terça-feira, 5 de abril de 2016

Atualização Mensal: Março 2016: R$ 2.913.205,18

Infelizmente eu não estou com muito tempo livre esses dias, então terei que me contentar com uma atualização mensal express:


Como é de conhecimento geral a bolsa disparou esse mês. Os títulos públicos longos acompanharam largamente esse movimento, com cerca de 12% de alta no mês. O resultado é que estou R$231.000,00 mais rico, o que não mudou em absolutamente nada a minha vida já que a ideia é levar os títulos até o final. Retrato disso é que minha renda passiva líquida caiu com os futuros reinvestimentos dos CDBs atuais.

O dinheiro que iria investir esse mês provavelmente irá para a reforma do apartamento. Incrível como granito e piso são coisas caríssimas, estou começando a olhar algumas coisas do Home Theater também (parte elétrica, cabeamento e forro basicamente) e já tô vendo que vou gastar bastante, mas vai valer a pena já que é um dos meus hobbies assistir a filmes/seriados/jogos.

Esse foi um dos meses em que eu mais aumentei o patrimônio, mas como sempre gosto de repetir essa marcação a mercado é irrelevante pra quem quer levar os títulos ao final, então em nada mudou a minha vida, ainda assim é bom ver o patrimônio amplo acima dos R$3.000.000,00.

Em termos de saúde, continuo firme na academia. Perdi mais 2kg, 2cm de cintura e mantive as outras medidas. Estou em dúvida o que faço esse mês.

É isso pessoal, perdoem-me o post sucinto!

45 comentários:

  1. PArabéns pelo patrimônio!!! Quantos anos aportando??

    Tás com que altura/peso ?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site e pelos resultados!

    Realmente motivadores!

    Gostaria de sugerir um post: All season portfolio do Ray Dalio.


    abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Parabens VR, baita patrimonio! Vc merece!

    Anon do Puteiro

    ResponderExcluir
  4. Parabéns VR, patrimônio inspirador, chegarei lá também! Abraço

    ResponderExcluir
  5. VR, Parabéns!

    Com esta grana nem tem muito o que falar. Sua estratégia all-in em RF, principalmente considerando que ainda está em idade produtiva (renda ativa), foi uma jogada de mestre.

    O rendimento dos pré-fixados foi excepcional mesmo, também "sofri" deste problema.

    Acho corretíssima a estratégia de manter até o vencimento.Tive umas discussões bem interessantes com o dimarcinho que pensa o contrário.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    VR, seria muito legal, vc fazer um post resumindo sua trajetoria ate aqui. Informando na sua opniao, o que lhe ajudou mais e menos na sua caminhada da independência financeira. Tambem comente sobre o gostinho de ser independente financeiramente, eh realmente muito bom como imaginava? Voce se sente completo agora? Abracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele jah fez esse post.
      Eu que nao sou bobo nem nada li todo o blog do começo ao fim. Vale a pena.

      Excluir
    2. Obrigado pelo conselho Frugal!
      Fiz exatamente o que voce disse e realmente vale a pena ler o blog inteiro.
      Abracos!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Caro VR, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo excelente blog.
    Acompanho os seus relatos e também invisto no tesouro direto, a maior parte NTNB2050 e um pouco na NTNBP 2024 e 2035. E ainda alguma coisa em LCI que pretendo migrar para NTNB2050.
    Estou curioso para saber qual vai ser a tua estratégia agora que as taxas estão caindo e os preços dos títulos estão subindo. Vai continuar migrando os CDBs que vencerem para a NTNB2050 mesmo com taxas neste período chegando perto dos 6%? Acha que enquanto o título estiver abaixo do VNA ainda vale a pena comprar? Ou vai esperar e ver se um dia voltam a valores acima de 7%? Eu estou com estas dúvidas e gostaria de trocar opiniões.
    Abç

    ResponderExcluir
  9. Olá VR, eu utilizo bastante o site abaixo para fazer simulações com o tesouro: www.diretoaotesouro.com.br
    Gostei bastante! E pelo Telegram tem um robô de investimento também, o @DiretoAoRobot com ele acompanho ações. Parabéns novamente espero um dia também conseguir a IF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom site. Estou começando a brincar com os bots do telegram, mas com foco em Home Media.

      Excluir
  10. Muito bem! Primeira vez que vejo um MASSIVE ALL IN assim!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde VR, primeira vez que vejo seu blog, acabei postando no outro post por que achava que era o mais novo.

    Parabéns pelo site, penso em seguir teu exemplo em relação a independencia financeira. Tenho 30 anos e minha esposa tb. Atualmente possuímos 700k investidos em uma carteira de renda fixa que rende mensalmente 1,4 porcento bruto. Aportes mensais de economia de salário de uns 12k para esse ano de 2016...ou seja, nosso patrimônio vai subir em torno de 300k nesse ano de 2016 e fechar 1mi inivio de 2017. Previsão é chegar em 3,5 mi em 5 anos. Para essa previsão se concretizar, moramos de aluguel, e temos meta de economizar metade dos salários mensais nosso. Em 5 anos espero ganhar mais de renda passava d que de salário, nesse momento vou ficar que nem vc, apenas gerindo patrimônio e podendo, se quiser, torrar salário toda e com uma vida tranquila sem depender do salário. Atualmente não vivo economizando cada centavo, viajo 2/3 vezes por ano, Brasil e fora. Acho que cheguei num equilíbrio bom de curtir a vida é pensar no futuro. Vc acumulou dinheiro via trabalho? Ou herança? Eu comecei sem nada e foi mais difícil, dei sorte no inicio ter pego final do bom imobiliário, mas vendi já faz uns 2-3 anos. Bom post! Eu falo para minha esposa, um sacrifico agora vai deixar nos bemmmm tranquilos no futuro próximo. Ela acredita, por enquanto tá indo suave.

    Não sei quantos anos você tem, mas acho, sinceramente, que tu deveria aumentar consideravalmente o gasto com diversão e viagens. Eu pretendo estar na sua situação aqui a uns 4-5 anos, e depois de ter uns 3mi ++ acho que dá para curtir mais sem muito prejuizo, sempre com parcimônia, mas de toda forma, parabens. vou Lê posts mais antigos depois quando tiver tempo!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Anon, bela rentabilidade! Meu patrimônio veio +- 10% herança, 25% rentabilidade e 65% trabalho.

      Tenho 30 e poucos, não sei mais em que gastar meu $ como mencionei em outro comentário. Não quero viajar por agora, viajei pros eua e ásia recentemente e já vou viajar pra outro estado mês que vem. As únicas coisas que poderia gastar seria em algum curso pra aprender a mergulhar ou a atirar, são coisas que tenho interesse.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
    2. É isso ai, você resolveu tua vida bem antes do que eu. Se eu tivesse 3kk hoje acho que me daria vários luxos que não me dou hoje. Estou em fase de colheita (de um bom emprego depois de muita dedicação) e de plantio (na parte financeira). Mas faço quase tudo que quero tb. Sem exageros, mas faço. Por exemplo, com 3kk eu viajaria para fora só de executiva, mesmo com custo bem maior, coisa que não faço hoje em dia por exemplo...entre outras práticas "desnecessárias" mas bem interessantes. Rapaz, outra coisa. Não sei se tu faz, mas tente ajudar o próximo tb, isso dá uma satisfação considerável, ajudo pouco, mas pretendo sempre aumentar essa prática, ainda mais quando tu vê quem tu ajuda. olhos nos olhos. Abraços e parabéns! Volto aqui a uns 2 anos e te falo como estou rs. Abraços

      Excluir
    3. Parabéns pelo patrimônio anônimo das 12:51, mas você corre um sério risco da mulher levar 50% desses hipotéticos 3 milhões daqui a 5 anos.

      boa sorte.

      Excluir
  12. Fala VR,

    nunca achei o post específico que você fala que alcançou o primeiro 1 milhão, ele existe? Só lembro de você comentando sobre ter chegado no milhão no final de 2012.

    se possível, seria legal você compartilhar sua planilha de evolução desde o início. Dá uma baita motivada na galera! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não existe, achei que tinha escrito algo, mas passou batido. Cheguei em setembro de 2012. Mês que vem coloco o gráfico desde 2008, com e sem escala log.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
  13. Viver de Renda.

    Você atingiu sua IF em apenas seis anos de investimento. É um feito extraordinário. Só tenho que olhar e admirar tal fato.

    Em média, no começo (antes de ter 500 mil), quanto era seu aporte mensal?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Caro VR. uma dúvida que me ficou na cabeça. Voce disse que em determinado momento vendeu suas acoes e aplicou no TD. Quando as vendeu não queria pagar tanto imposto vendendo-as de uma vez (ao invés do 20k isentos). Como fez? estou na mesma situação...abraço, M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendi tudo de vez praticamente, não fiz as contas se tinha imposto a pagar ou não já que não ia pagar de toda forma.

      Excluir
    2. Cara, vc é foda, que timing pra investir em TD hein... incrível.

      Excluir
  16. VR,

    Desde o último post que escrevi, fiquei pensando: Basear a IF em FIIs, reaplicando sempre parte dos valores recebidos, poderia ser uma opção?

    Se não existisse o TD, você vê como possibilidade uma IF baseada em FIIs?

    Mesclaria com algum outro investimento?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver de Construção,

      É uma opção com certeza, quanta gente não vive de renda de aluguéis de imóveis, Tudo é uma questão de yield. Se você tem 1% de yield e retira 1% você pode enfrentar grandes problemas, porque o inquilino pode sair, aluguel não acompanhar inflação, imóvel desvalorizar, etc. Agora se você tira 0,3% mesmo que a renda caia pela metade ou a inflação corroa 50% do rendimento você ainda consegue retirar o valor corrigido (em ambos os casos passaria a retirar 0,6%, ainda abaixo do yield. Se você compensa o risco da aplicação retirando um yield menor você diminui bastante o risco, mas ele ainda está lá. Por exemplo se você tem 4 FIIs ou casas em uma região em que todos os inquilinos saiam e você fica sei lá 4 anos com renda 0 ou negativa você vai se dar mal. Diversificação intra-classe resolve boa parte desse problema, mas um resíduo de risco ainda persiste (tipo mercado imobiliário japones de 1989) caso contrário ninguém investiria em renda fixa.

      Ficou meio confuso, mas resumindo: FII sempre será mais arriscado, mas tomando medidas como retirada de yield menor e diversificação você diminui sensivelmente o risco da estratégia.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
  17. VR, qual sua média de aporte mensal?

    ResponderExcluir
  18. Amigos a hora de investir em bitcoins é agora, o mestre viver de renda tem 86k em bitcoin ja esta vendo e vai ver sua grana multiplicar ainda mais, essa é a hora está em constante aumento e não vai parar pois em julho seu algoritmo vai receber uma atualização que vai dificultar mais ainda produzirem-os oq vai fazer o preço decolar.

    A hora é agora, dica quente não é forex nem essas perdas de tempo. Já estou fazendo uma grana nos trades, porém tenho 26k apenas o que com uma alta eu não fique milionario mas já da pra tirar uma graninha boa.

    Dica, quem quer investir vai lá e compra logo em algum site ou mesmo mercado livre que vai subir. Não prevejo muito risco de desvalorizar tão cedo.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha bola de cristal continua embaçada...

      Excluir
    2. Qdo postei o comentario acima o BTC tava em 1720, hj ja ta em 1811. Vendi tudo e lucrei 5,5k no trade. Avante ao Bitcoin!

      Anon do Bitcoin

      Excluir
    3. Voltei, bitcoin a 4.500, estou rico e os conservadorzinhos do tesouro tão como? 13% ao ano comido pela inflação? kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  19. Como faz pra comprar BTC , obrigado

    ResponderExcluir
  20. Como faz pra comprar BTC , obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu compro pelo mercado livre, conheço um bom vendedor lá, o que está com preço mais em conta para 1 btc. ou ainda da pra comprar de sites gringos se tiver conta ou cartão fora daqui

      Excluir
    2. caiu a cotação dai peguei ontem por 1717, hoje já ta nos 1730 peguei e deixei uma ordem de venda quando bater os 1750, lucrarei quase 2k, se baixar eu seguro até subir uma hora bate os 1800 novamente

      Excluir
  21. Descobri o blog do VR, na segunda passada, hoje fiquei o dia inteiro lendo o blog. Li todas as postagens do VR.

    No inicio estava legal, tinha várias dicas sobre investimentos, finanças, mercado, você postava o seu crescimento, etc.

    Depois que você foi se aproximando do Milhão, praticamente abandonou o blog, nem existe o post de quando você chegou no milhão, quem acompanha você, ficou esperando o momento e você nem fez o post. :(

    VR, agora você tem um patrimônio legal, investe uma parte na bolsa. Você postou no inicio do blog sobre TSR (Taxa segura de retirada) e disse que é necessário pelo menos 20% do patrimônio em RV para diminuir os riscos.

    Agora que você tem dinheiro e pode investir sem se preocupar com aporte, você recuou e foi 100% para RF, você contradiz o que postou no inicio do blog. Você ficou medroso e fraco, uma pessoa que alcançou um patrimônio desse, correndo os riscos que você correu, vai ficar 100% em RF? Diversifica.

    Se o tesouro dá calote você já era. Não faz isso não.

    Por causa, das contradições que algumas pessoas acham que você é fake.

    Um empresário, começa do zero, cria um império e depois vira mocinha com medo de perder tudo e para de arriscar. Esse empresário é um lixo.

    Se todos fossem assim, nem existira apple, microsoft, HP, google. Na primeira oportunidade, eles iriam recuar e ser conservador. Deixar de ser fraco.

    Os posts sobre finanças me ajudaram bastante. No inicio da sua jornada, você postou o seu objetivo bem detalhado, isso também me ajudou a montar o meu.

    Em fim, VR parabéns por ter alcançado a IF.

    O que fiquei curioso, é saber como o VR conseguia ter aqueles crescimentos de +10k por mês, no inicio dos seus aporte, são poucos que conseguem aportar esse valor, estranho. VR você é traficante ou político?

    Valeu abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Vou preparar um post fazendo uma curva de markowitz aqui no brasil. Infelizmente a curva eh diferente e a informacao dos 20% nao foi aplicavel aqui no Brasil.

      Nao fiquei medroso nem fraco. Se voce ja ganhou o jogo, pra que continuar jogando? Tudo é uma questao de probabilidades, é conversa pra um post, mas entendo seu ponto.

      Minha ideia nunca foi criar a proxima apple ou google. Conquistei o que tinha que conquistar, estou me lixando se ficar 10 ou 50mi mais rico, quero é dormir em paz, descansar do futebol ontem, comer um bom almoco, assistir demolidor, fazer sexo e ir assistir guerra civil daqui a pouco sem me preocupar com preco de ingresso, com bolsa de valores ou com processo trabalhista de funcionario.

      Voce tem razao que deixei o blog um pouco de lado, fruto sinceramente dos proprios leitores que enchiam o saco todo post com nada alem de inveja e comentarios idiotas, veremos o futuro.

      Trabalho na iniciativa privada, ta cheio de gente mais rica e que ganha mais do que eu. Hoje ganho menos do que ganhava no passado. Eu aportei, a maioria torrou, cada um que sofra as consequencias e aproveite os frutos dos seus atos.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
    2. Olá VR,
      Sou obrigado a concordar com esse nosso amigo. Todo mundo acha voce fake por ter aportado gigantemente desde o início de sua jornada, parecendo que vc já sabia que ia ganhar o jogo e que tinha que mostrar que no final iria dar certo. Um cidadão comum, aporta cerca de 3K ou 4K por mês, o que nunca, mas nunca chega no resultado fantástico que voce chegou. Muito obrigado por disponibilizar o blog, mas desculpe, os aportes são irreais para um cidadão comum, o que não dá base para chegar a ser uma inspiração.

      Excluir
  22. Primeira lida no VR,e bem impressionado com o nível de informação,sonho com a IF a pouco mais de um ano,apenas no TD por enquanto, mas sei que terei que diversificar se quiser chegar lá, com cerca de 12 k de aporte por ano a evolução tende a ser lenta mas não tenho tanta pressa,só de não depender de aposentadoria na valera a pena.

    ResponderExcluir
  23. Primeira lida no VR,e bem impressionado com o nível de informação,sonho com a IF a pouco mais de um ano,apenas no TD por enquanto, mas sei que terei que diversificar se quiser chegar lá, com cerca de 12 k de aporte por ano a evolução tende a ser lenta mas não tenho tanta pressa,só de não depender de aposentadoria na valera a pena.

    ResponderExcluir