Esse mês eu praticamente concluí minha mudança no portfólio de ações. São 19 empresas com características bem diferentes, mas que a meu ver possuem uma relação risco/retorno adequada. Como resultado dessa mudança, sinto-me bem mais tranquilo ao investir em ações, coisa que tenho feito de forma praticamente automática. Não me agonio com a empresa que tenho maior participação (CGRA4) ter caído 33% esse ano, pois ao mesmo tempo tive gratas surpresas como PSSA3 e CLSC4. Diversificação é exatamente isso, diminui-se o desvio-padrão da média dos retornos evitando assim grandes catástrofes ou milagres.
Reflexo disso é que tenho pensado muito pouco sobre finanças ultimamente. Sempre que sobra dinheiro, vejo na minha tabela o que está com menor peso e compro (foi assim que comprei R$20.000 de FLMA em abril a R$1,65 e R$9.000,00 de PSSA3 a R$29,75 em março). Com isso, ganhei a paz e tranquilidade que mencionei no post anterior para devotar meu bem mais precioso de todos que é meu tempo em tarefas mais relevantes para mim como jogar futebol, cuidar da saúde, namorar, viajar (chega de viagem por esses tempos), jogar etc. Para mim a vida de sucesso é isso, estar ao lado de pessoas que você ama fazendo coisas que você gosta em um ambiente de paz e tranquilidade, ligando o foda-se do que pensam de você.
Financeiramente falando, estou hoje com cerca de R$2.400.000,00, com o objetivo de chegar aos R$2.500.000,00 ao final de 2015 e R$3.000.000,00 ao final de 2016. Com R$10.000,00 de renda passiva eu vivo muito bem, com uma sobra significativa até. Aliás, com os R$8.000,00 que tenho atualmente de renda passiva vivo igualmente bem, só a sobra que diminui. Meu retorno no 1o semestre de 2015 foi de -0,9% nas ações, +9,5% nos FIIs e 6,5% na renda fixa, sendo o retorno global do portfólio 5%. Nesse período eu recebi R$48.400,00 em aluguéis de FIIs, R$22.100,00 em dividendos/jscp e R$500,00 em aluguéis de ações, sendo a média mensal de proventos recebidos do período R$11.833,00.
Terei eu alcançado a independência financeira?
Alcançar a IF é muito relativo, depende muito do que você julga necessário!
ResponderExcluirEu no seu lugar já teria alcançado a IF sem dúvida nenhuma!!
Um abraço!
CGRA4 está muito estranha mesmo. Já PSSA uma beleza!
ResponderExcluirVocê já fez sua curva de I.F.? É interessante fazer...
Abraço!
onde fazer?abs
ExcluirNa planilha oras !
ExcluirUorrem,
ExcluirCurva de IF você quer dizer a estratégia das retiradas? Como a TSR deve ficar entre 2-3% creio que tenho bem pouco a fazer, só ter cuidado com a escada dos CDBs, mas isso já venho fazendo até pra ser o mais neutro possível com relação às taxas de juros.
Abs.,
VR.
Mais ou menos isto VrD
ExcluirTraçar um curva do aumento dos seus gastos ao longo dos anos confrontando com a diminuição de aportes, perdas inflacionárias e outras variáveis...
Dilma vai taxar sua grande fortuna, VR
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVR, você está com 2.400.000,00 e recebendo11.833,00 de renda passiva mensal?
ResponderExcluirÉ isto mesmo? Se este valor estiver certo, você recebe hoje 0,49% de juros sobre seu capital investido. Está abaixo da poupança, VR. Não acha que sua carteira merece uma modificação para aumentar este valor de juros sobre seu capital investido? Abraço!
Imagino que este valor de remuneração já esteja com o desconto da inflação.
ExcluirHeavy,
ExcluirEstou desconsiderando a renda fixa, que não possui renda mensal, recebo tudo de vez no vencimento, então é R$11.800,00 pra +-R$1.600.000,00. Além disso, me preocupo muito mais com o retorno total que o valor que pinga no mês, caso contrário não teria nada em ações.
Abs.,
VR.
Sim, há também a valorização dos ativos, que é algo que não entra nos proventos mensais, mas é rendimento de ganho de capital.
ExcluirOlá VR, achei que você tinha encerrado o blog, felizmente não.
ResponderExcluirPrimeiramente parabéns por tá cada vez perto da sua IF, confesso que com esse valor eu já estaria de bom tamanho mim.
Gostaria de fazer uma pergunta, é o seguinte, acompanho o seu blog há certo tempo, desde o tempo que você fazia aportes apenas em PIBB11, você falou que achava melhor investir apenas em PIBB11 até alcançar certo valor e a partir daí é que começaria de fato a investir em ações.
Minha pergunta é, hoje você com a experiência e conhecimento adquiridos, se você tivesse que começar tudo de novo começaria novamente investindo em PIBB11 ou outro ETF, ou já partiria para investimento direto em ações?
Mais uma vez parabéns pela sua meta alcançada e pelo seu blog!
Zé,
ExcluirObrigado! Começaria com o ETF, muito prático, evita-se corretagens e o risco é bem menor que ter 2-5 ações.
Abs.,
VR.
2,4 M e pretende ganhar em 5 meses só 100k?
ResponderExcluir2,4 M e tira mensalmente menos que a poupança?
Desculpe, mas o patrimônio é fantástico, mas sua ambição de crescimento não, tampouco o é a rentabilidade que consegues. Com alguns anos de inflação seu poder de compra irá paulatinamente ser corroído.
"Tirar mensalmente" =/= rentabilidade. A rentabilidade que vou conseguir é a que o mercado vai me dar, tenho pouco controle sobre isso fora ajustar alocação de ativos, que a meu ver está no ponto ideal entre preservação de capital e crescimento.
ExcluirMelhor ser conservador nas projeções e superá-las do que fazer que nem alguém que conhecia que previu 1.2% a.m de rentabilidade e obviamente conseguiu menos que isso!
Se não me preocupasse com crescimento não tinha 66% em renda variável.
Abs.,
VR.
Muitos Parabéns!! Qual é +/- sua idade?
ResponderExcluirPouco mais de 30!
ExcluirAbs.,
VR.
Caro V.R,... vc é um exemplo para todos nós...
ResponderExcluirDeve ser sensacional a sensação de poder largar os "bets", se vc assim desejar, Ter uma renda passiva que supera os custos, e ainda por cima vivendo bem, e ter uma sobrinha deve ser muito libertador.
Acredito que falta muito pouco pra vc só fazer o que realmente gosta... Mas uma dobra desse seu patrimônio, e isso será mais que suficiente. Vc dando um gás, e mantendo o trabalho, e investindo com a sua sabedoria, acredito que vc dobra em 4 a 5 anos.
Uma luz no fim do túnel meu caro...
Grande Abraço e parabéns pelo conservadorismo no cálculo da taxa de retirada.
Ter alcançado a IF é bem relativo, aparentemente você já até ultrapassou a IF, já que seus gastos são menores do que os rendimentos mantendo-se o capital dos efeitos inflacionários.
ResponderExcluirSempre lembro de uma conversa telefônica interceptada entre André Vargas e Alberto Youssef na qual eles planejam lavar vários milhões para alcançar a IF, sendo que o patrimônio do Youssef supera 70 milhões...
VdR, aprendi muito com seu blog no começo da minha caminhada.
ResponderExcluirMas, para ser sincero, essa rentabilidade de 0.49% a.m. não parece nada atraente.
TD e Fiis parecem mais atraentes....
Porra o cara já explico... vai trabalhar ao invés de criticar o cara que tem 2.4 mi
ResponderExcluirAnônimo10 de julho de 2015 14:39
ExcluirÉ isso aí, concordo contigo, o cara em cerca de 6 anos construir uma pequena fortuna a base de aportes, e ainda receber criticas a respeito das suas maneiras de investimento.
Parabéns ao VR
kkkkkkkk
ExcluirBoa !!!
Olá VR, algumas dúvidas
ResponderExcluirComo não sou funcionário publico, sempre guardei dinheiro pensando no futuro, e me preocupo muito com a intenção do governo em taxar as "grandes fortunas", Você não se preocupa?
Na cálculo da renda passiva da renda fixa, você considera somente o valor acima do IPCA?
O fundo garantidor de crédito te pagou?
Obrigado
Antes da promulgação de uma eventual lei não tenho nem como me preocupar.
ExcluirExato, mas no cálculo acima coloquei R$0,00 já que ele não paga renda mensal.
FGC pagou normalmente.
Abs.,
VR.
Antes da promulgação de uma eventual lei não tenho nem como me preocupar.
ExcluirEu acho que nem precisa. Acredito que a tributação será na transferência, e não no usufruto.
Grande, VR.
ResponderExcluirParabéns pelo patrimônio e pela evolução. Você é uma inspiração para a blogosfera. Fiquei feliz de ver que, mesmo raramente, você ainda continua postando.
Abs
Obrigado!
ExcluirDa pra viver super bem, e continuar investindo, aumentando o portfólio.
ResponderExcluirMinha meta é essa.
Você ainda trabalha? (digo, trabalho normal, 08:00 as 18:00) hehe
Trabalho sim, infelizmente.
ExcluirAbs.,
VR.
Mas porque você ainda trabalha VR se você já tem uma IF garantida?
ExcluirVR,
ResponderExcluirAntes de mais nada parabéns pela luta, acompanho o blog desde 2013 e salvei varios dos seus posts.
Gostaria de perguntar, agora que o patrimônio esta em 2.4kk, algo que pelos post do blog em 2011 era o seu objetivo para os 40 anos, você ja começou a fazer a TSR de 2-3% ao ano ou ainda não? E sobre os alugueis em FIIs, dividendos / jscp e alugueis de ações, pensa em re-investir no patrimônio ate quando?
E uma dúvida rapida, não pensa e colocar uma parte do patrimônio, talvez 10-15%, na aquisição de ouro ou terras (essa talvez ainda consiga ter algum rendimento), para se prepara para um risco de quebra do sistema financeiro? Sei que não é muito, daria algo como 240-360k do seu patrimônio, mas é algo que tenho pensado bastante, o que acha?
Obrigado. Ainda não pois trabalho, mas meio que simulo já isso e tá super tranquilo, os aluguéis e dividendos pagam com folga meus custos projetados.
ExcluirOuro e terras em hipótese nenhuma, por não serem ativos geradores de valor real. Tenho um valor extremamente pequeno especulado em bitcoin que nem coloco como parte do portfólio.
Abs.,
VR.
V.R.,
ResponderExcluirprimeiro, parabéns por toda essa dedicação e disciplina. Você é uma inspiração para nós! Acho que já chegou na tão sonhada IF!
Ao longo destes anos investindo, qual foi a sua média de retornos (ao ano e mês)?
Algum site, livro ou blog que você lê sempre para melhorar e acompanhar seus investimentos? Ações, FII?
Estou aportando 1000 reais por mês e já tenho 30 mil. Quantos por cento disso deixar em ações? Quais ações?
Muito obrigado!!!
Obrigado! Eu não tenho o valor exato entre 2008-2010 (poderia até verificar mas é meio que irrelevante dado o tamanho do portfólio nesse período), mas a média que tenho obtido é cerca de 0,5-0,6% a.m., culpa das ações que tem 8 anos andando de lado.
ExcluirUltimamente leio mais papers específicos de finanças, principalmente sobre os fatores de risco de fama & french.
Essa última pergunta depende do que você quer, sua disposição pra risco, seu horizonte de investimentos, etc. Parece resposta evasiva mas realmente precisa-se desses dados.
Abs.,
VR.
VR, sensacional ver o crescimento do seu patrimônio. Acompanho desde 2009 e o link fica pendurado numa pasta empoeirada aqui nos favoritos, para entrar de vez em quando.
ResponderExcluirLá em 2009 eu estava com 100 mil na mão e resolvi colocar no ramo imobiliário (construção), mas como minha renda que me fez juntar essa grana caiu, tive que entrar na corrida dos ratos novamente sem fazer mais aportes desde então. Também investi todo o capital em construção. Hoje tenho por volta de 700 ainda. E continuo apostando em construir para aumentar essa grana.
Já viu a possibilidade de comprar imóveis nos EUA para alugar? Tenho amigos fazendo isso e conseguindo líquido 1% sem muita dificuldade (isso sem falar na questão do câmbio, pois compraram com dólar por volta de 2,10 e agora está em 3,10...).
Mais uma vez, parabéns pelo sucesso. E se possível, faz um post-resumão do crescimento do patrimônio! Valeu!
A informação que eu tenho é justamente o contrário, retornos de 0% a.a. Como minha idéia é manter a administração do portfólio simples (senão vira outro trabalho) não me aprofundei nessa área.
ExcluirAbs.,
VR.
VR, Não sei se já respondeu isso em posts antigos.
ResponderExcluirMas se for possível, poderia informar qual foi a fonte dos altos aportes, pelo que lembro sua remuneração quando começou girava por volta de 6.000,00.
Sua remuneração teria passado para 35.000,00 por mês ou recebeu 1.500.000,00 de herança ? Ou foi um misto dos 2 ?
abraços e continue com o blog.
Anônimo, admiro sua coragem, pouquíssimos faria uma abordagem direta e reta ao VR por idolatrar e achar que isto não é pergunta que se faça.
ExcluirSabe, eu sou um blogueiro, mas tenho que me esconder para não ser motivo de retaliação, mas admiro sua atitude mesmo e salvo engano, fiquei com a impressão que também frequenta nossa blogosfera...hehehe
Bem, dúvido que o VR irá ser honesto nesta questão, então esquece que eie dará a resposta confirmatária.
Pra mim, não importa mais a origem dos recursos.
No princípio, quando ele ainda comprava PIBB11, eu acreditava, depois com os anos, fui amadurecendo e percebendo algumas coisas e hoje já não idolatro mais o cara.
Ele foi um dos pioneiros, sem dúvida, mas algumas coisas pra mim não encaixam e preferi deixar pra lá. Faça o mesmo.
Ass:
Afonsinho
Eu não acho que ninguém deve me idolatrar não. Sou um ser humano como qualquer outro e sujeito a erros, pra mim o mais importante é manter a racionalidade e assumir o erro do que ficar se apegando a uma informação falsa por questões psicológicas.
ExcluirRespondendo a pergunta, eu não recebi quase nada de herança (antecipada, ainda bem) e a maior parte do valor veio dos aportes e da apreciação dos FIIs e renda fixa (são 8 anos investindo já). Quem dera eu ganhar R$35.000,00 por mês. Quando eu comecei a investir eu tinha um salário fixo de R$2.000,00
Friso novamente, tudo o que eu (e qualquer outra pessoa) falar deve ser analisado pelo crivo de cada um ao invés de ser tomado como verdade absoluta, só acho engraçado duvidar da minha honestidade sendo que a pessoa tem que ser extremamente retardada para forjar dados em um blog anônimo pra se gabar de algo.
Abs.,
VR.
Esta é fácil; dados:
Excluir2.400.000,00 - final
0,6% - média mês de rendimento
Período: 8 anos
Valor médio de aplicação: R$ 18.368,91 por mês.
VR,
ResponderExcluirparabéns!
acompanho silenciosamente seu blog desde o início, acho. Me chamou atenção no início que tínhamos objetivos muito parecidos, embora eu seja um pouco mais velho do que vc também mirava a IF aos 42 anos. Se não me falha a memória também tínhamos um valor de aprox R$ 3MM coincidente. Apesar de ter optado por caminhos diferentes seus artigos e racionais me ajudaram muito. Se não para replicar para criticar o que penso/pensava ser o caminho ideal.
Pois bem. Hoje com 40 cheguei nos R$ 3MM almejados e estou reajustando meus objetivos e idade para o grande foda-se. Incrível como até o trabalho melhora quando este já não é mais uma obrigação imprescindível...
Minha pergunta: Tive uma boa percepção desta crise que se aproximava e estou no momento com praticamente zero exposição em ações e FIIs e com liquidez. Como ainda pretendo me manter na ativa por mais alguns anos não seria um bom momento para um all in em títulos longos (2035 e 2050) atrelados a inflação que agora pagam juros real de 7%aa? Me parece que funciona tanto para carregar e gerar renda quanto para uma possível reverção de cenário econômico com retomada da queda de juros para níveis civilizados. O que acha?
abs
Anônimo,
ExcluirSinceramente acho uma ótima idéia. Estou pensando bastante a respeito disso. Sem decisões, no entanto.
Abs.,
VR.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAnônimo,
ExcluirNão existe uma certa preocupação em comprar títulos com o atual governo que temos? Pergunto isso, pois no passado já houve calote por parte do governo com os titulos publicos
Dar calote nos títulos do tesouro direto, apesar do governo que temos, ainda é algo improvável dado que o TD representa hoje 0,7% da dívida pública brasileira. Com certeza a dívida externa (que representa 5% da dívida) seria um alvo maior. Outro problema é a emissão de moeda, nesse caso o título com correção pela inflação protegeria ao menos parcialmente o problema. Qualquer dessas medidas, claro, teria um custo político e econômico enorme pro governo.
ExcluirAbs.,
VR.
Poderia me responder só uma curiosidade Viver de Renda, qual sua idade e salário liquido mensal?
ResponderExcluirLobo de WALL STREET
31 anos, salário pra lá de variável.
ExcluirAbs.,
VR.
Olá, parabéns pelo blog e pela fortuna que possui...um dia chego lá.
ResponderExcluirJá vi vários blogs de pessoas que são 90% eu 100% independente financeiramente, acho super legal....estou na luta também, mas invisto a pouco tempo. Acabei criando um blog onde detalho minha caminhada nessa direção da IF, mas estou mais para um cidadão normal, classe média que luta para continuar investindo diligentemente... deem uma conferida se quiserem vivendoderenda.com forte abraço e sucesso pra gente que busca ser diferente de 99% da população.
Parabéns pelo blog Viver de renda! Eu estou começando a acompanhar agora, mas já achei vários posts interessantes e que estão me ajudando. Até comecei a criar um blog para tentar me incentivar e me monitorar nos invstimentos. Continue com o bom trabalho!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirSim, você já alcançou a IF (para o meu padrão de vida). Parabéns! Também estou no caminho, ainda que no começo.
ResponderExcluirAbraço
Meu amigo, parabéns!!!
ResponderExcluirEu cheguei em R$1.000.000,00 fora meu imóvel.
Qual a dica que vc da pra conseguir alavancar e chegar ao IF ?
Abs
Não alavanque.
ExcluirOlá! Parabéns pelo blog e pelos números, realmente interessantes!
ResponderExcluirDando uma olhada no seu blog eu vi que houve um "salto" de 500k em relação a seu patrimônio, em 2012.
Qual o foi o motivo desse salto enorme?
Obrigado.
Obrigado! Aportes e apreciação dos investimentos.
ExcluirParabéns!
ExcluirEstou "entrando" nessa de investimentos e ainda estou procurando uma corretora para ser cliente. Você tem como recomendação qual?
Li que você utilizava a MyCap.. ainda continua nela?
No momento estou inclinado à virar cliente da XP.
Obrigado e desculpe pelo intrometimento...
Continuo na mycap! Nada a reclamar dela!
ExcluirAbs.,
VR.
Li no seu penúltimo post que você obteve uma média geral de 0,55% a.m.. Isso não é baixo? Digo, investimentos de renda fixa podem dar até 15% a.a., a CDI por exemplo é algo em torno de 1% ao mês. Você se arrepende de alguma forma investir em renda variável ao invés de utilizar renda fixa?
ResponderExcluirSe você utilizasse renda fixa desde o começo, teria uma média bem maior, não acha?
Com certeza a média seria maior. O ibov teve retorno negativo desde 2008, então 0,55% foi até bem razoável, mas claro se tivesse aplicado no CDI hoje estaria mais rico.
ExcluirAbs.,
VR.
ola VR.
ResponderExcluirsei que ha muito tempo vc nao posta nada, mas seria muito interessante saber sua opiniao sobre a recente escalada de juros (ate IPCA + 8% no TD) e o que isso mudaria na sua carteira. Considerando um patrimonio ja acumulado, seria consideravel ficar mais conservador e aceitar um retorno anual liquido nessa faixa?
Leandro,
ExcluirEu estava bem por fora da rentabilidade das NTN-Bs até ler o comentário do anônimo (http://viverderenda.blogspot.com/2015/07/finalizando-mudanca-de-estrategia-em.html?showComment=1438990090414#c2570189183969452767) que eu só fui ler em 9 de setembro, aí fui me inteirar da situação.
Segundo Larry Swedroe para uma pessoa correr um risco financeiro deve haver habilidade, vontade e necessidade de se correr esse risco. Eu tenho uma habilidade mediana de correr risco (horizonte longo e baixa necessidade de capital no curto prazo, apesar da baixa estabilidade do meu trabalho), vontade é o aspecto psicológico que a cada dia diminui. Necessidade eu tinha pois precisava da rentabilidade dos ativos de risco para obter a SWR de 4% com segurança. Com títulos pagando líquido 6% ao ano (levando a uma SWR de 6% com bastante segurança, fora um calote do governo no TD) essa necessidade meio que cai por terra.
Dito isso, estou desinvestindo parte das minhas ações e FII e colocando na NTNB 50. Se você ganhou o jogo, por que continuar jogando? Estou esperando finalizar essa operação pra postar sobre isso. Sem dúvida estou pensando nisso todo santo dia e acompanhando a taxa DI e do TD diariamente. Ainda preciso fazer um estudo mais detalhado, mas creio que minha decisão está correta.
Abs.,
VR.
Dúvida honesta: não seria melhor pegar a 2035 sem cupom semestral, portanto surfando nos 'juros compostos', e a partir daí investir num título com cupom? Seria um desperdício jogar a "habilidade" por terra enquanto se é tão jovem.
ExcluirAbraços,
TR
Vr, tenho pensado como vc e desviado aportes para o TD quando a taxa supera os 7% + ipca. Aguardo com ansiedade seu post sobre o assunto.
ExcluirLeandro
TR,
ExcluirDe forma nenhuma, com 15 anos a menos de duração ainda corro um risco de reinvestimento bem significativo. Mesmo se as taxas estiverem baixíssimas em 2050 já terei mais de 65 anos e poderei consumir o principal, fora que eu precisarei dos cupons no futuro então principal está fora de cogitação.
Leandro,
Pois é, estou fazendo o processo e espero terminar o quanto antes! Cansei de "jogar"!
Abs.,
VR.
Seu blog e muito bom, so queria parabeniza-lo, estes sao dos melhores textos que ja li. Abracl
ResponderExcluirVR, pra mim você esta afastado da internet e blogs, bom saber que você esta online comentando e lendo! Vou mandar umas perguntas depois (aproveitando hehe). Eu invisto em renda variável, mas o grosso de meu patrimonio eu invisto em construção de imóveis, inclusive prego algumas de suas ideias (o Bastter "brigou" comigo quando falei de PIBB11, foi um discussão e tanto, ele não concordou com comprar PIBB11 por que não gera dividendos ... E eu falei sobre a questão da diversificação e redução dos custos em gestão, até atingir um valor em reais que permitisse a diversificação ... Bom, não é todo mundo que entende mesmo. Eu criei meu blog depois de ler todos os posts do seu por 3 vezes ... Eu lia todo dia a noite, comecei da primeira página e fui seguindo, era a leitura obrigatória da noite. Passa lá no meu blog depois pra você acompanhar o diário de bordo de um construtor. Um abraço e obrigado.
ExcluirA questão do Bastter acho mais porque segundo ele o PIBB11 possui empresas "ruins" enquanto só se deve investir em empresas "boas", o problema é que quando a empresa boa fica ruim (ou mais ou menos) o investidor perde muito $ até sair, puxando o retorno do portfolio pra baixo. Exemplos claros e recentes disso são NATU3 e HGTX3. Muito obrigado pela leitura!
ExcluirOlá! Gostaria de perguntar algo meio off-topic.
ResponderExcluirVirei cliente MyCap há algumas semanas... estou tendo algumas lentidões no site, erros ao clicar em alguns botões e lentidão na plataforma gráfica deles. Por aí também ocorre o mesmo?
Volta e meia estou com essa lentidão também.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirCaro VR, parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar suas experiências conosco. Concordo com vc, diversificar é mais seguro, mas com FIIs pagando quase 1%/mês não seria melhor concentrar o capital neles e receber mais ou menos 24.000/mês?
ResponderExcluirGrato
Marcelo,
ExcluirO problema é que esse 1% não é garantido, existem vacâncias, redução de aluguéis, inadimplência. Apenas a título de exemplo PRSV11 em 2011 pagava R$7,5, hoje em 2015 por conta da vacância paga R$5,70, então fica complicado retirar os 1% líquido.
VR, acompanho o Blog a pouco tempo mas estou gostando das suas dicas, principalmente pois me identifico bastante, pois eu também vivo de renda, não tenho emprego, mas não tenho a qualidade e conforto que gostaria de ter pois. não tenho a mesma carteira e nem a mesma sabedoria que você tem para realizar isso. Gostaria de saber o que você recomenda no meu caso. situação atual: 269.000 aplicado em fundos DI (apliquei dia 27/10 por recomendação do gerente - ainda não sei quanto vai render) + poupança de 150.000,00 + aluguel de 300,00. Ao todo recebia ao mes cerca de 2.800 e isso mal paga minhas contas. Estou querendo tirar 20.000,00 da poupança e aplicar em algo levando sempre em conta rentabilidade líquida para sacar todo mês. Ja abri ate conta na xp investimentos, mas ainda não depositei nada.Sou leigo em finanças, o que você recomenda eu fazer ?
ResponderExcluirObrigado e tudo de bom. Wagner
Wagner,
ExcluirCara, você precisa parar pra estudar urgentemente, 1o porque R$2.500,00 de retirada pra R$420.000,00 de patrimônio dá uma TSR (taxa segura de retirada) de 7,1% que é completamente inviável pois a inflação vai te comer vivo e rapidamente (7,1% + 9% de inflação dá 16%, enquanto você tira 8% na poupança e 10-12% num fundo DI), 2o porque fundo DI e poupança são um dos piores investimentos possíveis, o que só agrava os 7,1% que você retira anualmente, 3o que você precisa diminuir seus gastos urgentemente e pensar em planos alternativos. Sua situação é grave.
Abs.,
VR.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirvr, tenho 500k na lci caixa que me rende 87% cdi, aplicado 22/5/15, mais nao faço retira e nem aporte, sobrevivo do meu trabalho , quero rendimentos melhor sem correr risco tenho 40 anose quero minha IF. pra parar de trabalhar
ResponderExcluirSem correr risco = tesouro direto e bancos médios até o limite do FGC.
ExcluirVR, por coincidência hoje pude ter conhecimento da existência de seu blog que, para mim, extremamente leigo em finanças, me parece como uma aula.
ResponderExcluirJustamente por ser leigo em finanças, tenho hoje cerca de 2.8M aplicados em 2 fundos de investimento, um DI e outro RF. Não trabalho mais a cerca de 3 anos e vivo somente dessa renda mensal desses fundos e costumo retirar somente 0,3% pois andei lendo que, mais que isso seria corrosão pela inflação. Com sua expertise sobre o assunto, o que vc me indicaria para que eu possa viver até morrer ( creio que ainda levará anos.. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) sem me preocupar com a inflação e mantendo o principal para usufruto após 65/70 anos ? Sempre com retirada mensal ?
Tira esse dinheiro de fundos e coloca no tesouro direto, com maior parte em títulos atrelados pela inflação (menor risco de consumir o principal). Se quiser coloca uma parte em bancos médios (sempre respeitando o limite do FGC). Se quiser mais risco investe em FII e ações, mas você sendo leigo é uma receita pra perder seu dinheiro. Tirando R$8.400,00 por mês está bem razoável pro seu patrimônio.
Excluirsó complementando, quando ele diz TD é o TD com juros semestrais IPCA. Ai vai pingar na sua conta em janeiro e junho ou julho e vc divide esses juros pros meses restantes
ResponderExcluirExato. O de 2050 salvo engano paga em fevereiro e agosto.
ExcluirBoa tarde. Gosto muito de seus posts, vão aí algumas considerações:
ResponderExcluir- Dentro desta estratégia passiva de investimentos, quais são seus critérios para se comprar uma ação?
- Como você define o preço que justifica a aquisição da empresa selecionada? Ou compra de maneira periódica buscando um preço médio no LP?
- Você diversifica por setores?
- Quanto % da sua carteira, de um modo geral, é composto por ações?
Forte abraço, muito sucesso e luz!
Olá VR! Cara, li seu blog todo, sua história e tudo o mais. Seria legal que vc continuasse postando aqui. Postei coisas novas, passa lá no meu blog, abraço!
ResponderExcluirhttp://frugalsimple.wordpress.com
VR! comecei investir nesses meses, conseguir por como meta 2 mil temers como aporte mensal, só aloquei em renda fixa mas fui muito criticado, principalmente no blog do pobreta, que não conseguiria o milhão tão cedo só em fixa, estou estudando para adentrar no mercado de risco, mas sobre renda fixa, saberia me responder se em dez anos, mais ou menos, conseguiria o milhão? estou na faixa dos 27 anos e queria adentrar na classe média entre os 30 e 40 anos.
ResponderExcluir