sexta-feira, 17 de abril de 2009

A duração da vida pós-aposentadoria

Não há muito o que se falar quanto a isso... quanto mais tempo você viver, mais dinheiro precisará. O problema (ou não) é que você não sabe por quantos anos estará vivo... e isso complica as coisas.

O óbvio é que temos que ser conservadores nesse quesito. Como o plano é me aposentar aos 42, meu planejamento é viver por + 50 anos.

Um fator que varia bastante com o tempo de vida pós-aposentadoria é a composição do seu portfolio. Quanto mais tempo, mais exposição à renda variável (e portanto mais risco) você deve correr, a não ser que você acumule muito mais dinheiro. Dá pra brincar no FireCalc (excelente, por sinal) e comprovar isso que disse.

Para quem quer se aposentar mais tarde (50-60 anos) a exposição ao risco pode ser bem menor, cerca de 20-40% em RV (renda variável). Mas lembrem-se de algo fundamental: existem vários estudos que mostram que menos do que 20% de exposição em RV não vale a pena em NENHUM caso. Na verdade aplicando uma quantidade baixa em RV você consegue BAIXAR o risco e AUMENTAR a rentabilidade... e quem não quer dinheiro de graça?

4 comentários:

  1. Dei apenas uma olhada no no FireCalc.
    Quais são os pontos fortes do site que você utiliza como base?

    As diversas linhas no gráfico mostrando as diversas alocações parecem confusas de se entender...

    Abraços!

    Henrique Carvalho

    ResponderExcluir
  2. HC, o Firecalc é excelente, mas é complicado explicar num comentário. O que você vê como diferente alocações provavelmente são os diferentes períodos de investimento com a mesma alocação.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado IF.

    Vou rezervar um tempinho depois para compreender melhor o FireCalc.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que meu plano B para a vida pós aposentadoria será uma conseqüência: acho que após um período de ociosidade (digo viagens, curtição, etc) será bom voltar ao trabalho, porém com algo menos estressante mas que gere alguma renda. Não acho que conseguirei “coçar” até morrer, rsrsrs.

    ResponderExcluir