quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Histórico

Esse será um post de referência. Como que eu comecei a juntar dinheiro? Onde pretendo chegar?

Hoje eu possuo 2X anos. Pretendo ao completar 42 anos me tornar financeiramente independente. O que é ser financeiramente independente? É não depender do trabalho para me manter. É poder ficar de perna pro ar o dia inteiro e ainda assim poder me manter.

São menos de 1X anos de caminhada. Um prazo curto para aposentadoria, um prazo médio para uma vida, um prazo enorme para quem quer se ver livre da "corrida dos ratos" o mais rápido possível.

Quando eu comecei a juntar dinheiro? Desde que comecei a estagiar/trabalhar eu procurava guardar algo, mas nunca de forma consistente; nunca com um plano estruturado pela frente. Dessa forma, em fevereiro de 2008 meu patrimônio eram meros R$3.000,00 que eu tinha na conta-corrente (que na época eu achava uma quantia enorme).

Eu já possuía anos de leitura sobre mercado financeiro, bolsa de valores, finanças pessoais, etc. No entanto, não tinha "bala na agulha" pra poder investir como queria. Isso só foi ocorrer a partir de março de 2008. A partir daí eu fui ter um plano, um objetivo, quase uma obsessão...

7 comentários:

  1. Poxa... sua idade e seu avanço do patrimônio são bem parecidos com meu histórico até aqui. Estimo que minha meta de renda mensal é 20 salários mínimos. Não vi qual é sua meta, que só está expressa em tempo (42 anos). Quanto por mês seria o suficiente pra você se considerar independente financeiramente?

    ResponderExcluir
  2. Estava aqui meio de saco cheio por não fazer nada da vida, e não estar ganhando dinheiro, então resolvi tentar aprender sobre investimentos e achei seu blog. Comecei a Le-lo e fiquei empolga em dedicar meu tempo totalmente livre a isso, logo depois fiquei com um pouco de raiva de suas concepções por achar erradas (me desculpa) ao ler o posto – Quanto Guardar por Mês - e depois deprimida e desanimada ao mesmo tempo (pois sou burra demais pra entender sobre o q escreve sobre investimento). E agora já não sei mais o que pensar e estou meio confusa. Por isso decidir tentar colocar meus pensamentos no papel pra ver se eu mesmo entendo. Como sou burra também para fazer um texto conciso vou sair numerando o que me vem à mente.
    1) Há 3 anos atrás comecei a ter renda de + - 6 mil (sem trabalhar, pois casei- o que e meu e seu). Trabalhei por alguns meses parei... trabalhei de novo..... e recebia 1mil.
    2) Sou muito poupadora e agora tenho 300mil que consegui juntar. Todo mês sobra +- 4mil que junto.
    3) Então pensando bem e levando em consideração que no seu post -A Despesa media mensal- vc diz que da pra viver confortavelmente com 5mil/mês. Eu talvez tenho atingido um pedaço esse objetivo.
    4) tenho 26 anos não preciso trabalhar, tenho uma renda de +-6mil (que vou continuar recebendo ate morrer e vai ate aumentar um pouco- e não meu marido não vai me largar e nem vai largar o emprego pq ele AMA D+ os dois). Vivo confortavelmente. (Acho que mesmo se tivesse mais dinheiro continuaria com o mesmo padrão de vida pois odeio desperdiçar dinheiro, e não pago por aquilo que acho que não vale o valor.
    5) E agora? Que atingi meu “objetivo”, aproveitar e curti? Como disse na minha primeira frase to se saco cheio de ficar a toa. O que adianta ter o $$$ tão sonhado sem precisar trabalhar se todos, amigos, família, colegas, não tem o $$$ nem o tempo para te fazer companhia na diversão?
    Obrigada pelo blog, tenho inveja de seus conhecimentos nessa área de financias, vou continuar lendo pra ver se consigo aprender um pouquinho. Você me indica algum site bem simples pra quem só conhece poupança? Pq pelo menos uma poupadora em potencial sei que sou e queria fazer bom uso disso. ( pois quero ter filhos ai a minha renda vai ser pouca).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, você já venceu na vida. Aproveite seu tempo que é o bem mais precioso que temos, parece piegas mas carpe diem! Dinheiro não será problema na sua vida.

      Abs,

      VR.

      Excluir
    2. Porra, é repulsivo ler essa mulher falando assim.

      Excluir
  3. Olá. Muito legal o blog. Mas o que ocorreu que em fevereiro de 2008 vc só tinha 3 mil, e diz que a partir de março do mesmo ano passou a ter bala? Alguma herança? Qual foi o valor inicial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana em 2008 era tudo bem apertado, ganhava R$2.000,00 por mês e ia aportando o que dava. Recebi uma pequena herança salvo engano em 2010-2011, algo do tipo.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
  4. estou começando a ler seu blog hoje, por indicação de amigo meu, e vim ver o começo de tudo. parabéns.

    ResponderExcluir