quinta-feira, 3 de março de 2011

Aportes, rendimentos, dúvidas: como obter a independência financeira nessa merda de bolsa lateralizada?

Bem pessoal, eu tinha feito anteontem uma resposta enorme pra cada comentário e, pra variar, perdi tudo. Desde então surgiram diversos outros comentários, de forma que acho melhor fazer uma resposta em forma de artigo tentando englobar os principais temas abordados nos comentários.

Inicialmente quero agradecer as palavras de incentivo, tanto daqueles que estão sempre comentando por aqui (os amigos Henrique, rodpba, I40, InvFin, Léo, etc.) quanto aos novatos que tomaram vergonha na cara e resolveram aparecer.

No geral notei meio que um desânimo com os investimentos em geral. Já vi posts de outros blogs sobre "investimento" em negócio próprio, cada vez mais perguntas por aqui sobre lançamento coberto de opções (que não é pessimo, frise-se, mas inferior ao buy-and-hold, ainda mais no Brasil) e uma apreensão quanto ao futuro frente a uma inflação alta e uma bolsa lateralizada.

Vale lembrar que tivemos outros períodos laterais (1998-2002, foram 5 anos com retorno nominal de 2% e inflação alta). De fato, nós estamos na pior sequência nominal de 4 anos, ainda que incompleta (2008-2011) de toda a história, com 1% a.a. de retorno nominal. O retorno real (que é o que interessa) certamente está no plano negativo. Não vejo mais aquele oba-oba de 2007, pessoas dizendo que quem tirasse menos de 5% por mês era um imbecil, etc. Vejo muita cautela, muita diversificação, muita gente satisfeita com um yield de 0,7% de um FII.

Cabe aqui ressaltar as palavras do gênio William Bernstein, no livro "The Investor's Manifesto": "A 25-year-old who is actively saving for retirement should get down on his knees and pray for a decades-long, brutal bear market so that he can accumulate stocks cheaply". O raciocínio dele no livro é perfeito: as pessoas compram uma ação exclusivamente pelos frutos (dividendos) presentes e futuros que ela traz, e o fato de uma ação cair 50% não influi em nada nos lucros e dividendos dela. Portanto, para nós, investidores de longo prazo, quanto mais barato pagarmos por esses lucros, melhor.

É óbvio que, no geral, as empresas hoje lucram nominalmente mais do que em 2007. A conclusão, portanto, é também óbvia: o preço pago pelo lucro está menor. E isso, para nós em fase de acumulação, é EXCELENTE. Peguem praticamente qualquer bolsa mundial e vejam o retorno delas por um período longo de tempo. Em algum momento o retorno tem que acompanhar a expectativa desse retorno.

Eu sinceramente não tenho idéia se a bolsa em 2007 estava cara ou se estava no seu preço normal. O que eu tenho certeza é que, hoje, elas não estão caras e nem de longe temos uma bolha nas ações. Para mim é o suficiente.

Além disso, eu não conheço em toda a história mundial uma bolsa que, no longo prazo, não tenha sido o método mais eficiente de se investir, salvo bolhas (EUA 2000 com PL de 45, Japão 1989 com PL de 100). A maior empresa da bolsa está com PL de 10,5. A segunda maior, 8,5. A maior parte do meu dinheiro, portanto, continuará em ações.

O que estamos vendo é um caso clássico de "recency bias": a tendência do investidor de extrapolar os resultados recentes para o futuro indefinidamente. Não, o ouro não vai subir eternamente, os imóveis não vão render 30% ao ano para sempre e a bolsa não irá ter um retorno nominal de 1% até a sua aposentadoria. Foquem no longo-prazo e naquilo que é realmente importante:

  • O ouro, como toda commodity que nada produz, tende apenas a seguir a inflação.
  • A renda fixa não renderá nada além do yield.
  • Os imóveis não renderão nada além da inflação + yield dos aluguéis.
  • A bolsa não renderá nada além do lucro médio das empresas + inflação.
Cabe aqui retornar à matemática elementar dos juros compostos e relembrar aos esquecidos o poder dos mesmos:

  • R$1.000,00 investidos por mês com um rendimento real de 0,5% a.m. (~6%a.a.) valerá 1 milhão daqui a 30 anos. Se o retorno for de 0,66% a.m. (~8% a.a.) você terá 1,5 milhão.
  • R$500,00 investidos por mês com um rendimento real de 0,5% a.m. (6%a.a.) valerá 1 milhão daqui a 40 anos. Se o retorno for de 0,66% a.m. (~8% a.a.), você terá 1,7 milhão.
Notem no último exemplo que apenas 15% do valor final é obtido pelos aportes. Os 85% restantes vem dos juros compostos.

A independência financeira não é uma crença: é um resultado inevitável preenchidos os requisitos necessários (aportes constantes, tempo). Eu continuarei fazendo meus aportes e esperando pelo inevitável. E você?

84 comentários:

  1. Ótimo post VR!

    Muita sabedoria nas entrelinhas.

    Citou aspectos importantes em finanças comportamentais como "recency bias".

    Definiu um modelinho simples e eficaz para o retorno esperado do Ouro, RF, Imóveis e Bolsa.

    Enfatizou a importância da disciplina em seguir a risca os aportes planejados.

    Explicou como driblar psicologicamente períodos ruins em algum ativo, como os últimos anos na Bolsa.

    Pessoal, investir não é (ou pelo menos não deveria) ser tão complicado.

    É preciso diversificar, ter disciplina nos aportes, paciência para os juros compostos fazerem o trabalho e aprimoração constante, através da leitura de livros, cursos, bons blogs, etc.

    Estamos todos juntos nesta jornada. As opiniões não precisam convergir mas sabemos que se seguirmos os passos descritos acima, chegaremos todos lá.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro.
    Gostei do termo MERDA de bolsa lateralizada! ahuahua
    "o preço pago pelo lucro está menor. E isso, para nós em fase de acumulação, é EXCELENTE".
    Concordo plenamente!Quanto mais comprarmos na baixa, melhor!
    Independência financeira é inevitável, mas gastar 30, 40 anos não me atende.Vai atender é um futuro filho! rs Logo a solução que ajuda muito é aumentar os aportes.
    Aumentar os aportes seria possível aumentando o salário, diminuindo despesas e ou tendo múltiplas fontes de renda. Múltiplas fontes creio que seja o ideal! Mas ainda não descobri como (se é que existe) sem trabalhar mais que as 8horas diárias e ou sem um investimento com $$$ em algum negócio.
    Se eu não conseguir a independencia financeira cedo, pelo menos o velhote aqui poderá dar um grande impulso $$$ ao filho.
    abs!

    ResponderExcluir
  3. Ah,
    Lembrei agora, e acho interessante citar.
    Pessoal! Além dos exemplos que VR citou, com 1 milhão, 1,5milhão... é possível tornar independente financeiramente com muito menos que isso, se considerar em não querer ser milionário e sim simplesmente conseguir gerar uma renda passiva maior que suas despesas. Façam os cálculos e verão que não precisa de chegar em milhões, o objetivo é alcançado em muito menos tempo.
    abs!

    ResponderExcluir
  4. Belo post.

    Viverderenda, qual o impacto da tecnologia na inflação a longo prazo?
    Commodity tente a seguir a inflação, mas ela deflaciona com tecnologia, certo?
    Um computador que custa 3k hoje, daqui a 15 anos com os mesmo 3k você comprará um computador muito melhor.

    ResponderExcluir
  5. VR,
    Simples e direto, "Bull's Eye". Gostaria do cálculo com aportes de 10,15 e 20 mil reais para 10,15 e 20 anos (se possível). Quanto a venda coberta de opções, só funciona na queda e mercado de lado e fiz MUITO isso em 2008, inclusive venda descoberta de 2 a 3x a posição em VALE5. Não opero mais desta forma doida, apenas na venda coberta e sugiro uma posição de 10 a 15% da carteira para venda coberta de opções. Não te mata e se o mercado bombar, 90% da carteira sobe e nos 10% restantes vc terá menor lucro, mas não prejuízo.

    ResponderExcluir
  6. VR,

    Parabens pelo post! Excelente! O ser humano tende a ser muito imediatista. O mais dificil, mesmo no melhor plano de investimentos, é a parte psicológica, é manter a estratégia em tempos ruins!

    É por isto que precisamos sempre relembrar o básico. Este post é para ser lido e relido sempre que tivermos enfrentando tempos dificeis.

    É como diz os bogleheads: Stay the course!

    ResponderExcluir
  7. VR,

    Obrigado por explicar sua nova estratégia nestes últimos dois artigos.

    Um dos pontos que mais me interessa é a técnica de rabalanceamento.

    Eu não compreendi completamente quando vc diz:

    "Sempre que um ativo obtiver rentabilidade de 100% e tiver ocorrido o período mínimo de 2 anos o mesmo será vendido até o preço médio de um ativo da classe"

    Poderia dar uma luz para o aluno aqui ? o que seria "será vendido até o preço médio de um ativo da classe" ?

    Além das duas hipóteses que vc enumerou no balanceamento intra-classe não seria necessário mais uma que contemplasse a eventualidade de se retirar um ativo em que a empresa venha a falência ?

    obrigado e parabéns pelo novo patamar alcançado.

    ResponderExcluir
  8. Querido Viver de Renda (seja lá quem você for),

    Este dinheiro extra te fez muito bem, pois depois de uma fase um tanto "xoxa" você voltou a escrever com excelência!

    Apesar de nunca ter postado te acompanho de longa data e com valores maiores fez muito bem de diversificar com renda fixa e imóveis...

    Também tento aumentar sempre meu patrimonio e tenho minha estratégia e você tem a sua, e não vou dar palpites nisto porque cada um tem suas convicções e desde de que a pessoa esteja agindo com consciência (e você com certeza está) cada um cuida de si...

    O meu conselho para você é para aproveitar a vida e cuidar do lado pessoal, o lado financeiro é só um pedaço do todo e por outro lado um jovem com um patrimonio consideravel como o seu e COM RELATIVA LIQUIDEZ deve tomar muitos cuidados ao escolher a companheira!

    São só conselhos...

    Abraços e seja feliz!

    ResponderExcluir
  9. VR

    Como dizem na minha terra, esse artigo foi na veia.

    Parabéns.

    I40

    ResponderExcluir
  10. Há empresas e também há empresas. Você fala muito de bolsa...bolsa cara...bolsa barata...
    Saber de empresas é o essencial. Distinguir o quão atrativo se dá o investimento. A bolsa pode lateralizar por 10 anos, ainda dá pra ganhar muito dinheiro. Eu fico clamando por uma crise, por mim... a bolsa poderia fechar por 20 anos no negativo...
    Como ja dizia WB, o mercado está aí para nos servir...

    ResponderExcluir
  11. Você não gosta de tesouro direto? Eu investia na bolsa, peguei um ano ruim pra investir(2008) e não voltei mais. Andei vendo o retorno do TD e me parece muito bom mesmo, o q vc acha?

    ResponderExcluir
  12. Meu caro,

    Vou ser muito sincero, da forma como você expõe suas idéias, com muita transparência, é uma decepção para quem o lê ficar a ver navios quando você dobra seu patrimônio.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  13. VR e blogosfera,
    Onde voces tem alugado suas acoes?
    Procuro por uma corretora que me permita registar o aluguel no proprio site (chega de mandar e-mails). Alguma ideia?

    ResponderExcluir
  14. VR,

    Você estragou seu blog pra mim. Parabéns pela conquista pessoal, mas essa sua atualização tira a vontade de continuar lendo isso aqui, já que é uma falta de respeito com quem acompanha seus posts. Além de não falar nada com nada, muda tudo do dia pra noite, bah. HC tá bem melhor, pelo menos não tem a hipocrisia.

    ResponderExcluir
  15. VdeR, uma "questã" técnica: não venho conseguindo ampliar o gráfico da sua projeção patrimonial. A seta indica um link, mas nada acontece. Isto é problema seu (no blog) ou meu (navegador)?

    ResponderExcluir
  16. Olá VR.
    Parabéns. Você no começo do artigo me pareceu meio nervoso, mais depois da uma acalmada nos animos e se explica melhor. Bela explicação por sinal.
    Neste espaço democratico tem gente de todo lado, quanto cultural e financeiro.
    Investimento só é para os mais fortes e guerreiros, que juntos buscam um mesmo objetivo, compartilhando idéias e pensamentos, como vc vem fazendo em seu blog.
    Se sua estratégia for ruim, não se preocupe com que os outros dizem , pois no longo prazo vc será um vencedor.
    Parabéns novamente.
    Forte Abraço
    EvertonRic

    ResponderExcluir
  17. Henrique: Muitíssimo obrigado, meu caro! Depois vamos marcar esse futebol pra eu QUEBRAR A SUA PERNA kkkk.

    Inv. Defensivo: Pois é, eu hoje tenho múltiplas fontes de renda, mas o grosso mesmo vem do trabalho "normal".

    Evandro: Tecnologia tem um efeito deflacionário forte pelos ganhos de produtividade. Com mais produtividade, há mais riqueza para a mesma quantidade de moeda, portanto cada riqueza forçosamente custará menos. No entanto, a tecnologia em nada atinge as commodities como dólar ou ouro, e muito dificilmente afetará o petróleo salvo inventarem uma forma de fabricação sintética e barata.

    Inv. e Fin.: Realmente essa frase sintetiza perfeitamente o artigo todo: STAY THE COURSE!

    Major: P.ex. o preço médio das minhas ações small cap hoje são 4.8k. Caso daqui a dois anos uma ação valha 10k e o preço médio tenha se mantido, eu vendo até sobrar o preço médio (4.7k). Esses 5,3k que sobram eu aplico em ações que estejam com valor abaixo do preço médio.

    De fato, há diversas outras hipóteses que justificam o rebalanceamento: Além da falência, caso p.ex. o preço médio suba para 7k eu preciso rebalancear as acoes que ficaram para trás, mas tudo de forma infrequente, pois o rebalanceamento em intervalos muito curtos são até prejudiciais ao portfolio.

    Anônimo: Com certeza, mas esse tipo de problema eu não preciso me preocupar. Desejo o mesmo a você!

    I40: Grato!

    Daniel: O retorno é bom.

    Anônimo: Anotado.

    Rafael: ICap, através do bom e velho e-mail. E por bom eu quis dizer péssimo.

    Anônimo: Ok amigo, da próxima vez eu vou doar todo o dinheiro pra caridade só pra "não mudar tudo do dia pra noite" e vou explicar detalhamente de onde veio o dinheiro pra assim que um conhecido meu ler o blog me identificar e eu ter que apagar tudo, aí sim, do dia pra noite.

    W.Bifê: Eu notei isso também, na verdade esse lixo tá em .png, quando coloco .jpeg ele amplia. Os próximos (e só os próximos) não terão esse problema. MUITO bom ver você por aqui!

    Everton: Obrigado pelas palavras. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Vc não deve gostar de Heavy Metal... Nem respondido fui... Mas tudo bem, todos tem dias bons e ruins. Como diz a música do Led Zeppellin, "Bad times, good times".

    ResponderExcluir
  19. Heavy Metal: Realmente me esqueci de você hehe. Pros cálculos, basta uma HP12c, ainda que virtual: epx.com.br/ctb/hp12c.php

    Vale ressaltar que não existe isso de dividir portfolio por estratégia: se divide por ativo. Se por um lado nas vendas cobertas você tem menos prejuízo em caso e queda, o lucro também é menor em caso de alta. Não existe almoço grátis em opções.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Entendo sua preocupação com privacidade, mas então pra que manter o blog? Não entendo como falar: "foi antecipação de herança", "ganhei um bônus no trabalho", "trouxe 100 iPads dos EUA e revendi", ou seja la o que for mudaria o seu atual nível de privacidade. Todos que te acompanham esperam saber, em termos gerais, o que acontece, pra saber o benchmark e, depois de dois anos, esperam cumplicidade.

    ResponderExcluir
  21. Amigos, o aporte gordo deste mês, como foi dito, não tem nada a ver com as técnicas de investimento discutidas aqui no blog. Por isso é irrelevante se foi um bônus, herança ou contrabando.

    Claro que da uma curiosidade insana de se saber como ganhar um valor deste de um mês para o outro, mas não o saber não diminui em nada o valor dos conceitos aqui apresentados.

    ResponderExcluir
  22. Major,

    Acredito que a discussão não tenha ficado clara: trata-se aqui de independência financeira, e 250k são substanciais para a meta em questão(3M), colocada há dois anos atrás.

    Se o VR vai falar sobre isso ou não, quem decidirá isso é ele, óbvio, mas trata-se de total desconsideração com os leitores.

    Cara, tem muita gente, como eu, que acompanha isso aqui desde que um garoto de 25 anos começou sua jornada, com os posts um pouco truncados, contudo com muita honestidade, transparência, querendo construir algo em conjunto com os leitores, senão todas as observações estariam escritas em um diário, privado.

    Gostaria muito que ele continuasse a postar, pois é um blog muito bom, agora se não vai ter consistência, pra que acompanhar?

    ResponderExcluir
  23. Esse Anônimo tá muito curioso pra saber de onde veio a renda mas nem se identificar com um nick ele tem a coragem de fazer, eu acompanho seu blog VR desde 2010 e acho que só comentei uma vez, mas os comentários desse cara estão me irritando e fui obrigado a comentar também.
    O blog do VR é para mostrar como que alguém com disciplina e força de vontade pode alcançar a IF e não como conseguimos dinheiro! Além disso como conseguimos nossos aportes não interessa e sim como guardamos e aplicamos esses valores.

    Continue firme e espero que faça sempre ótimos posts como esse.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Sou advogado do diabo: tbm uso um Nick, mas meu patrimônio está todo em meu Blog. Entendo que visto o VR tbm estar protegido por um Nick, seria tranquilo postar de onde veio a renda aos seguidores do blog, senão a mágica (assim diria) de se acompanhar um Blog sobre independência financeira perde muito de sua razão. Ninguém tem o direito de exigir isso do VR, mas o questionamento do anônimo tem um bom motivo. Tenho hoje aproximadamente 1.200.000,00 de patrimônio (fora casa, apartamento, carros e cotas de duas empresas), farei minha atualização em breve no meu Blog. Procuro colocar tudo no Blog, apesar de poucos terem me perguntado (sou novato em Blogs). Mas respeito muito a posição do VR, a casa ainda é dele... Apenas pensaria a respeito do que foi questionado pelo anônimo. O questionamento incomoda, mas nos leva para frente.

    ResponderExcluir
  25. Vou dizer sinceramente o que acho: creio que muitos, assim como eu, buscam neste blog uma luz sobre experiências de outros sobre investimentos, já que não é comum no nosso dia a dia outras pessoas que invistam (não é uma cultura nacional,a maioria pensa "só poupança"), uma espécie de Benchmark para nós.
    O problema que ocorre agora é que isto se perdeu um pouco, pois não é comum se ter aportes altos assim para a maioria de nós e isto deixa muitos inquietos. Seria agora como acompanhar um político que aparece com "verbas surpresas" investindo sua grana. Exagero eu sei, e por favor não entendam isso como ofensa, mas é o que é e por isso muitos reclamam, se perde aquele pensamento "vou acompanhar alguém como eu terá sua independência financeira".
    A verdade é: o blog é do VR, ele faz o que bem entende com ele e diz se quiser ou não de onde vem os aportes. Mas vale apena acompanhar ainda a jornada, pois o ato de dividir com outros suas experiencias é algo muito valioso!!

    ResponderExcluir
  26. Também respeito a posição do VR, mas deixo aqui minha visão sobre o assunto.

    Atualmente faço aportes mensais muito parecidos do VR, estou (estava) a 6 meses atras em relação ao capital dele, e 3 anos de idade de desvantagem (tenho 29anos).

    No meu caso, o grande atrativo deste blog é ver como um ser humano 'normal' pode atingir a independencia financeira (IR) com disciplina de estudos e disciplina financeira.

    O que trouxe uma certa frustação deste mega aporte foi tirar o carater 'normal' deste ser humano que busca a IR. Nunca mais vou conseguir chegar no capital VR!!! Pqp!!!

    Mas continuarei acompanhando sua estrategia, os resultados dela e a visao do VR sobre assuntos diversos.

    ------------
    A respeito do presente post, acompanho os comentarios acima, muito bom. Tomara que dê um piripaque na Europa, na China e a bovespa continue de lado por 10 anos, ou melhor, atinja 30K semana que vem e continue assim por 10 anos.

    Abracos

    ResponderExcluir
  27. Olá VR! Acompanho seu blog desde o princípio, sempre comentando muito pouco. Porém sua atualização de fevereiro chamou minha atenção. A maior curiosidade de seu blog para mim nunca foi a teorias, F&F e etc, mas se um "assalariado" juntando 2500 pilas por mês consegue se aposentar aos 42. Tenho idade muito próxima à sua, começei a juntar antes valores também parecidos e tínhamos um patrimônio parecido, o que era outro atrativo do blog, comparar minha estratégia à de outra pessoa, e notar que não havia, até agora diferenças significativas. Porém, de um mês para outro, eu ganho um apartamento do papai, e acaba-se o grande mote do blog, que é: como se aposentar aos 42 juntando 2500! Felizmente meu interesse por suas finanças é minimo, e portanto, com esse "presente" que vc ganhou, fica fácil se aposentar aos 42, na verdade, se você ganhar mais um ou dois desse vc já pode se aposentar já. Acho que o blog perdeu o sentido. Aproveite seu dinheiro/aposentadoria precoce.

    ResponderExcluir
  28. 1º Obrigado VdeR, na verdade passo por aqui quase que diariamente :-)
    2º que discussão mais besta! O post que fez mais sentido é o último (do Leandro), mas na verdade nunca foi o objetivo do VdeR ser "benchmark"; Leandro ressalta os "comparadores", e o que resume alguns posts ressentidos é "inveja é uma merda" :-) O próprio VdeR expressa esta "inveja" quando alguém posta que consegue separar 20k dos seus rendimentos mensais pra aplicação (ele já disse "assim é fácil", criticando posições mais conservadoras :-). Mas, pra mim, que busco aqui CONHECIMENTO, AGRADEÇO a acelerada no patrimônio do VdeR que nos poupa de 3 looongos anos acumulando para estabelecer novas estratégias. O último post foi o mais importante em termos de conhecimento aliado à prática no blog, e um salto (gigante) à frente no estabelecimento da estratégia do blog. Até então tínhamos teoria (até meados de 2010) e o início da implementação, com a mudança (importantíssima) do PIBB para ações "de verdade" :-).
    Ou então, pra quem valoriza o "suor, sangue e lágrimas", vamos abrir um blog de um pedreiro, que quer ser independente e para ser "purista", recusa as cestas-básicas que a patroa oferece.
    Que atire a primeira pedra quem NÃO sonha em ganhar na mega-sena porque não seria "correto" no rumo à independência financeira!
    250K in puls-a-mais para todos! E que não venha de herança por morte!

    ResponderExcluir
  29. esse blog perdeu a graça total.. "aportes do alem" de 250k.. Totalmente fora da realidade!

    ResponderExcluir
  30. kkkkkkkkkkkkkkk
    Parecem mulheres discutindo corte de cabelo! Que coisa mais 'no sense'!

    Eu, na verdade, achei maravilhoso esse mega aporte! Pq? Simples, a estratégia foi antecipada, o blog andou rápido, ele entrou nas small, TD, FII td de uma vez! Fomos inundados de informações ''novas'' de uma vez só! Algo que iria ser feito daqui a alguns anos já foi feito agora. Se alguém quiser seguir a estrategia já tem uma noção quase que 100% do que fazer, como balancear, etc.

    O portfolio já está quase todo balanceado, falta ajustar alguns detalhes e continuar a se desfazer dos PIBBs. Ou seja, algo relativamente simples.

    Leandro, Anonimo e restante de chorões, vão caçar um blog de auto ajuda ou um psicólogo! Q papo é esse de ''uma pessoa pessoa normal ficando milhonário com 2.500a.a?!''; ''Agora eu desanimei''; e Blá, blá, blá! Isso aqui não é auto ajuda!

    Seria melhor ele pegar os 250k e doar só para não ''sair da linha do blog?" Santa paciência!

    Estamos falando aqui da vida de uma pessoa não fictícia, que existe e está trabalhando para alcançar seus objetivos e NÃO uma pessoa que está tentando satisfazer um bando de retartado que estão precisando do colo da mamãe!

    A estrátegia dele está sendo publicada e é isso que importa à nós, se vcs não tem a capacidade de perceber isso o problema é de vcs. Se o blog ficou chato agora, é bem simples resolver não é mesmo?

    EU perdi a paciência com essa ladainha de auto ajuda. Vão pegar parte do aporte de vcs e procurar um psicólogo!

    Bifê:
    ''Mas, pra mim, que busco aqui CONHECIMENTO, AGRADEÇO a acelerada no patrimônio do VdeR que nos poupa de 3 looongos anos acumulando para estabelecer novas estratégias. O último post foi o mais importante em termos de conhecimento aliado à prática no blog, e um salto (gigante) à frente no estabelecimento da estratégia do blog. Até então tínhamos teoria (até meados de 2010) e o início da implementação, com a mudança (importantíssima) do PIBB para ações "de verdade"''

    É EXATAMANTE isso! O mega aporte ACELEROU TUDO. Larguem a mão de serem retardados e parem de encher o saco!

    VR:
    ''A independência financeira não é uma crença: é um resultado inevitável preenchidos os requisitos necessários (aportes constantes, tempo). Eu continuarei fazendo meus aportes e esperando pelo inevitável. E você?''

    Parem de chorar!

    Abraços,
    Léo.

    ResponderExcluir
  31. Léo,

    Você não é o único leitor, você não acrescentou nada além de colocar mais lenha na fogueira, e por favor, respeite a opinião dos outros, ninguém foi mal educado.

    ResponderExcluir
  32. Otimo post,
    Fazer aportes mensais , esta a minha meta para chegar ao meu obj, tenho 80% do meu capital em bolsa e o restante esta indo para FIIs.

    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  33. VR, excelente post! Um ótimo "acalma coração" que nos ajuda a manter o foco de nossos investimentos. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  34. É muito bom ver que a maioria não concorda com a atitude do VR de se "proteger" tanto assim.
    Obrigado Major,Anonimo,Heleno H,Leandro,...


    W.Bife,Léo e outros:
    Entendo que vocês gostararam da acelerada na estratégia do VR. O que discordo é da falta de transparência do mesmo.

    Se quando o blog ficasse "xoxo" denovo e aparecesse um aporte de 250k o que você pensaria, hein, hein ?

    ResponderExcluir
  35. Anônimo.

    Leia de novo o meu post. Eu sou da opinião de que não faz diferença saber a origem do aporte.

    Eu estou interessado em técnicas de investimento de longo prazo com a melhor relação retorno/risco possível.

    VR

    Muito obrigado por ter esclarecido minha duvida. Ficou tudo muito claro.

    Abs!

    ResponderExcluir
  36. Leo, a estratégia não foi "acelerada", foi mudada, o que é bem diferente. O plano inicial prevendo aportes mensais de 3k até os 42 anos não previa a possibilidade de investir em FII e TD (lembre-se que até ontem o VdR não contemplava alocar em RF ou em FII na fase de acumulação). Portanto, o que há é uma acintosa mudança de planos sim.

    Todavia, ninguém tem o direito de questioná-lo ou obrigá-lo a prestar qualquer tipo de esclarecimento, já que o blog é dele e ele escreve o que quer. Porém isso não nos obriga a ter que ler "abobrinhas" de um bipolar da bolsa e ignorar, já que pode influenciar na decisão de investimentos de outras pessoas.

    Mas é inegável que o plano inicial foi mudado. É claro que isso não invalida a idéia passada até aqui ou a filosofia "fique rique poupando", mas no mínimo a coloca sob forte dúvida. Ora, o autor do blog está demonstrando como ficar rico obtendo grandes quantias e não poupando seu salário fruto do trabalho, e menos ainda com algum retorno da bolsa (aliás, alguém se lembra daquela rentabilidade média bruta esperada de 15,39% ao ano? as coisas mudam não?).

    Portanto, algumas coisas são sim passíveis de questionamento, principalmente as que dizem respeito a validade e confiabilidade da estratégia ou das informações aqui expostas, outras obviamente que não. Bom senso acima de tudo.

    ResponderExcluir
  37. Day Trader:
    A estratégia não foi alterada. A muito tempo o VR não faz aportes de apenas 3k a.m. Ele faz aporte no máximo valor que consegue. Parte da herança recebida, se não em engano no meio do passado, acho que 40k (algo assim), por ex.

    O plano inicial foi mudado de fato a muito tempo atrás e não com esse último aporte, desde a decisão de mudança do PIBB à ações individuais, mas não como gestão ativa e sim passiva.

    O investimento em RF (TD e FII) está devidamente justificado e explicado, o que aconteceria no devido tempo (com a venda aos poucos de PIBB + aportes mensais) visando simplesmente diminuir a volatividade.

    ''Porém isso não nos obriga a ter que ler "abobrinhas" de um bipolar da bolsa e ignorar, já que pode influenciar na decisão de investimentos de outras pessoas.''
    Mas as pessoas que critiquei estão questionando não a estratégia do VR e sim de onde veio 250k. Se ele respondesse: ''ganhei na loteria'' pronto, assunto encerrado? É isso? Não está sendo questionado a estratégia, os estudos de Fama & French, a diversificação em small,câmbio, FII e blá, blá, blá.

    O objetivo do blog é relatar o caminho à independência financeira. A estratégia inicial foi alterada qnd ele saiu dos PIBBs e decidiu adotar a muito tempo atrás outra devidamente explicada no blog durante meses.

    Então na verdade, qual é o questionamento?

    ''o autor do blog está demonstrando como ficar rico obtendo grandes quantias e não poupando seu salário fruto do trabalho''
    LOL?

    Ele recebeu uma quantia de 250k e sim acelerou os planos de ação, qual é a dúvida?

    ''Com um valor tão alto tão jovem eu não preciso aplicar tudo 100% em ações, sob risco, ainda que pequeno, de retornos pífios por longos períodos.''

    ''E por ajustes eu digo uma pitada de renda fixa e uma dose de outra classe de renda variável (imóveis). O objetivo é um só: diminuir a volatilidade (que, pra mim, não é risco) e proteger um pouco mais o capital. De brinde, ganho o bônus de balanceamento que faz o retorno ser um pouco maior que a média dos retornos dos ativos.''

    Qual é a duvida? Ou seja, o q estão questionando? Lembrando que RF ele já investe desde o início com os debêntures da Oi e empréstimo garantido. Agora ele diversificou mais.

    Estão questionando de onde ele tirou 250k. E isso já está bastante claro que ele não vai dizer, além de que saber qual é a fonte não serve para NADA à nós, só expondo a vida pessoal dele.

    ''principalmente as que dizem respeito a validade e confiabilidade da estratégia ou das informações aqui expostas''
    Sim, e qual é a dúvida?

    Abraços,
    Léo.

    ResponderExcluir
  38. Sobre o ocorrido: caso tenha sido vinculado de alguma forma a investimentos, gostaria muito que o VR divulgasse o que aconteceu, ainda que tenha sido um caso atípico. Caso ele tenha achado o dinheiro na rua, ou seja, não importando em competência ou sorte nos negócios, não me interessaria.

    ResponderExcluir
  39. Leo, replicando:
    "A estratégia não foi alterada. A muito tempo o VR não faz aportes de apenas 3k a.m. Ele faz aporte no máximo valor que consegue. Parte da herança recebida, se não em engano no meio do passado, acho que 40k (algo assim), por ex."
    .
    Os 3k citados foram para ilustrar a margem dos valores aportados. Se mais ou menos, estaria dentro da média aproximada dos valores esperados. No mais, eu não disse nada sobre herança ou eventuais aportes milionários. Pra mim tanto faz se amanhã ele escrever que aportou 20 milhões. Só que por que vc com 100k iria aplicar em bolsa e com 20mi não? Cadê a idéia de que a bolsa é a aplicação mais segura tendo o menor desvio padrão a longo prazo?
    .
    "O plano inicial foi mudado de fato a muito tempo atrás e não com esse último aporte, desde a decisão de mudança do PIBB à ações individuais, mas não como gestão ativa e sim passiva."
    .
    A mudança do PIBB para açães individuais não pode ser considerada mudança, já que faz parte da estratégia inicialmente proposta que é a gestão passiva, buscando fazer B&H tendo como benchmark o indexador. A única diferença foi que em vez de ele comprar uma só ação (ETF) ele terá que comprar várias. Muito embora o picking estratégico (o tal do P/VPA) tenha sido muito pouco abordada, pra não dizer nada. (a mesma coisa com opções, prometeu-se um artigo explicando os motivos que o levam a desprezar tal estratégia, mas só fica na promessa, negar por negar é muito fácil, assim como seguir estratégias vendidas em livros, escrito por pessoas que ganharam dinheiro vendendo livros, não porque seguiram a estratégia). O "duro" é submeter a estratégia pelo crivo da análise robusta.
    .
    O investimento em RF (TD e FII) está devidamente justificado e explicado, o que aconteceria no devido tempo (com a venda aos poucos de PIBB + aportes mensais) visando simplesmente diminuir a volatividade.
    .
    É aí que vc se engana, não aconteceria no seu devido tempo. Em que parte do blog vc leu que FII ou RF seria uma hipótese natural na fase de ACUMULAÇÃO? Por favor informe o link do post. Como disse, houve SIM uma mudança de conceitos. In verbis: "Com um valor tão alto tão jovem eu não preciso aplicar tudo 100% em ações, sob risco, ainda que pequeno, de retornos pífios por longos períodos." E o retorno esperado de 1.2% a.m ? E que argumento insólito é este agora de volatilidade? A volatilidade não existia desde sempre?

    Portanto, existem, no mínimo, algumas inconsistências nos argumentos e na prática de investir que não condizem com as idéias aqui propostas. E isto se revelou ainda mais nos últimos 2 posts. Isto é um fato. Você querer aceitá-lo ou não, não mudará em nada.

    ResponderExcluir
  40. Galera que ainda não entendeu:

    Essa repercussão toda, na minha opinião, se deve ao primeiro post do VR neste blog:

    "Meu objetivo? Tornar-me financeiramente independente aos 42 anos.

    Como? Roubando um banco? Jogando na mega-sena? Virando político? Traficando drogas? Vendendo merdalife? Não, de um modo que qualquer ser humano pode se tornar rico, basta ter disciplina, dedicação e paciência..."

    Quem acompanha desde o início deve estar pensando onde diabos foi parar a paciência, pois a jornada de alguém que começou como "uma pessoa comum", deixou de ser comum.

    ResponderExcluir
  41. Não entendo a ingenuidade das pessoas...VR é apenas "uma pessoa comum"; ganha 3k mais aplica entre 5-6k/mes; investe em um "emprestimo garantido" que não pode revelar com rendimento bem acima da renda fixa; além de heranças e aportes surpresas de 250K....

    ResponderExcluir
  42. O Anônima das 15:42 falou tudo:
    "A jornada de uma pessoa comum, deixou de ser comum".

    Não é comum fazer aporte "do nada" de 250k. A maioria de nós talvez nunca consiga isto.
    Para os que estavam acompanhando a longo tempo,é um balde de água fria ver este aporte "contaminando" o portifólio.

    Se não se dá a satisfação ao leitor de onde apareceu tamanho montante, é de ser ingênuo que isto não irá influenciar quem acompanha este blog daqui pra frente.
    Como bem colocaram os colegas, pouco me importa se mudou as estratégias com base no montante de agora. Isto seria esperado até se o aporte fosse menor. O que não era esperado e uma mudança profunda no montante e isto parecer algo intangível de ser alcaçado pelos demais. É como se o blog começasse (reset) denovo daqui por diante para um outro tipo de público, não para o pequeno investidor, que acompanha um caso real de um pequeno que ia agigantando com o tempo. Este "fermento" que entrou agora muda tudo.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Meu Deus, quantos comentários ridículos, isso é coisa de troll, só pode... Qual o interesse de saber a origem do aporte que o autor fez ? Aqui, o foco são aplicações, estratégias e rendimentos, não a vida pessoal do VR.

    Esse blog é muito importante, o conteúdo seguramente é um dos melhores na área financeira, sugiro ao VR desabilitar os comentários para evitar a insolência dos trolls...

    ResponderExcluir
  45. interessante seu blog. parabens. so discordo totalmente da visao de investimento buy and hold. esta é uma falácia criada pelo mercado financeiro. nos ultimos 90 anos deu resultado positivo mas nada garante que continuara dando. so pegar o japao nos ultimos 20 anos ou o proprio dow jones nos ultimos 12 anis, nao saiu do lugar. nao adianta voce ter retorno em 100 anos pois ja estara morto, a nao ser se for investimento pros netos. parabens pelo blog. www.etftrader.com.br

    ResponderExcluir
  46. Sobre estrategia... Gostaria apenas de um comentario do VR. Se a estrategia ate agora nunca teve o indicador volatilidade ou risco como meta, apenas o retorno a longo prazo, qual o motivo de analisar este foco agora?

    O que dizer diante da imagem (3 de junho de 2009): http://1.bp.blogspot.com/_yWeGj4XGgCs/SibeQpj-6pI/AAAAAAAAADU/hsoVrgdzrCI/s1600-h/siegel.JPG

    uma das mais importantes analises do blog?

    ResponderExcluir
  47. Uai, a imagem diz tudo: + rentabilidade + riscos, e então é bem-vinda a "fronteira eficiente", o "equilíbrio", "yin yang", o "tao" do troço :-)

    ResponderExcluir
  48. deve ser trafico de drogas esses 250k! Não quer dizer so pode ser ilegal..

    ResponderExcluir
  49. ANONIMO acima disse tudo. Ficou fora da realidade brasileira sua luta pela ideia de "Viver de renda".
    "Não entendo a ingenuidade das pessoas...VR é apenas "uma pessoa comum"; ganha 3k mais aplica entre 5-6k/mes; investe em um "emprestimo garantido" que não pode revelar com rendimento bem acima da renda fixa; além de heranças e aportes surpresas de 250K"

    ResponderExcluir
  50. Esse papinho de "trajetória de uma pessoa comum rumo a independencia financeira" é de dar asco.
    Comentários lamentáveis de um povo educado por reality shows...

    Não faz diferença alguma se o cara aporta 1mil ou 1 milhão... atenham-se as excelentes análises, aos estudos, a estratégia!!

    VR, sugiro adotar notação literal, apenas letras, sem citar número algum, hehe...

    ResponderExcluir
  51. Faltou assinar:

    Esse papinho de "trajetória de uma pessoa comum rumo a independencia financeira" é de dar asco.
    Comentários lamentáveis de um povo educado por reality shows...

    Não faz diferença alguma se o cara aporta 1mil ou 1 milhão... atenham-se as excelentes análises, aos estudos, a estratégia!!

    VR, sugiro adotar notação literal, apenas letras, sem citar número algum, hehe...

    Abs,

    Sergio

    ResponderExcluir
  52. to achando que esse VR, perdeu o foco, entrou na bolsa, ta tomando um nabo quem nem sabe de onde vem as Pic*, e ta começando o desespero
    kkkkkk
    boa sorte com suas 28 ações kkkkkkk
    esse entende da coisa.

    ResponderExcluir
  53. Não ia postar mais, mas essa galera já encheu o saco. Não gostou? Não concordou? Não é assim? De joelhos subindo o morro nas pedras é mais bacana? O de uva é melhor? Se é por falta de adeus, TCHAU, não são forçados a ler, um abraço. Vamos voltar a discutir investimentos; pra quem se irritou, que tal pensar numa deflexão do espaço-tempo, e andamos 3 anos dumavez? Mais cedo ou mais tarde VdeR chegaria aos 450k.

    Sugestão: eu tenho uma planilha semelhante ao VdeR (na verdade é uma cópia descarada) com aportes mensais de X do meu salário mais uma porcentagem de rendimento chutada (0,7% ao mês). Quando consigo um aporte "extra", ele é adicionado tbm à planilha (linhas vermelhas), de forma a me estimular a continuar nos aportes e não relaxar, tendo que manter a linha azul acima da vermelha.
    E o mais importante ... rumo ao 1/2 milhão!

    (Pra relaxar, já que as pessoas andam tensas, pra quem não viu vale a pena o link - acho que achei no blog do Heavy Metal: http://www.youtube.com/watch?v=FPOH_hKfffI&feature=player_embedded)

    ResponderExcluir
  54. qual é o site do heavy metal?

    ResponderExcluir
  55. SAIU NO ESTADÃO

    Day trade é uma estratégia de negociação de ações. Na tradução livre, quer dizer negociar no dia. Indicada só para quem está disposto a correr (muito) risco, essa é uma das saídas apontadas por especialistas para aqueles que querem – em ano de inflação, alta no juro e boa rentabilidade na renda fixa – buscar lucro no mercado acionário.

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110307/not_imp688719,0.php

    Aproveitando a oportunidade, coloquei o que li no estadão, achei interessante o que vc acha?

    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  56. Investindo todo mes,

    Se voce for um ótimo operador vai ganhar o suficiente pra pagar corretagem e spread.
    Se for outstanding (1 em milhao) vai morrer de enfarte.
    95% perdem tudo.

    Day trade é bom pra corretora, que ganha com o giro.
    Se pudessem, os corretores se recusavam a atender investidores buy and hold.

    Sergio

    ResponderExcluir
  57. Mês que vem ele aparece com outro aporte mágico de 250k oriundo da Colômbia.

    ResponderExcluir
  58. Grande anonimo, DT é bom sim.
    Desde q vc entenda do mercado - assim como tudo na vida.
    Talvez por se tratar de uma estrategia diferente da sua, vc fique receoso em admitir a eficacia dela.
    Todas sao boas desde q resulte em dinheiro! :)
    Abs.

    VR, ate discordo de alguns fatos por ai mas isso nao invalida o seu blog e a excelencia dele. Continue assim!
    Abs.

    ResponderExcluir
  59. Parabens pelo seu esforço de viver de renda espero chegar um dia ao seu nivel
    http://www.hotmailentrar.com.br

    ResponderExcluir
  60. Esse dinheiro extra foi abatido no IR?
    Vou encaminhar um oficio à Receita Federal.

    http://viverderenda.blogspot.com/2011/03/aportes-rendimentos-duvidas-como-obter.html#comments

    ResponderExcluir
  61. Ao anonimo de cima: meu amigo,va cuidar da sua vida, deixe de ser invejoso.

    ResponderExcluir
  62. Se for de doação (o que é mais provável) não é tributável para a receita federal, trouxa

    ResponderExcluir
  63. W. Bifê, muito bom esse vídeo.
    Já tá na hora mesmo das pessoas mudarem de assunto e voltarem ao que interessa aqui.
    VR, parabéns pelo upgrade! Deixando os invejosos comendo poeira!

    ResponderExcluir
  64. VR, eu acredito q todos os comentarios infelizes sao do mesmo INFELIZ.
    Pra solucionar isso, pq nao bloqueia os comentarios de anonimos? Sei q com isso muitos - inclusive eu - serao penalizados mas talvez seja a melhor alternativa no momento.

    Gostei da sugestao de um amigo acima: reveja o prazo pra sua IF de modo q o desafio permaneca pq desse jeito ficou facil demais alcancar o seu objetivo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  65. Caro VR,
    aqui quem vos fala eh um ser com um pouco [muito pouco, literalmente quase nada] de conhecimentos sobre finanças pessoais, investimentos e inteligencia financeira, porem com grande vontade de aprender. No mais só tenho 19 anos e ainda sou estudante, o que no meu caso quer dizer que eu tenho uma parte relativamente grande de tempo livre e disposição para aprender. Como estudante eh tudo liso, comigo nao eh diferente, entao eu gostaria de saber se voce recomendaria fazer um curso sobre finanças pessoais e/ou de como investir na bolsa ??? ou seria mais interessante pegar livros para aprender ?? E tem algum livro especifico para iniciantes ??(De preferencia em port, pq meu ingles nao é lá essas coisas não)

    p.s.: Pretendo iniciar meus investimentos num prazo maximo de 1 ano (mesmo que tenha q ser com valores pequenos só pra pegar a manha) e tirar o maximo de tempo possivel pra aprender

    ResponderExcluir
  66. Os chorões estão com inveja por que o VR conseguiu uma bolada? Putz!

    ResponderExcluir
  67. Outra assunto interessante que poderia servir para futuros posts seria: Agora que você mudou de PIBB para comprar ações diretas, qual o método que você usa pra saber quais investir ?? Quais são os dados que são interessantes verificar antes de comprar as ações de determinadas empresas ???

    abraços

    ResponderExcluir
  68. É trágico o nível e o senso crítico das pessoas. Por favor VR, não diga nunca de onde veio esse dinheiro. Por uma questão de educação sócio-emocional coletiva.
    Estou chocado com a pobreza de espírito das pessoas.
    Quanto ao que interessa no blog, apesar de ter poucos conhecimentos de finanças, não concordo/entendo muito suas escolhas de ativos, mas o conteúdo aqui é valoroso e agradável de acompanhar.
    Keep working
    Paz e Luz à todos

    Chico RJ

    ResponderExcluir
  69. Caro Viver de Renda,

    Parabéns pelos aportes e pela inteligência financeira aplicada à prática.

    Hoje, ao me deparar com um artigo do G. Cerbasi na Folha de S. Paulo, a primeira coisa que me veio à mente foram suas palavras sobre o assunto previdência privada.


    Olhe o que ele escreveu no artigo:

    "No atual estágio da educação financeira dos brasileiros, um caro plano de previdência privada ainda é a melhor solução para a maioria da população"

    Link: http://goo.gl/1J4Fi

    Pois é, meu caro, com gurus assim defendendo a adesão a planos *CAROS*, fica difícil difundir a cultura da educação financeira, não é mesmo!!???


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  70. Parafraseando o ''Valores Reais'' sobre a trágica frase de Cerbasi:

    "No atual estágio da educação financeira dos brasileiros, um caro plano de previdência privada ainda é a melhor solução para a maioria da população" (Cerbasi)

    ''Tá, e em qual estágio da educação financeira dos brasileiros um plano BARATO de previdência privada será a melhor solução? Será que a educação financeira não começa pela rejeição dos brasileiros a planos caros, forçando as instituições financeiras a oferecerem produtos mais baratos?'' (caps meu).

    Para quem não conhece o blog Valores Reais recomendo fortemente, ótimo blog, acompanho todos os posts.

    http://www.valoresreais.com/

    @Rafhael
    Entendo perfeitamente sua posição. A uns 8 meses atrás mais ou menos eu estava exatamente na mesma situação. Recomendo que leia TODOS os posts dos blogs: Viver de Renda, Valores Reais, HC Ivestimentos e Investimentos e Finanças. Leia sempre acompanhado de dicionários ''econômicos'', etc. Além disso, sempre leia os comentários de TODOS os post dos blogs, MUITA dúvida é tirada lá.

    Somado a isso recomendo tb a leitura dos sites InfoMoney, Brasil Econômico e Fundamentus. Toda essa leitura certamente dará uma introdução de muita qualidade à sua vida econômica, após isso poderá começar ''gastar'' dinheiro com livros recomendados pelos autores dos blogs, etc. Tem MUITA coisa free nesses blogs e principalmente, muita coisa de altíssima qualidade. Existem dezenas de resenhas nos próprios blogs citados, recomendações nos comentários, etc.

    Dito isso, mãos à obra e boa sorte! =D

    Abraços,
    Léo.

    ResponderExcluir
  71. Léo, muitíssimo obrigado pelos comentários elogiosos ao meu blog! Fico honrado de receber tão efusivas palavras!

    No mais, ratifico o que você disse: os blogs dos amigos VR, HC e IF são D+, bem como os respectivos comentários. Assino os feeds de todos eles, e os feeds de comentários de todos eles.


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  72. @Guilherme.
    Estou acompanhando seu blog a meses e sei da excelente qualidade que ele possui. Ontem mesmo estava revirando post antigos atrás de um específico que li a uns meses atrás para mostrar a um amigo. Espero que o blog continue ainda por muito tempo e certamente daqui alguns anos será muito mais destaque na ''blogsfera econômica''. =D

    @VR,
    Estava analisando algumas ações suas e me deparei com uma dúvida, pq não escolheu CESP3 ao invés de CESP6, sendo que a primeira possui p/vp de 0.88 e a segunda de 1.07 (dia 16/03)?

    E o mesmo para TMAR6 ao invés de TMAR5, sendo que a primeira possui p/vp menor, ou então EBTP4 que das três possui o menor.

    Abraços,
    Léo.

    ResponderExcluir
  73. Srs,

    Não sou nenhum expert em mercado financeiro (muito pelo contrário) porém, observo a história e estou chegando a algumas conclusões:
    Tenho sim o objetivo de viver de renda como todos aqui porém, isso tem que acontecer em vida, lógico. Não adianta dizer que de tal ano a tal ano a bolsa teve um rendimento n vezes maior que RF ou vice versa se eu não era nem nascido ou tinha dinheiro para poupar nessa época. Também projeções para daqui a 20 ou 30 anos não sei se tem muita valia pois já estarei com o pé na cova. Na minha opinião, a metodologia tem que levar em consideração todos os contratempos na economia. Ou vocês não lembram, para alguns talvez apenas por livros ou internet, só para citar alguns exemplos, nossos planos econômicos, as crises da nossa amiga Argentina, Uruguai, o efeito tequila no México, a crise dos Tigres Asiáticos, as inumeras guerras e mais recentemente a quebradeira de 2008, os PIGS, as revoltas no Egito e Líbia entre outros e até o tsunami no Japão com ameaças reais de vazamento nuclear. Tudo isso se é ou não usado como manipulação do mercado eu não sei mas o fato é que afeta diretamente as economias mundo afora. Portanto acredito que devemos levar em consideração que uma valorização consistente nos ativos, de um "modo geral", precisam de um período razoável de estabilidade no mundo inteiro o que, convenhamos, é meio difícil.
    Outra coisa, penso que o conceito viver de renda, também deva considerar aqueles que trabalham por conta própria e, portanto, não contarão com aportes a vida inteira oriundos de fundos de aposentadoria ou pensão. Esse seria um bom debate, como já comentado por outros aqui.
    No mais, vamos deixar de lado essas rusgas e elevarmos o nível da discusão com propostas reais, conscientes, plausíveis e sustentáveis. Não dá mais pra aguentar gurus de economia indicando rendimentos irreais em aplicações XYZ que você só encontra na instituição ABC, Banco Santos ou Panamericano. Acho que a maioria aqui possui relacionamento com as instituições mais conhecidas, que cobram tarifa de tudo e altas taxas de administração, performance, corretagem, etc. Se postei muita besteira, me perdoem, minha intenção é apenas convocar a todos para dar sua contribuição por menor que seja.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  74. Olá amigo, seu blog é realmente muito interessante, inspirador e merece nosso respeito. Quero ressaltar um ponto não-óbvio que estou estudando, veja no meu blog. Uma possível crise do dólar pode estar próxima, dizem tais especialistas. OK, se isso for verdade, uma reviravolta boa pode acontecer e manter posição em hard assets parece mais prudente. Pense nisso !
    []s

    ResponderExcluir
  75. Caríssimo penúltimo anônimo,
    contribuindo com a discussão, sua visão das "crises" é parcial; compreendendo mais os movimentos econômicos, são as crises que proporcionam os melhores rendimentos; elas não são o "problema", mas a solução. Crescimento contínuo é sinônimo de provável bolha em algum momento. Como já disse VR, volatilidade não é risco; na verdade o que proporciona um rendimento na renda variável acima da renda fixa é justamente a volatilidade. Agradeça à ela, e torça por compras profícuas em crises importantes

    ResponderExcluir
  76. Caro VR,

    Parabés pela sua análise.

    Apenas acho que a Merda da Lateralização é o melhor, ou o máximo que podemos esperar do mercado, baseado nos fundamentos apresentados no post.

    Lendo a safra de balanços recém saidas do forno, e excetuando o setor siderúrgico que foi afetado pela inundação de aço importado, não consigo visualizar para os demais setores, resultados futuros tão musculosos como os apresentados nesse final de exercício.

    E a razão para isso é que atingimos uma "resistência", não gráfica, mas de capacidade de crescimento/produção sem comprometer as metas de inflação do BC, leia-se a relação oferta-demanda.

    Será pouco provável outro ciclo de oferta de crédito (liquidez), incentivos fiscais, investimento público e outras ferramentas da caixa de bondade do Governo, considerando a conjuntura atual.

    Diante disso, e tendo ainda como pano de fundo, as turbulências do mercado externo, a M...da lateralização é o que podemos atingir, a outra alternativa seria marcar um encontro com o mercado, lá , lá naqueles patamares, onde teríamos o maior prazer de encher o carrinho de compras.

    Forte Abraço

    Jardim

    ResponderExcluir
  77. Corroboro a sugestão dada acima.
    Se o aporte excepcional acelerou a caminhada em cerca de 3 anos, reveja o prazo de independencia financeira para seus 39 anos de idade.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  78. Parabens,

    voce é muito detalhista, muito atencioso na sua vida financeira e desta forma, não tem como obter o tão sonhado sucesso financeiro.

    Parabens também pelo blog, um excelente trabalho e tenho certeza de que você gasta muito tempo atualizando-o.

    Abraços

    ResponderExcluir
  79. VR qual sua analise sobre esse post passados quase 2 anos?
    Alguma coisa a ser revista? ou o pensamento segue o mesmo?

    Att

    ResponderExcluir
  80. VR qual sua analise sobre esse post passados quase 9 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua atual como sempre. Não vejo muito mais o que comentar.

      Excluir