sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Atualização Mensal: Dezembro 2018: R$6.059.283,24

Mais um ano que chega ao seu fim. De minha parte, sem reclamações. Bitcoin caiu bastante, por outro lado já tenho + de 10% do meu portfólio dolarizado e imune ao risco Brasil e dei uma melhorada em minha saúde. Trabalho está OK e tudo muito bem no meu relacionamento. Segue a tabela de sempre:



Em fevereiro terei vencimento de alguns CDBs que irão integralmente para o exterior. Estou pensando em fazer um experimento em fevereiro: quando receber os juros do TD colocar tudo na minha conta corrente e tentar viver por 6 meses exclusivamente do cupom. 100% do salário irá pro exterior. Passados os 6 meses poderei dizer na prática que vivi de renda, e terei experimentado financeiramente o que será minha rotina quando aposentar!

Metas pra 2019:


  • Fazer 2 viagens, uma internacional e outra nacional
  • Emagrecer um pouco, tenho exagerado nas guloseimas (já perdi 3kg)
  • Finalizar a decoração do apartamento (falta pouco)
  • Gastar mais
Como podem ver, 2019 tem tudo para ser um ano bem light pra mim, com saúde, relacionamento estável, dinheiro sobrando e tempo livre pra fazer o que quiser!

50 comentários:

  1. Muito bom. Um dia chego lá. Tem planos de diminuir a sua porcentagem do portfólio em bitcoin?

    ResponderExcluir
  2. No exterior tem aportado em ETFs sediados na Irlanda certo? Em quais pretende aportar durante o ano de 2019? Vai dar prioridade para a RF no exterior esse ano? Ou vai comprar os etfs de RV também? Qual proporção rf/rv? Tem algum palpite sobre quando será o novo bear market de verdade no S&P 500?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mesmos que estou aportando atualmente: EIMI, IWMO, IWVL, MVOL, IWQU, pra renda fixa LQDA. 80% RV 20% RF. Não tenho a mínima idéia pra onde o mercado vai!

      Excluir
  3. Sobre emagrecer, este blog está mudando a minha vida:
    http://www.lowcarb-paleo.com.br
    Carboidratos matam. 2 semanas sem, 3kg a menos, melhor sono, mais disposição, só falta mais dinheiro.
    Obrigado pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega, deixa de ser modinha.
      Carbo mata tanto quanto proteína ou cerveja em excesso.

      Excluir
    2. Deixa ele. O colega está na fase que todo mundo passa ou já passou, achando que carboidrato é vilão. Quando começar a estudar mais, muda de opinião. Pelo visto não deve nem saber a diferença entre carbo simples e complexo.

      Excluir
    3. Meus caros, não levem para o extremo.
      O 'matam' é só força de expressão.
      Tudo é equilíbrio. (*cerveja é carbo)
      Só me convenci que carbo é, sim, o vilão. Complexos em quantidades não elevadas ok.
      Sem problemas mudar de opinião se for convencido, só citar as fontes pra eu estudar!
      Grande abraço!

      Excluir
    4. "Carbo simples e complexo" kkkkkkkkkkkkk puta lorota, isso não existe.

      Excluir
  4. Acho curioso como descobri o caminho da independência financeira pelo seu blog e nesse meio tempo já deu pra eu trabalhar, juntar dinheiro, tentar copiar sua estratégia de investimento em Tesouro com Cupons (coisa q não deu muito certo), mudar de estratégia, ver vc sumir por um tempo (achei que tinha se aposentado), trabalhar mais um pouco... e agora faltando um dia para eu largar meu emprego e viver de renda vc continua firme e forte trabalhando mesmo tendo acumulado um patrimônio muito maior que o meu. Respeito sua decisão mas a não ser que vc seja um fanático pelo seu trabalho nunca irei entender!rs

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o seu trabalho é estressante e estava te matando, o do VdR deve ser mamão com açúcar.

      Excluir
    2. KKK eu estou indo pelo mesmo caminho... a proposito seu blog é muito legal, nunca comentei pq fico com preguiça de me cadastrar na parada lá. Vem pro blogspot !

      Excluir
    3. Rodrigão, queria ver a cara do VdR vendo vc chamar o trabalho dele de "mamão com açúcar"...rs Acho que todos nós achamos o nosso trabalho mais estressante, difícil e mal remunerado!rs

      Vagabundo, valeu pelo elogio e vou responder com oq escrevi no FAQ do meu blog:

      12- Não seria melhor hospedar seu blog em outra plataforma?

      Provavelmente, infelizmente comecei com o pé esquerdo utilizando a plataforma Wix e agora apesar de já ter tentado várias vezes migrar para outra plataforma não obtive sucesso, os aplicativos que fazem a importação simplesmente não conseguem migrar tudo da Wix para o Blogger por exemplo. O pior é que quanto mais conteúdo divulgo no atual blog mais preguiça terei de migrar tudo para outra plataforma, se algum dia aparecer uma solução prática ou alguém com boa vontade de fazer o serviço de graça com certeza irei migrar para uma plataforma mais amigável para os leitores.

      Sr.IF
      www.srif365.com

      Excluir
    4. Sr IF, apenas copia e cola os textos. O mais importante no seu blog sao os textos, depois e em paz vc add as figuras. Vc consegue ir pro blogspot em menos de um dia. Abraço!

      Excluir
    5. Sr IF,

      Estou acompanhando de perto sua jornada. Acho meu trabalho estressante, difícil e bem remunerado, mas não no nível de estresse e dano físico que você estava. Espero que dê tudo certo em Bali!

      Excluir
  5. Nano a menos de 1 dólar, tomara que caia mais. É pra meter a mão mesmo.

    As baleias acumulam moedas na baixa e lucram na alta.

    ResponderExcluir
  6. Viver de renda, meu caso é o seguinte: Tem uma garota de SP que disse que gosta de mim, porém sou do PR. Ela é bem rica e tal, não curte baladas, é calma, bem igual a mim, claro, exceto na riqueza.

    Nem dá pra me comparar com ela, é comparar um gol com uma ferrari.

    Devo tomar ela como parâmetro pra encontrar uma garota assim na minha cidade? Porém moro em cidade de 40 mil habitantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Supondo que não esteja trollando, se você já achou uma mulher interessante que está atraída por você, por que a está trocando por uma outra de mesmo perfil que ainda nem sabe se existe na sua cidade de apenas 40mil habitantes?

      Excluir
    2. O problema é a distância. Como que vou namorar uma garota de outro estado?

      Excluir
    3. Você está fazendo a pergunta errada.

      Excluir
  7. Deveria ter vendido bitcoins em 2017, depois recomprava na baixa que é muito provável que caia pra 1.500 dólares e se ainda tiver força pra cair vai buscar os 500 dólares.

    Quando o olho é maior que a barriga é foda. Agora vai vender nesse preço!

    Que palhaçada em. Mesmo caso da Nano com o Jovem de sucesso...O animal tinha quase 400 mil de lucro e não vendeu...Ta ai agora, com 50 mil de patrimônio...Sendo que investiu 70 na Nano!

    Mas é brincadeira mesmo. Vocês tem que apanhar.

    ResponderExcluir
  8. Grande VR, voando em céu de brigadeiro.
    Me lembro quando cheguei aqui, não tinha quase nada fora a minha profissão pra trabalhar, li boa parte do blog, somei, contas, calculadora demais e sacramentei: são 8 anos de trabalho duro pra mim. Já se passaram 6, faltam mais dois ou três e aí sim também estarei fora de órbita!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Que delícia VDR, seu blog, como muitos aqui comentaram, foi inspiração para eu buscar a IF também. Nesse meio tempo, trabalhei bastante, acumulei, fiz meu próprio blog e agora estou esperando a massa do bolo crescer para chegar no seu patamar. Bem que eu queria com 6M na conta ainda estar trabalhando e fazendo testes para saber se vou conseguir viver de renda, como você fará. A realidade é que acho que até lá vou ter ainda mais certeza que viver sem trabalhar é muito melhor! rs.
    Poste mais, você faz falta!
    Abs,
    IFM

    ResponderExcluir
  10. Bacana, boas metas com dinheiro e tempo de sobra para aproveitar, o que mais se pode querer hein ! Saúde claro.
    Estamos juntos com 100% dos aportes fora
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse AA40 é o maior velho turrão que fica soltando a baiana quando discordam da opinião dele. Veja o penúltimo post dele onde dá xilique igual uma adolescente de 15 anos porque os "anoms" querem "testar" a paciência dele, é mole ?

      Excluir
    2. hahaha velho eu? vou concordar com vc pq vc está testando minha paciencia. Estou colecionando haters por algum motivo, tlvz meus textos mexem com vc!

      Excluir
  11. Leio seu blog desde 2009 mas eu era adolescente ainda... hoje em dia, voce continua sendo exemplo de resiliência. Meus parabéns! Muitos se inspiram em você! =D

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana o post Viver de Renda, você já atingiu a IF, espero que esteja trabalhando porque goste mesmo.

    Apenas um adendo, não deixe apenas o dinheiro na conta corrente, jogue na poupança e deixe o resgate automático ativo, esse post explica como fazer no BB (http://pobrejapa.blogspot.com/2016/03/vivendo-com-conta-corrente-zerada.html). Não vai render horrores, mas numa proporção dessas de 50k já vai render um pouco.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso o Itau e o fundo automático deles é praticamente a mesma coisa que nada.

      Excluir
    2. Olá VDR
      Itauvest (não é o básico da conta corrente) paga 92% do CDI, apesar de não ser grande coisa deixo o rescurso nesse fundo e ele resgata toda a noite para cobrir a conta corrente. Uso desde de fevereiro de 2017 quando virei Fire e confesso que pscologicamente me ajuda a não ficar resgatando sempre, alimento ele de 4 em 4 meses.
      abs e parabéns pelo excelente site

      Excluir
    3. Pivot,

      Verifiquei aqui e o Itauvest é apenas pra clientes Personalité, não está disponível pra clientes com Iconta.

      Abs.,

      Excluir
  13. VR,
    Já li e reli algumas vezes o blog em busca do momento em que você compra o apartamento e não encontrei. Você preferiu deixar essa parte de fora ou eu que tô cego mesmo?

    ResponderExcluir
  14. Amigos, uma pergunta para um momento infeliz: como planejar a sucessão com menor incidência de tributos? Fazer previdência privada com os beneficiários? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abrir uma empresa offshore e colocar os filhos como sócios. Vc morre, eles ficam, apenas se redistribui as cotas, ninguém paga imposto. Recomendo que estude o assunto. Abraço!

      Excluir
    2. Oi Frugal Simple!
      E como você transfere o patrimônio (aplicações, imóveis etc.) para a empresa offshore?
      Um abraço!

      Excluir
    3. Caio, primeiro vc resgata as aplicações e deixa aqui na sua conta corrente, depois vc faz uma wire transfer para a conta bancária da sua empresa offshore, dessa conta bancária vc transfere novamente os valores para a conta da corretora da sua empresa offshore, e de lá vc compra os ativos que quiser nos mercados financeiros.

      Para transferir os imóveis, vc vai ter que abrir um CNPJ brasileiro da sua offshore e colocar tudo no nome dela, mas no cnpj brasileiro. Tipo a sua empresa SOLAR SYSTEMS LLC (offshore) vai ser dona de 100% do capital da SOLAR SYSTEMS LTDA (regitrada no Brasil) e assim vc registra os imóveis no Brasil no nome da Solar Systems ltda.

      Abraço!

      Excluir
  15. Legal que você voltou a postar, VR!

    Seu blog foi o primeiro da blogosfera que eu de fato acompanhei e li bastante. Parabéns pelo patrimônio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem outro blog estilo esse que vc acompanha? Queria um que estivesse mais no começo.
      Obrigada.

      Excluir
  16. VdR,
    você viu que o BB vai cobrar 2% adicionalmente ao spread para o envio de US$ para o BBAmericas? Com isso fica inviável mandar por eles. Que lixo de banco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifiquei que já estão cobrando. Inviabilizou totalmente, irei fazer um post a respeito.

      Excluir
  17. Tu namorada sabe do teu blog?

    ResponderExcluir
  18. VR quais corretoras vc usa pra comprar ações e fundos nos EUA como não residente?

    ResponderExcluir
  19. VR quais corretoras vc usa nos EUA para não-residentes?

    ResponderExcluir
  20. VR, leio seu blog há pelo menos 2 anos. Eu já estudava finanças e investimentos há mais tempo, mas você foi uma inspiração para que eu buscasse mais conhecimentos além da parca literatura financeira em português. Ontem mesmo comecei meu próprio blog, e tentarei seguir seu estilo, dando um viés mais técnico:
    https://magoeconomista.blogspot.com/
    Ainda não tem muita coisa, mas já tenho uns artigos sobre os modelos de Fama e French começando a tomar forma na minha cabeça, e também pelo menos um sobre Black-Scholes. Quando puder, faça uma visita ao meu blog. Me sentirei honrado com sua presença.
    Forte Abraço e parabéns por sua disciplina e paciência.

    ResponderExcluir
  21. VR, esse blog abaixo copiou teu artigo de 2009 e nem te citou:

    https://janusinvestimentos.com/ideias-rapidas/tsr-taxa-segura-de-retirada-parte-1/#comment-20132

    ResponderExcluir
  22. Legal quem sabe um dia chego lá vou ganhar dinheiro só de renda passiva aí vou viajar

    ResponderExcluir