sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Mudança de Estratégia em Ações

Creio que paz e tranquilidade são componentes fundamentais para se ter uma vida feliz. Hoje em dia chego à conclusão que felicidade nada mais é do que você ter liberdade para fazer o que gosta, e pra ter liberdade você tem que ter paz, saúde, tempo e quase sempre dinheiro.

Hoje meu patrimônio está acima dos R$2.000.000,00, fruto principalmente do meu trabalho mas em menor grau do retorno do próprio portfólio (média desde 2010 de 0.55% a.m. líquido), de forma que não há mais necessidade de eu correr grandes riscos e, pior, ficar me estressando na expectativa das ações "value" terem o turnaround que quase nunca vem. 

Dessa forma, estou mudando meu portfólio de ações e adquirindo empresas sólidas com lucros consistentes, ainda que não exatamente baratas. Se a empresa está piorando, deixo de comprar. Se ficou ruim, vendo e engulo o prejuízo. Não tenho mais paciência para aguardar a empresa melhorar e buscar a próxima HGTX ou LAME. A teoria diz que meu retorno será um pouco menor (ações "growth" possuem retorno menor que "value" no longo prazo), mas prefiro ter paz investindo em ITSA4 (blend) ou CIEL3 (growth) que esperar ganhar na loteria com uma FJTA4 ou GOLL4 (value). Quero empresas que deem lucro e que tenha perspectiva real de aumentar esse lucro com o tempo, ao invés de esperar trocar diretor/abrir fábrica/Netuno se alinhar com Júpiter.

A cada dia mais valorizo meu tempo e portanto estou com menos paciência para perder horas olhando cotações de ações que não ligam para seus acionistas minoritários e não se preocupam em lucrar mas sim em ter receitas (dando lucro assim para seus diretores/administradores). Olho o balanço 1 vez por ano e me dou por satisfeito.

Esse post não deixa de ser uma "mea culpa" das minhas idéias de 2010 em que comprava lixos como SGPS3 e BEEF3 baseado exclusivamente no P/VPA com base em estudos feitos nos EUA e resto do mundo, em que desconsiderei o aspecto psicológico de comprar empresas que passam anos a fio sem dar R$1,00 de lucro.

PS: O retardado aqui esqueceu de aprovar os comentários postados DESDE FEVEREIRO DE 2014. Minhas sinceras desculpas, serei bem mais cuidadoso com relação a isso! Fico feliz de ter aprovado + de 95% dos comentários postados, a qualidade melhorou bastante, felizmente!

85 comentários:

  1. Parabéns pelo grande patrimonio conquistado...! qual a sua idade?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Viver de Renda!
    Concordo contigo. Porém, saiba que os seus estudos feitos lá no ano de 2010 foram muito importantes para mim no começo de 2012 para eu começar a apreender os meus próprios estudos. Sendo assim, você foi uma das pessoas que mais me influenciaram de maneira positiva.
    Sobre o Fama e French e o P/VP, na verdade vários outros estudos apontavam para um poder explicativo maior do P/L do que o P/VP, mas claro que os dois estão correlacionados.
    Porém, concordo contigo que com patrimônios maiores, e com um taxa tão alta de oportunidade acima de dois dígitos, vai fazendo menos sentido se expor muito no mercado acionário.
    Como estão as suas posições em FII? Continua com 1/3?

    Eu possuo um blog chamado pensamentos financeiros, ficaria honrado com uma visita sua.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soul,

      O que eu li na verdade foi que o P/VPA sempre explicou mais que o P/L, sendo os Dividendos os que menos explicavam, como você bem falou estão correlacionados. Tem uns estudos interessantes tirando os top 5/10% indicando um retorno maior, acho que o DFA já está aplicando isso, é bem interessante.

      Continuo com 1/3 sim.

      Soul eu acho seu blog muito bom tanto que te adicionei no meu limitadíssimo blogroll, fiz um comentário no seu blog avisando disso mas deve ter havido algum erro. Só não gostei desse teu último post, mas enfim não é papo pra um comentário.

      Abs,

      VR.

      Excluir
  3. 0,55 descontando inflação e custos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descontando custos e impostos, sem descontar inflação.

      Abs,

      VR.

      Excluir
  4. El Saudoso retornou! Juro que estava quase te escrevendo cara!

    "Esse post não deixa de ser uma "mea culpa" das minhas idéias de 2010 em que comprava lixos como SGPS3 e BEEF3..."

    Eu sempre tentei avisar. Só faltou me dar os créditos por essa parte. Fico feliz por meu blog tê-lo ajudado a se encontrar.

    O seu retorno não está tão ruim, sendo que você ainda está exposto em ações. Logo, além do retorno real, há de se considerar o retorno potencial aí.

    Bom post para sabermos que o velho VR está de volta, mas seu público quer saber mais. El Rei quer saber qual é sua nova carteira!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Troll. Minha carteira está mudando, vou atualizar todo mês na página do portfólio mas só deve terminar lá pra meados de 2015 por conta dos 20k do IR.

      Abs,

      VR.

      Excluir
  5. Parabéns VR !! poucos podem se dar o luxo de ligar o piloto automático no patrimônio e relaxar curtindo a paisagem durante a viajem !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu piloto ainda não tá no automático não rs, mas estou curtindo a viagem!

      Abs,

      VR.

      Excluir
  6. Uau. 2 milhões em 4 anos só pode trabalhar no mercado financeiro recebendo gordos bônus :)

    Tem vaga pra Quant. Developer Jr. aí:? :)

    []'s e escreva mais. Acho que o seu blog é um dos poucos sensatos que existiam na blogosfera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, 0 bônus! Não tem vaga nem pra motoboy, como Bogle bem diz temos que manter os custos baixos!

      Muito obrigado!

      Abs,

      VR.

      Excluir
  7. estratégia estilo bastter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parecido, estava muito desconfortável psicologicamente aí pesquisando vi que o Bastter tem idéias semelhantes, mas discordo de alguns posicionamentos dele (birra deles com PN, despreocupação com valor da ação, análise muitas vezes superficial de algumas empresas, etc.), mas ele é um cara de qualidade e não é picareta, só isso já conta muito no meio.

      Abs,

      VR.

      Excluir
  8. Parabéns. Penso da mesma forma. Ha algum tempo venho adotado este pensamento.

    ResponderExcluir
  9. Também já comprei muita tranqueira tipo OGX....algumas que tinham ótimos lucros no momento estão em queda de lucros, tipo Santos Brasil e Loes Brasil, vou esperar mais um pouco....para vender as mesmas....

    ResponderExcluir
  10. 140 K em 2009 e 2m em 2014 ?? qual o milagre??

    ResponderExcluir
  11. O pessoal confunde muito o objetivo da bolsa de valores, a maioria esmagadora dos investidores tem a ideia de que bolsa é para aumentar capital, não é e nunca foi. A bolsa é para proteger capital, proteger do que ? Da inflação por exemplo, não é renda fixa, nem nada vai lhe proteger da inflação real.

    Eu vou acompanhando as minhas ações olhando apenas por alto os balanços, mas faço um remanejo das empresas apenas uma vez por ano, tirando as que ficaram ruim e colocando novas mais atrativas.

    Você seguiu o caminho certo para aumentar o capital que é investir no seu trabalho e em aumentar os aportes mensais cada vez mais, esquece essa história de rentabilidade que não vai levar a nada no Longo Prazo.

    De uma olhada nesse dois artigos um eu explico sobre um investidor que aumenta os aportes e outro que é focado em buscar uma rentabilidade maior o outro é minha visão pessoal sobre rentabilidade.

    1 - http://viverdedividendos.org/rentabilidade-vs-aportes/
    2 - http://viverdedividendos.org/rentabilidade-e-sua-inutilidade/

    No mais sucesso na sua nova caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver de Dividendos,

      Vou discordar de você, a bolsa tem uma chance bem razoável de nos próximos 20-30 anos ter um retorno bruto de 15-20% a.a., tanto a história nacional, internacional e os fundamentos atuais indicam isso.

      Um investimento não tem uma "função" inerente colada a ele, renda fixa pode servir tanto pra proteger quanto pra aumentar patrimônio, depende da pessoa do tipo de RF e do yield p.ex.

      O capital humano é importantíssimo, claro, mas todos nós pretendemos um dia viver com esse mesmo capital indo a 0, concorda?

      Abs,

      VR.

      Excluir
    2. quando referi que a RF não vai cobrir a inflação real assumindo que esses nossos índices de inflação como IPCA e cia não representam a inflação real.

      Os governos especialmente esse nosso ultimo tem um talento fantástico para maquinar dados e eu simplesmente acho que a inflação está bem acima desses indicadores, pelo menos é isso que eu sinto indo ao mercado ou a um posto de combustível. Eu também não discordo disso até porque se ele marcar a inflação real imagina o quanto ele num iria pagar de juros ao investidores da RF.

      Já uma empresa na bolsa ela terá seu lucro reajustado a nível inflação real, afinal se você vai num posto e a gasolina ou comprar um biscoito no mercado e ele sobe acima da inflação no final das contas você recebera na outra ponta os lucros acima da inflação. Eu vejo como a melhor maneira de se proteger da inflação real.

      Sobre a rentabilidade sim existem casos de investidores que obtém retorno monstruosos, acontece que pelo menos os investidores que conheço pessoalmente e estão no mercado a muito tempo disseram que só fizeram a bola rolar mesmo, com aportes agressivos, aí depois qualquer 0,5% faz um bom resultado em valor, o que estava questionando não é que não existe retorno no LP mas sim que são raríssimos os casos que conseguem esse retorno contando apenas com uma alta rentabilidade. São os aportes que farão a bola de neve crescer.

      Excluir
    3. Discordo do VD, olha a incoerência:

      "A bolsa é para proteger capital, proteger do que ? Da inflação por exemplo, não é renda fixa, nem nada vai lhe proteger da inflação real."

      E depois vem:

      " esquece essa história de rentabilidade que não vai levar a nada no Longo Prazo."

      Ou seja, a corrida dos ratos! Temos que trabalhar apenas para cobrir o rombo da inflação, visto que a rentabilidade não vai levar a nada. rsrsrsrsrs

      O Mercado Financeiro é SIM uma ferramenta para buscar aumentar o capital.

      Excluir
    4. VD,

      No 1o comentário seu argumento foi: bolsa não serve pra aumentar capital, apenas para protegê-lo, e não mostrou nenhum argumento para embasar sua posição.

      Respondi que um investimento não possui função inerente como uma impressora que tem função inerente imprimir, já que eles tem apenas características próprias que podem assumir diversas funções, até porque os yields atuais e estatísticas históricas dão amplo balizamento pra aumento de capital da RV.

      No seu 2o comentário veja que você mudou o assunto ao falar que RF não serve para aumentar capital por conta de maquiamento dos índices inflacionários. Veja que você mudou completamente o foco da discussão, mas tudo bem. Respondendo seu 2o comentário, para isso acontecer a inflação "real" tem de ser o dobro da oficial. Você acha mesmo que nos últimos anos tivemos inflação de 12-13% a.a. e nem o IPCA nem o INCC nem o IGPM foram capazes de capturar? Qual sua base disso? Além disso não há garantia nenhuma que a empresa terá seus lucros reajustados a inflação real, absolutamente nenhuma. A empresa pode passar a dar apenas prejuízos e não haverá nada que você possa fazer. Por fim, quem comecou a investir no Ibov em 94 teve em média um retorno de +14,3%, então a média será o retorno positivo de 14,3% que é uma baita de uma rentabilidade. Ninguém está negando os efeitos dos aportes mas no longo prazo dada a rentabilidade adequada os juros compostos tem função muito mais importante. Cuidado para não ter "recency bias" negativo com relação a retorno de ações por estarmos num bear market que dura 6 anos.

      Abs,

      VR.

      Excluir
    5. VR,

      Desculpa se fugi um pouco do tema central, mas é que estava tentando responder ao seu segundo parágrafo do seg comentário. Enfim é um tema muito complexo pra ficar discutindo por texto, acaba ficando muito extenso, mas está bacana a troca de idéia (pelo menos eu estou gostando rsrsrs)

      Vamos lá voltando ao tema principal.

      Sim no LP eu acredito que o cara alcance até percentuais maiores do que esse 15 e 20% mas infelizmente a realidade da maioria esmagadora dos investidores hoje é que muito estão nas ações a menos de 10 anos. Eu conheço (não considero por blogs mas pessoalmente) apenas 2 pessoas com +10 anos. Ambos tem boas rentabilidades mas no começo me disseram que apenas batiam a inflação.

      Muitas vezes o investidor acha que vai conseguir esses percentuais com menos de 10 anos nos investimentos e alguns até conseguem, mas esses são pontos fora da curva, de modo geral o pessoal acaba sempre na média, para conseguir essa performance já no CP o cara tem que pagar um preço, que é dedicar o tempo pra ficar estudando empresa e muitas vezes se ele dedicasse esse tempo para se aperfeiçoar no trabalho ou criar outras fontes de renda ele faria facilmente 50% a 100% a + de aportes.

      Eu vejo que parece que temos duas correntes nos investimentos dos que acreditam na rentabilidade e dos que se apoiam nos aportes, enfim acho esses dois grupos ficam num loop infinito de argumento e contra-argumentos. Mas é isso aí independente do método o importante é alcançarmos nossos objetivos e ser feliz na vida.

      Excluir
    6. dimarcinho

      olha no estudo do link 1 que coloquei tem duas pessoas uma que consegue comprara BBDC por 10 anos, todos os meses na mínima da ação e outra que busca aumentar o aporte, mesmo considerando a inflação olhe o resultado final

      Excluir
    7. VD,

      Acho que você está complicando as coisas, você está dizendo que no LP as ações são boas mas que no curto prazo tem que estudar ações pra ter bom retorno? Isso vai depender muito mais do mercado do que dele.

      Na verdade não existe debate nem "correntes" de investimento, não tem o que acreditar, é só a matemática da coisa no curto prazo o aporte vai significar um aumento muito maior do patrimônio do que a rentabilidade, no longo prazo é justamente o contrário, quanto maior o bolo maior a importância da rentabilidade. Meu portfólio atual se eu conseguir um alpha de 5% isso são mais de R$100.000,00, mais do que a maioria das pessoas ganha em um ano, daqui a 10 anos então meus aportes devem se tornar quase irrelevantes pro meu portfólio, já há 6 anos atrás os aportes mensais causavam 10-30% de aumento do meu portfólio a cada mês, como falei não há discussão é só entender a matemática da coisa.

      Abs,

      VR.

      Excluir
  12. VR,

    O que vc acha de bitcoins?
    Na blogosfera de finanças pessoais ele é duramente rechaçado.
    Qual a sua opinião? Poderia escrever um post sobre o assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho um investimento muito interessante e arriscado, mais interessante por ter um beta negativo.

      Quero deixar claro aqui que eu mesmo possuo bitcoins pra fim de investimento, um percentual pequeno pra colocar no portfólio mas o suficiente pra sair da corrida caso ele venha a estourar.

      O post vai sair... soon™

      Abs,

      VR.

      Excluir
  13. E aquela história de não tentar prever o futuro, diversificar e esperar a bolsa subir? Essa sua nova estratégia de escolher que ações comprar não vai contra tudo o que você postou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pois o turnover será baixo, parecido ou menor que o do MLCX ou IBOV p.ex., de nada adianta a bolsa subir se eu tiver meu capital empatado numa empresa que continua a dar prejuízo, na verdade a estratégia é aplicar em empresas que hoje são boas, que há anos vem sendo boas na expectativa que no futuro continuem boas. Se a empresa continuar boa, eu ganho dinheiro. Se piorar, eu perco.

      Eu concordo que é algo mais ativo que algo puramente quantitativo ou com regras rígidas como o MLCX, mas é o que me deixa confortável e isso importa muito pra mim hoje.

      Abs,

      VR.

      Excluir
  14. Concordo absolutamente com vc amigo. O tempo é o bem mais precioso que temos, sempre bato nessa tecla no meu blog. Agradeço por adicionar meu blog na lista dos recomendados. O seu está lá na minha lista tbm.


    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admiro demais seu blog, me fez repensar em muita coisa.

      Abs,

      VR.

      Excluir
  15. Olá, VR!

    Bem vindo de volta. Estudei muita coisa nos últimos 2 anos, mudei o ponto de vista em algumas situações, outras permaneço.

    []s!

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pelo retorno.
    Falta a volta do parar de trabalhar e da ostra, para recompor meu time de blogueiro inicial.
    Grande abraço
    Pepe

    ResponderExcluir
  17. Como foi o fim da novela do BVA? Poderia fazer um post contando o passo a passo pra receber o dinheiro e uma dúvida que ninguém responde se o dinheiro recebido é apenas o aplicado ou também os juros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui uma agência do Bradesco quando saiu o edital do BVA, falei com um gerente e em 30min o $ tava na minha conta. Você recebe principal + juros até a data da intervenção e até o limite do FGC, os juros devidos da intervenção até o efetivo recebimento vão pra massa falida como crédito quirografário.

      Abs,

      VR.

      Excluir
    2. Nossa, muito obrigado, há anos tinha essa dúvida.

      Excluir
    3. Boa! Podia mesmo fazer um post rapidinho só pra informar como terminou. Eu li os antigos (acho que foram três, não me recordo agora) e os comentários, mas ficou faltando o grand finale,
      Vlw!

      Excluir
  18. A volta dos que não foram :-)
    Já comentei com alguns nicks no blog antigo, e até te agradeci pelos conhecimentos que me ajudaram a chegar nos 7 dígitos. Mas estou sofrendo de recency bias, patino patino e pra cada passo pra frente a RV vai dois pra trás. Os aportes servem para manter a cabeça acima da linha d´água. Estou questionando todos estes estudos gringos, e vendo que no Brasil a boa e velha e distorcida RF promete e cumpre muito mais do que a RV.
    Enfim, um desabafo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, amigo, esses estudos gringos pouco ou nada me ajudaram a investir neste país de jaboticabas.

      Excluir
    2. Di Marcinho (www.difinance.blogspot.com) tem um excelente post recente sobre isto, qual seja, no Brasil, RF dá de goleada em RV.

      Excluir
  19. Parabens pela conquista em tão pouco tempo! É mais uma inspiração para continuarmos em busca do progresso. E benvindo de volta!

    Agora sobre o tópico...

    É complicado trazer estudos estrangeiros pro Brasil.

    Aqui o corporativismo estatal e as distorções de mercado invalidam muitos critérios adotados lá fora (e, em especial, nos EUA).

    Enquanto lá o mercado acionário é amplamente estruturado, líquido e visto como uma das principais opções de captação de dinheiro barato, o mercado daqui sofre interferência de um sistema onde os empréstimos constituem a principal fonte de captação, em especial para grandes corporações. E as pequenas, por outro lado não tem capacidade para acessar, sobrando poucas com condições de atenderem aos critérios de captação em bolsa.

    Querendo ou não isso destrói a lógica pela qual o mercado deveria ser regido. Ainda que no LP boa parte disso possa ser amenizado ou até eliminado.

    E é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recency bias, se essa conversa tivesse acontecendo em 1998 te chamariam de maluco rs.

      Excluir
  20. Parabéns pelo patrimonio! Que bom que está de volta!

    Dois pedidos:

    1) Acredito que daqui a um tempo tu vai começar ( se ainda não o faz) a fazer retiradas e VIVER DE RENDA eheheh . Lembro dos seus pensamentos e estudos sobre como fazer isso ( lá no começo do blog). De umas atualizadas sobre qual método está utilizando, como está se saindo, etc..

    2)Li todos os posts, mas parece que mais pro final alguma coisa ficou "estranha" .. Não sei se teve artigos que acabaram sendo deletados, mas parece que em poucos meses teve um crescimento absurdo de patrimônio.. Ouvi comentários( alguns até com raiva - ridiculo...- ) que seria por causa da venda de um ap...

    Obvio que não sou um daqueles que acha que "você trapaceou " por fazer esse aporte tão grande de uma vez eheheh.. Só queria te pedir para revisar as atualizações, para que fique mais claro de que forma foi acontecendo a evolução do patrimônio.

    Pelo que entendi, hoje tu preza mais seleção de ações , que após tua análise, tu julga mais interessantes, ao invés de uma seleção puramente mais matemática ( e tentando abarcar um grande número de empresas para ficar "na média, vide teus investimentos em ETF) ?


    Abraços!

    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, seria legal separar o que veio de aportes do que veio dos rendimentos - que é o que nos interessa, estratégias de investimento e rentabilidade. Aporte não interessa pq é de cada um e cada um que corra atrás, mas o que "nos une" e é acessível a todos são as estratégias. Senão algum ganhador de concursos diz que tinha 100, agora tem 1.000.000, e não nos diz nada sobre rentabilidade.

      Excluir
    2. Na verdade, a estratégia de aplicação não une a todos, pois quem tem maior patrimônio tem acesso a investimentos diferenciados e conta com uma grande possibilidade de diversificação.

      Existem muitos produtos que são acessíveis somente a investidores qualificados ou superqualificados, e podem trazer retornos maiores sem que se aumente o risco. É possível também fazer aplicações no exterior sem se preocupar com o custo de manutenção. Esses são alguns exemplos.

      Não que estes casos acima se apliquem ao VR, pois aparentemente ele se utiliza de metodologias simples e aplicáveis ao pequeno investidor.

      Além disso é preciso comparar rentabilidades levando-se em conta os diferentes riscos e oscilações de patrimônios assumidos, algo que o próprio VR já discorreu a respeito.

      Finalizando, concordo com você que estratégia é algo importante. No longo prazo é até mais importante que a rentabilidade por si só, pois é a estratégia que garante uma continuidade de aportes/crescimento/rentabilidade.

      No caso do VR, como você mesmo pode ler, a estratégia não se mostrou tão vitoriosa, porém ao menos ele definiu um método e o cumpriu, ao contrário de quando a pessoa busca uma rentabilidade sem antes definir um padrão de operações. Isso por si só já ajuda a separar o crescimento estruturado de especulações pontuais.

      Excluir
    3. Taí, seria interessante estudar sobre o tamanho do patrimônio e seu reflexo nos rendimentos ou, pelo menos, no potencial de rendimentos.
      De fato, além da questão do investidor qualificado, a diversificação fica mais fácil, até sob o aspecto psicológico.
      Por exemplo: apliquei 50k em um FDIC, que tá rendo CDI+5,5%.
      Se quebrar, paciência, não vai me tirar o sono, pois equivale a uns 15 dias de aporte + rendimento do patrimônio total...
      Aí, confesso, fica fácil arriscar.

      Excluir
    4. 1- Não estou sacando nada, só reaplicando os dividendos/aluguéis desde 2008.

      2- Eu apaguei as atualizações mensais porque o haterismo e trollação chegou a níveis absurdos, nego não aceitava alguém aumentando o patrimônio R$100.000,00 em um mês, eu não vou colocar mais atualizações mensais aqui não, só tenho a perder.

      3- Exato.

      4- Troll, vim de família classe média-média.

      5- Não tenho esse cálculo de rentabilidade/aporte nem me interesso em fazer, o que sei é que atualmente meu portfólio de FIIs supera o IFIX, o de renda fixa a SELIC, o small cap o SMLL e o large cap perde pro MLCX e ganha do Ibov. Nesse sentido a estratégia foi vitoria, mas a um custo psicológico elevado. Na verdade a overperformance foi mais por não ter investido no caso dos FIIs em papel/fundo de fundos, do SMLL não ter investido em construtoras/empresas X e do Ibov também não ter investido em OGX além aplicação under em Petro quando comparada ao Ibov.

      6- Eu não invisto em nada de outro mundo, tudo que invisto está disponível para o pequeno investidor, talvez algum banco médio exija um aporte maior pra renda fixa deles mas ainda assim é algo mínimo. Ainda não tenho cacife pra DPGE e coisas do tipo.

      7 - Eu não recomendo FDIC pra ninguém, o administrador não tem nada a perder, o risco é enorme e geralmente quando dá merda é coisa de perder 90% do valor investido, agora se 50k equivale a 15 dias de aporte você provavelmente não precisa dessa rentabilidade rs...


      Abs,

      VR.

      Excluir
  21. Sou o anônimo de ontem das 20:51; tenho tbm PIBB, um ETF (lembra das discussões sobre tributação? :-)), sem estratégia de trade, indexado, e que nos últimos 5 anos perde pra poupança, e nem os dividendos recebo, porque são replicados pra manter seu crescimento zero...

    ResponderExcluir
  22. Excelente decisão de fazer-se mais presente, grande mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu caro. Está sofrendo também com Petr, Csmg e Mbrf, presumo...

      Abs,

      VR.

      Excluir
  23. - olá Viver de Renda, sua opinião e evolução apresentada no blog é de grande valor para o crescimento de seus leitores - sua presença sempre agrega positivamente a blogosfera.

    ResponderExcluir
  24. E que aí nunca comprou um lixo que atire a primeira pedra... rs
    Tinha vindo aqui no seu blog uma vez só que nem me lembro, adicionei no meu blog roll para acompanhar as próximas postagens.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Rendimento de 0,55% a.m.? Não seria melhor ter colocado tudo na poupança e ir dormir / ver televisão, sem se estressar?
    Não é uma crítica. é uma observação (que serve, inclusive, para mim). Não teria cabimento criticar alguém que teve a genialidade de acumular 2 milhões de reais em 5 anos. É uma observação acerca da ilusão da tão propalada "diversificação". Esta é a prova cabal de que ela é ineficiente. Com a diluição do risco, também há uma mitigação dos rendimentos. Ou seja: se todas as aplicações fosse feitas na poupança, haveria uma economia de stress e resultado semelhante.
    O diferencial do nobre articulista é o trabalho e os aportes. Após simulação no site "Faz A Conta", o autor aportou, em média, mensalmente, cerca de R$ 11.350 para, em 60 meses, alcançar 2 milhões, considerando o capital inicial de R$ 140 K e o rendimento mensal do 0,55 a.m.
    Portanto, o que levou ao êxito foi o trabalho e os aportes e, não, os investimentos. Muito menos a complexa carteira de investimentos, com seu portfólio diversificado.
    Parabéns pelo retorno. Certamente inspirou várias pessoas a despertar para a educação financeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata: fiz a conta para 1 milhão. Como o patrimônio é de 2 milhões, os aportes mensais são da ordem de R$ 25.500.

      Excluir
    2. Recency bias mais uma vez, o problema nao foi com a diversificacao e sim com o retorno negativo do ibov desde que iniciei a gravar a performance (marco de 2010), do resultado +- dos fiis e do fato de eu ter algumas aplicacoes pre na renda fixa de 2010 (yield estava baixo). A diversificacao diminuiu bastante a volatilidade (que esta em 10% a.a) quando comparado p.ex. ao ibov que tem uma volatilidade de 20-25% a.a.

      A diversificacao nao necessariamente diminui o retorno, mas 100% das vezes diminui o risco para ativos com correlacao menor qie 1.

      Mais uma vez alerto pro recency bias, se essa conversa tivesse acontecendo em 2006 ninguem estaria sugerindo colocar $ na poupanca.

      Abs,

      VR

      Excluir
  26. Tenho 32 anos e exatamente 130 mil para investir. Li bastante essas últimas semanas. Abandonei a idéia de fazer trade, porque concluí que demoraria muito tempo pra ter o conhecimento necessário - se é que um dia teria - e estou mais inclinado pro buy & hold.

    Agora estou estudando as opções - ações, tesouro direto, FII's...

    A pergunta é simples - alguma recomendação?

    (em tempo - li seu blog todo, parabéns por ter atingido esse patrimônio começando com tão pouco)

    ResponderExcluir
  27. Ah, sim... disponho de 2 mil a 2.500 por mês para investir, conforme o mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria da opinião do ViverdeRenda. Minha situação é parecida com a sua.
      Atualmente, invisto em ações de boas empresas (lucro consistente, divida equilibrada etc) em FII's e Tesouro Direto. Um terço em cada tipo de investimento. Em cada tipo, diversifico para que cada papel tenha uma participação de no máximo 5% do total. Mantenho uma reserva de dois salários em Poupança e LCI no banco.

      Excluir
    2. Depende dos seus objetivos, mas tá bem parecido com minha divisão.

      Abs,

      VR.

      Excluir
  28. Em relação a uma carteira de investimentos no Brasil, não tenha dúvida que para o pequeno investidor, uma carteira com predomínio de renda fixa pós-fixada tem maior chance sucesso.

    Eu não diversificaria muito ações. Pegue as blue chips que lucram e não são estatais e manda bala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou pensando aplicar 12% do meu salário numa PGBL 100% RF reaplicando o benefício fiscal (os 12% que são abatidos da calculo IR) em VALE5 junto com alguns pequenos aportes periódicos, aumentando-os quando entrarmos num mercado Bull. A PGBL poderei resgatar depois de 10 anos com 10% de IR.

      Excluir
  29. VR,

    Eu, Dividendos e Vc temos um capital parecido. Não precisamos adicionar risco desnecessário em nossas carteiras. Já bati 2.600.000,00 em DEZ/2013 e dei uma freada geral em ações a seguir, focando mais em RF e FII (ainda mais agora com muitos pagando 1% ao mês). Estou rezando para me livrar de ELPL4 e mesmo VALE5… KKKK
    Tudo na vida depende de avaliar prós e contras, eu já fiz minha análise.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela humildade e pela nova estratégia VR.

    Te desejo muito sucesso!

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Já saiu a primeira parcial da pesquisa "Melhores Investimentos em Ações, FIIs e Renda Fixa para os Próximos 4 Anos"
    Se você já está participando favor conferir os dados. Se não ainda pode participar, só deixar lá sua opinião.
    Muito obrigado e um ótimo feriado!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2015/02/melhores-investimentos-em-acoes-fiis-e.html

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Um patrimônio de R$ 2 milhões permite gozar desse pretendido sossego. Ademais, possivelmente obterá uma rentabilidade superior no futuro. Isso porque, esse valor, além de diluir custos, possibilita uma melhor gestão de risco nos diversos investimentos.

    Você, certamente, atingiu um estágio superior na corrida da acumulação patrimonial. Espero que continue colhendo os frutos de seu trabalho.

    Um abraço! Vou ficar acompanhando seu blog.

    http://servidorindependente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Ola VR..

    Estou começando agora e gostaria de umas informações básicas:
    - Se eu autorizar o BTC, serei obrigado a alugar as ações, ou posso habilitar para caso eu precise alugar minhas ações?

    - Se uma ação sobe, posso reinvestir automaticamente essa diferença em outra ação, ou tenho que vender e recomprar a ação desejada?

    - É possível ganhar apostando na queda de uma ação ou moeda?

    Ja investi em titulo publico NTN_F.. para vencimento em 2025.. Para investir em ações.. voce sugere.. um quantidade grande da petrobras.. ou varias quantidades em outras ações?..

    Oque é a opção, como faço para comprar uma opção ?

    ResponderExcluir
  35. Esta sumido? O que houve? Abraço

    ResponderExcluir
  36. Felipe Ribeiro de Sa20 de abril de 2015 às 00:01

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Viver de Renda!
    Poderia só me dar uma informação? Verifiquei que em 2011 você aplicou um determinado valor no CBD do Sofisa Direto. Você teve algum problema com este banco? Obteve o retorno anunciado?
    Sei bem como funcionam os CDBs, só estou procurando referências do banco, pois não conheço ninguém que tem conta no mesmo.
    Desde já agradeço a atenção.
    Chimpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chimpa,

      Foi tudo bem, qualquer dúvida só ver os balanços do Sofisa.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
    2. Gosto muito do sofisa, tenho um bom $ nele. Semana passada tinha imperdíveis 12,5% em LCI (que corresponde com imposto de 15% a 14,70%a.a. !!!), e quase (0,99%) 1% ao mês. Estava esperando vencer a minha NTNB no dia 15 para chuchar neste papel, mas como tudo que é bom, acabou!

      Excluir
  38. VR, volta meu amigo! Precisamos de gente com grana e conhecimento real na blogosfera. Aguardo seu próximo post. Uma dica: use o blog como diário virtual, sem compromisso com escrever nada a ninguém. Coloque apenas mês a mês seus resultados e carteira, sem se preocupar com escrever para os outros, escrevaoara voce mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heavy,

      Pra ser sincero ultimamente meu saco está sendo 0 pra área financeira. Vou talvez publicar um micro post explicando um pouco isso.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
  39. Parabéns VR. Faz um tempo que eu acompanho o seu blog, mas nunca deixo mensagem. Eu comecei a acompanhar bem no comecinho, por volta de 2011-2012.. Fico feliz em ver que você conseguiu superar seu primeiro milhão e já superou o segundo também... É uma pena que nosso dinheiro vale cada vez menos... Pelo índice que você falou que conseguiu de rentabilidade, ficou praticamente empatado com a inflação... triste realidade de país subdesenvolvido com inflação alta.... Eu sei que você já sabe disso, mas eu precisei escrever porque da muita raiva.

    Quando eu vi seu blog pela primeira vez eu estava desiludido, chateado com o meu trabalho, odiava o que eu fazia e via a independência financeira como a minha única saída de um caminho amargo que eu estava trilhando.

    Recentemente no ano passado o nível de stress foi tão alto que eu abandonei a minha empresa sem caminho certo para a vida. Saí com uma mão na frente e outra atrás. A única coisa que eu tinha eram 350 mil guardados na conta corrente e uma casa alugada por 3k. O dinheiro da recisão foi ridículo e praticamente me bancou por uns 3-4 meses apenas (depois de 10 anos de trabalho)..

    Então eu comecei a procurar negócios para comprar e achei uma oportunidade ótima. Procurei algo que estivesse dando lucro pelo menos para poder sobreviver. Comprei um restaurante por 250 mil, que segundo a dona dava 15k/mês. Quando assumi, a empresa na verdade estava indo mais ou menos e as contas praticamente empatando no final do mês. Foi um momento bem agonizante. tivermos que fazer várias mudanças drásticas. Mas hoje graças a deus consegui reverter a situação e estou conseguindo tirar em torno de 25-30k. Suficiente para poder pagar as minhas contas e juntar mais um pouquinho para quem sabe abrir uma filial no futuro.

    Só estou te contando isso porque às vezes pode ser que você tenha leitores que estejam na mesma situação que eu estive quando era funcionário. A gente trabalha um monte, engole um monte de sapo, vende a alma pra empresa e é obrigado a trabalhar infeliz pelo resto das nossas vidas e por isso a gente corre atrás da nossa Independência Financeira a qualquer custo. Quem vai abandonar um trabalho ganhando 10k, com direito a 13o., ferias, fgts, inss, VR, VA, plano de saúde para abrir um comércio que mal se sabe se vai conseguir tirar alguma coisa? nem a pau juvenal.

    Só que a IF não é a única saída. E também não é um caminho livre de riscos como a gente pode pensar... Hoje com o restaurante eu me sinto mais protegido do que se tivesse 1M em aplicações financeiras. (ou 2, ou 3...)... Porque a economia pode virar e você não necessariamente vai conseguir vencer ao longo dos 30-40 anos que te resta de vida. No seu exemplo, VR, você tirou a inflação, não poderia viver dos juros do seu alto patrimônio. A não ser que por exemplo invista em imóveis ou outras aplicações mais seguras, as quais você conheçe bastante.

    Enfim, o texto foi longo, mas com o intuito de jogar mais uma luz em cima dos desiludidos, tristes e desesperados assim como eu estive um dia....

    Abraços

    VB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VB,

      Fico extremamente feliz com o seu relato. Coisas assim me dão ânimo não só de escrever, mas de viver. Apesar da curta resposta, li com bastante cuidado cada palavra sua. Meus honestos e sinceros parabéns.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
    2. Muito bom mesmo, minha história é muito parecida com a sua, até agora empatando em um restaurante que comprei, vai dar certo.

      Excluir
  40. Eu também muitas vezes mudei minhas estrategias em ações

    ResponderExcluir