Finalmente o ano de 2016 acabou! Não posso dizer que pessoalmente foi o melhor dos anos pra mim, tive um problema de saúde, por conta disso tive que parar a academia, a reforma do apartamento continua consumindo minha mente e meus recursos (nunca mais) e só devo me mudar pro final de janeiro ou fevereiro. O trabalho foi complicado também, apesar de ter recuperado ao final do ano. Enfim, a moral está baixa.
Por outro lado, financeiramente foi o melhor ano da minha vida. O portfólio cresceu incríveis 29% mesmo investindo exclusivamente em renda fixa, e apesar dos aportes abaixo da média (não aportei nada esse mês) meu portfólio subiu praticamente R$900.000,00, façanha que certamente não será repetida em 2017. Mais importante, minha renda subiu de R$11.800,00 pra aproximadamente R$13.500,00, que pra mim é DINHEIRO PRA CARALHO. Vejam que a renda é o verdadeiro termômetro da capacidade do portfólio de me aposentar.
Segue a última tabela de 2016:
Mais uma vez devo ressaltar o BTC, que praticamente triplicou em reais em minhas mãos. Estou muito muito feliz com meu melhor amigo que investiu, contra a minha vontade, praticamente 70% do portfólio dele em BTC e hoje certamente dá surra de pau mole em termos de rentabilidade em todo mundo.
Não sei se investirei mais nada a longo prazo no Brasil. Só O TD já paga com sobra minhas despesas aqui, então a idéia é reduzir o tal do Tail Risk, por sinal tem um paper bem interessante sobre isso aqui (http://allaboutalpha.com/blog/wp-content/uploads/2010/05/Tail-Risk-Hedging-May2010.pdf) então naturalmente os olhos se voltam ao exterior. Tenho o que estudar, tenho que abrir minha conta na IB, etc. Estamos ventilando um papo entre eu, Soul e o Frugal sobre o tema sob coordenação do Soul, deve ser bem interessante.
Em 2017 pretendo unicamente aproveitar mais a vida e dar um pouco mais de estrutura a ela. Percebi que se eu ficar à deriva é muito comum perder semanas inteiras ocupadas por coisas que servem mais pra passar o tempo do que qualquer outra coisa, e isso irá mudar. Também prevejo escrever mais pro blog esse ano, a interação com vocês é sempre bacana e a trollagem praticamente acabou.
Desejo a todos um excelente 2017 e assim que possível responderei os comentários que estão há uns 15 dias acumulados bem como os e-mails pessoais recebidos!
Excelente desempenho e com baixo risco!
ResponderExcluirParece que fez as escolhas sensatas e conseguiu um bom rendimento sem ter que viver debruçado sobre os investimentos.
Boa sorte e que os ventos continuem a levá-lo a bons portos!
Valeu anon!
ExcluirOlá
ExcluirVocê precisa de um empréstimo ou financiamento de qualquer tipo? Foram recusados pelo seu banco devido a crédito ruim? Você tem contas não pagas ou em dívida? Temos um bom cronograma de reembolso com uma baixa taxa de juros de 2%. Para mais informações, entre em contato conosco diretamente via e-mail: REMY.CREDIT111@gmail.com, tipo de Nossos serviços de empréstimo que distribuímos
formulário de pedido de empréstimo
Nomes dos candidatos: ____________________
Empréstimo Montante solicitado: __________________
Duração do empréstimo: _________________
Finalidade do empréstimo: _______________________
Endereço do requerente: _________________
Ocupação: __________________________
Cidade: ___________________________
Estado: __________________________
País: __________________________
Gênero: _____________________
Era: ________________________
Solicitar um empréstimo antes de ...........
Número de telefone:___________________________________
Contato: E-mail: REMY.CREDIT111@gmail.com
Feliz 2017 VR, você está num patamar financeiro acima de qualquer um. Seus posts 'normais', além dos fechamentos, fazem falta.
ResponderExcluirAbraços
Tem muita gente acima de mim Japa, mas normal, não almejo ser o número 1 do mundo não rs. Vou escrever mais.
ExcluirAbs!
Excelente meta para 2017 VR: Aproveitar mais a Vida!
ResponderExcluirAcho que o tamanho do patrimônio não deve influenciar o jeito da pessoa. Aguardo novos posts sobre investimentos no exterior.
Feliz 2017, grande abraço.
Obrigado, aportador!
ExcluirVR,
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Minha pergunta ficou esquecida no último post, segue novamente:
Li seus 3 textos sobre TSR e fiquei com uma dúvida: após todas as retiradas de 4% (ou seja, provavelmente no final da sua vida), o principal ainda estaria preservado? Ou não?
Obrigado!
Olá, colega. Não sou o VR, e é o espaço dele, mas se me permite, posso dar um direcionamento nesta.
ExcluirA TSR é apenas uma abstração. Nada mais do que isso. Nunca se pode dar uma resposta definitiva para a pergunta: se eu retirar x% de um portfólio por quantos anos ele poderá me manter sem esgotar os recursos. Não serve para nada, como alguns equivocadamente assumem por causa deste fato, refletir e estudar a respeito? Não, não é este o caminho.
É um bom caminho para se conhecer o que seria razoável esperar, e o que não é razoável esperar. Com mais conhecimento sobre isto, e um maior conhecimento sobre si mesmo, é possível estabelecer metas compatíveis com suas aversões a riscos e preferências de padrão de vida.
Os artigos do VR escritos sobre o tema são muito bons e seminais no Brasil (pelo menos para finanças pessoais de amadores). Isso é muito bacana. Se não me engano, porém, eles são muito focados no Trinity Study, que por sua vez foi feito usando única e exclusivamente dados americanos.
Para você ter uma ideia, o único estudo que vi tocando tangencialmente no Brasil, a TSR foi de mais de 7%. Sim, você não leu errado. Isso se deu pela loucura dos juros reais que foi o Brasil até os anos 2004-2005. E como o Brasil só é considerado mais sério a partir da estabilização financeira, eu creio que estes juros reais absurdamente alto "contaminam" qualquer análise para o futuro da TSR aqui no Brasil.
Respondendo diretamente a sua pergunta, a TSR de 4%, no estudo clássico, apenas significa que num período de 30 anos (o maior período no estudo feito em 1998) tirando 4% corrigidos pelo CPI (o índice de inflação americano) o investidor teve algo em torno de 95% de chance ( se não me engano) de não esgotar o seu capital. Se você começou com U$ 1.000.000,00 e terminou com U$ 100,00 ou U$ 10.000.000,00 é indiferente, ambos são considerados como sucesso.
O estudo inicial do Trinity não levou em conta impostos e custos de negociação. Então, na verdade, a TSR é superestimada por não levar isso em conta.
Há muitos outros estudos mais recentes que testaram diversas outras hipóteses, diversos outros mercados, e são bem interessantes.
O que se pode dizer é para os investidores estrangeiros de países desenvolvidos, com esse nível de precificação e yields perto de zero ou negativos em renda fixa, a TSR deles será bem menor.
Para nós Brasileiros, ainda mais com vantagens tributárias ainda existentes, uma TSR de 4% parace-me conservadora-moderada. O próprio VR, se o governo não der um calote, pode ter uma TSR maior do que isso sem quaisquer problemas.
Abraço!
obs: Será legal a interação VR, pena que o Frugal não respondeu. Vamos marcar semana que vem, pode ser?
Anon, depois da aula do Soul, cabe ressaltar que cf. foi dito considera um sucesso ter qualquer valor no portfólio após os 30 anos, apesar de que a maioria dos portfólios terminaram com valores enormes após os 30 anos, apenas uma minoria ficou quase no limite.
ExcluirPara estudos mais atualizados da TSR recomendo o Wade Pfau.
Olá pessoal, vou pegar carona na pergunta original, pois também tenho dúvidas sobre essa TSR. VR, pq você usa 4% (esse número baseia-se em dados americanos)? Supondo que você tem todo o seu portofolio travado em IPCA+6% líquido por 30 anos, não seria correto pensar que todo ano você pode tirar os 6% e no final você ainda teria seu principal intocado e corrigido pela inflação?
ExcluirHá algum equívoco no meu raciocínio?
Obrigada,
Abs, Izabel
Sim Izabel, por isso que na minha atualização minha renda líquida total é baseada nos juros pago pelo TD 2050. Acontece que hoje a taxa líquida é bem abaixo de 6% (está cerca de 4,3%), por isso que com R$3.600.000,00 eu consigo tirar "apenas" cerca de R$13.500,00 por mês.
ExcluirObrigada pela resposta. Mas tinha entendido pelo link "portfolio do VR" que você tinha travado seu patrimônio em TD 2050, com taxa de IPCA+6% líquido (na época das taxas em 7,5%). E ai, não faria sentido considerar a taxa atual do TD 2050, e sim a taxa que você tem no seu portfolio..
ExcluirVocê ainda faz o chat às segunda-feiras? Gostaria de trocar ideia sobre as perspectivas da economia brasileira e mundial, juros, inflação, etc.
Abs
Izabel
Correto Isabel, mas tanto faz ter meus ~R$1.7m na época rendendo 7,5% brutos ou ter hoje ~R$2.5m rendendo 5.5%. Por isso que nesse sentido a marcação a mercado é totalmente inútil pra quem não pretende vender o título.
ExcluirDevo fazer outro chat agora em fevereiro, avisarei antes por um post no blog!
Venho comparando a TSR 0,33 com o lucro líquido (deduzido IR e descontado IPCA). Tem dado diferença de mais de 100%.
ExcluirComo só tenho 5 meses de vida fora da Matrix, invisto basicamente em TD na formação da reserva, e o TD deu um pulo nesse período, não dá pra concluir nada ainda.
Estou pensando numa estratégia "retire n% do lucro líquido mensal, tendo uma reserva de compensação ajustada". Tenho só 15 anos para chegar a alguma conclusão sobre o assunto. O tempo urge.
Parabéns pelo sucesso VR.
ResponderExcluirBoa sorte com a saúde e retomada de busca na qualidade de vida para esse ano.
Acompanharei e fico no aguardo dos artigos a respeito do Tail Risk, pois depois de determinado ponto, os olhos devem se voltar ao exterior, sem dúvida.
Obrigado, investidor!
ExcluirGrande VR, parabéns pelos resultados e pelo blog. Tenho muito interesse em investir no exterior, como você mencionou ao final. Um post nessa linha poderia ser muito interessante.
ResponderExcluirEsse post vai rolar com certeza, anon.
ExcluirParabéns pelos seus resultados.
ResponderExcluirFico feliz pelo seu amigo. Mas ele teve sorte. Muita sorte. Pode-se acertar fazendo a coisa errada. E acredito que você sabe disso, por isso sua oposição inicial.
ResponderExcluirBitcoin tem sido a nova modinha. Ou por motivos de convicções políticas ou porque alguém disse que era bom pra leigos. Em ambos os casos, se ficarem investindo assim, uma hora vão conhecer o ferro. Colocar um pouco no portfolio não faz mal, mas o que estou vendo já vi outras vezes.
Anon, não é questão de sorte, é estratégia. Basta estudar os fundamentos da moeda. Assim como qualquer ativo, tem seus riscos, mas basta não agir pelo emocional e ser prudente sempre.
ExcluirColocar 70% do portfolio em bitcoin era a estratégia? Rapaz, estou surpreso com essa agressividade. Mas, se esse é o perfil dele de fato, então você tem razão.
ExcluirEm contraste com o que estou vendo nas redes sociais, um monte de gente que não tem a menor noção de investimento colocando dinheiro em bitcoin.
Vi um cara, que segue o IMB (eu também sou fã), compartilhando que bitcoin foi o melhor investimento no ano. Nos comentários, alguém perguntou: é melhor que o tesouro direto? O autor respondeu: eu acho bem melhor.
Veja, provavelmente o autor nem sabe o que tá fazendo - já que está comparando coisas completamente distintas - e ainda empurrou um leigo pro abismo. Enfim, a vida e o dinheiro é de cada um. Fiquei na minha, é claro.
Você tem toda razão nisso, foi justamente o tema do meu último post... a galera que não estuda e segue dica de qualquer um na internet. Eu acredito que no caso desse rapaz a estratégia de colocar 70% pode ter sido bem pensada se ele estudou bem os fundamentos da moeda antes, mas esses novatos que estão chegando agora no bitcoin na onda da valorização gigante que teve em dezembro tem grandes chances de quebrar a cara.
ExcluirAmigo do VR aqui. Sorte? Depois de anos estudando profundamente o bitcoin? Eu chamaria de sorte quem lucrou comprando dívida de um país que deve quase um PIB e não paga um centavo de juros, os quais consomem 30% da arrecadação federal. E as unidades da federação? A maioria de pires na mão, à beira do caos.
ExcluirE a "matriz" (EUA)? Com 20 tri de dívida e um presidente eleito que acha que protecionismo vai ajudar na economia (já vimos este filme antes). Setor bancário italiano com 360 bi de empréstimos podres, Grécia insolvente, Espanha insolvente, Portugal insolvente, França insolvente e Irlanda sendo punida por fazer a coisa certa.
China com cidades-fantasma, uma bolha de crédito/shadow banking/intervencionismo/contas maquiadas, Japão se arrastando e sem desistir de fazer coisa errada - o BoJ está entre os top 10 acionistas de 90% do Nikkei 225.
Vivemos desde 2009 um experimento sem precedentes na história da humanidade, e não é o bitcoin. São os juros negativos, e eles são contados na casa dos trilhões.
No meio dessa bagunça, julgo o bitcoin uma ilha de sustentabilidade e racionalidade. Daí passa um tempo, a coisa dá modestamente certo (tem potencial para subir ordens de grandez) e o julgamento é de que tive "sorte".
First you are stupid. Later you are crazy. Then you are lucky. Finally, you owe society.
Legal VR, seu portfólio e sua estratégia são parecidos com o que venho seguindo, espero ter tanto sucesso quanto você rs.
ResponderExcluirBitcoin ainda tem um potencial gigantesco, a galera geralmente comenta sem estudar os fundamentos da moeda e não entende o quanto ainda é possível que ela se valorize. Agora esse seu amigo que alocou 70% em BTC tem que ter um sangue frio do kct! Rs.
Abraço!
Pois é, mas ele aplica também por uma questão política e meio niilista no establishment financeiro governamental mundial atual.
ExcluirOlá VR,
ResponderExcluirTe acompanho há algum tempo e é sempre animador ver post novo. Há 2 anos resolvi investir para valer (por preguiça eu deixava minhas economias na poupança) e depois de muita perseverança e estudos, consegui alcançar os 500k. Queria muito saber sua estratégia para conseguir chegar dos 500k para o 1kk tão rapidamente. Será que você consegue fazer um post resgatando as suas estratégias nessa época?
Obrigado e abs!!
No meu caso foi basicamente trabalho e aportes, apesar do meu portfólio ter rendido quase 20% nesse trajeto.
ExcluirOlá VD, sou novo nesse mundo fantástico de educação financeira. Vc indicaria hj para um novato os índices PIBB11 e IVVB11 para iniciar na bolsa? Vi que vc tem experiência com o PIBB11. Abraço!
ResponderExcluirPIBB11 sem dúvidas
ExcluirPor que não IVVB11? Ele acompanha o SP500, além de proteger contra eventual desvalorização do real. Apesar de achar difícil ter um bom rendimento com ETF no Brasil, já que temos que pagar 15% sobre o ganho de capital. Aí não compensa vender, e não te dá renda, já que não paga dividendos...
ExcluirOi, VR!
ResponderExcluirMais uma vez, parabéns pelo desempenho da carteira.
Comecei a investir em Bitcoins no meio do ano passado e, agora, fiquei com uma dúvida: Devo, ou não, declará-los à Receita Federal neste ano de 2017?
Você declara ou pretende declarar os seus neste ano? Sei que é uma pergunta muito pessoal e, caso não se sinta confortável em responder, não tem problema.
Sei que informar ao Fisco a propriedade das moedas digitais é contra a "filosofia"do Bitcoin. Todavia, fico imaginando a seguinte hipótese:
Deixo de declarar os BTC's à Receita Federal e eles continuam nesse ritmo acelerado de valorização. Então, resolvo vender uma parte dos BTC's e comprar algum bem de valor mais expressivo. Como justificar à Receita Federal a origem do capital para comprar o referido bem, visto que não informei, anteriormente, a propriedade dos Bitcoins?
Abraço!
Aí vai de cada um, se quiser declara como bem.
ExcluirEssa sua dúvida sobre como justificar a origem do capital pra algum bem é exatamente porque a indústria da lavagem de dinheiro existe. Se o governo não exigisse essa informação não haveria o que ser "lavado".
Bom dia VR,
ResponderExcluirPra quem está querendo começar um plano agressivo (foco em Renda Variável), está com R$ 35.000,00 e pretende aportar entre R$1.000,00 e R$1500,00 por mês, você recomenda:
- Investir em PIBB11 até acumular um capital maior o suficiente pra conseguir "pseudo replicar" o índice comprando ações individuais e poder usufruir da isenção de IR pra venda mensal de < R$20.000,00 ?
- IDEM para BOVA11?
- Esquecer índice e comprar ações individualmente, diversificando com uma quantidade "mínima" de ativos, algo como 7˜10 ativos?
Obrigado e parabéns pelo sucesso do blog e do seu plano.
Eu esqueceria BOVA de cara. Pra vendas de ETFs infelizmente não tem a isenção de 20k.
ExcluirPrimeiro seria bom ter uma estratégia de investimentos bem definida, e saber que as ações podem andar de lado ou cair por 10-20 anos com performance pífia comparada a RF. Dito isso, provavelmentecom esse capital já partiria pra ações individuais pela maior eficiência tributária. Mas se virar girador de portfólio vai ser pior do que ficar com o PIBB pagando 15% do lucro na venda.
Olá VR,
ResponderExcluirParabéns pelo patrimônio. Estou iniciando a minha caminhada rumo a IF também.
Desejo um feliz 2017.
Abraços.
Obrigado!
ExcluirOlá Viver,
ResponderExcluirQual plataforma você utiliza para compra/venda de BTCs?
Obrigado e parabéns!
Excelente pergunta!
ExcluirPrincipais corretoras:
ExcluirFoxbit.com.br, bitcointoyou.com, mercadobitcoin.com.br.
Para ver preços do bitcoin:
bitvalor.com (valor das operações e volume), biscoint.io (para calcular o custo real de compra ou venda).
Notícias:
reddit.com/r/bitcoin
Sempre comprei diretamente com algum vendedor, mas o pessoal da foxbit é honesto.
Excluiropa show VR.. isso mesmo escreva mais artigos 1 só por mes é muito pouco huyauhauh... bom destrocei seu blog agora to no do frugal , penso em começar esse anos investimentos no exterior...
ResponderExcluirde inicio voce apostaria em investimentos no exterior ou em bitcoins... acho o bit um tanto promissor...
valewwww
Bitcoin é o futuro, uma revolução iminente que vai desencadear um shift imenso na distribuição de riqueza:
Excluirhttp://www.coindesk.com/tim-draper-bitcoins-price-still-headed-10k/
São duas coisas completamente diferentes, o risco e o potencial de retorno do bitcoin é bem maior.
ExcluirCara, li o seu blog todo num dia. Muita coisa pra aprender. Provavelmente não consiga chegar perto do que vc conseguiu devido a idade de 45 anos. Mas uma coisa eu tenho certeza, vou estudar essa bagaça de investimentos até o ultimo dia da minha vida e passar para meus filhos tudo o que venho aprendendo aqui.
ResponderExcluirBola pra frente, André! O importante é não entrar na roda junto com a macacada!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGrande nome, há tempos venho acompanhando seu blog. Gosto muito de poder ler ele e, inclusive, te adicionei na minha lista de blogs que sigo. Sou iniciante na blogosfera. Você topa adicionar meu blog na sua lista de blogs também?
ResponderExcluirhttp://academicoinvestidor.blogspot.com/
Agradeço.
Sinceramente, O Acadêmico Investidor.
Cara isso não é um e-mail corporativo pra falar desse jeito rs. Meu blogroll é algo bem pessoal, coloco aqueles que tenho proximidade e/ou grande afinidade, ainda assim desejo o melhor a vc.
ExcluirAbs.,
VR.
Ola VDR, venho acompanhando seu blog ha mais de um ano, e sempre volto nele quando preciso ler algo útil, para somar conhecimento mesmo. Comecei a investir em 2012, cheguei no seu blog, leio e o re-leio, sei que aqui é um blog de investimentos avançados, gostaria mesmo de uma dica sua para eu sair do ponto onde estou parado e começar ver meu patrimônio crescer, fico emocionado vendo seus rendimentos, as vezes quero dar um passo e não sei onde piso, não vejo o chão, ai eu tenho medo de cair... Cara lhe admiro, se eu tivesse uma inteligência como a sua eu sairia do lugar muito com mais facilidade. Preciso aumentar meu conhecimento. Renda variável é o caminho, mas não consigo avançar por ele.
ResponderExcluirSe tem pouca capacidade de aporte, sugiro cogitar fazer investimento em bitcoin, dado o gigante potencial: https://cointelegraph.com/news/bitcoin-can-reach-10000-or-even-1-mln-chandler-guo-explains-how
ExcluirAnon investimento não é nada de outro mundo não, é mais simples que matemática de segundo grau. O importante é começar, invista em algum produto de renda fixa com liquidez, vá estudando, a medida que você se sentir mais seguro você poderá tomar melhores decisões.
ExcluirAbs.,
VR.
Ótimo blog! Parabéns por ter conquistado a IF!!!
ResponderExcluirhttps://gauchoinvestidor.blogspot.com.br/
Obrigado!
ExcluirBoa Noite Amigo. Vou fazer aquela pergunta tosca de leitor iniciante desse blog. Mas tendo aproximadamente R$ 3.400.000,00 em patrimônio, caso investisse em fundos referenciados DI, de baixíssimo risco, que pagassem supostamente a média de 100% do CDI. Supondo que, descontado o IR, sua rentabilidade mensal ficasse próxima de 0,80% (arredondando). Não vou descontar a inflação apenas para fins de exemplo, você teria uma rentabilidade mensal de R$ 27.200,00. Correndo o risco de ser excomungado por seus leitores mais antigos e assíduos... Não valeria mais a pena do que manter essa carteira tão diversificada para que você tenha uma rentabilidade menor do que isso? Desculpe se não entendi alguma coisa e agradeço se me direcionarem para o caminho correto se o tiver feito. Obrigado.
ResponderExcluirCara vc mesmo respondeu, se vc descontar a inflação esses 27k devem cair pela metade de retirada segura. Alem disso, o investimento que ele fez em TD ele só pega parte dos juros em cupons semestrais. em 2050, ele vai receber de volta do governo uma bolada. Simule na calculadora do tesouro pra vc ver
ExcluirO imposto de renda é pago só lá em 2050?
ExcluirNão. Como é o título com pagamento semestral, o IR incide em cada um dos cupons que ele recebe.
ExcluirE o IR incide seguindo a tabela regressiva. Quer dizer que nos primeiros cupons o IR é maior do que nos últimos.
O BKB (que pra mim sempre será black king bar) já respondeu. Quanto ao imposto de renda, a parte da inflação só pagarei em 2050, já o dos rendimentos eu pago a cada 6 meses.
ExcluirAbs.,
VR.
Olá. Obrigado pelas ótimas informações que consta no blog! Havia 52k na minha conta corrente e essa semana coloquei 12k no tesouro selic... Fiquei na dúvida onde investiria os 40k restante. Considerando que minha meta é chegar o mais próximo possível de 100k até o fim do ano e farei aporte em média de 2.5 a 3 mil por mês.... Alguma opinião????
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlha, eu não entendo lá muita coisa, mas espero poder ajudar (se alguém quiser me corrigir, fique à vontade por favor). Eu acho que ainda dá tempo de ganhar algum dinheiro com Tesouro Prefixado 2023 e Tesouro IPCA 2024 (entre outros), pois com essa baixa mais agressiva da Selic os contratos de juros futuros foram revisados e ainda dá tempo de ganhar uma merreca a mais com esses títulos. Então, eu deixaria 10K em cada um desses títulos (colocando também seus aportes neles) e mais 20K em algum CDB que pague acima de 118% pelo menos, porque se houver alguma reviravolta maluca com os juros você ainda ganha alguma coisa. Apenas lembrando aqui também que caso os juros aumentem, é legal você manter eles até o final pra não perder grana.
ExcluirFaria também uma pequena aposta em Bitcoin, que nesse momento tá em uns R$ 2.800 a unidade, e compraria uma com um dos seus futuros aportes. Pelo que eu li por aí, a """tendência""" (favor interpretar como aspas gigantes) é um aumento de duas a três vezes o valor de hoje até o fim de 2017. A fonte é desse cara aqui, especialista em Bitcoin: https://vinnylingham.com/bitcoin-2017-a-currency-devaluation-hedge-for-emerging-markets-849931d71f6f#.jw3pucgc3.
Espero ter ajudado! E novamente, caso tenha falado merdas gigantes, espero que algum campeão aqui me corrija. Abraços!
Tesouro direto é para quem tem patrimônio ou aportes gigantes, como o VR. Iria de bitcoin com uma pequena força também.
ExcluirValeu. Vou pesquisar mais sobre o bitcoin e, dependendo da segurança (em relação à fraudes e não riscos) entrarei na parte que usaria para renda variável (15% - 7,5k e aportes)
ExcluirNão dá pra responder só com essas informações, anon.
ExcluirNossa, estou assustado com o número de pessoas indicando bitcoin como o investimento do momento. Certamente, há uma bolha aí. Não há valor intrínseco em bitcoin, ela não é uma unidade produtora de riqueza, no máximo poderia servir como uma reserva de valor, algo mais estável para o qual as pessoas correriam em caso de crise (ouro, por exemplo). Além disso, qualquer alteração regulatória de um país relevante tem o potencial de acabar com qqr valor do bitcoin. Para quem não enxerga um futuro nas proximidades (50-100anos) sem países, semi-anárquico, não faz sentido nenhum usar bitcoin como investimento.
ExcluirEstá meio que demonstrado que a última onda de alta de bitcoin está relacionada à desvalorização da moeda chinesa (chinesada comprando para ter uma "moeda" na qual eles possam confiar). Nenhum garantia que se sustente.
Caro anônimo,
ExcluirFavor estudar sobre o que é moeda. Ela serve justamente para representar valor. Não dá para comparar com manteiga, arroz, cimento. Ou você acha que o ouro vale alguns tri por causa de curiosas aplicações industriais? A soma de toda a prata do mundo não vale 20 bi...
Acorda pra vida, o ouro ficou obsoleto e chegou a era do bitcoin.
Sei bem o que é moeda, segundo anônimo. Por isso mesmo não faz sentido fazer buy & hold com bitcoin. Vc faria com Dólar? Esperando ficar rico? No máximo, protege poder de compra. Vamos supor que bitcoin vire a "moeda" global. Ainda assim não valeria como investimento sustentável. Se quiser ficar fazendo trade com bitcoin, pode ser que ganhe dinheiro por um mero acaso...Boa sorte a vcs.
ExcluirParabéns VR pelos resultados e pela IF alcançada. Mesmo assim, você não abandonou seu emprego.
ResponderExcluirUma duvida que me gerou é: Qual seu emprego/cargo ?
Prefiro não informar, Hitoshi.
ExcluirDesculpe minha ignorancia, mas o que seria investimento em BTC na sua planilha? grata
ResponderExcluirBTC = Bitcoin
Excluir^
Excluir|
Vale a pena retirar do TD Selic, com essa queda da taxa, e passar pra outros TDs (como o IPCA+ ou o pré)? Ou agora já era, precificou tudo e fuu ?
ResponderExcluir> Ou agora já era, precificou tudo e fuu ?
ExcluirFuuuuu
E ai viver de Renda blza? Acabei de entrar no mundo da blogsfera e achei seu blog bem massa!! Primeiramente parabéns pelo patrimônio e um Feliz 2017 cheio de sucesso. Aproveito sua experiência para perguntar uma dica (sou relativamente novo no mercado financeiro) para a atual situação econômica deste ano em que o rendimento em RF deve cair muito.
ResponderExcluirabraço
Uma dica é continuar estudando e investir de acordo com a relação risco/retorno desejada. Curiosamente essa dica vale pra todos os anos!!!
ExcluirEae Viver de Renda!
ResponderExcluirParabéns pelos seus recursos financeiros, você já alcançou e extrapolou minhas metas para nos próximos anos, fico muito contente e vejo que é possível.
Vi que investe em Bitcoins, eu irei, estou só na renda fixa, pretendo diversificar com FII's, ações e Bitcoins, isso no presente ano.
Vou te adicionar a minha lista, se puder retribuir, agradeço, para um iniciante como eu, todo auxílio é fundamental.
[]'s
Para agilizar sua vida, meu velho, seguem alguns links úteis para o bitcoin:
ExcluirPrincipais corretoras:
Foxbit.com.br, bitcointoyou.com, mercadobitcoin.com.br.
Para ver preços do bitcoin:
bitvalor.com (valor das operações e volume), biscoint.io (para calcular o custo real de compra ou venda).
Notícias:
reddit.com/r/bitcoin
Seja bem-vindo à revolução silenciosa que, em vez de exigir, oferece lucros aos "revolucionários".
Ótima iniciativa. Em relação às corretoras, qual a que possui as melhores taxas? Pergunto porque uma das coisas que aprendi aqui foi escolher corretora observando as taxas de corretagem e custódia aplicadas - mas não sei se isso é aplicado em BITCOIN.
ExcluirAs menores taxas são as da Foxbit
ExcluirLorde,
ExcluirBola pra frente. Blogroll não auxilia ninguém a nada. A vontade de investir tem que vir de dentro e não de estímulos externos.
VR,
ResponderExcluirEsse cidadão tem um nick quase igual ao seu e um raciocínio oposto.
Ja viu isso e consegue entender a forma dele pensar no video abaixo?
http://viverdedividendos.org/te-enganaram-tesouro-direto-rende-menos-que-poupanca/
Abs.
Anonimo, esse calculo desse post está errado, além de comparar um titulo que paga fluxo semestral com um que nao tem fluxo.
ExcluirResumindo, tesouro NÃO rende menos que a poupança.
Não é a primeira vez que Viver de Dividendos fica fazendo clickbait... o cara colocar um título deles é pedir pra perder credibilidade.
ExcluirVR, aproveitando a onda do Bitcoin, você saberia me dizer um site confiável no exterior (ou aqui mesmo) pra comprar Ethereum e Monero também? Aqui no Brasil tenho usado a foxbit.com.br para os Bitcoins, mas pra Ethereum e Monero não conheço nenhum lugar confiável.
ResponderExcluirPoloniex, Shapeshift
ExcluirConheço quase nada de Ethereum e absolutamente nada de Monero pra opinar.
ExcluirE por onde você recomendaria comprar BTC ? (o pessoal brbr está jogando o preço lá em cima e contando vantagem que as taxas são baixas)
Excluirabraço!
VR, o que você acha desse investimento que vem sido oferecido pelas corretoras o COE, onde investe em empresas como Facebook, Google e Apple, acha que vale a pena ou é furada?
ResponderExcluirOla anon,
ExcluirFiz a analise superficial do prospecto e do valuation.
Primeiro gostaria de explicar resumidamente o que é o produto:
Com o COE você está comprando 4 one touches no worst than os tres ativos, com um knock out caso vc atinja as barreiras de one touch antes do fim.
Agora vamos explicar o que acontece dentro desse monte de complexidades.
One touch é um tipo de barreira de opção exotica de um ativo que se bater no preço alvo você leva um valor especifico pré determinado na entrada da operação. Caso nao chege no valor da barreira você perde o premio.
Knock-out e no worst than. Essas duas opcoes estao sendo colocadas no COE pois barateam a opcao, ja que se ela der certo nos primeiros 6 meses, o banco nao precise pagar nada para voce, e tambem se os tres ativos nao tiverem no preco alvo(strike), voce tambem nao recebe nada.
De um ponto de vista simplificado voce esta pagando os seguintes premios pelas 4 barreiras(aprox):
6%
11.5%
17%
22.5%
Que nada mais eh do que o retorno que voce teria comprando uma LTN do tesouro direto para cada uma das datas dos vencimentos da barreiras.
Entao voce esta pagando :
1- 6% para ganhar 8.5%-9.5%
2- 11.5% para ganhar 17-19%
3- 17% para ganhar 25.5%-28.5%
4- 22.5% para ganhar 34%-38%
Se voce olhar as apostas que voce esta fazendo me parecem muito caras. Como nao tenho planilha para simular esse tipo de opcao por que eh muito complexa olhei o preco individual das barreiras, e em TODOS os casos o preco cobrado eh absurdo.
Agora tenho uma pergunta: Por que eles usaram esse ativos, essas empresas no exterior. Por que chamam a atencao no nome, voce poderia fazer a aposta muito mais barata com opcoes de Ibovespa aqui dentro por exemplo. com este produto voce NAO esta diversificando com ativos no exterior, voce esta treidando opcoes exoticas super faturadas.
Outra coisa, apesar do Mercado Americano de acoes ter steam para reagir mais por que vc compraria essas acoes na high da high? P/E a niveis super inflados?
Enfim, nao acho uma boa. A melhor coisa seria investor no CDI e ficar comprando opcoes aqui locais mesmo, se for muito complexo, so investe no CDI mesmo que voce nao estara enchendo os bolsos de alguma outra pessoa.
Abcs,
Vicente
O Vicente deu uma boa explicada mas sem o prospecto não dá pra opinar. A priori já digo que ninguém faz COE de graça, o banco sempre leva um ponta e essa ponta sai adivinha de quem?
ExcluirVR, te acompanho a anos, e recentemente resolvi criar um espaço para compartilhar meu caminho até o objetivo final.
ResponderExcluirSucesso para todos
http://escolhienriquecer.blogspot.com.br/
Seu blog é bom, vi até uma certa inspiração no meu blog, mas sua projeção de rentabilidade está totalmente furada. Tente utilizar juros reais, mas faça o cálculo sentado pois a realidade vai bater na sua porta rs.
ExcluirObrigado pelo retorno, realmente sou leigo no assunto e utilizei planilhas de internet para cálculos, infelizmente não tenho conhecimento (ainda) para conseguir projetar algo mais palpável. Espero em breve prever situações melhores.
ExcluirAcho que dificilmente um blog desse assunto não inspira no seu. Abs!!
investi em ntnb preciso apenas usar 50% do juros... e reinvisto o restante posso ficar tranquilo em a manutenção do poder de compra do meu patrimônio... esses reinvestimento cobre os custos de custodia e ir...
ResponderExcluirParabéns pela independência financeira!
ExcluirGrande VR!
ResponderExcluirQue bom que a trollagem acabou. Interessante nunca ter passado troll no meu blog. Será que a Jéssica assusta ou amolece o coração deles? KKKKKK
Amigo, com esse patrimônio todo aí a preocupação é mais em manter o valor do que arriscar pra ganhar mais, e, é claro diversificar.
Agora seu amigo do Bitcoin só vai se dar bem se realizar o lucro, né?
Pode deixar de lucrar mais, mas o que lucrou lucrou, e não se sabe pra onde isso vai.
A depender da quantidade eu sairia sim e colocava em algo como fiis e ações.
E sobre a sua renda de 13k, sensacional!
Dá pra morar em qualquer lugar do mundo com isso aí, mesmo em dólar e mesmo sem trabalhar, de fato. Deve ser muito bom ter essa liberdade.
Vou ler o paper que vc falou.
Abraço!!
kkkkk
ExcluirPois é mas ele tem os outros 30% em NTNB que já é uma bela grana.
Com 13k não sei se dá pra morar BEM em qquer lugar do mundo, mas sinceramente por ora nem penso em sair do Brasil.
Vamos marcar outro papo com o Frugal.
Abs.,
VR.
Por Frugal entenda Soul, não sei por que diabos volta e meia troco os dois, é a idade...
ExcluirFoi legal ler o comentário do seu amigo do bitcoin. Engraçado é que tudo que ele falou já está publicado mas pouca gente se dá conta.
ExcluirValeu meu amigo, eu tinha entendido mesmo sem sua correção. Acho que mês que vem vou abrir conta no intermedium pra comprar aquela LCI deles. Diversificando um pouco aqui na RF também.
Esses 13k dá quase 4 mil dolares americanos.
Vc seria um classe média média em qualquer país desenvolvido, excluindo cidades mais caras como Moscow, Oslo, Tokyo, NY, Londres, Estocolmo e etc...
Mas no interior dos EUA, ou cidades pequenas-médias da Europa estaria muito tranquilo, incluindo uma Lisboa ou Madrid da vida, claro que sem luxos, não daria pra ir na balada com Neymar ou CR7 mas mesmo assim, tá valendo.
Um vinho legal em Lisboa custa 4-5 euros.
Pura verdade, Frugal.
ExcluirVR, voce indica algum site para compra/venda de Bitcoin?
ResponderExcluirFoxbit.com.br
ExcluirFoxbit ou algum vendedor de confiança. Tem uns grupos de whatsapp com vendedores bastante confiáveis e bons preços.
ExcluirVou pegar 10k e colocar em bitcoin. Qual melhor forma de fazer isso? Faço tudo de uma vez ou separo em 10 lotes e vou "mediando" o valor?
ExcluirVR
ExcluirVocê poderia nos passar os meios que vc julgou mais seguro guardar bitcoin?
Anon 18:46: teoricamente tudo de uma vez, já que a expectativa de retorno nominal é positiva.
ExcluirAnon 19:03: cold wallet SEMPRE.
vc já ouviu falar na criptomoeda dash? ela possui algumas características diferentes do BTC, como a verificação de pagamento mais rápida e o sigilo nas transações. Mas o que me chamou mais a atenção, foi o seu modelo de governança, como as decisões são tomadas dentro da rede e como os projetos de melhorias são financiados.
ResponderExcluirPesquisei bastante por esses dias, e não consegui encontrar argumentos consistentes que me desmotivasse a investir nesse ativo. Mas não vejo muitos pessoas comentando sobre ela, mesmo no meio do pessoal que já investe em BTC. Ela possui melhores fundamentos que o BTC, mas não sei o pq as pessoas não estão comentando sobre ela. Pelo menos não a maioria. Pq será?
Gostaria que vc desse uma olhada com consideração para esse ativo e desse uma opinião sobre ele. Queria saber a opinião de um especialista em investimento.
Obrigado
Investidor X,
ExcluirNunca ouvi falar sobre dash, então não tenho conhecimento pra opiniar a respeito.
Investir em ouro ou em nióbio?
ExcluirPrezado VR, gostaria de saber qual a estratégia que você tem seguido para aplicar o $ que sobra do teu salário, etc, neste período em que as taxas da NTN 2050 estão abaixo de 5,80%.
ResponderExcluirEu estou pensando em deixar na LFT na expectativa de migrar quando subir para valores próximos a 6%. E se não subir lá em 2021 quando vencer a LFT decido o fazer. O que você acha?
Meu caso é sui generis. Dito isso, não planejo fazer novos aportes em investimentos no Brasil, talvez coisas muito pontuais, mas de regra será tudo pro exterior agora.
ExcluirAcho sua estratégia meio arbitrária e ineficiente em termos tributários já que no pior caso você vai ter que ficar pagando IR de 4 em 4 anos.
Concordo contigo sobre a questão dos impostos. Mas é que parece que aplicar nos títulos 2050 nas taxas atuais não parece tão interessante.
ExcluirSe você continuasse aplicando aqui no Brasil, continuaria aportando no TD?
Talvez procurasse CDBs/RDBs de bancos médios pois já possuo um valor que me aposenta em TD. No mundo hipotético, eu com 0 em TD, aplicaria tranquilamente nessas taxas.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAnon,
ExcluirTem um post específico explicando sobre minha motivação.
Acho que ninguém na terra pode dizer se essa taxa é boa ou não. Comparada ao exterior, é maravilhosa. Comparada a taxa de 2015, é bem baixa. Comparado ao risco do país de dar o calote, está ok?
Excluído por solicitação do autor.
ExcluirUfa, terminei de ler teu blog, desde o primeiro post, em 2011... Eu jah te acompanhava, porém parei de investir em 2013 e estou voltando agora em fevereiro. Vc continua sendo inspiração e fonte obrigatória de leitura para toda a blogosfera. Grande abraço e parabens pela disciplina e pelo ótimo crescimento.
ResponderExcluirObrigado Anon!
ExcluirViver de Renda, uma duvida que tenho desde que acompanhanho seu blog, no total de 3.5k atuais qual o total de aporte realizado e qual o total de rendimento ao longo de todo este tempo?
ResponderExcluirAguardo resposta. Muito Obrigado
Será respondido no FAQ.
ExcluirRapaz, conta pra nós como o seu amigo que investiu setenta porcebto do portfólio em BTC está reagindo nessa incerteza agora. Coloquei 20k e não estou tendo muito folego pra manter não. Até o momento só perda. Qual sua interpretação sobre à atual situação do BTC, vale a pena ter esperança a longo prazo ou é melhor abandonar o barco para não acontecer que nem 2013, que chegou a $ 1139,00 doletas o BTC e caiu até $200,00?
ResponderExcluirVende logo, rapaz. Você não tem cabeça para ter grandes ganhos com investimento. Seu lugar é no tesourinho direto, nos CDBs etc. Deixe o BTC para quem é capaz de voar com as águias.
ExcluirO cara pareceu vendedor de Telexfree e Hinode, voar com as águias!..kkkkkk
Excluiramigo, em qualquer mercado alguém tem que pagar a festa.
ExcluirTambém penso assim Frugal Simple, perguntei mesmo para saber como está sendo a interpretação do mercado atual. Até por que, destinar 70% do portfólio em uma unica jogada , na minha opinião, ou sobe e dispara na frente de todos ou cai de uma vez no chão.
ExcluirEle aplica há varios anos em BTC. Comecou comprando a R$100,00-R$200,00 ou algo do tipo, então diria que ele está ok.
ExcluirTítulo fantasioso? Eu achei. O que vocês acham?
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=GXaZrC1hh80
Mais um clickbait.
ExcluirBoa tarde VR e pessoal da blogosfera !
ResponderExcluirTalvez esse meu comentário não tenha haver com o post mas pelo fato de todos aqui se importar muito com a vida financeira (assim como eu) gostaria de uma opinião.
Bom ... Atualmente moro com meus pais e tenho entre 20 e 25 anos, estou desempregado e recebi uma proposta de trabalho para morar em outro estado. A minha dúvida é o seguinte:
Qual o valor mínimo necessário eu não deveria abrir mão para que seja uma boa oportunidade, sabendo que no meu ultimo emprego ganhava R$ 2.400,00.
Talvez eu me expresse melhor dizendo qual o valor necessário para se morar sozinho conseguindo pagar despesas como aluguel, energia, água, internet, alimentação, etc ?
Sabendo que o custo de vida na cidade é menor de onde eu moro.
Obrigado
Acho que a melhor pessoa para responder isso seria você mesmo. Pesquise o custo de vida na cidade que pretende morar. Faça os cálculos estimativos das despesas básicas. Vai morar sozinho? Com amigos? Apartamento ou casa? Vai tomar café/almoçar na rua? Trace uma meta de aporte, uma porcentagem do seu salário, e o que sobrar, pagará as outras despesas. Se essa porcentagem convertida em valores reais for maior do que você aporta hoje, vai valer a pena.
ExcluirCara faz uma análise, esses dados não são exatamente difíceis de se conseguir.
ExcluirVR,
ResponderExcluirSó lembrando que estamos aguardando sua lista de indicação de livros desde junho de 2009, rs.
http://viverderenda.blogspot.com.br/2009/06/mudancas-estruturais-no-blog.html
Abraço.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk faz parte ué
ExcluirEle deve ter parado de ler livros.
kkkk
ExcluirDiminuí bastante o ritmo sim, mas a lista já tá dourando no forno.
VR,
ResponderExcluirNão sei se já te perguntaram, mas lá vai:
Você declara as suas BTC?
Caso não declare, não tem receio de ser processado por ocultação de bens?
A lei LEI Nº 9.613, DE 3 DE MARÇO DE 1998 trata como crime a ocultação de bens, e não declarar BTC estaríamos ocultando um bem (virtual).
Qual seria a vantagem de vc saber se o cara declara ou não??
ExcluirDe todo o modo, não tem pq não declarar, visto que as transações no mercado financeiro do Brasil de maior monta são de conhecimento dos órgãos reguladores.
VR, no início deste ano tomei conhecimento de seu blog, e fiquei muito intrigado quando vi como começou, com suas postagens de 2009, quando ainda tinha apenas alguns milhares de reais. Gostaria de pedir uma dica. Atualmete possuo 100% de meu investimento em tesouro direto, e quero começar a investi em ações, que dão bons retornos a longo prazo. Faço aportes mensais, e estava pretendendo começar pelos ETFs, talvez DIVO11 e PIBB11, até construir um patrimônio para fazer minha própria carteira de ações e melhorar os rendimentos, mas vi alguns videos falando mal dos ETFs, dizendo que a longo prazo seus rendimentos ficam atrás do CDI. Você começou pelos ETFs, por isso, me dê uma dica, por favor.
ResponderExcluirHistoricamente, a rentabilidade dos principais índices perdem para o CDI. Como os ETFs replicam os índices, consequentemente eles também perderam do CDI. Deve ser isso que os vídeos querem dizer. Mas esse é uma afirmação que usa dados históricos, é comparar o passado do ETF com o passado do CDI.
ExcluirExiste a expectativa sobre a possibilidade das taxas de juros no Brasil ficarem mais "normais". Se isso acontecer de fato - os juros se manterem em padrões "civilizados" - é provável que o rendimento da renda variável fique acima do CDI/SELIC devido ao seu maior risco. Note que falei "expectativa sobre a possibilidade", não dá pra saber se é algo certo.
De qualquer forma, acho ETFs uma boa forma de começar a investir na bolsa. Eu estou numa situação parecida com a sua: comecei a investir 100% em TD, depois migrei pra títulos privados sem liquidez e mais rentabilidade, e agora tô querendo começar a botar algo em ações. O ETF é a forma mais prática pra diversificação na minha opinião. Eu só acho que a bolsa está numa alta especulativa atualmente, pretendo esperar um momento melhor para "entrar". Mas essa é a minha percepção, que pode estar certa ou errada. O que acham?
Toda renda variável tem uma expectativa de retorno maior que o risco soberano do país, dito isso você tem que avaliar sua necessidade/vontade/capacidade de correr os riscos da renda variável.
ExcluirOlá, boa noite.
ResponderExcluirTenho 200 mil para investir e planejo fazer aportes de 1500~2000 mensais. Visando o médio e longo prazo quais investimentos vc me recomendaria para uma melhor rentabilidade?
Desde já, grato.
Investimento em algum trabalho que te proporcione aportar mais.
ExcluirBom dia, VR.
ResponderExcluirSeus textos são motivadores.
Você abre o e-mail indicado nesse blog (aposentado42@gmail.com)?
Obrigado Anon, abro sempre que vou responder aos comentários aqui ou postar algo novo.
ExcluirTe escrevi nesse endereço (aposentado42@gmail.com) pedindo uma ação sua relacionada ao seu Blog.
ExcluirVeja lá por favor. Obrigado.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirVR meu querido, nao tem como barrar esse comentarios imbecis ? Sinceramente nao ligaria de preencher uma box me perguntando se sou um humano kkkkk
ResponderExcluirRealmente está um saco, feito.
ExcluirBom dia, todos !!!
ResponderExcluirEu sou Luis Roland Eu gostaria de compartilhar meu testemunho com todos os que procuram um credor de empréstimo genuíno e confiável para obter seus empréstimos. Poucos meses atrás, minha empresa sofreu uma grande perda que não pude evitar, estava prestes a perder minha casa e minha empresa devido a crédito ruim e dívidas não pagas. Fiquei tão desesperado que não sabia o que fazer para salvar a situação, não conseguiria obter empréstimos de bancos e outras instituições financeiras devido ao meu mau crédito. Então, eu procuram buscar empréstimos on-line, onde recebi fraudes de € 6.000 por três (3) credores diferentes. Um dia, minha esposa estava navegando pela internet, e viu tantos testemunhos sobre esta grande empresa, GINA MORGAN LOAN COMPANY LTD (ginamorganloancompany@gmail.com). Minha esposa me contou sobre a empresa, mas nunca fui interessada por minhas experiências anteriores, mas desconhece-me que minha esposa solicitou um empréstimo de € 86,000. Em menos de 24 horas, recebi uma mensagem de que a empresa creditou minha conta com o valor do empréstimo. Eu já tenho minha empresa de volta à produção mais do que nunca e minhas dívidas estão resolvidas. Você também pode entrar em contato com a empresa através do seu email: ginamorganloancompany@gmail.com