quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Atualização Mensal: Dezembro 2021: R$31.581.837,66

Mais um mês sem novidades financeiras, a queda do Bitcoin ocasionou uma perda de aproximadamente R$1.000.000,00 ou pouco mais de 3% do portfólio. No ano o crescimento foi de incríveis R$12.500.000,00. Segue o gráfico de sempre:





Pessoal, sendo sincero estou um pouco cansado dessas atualizações. Estou em um momento importante da minha vida que é a parada final do trabalho e início real da vida de aposentado. Ando a cada dia mais preocupado com minha privacidade e com menos vontade de escrever.

Apesar de saber que o blog possui valor para alguns devo tornar o blog privado no final do mês. Não quero ter a obrigação de postar aqui nem por em risco minha privacidade. Ainda continuarei comentando por aí em demais blogs financeiros ou no canal do youtube do SRIF365 (que também anda meio parado). 

Minha vida continua a mesma, ainda com rios de dinheiro sem ter onde gastar, com tudo indo bem na saúde, vida amorosa e familiar. 

A jornada continua e inicia um novo capítulo, mas ao menos por agora preciso fazer isso de forma 100% privada. Assim que sentir a necessidade abrirei novamente o blog. Desde já agradeço a todos pela compreensão e torcida nessa nova fase da minha vida!

85 comentários:

  1. Obrigado por todo empenho até aqui, VR. Se der, posta de vez em quando ao menos quando comprar algum ativo novo, como o BDIF11, por exemplo. Ajuda bastante a achar novas oportunidades. Boa sorte na vida. Abs

    ResponderExcluir
  2. VDR, mto obrigado por todas as informações e conversas. Levo comigo o conceito de disciplina, inteligência e paciência. eu só tenho a agradecer e entender a sua decisão, por mais q isso me deixou meio triste. Vc, o corey e o pobreta foram gigantes da finansfera. Eu sou eternamente grato a cada um de vcs. Deus abençoe a sua caminhada e te dê mta saúde e paz para desfrutar o resultado do seu trabalho de mais de uma década. Deus abençoe a sua família tbm. Mais uma vez, mto obrigado.

    ResponderExcluir
  3. VDR, eu não acompanhei o blog desde o início. Na verdade só estou começando a investir agora e descobri os blogs de investimento faz pouco tempo, mas nas últimas semanas li o seu blog inteiro e me ajudou bastante. Pretendo ter a mesma disciplina e foco que você teve nesses anos todos. Muito obrigado mesmo por ter feito o blog!

    ResponderExcluir
  4. Sua decisão é compreensível, e nos resta apenas aceitar e agradecer! Mas se me permitir fazer um apelo, deixaria aqui meu pedido para que, quando puder e quiser, mantenha-nos levemente informado sobre eventuais ajustes no portfolio, bem como sobre suas percepções pessoais/psicológicas sobre a vida de aposentado! Seria de grande valia o relato do "destino" para aqueles que ainda seguem na caminhada! Abç!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por tudo VR, já imaginava que esse momento um dia chegaria. Espero que use seu tempo e dinheiro com sabedoria, sabendo desfrutar das coisas boas da vida, que em sua maioria não são materiais, lembre-se que todos nós somos mortais. Que Deus te abençoe nessa sua nova jornada e espero te reencontrar em algum momento!

    ResponderExcluir
  6. Conheci seu blog em 2015 (pesquisando pela frase "viver de renda" no google), época em que acabei descobrindo também a blogosfera das finanças, e sou grato por ter conseguido interagir, ainda que um pouco, com um dos gigantes da finansfera brasileira. Sou grato pelas coisas que aprendi lendo seus posts. Você sabe explicar muito bem vários conceitos complicados de finanças.

    Já imaginava que isso fosse acontecer mais cedo ou mais tarde.

    Boa sorte nessa nova fase da vida, VdR. Que Deus te abençoe e abençoe sua família. Obrigado por abrir os olhos de muita gente em todos esses anos de blog.
    Curta a vida de aposentado, mas sem deixar de ser ativo, e sem se esquecer de ajudar aqueles que você puder ajudar.
    Forte abraço e espero um dia chegar onde você chegou.

    ResponderExcluir
  7. Voce ja pensou em publicar um livro? Reproduzindo exatamente os posts, com dizeres e graficos. Acredite, sua disciplina, inteligencia e (sobretudo - ao menos pra mim) paciencia sao inspiradoras.

    ResponderExcluir
  8. Caraca, fiquei chateado com essa. Um dos motivos de eu ter aberto meu blog e ter começado a investir de verdade foi tudo que li aqui no seu blog. Pode ter certeza que você fez a diferença pra muitas pessoas, VdR.

    Obrigado!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Poxa VR, sinto muito por você deixar o blog privado, mas como alguém que também se expoe, te entendo. Te desejo tudo de bom, e se passar no meu blog, deixe alguma mensagem =)
    Abs,
    IFM

    ResponderExcluir
  10. Você tem seu blog desde 2009, com muitos acessos e comentários, por esse motivo entendo sua vontade de torná-lo privado, assim como entendo que deve ser chato repetir esses posts periodicamente.
    O Scant fez algo parecido no blog dele e se isso "pegar" pra mim será o fim da blogsfera.
    Entendo pelo lado dos blogueiros, mas pela democracia desse ambiente é uma grande perda.

    ResponderExcluir
  11. Fico muito triste por sua decisão, mas sou muito grato por tudo que você compartilhou até então, você inspirou-me a ter mais disciplina e estudar mais para atingir meus objetivos.

    Parabéns, você merece tudo que conquistou. Te desejo muita saúde e prosperidade para você e sua família.

    Grande abraço, VR!

    ResponderExcluir
  12. Amigos esse é apenas um "até logo", longe de um adeus, apenas preciso do máximo de foco e tranquilidade nessa fase de minha vida, tanto que vou apenas tornar o blog privado ao invés de finalizá-lo!

    Desde já agradeço as palavras carinhosas de todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, que pena.

      De todo modo, obrigado pela jornada e pelas lições.

      Abraços e boa sorte.
      TR

      Excluir
    2. De novo vai cair fora quando as criptos viraram pó? Caralho

      Excluir
    3. Nada ele sempre volta qdo o bitcoin sobe..quando e se bater $100k ele volta pra desfilar os milhoes

      Excluir
  13. VDR, também entendo sua decisão, mas lamento. Devo dizer que li o seu blogue inteiro, todos os posts, quando descobri a IF, e isso fez muita diferença pra mim. Estou agora na jornada, com muita clareza dos objetivos, muito por conta do conteúdo presente aqui.
    Se possível, considere a possibilidade de deixá-lo às moscas por um tempo, mas não privado, para que mais leitores possam acessar o conteúdo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Você é gigante, VdR. Hora de aproveitar os louros da sua trajetória. Bom proveito, camarada!

    ResponderExcluir
  15. VDR, é a primeira vez que comento aqui, mas acompanho seu blog a bastante tempo. Vou te dar um conselho amigo, tire um ano sabático de tudo pra vc, gaste seu dinheiro com coisas que te façam bem, mas gaste entende. Com o tamanho do seu patrimônio as únicas coisas que tem que se preocupar é em fazer coisas que te façam feliz e claro, algumas atualizações pontuais nos seus investimentos. Parabéns por servir de inspiração para muitas pessoas , inclusive para mim. Abraço e até breve

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela jornada VDR. Você esta corretíssimo em zelar pela sua (e da família) privacidade e segurança. Te desejo muita saúde e paz para desfrutar da liberdade conquistada. Abs

    ResponderExcluir
  17. VdR vc já pensou em alugar seus btc? Da pra tirar uma boa grana com a quantidade que vc tem...

    ResponderExcluir
  18. Valeu VR! É isso aí, a lição que fica para todos é persistência, paciência e disciplina. O caminho é longo e não existe dinheiro fácil.

    O bitcoin ajudou, mas mesmo sem ele tb estaria indo mt bem, isso é o que as pessoas tem que perceber, e que tb vc tinha um estilo de vida bem modesto em relação ao que sempre ganhou. É possível para todos dentro da realidade de cada um, se tornar um pouco mais independente a cada ano que passa.

    Se vc for analizar algum ativo novo ou investir em algo útil, poderia fazer um post só para falar do ativo, tipo falar dos ETFs lá fora ou de alguma RF aqui dentro, seria legal, sem falar de vc ou como/onde estaria vivendo e o que está fazendo da vida. Vc desistiu da bovespa mesmo? Nem uma ação do itaú não interessa mais? kkkkkkkkk Abraço e feliz ano novo!!

    ResponderExcluir
  19. Acompanho há um bom tempo o seu blog, mesmo que anonimamente, sempre fiquei impressionado com a sua capacidade de investimentos e abordagem sobre a sua vida financeira. Confesso que quando descobri as criptomoedas não levava muita fé nos projetos de blockchain, mas tu acabou me mostrando o contrário pelas suas postagens, pela capacidade de alavancar o patrimônio, mesmo correndo algum risco e tendo um enorme sucesso. Obrigado pelas lições e ensinamentos. Um bom descanso e até logo, continuarei acessando vendo se há alguma atualização. Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo blog e muito obrigado por compartilhar sua trajetória. Foi inspirador. Boa sorte nessa etapa da sua vida e que sua próxima atualização de portifólio você tenha atingido R$ 1.000.000.000. :) Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Valeu, VR. Boa sorte e obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  22. 👏👏👏👏👍👍👍👍👍🙏🙏🙏🙏🙏
    Don't look up

    ResponderExcluir
  23. VR,

    Que jornada espetacular! Parabéns pelo sucesso atingido!

    Ao invés de deixar o blog privado, deixe ele ativo, por favooor!
    Aqui tem muita fonte de conteúdo que utilizo para voltar e estudar. É muito bom ter ler o racional que utilizou para investir.
    Já me ajudou muito!
    Se for dar um tempo, deixe o blog online (e não privado), assim conseguimos ler os conteudos antigos ainda!

    ResponderExcluir
  24. Pq não desativa os comentários apenas? Tenho ctza que é isso o problema que vc tem tido e nao atualizar os dados. Tem mto puxa saco aqui e mtos trolls tbm. Fecha pra comentario e só posta

    ResponderExcluir
  25. VdR, Parabéns. Eu acompanho teu blog desde 2012. Também trabalhei nesses anos para montar um plano de aposentadoria. Em Fevereiro do ano passado minha esposa e eu largamos os empregos e estamos vivendo de renda. Você foi bastante inspirador e infelizmente não vejo muitos comentários como o meu por aqui. Visto que fizesse esse post para "pausar" as atualizações, achei pertinente escrever para ti. Não fiz grandes fortunas com BTC, fiz o feijão com arroz (IVVB11 e BOVA11) por 10 anos e agora estou trocando BOVA11 por ações individuais e FIIs. Sigo ainda a velha escola da análise fundamentalista. Vamos ver o que o futuro nos espera. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      É sempre muito gratificante ver relatos como o seu. Não é necessário fazer grandes fortunas, apenas ter o capital necessário pra poder começar a viver de renda o quanto antes, e nesse aspecto vocês tiveram mais sucesso que eu! Parabéns!

      Excluir
    2. Fez o certo por 10 anos e agora vai trocar por ações individuais? É muito burro

      Excluir
    3. bom, se as ações individuais superarem o ibovespa ainda é burrice?

      Excluir
  26. VdR, entendo, mês passado ou anterior foi bem pesado por aqui, ameaças e etc.

    Como conheci a pouco seu blog, peço que deixe ele aberto para consultas, tem muita informação útil, muito melhor que cursos e outras coisas que vendem por ai.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Estou me aposentando mês que vem, menos de 40 anos de idade. E com certeza o teu blog me inspirou muito a correr atrás de tudo, e que tudo seria possível.

    ResponderExcluir
  28. Obrigado pelo conteúdo até então.

    ResponderExcluir
  29. deixe o blog ativo para nossas consultas! rsrsrs

    bom ano sabático para você. aproveitem! Foi merecido!

    ResponderExcluir
  30. Respostas
    1. Scant, como vai?

      Te acompanho a anos, como faço para.obter acesso novamente ao blog?

      Excluir
    2. oi
      deixa um e-mail qq pra eu enviar o convite em alguma postagem desse blog (tb é meu):
      https://obscult.blogspot.com/

      Excluir
    3. jurandi.adm@gmail.com

      Excluir
  31. Fazendo cú doce. Se vai cai fora logo e para de fazer docinho cheio de mi-mi-mi. Geração sensível essa

    ResponderExcluir
  32. VDR, tenta contar pra gente um pouco sobre o que faz com os seus recursos de fora do Brasil... afinal de contas, a grande parte do seu patrimônio está direcionado ao exterior e sempre fiquei curioso para saber qual destino seria este. Admiro muito a sua trajetória e as suas postagens.

    ResponderExcluir
  33. Grande VDR!

    Apesar de acompanhar você desde 2011, vergonhosamente acho que só deixei um ou 2 comentários por aqui durante todos esse tempo.

    Então não poderia deixar de registrar meu depoimento.

    Com muito orgulho, digo que trilhamos caminhos muito parecidos, iniciei o mercado de trabalho em 2009. Fiz o meu primeiro milhão aos 32 anos(demorei um pouco mais que você, mas cheguei lá, rs), é incrível como o patrimônio, cresce rapidamente depois de chegar nesse patamar, e como os bancos e corretoras começam a correr atrás da gente, rs. Hoje, aos 36 anos, esse patrimônio se multiplicou algumas vezes, e se tornou muito maior que eu imaginaria na minha idade. Mas agora cheio de dúvidas sobre minhas decisões de carreira e trabalho. Não consigo me imaginar parando de trabalhar, acho que estou num momento de busca infinita de encontrar o trabalho que mais me agrada, sabendo que agora não é algo obrigatório, a nossa forma de pensar, muda muito, rs. (Imagino que você tenha passado por isso)

    Grande parte dessa conquista foi proveniente dos insights e inspirações compartilhadas por você todos esses anos.

    Apesar de saber que este Blog agrega demais na vida das pessoas.
    te entendo totalmente a necessidade de manter a privacidade. Também concordo contigo que a partir do momento que uma atividade deixa de ser gratificante, o importante é mudar, quem sabe um dia, você se sinta inspirado e decide largar um texto surpresa pra gente né?

    Sei que vai encontrar outras formas de ajudar as pessoas, afinal, esse é o maior legado que podemos deixar em nossas vidas, certo? =)

    Gostaria de deixar um grande agradecimento sincero. E um MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo 28 Jan 2022

      Obrigado pelo Relato,

      Seu relato me fez pensar o quanto realmente refletimos quando lemos algo tao parecido com o que estamos pensando mas que as vezes nao conseguimos realmente colocar em palavras, as vezes nao conseguimos nem formar nossos proprios pensamentos de uma forma coerente.

      Mas de uma forma meio "louca" hehe a vida vai seguindo e todos nos vamos aprendendo, e não so aprendendo mas vamos nos aperfeiçoando a nao so viver mas a sobreviver em ambientes que, antes pareciam dificeis de sequer ser cogitados, como no caso dos colegas aqui a busca pela Independencia Financeira ou em Investir em Mercados mais Arriscados, algo que no passado que seria impenssavel se torna algo possivel e do nada você ja passou a linha de chegada e se ve pensado e agora, o que devo fazer?

      Por isso sempre é importante estar buscando aquela movtivação, aquele espirito de luta, como dizia no Filme Rocky 3, The Eye of the Tiger, para seguir em Frente. Um Grande Abraço a Todos.

      Excluir
  34. Bem vindo de volta! Saiba que tua ausencia foi sentida. Por mais de uma vez me perguntei. O que sera que o vdr esta fazendo! Conta as novas ai querido!!

    ResponderExcluir
  35. Doradus , muito boa plataforma , pagando muito dando pra tira
    uma grana ate mesmo sem investir nada , assim fica facil
    ganha dinheiro vocês não acham ? então esta na hora
    de ir pra cima , não e todo dia que uma oportunidade
    dessas bate a nossa porta não e mesmo , antes de qualquer coisa
    recomendo analizar o projeto direitinho e ver se vai servi pra
    você

    ResponderExcluir
  36. Caralho irmão, você voltou, que bom cara, fiquei muito triste quando não te encontrei mais por aqui! Nem sei o que nem fiquei fuçando deve ter seus motivos, mas não some irmão é inspiração e nem liga pro resto, vc é um professor pra mim.Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  37. Muito bom ver o blog aberto novamente. Seria ótimo ver uma postagem sua contando como está a vida após ter se afastado do trabalho (que é o que a última postagem dá a entender). Abs!

    ResponderExcluir
  38. pro patamar top que vc conquistou, manter um blog no brasil é um risco, ainda mais nesses tempos de pouca liberdade de expressão.

    abs!

    ResponderExcluir
  39. Que excelente notícia! Ao perceber que seu blog está disponível novamente.
    Gostava bastante de te acompanhar suas dicas, que sempre considerei importante e de vanguarda!
    O que você acha do BDIF11 e a queda recente que ele teve? Ainda considerar um bom investimento?

    ResponderExcluir
  40. Legal que abriu novamente o blog. Dê notícias. Abs

    ResponderExcluir
  41. Obrigado por abrir o o blog!

    ResponderExcluir
  42. Aeeee! O bixo voltou do aposento kkkk

    ResponderExcluir
  43. Boatos que tem um Instagram fazendo a mesma coisa - aprendaainvestir - o cara ta chegando em 500k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. instagram? hahahaha prefiro o bom e velho bastter system

      Excluir
    2. Aham, eu fui procurar pelo VR e achei esse cara lá

      Excluir
  44. Olá VR, atualiza as coisas por aqui, queremos saber se está bem. Forte abraço

    ResponderExcluir
  45. que ótima notícia ver o blog aberto. Acompanhava o blog e senti falta quando fechou. Espero que volte com algumas postagens. abraços

    ResponderExcluir
  46. Pocha vida irmão, custa nada, você é um grande professor, dá para continuar escrevendo, ensinando e curtir a família eu acho. Somos seus fãs. kkkk, sucesso cara, pensa ae.

    ResponderExcluir
  47. Que legal encontrar o blog aberto. Vc e uma inspiração para muitos investidores como eu. Comenta aí como anda a vida e o seu racional hj em dia em relação a Investimentos VR. Abs

    ResponderExcluir
  48. Que legal que o VdR re-abriu o blog. Espero que volte a postar. O cara é muito diferenciado. Acompanho o blog desde 2016/7 e agora lí alguns posts de 2009/10 e outros antigos e o cara já era diferenciado lá atrás. Sempre gostei e lí muito sobre o tema e, apesar das inúmeras incertezas inerentes ao assunto, depois de muito tempo e erros ficou claro pra mim que há uma certeza, inclusive, apesar de gostar de ler sobre opiniões diferentes hoje já não dou mais muita atenção ao pessoal do stock picking, fundos ativos, investimento só no Brasil etc. Pra mim a certeza que existe é que ETF globais de baixo custo, mercado neutro mesmo ou no máximo de alguns fatores é o que vale para a maioria no longo prazo. Tipo colocar num WRLD11 no Brasil e só passar a ter uma % de RF (tipca) quando começar a usufruir o patrimônio.

    O VdR teve muita sorte (e coragem) com o BTC, mas independentemente disso o cara é foda mesmo, inclusive teria alcançado seu objetivo mesmo sem o BTC.

    ResponderExcluir
  49. Ele acertou em fazer aquele all in noTesouro IPCA+ 2050 com taxas de 7,5% mais IPCA. Depois acertou em dolarizar o patrimônio bem antes da pandemia e do dólar disparar de 3 pra 5. E claro, o maior acerto de todos, o btc. Inclusive se desfez da maior parte dos btc perto do topo histórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, BTC foi surreal. Muita gente comprou, mas segurar com aquela volatilidade maluca mantendo boa parte do patrimônio no ativo sem vender é pra poucos. E pra acabar, como se não fosse suficiente, ainda conseguiu vender próximo da máxima histórica de 14 anos algo tão volátil. Impressionante. Acertou o * da mosca mesmo, não só 1 vez.

      E lendo o que ele buscava lá no início, nem precisaria do BTC pra alcançar o objetivo. E o cara já tinha essa visão de ETF passivo de baixo custo, ativos globais + RF na moeda local.

      Excluir
  50. Vim aqui deixar o meu muito obrigado ao VDR, filho de uma cozinheira e de um pai motorista (já falecido), sai de um salário de 900 reais em 2009(o qual eu não gastava nem 30%), a um patrimônio de 10 milhões em 2023. não lembro exatamente o dia, mas comecei a acompanhar esse blog faz um bom tempo, inicialmente investindo no tesouro direto.
    Um grande abraço e saiba que você ajudou a mudar a vida de muita gente.
    É possível sim mudar de vida neste país de forma honesta.

    Baiano Milionário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou rico como?

      Excluir
    2. Trabalhando, investindo, sacrificando.

      Excluir
    3. Sim. Sorte com bitcoin não teve nada a ver com isso

      Excluir
  51. Esse blog foi uma inspiração pra mim, comecei a investir lá em 2014, conheci o blog em 2017, agora em 2023 estou atingindo meu primeiro mi, sempre tive a disciplina de aportes mensais, mas agora a carteira se sustenta por si só, reinvestindo os proventos. Mantenho 60% em rv no Brasil e eua, os 40% estão entre td e fii, vamo que vamo

    ResponderExcluir
  52. Show! Crescimento Maravilhoso da Carteira

    ResponderExcluir
  53. Um crescimento realmente muito bom esta de parabéns valeu

    ResponderExcluir
  54. VDR, muito bom encontrar o seu blog (tambem conhecido como bíblia do bom senso nos investimentos rsrs), aberto. Uma inspiração para todos nós.

    Vou tentar a sorte aqui pois não sei se você ainda responderá aos comentários do blog: Caso estivesse reformulando o seu plano como fez no passado, qual inflação anual média e rentabilidade da carteira você projetaria para os próximos 5-10 anos?

    Olhando para o passado (com todas as ressalvas de sempre), IPCA de 4,29%-4,5% ao ano me pareceria otimista demais, mesmo com a meta do BCB perto dos 3,5% para os próximos anos. Rendimentos mensais brutos de 1% ao mês, por longos períodos, também.

    Estou com 29 anos, aproximadamente 440k, mas sinto que fui muito otimista com relação à rentabilidade dos meus investimentos e muito displicente quando o assunto é inflação.

    Minha renda liquida está próxima de 200k no ano (trabalho), sinto que chegou o momento de tomar vergonha na cara e reformular o plano que fiz quando era um menino de 22 anos.

    Se tiver alguma consideração sobre o assunto, agradeço pelo tempo desde já!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  55. Voce falou te pontos importantes para quem deseja começar a investir

    ResponderExcluir
  56. Se eu já tivesse esse dinheiro todo estaria feliz tenho dinheiro a receber que me ajudaria aumentar meu patrimônio mas ninguém paga.

    ResponderExcluir
  57. VDR, sucesso na sua vida de aposentado. Espero que esteja curtindo a vida numa nova atividade. Como diria meu avô, o trabalho significa o homem.

    ResponderExcluir
  58. Começou a cair o patrimônio ele parou de atualizar kkkkk normal o ego não permite

    ResponderExcluir
  59. Muito bom isso e sinal que o dinheiro esta entrando parabéns

    ResponderExcluir
  60. Parabens VR! Sigo sua trajetoria desde 2010 (que na epoca eu ja te achava rico) ! Um abraço

    ResponderExcluir
  61. Dois anos desde o último post. Aprendi demais com vc e espero que esteja feliz aproveitando a merecida fortuna. Queria encontrar a parte 3 do artigo "Bolsa e Risco", se alguém tiver...Tb seria legal uma atualização anual, hein? Abraços

    ResponderExcluir
  62. Puta merda queria ver como ele tá feliz agora com essas subidas meteóricas do BTC, esses trista já deve ter virado 60.000.000,00 tranquilo e calmo.

    ResponderExcluir