sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Atualização Mensal (Options Edition): Janeiro 2021: R$20.622.038,32

Que mês meus amigos! Fechamos janeiro em mais um mês histórico em termos financeiros em minha vida, tanto obviamente pelo gigante chamado Bitcoin quanto pelos movimentos no portfolio que fiz durante o mês que descreverei em detalhes abaixo. Enriqueci R$1.500.000,00 (ou meros $80.000,00) em 30 dias que é um resultado excelentes sob todos os aspectos. Segue a tabela de sempre:



INVESTIMENTOS:

Esse foi um mês extremamente movimentado pra mim nos meus investimentos. Fiz as seguintes movimentações no meu portfólio:

  1. Comprei uma debênture da Eneva a IPCA+3,6% com as sobras que surgiram na conta da Easynvest com objetivo de criação de renda mensal sem muito risco.
  2. Após muito me inquietar diante de estar perdendo dinheiro na minha reserva de emergência e ao fazer um balanço risco x retorno resolvi liquidar os 42k que estava há um tempo na conta do Nubank rendendo 100% do CDI-IR e comprei tudo de NTNB 2026 a 2,85%+IPCA. Era o título mais curto que pagava IPCA e, apesar da volatilidade obviamente maior que um título que siga CDI/Selic, ainda acho que vale a pena diante da rentabilidade muito superior. Estimo que essa troca tenha uma diferença de R$60-80,00 por mês no portfólio.
  3. Pouco antes do BTC alcançar seu topo histórico fiz um movimento mais agressivo e vendi no dia 07/01 3,666 BTCs  a $39.744,00 cada. Essa venda rendeu por volta de $145.000,00 que continuam na Bitfinex rendendo juros. Fiquei feliz de ter tido o controle e o conservadorismo de começar a me desfazer da minha posição que, conforme falei no mês anterior, está exagerada em BTC. Hoje tenho por volta de $210.000,00 na Bitfinex.
  4. Por outro lado, os juros pagos em BTC na Bitfinex baixaram bastante (em volta de 2,2% a.a.) e em mais um movimento conservador transferi 15 BTCs para a cold wallet. Acho que o risco não vale os R$5.000,00 mensais de juros que receberia. 
  5. Chamou a minha atenção no início do mês que várias opções de Bitcoin estavam sendo negociadas a preços extremamente elevados. Desci então pelo rabbit hole e fiz uma série de lançamentos, com risco de contraparte limitado:
  6. Fiz uma série de vendas de calls totalizando mais de 25 BTCs com strike em 72k para o dia 29/01 que me renderam por volta de R$3.500,00. Todas viraram pó então foi lucro puro como era de se esperar diante da baixa rentabilidade.
  7. Fiz a venda de 15 calls com strike entre 53k e 62k (3 53k/12 62k) com vencimento em 05/02 que me renderam por volta de R$1.800,00. Espero que todas virem pó diante da rentabilidade extremamente baixa.
  8. Fiz no início do ano mais uma venda de 15 calls com strike em 72k com vencimento em 29/01 que me rendeu 0,33 BTC. A call virou pó e com esse valor eu fiz um short do BTC futuro de 26/03 a $32.873,00. Esse short nada mais é do que uma forma de transformar o BTC em dólar sem o transformar de fato, já que a corretora que utilizo (Deribit) não trabalha com dólares. Esse movimento nada mais significa que em 26/03 terei o equivalente a $10850,00 em BTC. 
  9. Fiz a venda de 10 calls com strike em 72k com vencimento em 26/02 a uma taxa de 0,0332 que me rendeu mais 0,33 BTC. O lucro dessa operação eu fiz mais um short hoje a $38.053,00 para 26/03 que nada mais significa que no dia 26/03 terei o equivalente a $12.557,00 em BTC.
  10. Fiz hoje a venda de 10 calls com strike em 72k com vencimento em 26/03 a uma taxa de 0,0520 que me rendeu mais 0,52 BTC. 
  11. Fiz a venda de 35.1 calls com strike em 200k e 5 calls com strike em 300k com vencimento em 31/12 com taxas entre 0,11 e 0,05 que me renderam fucking 4,11 BTCs. 

Vejam que com o lançamento das opções ganhei de prêmio mais de 5 BTCs, que é um valor acima do que eu vendi. Esses lançamentos é uma forma de me forçar a vender os BTCs caso seja exercido: estou pronto para me desfazer de 10 BTCs em fevereiro e mais 10 em março caso seja exercido transformando isso em dólares/reais, bem como dos 40 restantes caso cheguemos num cenário improvável de BTC a 200k/300k.

Obviamente esse dinheiro não vem de graça, o lançamento das calls nada mais é do que uma forma de colocar um teto nos meus ganhos futuros em troca de um prêmio. Por outro lado se tem algo que eu posso me dar o luxo é limitar meus ganhos em BTC. Vejam porém que meus lançamentos "mensais" estão limitados a 10 BTC de forma que esteja fazendo as calls SEMPRE cobertos e não corra o risco de levar efetivo prejuízo nas operações.

Resumindo todos esses lançamentos me renderam por volta de 5,32 BTCs e, caso não seja exercido, espero fazer mais um lançamento ao final de fevereiro com vencimento em abril a depender da taxa do mercado na época. Veja que o grosso das opções só vence ao final do ano então até lá não posso considerar esses BTCs como meus de fato mas caso não seja exercido vai ser uma turbinada gigantesca no portfólio e vou procurar com força formas de gastar parte desse valor.

Eu não contabilizei no portfólio nenhuma dessas operações que irei fazer a medida que for transferindo os BTCs da Deribit para a cold wallet e as calls forem vencendo.

Para os mais atentos eu fiz operação semelhante ao final de 2019 que me rendeu cerca de 0,9 BTC que vendi a ~R$30.000,00.

FINANÇAS PESSOAIS:

O trabalho até que melhorou um pouco, apesar de continuar bastante ruim. Eu talvez faça uma retirada de R$5-10k. 

Os gastos em janeiro foram altos conforme previsto, com queda do "fundo tio patinhas" de R$13.000,00 para R$7.000,00. Não tenho grandes gastos previstos para fevereiro.

VIDA PESSOAL:

Mês tranquilo, estou esperançoso com a vacina para vacinar logo meus pais do Covid e poder proporcionar uma qualidade de vida melhor pra eles.

Perdi 1kg com relação ao final do ano passado, o que convenhamos não foi muito difícil diante da esbórnia que foi o fim de ano.

Fui a um restaurante pra comemorar com a Sra. VR depois de muito tempo sem sair de casa a lazer, fiquei impressionado com o cuidado que eles implementaram com relação ao Covid: mesas muito distantes, talheres sempre fechados, menu apenas digital. Foi uma experiência que estava com saudades e para os mais curiosos paguei pouco menos de R$300,00 na conta.

BLOG:

Prometo que assim que possível vou atualizar a aba do meu portfólio que está bem desatualizada e vou fazer uma limpa nos blogs que hoje estão finados (Corey, Rover). Irei adicionar o blog do Scant que curto bastante e volta e meia acesso.

99 comentários:

  1. Nice! You found a new job. =)

    ResponderExcluir
  2. VR,

    Sinceramente não vejo o porquê ficar fazendo todas estas operações, todos estes "tradings".
    Com certeza gastou um tempo absurdo, e neste caso deu certo, mas poderia não dar.
    Tem que ver que hoje em dia, o TEMPO é o seu principal ativo, muito mais que dinheiro.

    Falando em dinheiro, eu consegui atingir a IF. Não tenho o seu tamanho (atualmente minha carteira esta em R$10M) mas da para viver da renda retirando 3% ao ano.

    Um ponto que notei, é eu sempre fui de classe baixa, e sempre fui meio mão de vaca igual a você.
    Hoje, mesmo o esta carteira, não gasto nem os 3% ao ano.

    Um ponto que estou tentado mudar. O "fundo do tio patinhas" realmente é uma boa ideia.

    O que eu percebi é realmente a vida não muda em nada quando se atinge um patriminio maior.
    Aposto que se você atingir R$100M ou R$1Bi não vai afetar em nada o nível de felicidade.
    Talvez suba 5% ou 10%, mas não vai ser uma diferença notavel.

    Com relação à isso, revendo meus pensamentos.
    Se você ficar na busca de sempre querer mais e mais, primeiro que nunca irá aproveitar o seu patriminio, e segundo que nunca terá um fim. Sempre vai conhecer um vizinho que tem 10x a mais que você, e vai pensar que ele será mais feliz. Essa é a verdade.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não entendeu o propósito dele estar fazendo estas operações.

      Citando ele próprio: "Esses lançamentos é uma forma de me forçar a vender os BTCs caso seja exercido: estou pronto para me desfazer de 10 BTCs em fevereiro e mais 10 em março caso seja exercido transformando isso em dólares/reais, bem como dos 40 restantes caso cheguemos num cenário improvável de BTC a 200k/300k."

      Mais: "Vejam porém que meus lançamentos "mensais" estão limitados a 10 BTC de forma que esteja fazendo as calls SEMPRE cobertos e não corra o risco de levar efetivo prejuízo nas operações."

      Ou seja, ao invés de simplesmente vender, ele "joga no cassino": ou ele lucra com as opções, ou ele vende os BTCs e deixa de se expor a esse risco exagerado que ele está se expondo no momento -- ainda segundo ele: "Fiquei feliz de ter tido o controle e o conservadorismo de começar a me desfazer da minha posição que, conforme falei no mês anterior, está exagerada em BTC."

      Excluir
    2. Excelente reflexão do Anônimo que atingiu a IF.
      Nos faz cair a ficha que, ou aproveitamos a vida durante todo o longo processo, ou não aproveitaremos nunca, porque sempre estaremos em busca de mais acúmulo.

      Excluir
    3. Eu tb não entendi, com esse patrimonio ai a ultima coisa que eu iria pensar era em operações kkkkk, mas o trabalho provavelmente continuaria, gosto de trabalhar.

      Excluir
    4. Excelente reflexão Anonimo da primeira mensagem.
      Eu acho que o risco dessas operações é que o VR nao tem as chaves privadas. A Bitifnex pode ser hackeada, fechada pelo governo, fechar as portas do nada ou um evento aleatorio qualquer e o VR pode perder esses 200 mil dolares ou seja lá qual valor seja que esteja na bitfinex.

      Eu aprendi muuuito nesse blog. Eu de uns anos pra cá via o VR seguir uma estratégia muito simples, bem bogle:
      ETF, Bitcoin, Tesouro. Acho que o VR está desviando da estratégia.

      O que acha VR? vale a pena desviar dessa estratégia agora? nao seria melhor só vender esses BTC e comprar mais tesouro e mais ETF e pronto? Pra que bater o mercado? (ainda mais voce que nao precisa)

      Excluir
    5. Anon eu gastei POUQUÍSSIMO tempo nessas operações, imagino que 2h total, é algo realmente muito mais simples do que parece e estou satisfeito com os prêmios altos em virtude da volatilidade do BTC, acho que está valendo a pena.

      Dito isso concordo que não tenho a menor condição de consumir 3% do PL no ano, tava conversando isso com o Soul e teria tipo que comer 10 rodízios por dia ou alguma maluquice do tipo rs.

      Ao anon 31/01 o counterparty risk é limitado pois pra vender 60 contratos eu preciso ter apenas 6 btcs em carteira +-, hoje estou com 15 BTCs na Deribit e minha margem está em 50%, irei sacar uma parte em março pois não preciso ficar com tantos BTCs lá.

      Sim a venda de opções certamente é uma estratégia ativa mas no meu caso é mais um mecanismo de saída do ativo, não é algo que irei fazer de forma sustentada anos a fio. Meu pensamento foi: se meu preço de saída é 72k por que não ser rentabilizado por isso?

      Excluir
  3. Viver de renda. Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu retorno do investimento. Fico feliz por você.

    Gostaria de saber se você pensa ou se tem uma estratégia para declarar (eu não declararia) esse valor ou a renda que vier dele para a receita federal aqui no Brasil.

    Porque tava pensando em investir em bitcoin mas o complicado é a valorização desse investimento e depois o perigo dessa evolução patrimonial muito grande e dar problema depois na receita.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pretendo declarar, a idéia é ir gastando aos poucos mas sempre mantendo o grosso lá fora longe dos olhos da receita.

      Excluir
    2. VdR, uma pergunta: como gastar esses BTCs? Estou procurando cartões virtuais, mas só vejo produtos oferecidos para a Europa, EUA, etc.

      Conhece algum que enviem para o Brasil?

      Excluir
    3. Cara pra ser sincero tenho que olhar com calma esses cartões mas o que já fiz algumas vezes é simplesmente vender o BTC via p2p e pronto, sem taxas nem complicações.

      Excluir
    4. Dei uma geral e encontrei duas opções que aparentemente entregam no Brasil, mas só para avisar, não testei nenhuma das duas: Crypterium e Paycent (o site de ambas é o nome com .com no final).

      Quando você diz que vendeu via P2P, foi para uma pessoa que você conhecia, e ela te deu o dinheiro? Ou via uma exchange? Fico preocupado se as exchanges não informam a receita, e aí dá-lhe imposto.

      Excluir
    5. Boa pergunta. o teu P2P é para conhecidos ou via alguma plataforma?

      Excluir
  4. Quais os custos que você tem com a offshore anon? E pra gastar o $ da offshore, como você faz? Eles fornecem um cartão de débito internacional? Como é feita a conversão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou o anônimo do comentário do post anterior.
      1. Custos. Depende, mas vou dar a minha situação. Foi uns 1700 dólares para abrir, mais uns 1700 dólares de anuidade. Total de 3200-3400 dólares na abertura. E depois uns 1700 anual.
      Se vc quiser pode pagar um contador lá fora, isso ai vai mais uns 1000 dólares. Mas tem muita gente não recomenda, pq dizem que fazem de qq jeito.

      2. Como gastar? Não cheguei nesse passo ainda.
      Caminho legal. Vc pode reduzir o capital da empresa (sem imposto), do valor que vc integralizou no momento de abrir a empresa. Ou vc pode retirar o lucro de acordo com a tabela progressiva (até 27,5%).
      Maneira ilegal, mas muito usada. Abrir conta bancária em nome da offshore e pedir um cartão e utilizar no cartão da empresa (esse maneira não é recomendada e nem orientada pela empresa que abre a offshore).
      Outra maneira ilegal, mas muito mais tranquila e dificl de ser provada. É utilizar cartão com recarga em criptomoedas (hoje são poucas ainda), mas com certeza vai aumentar.
      Como as criptos são algo novo, nem eles sabem como lidar para fazer a contabilidade disso. E como temos que manter na cold wallet fica mais dificil ainda o controle, diferente de ações ou ETF que ficam na corretora (IB por exemplo) e vc tira o extrato.

      3. Cartão. Já comentei no item 2.

      4. Conversão. Não entendi o que vc quis dize com conversão.
      Não acho que seja conversão de cambio. Se for é a mesma coisa da pessoa física.
      Se for conversão (integralizar o capital da sua PF para a offshore) vc primeiro abre a offshore (é bom conversar com empresa que tenha o minimo de conhecimento, pois a maioria que conversei nem sabia se poderia fazer isso ou não com cripto). Aberto a empresa, vc pode integralizar o capital das criptos pelo custo de aquisição ou valor presente. A maioria prefere é custo de aquisição e deixar o imposto rendendo por anos né.
      A prova dessa integralização pode ser de varias maneiras (bom conversar com a empresa), mas basicamente poderia ser um deposito numa exchange na conta da offshore ou se aceitar, uma mudança de endereço das wallets, apenas como registro).

      Bom é isso, VdR, Sucesso para gente.
      Desculpe a demora, mas sempre esquecia de responder. Até procutei seu email, mas acabei não encontrando. Abraço.

      Excluir
    2. Anon da Offshore,

      1) Qual foi o principal motivo para você querer montar uma offshore?
      Até pensei em montar uma, mas hoje em dia tem muita opção para se investir fora indiretamente (através de fundos, ETFs, BDRs...).
      Financeiramente já fiz os calculos e não compensa, vai ter que pagar: Anuidade + Contador p/ balanço anual + Remessa + Spread do Dólar + Corretagem + Custódia...

      2) Se decidiu criar a offshore por Proteção Patriminial, o que aconteceria se um juiz bloqueasse todas as suas contas?
      No Brasil todas as contas iriam ser bloqueadas. A conta da offshore estaria livre ainda.
      Porém, como você iria utilizar o dinheiro da offshore? Se trazer o $ para o Brasil, não ira conseguir sacar, pq as contas estarão bloqueadas.
      Se pensar criar uma conta com o cartão de crédito (como comentou acima) seria uma opção. Porém não conheço nenhum banco/instituição que abra conta e ofereça cartão de crédito para uma offshore.

      3) Já chegou a pensar no risco da empresa que cria a offshore? Realmente confia na empresa que gere a offshore?
      Quando eu pesquisei, eu entrei em contato com umas 4 empresas.
      Todas bem pequenas, meio "fundo de quintal", com no máximo uns 5-10 funcionarios.
      Outro dia fiquei sabendo que tinha 1 empresa dessas que não pagou 1 imposto do país da offshore(BVI) durante anos. Aí o cliente mudou de consultoria, e quando fizeram uma reanalise, parece que se ele não pagasse o imposto por mais 1 ano, o país (BVI) poderia ter confiscado 100% do patriminio dele!
      Eu desisti por este motivo... eu nunca que confiaria o patriminio numa empresinhas dessas. Vai que eles esquecem de pegar o imposto, ou então muda a lei, e eles não se atentem da alteração (e aí voce perde 100% da offshore)

      Excluir
    3. 1. Isenção de imposto de renda e sucessão patrimonial.
      As opções que vc deu ai, não vou nem comentar que estão totalmente fora de cogitação para eu investir, só pelo risco de conversibilidade já acaba a conversa.
      Custos, depende de cada um e de cada patrimonio. Não adianta querer abrir offshore com patrimonio pequeno que vai tomar só a mandioca no rabo.

      2. Justiça pode bloquear o que quiser, até mesmo a dua continha no Brasil com reais.
      Para isso serve o bitcoin.
      Não falei cartão de crédito. Eu escrevi cartão.
      E se vc não conhece banco ou instituição que abre conta para empresa offshore, está faltando se informar melhor.

      3. A empresa que abri provavelmente é a mais recomendada, inclusive recomendada pela XP.
      Risco tem em tudo na vida.
      Sinceramente antes de bloquear tudo, fico 100% em bitcoin e ninguem mais sabe onde está o dinheiro.
      E vc tem que parar de ficar video da ativore no youtube.

      Mas como vc mesmo disse, para vc não faz sentido.
      Vc se sente seguro com reais na mão, investindo em BDR ou Fundos, com risco de conversibilidade.
      Eu não me sinto seguro com reais, não me sinto seguro com empresa que abre a offshore e não me sinto seguro com nada que está na mão de terceiros.
      Para isso existe o bitcoin.

      Excluir
    4. O que seria este "risco de conversibilidade"?

      Excluir
    5. Anon excelentes informações que você colocou aqui, muito obrigado!

      Pelo que vi então o custo mensal é de $140+- que dá uns R$750,00, pro valor que eu gasto acho os custos altos mas pra quem gasta a partir de 20k/mês acho que pode valer bastante a pena.

      Excluir
  5. Caralho, não entendi foi porra nenhum do que o VR andou fazendo aí..haha, mas foda-se, o cara tem 20M, errado ele não deve estar xD

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, nego vai pra este lado de opções só pra se achar o sabe tudo, pq na real é só pra perder tempo e arriscar qdo nao precisa

      Excluir
    2. Não foi nada tão complicando engenheiro, apenas lançamentos cobertos e shorts de futuros.
      Ao anon 19:30 longe de mim achar que sei tudo, esse lançamento nada mais é do que uma forma de limitação de risco.

      Excluir
    3. shorts de futuros? oh loko com que se come isso?

      Excluir
  6. R$1.500.000,00 (ou meros $80.000,00) Que cotação de dolar tá usando? 18/1 ? hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dólar desvalorizou no período, se o dólar fosse pra R$10,00 iria ter enriquecido vários milhões mas meu patrimônio em dólar cairia.

      Excluir
  7. O funny é que mesmo com toda essa grana, está na fila da vacina assim como todos nós. Para ver que o maior bem que qualquer um pode ter é a saúde, não importa quantos fucking milhões tenhamos....é isso. No mais parabéns por vender um pouco dos btc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saúde é fundamental mesmo anon, e longe de mim me achar melhor que os outros, vamos todos ao pó da mesma forma.

      Excluir
  8. Opções é outro mundo, sabe a volatilidade implítica do Bitcoin?

    Faço muitas operações de derivativos com ações, operações que fazem os dividendos parecerem trocados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha tão seguro quando dividendos hahahahh cada um

      Excluir
    2. só falta dizer que é seguro pra quem entende kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Não sei mas já negociei calls com volatilidade implícita acima de 200%, loucura mesmo.

      Excluir
  9. Pelo que tenho acompanhado, o VR é uma pessoa bem esclarecida sobre a vida e e é bem culto (pelos livros que postou que já leu).
    Queria saber a opinião dele sobre o que pessoal comentou lá em cima ... seria bem proveitoso.

    Só colocando mais 2 estudos:
    - Numa pesquisa dos EUA, perguntaram o que de patrminio era suficente para você? Nela descobriram que a quantia suficiente era 2x o valor que ela tem atualemnte. Ou seja, quem tem R$1M, fala que vai parar de trabalhar quando tiver R$2M. Quem tem R$2M, fala que vai parar quanto tiver R$4M... nunca tem fim
    - Numa outra pesquisa, mostram que o nível de Felicidade e Dinheiro, é uma curva logaritmica. Ou seja, quanto mais se ganha, menor o $ vai sendo incremental a felicidade. Chega num ponto que mesmo adicionando 1M, 2M, o nível de felicidade cresce... mas cresce só 0,2%, 0,1%...

    Hoje vejo que o VR (pelo que ele msm comenta) é meio infeliz.
    Queria saber se o VR tem algum plano para mudar para tentar melhorar este ponto?
    E você tem alguma meta de atingir R$X parar de trabalhar ou a ideia é continuando com esta rotina até o fim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas coisas, ser culto não tem nada a ver com ler livros. Conheço muitos leitores tão estúpidos ou mais que alguem que nunca leu nada.
      COncordo com o infeliz. Me passa isso tambem. Com 20M e trabalhando ainda para os outros? Já está na hora de fazer algo para si e prazeroso

      Excluir
    2. Anon eu diria que tenho muito mais do que o suficiente, meu patrimônio para me aposentar é de R$4.000.00,00 que permite retiradas bem seguras de R$10.000,00 por mês. Como já falei outras vezes infelizmente não posso falar mais do trabalho mas é algo que envolve outras pessoas inclusive familiares.

      Quanto a infelicidade o que te fez passar isso? Tava essa semana mesmo comentando com a Sra. VR que estou praticamente levando exatamente a vida que queria levar, só falta esse detalhe do trabalho mesmo, mas no geral me acho um cara bem feliz e realizado. Tenho tudo o que quero, estou próximo da família, relacionamento tranquilo, muitas e muitas horas ociosas, saúde boa na medida do possível, vou querer mais o q?

      Excluir
  10. Sempre uma satisfação ler as atualizações do blog! Tenho a curiosidade de saber se seus familiares e colegas de trabalho tem ao menos uma mínima noção do tamanho do seu portfolio, tendo em vista que seu estilo de vida é muito inferior às suas possibilidades financeiras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parentes de 1o grau e mulher sim, restante não.

      Excluir
    2. Inclusive um parente de 2o grau se ofereceu a me ajudar financeiramente quando falei que as coisas estavam bem ruins no trabalho kkk

      Excluir
    3. Não possuo estatísticas, mas acredito que a maioria da firesfera não expõe seu patrimônio. Eu também prefiro me comportar assim, com uma vida mais tranquila até chegar ao Fire. E após o Fire, pretendo continuar assim.


      voandoabaixodoradar.blogspot.com

      Excluir
    4. Guarde esse parente aí no coração kkkk

      Excluir
  11. Você comentou no comentário anterior sobre os Bitcoins:
    "Não pretendo declarar, a idéia é ir gastando aos poucos mas sempre mantendo o grosso lá fora longe dos olhos da receita."

    Mas como conseguiria gastar os bitcoins sem a Receita Federal olhar?

    (Fico pensando, pois se usar um cartão, ou se transferir numa conta corrente, a Receita já poderia rasterar. Até se você transferir os bitcoins para uma conta corrente num banco no exterior, creio que a Receita deva rastraear)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ele disse que ia gastar aos poucos, acredito que os valores depositados na conta corrente vindos das vendas dos bitcoins serão baixos, ou seja, dentro da realidade.

      Excluir
    2. Como o colega falou, a RFB vai estranhar se o valor for desproporcional a renda. VR tem uma renda declarada alta, então se ele gastar bitcoins no limite de sua renda "oficial", não dá nada.

      Excluir
  12. 1) Você pretende manter alguma coisa de BTC na carteira ou vai vender tudo?

    2) Você acompanha alguma coisa de BTC relativa ao mercado, como modelos de preço, indicadores on-chain, etc?

    3) Se fosse entrar hoje em BTC, como faria? Entraria tudo de uma vez ou iria comprando ao longo do tempo pra fazer uma média?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Pretendo manter no mínimo 10-20%
      2- Não apenas informações superficiais
      3- De vez

      Excluir
  13. Bom dia VR

    Estou estudando sobre paper wallet e vi um comentário de como você guarda a private e senha.

    Poderia me dar uma dica de locais onde guardar as partes da private na internet? E-mails criados para isso ou drives? Estou matutando muito a melhor forma de fazer tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Email mesmo, whatsapp. A senha está codificada via BIP38 então poderia até postar aqui se quisesse.

      Excluir
  14. Recentemente no mundo de cripto tem um movimento de DeFi, com rendimentos bem melhor do que os 2% de BitFinex. Qual sua opinao de DeFi e pq fica com BitFinex? (empresa bem duvidosa - investigacao de Tether, ...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda acho o counterparty risk de uma Bitfinex menor que essas DEFI que não eliminam esse risco, lembrando que bitfinex foi hackeada e pagou tudo aos correntistas. Dito isso hoje to com praticamente nada de BTC na finex.

      Excluir
    2. Sei que você vai falar que não recomenda, mas qual dos sites nacionais para operação de bitcoin você acha o menos pior? Eu até criei uma conta na bitfinex, mas achei muito confuso e burocrático.

      Excluir
    3. Mercadobitcoin, mas saiba que cada compra/venda tem report pra receita.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
  15. VR, como você envia dinheiro para a Bitfinex?

    Pretendo começar a comprar uma merreca de bitcoin e estou aprendendo o caminho.

    ResponderExcluir
  16. VR, está tendo problemas em transferir o BTC para seu banco?
    Pergunto isso porque fiz um saque e fiquei super limitado na transferência. Ou seja, a Exchange queria ganhar em cima das transferências.
    E no seu caso? Como está 'driblando' isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, transfiro 10-30btcs de vez sem problema nas exchanges.

      Excluir
  17. Prezado VdR, boa noite.

    Vc não tem noção como vc motiva e inspira pessoas a atingir o FIRE. Por favor, não deixe de postar. Além disso, obrigado por compartilhar tanta informação de qualidade conosco.

    Aproveitando da sua boa vontade, atualmente estou para receber 4 milhões da venda de umas empresas que possuo. A intenção é usar esse capital para ser minha fonte de renda. Com isso, como vc iria compor uma carteira para ter uma renda passiva de 13k por mês? Vc acha possível? Como seria sua diversificação? Vc acredita na metodologia de TSR com 4% de retirada ao ano?

    Sei que é uma pergunta complexa, então, fique a vontade se não quiser responder.

    Mais uma vez, obrigado.

    Att

    EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EM,

      Muito obrigado mesmo!

      Possível é com certeza. Se eu estivesse na sua pela colocaria 25% FIIs, 25% ações, 25% renda fixa e 25% em cripto. Se não quiser cripto colocaria 50% em ações. Acho 4% bem tranquilo sim mas a depender da sua idade pra dormir 100% na paz do senhor eu tentaria uns 3,5% ou 3%. Se já tiver uns 60 iria com 4% sem temer.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta! Tenho 32 anos, então tenho que apostar nos 3%. Não vou conseguir ficar parado, minha intenção é diminuir o ritmo um pouco só.
      Eu estava pensando em colocar em cripto, mas um valor menor, algo em torno de 10% da carteira. No entanto tenho que estudar bastante sobre esse assunto ainda, pois sou totalmente leigo.

      No mais, tudo de bom para vc e sua família!

      Abs!

      EM

      Excluir
    3. Você tem minha benção pra sua estratégia rs.

      Obrigado!

      Excluir
    4. Nem sei se eu mereço sua bênção kkkk

      VdR, mais uma vez muito obrigado! Vc é uma inspiração para mim! O conhecimento que vc tem somado a sua disciplina, é de tirar o chapéu! Não vejo a hora de alcançar a FIRE!

      Tudo de bom!

      Abs

      EM

      Excluir
  18. VR pq comprar debentures e titulos do tesouro com rendimento real tao baixo, menos que 4%? Pra renda fixa não faria mais sentido um CDB pré 9- 10% aa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei pré paga 9-10% tirando o máxima que já estou no limite. Além disso a debênture é livre de IR.

      Excluir
  19. Caramba.
    Nessa brincadeira aí do strike, vai ganhar 1 milhão de reais.
    Dois anos de trabalho meu.

    kkkkkkkk

    Voandoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Frugal, a meu ver é uma oportunidade pois já quero vender a quantidade estipulada nos strikes que coloquei então é meio que um esquema ganha-ganha.

      Excluir
    2. 500k ano, tá bein hein!!!
      Acho que tenho que aprender sobre essa merda de short e opcoes, me parece furada certeira mas se dá assim e é ganha-ganha (duvido), vamos tentar né!

      Excluir
    3. É ganha-ganha no sentido que a minha idéia é diminuir minha exposição ao BTC, mas obviamente se o BTC for pra lua (acima de $72k em final de março e acima de $200k em dezembro) eu vou deixar de ganhar muita grana, mas como já iria me desfazer das posições nesses preços então não vejo ponto negativo pra mim.

      Excluir
  20. Elon Musk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Viver de Renda meu amigo estou vivendo altos e baixos nesses dias. O Bitcoin sobe e me deixa mais Feliz e mais Rico...
    ---
    Disso ninguém quer saber, agora aos fatos:
    Anderson Molejão gosta de cool de frango.

    É a segunda grande referência que perco em minha vida. A primeira foi o grande Ronalducho dos Travecs.

    A Obra magistral do Molejão não pode se perder:

    Fofoca é lixo

    A minha vida já 'tá bem encaminhada
    Eu ralei muito pra curtir essa parada
    Não tomo conta da vida de ninguém

    Deixa eu beber
    Todas minha contas 'tão em dia
    Eu não admito covardia
    Larga do meu pé, chega pra lá
    Vai se ferrar

    Anôn Milionário da Faria Lima - Ex Fã do Molejão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh loko, Ronaldo e Molejão como grande referencia na vida é dose! Tome tento maluco!

      Excluir
  22. Não vale a pena considerar colocar 80% em ETF VT, 10% Bitcoin e 10% em renda fixa e esquecer sobre gestão de carteiras pra se dedicar ao que importa mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já gasto muito pouco tempo gerenciando meu portfólio, mas claro a idéia é diminuir a exposição em BTC.

      Excluir
  23. Caraca só fico pensando no imposto que teus Bitcoins vao gerar a receita federal (IRS ou sei lá). Mais de 2 milhões de reais ! Punk hein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curiosidade minha também como vc declara isso VR. Sua resposta acima não diz nada. Só espero que nao esteja com toda essa grana "por baixo dos panos"

      Excluir
    2. E se ele estiver, qual é o problema ? É justo, no fundo no fundo acho o VR bem libertário ;D

      Excluir
  24. Primeiramente, obrigado, VR, por todos seus posts. São altamente esclarecedores e motivadores.
    Gostaria de ter uma opinião sua (sempre valiosa).
    Considero que já estou na fase de transição para uma vida sem trabalho forçado, saindo da acumulação e pretendendo iniciar as retiradas.
    Queria saber sua opinião de qual seria a melhor forma de realizar essas retiradas sem por em risco o patrimônio. Em 2016/17 fiz boas compras no TD mas não comprei com juros semestrais. Acredito que essa seria uma forma bem confortável. Comprei a maioria pra 2035 sem semestrais. Nesse montante não pretendo mexer até o vencimento. Lá na frente receberei essa bolada. Espero!
    Tenho CDBs que pra retirar antes do vencimento, quando possível, paga-se caro por isso. Inviável usá-los pra renda mensal.
    Seguindo os seus passos, na Bovespa, tenho apenas ETFs, que não pagam dividendos.
    Você acha que é uma boa trocar esses ETFs por ações que pagam dividendo e viver deles?
    Já pensei em vender esses ETFs e comprar imóvel pra receber aluguéis mensais, mas desisti, porque já tenho imóvel alugado, então, isso reduziria minha diversificação e, consequentemente, aumentaria os riscos. Opção descartada.
    Será que ir gastando parte dos CDBs conforme forem vencendo e, obviamente, recomprar outros com vencimentos em datas variadas é uma boa? Estarei sujeito a flutuação do mercado, né?
    E trocar esses ETFs por FII? Será?
    Trocar os ETFs por TD com semestrais? Hoje as taxas estão muito ruins pra amarrar o contrato num longo prazo. Gostaria que as taxas subissem, mas não dá pra ficar esperando isso.
    Enfim... meu desafio atual é construir (transformar) minha carteira de forma a ter renda passiva periódica de valor relativamente regular.
    Dá uma luz aí, VR... E parabéns por sua conquista! Tu estudou muito! Merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não tem nada vencendo, eu utilizaria os ETF's para retiradas. Viver de renda não necessiariamente precisa ser de títulos ou etc que pagam dividendos, va "diminuindo" sua posição no que tem de melhor para retirar, ETF. Dependendo da rentabilidade você não vai nem mexer na sua carteira.

      Excluir
    2. Retira um pouco dos ETFs e um pouco do Tesouro p consumir(não p reinvestir...so aquele pequeno pedaço que vai usar). Tira do que achar que está mais caro. Se a taxa do tesouro está baixa, é pq é isso que vai render levando até o vencimento, pois vc já ganhou bastante se pegou taxas melhores. Mas como disse, tira só aquilo que vai consumir e qdo vencer algum CDB, realoca em FIIs pra daí sim gerar renda e poder usufruir sem grandes riscos de corroer o patrimônio.

      Excluir
    3. Como o pessoal de cima falou o que importa é o retorno total do portfólio, um portfólio de retirada não precisa só viver dos rendimentos, principalmente em casos como o seu em que não os investimentos não fazem pagamentos periódicos. Isso é normal.

      A estratégia portanto é ir vendendo suas posições a medida que for precisando. Evite fazer isso em investimentos com penalidades altas antes do vencimento (o CDB que você falou) e vá acompanhando os gastos para que não superem 3-4% a.a. do valor do portfólio original.

      Excluir
    4. Obrigado pelo esclarecimento, VR e "pessoal de cima". Sucesso pra gente!

      Excluir
  25. Bom dia brother. Cara, você poderia ensinar como investir em cripto? Quero iniciar o investimento, mas para além de bitcoins. Estou muito perdido ainda sobre onde comprar (plataforma), como, o que comprar etc... Você poderia dar esse caminho das pedras aí pra gente? kkk Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu conhecimento é em bitcoin, mas não tem segredo é comprar o btc em p2p ou corretora e mandar pra sua cold wallet, fim. Só se atente para as taxas de transferências que estão altas com a recente subida do BTC.

      Excluir
    2. Valeu demais irmão! vi sua resposta para o amigo ali embaixo com a dica da paper wallet. vou aprender isso!

      Excluir
    3. O SRIF acabou de colocar um vídeo ensinando a montar paper, dê uma conferida lá!

      Excluir
  26. VR, tenho 40 anos, comprei imóvel p moradia no valor de 500k. Apesar de ter mais 1kk acumulados, resolvi financiar 50%, pq minha esposa paga metade das parcelas(única forma de ela contribuir, visto que não tem reservas mas atualmente tem renda quase igual a minha) e pq temos os dois fgts que totalizam 1100 mensais, podendo ser utilizados a cada 2 anos. O juro do financiamento (custo efetivo total) é 7,25% + TR.
    Mesmo quando sobra algum valor ou vence algum investimento antigo, tenho investido em CDBs pré que paguem mais de 9%aa, quando disponíveis, em vez de amortizar o financiamento (35 anos e não vejo motivo p encurtar, a não ser que o cenário mude mto... hiperinflação e TR disparando).
    Qdo as taxas não estão atrativas nos CDBs, invisto em BDRs de ETFs, visto que o restante da minha carteira 90% renda fixa, maior parte em debêntures pra longo prazo (5% + ipca sem ir) ou t.ipca2045(taxas próximas 6%aa ) e apenas 10% em bova11 que não pretendo mais aportar.
    Que vc acha de minha estratégia? Estou errado em não quitar o financiamento para seguir investindo mais?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem 9% a.a. é pouco mais de 7,65% a.a. após o IR, então fica elas por elas. O bom é que você tem a flexibilidade de se as taxas caírem muito e/ou a TR subir você pode simplesmente liquidar o empréstimo.

      Financiar pra investir em BDR é arriscado pois o que você está fazendo é nada mais que alavancagem, então fique ciente desse risco.

      No geral é uma decisão neutra do ponto de vista financeiro, eu no seu lugar pagaria tudo simplesmente pela questão psicológica de odiar dívidas, cartão mesmo parcelando sem juros eu prefiro pagar a vista.

      Excluir
  27. Não entendo nada de cripto. Tem algum post do VR ensinando o beabá? Por onde começar a investir em cripto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem post meu mas realmente não tem mistério, principalmente com bitcoin. Aprenda o básico do básico tipo saber o que é uma chave pública, uma chave privada, como se transfere bitcoin, é algo que se aprende em 20min no máximo. Após isso é comprar o bitcoin em corretora ou p2p e mandar pra uma cold wallet gerada offline, fim. Pra aprender a fazer cold demora mais uns 30min no máximo, então em 1h o sujeito consegue estar 100% habilitado para negociar bitcoins de forma segura.

      Excluir
    2. Em tempo, o SRIF acabou de postar um vídeo ensinado a fazer paper wallet: https://www.srif365.com/2021/02/tutorial-como-guardar-seus-bitcoins-com.html

      Excluir
    3. O que pega por aqui é o medo do 'novo': entrar e fazer besteira, especialmente no p2p: não conheço ninguém pessoalmente que tenha bitcoins (ou que admita ter) para uma operação inicial. A dica seria entrar com um valor baixo (num limite que, se perder, valeria o custo do aprendizado?). Quero muito comprar, não pra ganhar na valorização, mas como uma reserva de emergência no caso de uma crise/crash mundial.

      Excluir
    4. Sim pode começar baixo, mas cuidado com as taxas de transferência que hoje estão +- em 0.0003 a 0.0005. Veja os vídeos do SRIF que coloquei aqui, ele explica tudo mastigado e na prática.

      Excluir
  28. Bogofire, simplesmente 1) compre uma nano ledger ou um Trezor e, na sequência, 2) compre de um vendedor com bom histórico na Localbitcoins. Pronto. É só isso.

    ResponderExcluir
  29. Comecei a ler o VR lá nos idos de 2010 e sempre tive curiosidade sobre Bitcoin mas não conseguia ter coragem pra comprar, pois bem uma aposentada me indicou o mercado Bitcoin e por lá fui e já tenho bit se essa é a melhor forma não sei, mas entrei no jogo.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns!!! O acompanho há anos e fico feliz pelas conquistas.

    ResponderExcluir
  31. VR, se você nunca tivesse comprado Bitcoin ou criptomoedas, qual seria seu patrimônio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você souber subtrair é fácil achar a resposta.

      Excluir
  32. VR, meus parabens!
    Devido aos seus posts sobre options de btc na deribit comecei a me interessar sobre o assunto. Tenho a seguinte duvida, seria possivel ficar em lancamentos cobertos (put e call) bem OTM e rentabilizar a btc ?
    Daí você falou que nao recebe os dolares lá, então recebe o que se for exercido ?
    Fiquei curioso com isso(não que eu tenha grana pra isso agora kkk)
    um grande abraço!

    ResponderExcluir