sábado, 1 de maio de 2010

Atualização Mensal: Abril 2010 (R$153.013,78, +1.194,65)

O tempo passa, o portfolio cresce e os efeitos da volatilidade são cada vez mais sentidos. Em um mês em que o fundo PIBB teve uma performance mensal "maravilhosa" de -4,10%, eu ainda assim consegui terminar o mês 0,78% mais rico do que o mês anterior.

Assim como no mês anterior, continuo satisfeito com o único aspecto que posso controlar: meus aportes mensais. Repetirei o que falei na atualização de Março: para o jovem investidor, aportes consistentes são mais importantes que a taxa de retorno desses aportes, e esse mês foi uma prova disso.

Projeção Patrimonial:

A "gordura" entre o realizado e o projetado caiu de ~R$29.000 para ~R$24.500,00, o que é algo normal e previsível pra quem tem quase 80% do portfolio na bolsa.

Portfolio:
Quebrando a rotina dos meses anteriores, e num timing não tão bom, esse mês eu investi ~R$6.000,00 no empréstimo garantido, que me rende atualmente 1,5% a.m. Para os mais céticos, os pagamentos mensais dos juros tem sido feitos religiosamente e tem me ajudado muito para realizar os aportes em valores superiores.

O valor do aporte foi elevado pois eu limpei o "capital de giro" que tinha na minha conta. Hoje tenho exatos R$0,00 na conta e ~R$150,00 na carteira hehehe.

Valores:

Vejam que o prazo médio de investimento em renda variável finalmente superou 1 ano (o ROI total é maior que o ROI anual).

Notas relevantes:
  • Só agora em maio vou finalmente fechar minha conta na Ativa. Minhas últimas 100 quotas de PIBB que estavam alugadas desde 2008 por lá foram devolvidas dia 30/04. Vou enviar o pedido de transferência de custódia segunda (03/05).
  • Mercado de aluguel de PIBB foi horroroso esse mês. Acho que fiz apenas 1 aluguel. Tenho a melhor taxa desde dia 10/04 e ainda assim ainda não foi feito nenhum negócio.
  • Arrumei mais uma fonte extra de renda, cujo valor varia imensamente. Mês passado foram R$190,00 e esse mês já tenho garantidos R$350,00. Se eu realmente investir nisso consigo me visualizar tirando até R$2.000,00 por mês.
  • Se alguém me perguntar de novo sobre o empréstimo garantido eu juro que fecho esse blog kkk.
Rumo aos 200k!

37 comentários:

  1. Fala Viver, qual corretora vc esta indo?

    ResponderExcluir
  2. VR,

    Segue alguns comentários.

    Saldo positivo:
    - Vc conseguiu não ficar negativo no mês pq seu aporte é bem alto.
    No futuro, quando tiver muito mais investido, o aporte não vai
    conseguir barrar as quedas e te dar um saldo positivo no final do mês.
    Só estou comentando. Tenho certeza que vc sabe disso.rs

    Controles:
    - Além do aporte que vc tem controle, vc tem controle tb dos investimentos
    em renda fixa, pois sabe bem aproximado o rendimento futuro.

    Rendas extras:
    - Rendas extras ! São fundamentais! Mas eu, até o momento não consegui
    nenhuma não teria que trabalhar além das minhas 8horas normais do serviço.
    Se souber de alguma forma de renda sem ter que gastar tempo e esforço,
    me avise ! A unica forma que conheço são os investimentos e alugueis...
    Se conhecer outra, me avise !

    Aluguel:
    - Tenho atualmente PIBBs tb como principal fonte de investimento, graças
    a influencia do seu blog. Mas ainda não coloquei nada para alugar.
    Minha corretora é a banif. Depois vou ver em seus posts, como
    faço para alugar. Pelo que me lembro, não é todo mês que vc consegue aluga-las...
    Não tem muita procura, não é ?

    Capital de giro:
    - Sobre o no seu capital de giro:
    Eu tenho minha conta corrente e o dinheiro investido (Longo prazo) coloco
    em conta separada. E para projeções para minha indepencência financeira, só considero a de longo prazo.
    A minha ideia é deixar uns 3 salários em conta corrente e renda fixa como um "colchão"
    de segurança. Depois disso, o dinheiro que vier, invisto em longo prazo.
    Mas ainda não consegui nem 1 salário direito nesse colchão, sempre aparece
    uns gastos imprevistos...

    Frugalidade:
    - Pretendo congelar meus gastos fixos mensais e meu nivel de vida financeiro.
    Percebi que se eu a cada aumento de salário, aumentar meus gastos fixos, mais vai
    demorar para conseguir minha indepencia financeira.
    Meu objetivo não é ser milionário. É não depender da porqueira do sálario para viver.
    Cada aumento de salário, tentarei colocar o máximo possível nos investimentos a longo prazo.
    Sei que tem a questão da inflação... e por isso deveria aumentar meus gastos pq
    algumas coisas vão aumentar e não vou conseguir ter o mesmo gasto fixo...
    Mas vou fazer o possível.

    Abs,

    FH

    ResponderExcluir
  3. Viver de Renda, o verdadeiro teste para nossos investimentos não ocorre quando a Bolsa sobe e a economia festeja números positivos, mas sim quando ocorrem oscilações negativas e, mesmo assim, persistimos firmes no nosso plano de investimentos, convictos de que estamos fazendo a coisa que irá produzir os melhores resultados num horizonte de tempo maior.


    Parabéns pela disciplina e pela continuidade dos aportes! Não dê bola para as oscilações de curto prazo, pois o que irá fazer você alcançar a independência financeira é exatamente aquilo que está sob o seu controle: um método eficaz de investimento do seu dinheiro.


    Continue firme com as suas doses contínuas de "fermento', pois esse "bolo" ainda há de crescer muito. Quem viver, verá! E tb viverá de renda!...rs



    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Fala um pouco sobre o empréstimo garantido aí...

    heheh brincadeirinha!!!

    e sobre a renda extra, pode? =)

    ResponderExcluir
  5. Eu to postando aqui só pra dizer que eu levei chumbo também!!!

    Vamos seguir viagem mesmo assim porque a estrada é longa!!!

    ResponderExcluir
  6. Viver de Renda,

    Li todos os seus posts e agora estou passando a acompanhar todos os seus posts porque estou indo de encontro ao mesmo objetivo seu.

    Hoje estou com a maioria dos recursos em Poupança, CDB e Ações Vale e Petro.

    Estou pesquisando investimentos de RF melhores que poup. e cdb pois estou parado no tempo. Vejo que voce faz emp. garantido e nao gosta de falar sobre, porem pode indicar algum invest. de RF bom? que ganhe mais de 1% descontando IR.

    Help Me, não aguento mais receber 0,50/mes de poupança.

    Queria colocar em PIBB mas to achando a bolsa muito alta e volatil para entre neste momento.

    Aguardo Retorno e Parabens pelo blog, Perfect !!

    Marco Tulio

    ResponderExcluir
  7. Viver de Renda,

    Complementando estou anexando minha situação.

    Poupança $34,800.00
    CDB $40,300.00
    Vale $10,000.00
    --------------------
    Total $85,100.00

    Estou investindo em media de 3000 por mes.

    Obrigado.
    Marco Tulio

    ResponderExcluir
  8. Tenho um blog sobre finanças, mas por outra ótica.

    http://mendigoadriao.blogspot.com

    Leiam

    ResponderExcluir
  9. Vamos lá, MEGA-RESPOSTA:

    1 - Anônimo: Já estou na Link há um tempo.

    2 - FH: Pode ter certeza que sei disso muito bem. E, querendo ou não, desejo que isso ocorra logo :)

    Todas as minhas rendas extras demandam bastante tempo e esforço! Não tem nada de mão beijada não! É dinheiro batalhado e suado.

    O aluguel de PIBB varia bastante, mas esses meses de abril/maio tem sido horríveis.

    Esse mês vou procurar fazer um micro-colchão para cobrir justamente essas pequenas despesas imprevisíveis.

    Concordo contigo, frugalidade é tudo! Disciplina é liberdade!

    3 - Hotmar, como já diria Bogle, "STAY THE COURSE".

    4 - Rodpba, quase tive um ataque aqui hehe! A renda extra é um serviço que estou começando a prestar pra uma empresa, cuja demanda varia MUITO.

    5- Ind. Fin., todos nós levamos hehe! E parece que no mês de maio a coisa só vai piorar!

    6- Marco Tulio, seu portfolio é poupança/cdb/vale ou poupança/cdb/vale/petro? Independente disso você precisa diversificar a parte em renda variável. Você está correndo um risco acima do necessário. Para investimentos passivos, diversificação é free lunch! Sempre repito isso, talvez o único na área financeira!

    Quanto a parte da renda fixa, o Tesouro Direto é o seu pastor e nada te faltará! No dia que você encontrar um rend. em renda fixa que renda 1% a.m. líquido você me chama! Hoje isso só é possível com uma máquina do tempo hehehe.

    No mais, você tem bem pouco dinheiro em ações. Se seu prazo for longo, você provavelmente está perdendo dinheiro. Estude sobre "time diversification"!

    ResponderExcluir
  10. Acompanho suas idéias há algum tempo ! Parabéns pela qualidade do seu blog. Gostaria da sua opinião. Estou em dúvida sobre colocar parte dos meus recursos no PIBB11 ou buscar uma corretora que tenha um fundo baseado em value investing/análise fundamentalista. Recebi estes dados abaixo da Geracao Futuro. Eles cobram 4%a.a de taxa de adm, mas mesmo que eu aplique direto no PIBB11 (tx baixíssima) ainda assim a performance deles, descontando a taxa de adm. , está melhor ao longo dos anos, lembrando que a carteira da Geracao é diversificada, com as principais ações do Ibovespa/IBRX 50. Enfim, gostaria de saber sua opinião sobre o que é melhor no longo prazo, aplicar direto no PIBB11 ou em um fundo (baseado em value investing) como o da Geração nas condições citadas ? Desde já agradeço sua atenção.

    Fundo
    Geração FIA
    2003 87%
    2004 73%
    2005 29%
    2006 88%
    Geracao Fia
    Programado
    2007 62%
    2008 -53%
    2009 86%

    IBOV

    2003 97%
    2004 18%
    2005 28%
    2006 33%
    2007 44%
    2008 -41%
    2009 82%

    Ganho acum.
    no Periodo
    Geracao
    987%

    IBOV
    498%

    ResponderExcluir
  11. Viu Marco Tulio, sobre a sua nota:

    Poupança $34,800.00
    CDB $40,300.00
    Vale $10,000.00
    --------------------
    Total $85,100.00


    Eu nao sei que idade voce tem, mas essa sua aplicação esta bem conservadora...

    Eu tenho 27 anos e tenho 98% aplicado em ações. Os 2% é o que sobra na minha conta.

    Eu possuo os seguintes Ativos.

    BBAS3
    GGBR4
    ITSA4
    MMXM3
    OGXP3
    PETR4
    PFRM3
    RDCD3
    VALE5
    ELPL6

    ResponderExcluir
  12. 98% em ações ? Corajoso vc hein...rs
    Aposto que não passou pela crise de 2008...rs

    ResponderExcluir
  13. Tambem gostaria de aumentar a fatia em ações, mas bobiei e nao entrei na crise, esperei subir pra querer entrar.

    Estou querendo entrar mas to achando muito alto os preços, agora que esta caindo um pouco. Conforme for o andamento, em breve vou tentar transferir para ações.

    Ja vou começar a transferir um pouco para o tesouro e um pouco para ações.

    Rumo à Independencia Financeira ? Quando voce começou a colocar em ações ou foi de pouco em pouco ?

    Abs

    ResponderExcluir
  14. 98%? Eu tenho 100% em ações e considero isso mais calmo que passear com tartaruga. E olha que tenho só 19 anos.
    Bolsa é o melhor jeito de remunerar capital, é mais seguro do que renda fixa porque não perde pra inflação.

    ResponderExcluir
  15. Nivabala disse... Olá VR
    Nosso colega Anônimo está em dúvida, assim como eu, sobre colocar parte dos recursos no PIBB11 ou buscar uma corretora que tenha um fundo como o da Geracao Futuro. Eles cobram 4%a.a de taxa de adm, mas mesmo que eu aplique direto no PIBB11 (tx baixíssima) ainda assim a performance deles, descontando a taxa de adm. , PARECE que está melhor ao longo dos anos. Como eu nunca sei ao certo como é calculado essa taxa de adm., gostaria de saber sua opinião sobre o que é melhor no longo prazo, aplicar direto no PIBB11 ou em um fundo como o da Geração nas condições citadas? Considere nas suas análises o momento atual. Desde já agradecemos sua valiosa opinião!

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Em primeiro lugar, gostaria de de te dar parabéns. A qualidade dos post tem sido excelente. Concordo plenamente com você quando diz que a literatura nacional sobre investimentos é péssima. A grande maioria dos blogs brasileiros que encontrei também pecam muito em qualidade.

    Eu tenho um planejamento bastante parecido com o seu, que começei no fim do ano passado. Seus posts reforçaram muitas ideias que eu venho criando sobre investimentos. Comecei estudando análise técnica, mas depois de alguns meses me perguntei: mas que bobagem é essa? Ondas de elliot? Fibonnaci? Quanta besteira! Isso não faz o menor sentido. É exoterismo. Hoje tenho objetivos no longo prazo.

    Invisto em PIBBs e empresas menores que escolho com minha GRANDE e VASTA habilidade e experiência em análise de balanços e fundamentos =P

    Gostaria de saber qual sua posição hoje sobre buscar empresas baratas para investimento com base em fundamentos, especialmente empresas pequenas com grande potencial de crescimento. E alias, quando você encontrar seu fundo SMALL CAPS barato, por favor divulgue para a galera, pois também estou atrás de um!

    Aproveito para deixar uma dica de livro: Fooled By Randomness do Nicolas Taleb. O cara desenvolve o livro em cima do fato de a maioria das pessoas buscarem explicações e causas para coisas que são simplesmente aleatóreas. E isso é especialmente verdade no mercado de ações, onde o autor trabalhou a vida toda e foca as discussões do livro.

    Abraço e continue assim!
    Thiago

    ResponderExcluir
  17. Renato, cuidado que a bolsa pode sim perder para a inflação. O risco é REAL. Veja o caso do japão.

    Nivabala, a rentabilidade passada de um fundo NADA tem a ver com a rentabilidade futura. No entanto, quanto maior a tx. de adm. pior tende a ser a rentabilidade futura. Você conclui o resto ;)

    Thiago, obrigado pelos elogios! Eu acho muito dificil o investidor comum ter um retorno acima da media do mercado investindo com base em fundamentos, e de fato a renda media do investidor é menor que a do mercado (bem menor, infelizmente). Pode deixar que eu aviso sim, mas acho que vai demorar hehehe.

    Eu já li o livro, muito bom por sinal. Ótima recomendação!

    ResponderExcluir
  18. Cara, eu não acho que seja tão impossível assim. Concordo que é difícil. No tempo que me sobre tenho estudado métodos para seleção de ações, mas ainda tenho muito caminho pela frente.
    Por acaso você já pensou ter parte da carteira focada em dividendos?

    Abraço

    ResponderExcluir
  19. VR, primeiramente parabéns. muito bom seu blog

    conheci ele agora em abril e estou no mesmo caminho, utilizando sua ideia - espero que não sinta-se copiado hehe - fiz um blog também, mais ou menos como um diário e minhas opiniões financeiras. estou começando ainda, mais ou menos como você começou e espero conseguir seguir meu plano corretamente. sinta-se a vontade para comentar,

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. VR, ótimo blog.

    Mas eu cheguei hoje e é muita informação (e curiosidade!) para ver de uma vez, ou ainda, para achar o que quero. Fica então uma sugestão: a de vc linkar os assuntos às matérias relacionadas, assim, eu não preciso perguntar sobre o 'empréstimo garantido' e vc não acaba com um blog tão legal...

    Um abraço e parabéns!

    Maura

    ResponderExcluir
  21. Thiago, você tem noção que a maioria dos trades são feitos por gestores profissionais, não é? E no momento que você compra uma ação, é porque do outro lado tem alguém muito qualificado achando que tem que vendê-la. Já falei muito sobre dividendos em diversos comentários mas pelo visto terei que fazer um artigo focado neles.

    Renda Passiva, sinta-se a vontade pra copiar o que quiser, só dê os créditos :P. Conhecimento é pra ser difundido e não restringido. Agora a primeira coisa que você tem que fazer é sair desse vgbl e esquecer essa falácia da possibilidade de rumerar carteira (ô expressao que odeio) com opções de bova11.

    Maura, já me deram essa sugestão, mas só de imaginar o trabalho que dá e o tanto de coisas mais importantes que esse blog merece receber acho que isso vai demorar um pouco. Mas dê uma lida no FAQ que fiz que vai te esclarecer muita coisa! É sempre bom ver mulheres por aqui (sem segundas inteções(ou não rsrs))!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia

    Sobre a previdência não tenho o que fazer, é pela empresa não posso reclamar! E as opções não tem liquidez nenhuma mesmo... meu objetivo é chegar até 100.000,00 e depois trocar o fundo pelas ações das empresas mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir
  23. VR, para acumulação, sem dúvida, vc está no caminho certo. Mas, em se tratando do portfolio de retirada, em que pese vc não estar pensando nisso ainda, vc já pensou em empreendedorismo para aumentar a taxa de retorno? virar empresário ou aplicar em um ou mais negócios como franquias ou então especular em imóveis? ou seja, sair do círculo renda fixa/renda variável Abs

    ResponderExcluir
  24. VR,
    Esse seu argumento não faz sentido. Primeiro porque o número de investidores pessoa física é maior que os institucionais há um bom tempo na bovespa. Ok, volume que eles representam deve ser menor que os insitucionais, mas não o suficiente pra dizer que quase todos trades são feitos por profissionais.
    E segundo, se seguissemos o seu raciocínio os traders profissionais nunca conseguiriam realizar nenhum negócio, já que todos estariam do mesmo lado, oposto ao meu (você sugeriu que traders profissionais sempre compram e vendem no momento certo).

    Eu acho que quem investe com um patrimônio pequeno tem uma grande vantagem sobre os gestores de grandes fundos. Podemos investir em empresas pouco líquidas com segurança. Quem tem um patrímônio de vários milhoes, pra não dizer bilhoes, precisa sempre estar onde há muita liquidez.

    Sobre carteiras de dividendos, só perguntei porque nos comentários que li não achei nenhuma opinião concreta sua sobre isso. É fato que empresas que distribuem poucos dividendos inventem eles nos negócios da empresa e devem crescer mais no futuro por causa disso. Mas é interessante investir em empresas do setor elétrico e saneamente, que tem seus lucros protegidos contra a inflação e pagam dividendos acima de 10%.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  25. Viver de Renda.
    Parabéns pelo blog e por compartilhar conosco seu trabalho. A partir dos seus estudos me interessei mais pelos investimentos em bolsa de valores.
    Ficam meus votos pelo seu sucesso.

    ResponderExcluir
  26. Thiago, como você bem presumiu os investidores institucionais ainda são o que movimentam maior volume, e é isso que importa para saber a probabilidade de quem está na outra ponta. Além disso, não falei que todos os trades são feitos por profissionais. Por fim, acho que você entendeu errado meu argumento, pois a conclusão dele não é que todos devem chegar a mesma conclusao (caso contrário não haveria liquidez no mercado ou então a volatilidade seria absurda), mas sim que sempre tem vários profissionais muito bem preparados e bem pagos, gerindo centenas de milhões de reais, que possuem opiniões diversas da sua e da minha. Em momento algum falei que os profissionais sempre fazem trades no momento certo. Se isso fosse verdade os fundos ativos teriam uma performance muito acima dos fundos passivos, quando na verdade o que ocorre é justamente o contrário, portanto podemos provar empiricamente a incapacidade MÉDIA desses gestores de ter um retorno acima do mercado.

    Acho que esse problema do tamanho, que lá fora chamam de "Berkshire Effect", só atinge fundos gigantes como o próprio Berkshire Hathaway.

    Sobre dividendos, o problema é que geralmente essas elétricas tem um crescimento global bem abaixo da média...

    Anônimo, obrigado!

    ResponderExcluir
  27. esse mês vai ser triste

    ResponderExcluir
  28. Viver de Renda

    O "Berkshire Effecten" Segundo o Warren Buffet só não acontece em portfólios pequenos tipo 1 kk USD a partir de 10 kk USD ele já é muito forte.Tem ações de empresas sólidas,com bons fundamentos,que dão lucro a vários anos seguidos e que giram menos de 250k por dia.Eu por exemplo to comprado numa empresa que gira gira menos de 100k/dia(CRIV4).

    Mas na realidade os gestores profissionais tem outros problemas além do tamanho do portfólio.Ele precisam quase sempre indexar(mesmo que parcialmente)e tem que pensar muito no curto prazo.É aquele negócio perder investindo em Vale e Petro pode,mas em small cap não.

    Leia esse artigo que é bem legal.

    http://valuevista.blogspot.com/2007/06/warren-buffett-50-returns.html

    Outra coisa ta com algum plano de realocação,visto os movimentos do mercado?

    ResponderExcluir
  29. VR,

    Vc me deve links, mas enquanto não vêm, vou lendo um a um, a cada dia...
    A respeito do post de Nivabala: o passado do fundo não promete a rentabilidade do futuro, mas traz algumas pistas sobre o gerenciamento e a capacidade de fazer boas escolhas, certo?
    Eu não tenho o seu perfil de investimentos, provavelmente não tenha nem mesmo um perfil, mas sou capaz de reservar uma grana todo mês e tenho parcos (parcos!!) investimentos no tesouro direto e ações. Vc acha que para quem não conhece este mercado o suficiente para gerenciar sozinho as aplicações no PIBB, um fundo como o Geração Futuro é uma má escolha? Ou não é nenhum bicho de sete cabeças?

    Desemburreça-me, oh sábio das finanças pessoais.

    Maura

    ResponderExcluir
  30. VR,
    Eu exagerei seus comentarios pra deixar minha opinião mais claro hehe.
    Sobre o liquidez afetando portofólios grande, faço da resposta do Jovem Capitalista a minha. Algumas empresas que apresentam EXCELENTES perspectivas e tem volume menor do que 150k por dia. Com um portofólio grande, é muito arriscado colocar fatia razoável do seu portfólio em empresas dessas.

    Anônimo,
    Você já olhou as taxas cobradas pela geração futuro? Eu considero uma ofensa!
    Taxa de adm.: 3,00% a.a
    Taxa de performance: 20% sobre resultado superior ao IBOVESPA.

    ResponderExcluir
  31. Thiago, tem fundos da Geracao que não cobram a taxa de performance. Concordo com vc que 3%a.a. é muito mas como bem colocou o Anonimo, a dúvida ainda persiste.

    Estamos esperando o VR nos esclarecer pois entre aplicar no PIBB diretamente, sem ter conhecimento do mercado, ou ter alguma corretora com foco no value investing fazendo esse trabalho com foco fundamentalista não seria a melhor opção ?

    A dúvida básica é: PIBB11 diretamente ou escolher uma espécie de Berkshire Hathaway brasileira ???

    Fazendo coro com meu amigo Anonimo ou amiga Maura...VR...Desemburreça-nos, oh sábio das finanças pessoais.

    ResponderExcluir
  32. Muito interessante sua abordagem de investimentos, gostei bastante. Conhecendo o blog e gostando da qualidade dos posts. Acho que principalmente por 2 coisas pela sua sinceridade e por vc se basear em análise fundamentalista, e não fica feito um louco tentando bater o mercado. Li alguns de seus posts, como o de TSR e os do PIBB, e gostei.

    Estou começando, ainda engatinhando, pensando agora em adotar um baleaçamento dos meus investimentos em 70% RV e 30% RF (já tenho meu colchão de segurança).

    Uma dúvida, eu ainda não tenho muita grana, o patrimônimo para investimento totaliza uns 5k (sem o fundo de reserva que é o dobro disso). Só agora vou conseguir fazer um aporte melhor mas ainda modesto, de 2k/mês.

    Compensa eu já botar 70% desses 5K em PIBB ou seria melhor acumular um pouco mais e ir pra PIBB dentro de alguns meses? Só uma opnião, não se sinta responsável, eu não vou dar uma de louco e te culpar, eu quero apenas analisar opniões pra ponderar.

    E por fim queria saber, quais os livros que vc já leu nessa empreitada, certamente que a maioria é de análise fundamentalista. Eu li o "Investidor Inteligente" (não podia faltar) e agora pretendo ler "Investindo em ações no longo prazo" e "Avaliando empresas, investindo em ações". Por hora eu to adotando a estratégia de investidor defensivo (de acordo com Graham), enquanto expando meus horizontes.

    E só um detalhe, se vc não se incomodar em responder, qual sua idade?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  33. Viver!!!!
    Gostaria de saber quando vc irá colocar a matéria sobre as estratégias para INSS
    obrigado no aguardo
    Michel

    ResponderExcluir
  34. Caro VR,

    Fez 42 na semana passada e não chamou ninguém pra festa?? Já aposentou? Onde estás que não responde?

    Maura

    ResponderExcluir
  35. Vamos lá:

    Jovem Capitalista: Se for assim praticamente todo fundo sofre do Berkshire Effect, o que é um contrasenso. Claro que qualquer fundo tem dificuldades em aplicar em micro-caps, mas como o comportamento delas é bem parecido com as small-caps não vejo problemas. Berkshire Effect eh algo bem diferente e esta reservado aos fundos gigantescos. Sem planos de realocacao no momento, mas estou procurando economizar o que posso, mas minha margem ja está muito pequena. Quanto ao texto, falar é uma coisa, repetir as glorias do passado é outra...

    Maura, q links? Estou esquecido. O passado de um fundo nao quer dizer NADA. Nao possui qualquer correlacao com qualquer coisa. A performance passada do fundo tem tanta importancia para seu investimento quanto saber se vai chover amanha ou nao. O Geracao Futuro é uma PÉSSIMA escolha. O fundo PIBB nao precisa ser gerenciado. Investe-se e pronto. Gestao ativa do portfolio nao aumenta o retorno, pelo contrario, induz a praticas behavioristas deleterias ao proprio investidor. Isso esta provado.

    Thiago, ja sei de cor e salteado as taxas da geracao futuro. Na verdade eu tenho um artigo semi-pronto só sobre esses fundos mas a raiva é tao grande na elaboracao do artigo que tem que sair 1 parágrafo de cada vez kkk. (É sério)

    Anônimo, eu acho até possível o value investing fazer sentido, vide os pe10's absurdos da decada 00-10, Q, dentre outros indicadores fundamentalistas que, a principio, possui uma correlação de até 0.8 com o retorno de 40 anos da bolsa. O problema é q os fundos ativos que utilizam o value investing nao parecem se sair melhor que os demais, o que sugere que esse talento esta restrito a muitos, muito poucos, sendo a existencia desses fundos condizente com um retorno totalmente randomico dos fundos. Em virtude desses argumentos, a saida ainda é um fundo de acoes passivo.

    Felipe, nao sei onde vc viu isso mas nao me baseio em analise fundamentalista. Compensa mais aplicar logo esses 70% em PIBB. Cara, eu ja perdi a conta de livros que li, mas quase nenhum sobre analise fundamentalista. Prefiro ler sobre asset allocation, gestao de portfolios, classes de ativos, etc. Eu discordo veementemente de Graham da estrategia do "investidor defensivo". Alocacao de Ativos proposta é certamente ineficiente em VÁRIOS cenários, propoe Dollar Cost Averaging, numero notadamente insuficiente de acoes para diversificacao do portfolio, etc. Depois de ler Graham leia Bogle. Tenho 26 anos.

    Michel, essa matéria infelizmente não sairá tão cedo.

    Hahhaha Maura, que nada, minha vida que está passando por muitas mudancas radicais esse mês (sem novidades financeiras, entretanto). Daí a falta de posts e a demora na resposta dos comentários.

    ResponderExcluir
  36. VR,

    Obrigado pela resposta!

    Agora entendi, eu realmente não tinha visto, eu deduzi pela sua forma de racionar, pois percebi que vc não era um grafista. Mas realmente, se eu tivesse reparado melhor perceberia que seu foco é em gerenciamento de portfólio. Gostei da sua abordagem, ainda estou no primeiros degraus, e me falta prática. O Graham foca mais na parte de ações apesar de mencionar um pouco gestão do portifólio.

    Realmente, eu tinha visto que compra por preço médio não é uma estratégia efetiva, e estava pensando e buscando qual seria uma alternativa mais viável, caso eu aplique em fundo de índice.

    No caso o livro do John Blogle: "Common Sense on Mutual Funds: New Imperatives for the Intelligent Investor" espero que tenha algumas respostas para essas minhas perguntas. Obrigado pela recomendação. E acredito que vc tenha ganho um leitor ativo para o seu blog.

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pela resposta, meu bem. Espero que as mudanças de sua vida te tragam apenas ótimos rendimentos!

    Maura

    ResponderExcluir