sábado, 2 de janeiro de 2010

Atualização Mensal: Dezembro 2009 (R$130.022,53, +4.013,41)

Chegamos ao fim de 2009. Com pouco mais de R$100.000,00 acumulados em 365 dias (R$274,00 por dia), esse foi o melhor ano da minha vida em termos financeiros. O mês de dezembro em si não teve nada de especial, com R$4.000,00 acumulados e 3,19% mais rico que o mês anterior. A maioria desses 4k veio da apreciação das cotas do PIBB, uma vez que não consegui investir todo o dinheiro guardado nesse mês.

Projeção Patrimonial:


Não consegui nada além de manter a distância do projetado e do realizado (para os novatos, azul é realizado e vermelho é projetado). Tendo em vista que deveria estar com um capital bem maior, não tenho o que reclamar da performance nesse mês. A reforma de todo meu plano de aposentadoria não passa desse mês, que fatalmente modificará minhas expectativas e consequentemente minha projeção patrimonial.

Portfolio:


Como sempre, peguei os juros do empréstimo garantido (pouco menos de R$500,00) e investi em compra de quotas PIBB. Atipicamente esse mês eu não consegui aplicar todo o dinheiro guardado (malditas ordens parcialmente executadas), o que explica eu ter comprado apenas 15 quotas PIBB a R$94,23 cada.

Valores:

O alto ROI anual deve-se pelo retorno absurdo que o IBRX-50 teve esse ano (72%), algo essencialmente impossível de acontecer em 2010.

Notas relevantes:
  • O IBRX-50 teve um retorno 10% menor que o IBOV esse ano. Petr3 e Petr4 são as maiores culpadas desse resultado, afinal 25% do IBRX-50 é Petrobras. Ainda assim, o retorno do IBRX-50 dos últimos 5 anos ainda é superior ao do Ibov (22,1% contra 20,7%).
  • O aluguel de PIBBs cumpriu com certa dificuldade seu papel esse mês. O mercado de aluguel de PIBBs está horrível.

4 comentários:

  1. IF42, paarabéns por esse exponencial crescimento em seu patrimônio em 2009!


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Meu nomé é Bruno e acabo de conhecer o seu blog. Tenho objetivos parecidos ao seu.

    Gostaria de trocar uma idéia com você e tirar algumas dúvidas.

    Você tem algum email pra contato?

    Segue meu email: brunovcn@yahoo.com.br

    Att.

    Bruno.

    ResponderExcluir
  3. Mauro - mauro_cps2006@hotmail.com4 de janeiro de 2010 às 21:52

    Ola.. mto legal seu blog, tenho acompanhado a algumas semanas. Tenho um plano parecido, mas minha estrategia eh mto menos agressiva.

    Bolsa so com lancamento coberto. :) E apenas 20% do capital.

    Em 2008 vc ja tinha uma posicao forte assim em PIBB? Em caso de quedas fortes mantem posicao?

    Para 2010, vai se manter fortemente comprado?

    ResponderExcluir
  4. Hotmar, mais uma vez obrigado!

    Bruno, enviei um e-mail pra vc.

    Mauro, pq apenas 20%? Tem objetivos de curto-prazo? Minha idéia é só começar a vender os PIBBs lá pra 2030...

    ResponderExcluir