sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Atualização Mensal: Novembro 2021: R$32.621.575,38

Novembro foi um mês com queda no Bitcoin, que apesar de ocupar apenas 20% do portfólio ainda é um peso considerável o suficiente para ser o responsável pela queda de R$1.300.000,00 do meu portfólio. Essa queda validou ainda mais minha estratégia de venda dos 30 BTCs em outubro, de forma que estou bem tranquilo com qualquer queda mais forte que possa vir (espero que não). Segue o gráfico de sempre:



Conforme falei mês passado não tenho pretensão de fazer qualquer ajuste no portfólio no curto prazo, final do mês há o vencimento de parte do short que irei renovar e capturar mais juros.

Em novembro finalmente consegui vender o carro antigo por +-R$50.000,00, valor que foi integralmente aplicado em BDIF11 a R$91,50 cada.

Viagem que fiz mês passado foi bacana, em fevereiro tem mais.

Vida segue tranquila, em 2022 se tudo der certo paro de trabalhar em definitivo e inicia-se então uma nova fase em minha vida.

Post curto, sem muito o que falar. Até 2022!

21 comentários:

  1. Parabéns VR! Inspiração pra muitos.
    Pretende vender ou comprar mais Bitcoin? Pensa em comprar outras altcoins também?

    Com patrimônio em 6mm de dólar, qual suas estratégias? Aumentar capital ou manter e receber renda passiva?

    Bom natal e feliz ano novo para você e sua família.
    Até ano que vem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gustavo, como falei na atualização "Conforme falei mês passado não tenho pretensão de fazer qualquer ajuste no portfólio no curto prazo".

      Meu portfólio hoje é muito mais defensivo e a venda dos 30 BTCs foi um movimento nesse sentido, não preciso nem de longe de todo esse capital.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
  2. Parabéns pela trajetória... agora se tornou um homem livre de verdade. Estou maratonando o blog, que já conhecia há anos mas nunca terminava de ler. Mais alguma recomendação de bons livros que tenha lido recentemente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anon! Ando lendo muito pouco, estou retomando esse ano, infelizmente sem cacife pra recomendar nada.

      Excluir
  3. É isso aí amigo!
    Ano novo, vida nova, sem trabalho e vivendo literalmente de renda, depois de todos esses anos de trabalho, estudo, paciência e tomada de risco, além de comprar o bitcoin e segurar por longos anos de lado. Fica aí a lição na prática para quem quer aprender o que é resiliência e persistência.

    Esses 20M lá fora já trazem a paz para a vida toda mesmo que o Brasil piore muitoooooo.

    Abraço, Feliz Natal e feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, estou no começo da caminhada, embora já tenha investido em tudo que pesquisei aqui na finansfera, e falhei em tudo. Tomei mto rojão por todos os lados. Cripto, ações, FI e nunca coloquei em RF por ser eufórico e imediatista. Chegando aos 30 anos e bem calejado, eu estou colocando tudo no TD atrelado ao IPCA para sacar na próxima década. A sorte não sorriu pra mim e aceito isso. É a vida.
    Agora faço tudo pensando nos meus 40 anos. Desde escovar os dentes até correr de pessoas problemáticas. Todas as minhas amizades se dissolveram, seja pelo casamento alheio ou por simples incongruências de objetivos de vida. Venho aqui aos domingos de manhã, com meu café, releio um post do pobreta, visito o Viver de Renda, e dou um sorriso em agradecimento por tudo que aprendi aqui. Por mais que algumas coisas não tenham dado certo, eu aceito e entendo, e faria tudo de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se esqueça de viver a vida também anon, é fundamental ter um presente minimamente aceitável pra que a jornada para o futuro seja tranquila.

      Excluir
  5. Finalmente vai parar de trabalhar. Não dava pra entender o que estava fazendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envolvem outras pessoas além de mim anon, mas as estrelas finalmente estão se alinhando.

      Excluir
  6. VR, bom dia! Já chegou a olhar os outros ETFs de Infra? Achei o XPID11 e o CPTI11 interessantes. Acho que a lista de todos é essa:

    Código Público Tipo
    BIDB11 Geral FI-Infra
    CPTI11 Geral FI-Infra
    XPID11 Qualificado FI-Infra
    BDIF11 Qualificado FI-Infra
    BRZP11 Qualificado FI-Infra
    VIGT11 Qualificado FIP
    XPIE11 Profissional FIP
    PFIN11 Qualificado FIP
    BDIV11 Qualificado FIP
    ENDD11 Qualificado FIP
    KNOX11 Qualificado FIP
    PPEI11 Qualificado FIP
    KDIF11 Qualificado FDIC
    IFRA11 Qualificado FDIC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhei alguns anon e o BDIF11 me pareceu bom o suficiente, não tenho mais saco de analisar 15/20 fundos, ir pro que tem tx. de adm. mais aceitável já é um passo bem dado a meu ver.

      Excluir
    2. Anon, olhei todos esses aí na diagonal e gostei de kdif, bdif e cpti (taxas, portfólio, balanço do risco). Tô com limite de 15% do portfólio nessa classe, sendo no máximo 50% desse valor em um dos 3 citados.

      Excluir
  7. Nego pede opiniao e sugestoes como se o VR fosse analista e nào apenas um cara que deu sorte com bitcoin e ficou rico. Alô1!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele acertou no tesouro ipca 2050 qdo pagava ipca+7.5%, acertou em mandar tudo p o exterior com dólar entre 3 a 4 reais, além do bitcoin, claro.

      Excluir
    2. Modestamente gosto de me considerar rico mesmo antes do bitcoin, só a grana do TD e de CDBs que nunca viu o cheiro de bitcoin já são uns 5mi, então gosto de pensar que alguma coisa certa eu fiz, mas tive minha dose de caneladas: investi em PIBB11 no topo de 2008, perdi horas e horas lendo balanços comprando ações individuais, etc., felizmente até agora os acertos tem sido superiores em quantidade e magnitude que os erros.

      Excluir
    3. Legal VR, comentário consciente. Concordo com vc, só a tacada do TD e não comprar acoes individuais mostra que vc sabe muito. Retiro parte do que eu disse. Feliz Natal

      Excluir
  8. Grande VdR, uma dúvida, vc fixou em 20% a alocação pro btc, caso em 2022 esses 19% de hoje em btc passem a representar 10% da carteira e logo após o btc fique andando de lado por meses, vc vai aportar pra voltar a estar nos 20%? E caso (sei que vc acredita no potencial no longo prazo, mas é uma possibilidade tb) vc aporte para voltar aos 20% e depois caia para 15%, vc continuará aportando? Pergunto pq com esse capital sendo mais do q o q vc necessita me parece q um etf global de ações de baixa volatilidade mais uns 30% em renda fixa no país q vc decida viver já seria ok pra não ter dor de cabeça. Mesmo com as impressoras ligadas isso tende a refletir no preço dos etf, com comprovação de décadas, já o btc continuaria sendo uma aposta ficar aportando pra manter os 20%. Ou vc fixou 20% só pra vender caso aumenta essa % e não ficar mais exposto como antes?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns mais uma vez pelo patrimônio!
    Seria interessante ver um detalhamento da viagem. Já tem planos para o momento em que finalmente deixará de trabalhar?



    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. VdR, você pretende algum dia voltar a escrever postagens no estilo daquelas do começo do seu blog, em que você explicava de maneira simples vários conceitos e produtos de finanças?

    ResponderExcluir
  11. Vdd vc aluga seus btc? Pela quantidade que vc tem, deve dar pra conseguir uma boa grana...

    ResponderExcluir