Felizmente o mundo de finanças pessoais, gestão de portfolios e investimentos é grande o suficiente para se ter muito o que falar. Como vocês bem sabem, a idéia desse site sempre foi de trazer artigos inovadores com o objetivo de trazer um entendimento superior sobre a matéria.
No entanto, fico sem saber que tipo de assunto trará uma sinergia maior com os leitores daqui. Pensando nisso resolvi criar uma nova sistemática para a elaboração de artigos: na medida que eu tiver novas idéias de artigos eu colocarei as mesmas na enquete que você vê no lado direito. O próximo artigo a ser elaborado obrigatoriamente será o mais votado. Infelizmente, por limitação do Blogger, a cada artigo elaborado a votação será resetada. Após a elaboração do artigo eu retiro o mesmo da enquete. Vocês podem votar em mais de um artigo ao mesmo tempo.
Aguardo os votos de vocês! (não vale votar nulo! :P)
Viver de Renda,
ResponderExcluirPor que você não usa o material do blog para compor um livro?
Acho que seria um resultado muito bacana.
Abraço,
Éverton
Muito legal a iniciativa!
ResponderExcluirTantos assuntos interessantes que votei em vários!
No aguardo do próximo post!
Grande Abraço!
Oi, Viver de Renda, votei no PGBL parte III para finalizar o assunto.
ResponderExcluirMas todos os assuntos são interessantíssimos.
Adriana
Votei em três, um deles no PGBL. Aliás eu fiz uma simulação pessoal do meu PGBL. Irei divulgar quando tu publicares a terceira parte. Execelente iniciativa.
ResponderExcluirOtima ideia IF42!!
ResponderExcluirGrande abraco
alexx
VR, VC tá me devendo (rsrsrs) o PGBL parte III, com um fundo com 1,5% de taxa de administração e ZERO de taxa de carregamento. Será de grande valia o cálculo para mim. SDS!
ResponderExcluirEm tempo,
ResponderExcluirSemana passada ouvi o Mauro Halfeld rasgar de elogios PIBB11 duas vezes na rádio CBN. O fundo mais barato do mundo, segndo ele. Quero entrar,mas acho que o IBOV ainda vai dar mais uma derrubada nas próximas semanas. Quero comprar abaixo dos 87,00. Tenho uma dúvida: os dividendos das ações de PIBB11 vão para o dono do papel ou são reaplicados pelo Itaú (que administra o fundo)?
Maspimentel,
ResponderExcluirO fundo, assim como o índice que ele segue (Ibrx-50), reinveste todos os dividendos ganhos. Portanto, o fundo nunca fará distribuição de dividendos.
VR,
ResponderExcluirseria interessante o teu artigo sobre como vc enxerga a viabilidade ou não da utilização de opções (ou outros derivativos, por exemplo, futuros ou opções sobre futuros) como forma de maximar a rentabilidade a longo prazo de um portifólio de ações.
Caríssimo!
ResponderExcluirAlgum comentário sobre essa "noticia"?
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/2010/02/22/ANALISE-MOSTRA-O-DESEMPENHO-DO-MERCADO-DE-ACOES-EM-110-ANOS.htm
Até!
Xico, eu tenho outro estudo que mostra que o retorno líquido, desconsiderados os impostos, tem sido de 5.4% a.a. Qdo terminar de fazer o artigo sobre o PGBL vou comentar sobre esse estudo que tenho aqui.
ResponderExcluirNo mais, o comentário é superficial, mas entendo que não tem como se aprofundar em um programa que busca um público mais abrangente.
Quem tem como idéia retornos líquidos de 10, 12% ao ano vai se arrepender amargamente...
Viver de Renda:
ResponderExcluirSendo o comentário superficial, voltei a essas paragens para te perguntar.
Especificamente, vc então concorda com Halfeld quando ele fala sobre o arrefecimento dos ganhos e da saída dos "baby boomers" do mercado, e do impacto negativo para as proximas gerações?
Mesmo assim, você acha que a melhor proteção ainda é continuar com os PIBBs, diligentemente comprados mês-a-mês? (Particularmente, nao vejo muita saída não... TesouroDireto? Pffff...)
Espero o outro artigo para discutirmos mais!
Até!
P.S.: Os artigos de PGBL/VGBL viraram referencias em rodas de conversas sobre investimentos!
Xico, esse é um assunto bem interessante que eu ainda não tenho opinião formada. Lá fora chamam de "age wave theory". É algo para eu estudar mais quando tiver com mais tempo! No entanto, é no mínimo precipitado do Halfeld usar essa teoria com argumento sem discutí-la detalhadamente antes.
ResponderExcluirComo ainda não tenho uma opinião sobre o assunto, não tenho razão para modificar minha estratégia de investimento.
No mais, estou bem longe de ser referência para algo, vide os erros que havia no último artigo!
Viver, tudo bem?
ResponderExcluirMeu caro me permita uma pergunta.
O que vc acha dos fundos imobiliários?
Mosquito,
ResponderExcluirAcho interessante uma quantidade pequena deles (5-20%) em portfolios de retirada.