sexta-feira, 8 de julho de 2011

Atualização Mensal: Junho 2011

Bem pessoal, pensando em não deixar vocês na mão, segue a atualização mensal mega expressa, com os dados mais importantes na tabela abaixo (clique pra ampliar!). De brinde, a matriz de correlação entre os diferentes sub-portfolios, provando de forma inequívoca a importância da diversificação.



Para os críticos, saibam que cada centavo do meu portfolio possui suor impregnado nele. Se não tivesse, no entanto, não faria diferença, pois o valor de alguém ou de uma estratégia independe da origem do dinheiro. Aos amigos, espero muito em breve poder me dedicar aqui como gostaria.

Abraços e excelente mês a todos! Que o ibov caia ainda mais!

62 comentários:

  1. Desculpa a insistência, mas, por favor, você poderia postar o saldo total do seu portfolio menos a soma de todos os aportes para eu ter uma idéia de quanto você fez de dinheiro SOMENTE com os investimentos?

    Obrigado =)

    ResponderExcluir
  2. Hein? Suor? Herança é suor? 250.000 + 18.000 mais o tal do empréstimo suspeitão é suor?

    kkkkkkkkkkk

    Po, te acho um cara que estuda tal mas para de tentar mostrar que é o trabalhador fodão. De boa quem te acompanha desde o começo com apenas 30.000 reais sabe que seu esforço é mais playbozice e berço do que suor.

    Não é te desmerecer é só ver a verdade.

    ResponderExcluir
  3. nao entendo tua estrategia de completar com dinheiro quando o retorno mensal nao atinge o seu esperado 1,2%. Voce ainda segue isso? É impossivel manter isso quando a grana crescer. 0,5% de 2 mi = 10 mil reais

    ResponderExcluir
  4. Tem gente que se esforça em ser uma mala cheia de pedra sem alça e sem rodinha e ainda por cima na chuva...
    E daí que o cara recebeu herança? playboyzice seria se torrasse com festas, mulheres e bebidas, e desde quando dinheiro suado é só aquele ganho na roça do dia a dia? O termo "suado" é uma figura de linguagem que exprime esforço, eu são suados sim, pois é preciso um esforço mental provindo de controle grande pra se manter no objetivo, e se eu tivesse um berço dourado desses eu aproveitaria é mesmo e faria do mesmo jeito...
    .
    Tenho até vergonha de postar com endereço do meu blog pra responder um post tão ridículo!
    .
    VR, desculpe ae tese de defesa, mas tem gente que me deixa p*to! Inveja é uma m*

    ResponderExcluir
  5. Tb estou só torcendo pra Bovespa derreter! rs
    abs!

    ResponderExcluir
  6. Recebendo herança e um "empréstimo" de origem total desconhecida fica um pouco mais fácil...

    ResponderExcluir
  7. Viver de Renda, seu blog é fantástico. Li do começo ao fim e fiquei impressionado com o alto nível da discussão. Confesso que em algumas delas não deu pé. Mesmo nestes casos foi fundamental a indicação do caminho (ou seja, vamos ler Fama & French então!).

    Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente você deixou nestes anos todos vários traços da sua personalidade impressos aqui. Eu poderia fazer uma lista das coisas pelas quais você merece parabéns: nunca vi um jovem tão determinado em uma área tão indeterminada; mesmo diante de uma multidão de trolls, você não perdeu o bom humor. Excelente! Há ainda outros traços de sua personalidade que são decisivos nas suas escolhas.

    Lá no final de 2009, um tal de Alex perguntou sobre a tributação do PIBB. Você (acho) respondeu e incluiu um “não quero mexer nesse vespeiro”. Em abril de 2010 você mexeu no vespeiro. Foram 5 meses(?) entre uma coisa e outra. Não quero aqui estabelecer um juízo de valor. Nada disso.

    O que eu quero sim dizer é que você é também um “fator de risco” na carteira. Entre barras vermelha e azul deveria haver uma outra: a do seu conhecimento. Nas entrelinhas, a sua curva de aprendizado está desenhada pelo blog afora. Mais importante do que sua evolução patrimonial/aportes foi seu “conhecer”.

    Quando você toma consciência de que “sinto que cheguei num platô dos meus conhecimentos sobre finanças/investimentos” você soa arrogante. Mas não é! Você grita, sim, aos 7 ventos que o “fator de risco VdeR” está altíssimo!

    Humildimente, gostaria de fazer uma crítica construtiva: assim como lá em 2009 você não mexeu em um vespeiro, acho que você pode estar deixando passar outro.

    A escolha de suas ações obedecem o critério P/VPA (pode não ser o único critério, mas é um dos fundamentais). Ok! É sua escolha, ela vem cheia de ônus e de bônus. Como qualquer escolha na vida. Pelo que (tentei) entendi (er) você deixou isso bem embasado teoricamente. Ok!

    Perfeito? Não.

    Minha humilde (de novo) sugestão é a seguinte: O Guilherme, o Henrique, o Inv. E Fin. e o HC são inteligentes e igualmente conhecedores da coisa e podem te ajudar (e se ajudarem) a encerrar esse ciclo de aprendizado. Acho que vocês poderiam fazer um debate.
    Assim como lá em 2010 você abriu espaço para um post-guest, abra outro para um formato de discussão. Sucintamente cada um expõe sua estratégia pessoal. Depois cada um faz uma análise da estratégia do outro. Réplica/Tréplica/Conclusão.

    Reconheço sua falta de tempo. Espero que esteja tudo bem.

    Talvez esse não seja um problema, mas uma solução. Estabeleçam um limite de tempo? 1 hora, numa noite de quinta-feira, por exemplo. Um debate, on-line, ao vivo, para todos lermos. Que tal?

    Bem, o fundamental não é exatamanete isso. É sim ampliar o círculo posteriormente. O resultado dessa discussão precisa ser levado para a academia: IBMEC/FGV/INI (?)... quem mais? Há interessados mil nessas discussões. Gente que pode contribuir muito com a evolução de vocês todos. No formato atual das ideias, espalhadas por centenas de posts (nos diversos blogs além do seu), seria impossível percorrer esse caminho entre prática e academia.

    Você ganha: não fica estagnado.
    Nós leitores ganhamos: como sempre, lendo.

    Fica a sugestão e o muito obrigado pelas lições-mil!
    TR

    ResponderExcluir
  8. VR, tenho uma dúvida. Eu sei da sua estratégia de escolha de ações baseadas em valor pelo P/VP. Lembro que em algum momento do blog, quando questionado sobre o parametro P/L, você disse que preferia o P/VP. Porém, sabemos que o V/VP é o produto do P/L pelo ROE. Exemplo: PETR4 P/VPA= 0,97, P/L=7,95 e ROE=12,2%, então 7,95 x 0,122=0,97. Aonde quero chegar: ainda que se desconsidere o P/L, ao se usar o P/VP está se considerando mesmo que implicitamente o P/L. O problema que vejo é que temos dois parametros independentes (P/L e ROE) que ao serem multiplicados viram um só (P/VP), ou seja duas variáveis para ser representadas por um único valor. Qual o problema disso? Vou dar um exemplo: suponha empresa A com P/L=4 e ROE=20% e empresa B com P/L=80 e ROE=1%, só com essas informações qual que você preferiria? Claro que a empresa A. Ela é bem melhor que a empresa B nos dois critérios. Porém, pasmem ambas possuem P/VP=0,80 (4x0,2=80x0,01). Então, se olharmos apenas o P/VP podemos pensar que são empresas equivalentes, mas não são, e porque isso ocorre? Porque o P/V e ROE tem direções contrárias. O P/V quanto menor melhor, mas ROE quanto maior melhor, então isso pode mascarar situações desfavoraveis mesmo em bons P/VP. Gostaria de saber o que você lida com isso para não cair em armadilhas.

    ResponderExcluir
  9. Anonimo: Basta diminuir a performance do portfolio com o crescimento do portfolio que voce pega o valor do aporte.

    Anonimo: E desde qdo esse $ recebido foi de herança?

    Anonimo: Refiz meu plano em 2010 acho e nao tenho como expectativa 1,2%.

    TR: A idéia é muito interessante, e o fator principal é, de fato, o tempo não só meu, mas dos demais, além da abrangência do tema. Delimitando bem o assunto é algo que pode dar certo. Mas não prevejo mudar minha estratégia nos próximos 20 anos. Minha declaração de política de investimento está 90% pronta e não estou desviando um centímetro dela.

    RCMC: Não vou discutir minha escolha pelo p/vpa pela milésima vez, já analisei ad nauseam isso. Devido à tribitação brasileira um baixo turnover é fundamental, e o p/l nao proporciona isso.

    ResponderExcluir
  10. Na moral, VR, vc bem q podia fechar esse blog, juntar uma dúzia de leitores qualificados e fazer um grupo de e-mail. Daí, vc se livra de um bando de invejosos, secadores, interesseiros, TROLLS, maconheiros, preguiçosos, amargurados e losers que tomam o tempo e só sabem criticar.
    Muita gente pagaria caro para ter as informações disponibilizadas neste blog. Ainda assim, o que se recebe de estímulo, são críticas porque vc quis se resguardar evitando dar detalhes, algo MAIS QUE COMPREENSÍVEL num país chamado Brasil. Ouça-me e suspenda as atualizações aqui, mandando mail apenas para os chegados, e ENTUPA esses TROLLS.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Anônimo insistente do primeiro comentário.
    De tanto você insistir, fiquei curioso também e fiz as contas do total de aportes do VR, e cheguei em um valor aproximado para este mês de 457K. Só consegui chegar no valor porque nos posts de atualização mensal mais antigos era colocado o total de aportes de forma explicita. Daí pra frente é só fazer como o VR indicou: diminuindo o percentual de crescimento do portfolio e acrescentando o percentual de performance: a diferença será o valor do aporte.

    ResponderExcluir
  12. 475 K de aporte? qual foi o lucro dele então? kkkk

    ResponderExcluir
  13. Vejam o post do VR lá em 2009:

    Um empurrãozinho de ajuda
    Como vocês viram em um tópico recente meu, eu coloquei um gráfico em que mostra minha evolução patrimonial ao longo dos meses, chegando aos tão sonhados R$3.000.000,00. Se vocês verem bem, ainda no início do gráfico existe um "pulo" no patrimônio. Vou dar um "zoom" para vocês verem melhor:



    Que diferença, hein? Essa discrepância existe pois, ao que TUDO indica, em outubro de 2009 eu receberei como antecipação de herança cerca de R$80.000,00. É algo 100% garantido? Não. É algo 99% garantido? Sim. Por isso resolvi colocar essa antecipação nos planos, que se tudo correr conforme o planejado vai corresponder a 22 (!!!) meses de trabalho a menos.

    Tenho plena consciência de como tenho que agradecer por essa oportunidade, de forma que só resta a mim utilizar esse valor da forma mais inteligente possível!

    ResponderExcluir
  14. Em 2009 ele já tinha recebido 80k de herança.... nos posts de 2009, ele menciona que irá aportar no mínimo 2,3k por mes e agora, temos a notícia que ele recebeu 250k, que nao sabemos ao certo se é herança ou não (e nem nos interessa saber)...É só fazer as contas e ver a rentabilidade do VR.... com certeza, mais de 400 k foi de aporte ......

    ResponderExcluir
  15. O peixe morre pela boca kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Independentemente do lucro obtido pelo VR, é fato que as dicas e ensinamentos dele são valiosos, pois alem de obtermos conhecimento, nos faz raciocionar.....de qualquer forma, Parabens......mas como foi proposto pelo VR ao criar o site, de que nada seria escondido ou omitido, ele deveria nos mostrar a realidade, já que essa é a proposta do site e nao só mostrar o que lhe convem....

    ResponderExcluir
  17. Parece haver outra crise marvilhosa...A Grécia deve dar calote, Portugal deve dar calote, Itália deve dar calote ....isso vai espantar investidores do mundo inteiro e consequentemente levar a Bovespa ao chão. Nessa hora irao aparecer dezenas de excelentes empresas com p/vp abaixo de 1. Coisa ótima

    pedrojuan.rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Po, gostaria que o VR explicasse pra gente quanto teve de aporte real. Será que ele nao vai se manifestar nao?

    ResponderExcluir
  19. Povo aí preocupado pela herança dele? Como se 80K ou 250K já fizesse dele um cara rico, que nasceu em berço de ouro. Pessoal, é HERANÇA, ou seja, alguém durante uma vida toda fez esse patrimônio e agora (parte ou todo) será dele. Se fosse mais de um milhão, aí sim poderiam até dizer que herdou certa 'riqueza'.

    E é merito dele. Não importa.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, VR. Poderias especificar como fizeste essa matriz de correlação? Qual o período usado? Alguma ponderação dando maior peso aos retornos mais recentes?

    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  21. OLA Eu entendo pq investir em CDB com Sofisa pode ser bom mas pq os acoes? Voce realmente achou comprar foi um "grande merda"?

    pmorgan_m3@yahoo.com

    ResponderExcluir
  22. Em primeiro lugar, ninguem está preocupado com a herança dele. O que todos querem saber, é se a rentabilidade dele é boa ou nao. Com 80k +250k, + aportes de 2,3 k (no minimo) por mes, chega-se a conta de que ele aportou mais de 450k. Ou seja, a rentabilidade ou lucro dele é muito pequena, comparada quase a renda fixa.

    ResponderExcluir
  23. È verdade, concordo com o post acima. O VR se propos, desde o início, a nao omitir nada ou falar sempre a verdade. Nos posts dele, dá a impressao que ele é expert e conseguuiu mirabolantes rendimentos. Mas a realidade é outra....ninguem ta desmerecendo ele, ou tirando o mérito dele. Só estamos falando uma verdade, que tem que ser dita. Ele deve ser muito inteligente, estudioso, entende de finanças....mas na pratica, a história é outra....

    ResponderExcluir
  24. Exatamente Ricardo, o VR dá ótimas dicas, mostra como faz as coisas, o caminho dele tal, mas a verdade é essa, ele aportou 80k de herança, mais o obscuro empréstimo garantido que ele não fala o que é realmente, mais os 250 k que suspeito que seja herança porque no começo do blog ele falou que ia receber herança e acabou recebendo em 2 vezes como vimos.

    Pouca gente tem chance de fazer o que ele faz de ganhar quase 400 paus de graça na mãozinha, enquanto o resto trabalhador tem que juntar de grão em grão pra poder crescer o bolo.

    Cara, se eu ganhasse 80 k + 250 k + o rendimento do empréstimo garantido + aportes obscuros, nossa, ficaria muito MUMU o caminho para eu ser rico e milionário, encurta demais o caminho, os rendimentos se tornam mais robustos por causa do bolo não importa o quanta besteira e estratégicas se invente (como o VR).

    Mas não, eu vou de centavo em centavo, dá até desânimo porque o cara por mais que aporte já passa a sacrificar a vida pessoal porque se não o fizer os aportes são tão baixos que o bolo demora milhares de anos pra crescer.

    Só isso que apontei, mas que revolta foi essa?

    ResponderExcluir
  25. Em resumo, ele faz uma de gênio dos investimentos, mas sua rentabilidade é igual ao de um leigo que tenha aplicado tudo em renda fixa. Fraco! Não posso deixar de concordar com os recentes comentário, com esses aportes loucos fica fácil, fácil..

    ResponderExcluir
  26. Prezado Sr.,

    Li alguns de seus artigos e vi que o Sr. costuma responder as dúvidas de quem pergunta. Eu e meu marido temos uma dúvida sobre investimentos. Me chamo Daniella, tenho 22 anos e 5 filhos, com idades entre 1 e 6 anos. Eu e meu marido não sabemos onde investir o total de R$ 320.000,00 fruto da venda de um apartamento em nome do meu marido. A gerente do banco nos falou que a melhor opção seria um CDB que segue o CDI. Mas o que é CDI?? Quero separar uma parte deste dinheiro porque pretendo prestar vestibular para medicina. :) Onde seria melhor investir este dinheiro? Que tipo de aplicação posso fazer para os meu filhos??

    Meu marido é funcionario pblico e eu cuidando de 5 crianças não tenho tempo para nada. Tanto eu e meu marido não entendemos nada sobre investimentos. Peço que o Sr. não demore a responder, pois estamos com pressa para investirmos nosso dinheiro, e como tenho dificuldades em entender esses termos financeiros todos, peço que a sua resposta seja curta e clara. =P

    ResponderExcluir
  27. Botija: Função correl. A ajuda do excel explica direitinho. Peguei todos os períodos da tabela ao lado da matriz. Sem ponderações, não há motivo para tal.

    Pmorgan: Não entendi nada.

    Anônimos: Vocês estarem obecados com a minha rentabilidade dos últimos 2-3 anos mostram o quanto que o brasileiro ainda tem a aprender no que se refere a investimentos e torna claro que pessoas correrão atrás de performance por toda a eternidade.

    Inicei meus investimentos pouco antes da crise de 2008 e continuei aportando em ações que lateralizaram desde então, e hoje estão num nível menor do que quando comecei a investir. Com 70-90% aplicado em bolsa é de uma obviedade extrema que meu portfolio vai sofrer, e me espanta que ainda esteja no campo positivo.

    O investimento em valor proporciona sim ganhos acima da média, mas está longe de ser algo garantido e que tende a se manifestar apenas no longo prazo. Não há muitas certezas quando falamos de investimentos.

    Tudo que falei aqui sempre foi contra promessas absurdas e rendimentos mirabolantes. O fato de vocês acharem que conhecimento = performance mostra que ou eu estou com problemas graves de comunicação ou vocês com problemas de aprendizado.

    Daniella: Aqui não é consultoria financeira, e pouco pode ser aconselhado com tão poucas informações. Espero que você tenha a mesma disposição para estudar que você teve para fazer filhos, pois faculdade de medicina exige muito tempo (que você mesmo assumiu que não tem) e a mensalidade de uma hoje é de R$3.000,00 por mês.

    Tendo em vista o futuro completamente nebuloso (no sentido de incerto, não ruim) de vocês, manteria em uma aplicação segura e líquida, CDB de banco se não quiserem trabalho e Tesouro Direto se quiserem ter um pouco mais de trabalho (com menos risco) e ganhar 1-2% a mais por ano.

    ResponderExcluir
  28. HAHAHAHA!
    Mesma disposição de estudar que para fazer filhos foi de cagar!

    ResponderExcluir
  29. Mas também, 22 anos e 5 (CINCO!!!) filhos, PUTA MERDA vai passar o resto da vida trabalhando para criá-los decentemente, será que uma camisinha ou outro método anti-concepcional é TÃO CARO assim?

    ResponderExcluir
  30. "o quanto que o brasileiro ainda tem a aprender"

    Faz frio aí na Noruega?

    ResponderExcluir
  31. Puxa VdeR, onde foram parar os comentários do seu blog ... é lastimável, e tbm lastimável a perda de tempo pra respondê-los; mas enfim, é o preço da popularidade; se fosse ruim, ninguém ligava; well, again, stay on the course (como sei que vai fazer, apesar dos pesares).
    Abraço e força (ou melhor, MUUUITA paciência)

    ResponderExcluir
  32. Ninguém aqui falou de rendimento e performance e sim que é muito mole ganhar herança e aportes obscuros só isso.

    Sobre essa Daniella aí, olha, teu marido é funcionário público vendeu 320.000 reais pra criar 5 filhos e você quer ficar fazendo faculdade de medicina pra torrar toda o colchão de segurança dele pra depois dar um pé na bunda quando ganhar bem.

    Vá criar seus filhos vai.

    ResponderExcluir
  33. VR, seu blog é demais! Algumas pinceladas de humor nos trouxe essa doce Daniella. Reprodutora nata, hein!? Deu na telha que queria estudar medicina, com cinco filhos no lombo!

    Quanto ao desempenho de sua carteira, me parece natural que caia, e que a proporção rentabilidade x aportes fique menor. Mas julgar suas estratégias e desqualificar sua jornada me parece precoce.

    Abs!

    ResponderExcluir
  34. Prezado VR,

    Leio seu blog desde o início e gostaria de te parabenizar.
    A caminhada rumo à independência financeira é muito difícil, principalmente numa sociedade como a nossa que estimula o consumo e a ostentação, entretanto você tem se mostrado firme nos seus propósitos. Só o fato de se propor a acumular/investir suas sobras já demonstra que você está incluído numa minoria de brasileiros.
    Não se importe com os ressentidos ou frustrados. Não importa de onde vem o dinheiro, apenas nos mantenha informados da sua caminhada. Afinal de contas, não me recordo em nenhum momento nos seus posts de você ter garantido ou afirmado que teria x% de performance, apenas que seguiria determinada linha para conseguir sua independência. Em nenhum momento foi falado que haveria competição pra ver quem acumularia mais em x período de tempo.
    A maioria que te critica, provavelmente se acha o fera porque comprou 3k de determinado mico num mês e conseguiu 40% de rendimento, ou seja, a metodologia é diferente e não pode ser comparada com a sua proposta.
    Contando um pouco da minha trajetória, há 3 anos vivia um padrão de consumo acima de meu padrão, sempre contando com o giro do cheque especial. Em determinado dia resolvi modificar isso, quitei minhas dívidas, cessei gastos desnecessários e hoje já conto com uma pequena reserva (coisa inimaginável há 3 anos). Apesar de meu conhecimento financeiro não ser ainda tão apurado, sigo minha estratégia de acumular/investir todo mês algumas sobras na RV, e desta maneira já há 3-4 meses estou com rendimento negativo, porém a estratégia é minha e estou contente com o resultado. Para ajudar, minha carreira profissional deu um importante salto nesse período e estou conseguindo fazer aportes cada vez maiores nesse momento de baixa e conseqüentemente ampliando cada vez mais meu portfólio. Hoje estou 15% na RF (TD) e 85% na RV. Na RV, 90% nas blue chips com lançamento coberto (OTM) quase todo mês. 10% deixo pra alguma small cap. Provavelmente aumentarei ainda mais a porcentagem em RV, pois considero essa queda (e provavelmente cairá ainda mais) uma oportunidade ímpar, visto que meu horizonte é de uns 25 anos pra frente para precisar desse dinheiro.
    Abraços e novamente te parabenizo por compartilhar sua caminhada.

    ResponderExcluir
  35. Eu acho lamentável esses comentários e posts desrespeitosos contra as mulheres. E foram muitos. Como vocês se sentiriam se a mãe / namorada / esposa de vocês lessem todas essas merdas que vocês escreveram aí? Brincadeira tem limite!

    ResponderExcluir
  36. Marcos (que deve ser fake de mulher).

    Aqui não é lugar de FEMINAZISMO. Seu comentário é muito pífio. Onde houve posts desrespeitosos contras as mulheres? Pois, os comentários foram destinados a apenas uma mulher. Outra coisa... esse argumento FEMINAZISTA de colocar a mãe, irmã... no meio é o mais imbecil do mundo. Quer dizer se um cidadão comete um delito, eu não posso ser contra ele porque meu pai também é homem? Vai procurar o que fazer. Vão lamber sabão, você e ela. Vão assistir à Luciana Gimenez, que é o lugar de manginas e feminazistas.

    E o VR tem toda razão. A mulher vem aqui, pede consultoria financeira gratuita e, exige rapidez, ainda por cima? Tenha paciência, né?Tenho muita pena do trouxa imbecil que casou com ela.

    Está com pena, "fake de mulher Marcos"? Então, manda ela estudar sobre finanças e investimentos ou então, você mesmo(a) ajude-a a comer fezes de mulher, que é o que muitos homerdas fazem a vida inteira.

    ResponderExcluir
  37. a tal daniela "mãe do ano" tinha que voltar e dar sua tréplica, hehe...

    ResponderExcluir
  38. qual rende mais? imoveis, cdb ações etc?

    ResponderExcluir
  39. jailson f. barreto, sendo curto e grosso, depende da época q vc comprar.

    Se tivesse comprado em 2003 para vender em 2008, teria sido ações. Se fosse pra comprar em 2008 para vender em 2011, dependendo da cidade seria imóveis e, dependendo da cidade seria CDB.

    A questão é, qual vai render mais nos próximos anos se comprar agora? Para responder a essa pergunta, recomendo assistir a novela "O Astro" e tentar pegar umas dicas com o protagonista. Afinal de contas, só com uma bola de cristal mágica pra saber....

    ResponderExcluir
  40. Andei lendo e notei que este é um blog de ações e investimentos. Vendi meu trailer de lanches por 6 mil reais, tive que entregar 500 pro corretor, e quero saber o que faço com o que sobrou. O vizinho que é vigia de banco e entende bastante disso de investimento falou pra por no CBT, CBD, sei lá, que ele vê os bacanas do banco pondo nisso junto com o gerente. Uma dica pra vcs é que ele falou que se tivesse a grana que eu tenho agora punha em qualquer lugar menos nos títulos de captação que ele já viu que é furada, pq qdo os kras no banco empurram pra cima do cliente um desses, eles dão risada depois. Fica a dica pra quem entende menos.
    Se puder responder logo o que faço com essa grana eu agradeço. Antes que eu queimo tudo com bobagem.
    Perguntas: 1 -qual a diferença de pibb e NTN-B que tanto falam aqui? 2 - Eu to com umas idéias aqui que depois eu posso contar, mas como faz pra saber qual ação da bolsa sobe amanhã?
    Obrigado, Rivaldo..

    ResponderExcluir
  41. Rivaldo,
    Sugiro que invista metade em opcoes da Petrobras e metade em acoes da Renar Macas. Boa sorte. Sugiro que leia um pouco mais do blog e de outros sites antes de postar comentarios tipicos de gente com preguica de estudar.
    VR,
    Desce o sarrafo nessa cambada de mala que comenta aqui.
    Daniella,
    Investe 50% em Mega Sena, a outra metade diversifica com lotomania, super sena e loteria esportiva. Muito obrigado por povoar este mundo ja lotado de gente com mais cinco rebentos. Acho genial sua ideia de iniciar uma faculdade cuja formacao completa leva cerca de 10 anos de dedicacao quase exclusiva. Parabens.

    ResponderExcluir
  42. rivaldo, pega essa merreca e gasta logo num churrascão pra rapaziada, não economize no mé. mas antes compra uma camisa roxa do curintia q é pra marcar presença estilosa com a mulherada.

    ResponderExcluir
  43. Bah, é óbvio que o Sr Rivaldo é alguém fazendo uma gracinha conosco!
    Ninguém pode ser tão desinformado assim e ter a coragem de entrar nesse site e vir pedir conselhos...
    Quem dá conselhos é cartomante...

    ResponderExcluir
  44. Pessoal, Rivaldo e Daniella são pseudônimos de algum investidor e leitor do blog - e com visível vocação para comediante! O cara deve estar rolando de rir neste momento, como eu estou...

    ResponderExcluir
  45. VR, noticia de good times ahead:

    http://exame.abril.com.br/blogs/blue-chips/2011/07/12/pessoas-fisicas-sacam-4-bilhoes-de-reais-da-bolsa/

    ResponderExcluir
  46. Marcos deixa de ser chorão pelo amor de deus ainda bem que não te vi aqui pra te mostrar umas verdades. Que coisa ridícula.

    ResponderExcluir
  47. Caralho! Isso está virando um blog de comédia?

    NUNCA RI TANTO LENDO COMENTÁRIOS EM UM BLOG DE FINANÇAS!!!

    ResponderExcluir
  48. Gente

    Hoje atendi 32 clientes, um seguido do outro, todos com problemas que querem que eu resolva.

    Cheguei em casa um caco, moído, mas estes comentários e os dois questionamentos me fizeram relaxar de tanto rir.

    Daniela: Separa uma parte do dinheiro e faz uma Histerectomia, no mínimo uma laqueadura.

    Rivaldo: Faz o CBT que vc falou, só não vai ao banco com a camisa roxa do curintia senão vc vai preso.

    abraço a todos

    ResponderExcluir
  49. Pessoal,

    Acho que vocês pegaram pesado com a Daniela, o VR até que foi gente boa e respondeu a pergunta dela. Alguém perguntou por que ela não voltou a escrever, claro, depois de vcs detonarem com a coitada, ela vai vir aqui escrever o que? Todos aqui sabemos qual o futuro dela: a menos que o marido ganhe de R$ 30-35 mil/mês, o que é muito difícil para um func. publico, ela vai ter que deixar a facul. de medicina de lado, e arrumar um emprego pra sustentar os filhos para o resto da vida. Então, pra que tornar a vida da coitada mais difícil do que já é?

    Saudações!

    Vinícius

    ResponderExcluir
  50. Daniela, invista no CBT que o rivaldo citou. Voce nao vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  51. Daniela, quer assessoria financeira rápida e grátis? Tá na mão!
    Abandona seu marido corno, ganha todo dinheiro dele no divórcio, abre uma conta conjunta com o Rivaldo e investe assim, ó:

    80% MNDL4
    35% CBT
    15% pic itau
    Como você pode claramente ver, assim 100% do seu dinheiro será investido. A matemática não falha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  52. Sou pipoqueiro e gostaria de demonstrar que estou muito feliz porque agora posso ter minha empresa rezistrada. Graças a Dilma.

    O que sobrar vou investir em CBT como falaram ai. Gostei bastante do amigo do Rivaldo. Parece boa gente pq é pobre como eu.

    ResponderExcluir
  53. Este blog infelizmente está perdendo sua essencialidade que é discutir sobre assuntos que envolvam investimentos. Existem pessoas mal intencionadas que estao gerando assuntos atípicos. Entendo que o Sr. Rivaldo e a Sra. Daniela deveriam procurar conhecer o mínimo sobre financas/investimentos gratis no Google e darem "seus pulos", como alguns colegas de empresa dizem. Entendo agora o porquê do desânimo do VR em nao mais postar como ele fazia antes. Lamentável.

    ResponderExcluir
  54. Sou leigo no assunto de investimentos. Ainda não investi, porém estou estudando sobre para apostar meus primeiros R$ na Bolsa. Vim parar nesse blog e me decepcionei com os comentários ignorantes e que sujam os posts desse blog tão genial. Dicas válidas do VR.
    Meu Brasil, porque você é assim? Povo ignorante e que cultua a Ingenialidade.
    Comentários de humor podem ser feitos em blogs de HUMOR. Ou será que está tão difícil diferenciá-los?

    Parabéns pelo Blog VR e sucesso.

    ResponderExcluir
  55. VR eu só tenho a lhe agradecer por proporcionar um grande aprendizado e principalmente a este post que me rendeu minutos de muita risada com os piadistas de Plantão.
    Só o que me impressiona é a inveja das pessoas, eu acompanho o blog para aprender sobre investimentos, e não para especular de onde vem a grana, se tem aporte ou não.. não entendo o que isso tem a ver com os objetivos do blog??
    espero que esta ausência seja passageira e que seja por um bom motivo..
    abs meu amigo
    ps. Daniela não respondeu pois gastou seu dia indo ao banco aplicar do CBT e fazendo mais um filho.

    ResponderExcluir
  56. li seus comentarios sobre o vgbl e gostaria de saber sua opinião.
    O que fazer se já tenho 50.000.00 aplicado no vgbl a mais de 10 anos e so irá vencer em 2025. compensa resgatar e fazer outro investimento?

    ResponderExcluir
  57. Puxa! esse é um dos primeiros blogs sobre investimentos que comecei a ler... gostei tanto que fiz um pra mim... se quizer visitar o endereço é

    oinvestidoranonimo.blogspot.com

    Estou (re)começando a investir agora.
    Te adicionei aos favoritos ok?
    Abraço

    ResponderExcluir