quinta-feira, 15 de abril de 2010

Parabéns ao blog!

Há um ano atrás eu, com pouquíssimas pessoas com quem conversar sobre investimentos no mundo real, além de chateadíssimo com o baixo nível das "discussões financeiras" na internet, resolvi criar esse blog.

Com uma mistura da exposição TOTAL da minha vida e intimidade financeira ("financial porn" kkk) com artigos que buscam sempre a excelência e o alto nível dos temas tratados, chegamos ao seguinte resultado após 1 ano:

  • Entre 5.000 e 10.000 visitas mensais
  • 73 posts (média de 1 a cada 5 dias)
  • R$0,00 em receita (O blog é livre de propagandas como garantia da qualidade da informação)
  • 721 comentários
Gostaria de ressaltar o último item, de longe o mais valioso pra mim: os comentários. O contato constante com outros investidores foi sem dúvida uma grata surpresa que tive nesse ano de vida do blog e é atualmente a grande razão da sua existência. A vocês, meu muito obrigado!

Que o blog continue sendo por muitos anos um porto seguro para quem procura excelência, objetividade, descontração e qualidade em informações sobre investimentos e finanças pessoais!

Rumo aos 200k!

Post publicado em 17/04 e datado para 15/04 por motivos óbvios ;)

30 comentários:

  1. Parabéns, VR!
    Nós, leitores, é que temos que agradecer pelo teu empenho, disposição e pela qualidade da informação. Tenho certeza que, assim como eu, muitos leitores deixaram de fazer bobagens por conta das informações disponíveis aqui.

    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Viver de Renda!

    As qualidades de seu blog são um reflexo da qualidade de seu autor: conhecimento de alta qualidade transmitido de uma forma descontraída e objetiva. Sucesso e vida longa ao blog e ao seu plano de independência financeira!


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Realmente eu tb posso contar nos dedos (até de 1 mão só) dos amigos que conheço que buscam a independência financeira...
    Pelo menos virtualmente, vejo que não estamos sozinhos ! rs

    Parece que todo mundo é alucinado... ou somos nós que preocupamos muito com isso? rs
    Creio que tomei a pílula vermelha do matrix...
    2 Livros que me provocaram isso:
    - Pai Rico Pai Pobre
    - Admirável Mundo Novo

    Vida longa ao seu Blog ! Parabéns!

    []'s

    ResponderExcluir
  4. Ola, parabéns pelo blog !

    Estou começando agora uma nova poupança. Já tenho 3.800,00 guardados e meu objetivo é fazer este dinheiro,crescer..crescer...

    Graças a educação financeira que venho tendo desde os meus 20, hoje estou com 35,(o seu blog é a continuidade da minha formação..rs), já consegui comprar meu apartamento.

    Só posso agradecer pelas dicas compartilhadas conosco. Manter um blog não deve ser fácil.

    Eu não tenho todo o seu conhecimento, por isto acho que ainda algumas decisões de investimento são difíceis para mim, e por isto por enquanto eu pretendo manter meu dinheiro em poupança, embora eu tenha perfil moderado, que aceito pequenas perdas no curto prazo para conseguir ganhos a longo. Em breve se eu sentir mais confiança, vou pra bolsa. Será que consigo ter rendimento acima da poupança ou as taxas, IR,etc vão comer meu dindin e ainda não compensa ir ?

    Grato por tudo e vida longa ao blog (você) !

    ResponderExcluir
  5. Viver de Renda, parabéns pela qualidade do Blog e obrigado pelas informações e pelo amplo debate promovido sobre diversos assuntos ligados às finanças pessoais. Descobrir o seu blog pelo Google e por meio dele conhecer outros bons blogs recomendados foi uma grata surpresa. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Viver de Renda, não poderia deixar de parabenizá-lo pelo teu trabalho. Cheguei aqui via google e me tornei grande "consumidora" das informações postadas. Considero-te muito inteligente, e a tua generosidade em dividir sua argúcia e conhecimento conosco é um grato presente para todos nós! Assim, sinto-me na obrigação de retribuir dizendo que estes posts deram um rumo muito diferente no meu pensar e agir financeiros, e me ajudaram como nenhuma outra pessoa, livro e foruns da vida jamais o fizeram. Ficam aqui meu reconhecimento e agradecimento sinceros como presentes para você e seu blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Pode ter certeza que tua grande conquista foi este blog, pois a liberdade financeira todos nós sabemos que vc conseguirá mais cedo ou mais tarde. Obrigado por dividir com a gente informações valiosas. Parabéns pelo aniversário do blog. E muitos anos de vida pra ele. Continuaremos a poupar e comprar ativos, este é o segredo, o resto são detalhes, como diria o Rei (mas detalhes são importantes, podem acelerar ou atrasar o processo de IF). he he Abraços Alex.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Viver de Renda.

    Descobri seu blog a uma semana, e li todo do início ate aqui.

    Muitos elogios teria a fazer, mas primeiro seriam repetitivos, depois o simples fato deu ter lido o blog inteirinho em uma semana acho que já é um grande elogio.

    Muitos comentarios gostaria de ter feito nos assuntos antigos, muitos assuntos que eu levantaria, já foram abordados e não vou "chover no molhado". Me permita vc e os outros leitores fazer comentários gerais ou restropectivos, mas acho que em um artigo de aniversário isso é apropriado.

    (Perdoe alguma veemencia de argumentos, são apenas para susintar debates)

    1. Imposto
    Jamais sonego nenhum imposto. Não vou entrar aqui em nenhuma questão moral, simplesmente para quem pensa em longo prazo não admite-se ilegalidades, O RISCO É MUITO GRANDE, e não dar para se basear no fiscalização atual. Como será o nível de auditoria da receita no ano que vem? E daqui a 5 anos? E se a receita cobrar multa? Pode gerar um prejuizo atastrófico.

    2. Investir em fundo:
    Os 15% de imposto já é um grande argumento para investir em ações ou invez de fundo, mesmo admitindo o não pagamento do imposto será que precisamos de toda esta diversificação?
    Vejamos as desvantagens:
    - 50% de sua carteira se resume a Vale e Petro, não diversifica tanto assim;
    - Você (indiretamente) compra micos óbvios, por exemplo a OGX nunca produziu nada alem de dívidas e vale o equivalente a 16% da Petrobras que lucra mais de 20 Bi por ano;
    - Perde-se melhores liquidez inclusive nos alugueis ou lançamentos cobertos;

    Já li sue argumento quanto a isso que o próprio Buffet afirma que o investidor médio não conseque bater o índice, ora, investidores médios não escrevem blogs que ficam em primeiro lugar no Google! Uma coisa é tentar ser mais "esperto" que o mercado, outra coisa muito mais simples é conseguir identificar dentro dos papeis da Bovespa empresas saldáveis e com grande potencial e empresas com possibilidades catastróficas a longo prazo. Claro que se cometem erros, mas lembre-se que ainda estará diversificando. Com 150 k ja da para ter digamos uns 20 papeis. Por que se preocupar em ter todos do índice? Por que se preocupar em ter a mesma proporção do índice? Por que fazer reloalocações para se manter acompanhando o índice? Fundamental é obter o retorno pretendido ou o retorno do índice?

    Acho que com o nível de estudo que vc tem conseguiria isso tranquilamente,

    3. Inflação:
    Em suas metas e projeções, muita elacubração é feita a cerca da inflação futura. Por que simplesmente não eliminar a inlfação das metas? Establelecer que a meta é obter 5% aa "mais a inflação"? Ter 1,5 M "mais a inflação"? ter retiradas de 5k "mais a inflação" acho que simplificaria.

    4. Idade da aposentadoria
    Não te conheço mas duvido muito que um dia te encontrarei aos 42 anos de pijama jogando dominó com os velhinhos da Praça da Piedade em Salvador. rsss. acho que ao invés de dominó de aposentado vc vai querer ter uma vida curtida com viagens e farras. (merecemos), isso implica em mais dinheiro! Ainda é cedo para decidir isso, mas acho muito mais provavel adiar um pouco e conseguir retiradas melhores. Ou quem sabe, passar 5, 10 anos, sem se preocupar em acumular mais, entretanto sem retirar, os juros a mais proporcionariam um belo crescimento do patrimônio.

    Acho que teria mais a falar, mas já aluguei demais, rsss. Fica para depois. rss

    Grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa e perseverança, ViverdeRenda!!! O blog se destaca pela qualidade, como vc se propõe.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo “Viver de Renda”, excelente é o seu blog. Seu blog caiu como uma luva pra mim. Cheguei aqui pesquisando, via google e me tornei grande leitor das informações postadas. Considero suas colocações muito pertinentes e com muita base teórica. Assim, sinto-me na obrigação de retribuir dizendo que estes posts me ajudam e irão me ajudar muito ainda na minha decisão que terei que tomar daqui uns 3 a 4 anos. Ficam aqui meu reconhecimento e agradecimento sinceros a você e seu blog. Gostaria muito de enviar um e-mail diretamente a você e saber qual sua opinião a respeito do meu atual portfólio .Existe essa possibilidade? Como devo fazer? Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Rafael, hotman, FH, anônimo, Flávio, anônimo 2, Alex e rodpba, meu muitíssimo obrigado! Espero que o blog ainda traga muita coisa interessante nos anos que virão!

    ResponderExcluir
  12. Mosquito,

    Veemência nos argumentos é comigo mesmo rs. Vamos lá:

    1- Atualmente não acho o risco grande. A relação risco/retorno da sonegação, ao menos no caso do PIBB, felizmente ainda é extremamente alta. A receita atualmente só vai atrás dos peixes grandes (p.ex. um zé que operou 2 milhões na bolsa por mês e nao pagou um centavo de imposto. Acredite, aconteceu) ou quem comete algum erro na declaração que vai pra malha fina automaticamente. É isso que vejo ao meu redor. No entanto, no futuro ninguém sabe qual será o comportamento da receita com o aumento do número de pessoas investindo na bolsa. Daí minha idéia de replicar o índice. No geral concordo contigo, com exceção do risco ser muito alto atualmente.

    2- Diversificação é absolutamente fundamental. É o único almoço grátis que conheço no mundo dos investimentos. Você diminui o desvio-padrão sem diminuir o retorno. 20 papéis não é o suficiente para se diversificar adequadamente um portfolio, ainda mais em bolsas voláteis como a nossa. Fora a questão do terminal wealth dispersion, que precisa de ainda mais ações para ser mitigada, principalmente em small-caps. Se você discorda da valuation da OGX, existem milhares de investidores, proprietários da mesma que discordam de você e concordam com o preço atual da mesma. Não existe mico óbvio pra mim. Se é óbvio, o mercado vê e desconta no valor da ação, como atualmente faz com a petrobras pela questão da capitalização p.ex.

    O importante do índice é que o mesmo é bem aproximado do retorno do mercado. E o retorno do mercado, por definição, é a média. Se temos que diversificar de todo jeito, não consigo imaginar outra possibilidade senão buscar o que o mercado atualmente oferece.

    A questão não é ser mais espero que o mercado. Existem gestores profissionais de fundos, com vários funcionários para auxiliá-los, que tem retorno abaixo do mercado. Na média, os fundos ativos tem um retorno abaixo do mercado. Diante desses fatos, assumo minha ignorância de prever o futuro e busco apenas o retorno do mercado, nem mais nem menos.

    3- Os valores me ajudam a visualizar um número definido. Mais palpável pensar em R$3 milhões do que R$1,5 mi de 2008 + inflação por sei lá 17, 20, 25 anos. Além de que, o plano é só um guia. Vai saber qual vai ser meu padrão de consumo em 2025...

    4- Hahaha você não me encontrará mesmo, primeiro porque nem de Salvador sou! Como eu te falei antes, tudo isso vai depender do meu padrão de consumo que terei no futuro. No entanto, mais importante pra mim atualmente é buscar a independencia financeira, ou seja ter um padrão mínimo de consumo que julgo adequado, que hoje visualizo nos 3-4k mensais. A questão é que sou vou ter noção dessa informação daqui a muito tempo, tornando qualquer raciocínio atual meio inútil. Minha vida p.ex. era TÃO diferente 3 anos atrás que você nem imagina. As coisas podem mudar, e podem mudar muito rápido. A verdade é que eu, hoje, com 1,5mi na mão, me aposentaria ontem hehe!

    Anônimo, meu e-mail é aposentado42 gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente parabéns pelo blog. Eu penso que uma carteira com 10 ações de setores diferentes já é bem diversificada. Volto a falar nas vantagens dos dividendos...Quando você começar a viver de renda, terá que ir vendendo cotas do Pibb mensalmente, o que diminuiá seu patrimônio. Porém se você tiver ações que paguem bons dividendos, não precisará vender nenhuma e terá rendimento isento de I.R., e ainda comprar mais ações com o dinheiro. Recomendo a leitura do livro " Faça fortuna com ações antes que seja tarde" autor Décio Bazin, que é um livro clássico sobre investimento em ações. veja o link:http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_45737.html

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo seu blog e para voce é o melhor blog de asset allocation e Independência financeira que eu conheço em português.

    Os chats comentários são muito legais também.

    PS:Eu ainda vou te convencer que o mercado não é perfeito.Só não sei ainda como(alguma sugestão?).

    Já leu o artigo "OS SUPERINVESTIDORES DE
    GRAHAM-E-DODDSVILLE"?

    http://www.fundamentus.com.br/pagina_do_ser/OS%20SUPERINVESTIDORES%20DE.htm

    Um exemplo de fundo sortudo é o orbe que bate o ibovespa com menor desvio padrão.

    http://www.orbeinvestimentos.com/cms_recurso/caminho/153/L_mina_Orbe_Value_FIA_Fevereiro_2010.pdf

    Abraço e vida longo ao Blog.

    ResponderExcluir
  15. Caro Viver,

    como sempre seus argumentos são muito bem articulados e consistente. Embora não tenha me feito mudar de ideia, acho que a grande questão é a levantada pelo jovem Capitalista "o mercado não é perfeito". Isso faz toda a diferença entre apostar que tudo converge paa a média ou não. Você disse "Se é óbvio, o mercado vê e desconta no valor da ação", para mim mesmo quando óbvio (como no caso das empresas X) o mercado continua apostando até ocorrer uma quebra ou um estouro de bolhas, como nas .com, na crise americana, na Sadia... enfim, em muitas situações.

    Bem, de tudo que eu li em seu blog ficou uma guinada em meus planos e uma dúvida.

    Guinada: Percebi que tenho que ter espectativas mais baixas em relação aos retornos futuros e a taxa de retirada que posso ter depois de aposentado.

    Dúvida: Por que vc afirma que lançamento cobertos não dão retorno? Tenho lançado PETR4 OTM meus retornos variam de 0,08% a 1,36%, ná verdade os dois valores extremos são pontos fora da curva e estas distorções são pontos fora da curva. O fato é que estou com um retorno médio de 0,60% a.m. em lançamentos. Já sei que vc vai dizer que provavelmente não conseguirei replicar este desempenho no futuro e de forma contínua. Mas o fato para mim é 0,08% é mais do que eu obteria com aluguel. Gostaria que vc colocasse se possível na fila dos seus assuntos o por que não vale apena os lançamentos cobertos de opção.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns cara,
    realmente o blog é de alta qualidade e é muito motivador pra todos nós.

    Porém, eu gostaria de fazer uma crítica (sugestão) a você:
    Nas suas "Atualizaçãoes Mensais", você poderia colocar o valor aplicado separado do valor dos rendimentos.

    Por exemplo, Março/2010:
    Patrimônio anterior: R$ 139.651,12
    Valor Aplicado: R$ 4.000,00 (exemplo)
    Rendimentos: R$ 8.168,01 (exemplo)
    Patrimônio TOTAL: R$ 151.819,13

    Dessa forma, pelo menos na minha opinião, ficaria mais claro "de onde" vem o dinheiro.

    Abraços,
    E viva a IF!

    ResponderExcluir
  17. Vr,
    Parabéns pelo blog! Que continue assim durantes longos anos!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Jovem Capitalista, hahahha e quem disse que eu acho o mercado perfeito? Ainda bem que você adjetivou corretamente o fundo Orbe: sortudo! Fora que o fundo perdeu muito feio pro ibov em 2009.

    Mosquito, o problema das opções são a ineficiência triutária das mesmas e, dada a volatilidade da bolsa, os upsides perdidos. No final das contas, a tendência é de uma rentabilidade menor.

    Affonso, boa idéia. Inclusive vou tentar fazer um gráfico que diferencia o $ meu do $ dado pelos deuses do mercado kk.

    Luis, RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA!!! hueueh

    ResponderExcluir
  19. Caro VR

    Eu concordo com os pontos do Mosquito, Affonso, Jovem Capitalista e Buy and Hold: a) O mercado não é perfeito e b) Quando voce chegar lá, voce não vai conseguir viver de PIBB11

    Na minha opinião, voce tem que ter uma carteira legal (empresas lucrativas) e viver dos dividendos e aluguel de ações.

    Eu sei que a gente não precisa chegar num consenso sobre isso, mas acho interessante você pegar esses pontos que gerão discussão e tentar defende-los em um tópico novo e bem elaborado como os que voce tem feito rotineiramente.

    Me tornei leitor assiduo do seu blog. Parabens e continue o excelente trabalho!!

    ResponderExcluir
  20. Rumo à Ind. Fin.,

    Assim como os demais, eu não acho o mercado perfeito. No entanto, dizer que é impossível viver de PIBB11 é algo absurdo, assim como o foco em dividendos e aluguel de ações.

    Com certeza vamos discutir isso com muuuitos detalhes mais a frente!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo blog!!

    Já vislumbro vc lançando um livro no mercardo no futuro. Daqui a tempo é provável que vc receba um convite de alguma editora! Nada mais merecido.

    Abraço,
    George.

    ResponderExcluir
  22. Olá a todos,
    RumoàIF, concordo contigo: "Na minha opinião, voce tem que ter uma carteira legal (empresas lucrativas) e viver dos dividendos e aluguel de ações." Ok, mas... quais??? Tentar bater o mercado, selecionando empresas melhores que "a média" (por definição, a média é o mercado), assim como querem todos os grandes fundos e investidores com seis telas de computador ligados em notícias... Eu sinceramente gostaria de saber quais são as empresas lucrativas até 2025... por enquanto minha estratégia estava baseada em PIBB, mas com a cobrança de IR "sem choro nem vela" fiquei num "mato sem cachorro" :-) Aguardo e espero contribuir com estas novas definições, pois percebo que as estratégias devem ser revistas (ou pelo menos reavaliadas), e este blog tem sido de um valor inestimável para isto.
    Abraço$, e com um ano de vida de blog, "vamos apagar a velhinha" (como diria o assassino da vovó)

    ResponderExcluir
  23. Parabens IF ! Seu blog eh um refresco no deserto das financas - os blogs e livros onde sempre ha interesses obscuros, onde sempre ha pessoas querendo 'vender' alguma coisa. A sua generosidade com a informacao, a sua reflexao e a troca pura e simples de argumentos sao joias. Parabens mesmo!
    Alexx

    ResponderExcluir
  24. Sinceramente, um dos melhores blogs de finanças pessoais que tenho lido.
    Parabéns pela sua disposição em compartilhar seus conhecimentos, eles estão sendo muito válidos.

    abraço

    ResponderExcluir
  25. VR... excelente blog... muito bom... vou acompanhar vc nessa jornada.
    Tenho 34 anos e estou seguindo uma trilha similar desde os 21... começei do zero...com divida de faculdade.
    Aos poucos fui caminhando sem nunca perder grana e minha carta de alforria deve sair mais ou menos aos 45 anos no meu plano já tendo umas 3 milhas investidas ou mais.
    Apenas um comentário, acho arriscado demais uma exposição de 80% em um único produto. Produto bom... regulamentado etc... mas por ser um unico produto no final das contas, acaba elevendo seu risco a um nivel desnecessário numa analise mais profunda.
    Eu hoje já baixei minha exposição a RV para 40%...e vou baixar gradualmente ano a ano.
    Vc já conheçe o suficiente pra administrar sua carteira ativamente vc mesmo. Já poderia começar a remunerar sua carteira trabalhando com opções (ganhei muito com isso na crise).
    Pense nisso... a adminitração do PIBB é passiva demais e qqer crise pela frente vai te fazer perder muitos anos do seu plano. Fora o risco de queda abrupta de liquidez...etc etc etc. Quando vc estiver recebendo 3000...4000 por mês de dividendos... te garanto que vai querer decidir vc mesmo pra onde eles irão :o)))

    ResponderExcluir
  26. Caro Viver de Renda:
    Acompanho você desde o início, e continuo me surpreendendo positivivamente! Vida longa ao blog.

    Ademais, o 1o. resultado no Google para "Viver de Renda" é seu blog!

    Ainda vou cutucá-lo com relação a uma discussão antiga sobre Ouro, que vi no fórum Infomoney. Mas, isso é assunto para outro lugar!

    Sucesso

    ResponderExcluir
  27. Renato, cuidado com uma exposicao tao baixa em ações e com o lancamento de opcoes. Essas estrategias tendem a ser perdedoras no longo prazo. Quanto mais passivo, melhor!

    Grande Xico, obrigado pelas inúmeras visitas e comentários! A discussao que tive sobre ouro foi no clube do pai rico. Vc viu algum erro em minha argumentacao? Eu realmente nao consigo visualizar commodity em um portfolio de longo prazo!

    ResponderExcluir
  28. Caro viverderenda, meus parabens por ainda manter positivo seu patrimonio este mes, heheh

    Gostaria de saber onde pesquiso o EMPRESTIMO GARANTIDO e onde voce faz ele, pois colocando no google tais palavras chaves, só acho empresas querendo emprestar...

    obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  29. Anônimo, não tem o que se pesquisar. É uma situacao muito peculiar que me possibilitou isso. Não é um produto que está disponível no mercado!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  30. "Não é um produto que está disponível no mercado!"

    Hahaha, agiotagem! :) Parabéns pelo Blog, estou aprendendo bastante com ele!

    ResponderExcluir