriores fazia a festa com JBS e Marfrig, alugadas rotineiramente a 15-20% a.a.

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
  14. VR, O seu blog foi o primeiro em relação a patrimônio que eu tive contato e que mudou a minha vida ;-).
    Tenho que reconhecer que a minha vida precisava desses 380V.
    Não o conheço e talvez nem venha conhecer. Mas saiba que vc fez uma boa ação ao colocar esse blog no ar.
    Um abração e muuuuuuuita sorte, que vc merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  15. Parabéns!!!

    http://investidoremacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. VR,

    Eu sei que vc já é fera no assunto, mas e o livro do HC?

    O que vc achou? É aquilo mesmo que o HC ensina?

    Vc recomenda a obra pra galerinha?

    Valeu e parabéns pela performance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,

      Nao comprei pq achei bem salgado o preço, ainda mais para um arquivo digital, está mais caro que obras consagradas lá fora em formato físico. Portanto, não tenho como comentar com relação ao conteúdo.

      Pra quem comprou eu gostaria de saber se ele comentou sobre a obliquidade dos retornos em ações e consequentemente da expectativa de retorno relacionada ao número de ações, se não tiver mencionado é uma omissão importante.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. Posso entrar na conversa?
      VR, ele fala superficialmente sobre isso, alias o livro todo é bem leve e sem explicaçoes complexas, para leigos ou iniciantes no assunto.
      Ele defende o uso de etf's na carteira e a não utilização de papeis especificos, pois para isso seriam necessarios mais de 30 papeis para minimizar os riscos (acho q eram 30, nao recordo agora)
      Bjs

      Excluir
    3. Ostra,

      Mas ele falou sobre a expectativa de retorno menor? É essa a grande questao por conta da obliquidade dos retornos.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    4. Sim VR, ele deixa claro o menor retorno, e mostra varios graficos explicando que a longo prazo esse retorno compensa em caso de crise (por indicar dolar e/ou ouro na carteira)

      Excluir
    5. Entrando na conversa tb sem ser chamado.

      Já li o livro.

      Nele o Henrique recomenda utilizar, na fase de acumulação, na parte "Bolsa" da carteira só ETFs. Ele até fala, en passant, de uma eventual carteira com ações com bom DY para receber dividendos após passar a fase de acumulação.

      Ele bate o tempo inteiro na diversificação (intra e extra classe) e no "almoço grátis" trazido pela alocação de ativos - com correlação negativa, na medida do possível.

      O livro está bem escrito (como sempre) e é didaticamente voltado para quem quer conhecer pela primeira vez o mundo das finanças de forma responsável e seguindo o KISS (Keep It Simple Stupid).

      Sim, está salgado, mas é o primeiro livro em português sobre o tema "alocação de ativos" e é uma boa leitura para essa gurizada que vive fazendo merda na Bolsa com a mesada dada pelos pais (trades).

      Abraços!

      Excluir
    6. O que significa "obliquidade dos retornos"?

      Pode usar um português mais claro?

      Excluir
    7. Deuteron, obrigado pelo comentario.

      Ostra, estou falando especificamente o efeito da obliquidade na diversificacao intraclasse das ações, e nao da diversificacao generica entre diferentes classes.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  17. O DP histórico das ações LV está maior do que o das ações SV.

    Por enquanto Fama and French estariam de cabelo em pé devido ao comportamento da nossa Bolsa. :-)

    Mas no LP tudo pode mudar (ou não, como diria Caetano)...

    Parabéns por não ceder às críticas dos tolos (thick face and black heart). Abs!

    ResponderExcluir
  18. Em 2011 concentrei fortemente meus aportes em FII. Comecei comprando em janeiro.Intuitivamente não estava levando fé na bolsa em 2011. No decorrer do ano,a bolsa em crise,acabei formando uma carteira bem diversificada de FII.Ai,conforme caiam os alugueis,comecei a achar a coisa interessante.
    Ter uma carteira com 100% de ações e uma estratêgia que jamais adotaria.Sou muito cauteloso com bolsa.Por ex. jan e fev. a bolsa subiu tinha grana pra aportar mais fiquei quetinho.Agora ja caiu um pouco mas ainda vou esperar pois - cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo rendimento VR!
    To na mesma que você, esse mês finalizei projeto e agora estou na espera de algum novo projeto pra conseguir aportar algo em abril. Gostei da sua mudança de humor, estava te achando um tanto arrogante com textos curtos e diretos, agora está comentando bastante e escrevendo de forma a interagir com seu público.

    Continue na disciplina, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. General,

      Nao tem nada a ver com arrogancia nao, muitos problemas pessoais, periodo meio complicado.

      VR.

      Excluir
  20. Valeu, mais uma vez, VR, pela publicação dos resultados e manter acesa a lamparina que nos afasta das trevas da ignorância. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. VR,
    Por que a posição tão concentrada em BBAS3..?
    Abs

    ResponderExcluir
  22. VR, não consegui achar uma conclusão sobre a questão da previdencia privada, especificamente do PGBL. Você chegou a uma conclusão se compensa ou não? Usando ela no limite para abate o IRPF e deixando pelo período de 10 anos não compensaria? Tenho a da empresa com baixissimas taxas de carregamento e Adm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://viverderenda.blogspot.com.br/2009/12/como-perder-dinheiro-com-planos-pgbl-e.html

      Excluir
    2. Acho que até ali não tivemos conclusão. O artigo tinha uma terceira parte que ficou de ser corrigida mas foi apagada. Portanto, não consegui entender se compensa ou não. Não tivemos a simulação prometida.

      Excluir
  23. Amigos,

    Tava lendo a discussão sobre o livro do HC e parece que muitos de vocês afirmam que essa obra do HC sobre alocações de ativos é inédita no Brasil e tals...

    Mas por um acaso existe esse livro aqui sobre o mesmo tema:

    http://www.grupoa.com.br/site/exatas-sociais-e-aplicadas/2/81/84/4556/2358/0/alocacao-de-ativos-em-private-banking.aspx

    Alocação de Ativos em Private Banking, Ney Roberto Ottoni de Brito.

    Tudo bem que o HC é um homem de vasto conhecimento e longa experiência no mercado. Tendo inclusive ja lido 10 livros sobre o assunto e dado entrevistas pro Globo, Exame, etc....

    Mas será que a obra desse rapazinho o tal de Ney... quebra o galho, ou é só encheção de linguiça sem chegar aos pés da obra de mestre HC?

    Grande abraço aos confrades da blogosfera e parabéns pela sua performance, VR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já parou para pensar como seria o mundo com pessoas sem recalque como você? Não me entenda mal, eu disse que vc não tem recalque, tá?

      Tem razão, meu amigo! Esse livro é ótimo, aprendi muito. Conheci o IHB - Índice de Habilidade de Brito, índice criado pelo próprio autor do livro para medir a eficiência de gestores de fundos. Sabedoria muito "vasta".

      Ele propõe também investir em hedge funds como forma de melhor alocar os ativos. Mas no máximo 20%!

      E se o poupador quiser saber onde investir, pergunte ao gerente do banco. Ele é seu melhor amigo! Mas, cuidado, pode haver conflito de interesses.

      Ele escreve tão bem que se parece com os meus professores de faculdade que diziam que não iam ensinar porque não queriam concorrentes no mercado.

      Em suma, muitas fórmulas e pouco informação que preste.

      Ah, realmente, o livro do HC é o primeiro sobre alocações de ativos porque o Ney trata de outra coisa no livro e chama isso de "alocação de ativos".

      Pífio.

      Excluir
    2. peço licença pra fazer uma singela observação na sua resposta tão educada e eivada de tanta sabedoria e compreensão...

      mas desconfio que te deixou um certo "recalque", o fato dos professores da sua faculdade "não terem te ensinado porque eles não queriam concorrentes no mercado"

      na época vc pensou em denunciá-los ou processar a instituição de ensino que permitiu essa aberração.....

      .... ou vc e seu colegas preferiram "deixar pra lá" e buscar na internet os verdadeiros grandes mestres do mercado e que possuem as tais "informações que prestam"?

      um belo depoimento o seu, obrigado!

      Excluir
    3. Falou e não disse nada.

      Excluir
    4. Melhor: não contradisse nada...

      Excluir
    5. amigo, rs

      estou com um grande dilema:

      se eu te contradizer com a devida acurácia aonde vc está sendo tão ingênuo e iludido....

      ...se por um lado o tornarei um rapaz mais esperto e perspicaz com o que anda vendo, acreditando e aprendendo pela web....

      ... por outro lado estarei dando um tiro no meu próprio pé, porque como pontifica os professores da faculdade que vc pagou pra se habilitar numa profissão:

      """não vou te ensinar porque não quero concorrentes no mercado."""

      k-k-k-k-k

      isso sim é pífio, né?

      Excluir
  24. Olá Vr!

    parabéns! Por curiosidade, vc ainda tá trabalhando?

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  25. Não sei como vc consegue se contentar com menos de R$ 200 de aluguel de ações. Com R$ 600k e um horizonte de longo prazo, é muito tranquilo ganhar pelo menos R$ 3.000 por mês com venda coberta de uma empresa sólida como VALE5, que não consigo entender pq motivo não representa pelo menos 20% da sua carteira, a qual deveria ter no máximo uns 15 ativos. Esse seu portfólio em renda variável é desnecessariamente grande e tem muita empresa lixo nele. Deveria enxugar esse monte de empresa estagnada e incluir GETI4, AMBV4, CIEL3 e HGTX3, que são empresas realmente boas para LP. Me explica como alguém pode colocar R$ 16.000 num lixo como TERI3, que possui margem ridícula de 3,5%, e alocar apenas R$ 11.000 em VALE5, que possui margem apenas 10 vezes maior? Não sei como alguém pode te chama de guru. Só não te chamo de charlatão pq vc aparentemente não ganha nada com esse blog. O lado ruim é que os incautos iniciantes certamente se contaminam com suas teorias, as quais não possuem NENHUMA garantia de sucesso futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,

      1- Aluguel nao tem nada a ver com venda coberta, se a rentabilidade da ultima é maior é pq o risco tambem é.

      2- A longo prazo venda coberta tende a ser um mal negocio por conta dos custos e tributacao.

      3- A obliquidade dos retornos e a menor volatilidade favorecem um portfolio global com mais de 15 acoes que propiciam praticamente o mesmo retorno com um risco menor.

      4- Na verdade investi apenas ~10.000,00 em TERI3, os R$6.000,00 extra (60% em poucos meses) foi apreciacao do "lixo".

      5- Voce esta me dizendo que o meu criterio de compra de acoes deve ser exclusivamente margem liquida?

      6- Ate onde eu saiba ninguem me chamou de guru e estou longe de ser um, sou apenas mais um investidor individual que busca como tantos outros a independencia financeira, e creio que um portfolio diversificado inter e intraclasse com acoes de baixos multiplos é um caminho mais curto para meus objetivos do que ficar fazendo venda coberta e investir em um punhado de acoes com margem liquida muito alta e pvpa de 10.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Postagem do anonimo acima, retirada a trolada obvia:

      "Você não sabe nada de venda coberta. Se não gosta da operação por não satisfazer seus critérios tudo bem, mas não fale besteira. Venda coberta feita com planejamento e com venda de VE eficiente propicia algo em torno de 4% a 6% a.a. sobre o capital investido. Um extra de 6% a.a por 15 anos é ruim?"

      Gostaria de saber o estudo do qual voce tirou isso, pois TUDO o que li é que lá fora é basicamente 0x0 (veja o indice BXM), aqui se sai no negativo por conta dos custos maiores e principalmente tributacao.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  26. VR,
    Desculpe insistir, mas dado que vc não faz stock picking, pq a posição em BBBAS é tão maior que as outras...?

    ResponderExcluir
  27. VR respeito e apressio muito o seu conhecimento em acoes, mas voce está errado com relação a venda coberta de acoes.

    De onde diabos voce retirou que "A longo prazo venda coberta tende a ser um mal negocio por conta dos custos e tributacao." ?

    É bem possível se obter um rendimento de 3% ao mes com venda coberta. Vide o caso do Ze da Silva que desde 2006 vem obtendo rendimento de 5% ao mes com venda coberta de petro e vale. So em 2010 o cara conseguiu mais de 90% de rendimento com a venda coberta, o cara eh foda.

    Recomendo voçe se informar melhor sobre venda coberta antes de criticar o que nao sabe.

    MC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Zé só tem PETR4 na carteira, acho que você que precisa se informar melhor antes de tentar trollar... 'Obvious troll is obvious'. Além disso tal retorno é acompanhado de extremo risco que nem todos sabem administrar ou compreendem.

      Excluir
    2. 1º Você acredita?

      2º Já pensou no risco que ele corre em uma empresa mista?

      Excluir
    3. Visto que ele não ganharia nada mentindo não sei porque acreditar ou desacreditar, não tenho opinião formada sobre isso se a pergunta foi para mim. Risco acompanha retorno, seja por prejuízo ou por lucro, ele está tendo prejuízo no valor total da carteira mas monetiza com lançamento de opções técnica que desconheço então não sei dar uma maior análise. Acompanho o Clube tem 2 anos porém eu olho para aquilo que consigo aprender e me agrega, tem gente que só vai lá pra criticar o rendimento do Zé, acho que quem faz isso só tá de bunda doída, não vai mudar em nada pra ele mentir e nem para ninguém questionar afinal ele não vende cursos ou livros dele, só capitaliza o site com anúncios o que é muito válido.

      Excluir
  28. que fumo na BBAS3 hj hein?-5%

    Por que a posição tão concentrada em BBAS3?

    eu acho gosto mto da empresa, dividendos, lucros, baixa divida... oq te atrai nela?

    ResponderExcluir
  29. Aí VR, veja só o que este maluco andou escrevendo no meu blog.

    "1- trabalhe na goolge - ok
    2- pesquise o banco de dados do blog, rastreie a senha (fácil) e o IP (mais fácil ainda), descubra o provedor pelo IP (facinho facinho)
    3- ligue para aquele seu amigo da empresa provedora com os 6 selecionados assinantes e passe o IP pedindo os dados
    4- pague um chopp para o amigo
    5- os 6 selecionados foram escolhidos, um ja foi, o segundo esta sendo e o terceiro esta a caminho

    Pobretão, que de pobre não tem nada... Ja tenho seu IP e provedor, proximo passo é seu endereço e telefone, vamos dividir um chocolate."

    Os caras querem extorquir grana dos blogueiros, acham que nós vamos aceitar isso.

    O que este ameaçador criminoso está falando procede para os que entendem de informática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobretao,

      Acho muitissimo dificil esse individuo estar falando a verdade, mas se voce tiver alguma duvida é só se conectar via proxy e preencher com dados falsos o perfil do blogspot.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. O cara é um babaca:
      "rastreie a senha" pra que q vai servir a senha? NADA. Além do mais a senha é gravada com uma criptografia sem volta, é uma função sem inversa, ou seja, só de ida. Mesmo que ele tenha acesso ao banco, ele não teria sua senha real.
      Só ai, você vê que se ele trabalha no google, é de faxineiro.

      Excluir
  30. SEU BLOG É MUITO INTERESSANTE, IMPRESSIONANTES SEUS RENDIMENTOS!!! ESTOU COMEÇANDO A CONHECER O MUNDO DAS FINANÇAS, DA POUPANÇA E DOS INVESTIMENTOS, MAS JÁ ESTOU FASCINADA E MUDEI MEUS HÁBITOS FINANCEIROS QUE ESTAVAM PROGRAMADOS PARA GASTAR CADA CENTAVO SEM PIEDADE!!! AGORA NÃO ME SOBRAM MAIS MOEDAS POR AI RSRSRSRS...CONTINUE NOS INSPIRANDO...UM ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  31. Pobretão...

    Sendo verdade ou não, vale a pena vc se policiar. Vcs não imaginam o que se pode conseguir com um endereço de IP, palavra de hacker.

    Só para lembrar, nós hacker somos do bem, o hacker do mal é o cracker, que usa informação confidencial para o mal da sociedade.

    Infelizmente a tecnologia é uma faca de dois gumes. Por uma lado facilita a nossa vida, mas por outro dificulta o anonimato cada vez mais.

    E o cracker está sempre com um pé na frente. Ele primeiro faz a merda, para depois nós hacker consertarmos.

    Eu tenho como hobby descobrir perfis anônimos, por curiosidade mesmo, já descobri a identidade de vários blogueiros, inclusive do Guilherme do Valores Reais, que deu um baita trabalho, e de muitos outros por aí.

    Só que não adianta me pedir que não vou revelar, e nem me peçam dicas que não vou dar.

    Vale a pena reforçar aqui o uso diferente de senhas para cada serviço na internet. Vcs não imaginam a quantidade de pessoas que usam a mesma senha em tudo. Pior que isso são aquelas que usam a senha 1 2 3 4 5 6. Parece piada, mas não é, infelizmente.

    Hacker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pagar pra ver Hacker, mande pra mim um email com meu nome.

      Excluir
  32. Hacker, que bem para sociedade você faz quando declara que fica bisbilhotando a privacidade alheia na internet?

    Outra, se o sigilo de um IP é quebrado de forma ilegal, cabe responsabilização do provedor da Internet. Por isto, duvido que isto seja na prática fácil de conseguir, mesmo porque não se tem notícia de que isso já aconteceu.

    Além disso, de nada adianta trocar a senha, pois o que deu a entender é que o tal a captura diretamente do banco de dados do Google.

    E mesmo se, hipoteticamente, o meliante conseguisse obter o endereço e telefone da vítima pelo IP, o que o maioral poderia fazer de posse dessas informações? Nada. Para extorquir uma pessoa não é preciso tanto. Basta abrir as listas amarelas.

    É claro que se trata apenas de um recalcado querendo amedontrar o objeto de seu recalque.

    ResponderExcluir
  33. olha sinceramente, quem paga de hacker aqui tá de brincadeira.
    Modéstia a parte, tenho formação em Computação e conhecimentos avançados em programação, redes e segurança de dados.

    Pra começar, quem está interessado em fazer algum mal, não avisa! Segundo, a senha guardada no Google é totalmente criptografada, IMPOSSÍVEL DE SER DESCOBERTA mesmo pelos funcionários que lá trabalham.

    "2- pesquise o banco de dados do blog, rastreie a senha (fácil) e o IP (mais fácil ainda), descubra o provedor pelo IP (facinho facinho)"

    Portanto essa parte de rastrear a senha já mostra que o indivíduo não sabe nem do que tá falando.

    A parte que o cara citou de usar senhas diferentes é importante realmente. Suponha que você use a mesma senha em vários sites. A senha do Gmail, por exemplo, está criptografada, porém de outro site menor pode não estar. Então algum hacker invade este site menor, rouba as senhas dos usuários e então tenta entrar em todos os outros serviços deste usuário com a mesma senha.

    Se alguém aqui usa a mesma senha em todos os serviços, recomendo fortemente que troque.

    Fora isso, o modo como foi escrita a "ameaça" já mostra que o autor mal entende de TI.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado aos amigos do bem que ajudaram nós blogueiros com estas informações.

    De mim nunca vão extorquir nada e nego também se falaram que sou eu.

    Quero apenas fazer meu blog pra desabafar não quero este tipo de criminosos enxendo o saco.

    Pior, vieram em mim, um dos mais pobres do ranking, sendo caras no top 7 com muito mais grana.

    É pura maldade mesmo.

    ResponderExcluir
  35. http://www.mememaker.net/static/images/memes/183720.jpg

    ResponderExcluir
  36. Bom dia caro viver de renda,

    Acompanho seu blog a um bom tempo, e acredito que já li e reli o blog e os comentários inteiramente. Nunca tinha comentado nada aqui, mas queria agradecer por todo o serviço prestado e todas as informações dadas, que são sem dúvida muito úteis nessa longa jornada que temos pela frente rumo a uma situação financeira melhor.

    Seu exemplo também me motivou a criar um blog de mesmo molde que o seu, o qual espero que algum dia terá conhecimento do mesmo nível que o seu (ainda falta muito caminho a ser trilhado).

    Mais uma vez, muito obrigado, e muito sucesso nessa sua trajetória. Espero que atinja seu objetivo não com 42 anos, mas talvez com 40, 38, on antes mesmo.

    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  37. VR meu caro ultimamente tenho perdido o interesse por investimentos.

    Passei dos 30 e percebi que poderia ter aproveitado minha vida melhor se não tivesse me dedicado tanto as finanças.

    Sempre fui um cara acomodado quando o assunto é mulher, pode soar estranho, mas agora que passei dos 30, o interesse por espécimes do sexo feminino tem aumentado cada vez mais.

    Resolvi sair um pouco da rotina, me socializar um pouco mais. Sendo curto e grosso, to passando o ferro geral na mulherada.

    As vezes penso que deveria ter feito isso na adolescência, o que acontece é que na época estava preocupado demais com meu futuro, e agora que cheguei no futuro, me preocupo com meu passado.

    Quero deixar um recado para aqueles que pensam no Dinheiro Acima de Tudo: não vale a pena.

    O que eu quero mesmo é mulher, mulher e mulher. Uma só é pouco.

    Meu único investimento daqui pra frente vai ser no FGTS: Foda Garantida Toda Semana.

    Se mais alguém aqui também quiser dar um tempo nas finanças e se dedicar ao que realmente interessa nesse mundo (mulher) vou dar umas dicas aqui, porque sem falsa modéstia, quando o assunto é pegar mulher, eu sou FODA. Aqui vai 7 dicas de como pegar mulher:

    1 - TENHA DINHEIRO: mulher é um bicho materialista prá caramba. Esqueça esse lance de amor, de paixão, de príncipe encantado. No final o que vale é o MONEY, honey! Pobre só come bagaceira. Portanto, finja que você tem dinheiro. Ou tenha mesmo.

    2 - MINTA: a mulher vive num mundo de fantasia, delírio e ilusão. Portanto, ela já vem mentindo prá si mesma. Logo, minta. Mas nada de dizer grandes absurdos.

    3 - DESPREZE-A: há uma fórmula simples na mulherada. O cara comedor sempre faz pose de distante. Ele é um deus. E a mulher quer esse cara. O disponível tem de monte. Despreze a mulher que ela vem comer na sua mão.

    4 - NUNCA MARQUE CERRADO: mulher sente cheiro de homem fraco. Se você ficar ansioso, ficar ligando, dando recadinhos e o caramba... Ela vai te desprezar. Fique em cima, claro, mas com sempre com um suave desprezo.

    5 - NUNCA SE APAIXONE: por razões óbvias.

    6 - ESTUDE-A: Conheça a vagaba, estude o Orkut ou Facebook dela e de preferência veja como é a mãe dela. Porque amanhã ela vai virar aquilo.

    7 - MULHER MENTE MAIS QUE HOMEM: o assédio é grande, daí ela cria delírios prá te afastar. Mulher mentirosa é fácil de quebrar. Volte ao ítem 2.

    E lembre-se: mulher precisa tanto de sexo quanto o homem, e o importante não é exatamente o que você fala, mas a forma como fala.

    Investidor frustado

    ResponderExcluir
  38. MAneiras as dicas. Vejo que existe muita lógica aí.

    Esse investimento novo de Foda Garantida Toda Semana merece estudo e análise.

    Pra ter mulher tem de ter dinheiro, para ter dinheiro temos de ter repressão , pegar pouca mulher antes de formar capital....

    Eu aprendi análise fundamentalista para comer mais e melhor.

    ResponderExcluir
  39. Você tem pouco capital e acha que vai enriquecer na bolsa? desista !!!

    Desista pois vai acabar ficando sem nada!

    As taxas cobradas ,parecem ser pequenas e inofensivas ,mas com juros compostos corroem ,até, todo

    o seu capital investido ,se não tiver um grande volume (muito dinheiro na bolsa) e não conseguir

    obter grandes lucros com altas percentagens ,com passar do tempo em vez de ganhar vai perder,se

    for tentar no fracionário (que é pra onde vai quem tem pouco capital ) então vai ser mais rápido

    que a velocidade da luz pra ficar sem nada.

    Cobram corretagem a cada negócio, mesmo parcialmente realizado ,por exemplo , se tentar comprar

    ou vender 30 ações por um valor determinado e negociar em dias diferentes, 5 ações em um dia , 2

    no outro,1 no outro até fechar as 30 ações vai pagar várias corretagens uma pra cada dia que

    houver algum negocio , se colocar uma ordem de compra ou venda com validade pra 30 dias(por

    exemplo quero vender ou comprar 30 ações da petrobras por 25 reais cada e faço uma ordem para 30

    dias ) se cada dia negociar uma ação no final vai pagar 30 corretagens (cada corretagem

    geralmente varia de 3 até 20 reais ),é um rombo (pra não dizer roubo!) inacreditável !



    A diferença entre o valor de compra e o valor de venda no fracionário na maioria das ações é

    grande ,então se tentar comprar de uma vez (pra pagar só 2 corretagens uma da compra e uma da

    venda!) vai pagar caro na compra e se tentar vender todas de uma vez , vai vender barato ,então

    vai ter que ter a sorte da ação ter uma valorização realmente espetacular ,pois senão já sabe é

    prejuizo na certa.


    Você pode dizer ,ha mas eu não vou negociar no fracionário ,vou comprar poucas ações de boas

    empresas e guardar bastante tempo ,pra receber dividendos e ai não vou gastar com corretagens

    toda hora!

    achei esse calculo aqui pra você:

    5000 na poupança durante 5 anos a juros de 0,6 ao mes geram 2158 de juros
    tendo ao fim de 5 anos 7158

    5000 comprados de vale (uma unanimidade de boa empresa na bolsa,)ninguem compra no fundo nem

    vende no topo então mais ou menos,você foi lá e comprou por 30 cada (166 ações)e apos 5 anos

    vendeu por 40 cada (33% de valorização ,nossa que trade você é um campeão!),166açoes x40= 6640 ,e

    ainda nesses 5 anos ganhou com dividendos ,que maravilha não é ?
    dividendos + jsc (mais ou menos pelos ultimos anos 2009 e 2010 )pagamentos 0,90 por ação cada ano

    166açoes x0,90x5anos =747 ,olha ai que beleza, né, já da = 7387

    Só que tem os custos vamos botar ai somente 10 por mes perdidos com a corretora por exemplo ,

    isso com juros compostos vai dar em 5 anos perdidos 0,6 ao mes =719,65 entao vamos pegar o nosso

    total 7387 -719,65= 6667,35 é o que te sobrou no final de 5 anos .

    Ou seja perdeu já perdeu feio pra poupança ,é um calculo simplista , não usei os dividendos para

    recomprar mais ações ,poderia gerar um pouco mais de lucro ,mas teria mais corretagens também e

    também não calculei gastos com doc,telefone ,abertura de conta,internet,luz,computador,etc...
    Nesse caso 5 mil foram insuficientes para gerar retorno ,dependendo das ações ,dos dividendos do

    valor de compra e de venda isso pode ser inclusive muito pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se acha meu calculo amador aqui vai um estudo de um renomado economista da fundação getulio

      vargas e publicado no caderno de economia do jornal estadão !

      http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,estudo-da-fgv-mostra-que-renda-fixa-e-mais-renta

      vel-que-variavel-ha-17-anos,84573,0.htm

      È claro que se você for um gênio financeiro ,tiver sorte e trapacear ,vai ganhar muito na bolsa

      ,mas isso é privilégio de poucos como por exemplo o André Esteves do BTG que por descuido foi

      descoberto e recentemente condenado !

      MAS VOLTANDO PRA SUA REALIDADE ,NÃO VOU NEM ENTRAR NA POSSIBILIDADE DA EMPRESA FALIR OU DE VOCÊ

      CAIR NOS FAMOSOS GOLPES ,COMO MNDL4,MILK11,AGEN11,(SE NÃO CONHECE PESQUISE OS GRAFICOS DESSAS

      CIAS ,LEIA AS NOTÍCIAS E IRA DESCOBRIR QUE BOVESPA TAMBÉM É CASO DE POLÍCIA AS VEZES!),NÃO VOU

      NEM ME ESTENDER POIS IRIA FAZER O LEITOR FICAR DEPRIMIDO !

      Porque depois de perder e ser ejetado da bolsa ,eles vão tentar te convencer de que não estava

      preparado o suficiente ,que devia ter feito cursos e que faltou estudar mais etc.. quando não é

      nada disso é matemática mesmo ,não tem como ganhar da inflação ,operando na bolsa pequenas

      valores ,pois as taxas mensais corroem seus ganhos ,seja corretagem ou custódia !


      Regularmente estarei repostando este texto neste e em outros sites,pode ser que alguma corretora

      leia e crie um plano que alivie de verdade os para os pequenos investidores (chamados

      carinhosamente de sardinhas ,dizem por serem ariscos e assustados e se apavorarem em bando ,mas é

      provavelmente pela facilidade de serem fisgados e fritados ),de qualquer modo pelo menos alerto e

      evito que algum pobre incauto, novato e iludido ,entre na bolsa sonhando em ficar rico (como

      propagandeiam em tudo que é site) e perca tudo .

      Excluir
    2. Anônimo,

      Tem corretora que não cobra custódia, basta operar uma vez por mês. Tem corretora que cobra R$ 2,99 por ordem executada. A bolsa cobra 0,0345% do valor de compra. O ideal é fazer uma compra mensal de pelo menos R$ 4.500,00 por empresa. Isso daria 0,1% do valor de compra, com corretagem de R$ 2,99, o mesmo que o tesouro direto cobra na compra. Ficaria livre dos 0,3% aa que o TD cobra. Mas é claro que você pode comprar uma empresa horrível. Essa corretagem pode mudar. A corretora pode começar a cobrar custódia e você pode mudar para outra corretora. O mudo pode acabar. Ou o governo pode simplesmente resolver não pagar o Tesouro Direto. Vai saber se o meteoro não cai na Terra no final de 2012!

      Abraços,
      Sir Income

      Excluir
  40. Aprendiz dos blogueiros20 de abril de 2012 às 00:10

    VR e pessoal que por aqui comenta,

    sempre dou uma passada pelos artigos e os acho bem interessantes, parabéns.
    Vejo que o senhor teve um ótimo ganho com aluguel de ações. A porcentagem é baixa, mas é um adicional que não pode e não deve ser ignorado. Gostaria de tirar uma dúvida sobre o tema, se possível.

    Estava dando uma olhada na Spinelli (que utilizo atualmente)e vi que eles cobram uma taxa de 0,15% sobre o volume alugado pelo doador, com um mínimo de R$ 17,00 por operação, o que me pareceu bastante alto.

    É normal as corretoras cobrarem taxas sobre os aluguéis?

    Existe alguma corretora de qualidade que não as cobre e que tenha corretagem/custódia a preços mais acessíveis? Pareceu-me que, pelos custos, eu não deveria arriscar a locar (como doador) minhas ações.

    Agradeço a qualquer um que ler e puder ajudar a esclarecer minhas dúvidas.

    Obs.: o cara que escreveu o testamento dois comentários acima é bem engraçado heheh. Me diverti. Abraços.

    ResponderExcluir
  41. nos mes que fica rium a rentabilidade o vr nao atualiza essa bagaça. fica esperando a bolsa subir para postar a rentabilidade.

    ResponderExcluir
  42. Vc já percebeu que só atualiza no FINAL do mês? Acho que ainda não chegou, não é? Tem nego que tem que pensar antes de escrever pra não escrever m...

    ResponderExcluir
  43. Sobre o aluguel de ações, desculpe, mas eu achei pouco. Foi 2.500 reais em um ano para um patrimonio em ações de cerca de 352.000 (adotando 550.000 de patrimonio medio total e 64% dele em ações). Isso dá uma rentabilidade de 0,7% em um ano. Pela lista dos valores dos alugueis de todos as ações disponíveis na BMF, calculei um aluguel médio de 4,13%. Pergunto: nem todas as sua ações vc poe para alugar? Nem sempre elas ficam alugadas o tempo todo? Nem todas as suas tem mercado de aluguel? O perfil das suas ações tem taxa de aluguel baixa? Estou tentando achar justificativas para essa diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro tem o IR... Segundo pra quem aluga ação sabe que um retorno de 0,7% ao ano é muito bom. Você olha a cotação no site da bmf mas esquece que aquela cotação é uma média e que nem sempre akeles valores sao reais. Existe alguns picos nos valores de alugueis que quase nunca voce consegue aproveitar. Não é facil ficar alugado 365 dias por ano. Acho que 0,7% é um valor muito bom. Quem consegue 4% avisa pra gente como q faz!!!

      Excluir
    2. Cara, pergunte a quem aluga suas ações há anos, a maioria consegue literalmente centavos em carteiras razoáveis, o VR teve muita sorte sim.

      Excluir
    3. Ok, responderam a minha pergunta.

      Excluir
    4. "Primeiro tem o IR...". Venho acompanhando este site há tempos e percebo que IR não rima com VR... Assim é fácil enriquecer...

      Excluir
    5. Se bem que no caso de aluguel de ações, não tem como escapar, a retenção é na fonte...

      Excluir
  44. VR, o que você sabe sobre o segmento de "factoring"?
    Poderia indicar sites ou livros para aprender sobre o segmento?

    ResponderExcluir
  45. Excelente blog!

    Você tem um apetite a risco e tanto ein? Minha exposição é extremamente menor que essa rs. E olha que meu capital é bem menor que esse.

    ResponderExcluir