quinta-feira, 16 de abril de 2009

Duração do plano

Quanto mais tempo você juntar dinheiro mais dinheiro você terá. Isso é óbvio. No entanto, essa informação pode ser tentadora, pois SEMPRE valerá a pena financeiramente você juntar por mais tempo.

No entanto, uma coisa é FUNDAMENTAL que se tenha em mente. Se aposentar antecipadamente, viver de renda, ser financeiramente independente, o que for, é algo ACESSÓRIO de algo muito mais importante: SUA VIDA. Do que adianta trabalhar até os 70 para então se aposentar com R$50 milhões e morrer aos 75? A vida deve ser vivida o mais intensamente possível, pois nossa estadia aqui é curta, mas muito curta para ser gasta dentro de um cubículo gerador infinito de stress. Ou seja, junte sua grana, faça suas malas e CAIA FORA! Vá aproveitar a vida. Essa informação também vale para a pessoa não guardar tanto dinheiro ao ponto de se privar... de nada adianta deixar a vida em "stand-by" por 15 anos para só após se aposentar começar a viver. Esse é um erro muito comum e muito fácil de se cometer.

Tendo isso tudo em mente (repito, é importante todos entenderem bem o parágrafo anterior) planejo me aposentar aos 42 anos. Logo, serão pouco menos de 17 anos de caminhada. No meu caso é uma idade que não me forçará a me privar durante o período acumulativo e nem tão longe que eu não tenha saúde para aproveitar o período sem trabalho.

3 comentários:

  1. Então deve-se definir o quanto gastar como se fosse uma despesa programando-se seus rendimentos para "viver"?

    ResponderExcluir
  2. E... quando o valor patrimonial não cresce 1,2% (meta)... aí vc complementa? É essa a sistemática?

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, leofelis...veja meu outro comentário...

    ResponderExcluir