sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Atualização Mensal: Setembro 2017: R$4.822.512,09

Bem pessoal, peço desculpas mas estou sem muito pique pra escrever esses dias. O bitcoin deu uma queda segura o que refletiu na queda do patrimônio. Além disso o BB está recusando a fazer minha operação de câmbio pelo fato da minha conta ser muito recente, IDIOTICE típica de banco público que merece se ferrar. Por conta disso a grana continua na poupança aguardando o prazo pra que eu possa finalmente transferir o $. 

Seguem as tabelas:








Esse mês terei gastos bem elevados pois vou pagar a manutenção anual do carro, 2 multas de trânsito e o conserto do subwoofer do Home Theater que vai sair uns R$400-500,00. Nos últimos 3 meses tive que consertar/trocar celular, celular backup, placa de vídeo, placa mãe, ar condicionado, subwoofer, chuveiro elétrico, torneira, tá foda. 

É isso pessoal, sem grandes novidades, também sem muita disposição pra escrever, "batendo ponto" mesmo. Até a próxima!

250 comentários:

  1. Ânimo, VR!
    Quando teremos novamente aquele cara que dividia uns conhecimentos super bacanas através de postagens bem detalhadas?
    Conteúdo do tipo que você sabe postar faz falta na blogsfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Finanças, realmente fiquei sem saco esse mês, a vontade vem e vai, veremos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Provavelmente vai continuar esperando pelo BB até que complete 3 meses de conta, infelizmente investir nestes bancos amadores do brasil é isso mesmo.

      A não ser que você entre para um private bank e deixe alguns milhões na conta para este tipo de transação.

      Que azar VR justo agora que o dólar esta num ponto ideal para quem visa investir no exterior, dólar abaixo de 3,20 é para mandar dinheiro para fora sem medo de ser feliz, que saudade do tempo do mantega com dólar nos 2 reais hahah A gente era feliz e não sabia .



      Abraço

      Excluir
    2. Eu pensei em abrir conta no BBAmericas mas desisti da idea. Eu gostaria de ter conta num banco americano mesmo, sem vinculo às palhaçadas brasileiras. Vou abrir uma conta no Bank of America ou similar na próxima visita aos EUA.

      Excluir
    3. Exato, vou ter que aguardar esse tempo. Pois é, fui burro em não perceber o real altamente sobrevalorizado, da mesma forma que fui burro em 2008 com bolsa nas alturas, ntnb pagando fortunas e investi na bolsa. A gente aprende aprende e morre burro.

      Financas, a vontade que dá é essa também, mas tem o cambio altamente vantajoso, então é isso sofrer calado pra deixar de gastar uns trocados depois.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Finanças cotidianas se não me engano estava rolando restrição por parte da receita brasileira e americana no que tange a estrangeiros não residentes, quando pesquisei para abrir conta no exterior parece que a receita federal andou fechando contas de pessoas física não residentes nos EUA, consequentemente bancos ficaram reticentes em abrir conta para pessoas físicas não residentes.

      A conta ficava ativa durante um tempo e logo depois era encerrada , ou seja te obrigavam ser residente no país e ter conta PJ.
      Além disso rodei internet e blogs atrás de informação sobre investir no estados unidos e acabei chegando conclusão que infelizmente o BB Américas é a melhor opção que temos para pessoa física, triste mas infelizmente é a realidade brasileira.

      Abraço

      Excluir
    6. Só pra compartilhar, reside como L1 nos eua por 2 anos e abri conta no BofA e Fidelity. Ainda mantenho investimentos na fidelity e não é pouco e bastou eu mander o formulario W8-BEN pra eles e fazer a declaracao IRS como NRA todo ano. Claro que IR é 30% neste caso mas posso abater aqui no IRPF aqui no Brasil

      Excluir
    7. MD, mas a conta do BB Americas seria a mesma coisa, não? Pelo que entendi, o BB Americas é um banco americano, supostamente desvinculado do BB. Sendo assim, não tem como fecharem contas em outros bancos americanos e manter as do BB Americas.
      Pelo que pesquisei, não tem motivo pada a Receita fechar contas. Alias, entendo que a Receita nem teria este poder, visto que os bancos americanos são regidos pelo governo americano. A Receita sonho muito se acha que consegue intervir em banco americano.
      Se tudo estiver devidamente declarado e impostos pagos, não vejo como teria problema em ter conta em banco estrangeiro.

      Excluir
    8. A receita brasileiro tem acordo de reciprocidade com o fisco americano por isso tem autonomia para fechar contas de brasileiros não residentes em solo americano.

      BB América uma filial do banco do Brasil no estados unidos, ou seja existe banco do brasil por de trás.

      Parece que o fisco americano andou endurecendo as regras para conta de brasileiros, inclusive teve bancos grandes negando abertura de contas para não residentes.

      Para abrir conta nos EUA atualmente anda um pouco mais complicado que antigamente, pois você precisa de bastante documentos e certificados.


      Esta questão do fechamentos de contas aconteceu com alguns investidores em 2015, 2016, eles foram obrigados migrar para o serviço do BB América.

      Além disso banco pede uma quantia X que pode variar de instituição para instituição, movimentações frequentes.

      O BB américa por ser uma filial do banco do brasil importa seu histórico do crédito no brasil devido a isso é mais fácil operar pelo banco do brasil.

      Além disso pelo que conta no site do banco central a remessa do BB América esta entre umas das mais baratas para não residentes.








      Excluir
    9. Esta matéria aqui explica porque bancos estão dificultando a vida de não residentes.


      http://www.infomoney.com.br/onde-investir/noticia/6174410/citi-nos-eua-fecha-contas-offshore-brasileiros-abaixo-200-mil

      Excluir
    10. Boa MD, obrigado pelas informações! Vou dar uma pesquisada a fundo, pois realmente estava esperando a proxima ida aos EUA para abrir uma conta.

      Excluir
  3. Quanto vc tem na poupança do BB?

    como funciona essa troca? é tipo TED? tem limite?quais os custos,tanto faz o dinheiro estar na poupança ou na corrente?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. >Quanto vc tem na poupança do BB?
      uns 100k
      >como funciona essa troca? é tipo TED? tem limite?quais os custos,tanto faz o dinheiro estar na poupança ou na corrente?
      não tem limite se for na agência, é transferência internacional, tipo um swift. Salvo engano o $ deve estar na CC, deixo na poupança pra render algo enquanto a novela não acaba.

      Excluir
  4. Olá VR compro mais BTC?
    tem comprado alguma outra moeda?

    Vc investi em algum fundo de ações? qual recomenda hoje

    qual é a sua corretora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. > Olá VR compro mais BTC?
      Não
      >tem comprado alguma outra moeda?
      Veja o gráfico da atualização
      >Vc investi em algum fundo de ações?
      Veja o gráfico da atualização
      >qual recomenda hoje
      nenhum
      >qual é a sua corretora
      easynvest

      Excluir
  5. Olá VR, acabei de achar teu blog, parabéns pela persistência... eu estava procurando por SWR e esbarrei aqui.
    Acabei de ler seus 3 artigos sobre isso, mas não entendi como, na planilha deste post, você os calculou (a fórmula matemática). Você poderia explicá-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só calculei quanto o TD paga líquido de juros que é um "proxy" conservador pra uma SWR, já que o principal se mantém intacto e corrigido pela inflação ao longo dos anos.

      Excluir
  6. Não é mais negócio vc comprar uma passagem pra Orlando e abrir a conta diretamente num banco por lá com teu passaporte? OK, tem o custo da viagem, mas aproveite e já dá um rolê por lá..

    Vc podia fazer um post sobre o setup do seu pc e seus jogos preferidos. Tem o que aí na tua máquina? uma GTX 1080?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo com o BBA foi até razoavelmente rápido, o problema foi o BB criando burocracias imbecis pra atrapalhar a vida do cliente. Precisa ser no BBA pra ter a cotação favorável BB->BBA.

      Meu PC não tem nada demais, um i5 3450 comprado em 2012, SSD 120gb, HD 4tb, 8gb ram e comprei agora uma GTX 1060 6gb depois que a 970 morreu.

      Cara video game é um hobby meu, então jogo de tudo, só não curto muito jogos de corrida, futebol, luta e nave. Jogo bastante dota mas pela toxicidade do pessoal tenho jogado menos. Por agora estou jogando xcom 2 e cuphead.

      Excluir
    2. VdR, a conta no BBA já está aberta? Se sim, faça o câmbio por uma corretora. Natureza da operação será disponibilidade no exterior. Tente a SLW. Funciona e a cotação é boa.
      Abs

      Excluir
  7. Esse é o problema com o independente financeiro....falta de saco pra fazer muita coisa...eu tbm to assim, nada me anima....ta foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "1st world problem" sem dúvida, mas não deixa de ser um problema.

      Excluir
  8. Caramba sua alocacao é ZERO em bolsa? se foi isso que te impulsionou a ser um multi milionário hoje, por que sair do jogo completamente e nao deixar uns 10 a 20% alocado nela com a retomada da economia agora? algum comentário sobre isso?

    Outr questão, to querendo abrir conta na Easyinvest, eles tem o controle de IR e gerador de carnê para pgto? Estou entre eles e a Clear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq a retomada já passou. inclusive, quando ela veio, o VR espertamente alocou em ntnb. isso em janeiro de 2016, quando a bolsa tava em 37k. agora tá o dobro. e você quer entrar na festa depois dos parabéns?

      Excluir
    2. Comentario mais retardado,tipico de idiota que so investe em CDB por medo de perder dinheiro

      e os fundos? mesmo qdo perde pode ganhar

      é so ver os rendimentos pode perder 8x mas ganha 10x o dobro,e tipo o que acontece com o BTC perder 4x e depois ganha 10x,so toma no c... quem sai antes ou vende os BTC na baixa

      o vr deve ter sim algum fundo,duvido que so investe nessas merda de CDB,Tesouro que agora so rende merda,não acredito mais nesse blog

      Excluir
    3. Anonimo,

      Abre conta nas duas corretoras, faz o teste e escolhe a melhor.

      Abs

      Excluir
    4. Nada em bolsa, não preciso do retorno nem correr esse risco. Não tenho nada em fundo, tx de adm nao compensa frente a um bom CDB.

      Não sei esses detalhes da easynvest, entro tranquilo, não me cobra nada de tx, o saque é rápido e acima de tudo não enche meu saco oferecendo produtos, então tá mais do que satisfatório pra mim.

      Excluir
    5. Sejamos sinceros,

      VR sempre perdeu dinheiro na bolsa.

      Ir para a NTNB foi a melhor coisa

      Excluir
    6. só pode estar de graça
      comparar um rendimento de 20% tirando taxa de AD,TR
      com uma merda de um CDB de 116% com uma taxa de provavelmente 6% da CDI daqui a alguns meses kkk para de graça,ficou cuzão mesmo, a poupança antiga daqui a alguns meses vai estar iqual um CDB,a´te perdendo se for tirar rápido devido o IR renda fixa acabou,poupança,cdb,tudo iqual agora

      Excluir
    7. Nunca li tanta coisa errada junta. Anon você entende que o juro real hoje é maior do que 2015, correto?

      Excluir
    8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    9. Só para deixar claro, este anon maluco e sem respeito ai não é o mesmo que fez a pergunta original

      Excluir
    10. Dá pra ver que não, paciência 0 com esse povo mal educado.

      Excluir
    11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    12. Anonimo, é melhor morrer de cancer rico do que morrer de cancer pobre. Abs

      Excluir
    13. Quanta bosta junta. Acho que esse tipo de comentário que estão fazendo deveria ser apagado sumariamente, não agrega nenhum valor à discussão.

      Excluir
  9. Não tenho conta no BB e resolvi abrir uma para depois abrir no BB Americas. Só que não consegui, porque a agência do BB da minha cidade não aceita IRPF como comprovante de renda. Desisti deles e hoje faço transferência usando o Remessa Online. Fiz uma na quinta e hoje o dinheiro já está na conta da corretora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem tive esse problema, tive que fazer uma declaração de renda, putaria enorme.

      Excluir
    2. Já tentou abrir aquela conta fácil? é uma conta corrente para quem ainda não possui conta no BB. Não pede comprovante de renda.

      Excluir
  10. VR, com essa renda passiva e gasto não tem muito o que falar mesmo não, o céu é o limite.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Se esperasse algumas horas pegaria a nova alta do BTC. Seu patrimônio deve ser de 5 milhões com ela.

    ResponderExcluir
  12. Criptomoedas nos fazendo estar em uma montanha russa, porém garantindo ótimos rendimentos! Parabéns!


    Fiz meu fechamento de Setembro. Se quiser dar uma olhadinha, http://enriquecendo.club

    ResponderExcluir
  13. Ei VR pq não tem nada em fundos de ação e nem recomenda nenhum?



    vc tinha 60 BTC agora Tem 61

    arredondo apenas? ou compro um pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele converteu o Bitcoin cash para bitcoin. Abs

      Excluir
    2. Tinha 60,96, foi um juro besta que recebi e arredondou para os 61.

      Excluir
  14. Ola VR. Tenho 90 mil reais investidos em NTNBs com vencimento 2023 e taxa de IPCA + 6,1% que estao com agio de +-6%. Seria uma boa vender para realizar o lucro e investir em debentures incetivadas com um vencimento semelhante, como por exemplo da Terminal de Conteiners de Paranaguá que estava ontem com taxa de IPCA + 5,06% (isenta de IR) e vencimento em 2022 ou o risco não compensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu objetivo com o dinheiro.

      Vender, normalmente nao vale a pena, pq você vai pagar IR e o rendimento hoje conta o IR. Abs

      Excluir
    2. Mas com o IR vai sobrar quase 5 mil. Não necessito liquidez. Seria para aproveitar a oportunidade e colocar em outro produto que também é de longo prazo, com taxa semelhante, porém com maior risco.

      Excluir
    3. Não, vai perder um valor razoável na venda + IR. Se quiser coloque $ novo nessa debênture.

      Excluir
    4. Mas considerando o IR ainda sairia ganhando. Entendo que na maioria das situações não valha a pena, mas neste caso estaria trocando por um título privado que seguirá com taxa boa e aproveitaria a boa valorização que ocorreu.

      Excluir
    5. São perfis de risco diferentes anon, uma debênture vai sempre ser mais arriscada que o TD, até pq não tem FGC, logo deve pagar mais, o ruim é que você já sai perdendo vendendo o título e deixando dinheiro na mesa pro governo via IR e spread.

      Excluir
  15. Parabéns VR
    Você poderia por favor dar o passo a passo de como abriu conta no BB Américas? Não estou conseguindo.
    Essa restrição de 3 meses é do BB ou do BB Américas?
    Muito obrigado e parabéns pela conquista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Restrição do BB, quando terminar tudo coloco aqui como foi a via crucis.

      Excluir
  16. Fala VdR!
    Depois dê seu "parecer" nesta discussão...
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2017/10/carteira-viver-de-renda-e-questionada.html
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Respondido Uó, meio sem noção esse cara.

      Excluir
  17. VR, o que você acha de uma carteira composto por 50% RF e 50% RV, sendo:
    20% tesouro SELIC
    20% tesouro IPCA
    10% tesouro pré

    25% PIBB11
    25% IVVB11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocaria uns CDBs pra aproveitar o yield maior e proteção do FGC, fora isso tá excelente.

      Excluir
  18. Pergunta e estranha e sem relação com investimentos. Esse placa de vídeo é para trabalho ou diversão(jogos)?

    ResponderExcluir
  19. a easynvest esta pagando para recomendar ela kkkk
    vai tomar no c.... essa easynvest é um lixo



    vc deve estar de sacanagem,parei de entrar no blog

    se for verdade posta ae a planilha deles com seu saldo kkkk

    se conseguir logar né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem em um comentário um print meu com o saldo do TD, fora isso não tenho problema nenhum com a easynvest.

      Excluir
    2. Use o firefox ao invés do chrome pra entrar.

      Excluir
    3. VR e anônimo autor do post: Ouço muito falarem mal da easynvest também, mas por incrível que pareça eu não tenho nenhum problema com eles (Tenho RF e RV tudo na custódia deles).

      Tenho conta lá desde 2014 e acredito que o VR também é um cliente antigo deles. Chego a pensar que esses problemas só têm afetado novos clientes...

      Excluir
  20. De que adianta ter 4,8 milhões? só pra bater punheta quando a namoradinha tiver com '' dor de cabeça '' ou tiver mestruada?

    Só os 1,8 milhão na mão de um cara malandro já levaria a comer só beldades, eu com 1,8 milhão além de não trabalhar mais ainda teria um rendimento de 12 mil no fim do mês, só comeria cavalas fitness e curtiria festas e viajaria pra locais exóticos.

    Malandro é malandro e mané é mané, pode crer que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você tem quanto R$?

      Nada né?

      Excluir
    2. Volta e meia aparece alguém achando que eu não estou aproveitando a vida, e quase sempre levam pro lado sexual, o que sugere frustração nesse aspecto de quem está comentando. Segundo que quase sempre tem algum erro de cálculo, como a TSR maluca de 8% que o cara propõe. Pra finalizar, é sinal do narcisismo dos nossos tempos em que o sujeito não consegue enxergar que as pessoas podem ser diferentes dele próprio e que nem todo mundo precisa ser que nem ele e ficar comendo puta masculinizada e torrando em festas e viagens pra ser feliz.

      Excluir
    3. Quem vai dar bola pra um panaca que se acha malandro como esse cara...nao sei nem o que ele faz visitando este blog

      Excluir
    4. Anon, as pessoas são diferentes. Vc falar que vai sair e comer todas, blz. Agora, vc querer impor isso para outras pessoas não tem sentido.

      Cada um é cada um. Eu viveria de boa com essa grana, não sairia pegando todas e comendo todo mundo. Não sou mané, por viver desse jeito. É apenas um jeito diferente do seu. Abs

      Excluir
    5. Discípulo do Pobretão, kkkkkkk.

      Excluir
  21. Quais são seus títulos privados?
    tem algumas Debêntures ? qual recomenda hoje?


    qual seu objetivo com os BTC? comprar mais até qual quantidade de BTC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uns R$10.000,00 de Cemig só, não estou totalmente por dentro do mercado mas pelo q vi por alto recomendo Cemig apenas.

      Excluir
  22. Vr, bom dia! Por qual meio (site) vc compra bitcoin p2p? Poderia indicar algum/alguém? Obrigado, Leanderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei em 2014-2015 meus btcs via p2p, não tenho como indicar o contato.

      Excluir
  23. V tem debenture CEMIG (eu tb)...li por ai da possibilidade de calote ou atraso no pgto, que a CEMIG estaria bem mal das pernas...tem preocupação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho viagem total de quem está cogitando a possibilidade de calote por parte da Cemig.

      Excluir
  24. VdR, é minha primeira vez comentando aqui, mas acompanho suas postagens há um bom tempo! Minha dúvida é: vc declara os btc's? Porque vi outra vez vc comentando que comprava p2p, e.comprando p2p é difícil declarar pois vc compromete a outra pessoa! E qnd vc for voltar pra fiat, pensa em fazê-lo via exchange ou p2p tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só declarei a propriedade, nao informei de quem comprei não. Ainda não pensei sobre a venda, mas provavelmente um misto dos dois.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Entendo! Mas já pensou que a receita pode te questionar de onde vc comprou e pedir comprovantes para questionar a cotação que vc comprou? Pois valorizou muito desde então! Também compro das duas formas, e penso em fazer tudo nos conformes, mas me pego nesse impasse de ter que dizer de onde veio a compra e comprometer a pessoa que me vendeu p2p! Saca?
      Obrigado pelo retorno. ABc.

      Excluir
    4. Anon nao vou me preocupar com algo que nem aconteceu, se a receita me questionar vou tentar ao maximo explicar, paciencia.

      Excluir
  25. Grande VR, patrimonio beirando o quinto milhão. Fantástico. Acho que quando comecei a ler esse blog lá em 2013 ainda nem passava dos 3 milhões. Paciência, trabalho, frugalidade, foco e alguma dose de coragem e sorte são a receita para chegar longe. Tô aqui na expectativa de ver a quinta milha chegar e do seu dinheiro chegar na IB para sacramentar mais um passo em relação à liberdade. E nem fale em despesa de obra kkkkkkkkk comprei 15 mil de aço e ferro essa semana já.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Frugal, teve sorte envolvida no negócio mas de nada adiantaria sem paciencia e muito trabalho.

      Sua obra com certeza ja ta mais custosa que a minha rs! Ja to na fase de comprar vaso vietnamita ao invés de aço rs.

      Excluir
  26. Fala VR, o que tem jogado de bom esse PC master race?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Longe de ser master race o PC rs, jogo bastante dota mas to dando um tempo por esses dias, jogando mais xcom 2 e cuphead e tomando coragem pra zerar dark souls.

      Excluir
  27. Caro VR, estou querendo dar uma turbinada no meu portfolio. Qual dos "tilts"voce acha mais efetivo? Tipo Minimum Variance, Risk Parity. Most Diversified, Ivy (Momentum).

    Segue uma analise, mas achei a analise enviesada.

    //seekingalpha.com/article/1710142-the-most-rewarding-portfolio-construction-techniques-an-unbiased-evaluation

    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lembrando que mutios desses tilts nao sao fatores de risco. De longe o fator de risco com maior retorno é momentum, mas é difícil de implementar pq tem um turnover alto.

      Excluir
    2. A ideia eh dar esse tilt com ETFs no exterior. Vc ja viu o "trinity portfolio" do meb faber? Ele tem tilt para momentum. 50% como core portfolio e outra metade com tilt para momentum. Achei interessante.. Qual a sua opiniao ? A parcela do tilt para momentum eh manter a rentabilidade do portfolio e reduzir o max drawdown.

      Abracos

      Excluir
    3. Já, é interessante, mas vai barrar na questão do NRA pra gente. Você já viu exatamente que ETFs comprar e a questão tributária? Momentum é algo bem difícil de capturar e nos últimos anos teve retorno a mais 0, tem esse aspecto psicológico também de ter fé no tilt mesmo após anos sem retorno.

      Excluir
  28. VR,
    Voce tem boa analise e esta longe de ser sardinha pois segue a sua linha, o que é muito positivo. Gosto disso!
    Mas dar all in em ntnb 2050 não tem nada de genial (como alguns postam aqui). Se voce ainda tivesse com ações ou FIIs teria muito possivelmente patrimonio igual ou maior (assumindo que sabe se posicionar em boas empresas o que acredito que voce consegue facilemente escolher boas empresas) e renda passiva igual ou maior (ações boas pagadoras de dividendos e FIIs que pagam ótimo dividendo mensal).
    Isso ocorre porque mesmo tendo pago boa taxa (algo como 7,5% nas ntnb 2050) e pela queda da taxa o valor do titulo subiu, mas as ações subiram igual ou mais. E as açoes tendem a subir mais no longo prazo. Nada é garantido, eu disse TENDEM.
    O grafico abaixo demonstra isso concorda?
    https://www.bastter.com/mercado/tranquilidade-financeira.aspx#mural_socio_820193
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que está...tendem...pra que arriscar se ele já ta garantido? Perder tempo precioso analisando empresa e tredando..nao precisa disso

      Excluir
    2. Anon,

      Concordo que não tem nada de genial não, não fiz as contas esse mês mas com essas últimas altas do Ibov é capaz de sair no 0x0 ou até eu ter uma rentabilidade maior alocado em bolsa e FII, mas você entende que hoje o PL do ibov está maior que o da NTNB? Não vou entrar de novo na discussão ibov x investimento ativo, bastter nada mais é do que uma tentativa de capturar o "quality".

      Fazendo uma conta de padeiro, o ibov estava 47k quando vendi o grosso, hoje está 76,7k, que dá uma rentabilidade de 63%. Eu comprei o grosso das NTNBs a 2300, hoje está a 3484, que dá 51% mais 4 cupons de uns 80 reais cada dá 65%, tirando o IR deve dar +- a mesma coisa, com um perfil de risco bem menor.

      Excluir
  29. A grande diferença sera em 30 anos, onde de fato uma carteira com boas ações se mostra vencedora vs RF.
    Se não fosse assim Buffet, Barsi & cia não investiriam em ações e não chegariam onde chegaram.
    Sim ações tem mais volatilidade, sim voce tem que saber o que está fazendo, sim talvez não seja para todos.
    Mas os resultados no longo prazo são muito maiores vs RF.
    Quem tiver um estudo ok compartilhe mas que seja de 20 anos ou mais para que tenha validade e consistencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buffett e Barsi são pontos totalmente fora da curva, a média dos investidores perde pro IBRX-50.

      Concordo que em 30 anos a bolsa deve ganhar da renda fixa, é o normal no mundo todo, não foi o que aconteceu no Brasil nos últimos 20 anos que a bolsa perdeu pra um simples CDI.

      Excluir
    2. Olá VR, o índice da bolsa bateu o CDI, uma carteira selecionada com boas ações estrupa qlq RF

      Excluir
  30. VR,
    Alguns dizem que a inflação real no longo prazo é diferente do ipca, o que acha disso? Que planos de saude por exemplo aumentam mais, etc...
    Na sua opinião se eu tenho 100% em ntnb 2050, posso gastar todo o cupom para meus gastos? Ou seja, de maneira simples, o cupom seria o retirada segura ou SWR?
    Ou para garantir que o principal se mantenha é melhor gastar metade do cupom e reaplicar metade por exemplo?
    Parece simples mas faz toda a diferença e tenho essa forte duvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que depende da idade que vc terá em 2050. Eu por exemplo, estou com 36 e terei 69, provavelmente com pouco tempo de vida pela frente. Então lá posso começar a corroer o principal, que vai estar praticamente intacto, exceto pelo desconto do IR. Mas sou mto leigo, tb gostaria de saber a opinião do VR.

      Excluir
    2. Com certeza a inflação de cada um é diferente do IPCA, podendo ser a maior ou menor, meu plano de saúde e conselho aumentaram absurdo, o condomínio teve 0%, supermercado pra mim diminuiu, etc.

      Exato, seria gastar o cupom e manter o principal + inflação, não precisa reaplicar pois o principal é corrigido pela inflação.

      O desconto do IR como o anon 20:20 falou vai poder ser absorvido pois até lá já terei quase 70 anos como ele bem falou e vou poder ir consumindo o principal se quiser.

      Excluir
    3. Lembrando que o valor do cupom também é incluído no ato da compra na NTN-B. Ou seja, você também paga por ele. Por exemplo, a grosso modo, se vc compra uma quantidade X de NTN_B com cupom e a mesma quantidade sem cupom do mesmo vencimento e taxa, hipoteticamente, o valor da primeira será maior. É um papel mais caro pois vc pagando os 6% de cupom descontado pela taxa que adquiriu o papel. Ou seja, gastar o cupom, vc retira o rendimento e parte do principal APLICADO, diminuído parte do mesmo, apesar de manter principal do PAPEL. O que eu quero dizer é que vc não retira somente o rendimento, retira também parte do valor de compra da NTN-B

      Excluir
  31. Sentindo falta daqueles textos com uma porrada de dicas.. Mas, sempre bom acompanhar sua evolução patrimonial mesmo sem aquele detalhamento...Quais os custos de abrir e manter essa conta do BBamericas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Custos pra abrir 0, pra manter é $15 por mês a não ser que tenha $10k na conta.

      Excluir
    2. Você paga os $15 ou deixou os $10k lá? Há remuneração desses $10k?

      Excluir
  32. Você pensa em sair do Brasil? Tenho pensado muito nisso, mas estou com uma série de dúvidas sobre como ficariam as minhas posições financeiras no BR. Tenho lido que ao declarar a "saída definitiva" todas as suas contas têm que ser fechadas e todos os investimentos liquidados (inclusive TD)... Sabe algo sobre isso? Pensei em passar uns três anos fora apenas estudando o que gosto e trabalhando para pagar apenas as contas de lá (não quero tirar do que já tenho), enquanto os investimentos aqui crescem sozinhos para quando eu voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não precisa liquidar nada não, mas confesso que não sou especialista no assunto. Não penso em sair do Brasil.

      Excluir
    2. Boa tarde!
      Estou saindo do país e já passei por todas estas questões. Se quiser me manda um email no perlegal@gmail.com. Parte do que vc falou é verdade. Abraços

      Excluir
  33. Fala VR

    Onde você trabalha?
    Qual teu salário?

    ResponderExcluir
  34. Olá VDR!
    Sobre a discussão acima de retiradas e de Tsr pq não seguir planilhas como do clube dos poupadores? http://www.clubedospoupadores.com/simulador-independencia-financeira
    Acredito que nossa realidade e diferente e nossa tsr e maior que 4%, sendo que não vejo sentido em acumular o patrimônio para independência e não consumir o principal.
    O que pensa disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tabela pouco tem a ver com TSR. Sim, consumir o principal faz parte, o problema é que você vai precisar de uma "gordura" pois não sabe quando vai morrer. A TSR é algo variável a depender de quando você se aposenta. Se aposentar em 2002 p.ex. foi bem diferente de se aposentar em 2007.

      Excluir
    2. Eu utilizo esta tabela do clube dos poupadores estimando que viverei até os cem anos e com juros reais de 0,1% ao mês, já que invisto apenas em renda fixa. Desta forma o valor das retiradas mensais seria equivalente a uma TSR de aproximadamente 2,2%. VDR, eu não entendi porque você considera que esta tabela do clube dos poupadores não tem nada a ver com a TSR. Você acha que minhas estimativas de juros reais estão coerentes com o que pode acontecer no futuro?

      Excluir
    3. Acho sua estimativa conservadora demais. Ninguém tira X% certinho por mês, o mais próximo disso é a NTNB, o maior risco da aposentadoria é RSR (risco da sequencia de retorno), algo ignorado por essa tabela, etc.

      Excluir
    4. Justamente devido a incerteza sobre as taxas de juros reais no futuro e devido ao RSR, eu estimei a taxa real conservadora de 0,1% ao mês para minimizar os meus riscos. Infelizmente não posso dar all in em NTNB como você fez,senão o faria.

      Excluir
    5. Ainda assim, você vai deixar muito dinheiro na mesa, prever 1,2% a.a. de juro real é muito conservador.

      Excluir
    6. VDR, qual taxa real você estimaria? de antemão, muito obrigado por sua atenção!

      Excluir
  35. Fala VdR, tranquilo?
    Tenho dúvidas:
    1. vc calcula a rentabilidade do seu portfólio líquida ou bruta?
    tipo a planilha de cotas do adp eu coloco o líquido, pois invisto mais em RF, acha certo?
    2. Já leu o ebook alocação de ativos do HC? Acha a melhor estratégia?
    3. Quando começou sua vida de investidor separa os objetivos por carteiras? Tipo: a carteira de IF, a carteira de objetivos (tipo casa, carro, eletrônicos, viagens) a carteira de reserva de emergência? ou era tudo junto?

    Grato se puder me esclarecer... abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- parei de calcular rentabilidade, mas era liquida.
      2- nao
      3- só tinha uma carteira, ano passado que montei uma reserva de emergencia e numa ntnb pra troca do carro, ambos nao fazem parte do portfolio.

      Excluir
    2. VdR, perguntei pq ainda tô no início da caminhada, mas to separando os aportes pra IF em 3k, e tenho mais alguns aportes para comprar uma casa em 10 anos, carro em alguns meses, viagem pro exterior e reserva de emergência, sem contar na grana que deixo em stand-by pra aproveitar as oportunidades em BTC. Então, digamos, eu tenho várias carteiras? o Correto seria me ater a rentabilidade apenas da carteira de IF (já que os outros objetivos são valores que eu vou tirar antes da IF), ou calcular a carteira como um todo, tenho essa ETERNA DÚVIDA comigo. O que vc aconselharia?

      Grato se puder responder, parceiro.
      Grande Abraço.

      Excluir
  36. Viver de renda, falei com vc pelo blog estes dias sobre alguns fundos europeus. Não entendi pq vc quer enviar o dinheiro pelo BB. Vc pode enviar por qualquer banco, como o daycoval, que envia tudo que estiver no seu Imposto de Renda. Não importa se vc tem ou não conta lá. POr que vc não faz isto?
    Abraços

    ResponderExcluir
  37. Caro VR, referente a sua espera de 3 meses no BB Brasil para enviar remessa para o BB Americas, tambem é valido para remessas feitas pelo internet banking com valores de ate 3K USD ? Estou tambem aguardando a minha conta do BB Americas...

    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara 3k manda em dois dias pelo transferwise....

      Excluir
    2. Sim, também é válida, dá erro quando tento fazer pelo internet banking.

      Excluir
    3. Transferi sem nenhum contra-tempo. Conta aberta no BB à vários anos (digital sem tarifa depois que descobri que era possivel).

      Excluir
    4. Estou com o mesmo problema de conta com menos de 3 meses para transferir para o BB americas. Recebi hoje o aviso de abertura da conta no BB americas e tenho 30 dias para enviar o recurso, mas preciso esperar mais 2 meses para enviar. Problema do ovo ou a galinha...

      Excluir
  38. VR,
    1. Se hoje voce fosse começar novamente, considerando o Mercado hoje, voce investiria em ntnb 2050 com taxa atual de 5,1% ou colocaria em TD selic esperando uma taxa melhor em ntnb 2050?
    2. Acima de qual taxa voce aportaria em ntnb 2050?
    3. Ou voce iria para outros ativos? Quais?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por um lado praticamente não se encontra no mundo título soberano pagando 5%+inflação, por outro lado a perspectiva dessa dívida atrapalhar o país daqui uns anos é bem alta, então eu provavelmente diversificaria e teria os dois.

      Excluir
  39. Oi VdR,

    Recebi ontem a noticia de que o Governo está emitindo (e, ao que parece recomprando) títulos em dólar. Alguns chegam a dar 12% a.a em doletas, o que parece algo fantástico. Dito isto, pergunto, você acha que é uma boa ou há algum pulo do gato aí?

    Forte abraço,

    Quase investidor.

    http://www.fazenda.gov.br/noticias/2017/outubro/tesouro-anuncia-mandato-para-operacao-de-gerenciamento-de-passivos-externo-denominado-em-dolares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvo engano esses títulos pagando 12% são antigos, os novos tão saindo a 5-6% a.a. em dólar.

      Excluir
  40. O negócio é aumentar os aportes. Pra quem está começando taxa não deve ser a maior preocupação.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "problema" é que tenho quase 500k parados nos EUA, então a taxa influencia muito neste caso. Quero movimentar essa grana, mas diferentemente do VdR, acho que uma estrtutura de offshore pode compensar para mim. Meu maior receio são os custos de abertura e de manutanção.

      Excluir
    2. Tudo depende do tamanho do portfólio. Pra quem está começando taxa é quase irrelevante, a partir dos 300-500k taxa já é bem razoável, a partir dos 2mi aporte vale pouco, no meu caso os aportes já são quase irrelevantes.

      Excluir
    3. E, quando digo 500k, é em USD, então a taxa influencia bem...

      Excluir
  41. Fala ae VR

    me tire umas dúvidas da sua planilha! é sempre atualizada?

    Conselho 60,00 qual é esse gasto? o que é esse conselho?

    Lazer 400,00,coloca tudo que compra na rua? restaurante? roupas,etc,etc?

    presentes é para outros? ou para vc mesmo?

    onde coloca TV? não tem TV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre atualizada. Conselho profissional. Lazer é gasto com lazer em geral, restaurante, jogos, entrada em algum show, etc.
      Presentes sempre pros outros. Tenho netflix que um parente meu paga e é tão mixaria que fica por isso mesmo.

      Excluir
  42. Já participo de alguma piramide?

    o que tu acha dessa piramide MMM BRASIL to afim de testar ela kkkk

    o sistema parece estar aumentando muito no BRASIL e em todo o mundo

    um amigo coloco uma grana lá eu entrei na casa dele e realmente pagou,mas é foda,pq pode daqui a 3,4 meses sumir o site e perder tudo kkkk,estou com receio de entrar

    tem como saber se uma piramide esta perto do colapso,ou até alguns dias antes de sumir,o sistema fica perfeito,pagando!!!!

    ResponderExcluir
  43. Você preferia ter um Kadett 95/96 bem conservado ou um carro como gol ou celta antigos? O gol bola ou o celta duas portas.

    Eu prefiro o Kadett, mesmo gastando mais, por ser 1.8 ou 2.0.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, tenho um kadett igual a esse 1.8, ano 95/96. Faz +ou- 8 anos que tenho esse carro. Ele é um ótimo carro...
      Optei por ter um carro menos visado e com baixo custo de manutenção. Pra quem ganha pouco e quer juntar dinheiro tem que andar de carro velho...

      Pretendo continuar com ele até atingir a meta de um milhão. As pessoas não entendem ao me ver andando de carro velho. Não é fácil, mas sigo firme nos objetivos buscando a tranquilidade financeira.

      Abraço ao VR e Parabéns pelo blog.

      Excluir
  44. VR. Sou fã de seu blog e sigo suas dicas. Obrigado.
    Agora, BB americas é burocrático, acho q o BB nao faz muita questão da abertura de conta fora. Faço transferencia via remessa online direto p IB e mantenho uma conta no BA. Mantenho ela com isenção de taxas com 1,5k. Acho muito mais barato e fácil. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Como você abriu a conta no BA? Imagino que só indo nos EUA.

      Excluir
    4. Isto. Abri em 30minutos.

      Excluir
  45. Olá , VR , m estou fechando mais US250k e assim completo 1,1 mi em dólar nos EUA, estou isento de qqr tarifa pois atingi 1 mi de dólares , abri a offshore tudo legalizado e está valendo muito a pena nos últimos 6 meses performance foi excelente , meu objetivo é 5 % em dólar já q a inflação lá é irrisória ! Mantive 44 mi de reais no Brasil tudo lci, lca , tesouro e fundinhos picados em 4 grandes bancos ! Avalie safra National bank Ny , são rápidos e eficientes sem essa lenga lenga em 4 dias ou 3 às vezes tá feita a transferência !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais os custos reais que você teve com offshore? Sede em que país? Com 44 mi + 1 mi dólares realmente ter offshore faz todo o sentido.

      Excluir
    2. Boa-noite
      Abertura 1000 dólares
      Anual 600 dólares
      Mais nada
      Virgin islands
      Os ganhos valem a pena e reserva em dólares é mais segurança e menos pensando em rentabilidade pois conf já falado muitas e muitas vezes o Brasil não tem pra ninguém qdo se fala em juros , muita gente fala mas aqui a inflação etc etc mas não se esqueçam a inflação atinge diferentemente as pessoas e quando maior o patrimônio menos exposto !

      Excluir
    3. surfista, teria como passar o contato da empresa/escritório que te auxiliou a abrir a offshore? as que eu cotei pediam 3.000 para abrir e mais uns 1200 por ano de manutenção, o que me desanimou. Eu teria uns 500k para abrir a offshore, então teria de ser com custo baixo.

      Excluir
    4. Surfista, qual a plataforma pra compra de ações/etfs? Qual o banco utilizado?

      Excluir
    5. Tudo feito via private safra brasil ! Eles abrem no safra national bank ny que é outro banco.

      Excluir
  46. Caro VR

    Você deve ter visto que a deliciosa da Marina Rui Barbosa é estrela do novo ZenFone 4 (asus)

    Pergunto: Você preferiria ter a oportunidade de um fim de semana de sexo intenso com ela (todos seus desejos liberados, até beijo grego) ou ganhar um novo zenfone todo ano?

    No primeiro caso, você não poderia contar pra ninguém. No segundo, não poderia vender o aparelho.

    ResponderExcluir
  47. Olá fera,poderia me ajudar!!!!

    Tenho uns 8 BCC a maioria comprei +- por 200 dolares,se vender agora vou ter lucro,mas,achei que ia chegar nos 500 para vender,vale a pena vender agora até dia 24 umas 4 e deixar umas 4 para ver o que vai dar no futuro?ou venderia tudo até dia 24 para poder ganhar alguma coisa com o fork? ou vc acha que depois do fork é bem provavel o BCC desvalorizar mais ainda!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BCC Fork? Onde vc viu isso? Eu só conheço BTC fork (q ja ocorreu)

      Excluir
    2. vai ter mais um fork ou 2 ????

      tb ñ sei o que falo com esses BCC

      melhor vender agora? trocar por BTC?

      Excluir
    3. Vai ter um fork do 2x agora em novembro. Manter em cold wallet e ficar com os dois tokens.

      Excluir
    4. Qual carteira usa e recomenda deixar os BTC?

      que isso de 2 tokens? que é token?

      Excluir
    5. Uso paper wallet, procure dar uma estudada sobre btc, tem muito material na net.

      Excluir
  48. VR, vejo que sempre fala em abrir conta nos EUA. Não pensou na Europa? Recentemente abri uma conta num banco em Portugal sem sair de casa num processo pioneiro via videoconferência. Baixei o aplicativo do banco no celular, cadastrei meus dados, fiz up-load dos documentos e realizei uma entrevista por vídeo conferência. No dia seguinte a conta estava aberta. Fiz uma transferência da minha conta do Itau (paguei uma nota!) para testar se estava tudo OK. Mandei 500 euros e no dia seguinte a grana entrou. Uma amiga do trabalho, que já tinha conta em Portugal, também fez uma transferência e tudo certo. Ou seja, agora é só mandar o recurso e buscar investimentos. Simples e rápido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. > (paguei uma nota!)

      esse é o problema anon. De nada adianta enviar pra lá perdendo 5-10% do capital com tarifas, a idéia é fazer isso de uma forma mais barata. Como Bogle sabiamente diz, costs matter.

      Excluir
  49. Oi, VR!
    Poderia explicar o passo a passo para abrir essa conta do BB Américas? Que tipo de conta tem que ter previamente no BB? EU tenho apenas uma conta de "serviços essenciais" que nunca uso, mantenho para receber uma vez no ano algum valor perdido.

    ResponderExcluir
  50. VR, tudo bem?

    Tem algum outro tipo de cold wallet que você recomenda sem ser a paper wallet criada através de um PC que se manterá para sempre offline?

    Existe alguma maneira realmente segura de criar uma paper wallet por um PC que é utilizado normalmente para navegar na web?

    Também estou avaliando adquirir alguma hardware wallet (Trezor ouLedge Nano S). O único empecilho é o custo alto destes dispositivos. No entanto, a longo prazo, penso que seja uma boa alternativa: muito prático, seguro e dá pra armazenar as principais criptomoedas existentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é fazer no PC que vai ficar sempre offline mesmo, fora isso é fazer um LiveCD com o Bit Key (https://bitkey.io/), aí dá pra fazer num pc até mesmo sem hd, e como nada fica gravado você pode usar o pc normalmente depois.

      Pra mim aqui no Brasil não vale a pena usar um Trezor já que uma paper dá pra fazer tranquilo pelo PC Offline ou pelo bitkey mesmo pelo custo dessas wallets.

      Excluir
    2. Olá VR,

      Obrigado pelo retorno.
      Olhei o procedimento do bitkey e é realmente interessante e seguro.
      No entanto, como pretendo adquirir outras coins, teria que criar outras paper wallets pra cada uma delas...
      Acabei decidindo pela compra do Ledger Nano S. Sei que o custo é alto, mas vou me sentir mais seguro usando esta hardware wallet pra armazenar outras coins... vi que muita gente "grande" no meio das altcoins utiliza e recomenda harware wallets... excelentes reviews no bitcointalk e no Tech Crunch... enfim, é um custo alto, mas acho que vai valer a pena

      Excluir
    3. Ter tranquilidade psicológica é fundamental. Boa compra!

      Excluir
  51. Esta comprando mais BTC? ou parou nos 60 ?

    acha que vai ficar em qual valor no final do ano fera? bom comprar agora tipo uns 10K?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parei nos 61. Só devo aumentar se receber algum airdrop de alguma altcoin ou coisa do tipo.

      Nem eu nem ninguém tem idéia do valor que vai chegar ao final do ano e por isso não dá pra fazer qualquer tipo de indicação de compra/venda.

      Excluir
    2. Passando pra lembrá-lo do Ripple (XRP). Valor atual: U$ 0,25. Mais de 100 instituições financeiras utilizando o RippleNet. Link:

      https://ripple.com/insights/ripplenet-grows-to-over-100-financial-institutions/

      Excluir
    3. Ripple: lixo atômico centralizado que sequer pode ser chamado de criptomoeda, sinceramente. Fiquem longe, rapazes.

      Excluir
  52. Usa a Electrum ? para passar as chaves privadas para a nova moeda,tem que mandar os BTC para onde?

    como que tu vai fazer? sabe o horario dessa parada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixo na paper, a chave vai ser a mesma, apenas numa chain diferente. Vou fazer nada, deve ser lá pro dia 15/11.

      Excluir
  53. Fala fera!!!!

    Fala a real pq parou de comprar BTC? tanta gente falando que vai dobrar etc etc,tem nego vendendo carro,moto,tirando todo dinheiro da poupança,CDB para comprar bitcoin acha que esta perto de chegar ao colapso? todo mundo sabe que é piramide,mas parece que esta ainda nem na metade,mas vc tem medo de comprar mais? e a piramide começar a cair?

    um exemplo é o BCC,começo valendo quase 1000 doletas,e agora deve nem chegar a 100 doletas,tah mais que provado que isso é piramide,e como toda piramide,um dia vai entrar em colapso,qdo vc começar a vender seus BTC vai colocar no blog? avise antes de vender,vai ajudar a galera kkkk


    a verdade é que eu to doido para comprar mais uns 10 kkkk mas tb to doido para vender uns 20 kkkk ,pq to vendo que qdo começar a cair vai fuder pior que o BCC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI

      qual a melhor maneiro de dividir um Portfólio? sempre atualizar?

      por exemplo eu escolho ter 20% de BTC

      20% ação

      60% titulos privados,e públicos


      se o BTC agora vale quase 50% do Portfólio

      35% ação

      15% é titulos privados,e públicos

      o dinheiro foi sempre o mesmo investido,pórem rendimentos diferentes é melhor dividir novamente ao plano original? ou deixa como está

      Excluir
    2. Se você volta ao % original, então você está fazendo alocação de recursos, o que em teoria é melhor. Você venderia caro e compraria barato.

      Excluir
    3. Complementando: trocar de plano em termos de % é sempre mais arriscado!

      Excluir
    4. Se você acha que bitcoin é pirâmide você não entende nada sobre a moeda.

      Excluir
  54. Eu tenho quase certeza que é piramide

    melhor eu tenho certeza que é piramide,mas acho que esta loooooje do fim huehueheuheue

    dúvida mesmo se compro ou vendo, qdo sera o colapso huehue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas para identificar se algo é pirâmide:

      1- Promete retornos "garantidos", tipicamente bem acima do mercado? (BTC: não)

      2- Seu retorno/resultado depende sobretudo de quantas pessoas você atrai para o investimento? (BTC: não)

      Pirâmide é INSS e dívida soberana na Banânia.

      Excluir
  55. VR esta vendendo BTC?

    isso esta tenso,colapso deve estar perto mesmo,piramide vai cair

    se tivesse no meio ainda da piramide ele ia comprar mais,estranho isso neguinho vai se matar em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pirâmide perto de acabar? Colapso?
      Pare de descrever os sistemas de pensão /aposentadoria e as dívidas soberanas ao redor do mundo, anônimo.

      Excluir
  56. Olá Boa noite!
    Resolvi baixar a carteira da eletron,mas estou com dúvidas!

    1 Ela é obrigada a ficar instalada no computador? diferente da eletron BCC pq?
    2 Two factor authentication é somente qdo enviar os BTC? para entrar ñ pede ?
    3Trusted coin qq é isso? paga qto por transação? pay every melhor deixar 10 ou 100
    4 Ela é realmente segura ou me indicaria alguma outra para usar?
    5 A chave privda é enorme pq? tem que copiar tudo aquilo ?
    6 se sair o BTC gold é melhor criar outra carteira,antes de passar a chave privada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amigo...caso queira ajuda e confie, deixe seu número de celular para que eu o ajude ou coloque num grupo para ajuda a novatos no BTC.

      Excluir
    2. Anon leia sobre paper wallet, é mais segura que qualquer carteira online.

      Excluir
  57. Eu lendo com sono:
    primeira linha: Depreciação eu li depilação. kkkk

    ResponderExcluir
  58. Recentemente, uma das maneiras que vislumbrei para sacar os bitcoins sem chamar muita atenção, seria contratando um consórcio que possua taxas menores que o imposto de renda. Você pode contratar uma carta no valor que te interessa e ir fazendo aportes de 30k por mês.

    ResponderExcluir
  59. Fala Chefe,

    Tenho 550k na minha mão. Não quero trabalhar mais. Sou solteiro e não tenho filhos. Tenho casa própria aqui em SP. Minha carteira está dividida em fundos multimercados, LCA e fundos de renda fixa. Meu custo de vida mensal é de 2.5k. Quase tudo com cerveja e maconha.Sou feliz assim. Esqueci o que ia te perguntar, mas tá bom. Abraços

    ResponderExcluir