quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Início

Esse será um longo blog. Longo no sentido de que irá durar vários anos (se assim o Deus Google/Blogger permitir).

Meu objetivo? Tornar-me financeiramente independente aos 42 anos.

Como? Roubando um banco? Jogando na mega-sena? Virando político? Traficando drogas? Vendendo merdalife? Não, de um modo que qualquer ser humano pode se tornar rico, basta ter disciplina, dedicação e paciência...

39 comentários:

  1. Olá,

    Tenho certeza de que com disciplina e muita determinação conseguirá chegar aonde quer. É "apenas" uma questão de tempo.

    Sucesso!

    Henrique Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu também tenho certeza...

    Só não tenho humildade hueuhehue!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Rapaiz, recentemente tomei conhecimento do seu Blog, pretendo le-lo inteirinho daqui pra frente, desde o início.

    Parabéns pelo Blog e sucesso na sua empreitada!

    Abcs

    ResponderExcluir
  4. Olá... conheci seu blog hoje. Parabéns pela iniciativa... espero que durante sua trajetória vc não amoleça... Força irmão!
    Grande abraço,
    Léo.

    ResponderExcluir
  5. Conheci seu blog hoje. Sou imvestidor iniciante, daquele que ainda esta abrindo conta na corretora. Ja li varios livros de financas, mas seu blog e muito esclarecedor e REAL. A gente ve as coisas acotecerem, diferentemente daqueles aducadores financeiros que falam falam e nao mostram nada.

    ResponderExcluir
  6. Olá, conheci seu blog hoje e tenho uma pergunta:

    Atualmente tenho 17 anos e sou estudante do ensino médio... Me formarei em 1 ano e alguns meses e pretendo iniciar minha formação em contabilidade logo em seguida.

    Hoje, possuo uma renda disponível liquida pra investir de aproximadamente 800 reais mensais, mas não tenho nenhuma ideia sobre como começar...

    Que livros, artigos, e autores seriam interessantes para que eu comece a me aprofundar no assunto?

    Pretendo destinar parte da renda para investimentos de baixo risco como TD, e outra parte para "treinar" no mercado de ações, mas não tenho a minima ideia de por onde começar nessa segunda parte...

    O que você me aconselharia para começar a compreender este mundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixo aki minha opiniao pessoal (espero q ajude): primeiramente RF até atingir 60K (33%VGBL 33%sofisa 33%fundos) e 2 anos de folha invest (simulador de bolsa); atingido 60K, se realmente acha q consegue passar o IBOV nao invista mais q 20% em bolsa, ainda assim acredito que ninguem deva investir em bolsa menos de 25K, menos que isso as taxas comem seu ganho, mais que 35K custodia aumenta. Essa seria minha ideia de "bom começo" para o pequeno investidor.

      Excluir
  7. Tomei conhecimento dessa biboca de blog hoje. Nem vi o final, vou ler tudo do princípio pra ver se tu virou marajá mesmo hauahuaahua...

    ResponderExcluir
  8. Conheci hj seu blog e resolvi ler desde o principio. Comecei meu projeto de viver de uma renda mensal de 15k por mes em fevereiro deste ano, através de dividendos e proventos de FII. No mes de setembro tive uma renda de 250 reais. E espero aqui encontrar estratégias para evoluir ainda mais.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Quem leu em 2016 responde o comentário aqui!

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz em saber que exista um blog brasileiro que ensina como obter a independência financeira. Meu projeto é alcançar a IF em 10 anos. Obrigada pelos ensinamentos.
    Angélica

    ResponderExcluir
  11. Hahaha...olha o reconhecimento aí VR depois de 8 anos! Parabéns!. Já tem mais comentários em 2016 do que quando começou. Um ponto importante, percebido de alguém que também foi post a post, é que houve dois grandes aportes divulgados aos leitores, o recebimento do adiantamento de uma herança e um valor de 200k que preferiu não justificar...isso o ajudou sobremaneira. Saberia dizer, ou projetar, de quanto seria seu patrimônio hoje sem essas ocorrências (parabéns por elas, não as critico, mas seria legal projetar para o caso de muitas pessoas não terem essa mesma sorte/competência). Depois desse período, quando chegou a 500k o VR ficou chateado com alguns haters da internet e diminuiu a intensidade das publicações. Quando retornou já estava milionário. Este período também não foi compartilhado (vou até reler para ter certeza se o sono não me pregou uma peça). Poderia compartilhar hoje? Somente aportes oriundos do trabalho ou foram as aplicações em si rendendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho isso em outros posts, é +- 10% herança, 60% aportes e 30% rentabilidade. A tendência é a rentabilidade dominar no longo prazo.

      Abs.,

      VR.

      Excluir
    2. Quanto tah sendo em Renda Variável?

      Excluir
  12. Sua existência faz parte da minha a partir de agora. E é agradável a perspectiva de que seu passado será o meu futuro. É clichê de e-mail, mas é sincero: obrigado desde já.

    https://www.youtube.com/watch?v=C2U-lL_qdTI

    ResponderExcluir
  13. Comecei a ter contato com educação financeira depois de uma aula onde um professor meu falou sobre isso e me fez abrir os olhos. Sou totalmente leigo. No mesmo dia em que tive a dita aula entrei em sites e comprei todos os livros "básicos" sobre dinheiro, pai rico, segredos da mente milionária, trabalhe 4 horas, o homem mais rico da babilônia, etc. Comecei a fazer aportes, colocando esse dinheiro na poupança pois julgo que ainda não sei o suficiente pra investir e portanto estou só estudando.
    Minha maior dúvida é separar o joio do trigo!
    O que faço no momento então é:
    Economizo
    Pesquiso preços
    Aporto
    Estou lendo livros
    Acompanho alguns sites e assisto vídeos
    Agora comecei a ler o blog do VR
    Por onde recomendam que eu comece? Preciso de um norte para seguir. Que sites, blogs ou canais de youtube recomendam?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. 2017! Conheci este blog através de outros blogs de finanças, estou com a mesma quantia inicial que o autor do blog começou, quero vê se chego próximo a renda que o próprio alcançou,kkk, brincadeiras a parte, começarei a ler desde o início para identificar estratégias que me ajudem a elevar meu patrimônio.

    ResponderExcluir
  15. VR, na vida temos o ensinamento de seguir os exemplos dos melhores em qualquer que seja o ramo de atuação. Por tudo que você conquistou não vejo um " espelho " melhor que o seu para seguir . Espero ter o mesmo sucesso que você teve. Ou ainda mais . Abraço, saúde e paz.

    ResponderExcluir
  16. Iniciando a leitura do seu blog do zero, apesar de acompanhar os últimos. Prometo ler tudo até o final. E quero mudar minha realidade como você mudou a sua. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Iniciando a leitura do blog e meus estudos hoje. O livro Os segredos da mente milionária (que ainda estou lendo) e vídeos do Você Mais Rico me fizeram chegar aqui e me despertaram para a caminhada. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Você sempre será um ícone da blogosfera.

    Te acompanho desde 2011/12, rever teu início e o último post, como vc chegou no ponto desejado mttttttttttttts anos antes deve ser uma sensação mt foda.

    Já tive blogs de experiências financeiras anteriores, mas me desempreguei por 3 anos e não consegui manter as finanças, agora me reempreguei e casei, inicio de vida a 2 está fudendo o patrimônio, mas com a graça de Deus volto em Abril, meu mês de aniversário, começando devagar e sempre. O sempre é o mais importante e você é prova viva disso.

    Mt obg por nunk ter desistido, obg pelo imenso conhecimento que seu blog tem.

    Mt obg VR, curta sua aposentadoria aos 3X anos.

    ResponderExcluir
  19. Lendo hoje, 23/02/2018. Rumo ao topo. Tenho 37 anos e também pretendo viver de renda o mais breve possível, através de estudos e economia!!! Lerei todos os posts e tentarei aprender tudo!
    Obrigada por ter dedicado seu tempo a ajudar nós que estamos começando do zero, sem saber nada.

    ResponderExcluir
  20. Acabo de descobrir o blog, 01/03/2018. Tenho 23 anos e tenho uma meta bastante ousada, viver de renda a partir dos 35. Vou devorar as primeiras publicações até as mais recentes, como se fosse um livro.
    Aproveito para parabenizá-lo pela dedicação, é raro de encontrar pessoas determinadas ao ponto de atualizar um blog por tanto tempo, mesmo depois de ter se tornado um milionário.

    ResponderExcluir
  21. Passando por aqui hoje (2019).

    Já li alguns (bons) posts seus, porém vou começar do zero para ter uma noção do início e da jornada que me aguarda.

    Até o fim do ano inicio minha caminhada rumo à IF.

    Parabéns por tudo e toma uma gelada por mim VDR.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  22. Cara que Blog top! Descobri vc em meio a 2021, já estou nos primeiros passos nesse caminho longo, porém não menos extraordinário da IF.

    Parabéns pela iniciativa, vc me incentivou a começar um blog pessoal! Adorei sua abordagem, e confesso que estou como vc no inicio de 2009, algum conhecimento mas pouco capital!

    Um abraço e te desejo ainda mais sucesso, pois já percebi que até 2021, muitas surpresas vieram! (sem dar spoiler ao pessoal que esta iniciando a leitura!)

    ResponderExcluir