quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quantas ações preciso possuir pra diversificar meu portfolio? - Parte II

Alguns de vocês estão esperando meus artigos sobre PGBL, opções, investimento direto em ações... e sobre o que eu escrevo? Diversificação. No entanto, o buraco é mais embaixo, e se o investidor realmente não entender MUITO de diversificação ele sinceramente não está habilitado a investir diretamente em ações, ainda mais com foco em valor e tamanho em que a diversificação se torna muito mais importante. E por entender muito eu não estou falando de correlação, desvio-padrão, risto sistêmico/risco não-sistêmico ou classe de ativos. Estou falando de:
  • Obliquidade
  • Terminal Wealth Dispersion
  • Curtose
  • FF3
  • "Dell effect"
Como dizia meu amigo Hannibal, "vamos por partes":

Obliquidade:

Também chamado de skewness ou assimetria, a obliquidade nada mais é do que o grau de diferença de uma distribuição simétrica. Essa obliquidade pode ser tanto positiva (para a esquerda) quanto negativa (para a direita).

Um exemplo clássico de obliquidade extrema é a mega-sena. 99,999998% dos "investidores" tem um retorno de -100%, enquanto 0,000002% deles tem um retorno de +XX milhões%. A depender do valor do prêmio, a expectativa de retorno pode ser positiva, mas nem por isso o investimento passa a ser recomendável. Portanto, a obliquidade torna-se algo a ser observado em cada investimento.

Qual a importância da obliquidade para a diversificação em ações? Praticamente a totalidade dos investidores iniciantes tem a noção errada de que a distribuição dos retornos da bolsa segue uma distribuissão normal, ou gaussiana. A realidade, no entanto, é bem diferente, ainda mais no caso das small caps, em que há uma distribuição negativa significativa.

A obliquidade nas small caps é negativa pois, segundo diversos estudos, uma minoria das ações gera a maioria dos retornos da classe. Portanto, a ação "média" terá um retorno menor que a média da classe.

O risco que o investidor corre é que, comprando poucas ações, a chance dele ter um retorno abaixo da média é maior que 50% por conta da obliquidade negativa dos retornos. Portanto, quanto mais ações você tiver mais chances você tem de obter um retorno igual ou acima da média (ainda assim a chance será menor que 50%, a não ser que você compre "todo" o mercado).

Quem conseguiu acompanhar o raciocínio deve estar pensando: "Mas VR, se eu comprar poucas ações e uma delas for a "premiada" o meu retorno vai ser bem acima da média e ficarei rico e terei uma casa feita com barras de ouro que valem mais do que dinheiro!!" Lembre-se que geralmente as mesmas coisas que te fazem muito rico te fazem muito pobre. Descobrir qual será a próxima ação que estourará é tão fácil quanto descobrir os próximos números da mega-sena, e ninguém arrisca a sua aposentadoria numa aposta dessas, não é? NÃO É???

Na próxima parte vamos falar do filho (ou pai, a depender) da obliquidade, o "Dell Effect"!

Rumo aos R$200k!

10 comentários:

  1. Excelente artigo VR!

    Informação com bastante qualidade. Um próprio caso de obliquidade positiva!

    Grande Abraço!

    PS - Você também não concorda que a maioria dos termos técnicos de invesimentos ficam melhor pronunciados em inglês? Skewness é bem mais tranquilo do que Obliquidade...

    ResponderExcluir
  2. Ola VR

    Muito interessante o post. Mas voce sabe quao grande é esta obliquidade na bovespa? E voce esta falando sobre variacao de valor de mercado ou do lucro das empresas? Porque eu acho que os lucros futuros são passiveis de previsões razoáveis... E com isso aumentam as chances de acerto para um investidor informado..

    O que voce acha?

    abracos
    abracos

    ResponderExcluir
  3. ahhh faltou mencionar que voce ainda tem os gastos de tx de administracao e imposto de renda qdo retirar os dinheiro..

    ResponderExcluir
  4. Isso me faz pensar se vale a pena investir

    50% PIBB + 50% Tesouro
    ou
    40% PIBB + 10% SMALLCaps + 50% Tesouro

    Talvez seja mais seguro e de probabilidade de ser mais rentável a primeira opção...

    Mas arriscar 10% SMALLCaps talvez não seja tão grave assim. E caso tenha sorte, pode fazer uma grande diferença. Ou não ? rs

    ResponderExcluir
  5. Opa! Duas atualizações no mês! Faz um tempo que vc não aborda algum tema fazendo um artigo. Estou muito curioso para ver as mudanças e os novos artigos.

    Abraços,
    Léo.

    ResponderExcluir
  6. Excelente artigo!

    Acho que a Diversificação deve ser a maior possível até o ponto em que os seus custos permitam.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Eu discordo um pouco em relação às SmallCaps, elas não são uma mera loteria como alguns ainda insistem e aplicam. Com estudos fundamentalistas, é possível sim obter um retorno positivo que compensa o risco.

    ResponderExcluir
  8. Olha que surpresa agradável. Um artiguinho (muito interessante) além da atualização mensal. Agora ficamos esperando os próximos!

    E a sugestão sobre a biblioteca recomendada, até agora nada... Tudo bem, sei que está ocupado (ganhando dinheiro).

    Não está lamentando o fim da "promoção" de PIBB que começou em 2008? Torço por você, mas desse jeito, daqui a pouco a sua "gordura" te pega.

    Só mais uma coisa: meus PIBB (1300 e poucas cotas) estão disponíveis no BTC pra aluguel desde maio e nem centavos ganho, mesmo pedindo menos de 1% ao ano. A corretora diz que é assim mesmo. Lamentável...

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Henrique: kkkk. Obrigado! Concordo sim, mas com o tempo a gente acostuma...

    Vida Boa: Salvo engano eu li em um texto que fala na obliquidade negativa da bovespa, o que é o normal de qualquer bolsa de valores. Estou falando de variacao de valor de mercado, que é o que importa (preço). Se as previsões fossem razoáveis ações de crescimento teriam uma expectativa de retorno idêntica às outras ações. Infelizmente, a realidade é diferente. Não entendi onde entra tx. de adm. e IR na conversa. Abraços!

    Investidor Defensivo: Acho louvável adicionar 10% em small caps. A diferença, no entanto, tanto positiva quanto negativa, será pequena. 10% é muito pouco para fazer uma diferença significativa.

    Leo: Se você está curioso, imagine eu hehehe...

    Inv. e Fin.: Como sempre, concordo...

    Anônimo: Não falei em momento nenhum que era uma loteria. Releia o artigo.

    Leonardo: kkkk... leia qualquer coisa de Bogle ou Swedroe ou Siegel. Quem sabe daqui a 20 anos um PIBB a R$100,00 seja uma barganha...

    O aluguel de PIBBs está horrível mesmo. Maldito mercado bull ;).

    ResponderExcluir
  10. VR, maravilhoso post.

    Uma observação no entanto...

    A expectância de retorno da loteria nunca é positiva. Pois ela deve ser igual para cada bilhete comprado, e não poderia ser positiva para todos.

    ResponderExcluir