quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atualização Mensal: Maio 2012

Já está ficando chato começar a atualização mensal da mesma forma, mas ultimamente minha vida financeira, para o bem ou para o mal, tem sido um verdadeiro marasmo. Com minha receita comprometida desde final de janeiro, meu aporte mais uma vez foi, adivinhem, zero.

Como fizeram questão de bater no cachorro morto do Ibov esse mês, o prejuízo mensal chegou a ~R$19.000,00, ou -3,1%. Um nabo grosso de toda forma, mas até certo ponto lubrificado pela costumeira e bem-vinda diversificação. Imaginem se eu estivesse com um portfolio 100% BOVA11 e perdendo R$65.000,00 no mês... é muito difícil ser corajoso com um portfolio que representa 10 anos de suor e sangue!

Valores:


LV lixo, SMV ruim, Imóveis decolando e renda fixa caminhando e apreciando a paisagem. Notem a ABSURDA overperformance do portfolio SMV com relação ao benchmark SMLL, mais de 7% de diferença em apenas 1 mês! O nome disso chama-se CONSTRUTORAS. Ou melhor, falta delas. Vejam também que essa alta dos FIIs é claramente insustentável no longo prazo e estão baseadas em parte numa piora do valuation por conta da queda da taxa de juros o que, pra quem investe, é uma merda.

Vejam também que esse mês foi o recorde de dividendos e JSCP recebidos, quase R$4.000,00! Esse também foi o 1o mês sem corretagem! 

Gráficos usuais:




Ainda esperando os aportes chegarem para efetuar a mudança do portfolio comentada em Janeiro, sendo que pouco pude aproveitar do "bonde" tanto da renda fixa quanto dos imóveis. Justamente a classe de ativos que pretendo deixar quieta fez questão de ficar mais barata. Foda.

Apesar disso, esse mês como vocês sabem surgiu a oportunidade do ECOO11. Com o BNDES disponibilizando um PUT com prazo de 1 ano, trata-se de um daqueles raros momentos em investimentos de um verdadeiro almoço grátis. Só o put, de acordo com black-scholes, vale ~5%. Como se trata de um fundo "blend" large cap, aliado à corretagem 0 e taxa de administração baixa (0,38%), reservei R$6.500,00 (dinheiro que tinha na corretora), com a decisão tomada da venda em 12 meses, seja pro mercado ou BNDES, por razões óbvias.

Excelente mês a todos! Rumo ao milhão!!!

117 comentários:

  1. Caro Viver de Renda,

    Acho que está na hora de rever seus conceitos. Se sua estratégia é eficiente e vencedora (eu acho que não é!), então não é necessário esse tom de melancolia nos posts. Ou vc acha que expondo 60% do patrimônio em RV vc só ai fechar todos os meses no positivo? Isso já deveria estar previsto no seu plano.

    Essa sua postura - euforia na subida e tristeza na queda - não é nada diferente da postura dos 90% que perdem na bolsa. Como vc quer ser vencedor agindo como a sardinhada?

    Eu esperava um post mais animado, com um investidor informando quais papéis estão com preços atraentes, ou rebalançeamento de carteira, tirando dinheiro da RF e colocando na RV... Mas o que encontro? Um cara com postura perdedora investindo em um ETF por "medo" de perder na RV.

    Se a queda da bolsa te incomoda, vai pra RF.

    Não sabe brincar, não desce pro play!

    E quando vc vai dar um passo a frente e começar a estudar as opções de compra? O mercado está em franca expansão! Qualquer 3% ano a mais te economiza anos de trabalho!

    Pra quem é um dos primeiros blogueiros, acho que vc anda meio desatualizado.

    Ah, e estamos todos esperando pelo seu "ultra-mega-power-fucking-super aporte from nowhere", o qual lhe tornará milionário da noite para o dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo. sem palavras.

      Excluir
    2. Falou tudo...

      Anonimo 2.

      Excluir
    3. O cara assistiu um video do bastter hoje e ja se acha o guru dos investimentos

      BITCH, PLEASE

      Excluir
    4. Haha, um troll identificado fica fácil! Faltou falar mal de BBAS3 e de eu não ter ido c prazo longo na RF!

      Mas valeu o esforço, nota 7 pra vc!

      Excluir
    5. Até na hora de criticar vc é ruim, pois sequer consegue assumir os próprios erros. Veja minha atualização mensal e comente.

      Excluir
    6. A briga de vocês dois não é comigo, mas gostaria de fazer apenas um comentário acerca da frase:

      'Um cara com postura perdedora investindo em um ETF por "medo" de perder na RV.'

      Não vejo problemas em investir em ECOO11. Pelo contrário, só vejo oportunidades. A carteira do fundo é boa, é renda variável do mesmo jeito e ainda oferece possibilidade de reaver o dinheiro investido em 1 ano caso a rentabilidade seja negativa, deixando de ganhar apenas o custo de oportunidade, que gira em torno de 6% líquido. Resumindo, rentabilidade da RV com a segurança do dinheiro guardado num cofre. Sinceramente, não vejo como isso pode ser ruim e também não vejo porque o investidor não pode aproveitar isso.

      Excluir
    7. Aposentado, do not feed the troll. Claro que eh uma oportunidade, eh um put de graca suportado com dinheiro publico (bndes).

      Excluir
    8. Ah, como eu queria ver um número, só um número: quanto a sua aplicação rendeu desde o início SEM OS APORTES. Será que bate a inflação? Hahahaha!

      Excluir
    9. Aposentado, um cara com 600 mil investir em ECOO11 é, sim, um perdedor. Esses fundos são voltados para iniciantes e não para quem possui "amplo" conhecimento do mercado, com uma estante cheia de livros em inglês, como nosso amigo Viver de Renda.

      Se fosse possível investir qualquer quantia em ECOO11, óbvio que seria uma oportunidade! Mas a proteção vai até R$ 25 mil, vc lembrou desse detalhe? Se esse fundo desvalorizar 50% em um ano, o investidor perderia R$ 12,5 mil. Parece muito né? Isso representa só 2% de um patrimônio de R$ 600 mil!

      Caceta, se o cara tem medo de perder 2% em 1 ano, ele tá fazendo o que na RV??? É sério que vcs acham que eu estou falando merda?!

      Deixar de comprar diretamente excelentes papéis como AMBV3, VALE5 e CIEL3, para comprar esse fundo e pegar tranqueiras no pacote e ainda pagar taxa de administração é muita "noobice" pra mim. Quem quer ficar rico, simplesmente FOGE de taxas de adm e impostos. Tudo dentro de uma postura ética e idônea, claro.

      Como eu disse antes, se o investidor fica cheio de "mimimi" pq a bolsa caiu, está mais concentrado em RV do que pode suportar.

      Sugiro colocar 60% em TD, 20% em FIIs e 20% em RV, no máximo 5 empresas.

      E antes de desqualificar meus posts, tente apresentar argumentos válidos, pois apesar do meu nick, eu procuro agregar valor aos debates, enquando vc foge deles. Isso é mais uma postura perdedora de sua parte: não discutir ideias novas.

      Excluir
    10. Vc nao está discutindo idéias, vc está trollando, e eu não alimento trolls.

      Excluir
    11. VR, sou o anônimo que perguntou do seu rendimento líquido, tirando os aportes. Já fiz esta pergunta pelo menos umas 5 vezes aqui no blog e nunca obtive uma resposta. Você tem este controle?
      Isto é algo que acontece com a maioria dos blogueiros. De que adianta aportar 2, 5, 10 mil por mês se o seu rendimento é pífio? Não analisar isto não permite que se avalie se você está fazendo investimentos bons ou ruins. Por exemplo, talvez fosse melhor para alguns blogueiros ter deixado o dinheiro na poupança do que ter os ganhos acumulados que tem hoje. É triste mas é verdade, todo este trabalho pode não ser recompensado.

      Excluir
    12. Anônimo, essa resposta eu publico todo mês no gráfico da rentabilidade, só ver a linha do portfolio, que por sinal terminou acima de quando eu comecei a investir com os quase 500k em março de 2011. A rentabilidade mensal do período, portanto, foi bem pouco acima de 0.

      Um investimento as vezes demora muito tempo pra recompensar o investidor, não é nada anormal termos períodos de 5 ou até 10 anos com rentabilidade negativa, é o risco se manifestando.

      Paciência é uma virtude fundamental pra quem investe em ativos arriscados.

      Excluir
    13. Certamente há bons argumentos nos meus comentários. Infelizmente, vc não consegue refutá-los.

      Excluir
    14. incrível que faz 3 anos que batem sempre nessa mesma tecla, vocês tem que entender de uma vez por todas que o VR quer mais é que o rendimento fique baixo agora pra quando ele tiver um bom patrimonio venha o bull market e jogue tudo nas alturas!!!

      Excluir
    15. VR, quer uma sugestão? Anexe na sua planilha um ranking "The best of the Chatos", e, se quiser, crie sub-categorias. Por exemplo, o mais reclamão vai para o pobreta (ele vai ficar feliz - mas não vai assumir - pq reclamar é o marketing dele). E o investidor troll já agora neste momento pode participar do ranking, mas disputando acirradamente com todos os "VR-faz-aportes-que-feio-não-sabe-brincar" ou "eu-discordo-de-vc-agora-responda-se-for-macho"

      Excluir
    16. Parabéns Viver de Renda!

      Belo trabalho, continue seguindo em frente

      Já leu o meu livro?

      []´s
      Tetzner
      Livro do Tetzner - Os Segredos de um Investidor de Sucesso
      http://www.bookess.com/read/12523-os-segredos-de-um-investidor-de-sucesso/
      300 páginas de Ações, FII´s, Hedge, TradeSystem, Gestão de Carteira e muito mais!
      Um Guia que resume 15 anos de Bolsa e explica na Prática como Investir

      Excluir
    17. Investidor Troll pode até estar certo ao falar que o VR deveria se emocionar menos com a variação de curto prazo do preço das ações, mas a verdade é que é só mais um que viu 3 videozinhos do Bastter e está se achando o barambambam.

      Opções de compra? Não existe estratégia mais estúpida, perdão.

      Excluir
    18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    19. como é isso? basta ver um vídeo do Bastter como o troll e virar expert?

      Excluir
    20. VR, deixa este troll falando sozinho, ele está usando o seu blog com argumentos para desqualificar vc para ganhar "ibope". Não alimente esta hiena invejosa.

      Excluir
    21. Chamar um anônimo de de ignorante foi motivo para meu comentário ser apagado. Então vamos ver se o VR é imparcial e apaga tb o comentário do Camaleão Faminto, que está mais para Burro Bostejante... hehe

      Injeva da burrice alheia seria mais burrice ainda, e isso eu não sou!

      Excluir
    22. VR, o seu total aportado até hoje está próximo dos R$ 530.000,00, confere?

      Excluir
  2. VR,
    FIquei preocupado com essa citação sua:

    "FIIs é claramente insustentável no longo prazo e estão baseadas em parte numa piora do valuation por conta da queda da taxa de juros o que, pra quem investe, é uma merda."

    Como agora estou focado tb em FIIs, não estou visualizando essa piora... Tenho hospitais, shopping, Hoteis.
    Vc está achando que um aluguel (não o valor do imóvel) de uns 0,8% ao mês será insustentável no futuro?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID,

      Os yields estão baixando...

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. VR, os yields estão baixando. OK.

      Mas estão baixando porque o valor distribuído está diminuindo ou porque a cota está aumentando? Não ando acompanhando FII, mas considerando a queda na taxa de juros acredito que seja a segunda alternativa. Se for, pra quem já tem comprado, que é o caso do ID, não tem nada a temer. Vai continuar recebendo o mesmo valor de aluguéis, que será representado por um yield menor, pois ele teve uma rentabilidade boas nas cotas.

      É ruim pra quem ainda quer comprar, isso sim...

      Excluir
    3. Aposentado, o problema eh justamente pra quem ainda vai comprar muito FII, que eh o meu caso. A expectativa de retorno hoje eh menor do que ha 1 ano atras.

      Excluir
    4. Ainda existem bons FII para escolher :)
      Claro que a tendência é aumentar o valor diminuindo a rentabilidade, assim como nos títulos públicos.

      Excluir
  3. VR uma pena não ter aporte para fazer umas compras nestes meses de baixa, sucesso para conseguir estabilizar essa situação logo! :)
    Eu consegui sair dos salários variados e estou indo pra algo mais fixo, mas no seu caso acredito que diminuiria muito os valores recebidos e nem seria interessante. Não dei muita atenção ao ECOO11 por falta de entendimento, poderia comentar mais a respeito em algum post este mês?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GI, ECOO11 é um ETF como qualquer outro (PIBB11, BOVA11 etc). As 10 empresas com maiores participações presentes no fundo são, nessa ordem: Itaú (14%), Bradesco, Ambev, Vale (ordinária e preferencial), BB (4.7%), BR Foods, OGX, Cielo, Redecard (3%).

      A principal vantagem desse fundo é que o investidor terá seu capital protegido até o limite de R$ 25.000,00, por um ano. Se o fundo cair, você pode exercer seu direito e recuperar o dinheiro investido. Como disse num post acima, é a rentabilidade da RV com a segurança de um cofre (não é da RF pq nesse caso perde-se o custo de oportunidade).

      Mais detalhes dá uma olhada no valores reais: http://www.valoresreais.com/2012/05/14/vem-ai-um-etf-verde-ecoo11-com-opcao-de-venda/

      Excluir
    2. Muito obrigado Aposentado :) eu queria entender essa questão da proteção, como eu venderia através desse direito? Na corretora? E por qual valor?

      Abraços!

      Excluir
  4. É óbvio que os yields dos FIIs estão baixando, AS COTAS ESTÃO VALORIZANDO. Só explica melhor... na verdade os yields estão baixando se vc compará-los com o valor inicial da cota. Esse comentário de que os FIIs são insustentáveis no LP se baseia num aumento da taxa de juros futura, como se o mercado tivesse uma relação 100% direta da variação da Selic com as cotas de FI.

    Basster, se espelha no HC investimentos pra fazer uma propaganda melhor do seu ebook.

    Investidor Troll, claramente o que você fala tem fundamento.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade o VR tem controle emocional, não sei porque pessoal tá falando isso.

    Sobre FII, o yield cai mas o que é pago por cota aumenta.

    ResponderExcluir
  6. VR, você pretende pagar IR dessa ETF, ou vai tentar dar migué?

    ResponderExcluir
  7. VR,

    off topic, só fiquei sabendo agora: The Fed's $16 Trillion Bailouts Under-reported

    Dá uma olhada:

    http://www.forbes.com/sites/traceygreenstein/2011/09/20/the-feds-16-trillion-bailouts-under-reported/

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deuteron,

      Esses 16 trilhões já foram devolvidos, salvo engano após a crise permaneceu coisa entre 10 e 20 bilhões. Esse valor também é exagerado pois contou várias vezes um mesmo dinheiro pago e reemprestado.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. VR, qual a tua fonte sobre isso? Procurei mas não achei nada a respeito. Abraço, Deuteron.

      Excluir
    3. O próprio Report e tem um artigo do polifacts, salvo engano.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  8. ECOO11 rlz. Só bocó com dinheiro parado (até mesmo $ de ações) pra não entrar. Tem que ser muito iniciante ou lesma. Opção de venda ATM a 1 ano do vencimento de graça? Nunca vi. Comprei os 25 mil. Pior das hipóteses perco a inflação mais SELIC. E repetindo, migué na receita na veia!

    ResponderExcluir
  9. comé que dá migué no leão em etf?

    ass: iniciante lesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaahha, é simples, mas apologia ao crime é crime! Não dá pra divulgar na net. Afinal, poderiam me rastrear. Abç.

      Excluir
    2. Quem realmente estuda o mercado de ações não compra nenhuma dessas joças aí......

      Excluir
  10. E depois de "darem migué" na Receita não se esqueçam de vir aqui reclamar dos políticos ladrões... Hipocrisia, passe adiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa é não querer que parte da riqueza que você produziu com muito esforço seja tirada de você sob violência ou ameaça, outra completamente diferente é o indivíduo apropriar para si riqueza produzida por outros.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. Hahahaha! A carapuça dos investidores vai caindo pouco a pouco, até tu VR?
      A velha história do dinheiro suado...

      Excluir
    3. Não enxa o saco, Senso. Isso aqui é ganhar dinheiro, ninguém falou em moral e ética.

      Quer ser bonzinho vá ajudar caridade e não enche o saco, aqui é um agrupamento de pessoas buscando dinheiro e qualidade de vida.

      Excluir
    4. Querem postura mais perdedora do que contar com miguelagem para ter lucro?!

      Não estou aqui defendendo nenhuma insituição, muito pelo contrário. Acho políticos seres inescrupulosos e tenho revolta contra eles, como qualquer cidadão. Mas a forma de protestar não é deixando de recolher impostos. É votando corretamente, indo às ruas e ter consciência de seu próprio papel junto à sociedade.

      Nós estudamos e batalhamos no mercado para ganhar dinheiro com moral, ética e de cabeça erguida, sim senhor VR!

      Se quer ganhar dinheiro desrespeitando leis, pega esses 600K e abre um puteiro. É mais fácil e talvez eu vire seu cliente e te ajude a chegar no seu sonhado milhão, sem que vc precise inventar novos aportes para compensar essa sua falta de conhecimento.

      Vc não é exemplo para ninguém, VR. Nem em matéria de finanças, nem em matéria de ética. Aliás, a ética passa longe desse blog todas às vezes que vc escreve algo que não seja relacionado a finanças.

      Excluir
    5. Pfff, quanta babaquice. Loser total! Esse troll aí não tem um puto furado no bolso pra escrever essas asneiras.

      Excluir
    6. Troll, então o que você está esperando para pegar a foda fora daqui?

      Excluir
    7. O TROLLa se acha melhor que os outros... Obviamente ninguém está fazendo "apologia ao crime", mas sinceramente este papinho de que "vc deve votar direitim e manifestar a sua discordância com a corrupção dos políticos" é idéia de gente que ainda acredita que o sistema político seja sincero e democrático... Com os milhares de atalhos que os políticos usam para permanecer no poder (voto secreto, indicação de legenda, etc) o TROLLa ainda quer dar mais dinheiro para ser muito bem utilizado em eduação, saúde, etc... TROLLa, faça sua doação! Qd declarar imposto, não coloque as deduções, para vc poder pagar o maior imposto possível e ser feliz, ajudando ao socialista Netinho, ao super Romário, ao genial Titica, sem contar nos outros palhaços (sarney, renan, collor)

      Excluir
    8. VR, sem essa de alterar a ética de acordo com as circuntâncias. Isso que vc faz se chama evasão fiscal, vc está apropriando para para si riqueza que não é sua, ou seja, do Tesouro Nacional. Fique rico, mas com dignidade.

      Excluir
    9. "Viver de Lenda" escreveu:

      "Uma coisa é não querer que parte da riqueza que você produziu com muito esforço seja tirada de você sob violência ou ameaça, outra completamente diferente é o indivíduo apropriar para si riqueza produzida por outros."

      Quem seria o "indivíduo" que apropria-se de riqueza produzida por outros? O Estado? E você, não apropria-se de riqueza produzida pelo Estado? Você não trafega sobre asfalto, não tem luz em casa, seu vaso não dá descarga e some com a merda pra bem longe de você? O que você acha que pagou por isso tudo, as prensas da Casa da Moeda?

      Então no seu mundo você está PLENAMENTE justificado em "dar migué" na Receita?

      Excluir
    10. Hahahaha, esta foi a melhor deste blog de humor!!! "Você não trafega sobre asfalto?" Sim, este tapete alemão que me é cobrado no imposto, no ipva e nas taxas de licenciamento! "não tem luz em casa?" Pergunte-me sobre saúde, educação, segurança pública... Caríssimo, se tua merda desce pelo ralo, parabéns! Atrás também vão tuas contribuições do imposto ("impostoR?"), inss, e mais milhões de siglas. Qual foi o lema da campanha contra os absurdos impostos brasileiros? "Compre duas e leve uma" para o litro de gasolina, onde metade vem de impostos. Êta povinho bunda...

      Excluir
    11. Então por isso justifica-se a DESONESTIDADE de "dar migué" na receita, é isso?

      Excluir
    12. Não amiguinho, claro que não! Devemos pagar todos os impostos felizes e agradecer ao bondoso senhor pela graça de nos agraciar com a "doação" (por bases legais - e vc sabe - tudo que é legal é divino) de graaaande parte de nosso rendimento/labore/salário para o nosso paternal e igualitário executivo/legislativo/judiciário, cujo único objetivo é a divisão do pão entre os cristãos, e nunca em causa própria. Já te contaram que o salári mínimo de TODAS as categorias é 20 mil reais???

      Excluir
    13. Senso cri-critico mora em Brasília, segue apenas dois blogs entitulados Amigos da Presidente Dilma e Amigos do Presidente Lula, é esquerdista, defende submissão do cidadão honesto em pagar impostos que não são revertidos para a civilização, esquece de dizer que estradas são pagas pelo IPVA de quem tem carro, água e luz não são de graça e ainda tem altos impostos embutidos.

      Levando apenas essas coisas que eu consegui identificar sobre ele em 15 segundos, alguém se candidata a adivinhar a profissão dele?

      Excluir
    14. Aquele que defende a sonegação, passa a se igualar aos políticos corruptos que tanta critica. Certa vez, João Ubaldo Ribeiro escreveu o seguinte trecho no texto Precisa-se de matéria prima para construir um País: "A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e FHC. Agora dizemos que Lula não serve. E o que vier depois de Lula, com certeza, também não servirá para nada. Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão e corrupto que foi Collor, ou na farsa, como dizemos nas ruas, que é o Lula. O problema está em nós. Nós como povo. Nós como matéria prima de um país.
      Porque pertenço a um país onde a esperteza é a moeda que sempre é valorizada. Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família baseada em valores e respeito aos demais...
      ...Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu puxar a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos. Pertenço a um país onde a impontualidade é um hábito. Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano. Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos...". Em tempo, IPVA não está vinculado a construção-conservação de estradas, estude um pouco mais antes de falar besteira, Futuro milionário analfabeto.

      Excluir
    15. IPVA; não sou o futuro milionário analfabeto, mas estudei: "destina-se ao financiamento dos serviços básicos de que a população necessita, tais como, SAÚDE,EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, TRANSPORTE e etc" e então? Melhorou?

      Excluir
    16. Hahahaha! Estudou?? Tu só procurou no google!

      Excluir
    17. Ah claro, vou prestar vestibular, formar em direito tributário e prestar exame pra ordem pra responder a um comentário do blog; espera sentado. E novamente, qual diferença faz o uso do ipva???? Responda: é bem empregado, sim ou não???

      Excluir
  11. Olá,

    Primeiramente, parabéns pelo Blog. Excelente trabalho!
    Gostaria de entrar em contato com o autor, porém não achei nenhuma informação.
    Pode me enviar um email:
    diego@bussoladoinvestidor.com.br
    Abraços,
    http://bussoladoinvestidor.com.br

    ResponderExcluir
  12. Basta vender o ETF e declarar como venda de ações... o governo não controla isso e o próprio entendimento jurídico é questionável.

    Sobre o ECOO11:

    o governo te propõe um jogo de poker em que se vc ganhar leva a grana mas se perder não precisa pagar.

    Tem de ser muito ignorante pra não topar...

    Pior é que foi adiado por falta de demanda. Santa ingnorancia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra gente ignorante que investe na bolsa como se fosse cassino, óbvio que é ma boa...

      Excluir
    2. Sobre o "migué", será que vale realmente a pena correr o risco de ser pego pela receita e perder dinheiro com multa, além de ser processado por fraude? Não seria melhor pagar os 15% do seu lucro, não por honestidade, mas para não correr esse risco?

      Excluir
  13. Não existe coisa mais sardinha do que acreditar que existe algo garantido na bolsa e que seja um verdadeiro almoço grátis.

    Eu só quero ver depois a choradeira de quem comprou esse ECO aí achando que está sendo esperto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se afirma algo, independente do seu conteúdo, em viva voz, escrita ou até mesmo linguagem de sinais, convém argumentar. Não vi seu argumento, tubarão. Eu acho que é um bom negócio para até 25 mil para quem já tem outros investimentos, pois de graça você leva junto uma opção de venda integral "at the money" com vencimento daqui um ano. Sem a opção grátis já seria um negócio em RV razoável, dadas a baixa taxa de administração do fundo, a boa diversificação e qualidade dos papéis (melhor do que a do PIBB11) e ausência de taxa de corretagem para a compra. Já com essa opção de venda com vencimento longo gratuita, mesmo sem a possibilidade de alienação dela, faz do negócio oportunidade única, pois a perda máxima possível é a taxa de adm somada à inflação de um ano e o custo da oportunidade (selic, poupança?). Além disso, diferente de muito fundo de ações por aí, não tem taxa de performance.

      Excluir
    2. Ah sim, com certeza, estão oferecendo tudo isso e muito mais para a galere porque são bonzinhos e resolveram fazer caridade.

      Senta lá, Cláudia.

      Excluir
    3. Isso é esquema de estímulo do governo pelo BNDES, aconteceu a mesma coisa com o PIBB...

      É um almoço grátis via intervenção estatal.

      Excluir
  14. Ola viver de renda, quantos anos voce tem?? porque no blog aparece que voce quer independencia aos 42, haha mas nao sei quanto tempo voce tem.
    E sobre o royalty7 que voce comentou 1 vez, eh pegadinha, deu certo e ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 28! Faltam 14!

      Definitivamente não lembro do royalty7, se você me ajudar a lembrar eu agradeço.

      VR.

      Excluir
    2. Ah acho que confundi então, mas bota no google royalty7 e ve o que voce acha deste tipo de investimento, se é real etc.

      Excluir
    3. Ah, mais uma pergunta... Com quantos anos voce começou a investir e trabalho com o que?
      Seria legal voce colocar a sua formação etc. lá na sessão sobre voce

      Excluir
    4. Anonimo, royalty7 oferece juros de 7% ao dia. Não preciso falar mais nada.

      Comecei em 2006, com 22 anos, aportava 50 reais por mês ou coisa do tipo em um CDB.

      Excluir
  15. http://exame.abril.com.br/mercados/analises-de-acoes/noticias/comprar-e-manter-acoes-nao-vale-mais-para-o-brasil-dizem-analistas

    E aí pessoal?

    ResponderExcluir
  16. Falando em ETFs, como eu calculo o valor "justo" delas? Eu sei que é uma conta simples, mas eu não consigo sair da metodologia da composição dos fundos para a conta. Por exemplo, pra calcular o valor justo do PIBB11, basta dividir o IBRX-50 por 100, será um valor aproximado mas suficiente pra avaliar. Qual o motivo? E para as outras ETFs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grosso modo, sim. O valor "justo" do PIBB é um pouco maior que o do IBRX50, mas geralmente é negociado um pouco abaixo, provavelmente pela liquidez.

      No caso do BOVA11 a taxa de adm. já descasou o fundo do Ibov, veja no site da ishares, lá tem essas informações.

      Excluir
    2. Também tenho essa dúvida do outro Anônimo.

      Minha idéia era deixar uns 30% da parte do meu capital em renda variável em PIBB (ao lado das poucas ações que eu investi - entre 5 e 10 - para garantir um pouco de diversificação), mas ainda não o fiz, por não conseguir calcular muito bem o preço justo.

      Parece simples, mas é bem complicado calcular o quanto pagar...

      Excluir
  17. "E você, não apropria-se de riqueza produzida pelo Estado? Você não trafega sobre asfalto, não tem luz em casa, seu vaso não dá descarga e some com a merda pra bem longe de você? O que você acha que pagou por isso tudo, as prensas da Casa da Moeda?"

    HHAHAHAHAAAHA! Quem paga por tudo isso é o cidadão que trabalhou e foi usurpado de suas riquezas pra financiar o estado. E daí que o estado oferece algum serviço em troca? As pessoas não tem escolha, é isso que é imoral! Por acaso se o Joaquim da padaria apontar uma arma pra sua cabeça e te obrigar a comprar seu pão, isso torna-se legítimo só porque voce saiu com o pão? Que lógica torta é essa? Só podia vir de um amante de político.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Joaquim da padaria não tem a lei do seu lado pra me obrigar a fazer qualquer coisa. Já a RECEITA FEDERAL sim. Suas ações são ESTRITAMENTE baseadas na lei.

      Você fala de lógica torta mas está indo contra o Estado Democrático de Direito, só isso. Pode acreditar, se tem alguém soando "pouco inteligente" aqui, não sou eu...

      Excluir
  18. Isso amiguinho! Vc provavelmente votou no seu "estado democrático de direito" no tiririca, no netinho, no collor, no renan porque vc é mais sabido e super-inteligente!!! Percebo, pela qualidade de nossos representantes legais, que vc é a pessoa mais inteligente que existe! Deve ser cabo eleitoral do Netinho! Cante comigo o lema do socialismo:
    "Eu não sou oportunista
    Muito menos leva-e-traz
    Mas to muito tempo na fita
    Esperando a falha desse rapaz

    Vacilou a fila anda
    É assim que a gente faz
    Carência abre concorrência
    Vaso quebrado não concerta mais"

    ResponderExcluir
  19. "O Joaquim da padaria não tem a lei do seu lado pra me obrigar a fazer qualquer coisa. Já a RECEITA FEDERAL sim. Suas ações são ESTRITAMENTE baseadas na lei."

    Uau, a lei criada e aprovada pelo estado dá ao estado o "direito" de apontar uma arma pra cabeça do indivíduo e forçá-lo a "comprar" um serviço. Será que sou eu que estou sendo pouco inteligente?

    Isso não tem nada a ver com estado democrático de direito, e sim com a recusa da idéia de contrato social.

    ResponderExcluir
  20. VR, uma dúvida sobre tributação! Se puder ajudar, agradeço.

    1- Os prejuízos em operações abaixo de 20 mil mensais podem ser acumulados para o desconto em lucros tributados futuros?

    2- Os prejuízos em operações com ações podem ser descontados de lucros com operações de ETFs, e vice versa?

    3- Eu estou com dificuldade de ficar calculando o preço médio (em custódia), sempre tenho que fazer na mão, não consigo criar uma planilha que faça automatizado. Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você espera que um SONEGADOR lhe dê informações sobre como pagar imposto?

      Excluir
    2. Anonimo: 1- Sim. 2- Não, ETF é fundo. 3- Crie uma planilha que faça automatizado ;).

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    3. Senso cri-cri, vc não parece ser um bobo, mas é um ingênuo. É um Saraiva da vida. Parece também um liberal enrustido. Desabroche, vc se sentirá bem, é maravilhoso.

      Excluir
    4. E você não parece, você É, um belo de um puxa-saco, e anônimo, ainda por cima. Parabéns, champs!

      Excluir
    5. Oh Senso Cri-critico, pq vc nao vai a m... hein?! se acha isso do VR simplesmente nao acesse o blog! Ngm aqui te da apoio, vai se catar!

      abs!

      Excluir
    6. Faça suas as minhas palavras ao último anônimo.

      Mas me responda: você frequenta blogs em busca de apoio? Eu não, e acho que quem faz isso tem SÉRIOS problemas, e devia procurar um profissional habilitado. fik dik

      Excluir
    7. Acho que vc deveria procurar um profissional habilitado por dizer tanta idiotice....
      Pq nao vai a CPI ae em BSB e dá apoio ao pessoal do cachoeira... hahaha

      fica a dica!

      abs!

      Excluir
    8. Você está confundindo as coisas... quem está DEFENDENDO O CRIME é quem prega a sonegação fiscal, e não quem a critica. Assim, se tem alguém aqui apto a apoiar o Cachoeira é o Viver de Lenda e sua legião de anônimos...

      Excluir
  21. Valeu VR, logo estarei criando meu blog de investimento. Farei anônimo como você.

    ResponderExcluir
  22. VR,

    IPO do Fundo de Investimento Imobiliário VBI FL 4440 me pareceu uma boa... Grandes empresas nesse predio e tem garantia de locação....
    uk acha?

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você conseguiu as infos? Não achei muita coisa.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  23. Pessoal,

    alguém sabe algum site no qual eu possa listar indicadores de diferentes ações, como preço/lucro, dividend yield, etc? Como vocês fazem prasaber essas informações? Vocês utilizam planilhas pessoais ou tem algum site?

    Abraço
    Pedro

    ResponderExcluir
  24. O ECOO11 so debitou 24500 da minha conta e eu tinha reservado 25000. Que sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comigo! Fiz pelo BB, e vc?

      Excluir
    2. Eu fiz a pergunta acima e achei a resposta:

      SÃO PAULO – A BM&FBovespa comunicou nesta quinta-feira (14) o resultado da precificação para a oferta pública de quotas de ETF (Fundos de Índice, na sigla em inglês) do Índice de Carbono Eficiente (ICO2), a serem negociados sob o código ECOO11. O valor fixado foi de R$ 49,00 por cota, o que representa um desconto de 2% sobre o montante de R$ 50,00, valor de cota utilizado conforme documentos da oferta.

      Ainda segundo o comunicado, os investidores que realizaram as ofetas nas modalidades 2, 5, 12,15, 22 e 25 não foram alocados, uma vez que estas só seriam atendidas se houvesse a colocação da totalidade da oferta do índice.

      A BM&FBovespa explica que o investidor receberá a quantidade de cotas referente ao preço inicial da oferta (R$ 50,00), mas o valor a ser debitado do investidor será de R$ 49,00 por cota. Exemplo: se o investidor entrou na oferta com R$ 10 mil, ele receberá 200 cotas (R$ 10 mil dividido por R$ 50), mas será cobrado dele R$ 9.800 (200 cotas multiplicado por R$ 49).

      Excluir
    3. Alguem sabe explicar de quem saiu esses 2% mágicos?

      Excluir
    4. Boa pergunta. Ficou nebuloso pra mim. Acho que do BNDES.

      Excluir
    5. Para mim, veio do céu... hehehehe

      Excluir
    6. O preço poderia ser R$1,00, ninguém ganhou ou perdeu nada. O desconto provavelmente foi pela queda das ações a serem compradas.

      VR.

      Excluir
  25. Ola VR. Desses fundos imobiliários que da para comprar pelo Home Broker qual vc recomenda? O objetivo é comprar e deixar. Abs, Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se me permite, minha sugestão é que você participe do grupo de Fundos de Investimentos Imobiliários no site do Bastter. La, eles produzem um ranking mensal e outro diário sobre a rentabilidade de FII's. É uma forma de investir. Há outras, mas aquela é simples e de resultado satisfatório. É um sugestão, claro.

      Abraços,
      TR

      Excluir
    2. O ranking do Baster (Tetzner) é ótimo.
      Tem Home que mesmo a ação sendo do Mercado Balcão agente consegue comprar normalmente. Vai depender da sua corretora.

      Excluir
    3. Também recomendo o ranking to Tetzner!

      VR.

      Excluir
  26. Olá VR, você por acaso investe em Small Caps?? Caso sim quais?
    Estava lendo algumas notícias estes dias e já que sou do setor de turismo me interessei pela HOOT4 dá uma olhada e ve o que voce acha.

    fonte: http://smllcaps.blogspot.com.br/2012/06/hoot4-e-eike-batista-mais-uma-aquisicao.html

    ResponderExcluir
  27. Amigo vi seu blog e achei interessantissimo!! parabens, vc tem LCI? vc recomenda?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VR, investe em small caps?? vi que voce falou da TOYB4 uma vez, ela a 2 centavos o que voce acha que pode acontecer?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Anonimo 1: Não. Sim, desde que abaixo do limite do FGC.

      Anonimo 2: Sim. Não sei.

      Abraços,

      VR.

      Excluir