segunda-feira, 1 de março de 2021

Atualização Mensal: Fevereiro 2021: R$26.447.560,78

Bem o que dizer de fevereiro... coronavírus voltando com força, todo mundo ainda trancafiado, e eu aqui com com aumento patrimonial pra lá de histórico de CINCO MILHÕES E OITOCENTOS MIL REAIS, tudo graças ao bom e velho BTC enquanto o real continua se enfraquecendo. Parte desse resultado é porque esse mês eu lancei o lucro das operações de vendas de calls, fazendo meu saldo em BTC subir novamente para 66,5 BTCs. Segue a tabela de sempre:





INVESTIMENTOS: 

Mês com algumas movimentações:

  • Tive no meio do mês o pagamento dos juros do TD, aproximadamente R$65.000,00, esse valor saquei integralmente e mandei para a conta corrente para me sustentar pelos próximos 6 meses.
  • Consegui fazer uma retirada de R$10.000,00 no trabalho. Esse valor foi transformado em BTC e na sequência fiz short do valor para o final do ano, na prática é como se tivesse transformado em dólar com juros.
  • Comprei cerca de 150 ações de BBAS3 com as sobras que tinha na corretora no dia que ela caiu + de 10% com o Bolsonaro fazendo mais uma Bolsonarice. Comprei a +- 29,40 então estou hoje no prejuízo.
  • Horas antes da última alta forte do BTC (vejam minha habilidade de mega master trader, só que não) vendi 10 calls de BTCs de 72k pra 30/04 a 0,0825 cada, que me rendeu líquido de taxas 0,822 BTC que com a cotação de hoje dá R$216.000,00. Como falei eu vendi as opções logo antes de uma alta meteórica então a call chegou a valer 0,115 e eu tinha certeza que iria ser exercido, mas a alta arrefeceu e agora já não tenho certeza. Essa mesma call hoje é negociada a 0,053. Esse valor ainda não lancei no portfólio.
  • A call que tinha vendido com vencimento em fevereiro virou pó e o lucro da venda (0,33 BTC) já tinha shortado mês passado. Estou no total com cerca de U$26k em short.
  • Como estava com uma margem extremamente tranquila na Deribit transferi mais 5 BTCs da corretora para a cold wallet.

Estou bem satisfeito com esse lançamento de 10 calls de vendas por mês como estratégia de saída, o objetivo é ser exercido e no vencimento das calls fazer o short desses BTCs (na prática transformando o BTC em dólar até o vencimento dos shorts). Eu fui dar uma pesquisada e existem vários Hedge Funds fazendo o mesmo movimento de short com o objetivo de capturar os prêmios em dólar de futuros de Bitcoin, salvo engano eles já estão shortando mais de 1 bilhão de dólares mas o prêmio elevado persiste.


A idéia é vender até 20 BTCs e a partir daí verificar se faço vendas adicionais. Até então com a cotação atual essas vendas de calls já me renderam cerca de R$1.600.000,00, com a ressalva de sempre que esse dinheiro não é de graça e estou limitando bastante meus ganhos absolutos caso o BTC suba acima de U$72k até abril ou acima de U$200-300k em 31/12. No meio desse mês mesmo tinha certeza que iria ser exercido e que iria deixar de ganhar MUITA grana em março/abril.

Apesar dessa estratégia de saída independente de qualquer coisa pretendo ter sempre 10-20% do meu portfólio em BTC como reserva de valor.  

FINANÇAS PESSOAIS:

Como previsto foi um mês com gastos baixos, tirando trocar o carro (que estou usando muito pouco) e talvez umas roupas não tenho mais onde gastar em bens materiais. Estou querendo muito torrar uma grana em viagens e restaurantes mas com o coronavírus isso é basicamente impossível. Eu estava fazendo uns carregamentos no cartão da Transferwise para viagem mas salvo engano já estou com mais de R$10.000,00 lá em dólar e euro então não tem porque colocar mais por enquanto. O "fundo tio patinhas" encontra-se hoje em R$13.500,00.

Esse mês o lava-louças deu defeito e foram quase R$1.200,00 pra consertar. Fico imaginando como o brasileiro médio lida com esses gastos não previstos, mas tenho a impressão que muita gente começa a se embolar com esse tipo de coisa por não ter um mínimo de reserva de emergência.

No trabalho as coisas continuam ruins e devem piorar agora em março.

VIDA PESSOAL:

Mais um mês tranquilo, aguardando a situação do coronavírus melhorar, sem grandes novidades. Vontade alta de me aposentar o quanto antes e começar a gastar minha grana!!

ETC.

O Sr. IF 365 tem feito uma série de vídeos instrucionais sobre como fazer paper wallets, comprar Bitcoin em corretora, etc. São vídeos de alta qualidade que recomendo a todos que quiserem aprender mais sobre o aspecto operacional do BTC. Segue o link aqui.


90 comentários:

  1. Caramba!
    Uma mega atualização Viver de Renda!

    Estava curioso para ver sua postagem, e ela veio gigantesca como sempre 👏.

    E não é por acaso, pois enquanto você mantém seus BTCs na carteira por muitos anos, outros já teriam vendido.

    Sucesso 👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, coragem para colocar 2% do PL muitos tiveram, mas coragem para segurar quando esses 2% foram se transformando em 5, 10, 30% aí é para poucos mesmo.

      Excluir
  2. Cara, desde que você falou mês passado sobre os futuros eu entrei de cabeça nessa toca de coelho.

    De fato, essa estratégia de arbitragem dos futuros tá rendendo muito bem, cerca de 25% anualizado se você ficar rolando contratos mensais. O contratos do final do ano pagam um pouco menos, mas dão menos trabalho tb. Dá uma olhada em https://bitcoinfuturesinfo.com/market-share-and-futures-curve.

    No seu caso, você tá se forçando a vender e é bom ter um preço e valor fechado em mente, mas pra quem quiser só gerar uma renda extra neutra em BTC (o valor em BTC sobe e desce, mas o valor em reais cresce independente, com uma taxa de juros), eu acho que tá valendo mais a pena o swap perpétuo (neste exato momento, de consolidação ou baixa, o perpétuo não tá bom, mas assim que (se) o mercado virar pra cima, a galera empurra o dedo na alavancagem no mercado futuro, jogam o prêmio nas alturas e o swap volta a pagar bem (os mensais tb)).

    Você compra BTC no mercado à vista e vende essa mesma quantidade imediatamente no mercado futuro no swap perpétuo, é como se fosse um futuro que vence a cada 8h com rolagem automática. A diferença de preço (o prêmio), em vez de se expressar no preço, é pago numa taxa de juros horária (apurada a cada hora, mas paga a cada 8horas), chamado de funding rate.

    O risco:
    - queda brusca do bitcoin enquanto a transferência da corretora à vista para a corretora de futuros acontece (~10minutos).
    - risco custodial da corretora sumir com seu dinheiro.
    - falha de execução na rolagem do contrato (no swap não).
    - queda brusca do bitcoin na transferência de volta (quando for tirar o dinheiro).
    - enquanto não reinveste o dinheiro ganho no funding, o hedge fica imperfeito e é possível perder o valor a mais que está no long.

    No meu caso, acho que a Deribit, apesar de ter um prêmio mais alto, perde pra Binance, porque na Binance não tem risco do preço na transferência.

    Ponto forte pra Deribit é que o contrato é de 10USD, de forma que o desequilíbrio do hedge fica menor (binance é 100USD). Leva mais tempo pro funding gerar 100 dólares pra comprar mais um contrato. Enquanto isso você fica com esse valor dando sopa à mercê da oscilação do BTC.

    Enfim, obrigado por ter falado sobre isso mês passado. Tô experimentando antes de colocar mais dinheiro pra entender melhor, mas deixo aí minhas notas pra quem tiver afim de aprofundar mais.

    palavras chave do google e YouTube são: cash and carry arbitrage, spot-future arbitrage.

    Sobre o mercado do bitcoin, nos dois últimos topos o indicador NUPL apontou certinho. Passou de 0,75, pode botar stop.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O funding rate da Binance seria uma "renda fixa" para quem esta hold?

      Excluir
    2. dá pra mitigar essa variação temporal no preço tendo BTC tanto na DERIBIT quanto na corretora que vc transforma o BTC pra stablecoin. No caso, a FTX por exemplo (análoga à Deribit) te permite fazer essa conversão instantaneamente, sem aguardar tempo de blockchain assim como poderia fazer na Binance também. A minha maior preocupação, verdadeiramente é a questão de confiar o BTC a terceiros por um tempo tão longo. Mas aí é uma avaliação de risco que cada um deva fazer (por exemplo espalhar em diversas corretoras, usar apenas percentuais do patrimônio total, etc)...

      Excluir
    3. Welton de fato o perpetual a depender da época consegue taxas surpreendentes e maiores que os futuros. Eu estou preferindo os contratos longos porque imagino que essas taxas altas sejam temporárias e prefiro travar por um tempo maior ainda que a uma taxa um pouco menor. É por esse motivo que eu evito utilizar o perpetual também, lembro de em alguns momentos ter visto funding negativo, o que não faz sentido pra quem busca apenas a taxa.

      Como você bem falou a operação está longe de ser perfeita, até porque tudo é pago e cobrado em BTC então uma hora a pessoa vai ter que vender o BTC e se não tiver sobra em outra corretora/p2p pra fazer a operação casada ela fica aberto a volatilidade do BTC.

      Como o SakaiSan falou uma alternativa é a conversão com stablecoin (coisa que ainda não temos na Deribit) mas o risco maior mesmo é o de custódia então a taxa tem que ser alta pra compensar.

      Excluir
  3. Fala VdR.
    Acho que você está enganado sobre as viagens x Covid.
    Já fiz duas grandes viagens na pandemia, e são ótimas oportunidades de gastar pouco viajando, e de curtir bons lugares com pouca lotação.
    O único cuidado que deve ter, é de observar as regras dos decretos locais.
    Esqueci de observar isso em uma última viagem, e a cidade tinha um toque de recolher as 15 HORAS! rsrs.
    Sorte que me hospedei em ótimas instalações, e ainda dava pra relaxar na pousada.
    Grande abraço e dar parabéns pelo crescimento patrimonial acaba sendo mais do mesmo. hehe

    Agora minhas fichas estão direcionadas ao meu app de acompanhamento de investimentos, investindo todo meu tempo livre e uma bela grana nisso.

    Grande abraço e sucesso sempre.

    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.como
    www.elevedigital.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stark,

      Eu não quero arriscar pegar Covid com UTIs lotadas ou, pior, em outro estado, fora o stress constante de higienização. Eu duvido que os hotéis façam uma esterilização completa também, enfim acho o risco muito alto.

      Obrigado!

      Excluir
  4. VDR, chegou a hora de você fazer o seu gráfico em escala logarítmica.

    ResponderExcluir
  5. VdR,


    Já pensou em usar a estratégia YOLO?

    Com 66% (17M) em Bitcoin, a grande maioria já iria rebalancear a carteria, vendendo o Bitcoin e realocando o dinheiro em outros investimentos (A principio creio que esta seguindo esta linha, com a meta de deixar em 20% em Bitcoin).

    O ponto é:
    E se vc NÃO vender NADA de Bitcoin, e continuar com os 66% (17M)?

    Neste caso, vejo 2 resultados:
    1) O Bitcoin vai a lua: neste caso, ao invés de milionário, vc estaria BILIONÁRIO!!
    2) O Bitcoin vai a zero: neste caso, ainda sim vc já teria 10M na carteira! (Com 10M, vc msm já comentou no passado que teria a IF com este valor).

    Não acha que faz sentido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí entra a questão da utilidade marginal do dinheiro. Eu estou com dificuldades de gastar R$10.000,00 por mês hoje podendo gastar mais de R$60.000,00, se virasse bilionário e pudesse gastar R$2.5 milhões por mês ia mudar em que a minha vida? Não preciso de mais dinheiro, o que tenho já me basta, não faço questão de ficar voando de primeira classe toda hora, andar de ferrari, ter mansões no exterior com serviçais. Faz todo o sentido tomar medidas mais conservadoras pra garantir o que eu tenho do que buscar ainda mais dinheiro.

      Excluir
  6. Fala VdR! Parabéns pelo patrimônio pika, bitchcoin salvou a carteira de muita gente, aminha também. Mas nunca se pode confiar. E comecei a aprender opções, vc conhece um site bom para vê-las? Os sites que achei são muito bagunçados a meu ver. Um abraço e dá uns satoshis pra nóis huauhauhaua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paul! Não conheço sites que ensinem sobre opções, mas deve ter muito material por aí.

      Excluir
  7. Boa Tarde VdR. Muito inspirador seus posts. Iniciei há algum tempo também com BTC's, que inicialmente eram 15% do meu patrimônio... Agora está próximo dos 50% e suas ideias de futuros etc estão me ajudando a pensar no meu plano de começar a reduzir a posição... Pretendo iniciar alguma redução quando (e se kkkk) passar de 2/3 (BTC ~100k USD). Vamos ver se até lá mudo de ideia !! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs vamos ver a inércia tem feito bem pra mim, mas tudo tem um limite.

      Excluir
    2. sim, a inércia está dando certo até o momento, mas mesmo confiando muito no presente e futuro do Bitcoin estou sentindo que o percentual muito grande do patrimônio já não me deixa muito confortável... vamos acompanhando. Parabéns pelas postagens, acompanho sempre!

      Excluir
    3. Pois é, o cenário não é bom fora do BTC, preços esticados e Brasil/real afundando, na dúvida eu fico na inércia mas pelo meu PL uma redução é necessária.

      Excluir
  8. Olá, VR.

    Parabéns pelo patrimônio. Do jeito que está indo. Os 50M estão perto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Você acha que devemos investir só naquilo que gostamos? Só curto criptomoeda, imóveis e renda fixa/poupança.

    Ainda não consigo gostar de ações e fiis. Não me desce sabe. Posso comprar, mas pra vender logo lucrando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara gostar não é um verbo adequado pra investimentos, eu gosto daquilo que vá atingir meus objetivos, não entendi direito isso de não gostar de açÕes/fiis.

      Excluir
    2. Não sei se você pode me ajudar, mas eu ainda não fico tranquilo tendo ações e fundos imobiliários entende?

      Todo mês eu compraria em preços diferentes, se eu comprar a 20, depois não vou querer comprar a 30 e assim por diante.

      Só compraria mais se cair pra 19, 18. O imóvel pelo menos não vou ficar pedindo avaliação todo dia. Renda fixa eu sei o que vai acontecer.

      Tá difícil mudar.

      Excluir
  10. Aquela atualizacão que a blogosfera toda aguarda... hahaha xD

    Rumo aos 50M

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe daqui a 10 anos rs, ou com o real desvalorizando ainda mais!

      Excluir
  11. Viver de Renda, por que não compra casas ou apartamentos pra alugar?

    Não se incomoda com pedreiros, caso fosse comprar terrenos pra construir.

    Tem que comprar imóvel pronto, barganhando um desconto a vista.

    Imóvel é bom demais. Foca no bom inquilino e não no preço do aluguel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq lidar com pedreiros é um porre e com inquilinos pior ainda.

      Excluir
    2. O que o animal falou, mesmo inquilinos bons acabam gerando manutenção, fora taxas extras intermináveis de condomínios, aumentos repentinos de IPTU, a lista é longa...

      Excluir
    3. Chega de burrice com imóveis pessoal. Coloca na mão de uma boa administradora/imobiliária e esquece.

      Manutenção, de vez em quando vai descontar do aluguel alguma coisa pra consertar algum encanamento e afins.

      Sujeito aluga um imóvel por mil reais, inquilino bom fica 4 anos, ai quando ele sai tem 5 mil de manutenção pra fazer.

      Ai ele pensa "Puta merda, imóvel só dá prejuízo"

      Mas esquece que recebeu 48 mil de aluguel, ou seja, lucrou 43 mil.

      Aluguel é um extra, imóvel com valor sempre vai ganhar da inflação no longo prazo. Esquece preço.

      Se o inquilino pagasse só IPTU, água, luz, você já estaria ganhando.

      Imóvel pra morar estando em boas condições de uso e num bairro tranquilo, sempre vai ter valor.

      Analista que manda vender imóvel pra investir em renda fixa ou em ações, tinha que ser preso.

      Excluir
    4. Cara colocar em imobiliária você já perde 10% da renda pra mais a depender da imobiliária.

      Manutenção o cara perde mais uns 10%.

      Aluguel não é extra, é o principal, vai ter variância de pegar numa região que vai valorizar ou desvalorizar, mas só ver imóveis com 15-30 anos de idade são bem desvalorizados e só consegue vender com m2 bem inferior que um novo. Falo isso com conhecimento de causa, quem comprou na alta de 2004-2012+- teve ganho real de fato, mas depois disso a média foi andar de lado ou nem acompanhar inflação, e nem to contando os períodos que o imóvel fica vazio.

      Não tem absoluto claro, olha o Soul que fez fortuna comprando imóvel barato de leilão, mas conheço casos reais de gente que tá louca pra alugar o imóvel de graça só pra não pagar condomínio e iptu exorbitante, qual o valor de um imóvel que rende no melhor dos casos R$0? Essa pessoa vai ter lucro ou prejuízo?

      Excluir
    5. Mesmo que a imobiliária cobre 10% ou mais ainda tá valendo. Você só quer paz, não quer ter que ficar cobrando todo mês inquilino, etc...

      Tá doido com 10% de manutenção. Aluguel é extra sim, primeiro que patrimônio não se gira, se acumula.

      Se tá querendo vender já tá errado. Se desvalorizou mesmo porque fizeram uma cadeia do lado, paciência, vende abaixo e coloca em outro imóvel de valor. Ainda assim é um risco muito baixo com imóvel.

      Você não vai pegar todo seu dinheiro e botar em imóvel. Ainda serve como reserva de valor. Maravilha não é mesmo?

      Excluir
    6. Já tive imóvel em imobiliária, tive tanta dor de cabeca com a imobiliária que hj prefiro deixar direto com o inquilino. Na verdade ainda não consegui vender o imóvel, ele foi herdado. Só dor de cabeca, valor do aluguel sobre o valor de mercado é baixíssimo, baixa liquidez, taxas pra pagar, reformas, etc. Enfim, não recomendo. Hj o mercado oference diversas opcões mais rentáveis, líquidas e com menos estresse.

      Excluir
  12. Estou esperando a taxa selic subir pra investir em renda fixa, o que acha? Deixo tudo na poupança, tesouro selic nem compensa.

    Comprei ano passado um imóvel pra alugar, só imóveis e renda fixa me deixam tranquilo.

    Tenho criptomoeda, dá muito dinheiro operar vendido, comprado, de todo jeito. É um plus pra aumentar o patrimônio pra pegar os lucros e botar em imóveis e renda fixa.

    Imóvel é bem mais demorado. Paguei 74 mil a vista num Ap térreo de 88m2, lote de 137 m2, tava alugado já.

    Agora é apostar em cripto e renda fixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho besteira deixar $ relevante em poupança com o real e inflação do jeito que está. Tem gente nos EUA e Europa esperando mais de década os juros de lá subirem...

      Excluir
  13. Quando é o momento certo de casar/namorar VDR? Vejo que você é casado, eu tenho 26, nunca namorei, nunca fiquei, ainda nem beijei na boca.

    Esse negócio de casual é furada, tinder é só aparência e dinheiro, prostituta você vai gastar mil reais por dia, 30 mil por mês.

    Dê algumas dicas ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá cara, mas nunca ter beijado aos 26 indica algo mais grave.

      Excluir
    2. Como assim algo mais grave? Não tive oportunidade ainda.

      Não tenho vergonha, mas não vou ficar chegando em mulher na rua.

      Tem que ser tipo por rede social, vizinha, qualquer coisa.

      Se eu conseguisse um match no tinder já teria chamado pra sair.

      Se alguma garota do instagram tivesse me responder ou aceitar sair eu saio.

      Não depende de mim, depende delas aceitarem. Não sou feio.

      Tem que ter um pouco de sorte de dar um tiro certo.

      Excluir
    3. Cara se você nunca conseguiu desenrolar uma conversa no tinder, é um BV com 26 anos tem algo sim errado contigo. Ou você tá mirando muito alto ou tem algum problema comportamental, porque mesmo homens bem feios e pobres conseguem algum tipo de vida sexual/afetiva nessa idade.

      Excluir
    4. Isso não existe, até rolou alguma conversa no instagram mas elas param de responder pra falarem com outros.

      Eu não vou chegar em mulher que não me causa atração. Isso ai esqueça. Cada um têm seu gosto.

      Excluir
    5. Até pela forma de se expressar do cara dá pra ver que é justificável nunca ter beijado com 26 anos. KKKKKKK

      Excluir
    6. Nossa cara, sério, procura um psicólogo, para o seu bem, não aceite isso como sendo normal e para de colocar a culpa nas mulheres, a culpa é sua, vc que não sabe chegar nelas, ser interessante, enfim... Procura um psicólogo, ele vai te ajudar.
      Não tô tirando uma contigo, é sério mesmo.

      Excluir
    7. Só o fato de vir num blog de investimentos falar que é BV, mostra q o problema é com vc. Já pensou nisso? Segue o q o amigo acima falou. Vai num psicólogo.

      Excluir
    8. "prostituta você vai gastar mil reais por dia, 30 mil por mês"

      ah para né cara

      Excluir
  14. Ola VDR! Referente as viagens internacionais, você coloca saldo na transferwise e utiliza de um cartão da mesma para usar nas suas viagens? Queria entender melhor isso, porque comprar dolar/euro/libras em espécie para levar em viagem é chato demais, depois vender o que sobrou etc..

    ResponderExcluir
  15. Olá VR, tudo bem?
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo grande patrimônio. Sua aposta no Bitcoin deu muito certo. Venho acompanhando o blog a um certo tempo (acho que li quase todos os posts) e gostei bastante da leitura.
    Eu ainda estou começando a estudar esse mercado de criptos, então não conheço muito. Poderia dizer qual cold wallet você usa? dei uma procurada na internet e estavam indicando a Ledger, vejo como opção a paper wallet também, mas ainda estou avaliando os prós e os contras.

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Matheus! Uso paper wallet gerada offline no bitaddress.org.

      Excluir
  16. Caro VdR,

    Tenho você como uma grande referência. Peço licença e te faço três perguntas:


    Como você se imagina daqui a 5/10 anos? Tenho 37 e responder essa pergunta é algo que incomoda um pouco. Cara, como se sentir realizado/satisfeito quando você já zerou o jogo...Venho tentando encontrar respostas.

    Esses duas mais simples:
    Seu carro é blindado?
    Possui arma de fogo em casa/ap?

    Passei por uma experiência que me fez pensar seriamente esses dois pontos.
    ---

    P.s: já alcancei a IF com margem de segurança(para mim significa patrimônio em dólar), mas vivo de forma absolutamente frugal e assim como você não consigo nem de longe gastar meu dinheiro, mesmo forçando a barra.

    Obrigado!
    E muita saúde para todos. Dinheiro não tá faltando kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Anon, vou colocar vc junto com o VdR na lista dos milionários que conquistaram a Indepêndencia Financeira e eu não entendo pq insistem em morar no Brasil. A resposta parece simples: pq querem!rs Mas como vc mesmo relatou ser rico no Brasil é como ter muito dinheiro e morar em uma favela. Vc pode viver em um belo condominio fechado, andar de carro blindado, ter segurança armado e frequentar somente bons lugares mas continuará a viver em uma enorme favela. Pra que isso? Pra que correr o risco de perder a vida em uma experiencia igual a que vc passou? Realmente eu não entendo a insistência de morar nesse lixo de país quando existem opções como o visto de residente em Portugal que abre as portas para uma vida tranquila em qualquer parte da Europa longe dessa desgraça que é o nosso país. Sinceramente para quem tem filhos e condições de deixar o Brasil é uma verdadeira crueldade cria-los nesse país.

      Como disse aí em cima a resposta é simples, pq vcs querem e eu não tenho nada com isso. Mas quem está de fora olhando consegue perceber que passou da normalidade alguém ter que se preocupar com carro blindado e ter arma de fogo para viver por aqui. Não seria mais fácil ir ser livre em outra parte do mundo que seja civilizada? As desculpas para se insistir em morar aqui são inúmeras, família, amigos, etc... mas nada disso fará sentido depois que vc morrer em um assalto.

      Excluir
    2. Não sou o anon acima, nem conquistei IF ainda, estou no processo.

      Abro uma forte discordância com SrIF365. Não sei por quais razões específicas o senhor nutre tanto ódio ao Brasil. Ser RICO aqui é Fantástico, não encontra eco na realidade esse analogia com uma enorme favela.

      Se você tem isso:
      - Vive em um belo condomínio fechado
      - Carro Blindado
      - Frequentar somente bons lugares
      - * localização

      Suas chances de ter algum evento relacionado com crime é MÍNIMO, tende a zero as passar por uma experiência negativa.

      Taxar o Brasil como um "Lixo de País". É uma avaliação muito rasteira da realidade. Realmente...você pinta esse quadro maravilhoso de Portugal e Europa ou até mesmo EUA. Mas não é bem assim...

      Existem valores e valorações. Não é demérito algum atribuir grande valor as amizades, família, ao seu próprio pais(ou melhor, aos lugares que você se sente bem).

      "Brasil, ame-o ou deixe-o".

      Excluir
    3. Também não entendo esse discurso frequente do SRIF365, quem lê tem a impressão que não importa onde vc viva no Brasil que basta sair na rua e vão te matar num assalto. A maioria das pessoas que conheço nunca foram assaltadas, as que foram perderam uns trocados e um celular. Esse discurso, na minha opinião, faz ainda menos sentido como resposta ao Anon acima, que atingiu a IF e vive frugalmente, aí mesmo que não precisa blindar carro. Entendo que não anda com relógio, jóias, carro caro etc.

      Já morei fora e pra mim o Brasil é o melhor país para quem é rico e/ou IF. Talvez o pior para quem ganha 3k/mês, já que poderia ter uma qualidade de vida muito melhor fora com o mesmo trabalho.

      Tudo bem que quem é IF pode escolher a cidade e mudar se ficar ruim, mas tem umas cidades nos EUA e na Europa que eu jamais trocaria por várias do sul do Brasil por ex, incluindo sensação de segurança, clima, qualidade de vida etc.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Meu Sr.IF, eu discordo de vc. Se vc falasse em morar no rio de janeiro, aí eu concordaria em parte, pq realmente o Rio é bastante complicado.
      Eu não tenho IF e estou bastante longe disso, até pra mim IF é quem é multimilionário.
      Outra coisa, manter 100% dos investimentos em reais. Aí é loucura. Hoje existe o bitcoin, se pode comprar dólares, etf's da bolsa americana. Não há desculpa para manter seu dinheiro em uma moeda que só desvaloriza.
      Mas eu particularmente gosto de viver no Brasil.
      Nasci e cresci num bairro de periferia e hoje moro em bairro de classe média alta. O Brasil é um país estatisticamente violento, mas a realidade de quem mora na periferia para quem mora em bairro de classe média/média alta é bastante diferente.

      Minha família é grande e eu sempre tive muitos amigos, de escola, bairro, faculdade, trabalho. Mesmo que fosse multimilionário, só iria embora do Brasil num caso extremo, guerra civil, invasão externa, etc.

      Todo dinheiro do mundo que eu tivesse poderia me dar mais conforto material e sensação de segurança em outro país, mas não me trariam a qualidade de relações sociais que tenho no Brasil.

      E há muitas regiões no Brasil, cidades do interior de SP, sul do país, centro oeste, em que a violência é bem menor.

      Excluir
    6. Vou dar meus 2 centavos:

      Imagino que assim como o SRIF eu tenho ojeriza de boa parte da cultura brasileira: o jeitinho, o tirar vantagem, a falta de comprometimento, de profissionalismo, etc. Coisas simples como consertar um ar condicionado se torna uma aventura pra lidar com atrasos, desmarcações, falta de respeito, ser explorado etc.

      Por outro lado, imagino que viver numa cultura totalmente diferente da sua tem seus problemas também, fora a questão linguística, de ser tratado como gringo ou até sofrer xenofobia, estar longe da família e claro a questão financeira também.

      Uma alternativa seria como o anon de cima mencionou se mudar para uma cidade do interior que não sofra muito com violência e tenha uma população mais rica e com melhor comportamento, imagino que algo no interior de SP ou do sul. Assim o cara não precisa pagar R$500,00 na diária de uma diarista e ao mesmo tempo consegue ter uma qualidade de vida melhor.

      Claro que, em caso de argentinação/venezuelização, o aeroporto é a única saída viável.

      Excluir
  17. VR, parabéns pelo patrimônio. Vc platinou nesse jogo.

    Agora, pelo amor, investe em algum hobby que exija exercício físico do seu corpo. Se eu pudesse chutar, diria que vc não está no peso ideal, e faz anos que comenta que briga com a balança.

    Exercício libera endorfina, tenta se viciar nisso! Caminho sem volta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animal,

      Esse tem sido meu foco total, estou aguardando dar 3 meses na rotina pra comentar aqui. Estou vendo pessoas cada vez mais próximas sucumbirem ao covid e ter uma saúde excelente é o mínimo que posso fazer quando eu tiver que enfrentar o vírus.

      Excluir
  18. Com um fechamento desses passou de lenda da blogosfera para mito da blogosfera!!rs Impressionante

    ResponderExcluir
  19. Top cara, te acompanho faz tempo também, quando vi a alta nos Bitcoins, vim dar uma olhada aqui por curiosidade e meu... Bizarro de bom, rs.
    A planilha tá certa mesmo, bitcoins POSSUÍDOS, é do capiroto isso mesmo, kkk.
    Sucesso VR, e acho que tá na hora de curtir tua grana de forma consciente e se aposentar mesmo cara, vc já zerou o jogo, a vida é uma só e é bem curta para não aproveitar ao máximo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maikon, estou totalmente com esse pensamento também, pena que o covid está limitando muito ainda mas meu foco é de curtir a vida e gastar essa grana!

      Excluir
  20. VdR avarento, sovina, pão-duro, mão de vaca...
    Apenas 3 mil emprestado?

    Brincadeira...

    Tu não tem interesse em investimento anjo? Negócio real, dia dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa já está finalizando o empréstimo, tem só R$1.5k hoje rs.

      Zero interesse em negócio real, quero sombra e água fresca.

      Excluir
  21. Me lembro de chegar aqui na época dos 4 milhoes de reais, depois 6, depois 9, depois 11, depois explodiu.

    VR, o homem, a lenda. kkkkkkkkkk

    Só pauladaaaaaa

    ResponderExcluir
  22. VDR, onde vc ngeocia as opcoes de BTC?

    ResponderExcluir
  23. E esses 3k de empréstimo a terceiros? Kkkkk
    Vai cobrar? Hauahaua

    ResponderExcluir
  24. VAI TOMAR NO CUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ESSE BITCOIN É UMA LOUCURA! OLHA O VALOR DE HOJE.

    VOU PEDIR DEMISSÃO RIGHT NOW!

    Obrigado! VdR fique RICO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já fiquei rs, só ter cuidado pra não perder agora!

      Excluir
  25. Monstro, sou seu fã. Quando crescer quero ser igual você.

    ResponderExcluir
  26. Olá, VdR. Primeiro comentário aqui, não sei se você vai ver, mas vou tentar. Eu tenho uma pergunta e queria saber a sua opinião. Eu sou pobre, moro com os meus pais e eles sempre foram pobres. Consegui me formar e arrumei um emprego, mas estou querendo ir para SP porque lá é ótimo para a minha área (TI) e eu sinto que é ótimo para quem quer oportunidades e correr atrás. Mas eu voh perder bastante poder de poupança morando lá. Pessoalmente, aceedito que isso não importa se eu me esforçar pra aumentar a renda rápido. Mas tem um lado de mim que diz que vou quebrar a cara e voltar para a casa dos meus pais zerado. Só que eu acredito não vou conseguir independência financeira se não assumir riscos do tipo. Você acha que assumir riscos assim é necessário pra conseguir independência saindo da faixa mais pobre?

    E parabéns pelo patrimônio. Adoro acompanhar as suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara é uma situação difícil, ainda mais em SP que o custo de vida é bem alto, mas ainda assim eu iria. Mesmo que diminua/zere sua capacidade de poupança por alguns anos, o mercado de TI em SP é absurdamente gigante, a depender você até consegue servir de trampolim pra morar no exterior. Acho que você tem pouco a perder e muito a ganhar.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
  27. PARABÉNS Viver de Renda!!!

    Além de ter crescido financeiramente, ajuda muitas pessoas com dicas e demonstrando que é possível alcançar o sucesso financeiro. Desejo muita saúde para que possa usufruir o máximo de todo o seu dinheiro.

    Gostaria que você comentasse sobre como mantém a segurança dos seus Bitcoins. Se mantém algo em Exchange ou transformou tudo em wallets, e quais utiliza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anon! A idéia é usufruir sim!

      Eu tenho uma parte na Deribit em que faço o lançamento das opções (preciso ter a margem pra operar) e o restante puramente em cold wallet.

      Excluir
  28. Fala VdR te acompanho desde sempre mas nunca comentei, parabéns pela disciplina e visão!

    Uma dúvida sobre seus ETFs, não achei se você explicou isso em algum outro tópicos mas porque você saiu dos ETFs mais abrangentes como SWDA e foi para esses mais "direcionados", sub grupos do MSCI index??

    Li sobre cada um e gostei bastante, excelente escolhas! Me preocupa um pouco a liquidez mas acho que pro meu patrimônio eh ok.... mas queria ouvir de você os motivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudei bastante sobre multi-factor (IFSW) e os single factors também IWMO, IWQY, IWVL e MVOL e não consegui visualizar os benefícios ao longo do tempo comparados com SWDA... menor taxa de adm e retorno similar aos outros...

      por outro lado fiquei bem intrigado com a performance do IWMO e IWQU sozinhos (aparenta que em momentos de bear ele se mantem estável ou com pequenas perdas enquanto em momentos de bull entrega um resultado incrível)

      Em resumo, o que te fez seguir o caminho dos single factors ao invés do SWDA?

      Excluir
    2. O retorno em teoria (e no histórico) é maior, mas nada garantido, claro. O IFSW me preocupou a liquidez, na época que olhei eram dias sem 1 negócio, os demais com fator único são tranquilos.

      IWQU e especialmente IWMO realmente tem uma performance recente incrível, momentum é um fator com retorno tão alto quanto o próprio risco das ações, e curiosamente o que menos cola como "fator de risco", mas os dados não mentem. Dito isso mantive uma alocação igual aos demais, valor mesmo como fator de risco tem tido retornos horríveis há quase 20 anos. É algo que o cara tem que ter muita paciência e muita confiança na teoria atrás senão desespera e vende por qualquer motivo.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
  29. Fala VdR, conheci seu blog a pouco tempo, só passando pra registrar mesmo. Retornei a primeira publicação para conhecer sua trajetória. Parabéns pelo êxito, abraço e saúde pois necessitamos.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns VR! De vez em quando eu caio no seu blog pesquisando alguma coisa.
    Bom, pelo seu patrimônio vejo que não precisa mais se preocupar com isso, mas qual é/era sua estratégia sobre plano de saúde ? É o que falta para eu conseguir equalizar as coisas. Atualmente tenho um plano de saúde de onde trabalho, que é rateado entre funcionários/empresa e que teoricamente continuaria após minha aposentadoria.No entanto, vejo que a longo prazo esse modelo será inviável, me deixando na mão em um futuro distante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara plano de saúde era algo que me incomodava quando tinha menos grana pois sempre foram aumentos muito altos, sempre bem acima da inflação, hoje já pago quase R$800,00 por um plano normal, infelizmente tenho uma doença crônica e apesar de nunca ter precisado em caso de agravamento dela eu teria que tomar umas injeções que salvo engano eram tipo R$3-4k cada, então fico quieto aqui pagando o plano pq sei que tem uma bomba relógio dentro de mim que pode explodir ou não a qualquer momento.

      Infelizmente no orçamento futuro tem que colocar essa despesa como plano de saúde, não vejo muito pra onde correr.

      Excluir
  33. Queria a opinião do mítico VDR.... consultoria express hehehe

    Hoje tenho investimentos de BRL 200k (100pct dolarizado, no exterior).

    Devido a uma oportunidade de valorização, vendi meu apto por BRL 900k.

    O objetivo é viver fora do pais em alguns anos vivendo como lean-fire (custos basicos pagos e trabalhando remotamente para um extra), portanto irei enviar o dinheiro da venda do apto todo para o exterior.

    Voce enviaria tudo de uma vez ou diluiria em alguns meses para suavizar o cambio? Se diluir, quantas vezes?

    Fora isso consigo fazer aportes de BRL 10k por mês que pretendo continuar enviando tudo pra fora até atingir leanfire, seja qual for o cambio.

    Abraço! E fique livre para opinar qualquer outro ponto!!

    ResponderExcluir
  34. VR ou amigos do forum, alguem sabe de alguma corretora de opções que nao tenha taxa exercicio de 0,5% ? Fiquei curioso com qual corretora o VR usa para vender calls de BTC. um abraço! parabens!

    ResponderExcluir