F.A.Q. (Perguntas Frequentes)

Enfim um FAQ (Frequently Asked Questions, ou "perguntas frequentes" para os ignorantes no inglês) mais do que merecido. Depois de responder às mesmas coisas umas boas centenas de vezes, vamos concentrá-las aqui para ganhar eficiência e os leitores terem suas dúvidas sanadas de forma mais organizada.

1 - VR, SOU INICIANTE E TAL, QUE LIVROS VOCÊ RECOMENDA PARA MIM?

Esse é disparado o tema mais perguntado. Mais do que indicar, vou colocar um histórico das minhas leituras, aí cada um pode pegar aquilo que se interessar.

Tudo começou pelos idos de 2000 e pouco quando, durante a faculdade, resolvi baixar para ouvir a versão em áudio em inglês do livro PAI RICO, PAI POBRE.


Pensem em um livro extremamente ruim. O livro é entupido de frases de efeito e falácias, além de estimular o tal do "conspicious consumption", tudo isso empacotado num linguajar de auto-ajuda insuportável. Pra piorar, o Kiyosaki é um belo de um mentiroso, pois várias histórias que ele conta e bens que ele diz que possuía eram mentiras. No entanto, esse livro foi fundamental pra mim por ser o ponto de partida. A separação de ativo/passivo foi uma epifania pra mim na época e me deixou extremamente motivado para poupar. Ainda assim, não recomendo esse livro para ninguém!






Pouco depois de ouvir o audiobook do Pai Rico, Pai Pobre e ler o livro físico, li o primeiro livro do Cerbasi. Esse sim é o primeiro livro que eu recomendo para totais ignorantes em termos de finanças. É um livro básico e voltado pra casais, mas lá você vai pegar o básico do básico, vai saber o que são juros compostos, vai entender que tem que gastar menos do que se ganha, como fazer um orçamento e todo aquele arcabouço inicial de finanças pessoais. Seria o passo inicial em finanças pessoais que um completo ignorante deve tomar. Um tempo depois eu me aventurei a ler o segundo livro dele...






Investimentos Inteligentes é tipo aquela foda que você dá com aquela mulher mais ou menos e que logo após o sexo bate aquele arrependimento. É aquele filme que você assiste só porque está absolutamente entediado, enfim é um belo de um livro MEIA BOCA. O que você vai encontrar no livro são basicamente as descrições básicas de cada classe de investimento. Vai saber como é a tributação de renda fixa, o que é tesouro direto, o que é um PGBL, o que é uma ação, enfim todas as informações básicas que você encontra livremente na internet com todo aquele linguajar que você encontra naqueles artigos idiotas tipo "Cuidados que deve se ter ao fazer o seguro do seu automóvel" cheio de lugares-comuns. Ou seja, é um livro engessado e básico, que não recomendo a não ser para aqueles que sejam totalmente preguiçosos e tenham idéias retardadas tipo "Risco é algo pra ser evitado sempre" ou "mercado de ações é casino".

A partir daí eu vi que tinha muita coisa básica e besta sendo publicada no Brasil. Carente de maior qualidade de informação, comecei a procurar pela bibliografia estrangeira, e aí sim minhas idéias realmente se abriram.


Cara, que livro gostoso de se ler. Que mudança, que embasamento, que profundidade. Saí do jardim de infância direto pra Harvard, essa foi a impressão que tive ao ler esse livro. Esse é um livro muito importante para quem quer começar a se aprofundar em finanças e ter uma noção melhor do comportamento das ações no longo prazo. Após esse livro, mergulhei com tudo nos livros estrangeiros. Só cuidado que o Siegel é um "perma bull" em ações, então mais do que os demais abaixo leia ele com o raciocínio crítico aguçado.






Esse é um livro de referência, um grande apanhado que, apesar de voltado aos EUA, aplica-se quase que integralmente ao Brasil. Após a leitura você terá uma noção do porquê dos investimentos passivos geralmente serem superiores, a influência dos custos, tributos e demais gastos nos retornos dos ativos, um bom apanhado de alocação de ativos e diversos outros tópicos de interesse. Recomendadíssimo. Após o Little Book eu comecei a me aprofundar em diversos tópicos, seguindo então uma lista em nenhuma ordem aparente:






Livro bem interessante do Rick Ferri sobre Asset Allocation. Abrange commodities, risco, correlações e todos os demais temas pra você sair sabendo exatamente como dividir seus ativos. Um livro de referência.

Livro complexo focado na SWR, nossa TSR (taxa segura de retirada). Aborda tanto o mercado americano quando o canadense. Leitura densa mas extremamente interessante para quem quer se aprofundar em portfólios de retirada, discussões e modelos de TSR. Com esse livro ele descobriu que nesses mercados qualquer coisa abaixo de 2% ou acima de 4% o asset allocation é basicamente irrelevante. Bem inovador. 




Esse livro meio que chove no molhado. Depois de ler The Little Book você tem a impressão de estar lendo o mesmo livro com outras palavras. Para quem quiser se aprofundar em investimentos passivos.







Mais um livro que repete muita coisa do Little Book, mas dá um apanhado geral bem interessante sobre investimentos em geral, voltado pra um lado mais prático. Foi escrito pelo pessoal do Bogleheads que entende muito sobre investimentos. O interessante desse livro é que ele é direto e extremamente informativo. Voltado para quem quer investir passivamente de forma simples, sem muitas invenções e sem nenhum advisor querendo tirar um percentual da sua grana.






O Swedroe é hoje um dos caras que eu mais respeito em finanças. Ele é extremamente direto e investe com uma bagagem gigante por trás, tive o enorme prazer de conversar com ele em uma oportunidade. Esse livro foca na discussão de investimento ativo-passivo e como é uma tarefa pra lá de inglória buscar retornos acima do mercado no mesmo nível de risco. Essencial para quem quer realmente entender sobre alpha e portanto sobre a discussão investimento ativo/passivo.






Livro mais foda que eu já li. Abrange praticamente tudo de investimentos, cada página é um mar de conhecimento a ser lentamente absorvido. Livro denso, complexo, sensacional. Se você entender 100% desse livro existirão poucas pessoas pra bater de frente com você em qualquer discussão sobre investimentos. 600 páginas de pura sabedoria. Recomendadíssimo.









Livro interessantíssimo sobre a parte ideológica/filosófica para nós que queremos obter a independência financeira mais cedo. Possui vários momentos de epifania sobre a relação que temos com dinheiro, trabalho e tempo. Ignore a parte de investimentos desse livro que é medíocre, mas a parte teórica/filosófica é revolucionária.








Muita gente já leu esse livro, que não trata exatamente de investimentos mas sim de comportamento e expectativas com relação aos milionários. É interessante para trazer aqueles que devaneiam em comprar camaros e coberturas de volta ao mundo real, em que demonstram cabalmente que a maior parte dos milionários vive em um modo de "stealth wealth" fruto de muito suor e economia.
O Bernstein é sem dúvidas outro cara sensacional. O livro é super gostoso de ler, e assim como o Little Book, dá um apanhado geral de investimentos, sempre com o mesmo foco em baixo custo, passividade e simplicidade. Um clássico que recomendo a todos sem restrições. 








Livro bosta. Um pouco mais pesado nos cálculos, que em nada ajudam o investidor (ou você precisa saber exatamente como calcular o duration do seu portfolio de renda fixa ou como calcular precisamente o índice sharpe dos FIIs?). Perda de tempo e dinheiro.











Eu tenho certeza que esses cursos de pós mais exigentes ou até mesmo de mestrado ou doutorado colocam os infelizes alunos pra lerem esse livro, que já começa com estatística pesada de avaliação de ativos, bosta pura. Talvez seja minimamente útil se você for um gestor de swaps e derivativos ou algo do tipo. Fora isso, inútil.









Tem outros livros estrangeiros que li mas são bem ruins, então nem vou colocá-los aqui. Possivelmente também devo ter esquecido de alguns. Além disso li algumas dezenas de "papers" com temas mais específicos que não cabem ser mencionados aqui.


2 - QUANTO DO SEU PATRIMÔNIO É APORTE, HERANÇA E RENTABILIDADE?

Não possuo o dado exato, mas estimo que hoje (2017) seja 5% herança, 50% aporte e 45% rentabilidade.

3 - POR ALGUM ROMPANTE DE LOUCURA EU ACHEI SUA PLANILHA LEGAL. VOCÊ ME FORNECE A SUA PLANILHA?

Não, não forneco. Gente, minha planilha é horrível. Bagunçada, num estado quase que não funcional, resultado de 8 anos de remendos e mais remendos. É um lixo e só não mudo por pura preguiça. Existem literalmente dezenas de planilhas na web muitíssimo mais organizadas que a minha, a mais usada sendo sem dúvida o do Além da Poupança. Baixe a dele e seja feliz.

4 - QUANDO VOCÊ VAI FAZER A ÚLTIMA PARTE DOS ARTIGOS SOBRE PGBL?

Possivelmente nunca, provavelmente quando eu me aposentar e tiver coçando o saco e der vontade de fazer uns cálculos mais pesados, pois são muitas as variáveis necessárias pra os cálculos pro artigo.

5- TÁ, SEU PREGUIÇOSO. MAS AFINAL, PGBL/VGBL VALEM A PENA?

Via de regra, não. Principalmente VGBL, já que não há desconto no IR. Se a empresa contribuir também pro seu plano, aí SEMPRE vai valer a pena e você deve aportar o máximo possível. Literalmente dinheiro de graça. Se não for o caso, a taxa de administração tem que ser razoavelmente baixa. Pelos meus cálculos grosseiros (portanto podem estar errados) abaixo de 0,3% a.a. de tx. adm. sempre vale a pena investir em PGBL se você deduz no IR. Também via de regra sempre vale a pena você sacar imediatamente após a alíquota cair pra 10% a depender do seu horizonte de investimentos, já que no longo prazo esse corte inicial de 10% do valor do portfólio sai mais barato que ficar por 30 anos pagando 1,5% de tx. de adm. por exemplo.

6- QUAL A SUA PROFISSÃO?

Prefiro não informar, mas não trabalho na área de minha graduação, o que é algo que agradeço todos os dias pois arrependi de ter feito o meu curso. 

7- QUAL A SUA IDADE?

Entra 30 e 35.

8 - QUAL O SEU CARRO?

Um hatch médio de uns 3-5 anos comprado levemente usado que vai além das minhas necessidades, vou usá-lo até virar pó ou explodir (de preferência sem eu dentro).

9 - EU TENHO R$XX.XXX PRA INVESTIR, POSSO APORTAR R$X.XXX POR MÊS, ONDE APLICAR?

Essa pergunta eu recebo praticamente toda semana. Pra começar, se você aporta menos de R$1.000,00 por mês ou ganha menos de R$3.000,00 você precisa arrumar outro emprego ou se qualificar pra ganhar mais ou deixar de ser um macaco gastador e economizar mais. 

O que está sendo solicitado na verdade é para se fazer toda a análise financeira da pessoa pra indicar os melhores instrumentos financeiros para ela alcançar os objetivos desejados. Fazendo uma analogia cretina, é como se você perguntasse pro médico "Dr. tô com febre e uma dor nas costas, qual o diagnóstico?". Da mesma forma que diagnosticar uma doença normal não é algo muito complexo, fazer essa análise de investimentos também não é, mas em ambos os casos são necessários diversos dados pra se obter o diagnóstico correto. No caso dos investimentos, o principal é saber quanto risco o investidor pode/consegue/quer correr, pra isso sempre é necessário ter uma boa noção do "número mágico" e a data projetada de independência financeira. Após isso tem que ver o capital inicial, a capacidade de investimento, a estabilidade da fonte de renda do investidor, dentre outros detalhes. Portanto, apenas perguntar "EU TENHO R$50.000,00 e consigo aportar R$2.000,00 POR MÊS, ONDE INVESTIR?" nunca vai levar investidor a lugar algum e a resposta sempre vai ser mandar o indivíduo estudar.

10 - VOCÊ NÃO ACHA QUE COM A PERSPECTIVA DE ALTA/BAIXA DA SELIC NÃO SERIA HORA DE COMPRAR/VENDER TÍTULOS ATRELADOS À SELIC/INFLAÇÃO/PRÉ?

Se o mercado de ações já é bastante precificado, o mercado de renda fixa é EXTREMAMENTE bem precificado, já que a análise é mais simples. Cada respiro do governo ou da sociedade é imediatamente refletido na taxa de juros futura e por conseguinte nos títulos mais longos. Existem literalmente centenas de funcionários em cubículos opressores em financeiras, financeiras, seguradoras e demais instituições fazendo essa análise e comprando/vendendo títulos do governo e futuros da SELIC, pois a empresa depende disso pra sobreviver e obter mais lucros. É um movimento totalmente idiota achar que você é o FODÃO gerador de alpha e comprar ou vender renda fixa com essa justificativa.

11- VOCÊ É FAKE, NÉ?

Caramba, agora que você perguntou devo confessar que tudo isso é uma grande e elaborada mentira, eu mantenho esses blog há 8 anos, sendo vários deles fazendo atualizações mensais, além de estudar centenas de horas sobre investimentos só pra ao final eu poder dizer: "Rá, pegadinha do Malandro!!!" /s

12- VOCÊ TEM UM PATRIMÔNIO DE VÁRIOS MILHÕES E A RENTABILIDADE DO SEU PORTFÓLIO É SÓ XX.XXX. SE VOCÊ COLOCASSE ISSO NUM CDB RENDERIA PRATICAMENTE O DOBRO DISSO, VOCÊ POR ACASO É IDIOTA?

Pela quantidade de vezes que isso me é perguntado eu deveria colocar um "disclaimer" nas atualizações, mas vamos lá: essa rentabilidade já é deduzida de IR e, mais importante, inflação. Então se eu tenho 1 milhão e rende 10.000,00 por mês eu preciso abater IR de 15% da rentabilidade e inflação de ~0,5% p.ex., trazendo a rentabilidade "real" pra meros ~R$3.500,00 (um pouco menos pela forma que a inflação deve ser calculada). A rentabilidade também por incrível que pareça é teórica, pois eu assumo pra efeitos de rentabilidade que todo meu portfólio está investido em NTNB2050, quando na verdade tem um valor razoável investido em CDB/LCI/RDB com rentabilidades superiores, mas sem liquidez. Então na prática minha rentabilidade no papel é maior, mas os juros que eu realmente recebo a cada 6 meses é menor. A razão disso é porque eu presumo que não terei as taxas aplicadas nos CDBs até 2050, então pra manter o mais neutro possível em termos de risco de reinvestimento eu faço dessa forma. É mais simples do que parece ser.

13 - NÃO ENTENDI NADA DE SUA PLANILHA. O QUE SIGNIFICA CADA COISA?

Vamos lá:

VNA - Valor Nominal Atualizado. O valor que o Tesouro usa como referência para pagamento dos juros do TD. Todo semestre eu recebo 2,96% brutos desse valor multiplicado pelos títulos que eu possuo.

Valor Mercado Título - O valor de mercado que vale o título da NTNB-2050 no dia do fechamento mensal.

Total: A soma das minhas aplicações na renda fixa mais os títulos que possuo no TD. Não incluo reserva de emergência nem bitcoin nem imóveis nem carro.

TSR 4%: TSR significa Taxa Segura de Retirada, ou quanto eu poderia tirar por mês. Um percentual razoavelmente prudente é 4% ao ano, portanto esse valor nada mais é do que o "Total" dividido por 300. (que dá 0,33% ao mês).

V.Mensal custódia: Quanto que pago por mês pela custódia dos títulos do TD.

Renda Mensal Bruta Tit: Qual a renda bruta mensal paga por cada título do TD.

Títulos: Quantos títulos NTNB2050 eu possuo.

Renda Mensal Bruta: A renda mensal bruta paga pelos títulos do TD.

Renda Mensal Líquida Passiva: A renda mensal paga pelos títulos do TD abatidos IR e custódia. É quanto efetivamente cai de $$ na minha conta a cada 6 meses.

Valor Resto RF: Quanto eu possuo em CDBs, RDBs, LCIs, debêntures, etc.

Renda Líquida Resto Títulos: Quando esses CDBs renderiam mensalmente pra mim se fossem aplicados no TD.

Renda Líquida Total: É o valor teórico que eu posso gastar todo mês. Soma-se a renda mensal líquida passiva + a renda líquida resto títulos.

Bitcoin: Quantos Bitcoins eu possuo.

Preço BTC: O preço atual do Bitcoin.

Total BTC: valor total em reais que possuo em Bitcoins.

Empréstimo: Quanto possuo emprestado para terceiros.

Reserva Emerg: Quanto possuo em reserva para emergências.

Total Amplo: "Total" + BTC + Reserva + Empréstimo.

Tx. Líquida Anualizada: Qual a taxa líquida anualizada do TD 2050, desconsiderado o IR sobre inflação.

Tx. Líquida por Título: É a taxa anualizada mensalizada.

Renda Líquida Por títulos: Quanto cada título do TD rende abatidos IR e custódia.

55 comentários:

  1. Boa VR,

    ainda fiquei com uma duvida.

    Voce eh fake? hahahah

    Brincadeira.

    Leituras muito boas as que voce fez.

    Abcos

    ResponderExcluir
  2. Aqui nesta sessão do FAQ não consta, então vou perguntar ? Vai escrever um e-book?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu tenho um fiz pequeníssimo ebook de umas 10 páginas mas resolvi não publicar.

      Excluir
  3. Plano de previdência copatrocinado pelo empregador SEMPRE é bom negócio quando o empregador não é uma empresa pública.
    Não adianta nada ter um retorno imediato de 100% se antes da fruição dos recursos o fundo tem perdas substanciais e irreparáveis. Petros, Postalis, Funcef, dentre muitos outros fundos de pensão mantidos por empresas públicas, são exemplos mais do que suficientes de que a resposta a esta pergunta precisa de uma ressalva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é especialmente verdade quando as regras de saque do valor aplicado impedem de você retirar a parte depositada pela empresa, nem mesmo quando se aposenta nela. Além disso, a rentabilidade auferida perde em muito em relação ao Tesouro Direto. No final das contas, a máxima que diz que "nos investimentos, o expoente vale mais do que a base" se aplica perfeitamente à questão. Não adianta um aporte por parte da empresa se a rentabilidade é ruim e se você não consegue sacar a parte da empresa.

      Excluir
    2. rentabilidade é geralmente selic - tx. de adm., mas é praticamente impossível que a dif. seja tão grande a ponto dos 100% de rentabilidade inicial não valer a pena.

      Excluir
    3. Eu tenho o plano PETROS, que possui uma rentabilidade imediata de 100%, mas que há um desconto para cobrir custos com pensão por morte, invalidez e outros casos.
      Além disso, a taxa de administração são absurdos 6% dos aportes.
      E eles ainda conseguem performar pior que a SELIC e duas vezes pior que a rentabilidade do meu portfolio.
      Eu fiz uma simulação e em 17 anos, o plano deixa de valer a pena.
      Se os números continuarem assim, vou colocar minha contribuição no menor valor possível (não posso sair) e quando tiver faltando uns 20 anos para me aposentar, jogo no máximo.

      Excluir
    4. Concordo com os outros Anônimos. Acho que nesta questão em particular o VR está subestimando a estupidez (ou busca do interesse particular?) dos administradores de fundos de pensão indicados por razões políticas. Mesmo com +100%, dependendo da empresa, só vale a pena se o prazo para a aposentadoria for muito próximo. Vide o fundo dos Correios e o maravilhoso https://www.funpresp.com.br/ .

      Excluir
    5. Talvez esteja subestimando mesmo, mas o cálculo é complexo já que envolve o benefício fiscal também. Cuidado também com recency bias pessoal, essa underperformance nem sempre existirá. Salvo engano o resultado da Petros foi satisfatório na década 00-10.

      Excluir
    6. Falando do Postalis com a propriedade de participar do fundo:

      São dois fundos, um de benefício definido, que foi saldado e está na bancarrota (para o qual temos de dar uma contribuição extra mensal pra fechar a conta). O outro, que substituiu o BD, é contribuição definida (PostalPrev), cada qual cavando o seu. Olhando meus números até novembro (preguiça de atualizar) temos:

      - Taxa de administração média de 14,38% sobre a contribuição acumulada (105 contribuições);

      - Lucro bruto de 38,89% somente na minha parcela de contribuição nesses 105 meses, 0,313% ao mês;

      - Possibilidade de resgate de 56,61% da parte da Patrocinadora, até então, sendo que tem aumentado 0,38% em média, mensalmente. Esse pedaço da Patrocinadora, visto como lucro seria 0,428% ao mês.

      Se essas contas apressadas não estiverem erradas, o lucro bruto mensal médio está em 0,74% (lucro da minha parte mais a apropriação da parte da patrocinadora).
      Rídiculo.
      Eu comecei a investir com minhas próprias mãos em outubro passado, inspirado pelo VR, e em janeiro já consegui 0,70% líquido de IR, IPCA e custo operacional (até agora 0,24% do aporte total). E olha que é só formação da reserva de emergência ainda, muita liquidez e baixo risco.

      Compensou para mim até agora? Infelizmente sim, porque vivia asininamente. Devo os cornos para o Itaú. Se não tivesse contribuído durante esses 105 meses, deveria o mesmo tanto, e não teria essa reserva mal gerenciada.

      Agora, cultivando disciplina e conhecimento, em janeiro que vem (alterações somente no mês de anivesário) vou poder reduzir a contribuição a quase zero e cozinhar meu dinheiro à minha maneira.

      Se tiver escrito asneira me corrijam, por favor.

      Colateralmente: quem deve os cornos deveria poupar dinheiro? Objetivamente, não. Subjetivamente a matemática dos juros compostos se curva à natureza humana.

      Excluir
  4. Uma dúvida que tenho dos títulos do tesouro com cupom. O valor recebido semestralmente (VNA) de 2,96% é sobre o valor de mercado do titulo ou do valor teórico que o titulo deveria ter naquela data se o mesmo fosse mantido até o final do prazo? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o valor recebido semestralmente não é o VNA. o valor recebido semestralmente é 2,96% do VNA. Se quiser saber o valor atual do VNA de qualquer título é só verificar no site da anbima, portanto não tem nada a ver com o valor de mercado do título.

      Excluir
    2. Certo, então os 2,96% do VNA, sendo que o VNA não é o mesmo do valor vendido no site do tesouro no dia do pagamento e sim um valor estimado da curva comprada, correto?

      Devo procurar pelo o que no site da anbima? Procurei lá mas não achei o valor do VNA. Obrigado

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Achei o VNA mas do NTNB gerais, não diz a data de vencimento, é assim mesmo?

      Porque no site do tesouro uma NTNB2050 custa hj R$3.356,17 e no site da Anbima fala NTNB sem falar o ano e diz que o valor é R$2.968,319176.

      Então pelo que entendi são 6% do valor de 2.968,319176 que se recebe de cupom? É isso? Independente do título comprado e do valor das taxas compradas?

      Desculpe tantas perguntas mas essa informação não se acha na internet facilmente, alias procurei já muito mas ninguém entra no detalhe da conta.

      Excluir
    5. Exatamente isso EB, você pagando hoje R$3.356,17 pela NTNB2050 receberia cupom semestral de 2,96% de R$2.968,32 menos IR. Todo dia útil esse VNA é corrigido pela inflação.

      Excluir
    6. É o mesmo valor teórico que o site do Tesouro mostra no gráfico de evolução do título?

      Excluir
    7. Que gráfico? No site do TD apenas uso as tabelas. De qualquer forma, geralmente gráfico é com valor de mercado do título que não tem nada a ver com VNA.

      Excluir
    8. No Portal do Investidor (tesourodireto.bmfbovespa.com.br/PortalInvestidor) tem como tirar o extrato consolidado. A partir dele é possível chegar ao extrato analítico por título. O extrato analítico dá um panorama de cada investimento realizado naquele título, inclusive um gráfico comparativo da evolução do preço teórico e de mercado, do mês de aquisição até o momento presente.

      Excluir
    9. EB ou VR, onde exatamente no site da Anbima se encontra o VNA da NTNB? Tentei e não consegui.

      Excluir
    10. http://www.anbima.com.br/vna/

      Excluir
  5. Uma dúvida, se o valor está em torno de R$ 3.600.000,00 e 50% foi em aportes durante 8 anos, foi feito em média uns R$ 18.000,00 ao mês de aportes? É mais ou menos isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kct...como vc consegue 18k/mes em aporte? Salario de uns 35k brutos?

      Excluir
  6. VR,

    Estou querendo ler algum livro não traduzido, tanto pelo conteúdo quanto pra treinar o vocabulário em inglês msm.

    Estou entre o LITTLE BOOK, do Bogle, e o RANDOM WALK DOWN WALL STREET, do Burton Malkiel. Já leu este segundo? Qual escolheria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon eu leria os dois sem dúvidas, o little book é mais prático, mas o random walk é fundamental pra entender o mercado.

      Excluir
    2. Qual dos dois tem uma linguagem mais fácil? Já que é o primeiro livro do tema que vou ler em inglês.

      Excluir
  7. Grande VR, muito bom o seu FAQ, e a indicação dos livros!
    Estou com esse Your Money or Your Life aqui na fila e também o poderosíssimo Expected Returns.

    Muito legal vc dar essa pequena ampliada no blog, o leitor ganhou muito!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, VR!
    Muito interessante essa sua lista de livros, principalmente por colocar livros estrangeiros.
    Estou afim de comprar o ebook The Little Book of Common Sense na amazon. O site indica que há problemas com a imagem do ebook. Você ou alguém que tenha adquirido esse livro por lá pode me ajudar atestando a qualidade do mesmo?
    Obrigado
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma versão digital, mas não comprei lá. Qualidade está perfeita.

      Excluir
  9. VR, boa noite, amigo. Sabe dizer quanto, aproximadamente, da sua rentabilidade é inflação? Chegou a calcular? Abraços, Deuteron.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maior parte da minha rentabilidade infelizmente foi inflação, fruto da rentabilidade pífia das ações na última década.

      Excluir
  10. F.A.Q. foi uma boa idéia. . . parabéns.
    Nos diga, e os artigos? Você pretende fazer mais alguns ou não tem mais saco pra isso?

    vlw
    JR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo sim, eventualmente. Só estou com a vida meio corrida agora pra parar pra escrever, até porque eu gosto de pesquisar bastante o assunto, pra já trazer tudo mastigado e de alta qualidade. Prefiro isso a ficar spammando e fazendo do blog um diário virtual.

      Excluir
  11. Depois de tudo que viveu nesses anos, o que aprendeu com tudo isso? o que realmente vale a pena a partir das experiências que teve? Pergunto com relação a investimentos no geral (entrar no mercado de ações VS investimentos mais simples, porém sem tando dispêndio de tempo), tempo despendido cuidando dos investimentos ao invés de aproveitar mais a vida, focar no trabalho etc...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Os NTNB 2050 não estão mais disponíveis pra venda? Foram retirados do mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta sim, é que teve pagamento cupom ai o td tira ele da venda por uns dias

      Excluir
  14. Viver de Renda,

    Porque você não investe em ações?

    Abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://viverderenda.blogspot.com.br/2015/11/a-independencia-financeira.html

      Excluir
  15. Olá ! Meu nome´é Virginia Rocha !

    Gostaria da sua opinião sobre o esse cartão de crédito que estão me oferecendo

    Será que é verdade ?

    http://www.cartaobancobmg.com.br/

    Bjs !

    ResponderExcluir
  16. Fala VR, parabéns pelo blog!
    Uma pergunta que achei que ia estar na FAQ mas não encontrei aqui é a seguinte: conheci seu blog hoje, como você aconselha acompanhar e "estudar" o blog ? Já vi a resposta que você recomenda os livros e achei interessante você ter colocado por ordem cronológica, para acompanhar o blog seria o mesmo? Ler as postagens desde o início?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cronologicamente, mas pode pular pra algo que te interesse também.

      Excluir
  17. Tenho dez mil para aplicar hoje sem precisar me lembrar desse dinheiro por pelo menos 2 anos e com tolerância ao risco, o que você recomendaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 anos é prazo bem curto, 100% renda fixa.

      Excluir
  18. Fala VR,
    Parabens pelo blog,muita informacao interessante!
    Queria saber quanto a inflaçao afeta no teu TSR,hipoteticamente em um país sem inflacao quanto seria sua TSR.
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente nada, pois o valor a ser retirado é calculado com reajuste da inflação, claro que um cenário hiperinflacionário é catastrófico pra maioria dos investimentos.

      Excluir
  19. Dúvida: você usa algum gerenciador de carteira para guardar seus Bitcoins? Poderia fazer um artigo sobre as melhores formas de se administrar isso? O mercado bitcoin é ainda é muito amador e sua experiência poderia nos auxiliar a descobrir a melhor forma de comprar e de guardar estas moedas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardar bitcoin é cold wallet, não tem discussão. É super simples e é a forma mais segura de se guardar BTCs.

      Excluir
  20. Nossa o cara falar mal do livro Pai rico Pai Pobre é um sacrilégio...perdeu um leitor hoje ! Nao sigo mais o VR...grana subiu a cabeça

    ResponderExcluir
  21. Pessoal, para quem está começando a mexer com investimentos e quer se aprofundar mais nos títulos de Renda Fixa, recomendo o aplicativo Android, cujo link está abaixo :

    https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.marcondestecnologia.investplus

    Abraços e bons investimentos :)

    ResponderExcluir