terça-feira, 1 de março de 2011

Atualização Mensal: Fevereiro 2011 (R$455.229,91, +R$257.163,91)

"If only God would give me some sign...a clear sign! Like making a large deposit in my name at a Swiss bank." - Woody Allen

Essa é sem dúvida a atualização mensal mais importante que esse blog já passou. Com mais mudanças, com mais classes de ativos, com mais DINHEIRO.

~R$450.000,00. Um valor que, pela projeção patrimonial, eu só deveria atingir em 28/02/2014! Em um único mês eu acelerei minha independência financeira em 3 anos (ou, no mesmo prazo, mas 40% (!!!!!!!111onze) mais rico).

Obviamente que a pergunta número 1 é: de onde veio a grana? Roubo? Opiças a seco? Prostituí meu corpo pra uma velha cheia de rugas milionária? Não. Resta dizer que a origem foi totalmente lícita e que, por questões de privacidade, não me cabe expor aqui. Ou eu explico o que aconteceu ou eu mostro os valores. Nunca os dois. Quem acompanha o blog sabe que eu sempre prefiro o segundo, e assim seguirá por toda a eternidade.

Obviamente, esse valor muda o portfolio de praticamente qualquer um. Quem entende algo de construção de portfolio sabe que o mesmo é um resultado de uma matriz que envolve diversos fatores: idade, necessidade de retorno, resistência à volatilidade. Obviamente minha idade não diminuiu, nem minha resistência à volatilidade, mas sim minha necessidade de retorno. Com um valor tão alto tão jovem eu não preciso aplicar tudo 100% em ações, sob risco, ainda que pequeno, de retornos pífios por longos períodos.

Portanto, o portfolio precisava de ajustes. E por ajustes eu digo uma pitada de renda fixa e uma dose de outra classe de renda variável (imóveis). O objetivo é um só: diminuir a volatilidade (que, pra mim, não é risco) e proteger um pouco mais o capital. De brinde, ganho o bônus de balanceamento que faz o retorno ser um pouco maior que a média dos retornos dos ativos.

Com todo esse valor eu também pude finalmente investir nas temidas small-caps e micro-caps. Como sempre, buscando valor (valor = p/vpa baixo). Foram 28 compras num espaço de 15 dias.

Portanto, meu portfolio hoje possui 3 classes de ativos diferentes: Renda fixa (empréstimo garantido), Renda Variável 1 (Imóveis) e Renda Variável 2 (MidLarge Caps/SmallMicro-Caps). Portanto, são 4 tipos diferentes de investimento em 3 classes.

Como ficou a divisão das classes dos ativos:

  • 10% Renda Fixa
  • 20% Imóveis
  • 35% MidLarge-Cap
  • 35% SmallMicro-Cap

Quais foram os critérios para a determinação dessas porcentagens? Idade, necessidade de risco e resistência à volatilidade.

Qual a expectativa de retorno do portfolio?

  • Renda fixa = 10,54% (12,4%-IR) -> 1,54%
  • Imóveis = 12% -> 2,4%
  • MidLarge = 12% -> 4,2%
  • SmallMicro = 14,4% -> 5%

Total = 1,54%+2,4%+4,2%+5% = 13,14% a.a. Foram desconsiderados composição dos juros mensais e ganhos de rebalanceamento.

Como dizem que a teoria na prática é outra, minha expectativa pessoal de retorno é 0% por um bom tempo.

Vamos ao que interessa:

Projeção patrimonial:


Finalizado o mês de fevereiro, estou nada menos que 130% mais rico! O gráfico dá pra dar idéia da dimensão da coisa.

Portfolio:


- Mas VR, não eram apenas 10% em RF? Por que 17,5% então?

Coincidentemente, houve a oportunidade de expandir o empréstimo garantido que me rendem 1,5% a.m. Portanto, melhor 1,5% garantidos do que 1,2% previstos. Com a devolução desse valor, que deve ocorrer no curto/médio prazo, a aplicação na renda fixa será através do Tesouro Direto, mais especificamente LTN/2015. Uma conta na BANIF já foi aberta exclusivamente com esse propósito. Com o aporte atual, a expectativa é receber R$1.200,00 de juros por mês.

Também obviamente os próximos aportes irão para as Small/Micro-Caps.

Com essa divisão, meu portfolio se moverá de duas formas:
  • Rebalanceamento Inter-Classe
  • Rebalanceamento Intra-Classe
O rebalanceamento Inter-Classe ocorrerá sempre após o período mínimo de 1 ano ou valor 30% distante do definido para o ativo. Caso, após um ano, a diferença não for significativa, o portfolio seguirá sem balanceamento Inter-Classe. O objetivo é um só: minimizar custos. Há vários estudos que demonstram que um rebalanceamento infrequente (a cada 1-3 anos) é tão bom quanto um frequente (3-6 meses).

O rebalanceamento Intra-Classe ocorrerá em duas hipóteses:
  • Sempre que um ativo obtiver rentabilidade de 100% e tiver ocorrido o período mínimo de 2 anos o mesmo será vendido até o preço médio de um ativo da classe. Os aportes devem sempre ser feitos em empresas novas ou em empresas com o menor valor dentro do portfolio até o preço médio de um ativo da classe.
  • Sempre que um ativo não satisfaça os critérios de valor (p/vpa muito alto) até um valor 20% maior que o ativo de menor p/vpa fora do portfolio o mesmo permanecerá no portfolio. Caso contrário, será vendido imediatamente e trocado pelo ativo da mesma classe de menor p/vpa fora do portfolio.
O segundo ponto é especialmente importante. Diversos fundos passivos de valor desenvolveram os "holding bands", que são destinados a ativos que saíram dos critérios estritos do fundo mas que ainda estão perto o suficiente para ainda possuírem algum valor. Esse "buffer" evita sucessivas compras e vendas por diferenças minúsculas e diminui de forma significativa o turnover e portanto os custos.

É importante vocês entenderem que meu objetivo não é fazer gestão ativa, muito menos análise fundamentalista das empresas: meu objetivo é criar, ao menos nas ações, fundos pessoais PASSIVOS que seguem critérios OBJETIVOS para a compra e venda de ações.

Portfolio Mid/Large-Value:



Frente o novo portfolio, foram vendidos 200 PIBBs para compra de FIIs. Os demais PIBBs, salvo alguma mudança significativa, serão vendidos até eu possuir o terço de menor p/vpa do MLCX (25 empresas, portanto).

Portfolio Imóveis:


Alguns detalhes:

FEXC11B teve um peso maior por se tratar de um intermediário de CRIs. Devido à taxa de adm. aceitável e yield bacana preferi suprir minha necessidade de CRIs com apenas esse fundo e o CSBC11.

A alocação do HTMX11B se tratou de uma ordem de compra executada parcialmente. Essa brincadeira me custou 0,6% do investimento, o que pra mim é um custo inaceitável.

Esse portfolio ainda precisa de maior diversificação mas, frente aos poucos FIIs interessantes no mercado, resolvi deixar a alocação um pouco mais concentrada.

Com essa alocação em FIIs minha expectativa é de receber ~R$600,00 por mês em aluguéis.

Portfolio Small/Micro-Cap Value:



Bem, nessa classe temos 28 empresas, sendo 18 small-caps (ou o terço com menor p/vpa do SMLL) e 10 micro-caps.

Investir nas micro-caps foi MUITO difícil. A liquidez delas é péssima. Algumas ações (Como Mendes Júnior, por exemplo) possuem spreads de até 20% e passam semanas a fio sem um trade, quanto mais na ponta compradora. Essa característica torna as mesmas praticamente imunes a investidores institucionais ou com um portfolio muito grande. Aplicações de 20-30k certamente moveriam de forma significativa as empresas menos líquidas. Ordem limitadas são uma obrigação e a liquidez passa a ser um premium. Ou você leva a melhor no bid/ask spread ou você já perde 1 ano de expectativa de retorno em um único trade.

Com isso, várias empresas micro-caps que cumprem os critérios de p/vpa ainda não integraram ao portfolio por problemas de liquidez. Com o tempo esse problema deverá ser minimizado.

Algumas surpresas positivas: SPRI3 (+7% só no Spread, +9,1% total), MRFG3 (+7,66%), INEP4 (+6,85%). Surpresas negativas: ABCB4 (-6,11%), MAGG3 (-5,95%) e, claro, RSID3 (-3,12%). Exceto Gafisa (+3,5%), estou com prejuízo em todas as outras grandes construtoras.

Por que uma alocação reduzida em ELPL4 e ENBR3? Devido à cotação elevada do papel, só pude comprar 100 ações de cada. Com o passar dos meses pegarei parte do aporte mensal para corrigir esse problema.

Valores:


Notas interessantes:

- Em fevereiro já recebi R$79,40 do PRSV11! Não esperava receber nenhum aluguel antes do meio de março!

- Se eu ler mais algum corno escrevendo "MAS VR, VALOR É MUITO MAIS QUE P/VPA LOL!" eu juro que mato um.

- Os aluguéis estão de volta, dessa vez turbinado por yields muito melhores! Possuo a firme expectativa de tornar meu portfolio com custos negativos.

- A partir do mês que vem vocês terão a informação mais importante que estavam faltando: a rentabilidade do mês de cada classe de ativo. Pra isso fiz um sistema de simulações de cotas de fundo que foram um SACO implementar na minha planilha TOSCA. Meu objetivo principal é calcular a correlação dos retornos dos FIIs/Renda Fixa/Large Value/Small Value.

É isso aí pessoal! Um mês épico! Rumo aos R$500k!

50 comentários:

  1. Parabéns, VdR!

    Certamente há muito a comemorar! Realmente um sinal divino! Vou abrir uma conta na Suíça e aguardar o meu sinal!

    E mais uma vez obrigado por dividir conosco sua estratégia de investimento.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Comprou um mico mes passou e teve 100% de lucro? :D

    Atc,

    mauro

    ResponderExcluir
  3. Parabéns VR!

    A nova carteira está muito bem diversificada e pronta para esta nova fase, com mais dinheiro e menos volatilidade.

    Com tantos ativos em carteira, ter uma boa planilha para acompanhamento é fundamental.

    Os rendimentos dos Fundos Imobiliários funcionam que nem ações. Eles tem um dia base (tipo a data "ex-dividendo").

    Agora com os FII e as diversas ações, prepare-se para ver bastante $$$ entrando na conta.

    Em Renda-Fixa, optou pela LTN 2015 mas a NTN-BP 2015 também oferece boas oportunidades no momento atual, de acordo com minha visão. (mesmo com o problema já citado por você sobre o duplo IR)

    Seria uma diversificação a mais, garantindo um certo retorno real para este ativo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. VR, bom dia!

    Um pergunta: quais livros vc leu sobre alocação de ativos?

    No meu caso, até o momento só li o do Richard Ferri (All About Asset Allocation), indicado pelo HC e pelo Guilherme do Valores Reais.

    Mais importante: parabéns pelo (mega) aporte e a possível aposentadoria mais cedo (ainda)!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns VR !!!

    Me diga, quais foram os tais números da loteria que vc acertou aí? XD hehehehe

    Sucesso!

    Investindo Futuro

    ResponderExcluir
  6. Olá VR

    Diga aí, foi vc que achou a mala com 300k que desapareceu no aeroporto em Brasília?

    abraço e parabéns pela carteira.

    I40

    ResponderExcluir
  7. Com este empréstimo garantido (do qual também não se fala a respeito) e mais aportes misteriosos de 250k e nem ia me preocupar em estudar finanças. Até títulos de capitalização vão te levar a independência financeira. rs

    ResponderExcluir
  8. Vc consegue 250K e aplica mais da metade em microcaps e smallcaps, algumas das quais são as piores ações da bolsa....cara, vc tem muita coragem....poderia ter colocado no tesouro direto e ganhar certo mais de 2000/mes líquido..

    Boa sorte..

    ResponderExcluir
  9. Caro VR. Acompanho seu blog desde meu início na bolsa, no final de 2009.
    Nunca havia postado nada. Apenas acompanhando mesmo. (E acredito que muitos sejam igual a mim, apenas acompanham sem se manifestar).

    Mas realmente, após esse post, eu não poderia deixar de comentar.

    Com certeza foi um mês épico para a história desse blog.


    O que vou ficar rachando a cabeça para tentar descobrir, é de onde veio esse "pequeno" aporte de mais de 100% rsrs.

    3 anos a menos de trabalho equivalem a no mínimo 10 anos de vida boa hahaha.

    Parabéns VR.

    Bons negócios.

    ResponderExcluir
  10. Olá VR,

    Ensina ai pra nós mortais seu segredo...com um portfolio deste tamanho e aplicando mais de 5K mes como vc tem feito sua meta está bem fácil agora de se alcançar...basta não perder muita grana na bolsa...

    Abs

    ResponderExcluir
  11. VdeR, parabéns pelo portfolio.

    Se estiver precisando de um sócio sério para continuar nesta empreitada que lhe rendeu 200k, tenho interesse. oliver () gmx , com - posso dispor de mais contas na suiça ;)

    No mais, sobre a estratégia (passiva) do P/PVA para compor o portfolio, sugiro que você teça maiores considerações sobre o tema a fim de clarificar os motivos que o levaram a seguir este modelo.

    Sobretudo no que se refere a contraposição com a Hipotese semi-forte do EMH. Também seria interessante vc explicar se houve algum estudo sobre validação estatística do modelo, em especial no que tange o fator data mining.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Olá VR,
    Parabéns pelo aposte deste mês, vc é o cara!!!
    A diversificação de sua carteira esta cada dia melhor, aprendo muito aqui neste blog.
    Vc é uma pessoa de coragem por investir 35 % em SMAl e MICRO CAPs, pois poderia fazer jogo duplo, ou melhor, quadruplo: Explico: São 4 classes, então 25% em cada classe.
    OK.
    mas esta muito boom assim tbem.
    Parabéns novamente. E espero suas visitas no Finanças Forever sempre.
    Forte abraço
    EvertonRic

    ResponderExcluir
  13. Bem, parabéns pelo novo patamar do portólio. Fui um dos que "jogou pedra" mas pesquisei melhor a questão do investimento passivo em ações e vejo que a idéia é bem fundamentada. Vou acompanhar, e, se os resultados forem consistentes, quem sabe até usar o conceito. Afinal, ficar lendo balanços e atualizando planilhas é um pé no saco, rsrs...
    Boa sorte para ti, de qq maneira, as emoções com certeza estão garantidas !

    ResponderExcluir
  14. Dá uma pista sobre os 250k. Foi imóvel vendido? Presente da família? Seria bom se pudéssemos ter uma idéia.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns!! mas... caramba, com 250k de uma só vez não tem portifólio que de errado, hehe. Por favor, sei que não é conveniente dizer de onde veio, mas poderia apenas dar uma pista do que seria? negócio próprio? dependo seria mas vantagem investir tudo nesta milagrosa fonte de renda do que na bolsa!!!

    ResponderExcluir
  16. Caramba , eu fiquei lendo os comentários e pensando o que perguntar sobre os 250k, mais no entanto vou é lhe parabenizar pelo feito... e sucesso nas próximas investidas!

    abços:
    ITM

    ResponderExcluir
  17. VR, sou fan do seu blog, sempre acesso no começo do mês. Olha só, como sugestão, já que você é anônimo, poderia postar como foi que conseguiu o dinheiro. Acho que aqui tem muita gente que faz o trabalho de formiga (igual você estava fazendo) pra tentar juntar 2 ou 3 mil a mais por mes... Ver que você ganhou tudo isso de repente, pode desmotivar as pessoas, que vão pensar "Como ele conseguiu tudo isso?". Então como você é anônimo, poderia revelar a fonte sem maiores problemas.
    O legal deste blog era acompanhar sua luta pra manter-se dentro das projeções e ver quais manobras você tentava mês a mês para ficar acima da projeção mensal. Por isso um aporte desse, sem nenhuma justificativa, tira um pouco o foco. É claro que com aportes como este você não irá ficar abaixo da projeção, por pior que seja sua estratégia.
    Então a minha sugestão é que você revele de onde veio o dinheiro ou então que exclua ele do seu portfólio. Aplique tudo em uma ação ou Tesouro Direto ou PIBB, enfim, mas mantenha a sua luta de formiga pra manter-se dentro ou acima das projeções, é isso que me motiva a vir aqui todo mês e ler, apesar de nunca ter comentado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. putz, impressionante como os comentários entre o último post e o de agora mudaram radicalmente.
    Olha, com relação a essa grana extra, não acredito que seja mérito nenhum (a não ser que tenha sido um investimento imobiliário bem feito). Fora isso ainda mantenho a minha critica com relação a manter 66% em PIBB11.
    Mas é isso ae!!!! Dentro de alguns meses espero vender meu atual apartamento comprado por 200k e espero vender por pelo menos 650k. Dai entao vou dividir com meu pai e fazer um "aporte" de uns 300k.
    Parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  19. tenho 1.000.000 investindo em ações, preciso de um marido.. Casa comigo?

    ResponderExcluir
  20. Os FIIs não seguem a mesma tributação dos PIBBs?

    Se sim, o que mudou para largar dos PIBBs e agora dar atenção aos FIIs?

    ResponderExcluir
  21. Parabens!

    Mas voce já pensou em utilizar a NTN-B para proteger da inflação com um premio em cima do IPCA?

    ResponderExcluir
  22. Lendo os comentários, teve um que disse que eram as piores ações da bolsa...Eu gostaria que ele apontasse as piores ações, são essas que eu gosto.

    Quanto a moça, que quer casar, favor enviar a foto, meu portifolio é parecido com o do viver ;)

    ResponderExcluir
  23. Eu ia responder alguns questionamentos, mas fiquei com preguiça de tanta burrice. Haja paciência VR.

    De fato este post foi épico, não pelo aporte consideravel, mas sim pelas informações repasadas, estas sim tem mto mais valor.

    Tem algum tempo que vc não posta artigos seus, análises, ensinamentos, etc, além da atualização mensal (sabemos que é por conta do tempo limitado).

    Então, este último post, tem tanta informação valiosa, tanta coisa na ''prática'', estrátegia se pondo a prova, enfim. Sinto falta de mais post como este. Mas ainda temos um longo caminho...rs.

    Parabéns pelo portfólio e PRINCIPALMENTE por dividir sua sabedoria de forma didática, séria, realista e objetiva.

    Enfim, chegamos no TD! Estava ansioso para ver... =)

    Abraços,
    Léo.
    Ps: Já tomei posse naquele concurso (falei que iria passar! =D ) E daqui a uns 3 meses começo a saga na bolsa mais seriamente e mais inteligente, sem aquelas maluquices que te contei na PETR4 (lembra dos 10k?...rs)

    ResponderExcluir
  24. Caramba! Tá robando no jogo VR! rs
    Toda vez brinco reclamando dos seus mega aportes, agora vc vem com um Puuuuuuuuta aporte! Assim não dá! Cadê os esforços brutais nos rendimentos? rs
    Concordo tb com o comentário do Luiz Campos.
    O que comecei a notar, é que a maioria dos blogueiros de finanças que acompanho ou já tem algum dinheiro ou ganham muito ou tem múltiplas rendas. Enfim, o cretinos dos assalariados, que são a maioria (eu tb, infelizmente) que investem pouco, perdem um pouco a crença da independência financeira. Eu ainda acredito e muito. Mas muitos que estão iniciando a trajetória e com pouco acabam desacreditados. Parabéns e fico feliz com seu sucesso. E tomara que aconteça algo parecido comigo tb!rs Mas é um a menos que juntou "a passos de formiga". Aliás, nao lembro de nenhum agora, pois sabemos que isso pode demorar uns 20 ou mais anos. E quem vai conseguir blogar por 20 anos? rs abs !

    ResponderExcluir
  25. 250K? Não sabe brincar, não desce pro play. :D

    ResponderExcluir
  26. Nos últimos meses eu só venho confirmando minha teoria. O patrimônio (seu, meu, de quase todo brasileiro) só cresce com aportes, o que, para quem consegue, é óbvio que é bom. Mas se a idéia é viver de renda, seria necessário fazer o dinheiro gerar dinheiro. E isso está bastante complicado, ainda mais se considerarmos a inflação recente. Tenho um montante acumulado e comecei a fazer um controle detalhado da renda nos últimos 4 meses, e percebi que apesar do montante crescer bastante, se você desconsiderar os aportes e abater a inflação a conta fica no vermelho. E viver de renda no vermelhor é impossível.
    Parabéns pelos 250K, se foi sorte ou competência não importa, vale os parabéns do mesmo jeito. Só me resta torcer pra algo parecido acontecer comigo (muito improvável) e que - principalmente - o cenário econômica permita investidores tirarem renda (bem) melhor que a inflação em um futuro breve.

    ResponderExcluir
  27. 1,54%+2,4%+4,2%+5% = 13,14% a.a

    isso ta errado.

    ResponderExcluir
  28. O engraçado é que eu me "vangloriava" de todos os meses me manter acima dos teus retornos. Realmente dessa vez acabou a graça. Parabéns por tudo o que tu fizeste.

    ResponderExcluir
  29. A origem do dinheiro vc já deu pistas em alguns posts anteriores. Herança.

    Parabéns pelo blog. Show de bola.

    ResponderExcluir
  30. Que massa! Show de bola, VR!

    ResponderExcluir
  31. VDR. Primeiramente parabéns. Esses acontecimentos também confirmam a minha teoria de que o "imponderável" muitas vezes resolve algumas coisas pra gente melhor do que o esforço e merecimento pura e simplesmente. Pode não ser o seu caso, mas que acontece, acontece.Às vezes me sinto o próprio Fernando Pessoa (Álvaro de Campos) em seu poema em linha reta. Só tenho uma dúvida: onde encontro esse raio de renda fixa que dá 10,54 líquido a.a.!? CDB de Bancos de varejo com muita choradeira e dinheiro dá 99% a 100% do CDI. Com a taxa básica agora a 11,75%, portanto CDI a +-11,64, em aplicações de 2 anos ou mais (15% IR) chega-se líquido a +-9,89 a.a. Qual é o pulo do gato?

    ResponderExcluir
  32. Algumas smalls (ou micro como você chama) que você encarteirou estão numa boa relação risco x retorno. Algumas com mais risco, mas achei bem balanceado. Tá mexendo com opças a seco? hehe..

    Abcs,

    ResponderExcluir
  33. Sinceramente, acho que vc não consegue uma rentabilidade tão boa. Seus ''gordos'' aportes fazem toda diferença....

    ResponderExcluir
  34. Olá VR, primeira vez que posto aqui apesar de acompanhar o seu blog desde os primórdios. Acho muito interessante a sua estratégia, inclusive segui por um tempo, uma estratégia semelhante, que eu li no livro Filosofias de Investimento do Aswath Damodaran, em que eu dividia o P/VP pelo ROE, potencializando os dois indicadores, posteriormente eu criava um ranking das empresas. Então eu gostaria se saber se você já leu o Livro : Investindo em Ações no Longo Prazo do Jeremy Siegel, traduzido pelo Bastter ? Na pagina 110, ele cita : "O uso do valor contábil agregado como uma medida do valor total de uma empresa é bastante limitado porque o valor contábil usa preços HISTÓRICOS, portanto ignora o efeito da mudança de preços no valor dos ativos ou passivos''. Você não acha que um indicador L/P com DY alto, não seriam melhores indicadores de valor ? Abraços e Suce$$o !

    ResponderExcluir
  35. Mauro,

    Apesar de você acompanhar o blog desde os primórdios, deve ter esquecido desse post: http://viverderenda.blogspot.com/2009/07/critica-do-livro-investindo-em-acoes-no.html

    Fama & French testaram diversos indicadores, P/VPA, P/L, DY, P/cash flow, etc., e descobriram que o P/VPA, além de ser o indicador mais estável (portanto com menos turnover), é o que teve o melhor retorno ajustado ao risco.

    ResponderExcluir
  36. Lembro de ter lido o artigo na época mas acabei lendo o livro somente agora, acabei não unindo uma coisa a outra. Mas de qualquer forma, acabei de ler o artigo e comentários novamente e não encontrei nenhuma discussão sobre P/VP ser melhor medida de valor do que L/P e DY . Já li o Retorno de Ações, do Flávio Kezam, sobre o modelo de Fama & French mas de qualquer forma queria saber a sua opnião :). E quanto a unir P/VP com ROE, o que você acha ? No livro do Damodaran, ele mostrou que este modelo também gerou retornos excedentes. Obrigado pelas suas respostas, é dificil encontrar alguém para discutir questões como estas. Abraços amigo !

    ResponderExcluir
  37. Caralho VR!!!

    Que reviravolta hein? parabéns!!!

    É aquele velho ditado: dinheiro atrai dinheiro!

    sucesso!!!

    ResponderExcluir
  38. Caro VR,

    Tenho 24 anos e há pelo menos 7 venho leeeentamente firmando comigo mesmo o meu maior objetivo: viver de renda.

    Porém até poucos meses apostava todas as minhas fichas em uma sólida formação acadêmica, noções toscas de poupança e o eventual sucesso de um empreendimento próprio em algum momento da minha carreira.

    Ou seja, sou um cara que em cerca de três meses terá finalizado um concorrido mestrado na área tecnológica, mas que não sabia nem como calcular juros compostos. Porém encontrei aqui a devida inspiração para iniciar estudos consistentes sobre como investir de maneira consistente.

    Apesar de ainda estar consultando livros e materiais voltados para iniciantes, sinto que cada material torna o próximo muito mais acessível.

    Estou certo que com tempo, disciplina e esforço serei capaz de analisar criticamente suas escolhas, colocar no papel meu próprio plano de IF, iniciar sua execução e contribuir com dúvidas/opiniões mais técnicas aqui no blog.

    Por hora fica apenas o meu muito obrigado =)

    ResponderExcluir
  39. Mauro: Na verdade o P/VPA é a medida de valor mais estável e, portanto, mais prática de se implementar. Com portfolios maiores e um turnover mais alto no caso de se utilizar o PL ou DY pode esbarrar no limite de venda de 20k mensal. A correlação dos indicadores, ao menos nos EUA, é muito alta (0.9), com exceção do DY que se sai um pouco pior. Unir dois indicadores só piora a questão do turnover e em praticamente nada melhora o retorno, já que a correlação deles é altíssima como já mencionei. Esse é um tema bem interessante e, pra variar, não é abordado aqui no Brasil. Se você quiser eu posso procurar umas monografias aqui sobre o tema.

    Mário: Grato!

    Mestre: São pessoas como você que me motivam a continuar com o blog. Saber que estou ajudando outros e EFETIVAMENTE os tornando mais ricos, DE GRAÇA, é muitíssimo gratificante. Fico muito, muito feliz com seu comentário! Muito obrigado! Se houver dúvidas não hesite em colocar aqui! Abraços!

    ResponderExcluir
  40. ... Show de Bola VR. Seria muito bom se um dia você postasse um artigo sobre o tema, acredito que seria de grande utilidade para muita gente. Realmente é um tema muito interessante, e um tipo de material bem difícil de se achar no Brasil como você bem disse, abraços e sucesso. Continue atualizando seus investimentos, independentemente dos comentários negativos, tem muita gente mais interessada na sua filosofia de investimento, do que saber da onde você está obtendo seus recursos.

    ResponderExcluir
  41. Acompanho e não é de hoje seu blog e depois deste post não tive como ignorar este novo "mistério".

    Quando vc fala do emprestimo garantido, até a gente relevava e entendia que não queria dizer, mas agora depois deste aporte, não tenho como continuar confiando no que escreve.

    Não há mágica num aporte deste tamanho e para quem acompanhava o seu blog, é um puta de um desmotivador ver ele participando do portifólio,pois entenda que seu blog é uma maneira de vermos que é possível para pequenos iguais a nós, ir galgando melhorias em nossos rendimentos.
    Sua tática de não expor a fonte dos recursos, só atrapalha você. Era preferível dizer a origem e o valor (mesmo que arredondando o mesmo), do que simplesmente dizer que apareceu com X k derrepente.

    Não vejo um horizonte bom para este blog daqui pra frente.A falta de transparência sua compromete a credibilidade daqui em diante dos seus posts. Ainda vou pensar se continuo a frequentar aqui, porquê diante desta falta de informação real, fica difícel de acreditar em mais alguma coisa.

    É o meu desabafo sincero e honesto.

    ResponderExcluir
  42. Para todos que acompanham o blog mensalmente, uma das coisas mais emocionantes era ver se você estava conseguindo permanecer acima da sua meta estipulada. Você finalmente passaria dos 200k? Será que no mês seguinte a bolsa iria cair ou subir?
    Eis que de repente você "infelizmente", para os leitores do blog, consegue um aporte de 250k... a sensação é como ver um jogo Brasil x Argentina, com a partida começando 5 x 0 para o Brasil... ou seja, perdeu bastante a graça de acompanhar sua conquista mês a mês, se é que me entende.
    Por outro lado, você não somou R$ 250 mil às suas economias. Você ganhou algo muito mais valioso: o tempo. Mais precisamente, três anos de um bem que dinheiro nenhum pode comprar.
    Assim, você poderia fazer o seguinte: em vez de se aposentar aos 42, agora você tem condições de reformular suas metas e parar de trabalhar aos 39, para fazer valer a frase "a vida começa aos 40".
    É o que eu e muitos leitores gostariam que você fizesse, para você começar mais cedo a aproveitar sua vida, e pelo bem do próprio blog.

    ResponderExcluir
  43. Eu não perco mais meu tempo com esse blog. O cara perde muitas horas escrevendo sobre inúmeras teorias de como alocar e diversificar o patrimônio. Aí, chega num belo dia e diz que recebeu 250k do nada!!! Isso porque antes já tinha recebido outra bolada.
    Não dá a mínima vontade de acompanhar um cara com essa vida de playboy querendo ensinar alguém a ganhar dinheiro com aplicações. Até porque o resultado com aplicações dele nunca foi expressivo. Eu consigo melhor e conheço alguns que também conhecem.
    Boa sorte com seus investimentos! Se bem que, desse jeito, nem você nem vai precisar de muita... Abraço...

    ResponderExcluir
  44. Senhores, tá na cara que foi uma ação judicial ganha com longa espera.
    Situações assim nos fazem chegar mais perto do sonhado milhão!

    ResponderExcluir
  45. Fala VR,

    O povo tá revoltado lol

    Eu sou mais um dos que visita o blog de vez em sempre e nunca comenta. Chegou a hora =)

    Na minha planilha de acompanhamento do crescimento do patrimônio, eu tenho a % de rendimento "esperada" por mês, o valor "projetado" do aporte, e o valor real aportado. O cálculo da % é feito sobre o Saldo anterior + aporte real.
    Dessa forma, se (supostamente) o meu objetivo para Abril/2011 fosse um saldo de R$ 20.000,00, e eu aportasse R$ 50.000,00, meu objetivo para Maio/2011 seria automaticamente ajustado para (50k + saldo anterior)*X%

    Não muda nada na sua estratégia, apenas elimina a diferença entre o saldo projetado e os aportes-monstro. Ou, na prática, mantém o seu saldo real "próximo" do saldo projetado.

    Isso tornaria o seu gráfico de acompanhamento útil. Ou significativo. Da maneira como ele ficou após os aportes recentes, não há mais sentido em tentar "bater" a meta do próximo mês. Você nunca mais terá essa dificuldade, se manter o mesmo modelo de acompanhamento da projeção.

    ...

    Obrigado, obrigado e obrigado =)

    Estou na crescente há aproximadamente 1 ano (aportes, rendimentos, manutenção), e, apesar de discordar de algumas opções que vc usa na sua alocação (tipo escolher empresas só pelo P/VP :-) aprendo DEMAIS em outras áreas.

    Continue firme!

    T3

    ResponderExcluir
  46. A patetada preocupada com a origem do dinheiro, mordida com a alegria/sorte do VR... muita falta do que fazer.

    O blog é excelente! As justificativas postadas mais ainda. Parabéns VR.

    ps: se fosse pra chutar a origem do dinheiro eu diria que foi um Bônus do seu trabalho. Pelo alto valor (e isso é sempre relativo) diria que trabalha em um Banco e que ocupa uma posição de analista sênior ou gerente jr. Sobre o empréstimo garantido pode (e eu acho que é) um empréstimo à familia/amigos com taxas competitivas (eu mesmo já o fiz e inclusive agiotei algumas vezes mas aí era de 10% pra cima).

    Abs
    Capa_Preta

    ResponderExcluir
  47. Haha, vamos abrir um blog pra tentar advinhar de onde veio do dinheiro do VR...; pelo menos ele vai se divertir com as hipóteses. Eu acho que ele converteu uma ação da berkshire hathaway que o pai dele comprou em 1967

    ResponderExcluir
  48. VdeR, tudo bem? Compreendo sua falta de tempo para o blog: é decepção. Depois desse post qualquer autor ficaria frustrado. Ao invés de discutir a essência, a maioria quer descobrir o trivial: quem é? como foi? de onde veio?

    Assim fica difícil.

    Na conversa com o Mauro você sugeriu a existência de algumas monografias sobre Fama & French. Elas existem? Se existirem, há alguma possibilidade de serem compartilhadas?

    Outra coisa: o Mauro fala sobre o livro do Flávio Kezam. Você já leu? Recomenda?

    Abçs
    TR

    ResponderExcluir
  49. Caro amigo VR, nunca escrevi em seu blog, acompanho ele faz uns dias que leio ele fielmente, muito motivado em saber que vc como todos nois seres mortais começaram do ZERO, estava lendo sempre muito emocionado com suas conquistas e conhecimento em finanças e sobre a bolsa de valor, torcendo a cada mês sobre suas conquistas, torço muito pelo seu sucesso financeiro e sua independência, bom mas indo direto ao assunto... como muitos aqui gostaria de demonstrar meu descontentamento e minha descrença sobre a real situação pois, ja ficava com a pulga atras da orelha quando vc falava em "JUROS GARANTIDO DE 2% AO MES", mas até ai tudo bem, e 2008, vc começou com aportes de 2k, tudo bem que (não sei do que vc trabalha) vc ao longo do tempo curto vc conseguiu aumentar seus aportes para 5k??? e ainda vc nos surpreende com 250k aparecendo do nada (tipo mágica????) bom só sei que se algum político olhar esse blog irá se interessar nessas táticas na hora e irá te contratar com uma ótima remuneração, ou então espero que algum assessor da Dilma, contrate como ministro da economia e salve esse país...kkk, mas papo sério agora meu amigo, esse blog é super interessante, o legal é que no começo das postagem "todos" "nos" tenta seguir seu exemplo, pois vc torna uma inspiração para todos nós, mostrando que esse sonho é possível e alcançado... mas posts como esse com rendimentos astronômicos surgindo como mágica tipo mais que 100% do patrimonio( desse jeito vc vai ficar bilionário e não milionário)... sinceramente nos desestimula muito, pois nem todos nois( simples mortais)sabe fazer mágica....

    msn: maicon_oliveira1@hotmail
    Representante Comercial

    ResponderExcluir