quinta-feira, 31 de março de 2011

Atualização Mensal: Março 2011 (R$480.362,91, +R$25.133,00, +2,98%)

Esse mês para mim foi um mês de novidades: ler resultados trimestrais e torcer por uma empresa como eu torço pelo meu time. Perder mais algum tempo calculando valores de quotas a cada nova compra. Abrir diariamente o home broker pra ver as maiores altas e maiores baixas, bem como o site da CBLC pra ver que papéis foram alugados e que aluguéis foram liquidados. Acima de tudo, ver o patrimônio líquido ao final do mês e se assustar. Quase meio milhão de reais. Vocês leram essa palavra? MILHÃO. R$500.000,00 pode comprar um apto de 50m² no Leblon, mas pra mim esse valor representa muito mais: representa sonhos, suor, sorte e acima de tudo a expectativa de um futuro tranquilo, de obter a tão sonhada independência financeira. Mas vamo que vamo, pois o horizonte é longo e o caminho é tortuoso...

Esse acréscimo de ~R$25.000,00 é explicado não só pelo retorno do portfolio, mais também pelos aportes significativos, afinal apliquei 2 salários (só recebi o salário de fevereiro em meados de março) e 4 meses de trabalho que recebi de vez da minha segunda fonte de renda (que totalizou 3k). Com isso, estou 5,52% mais rico que o mês anterior e com 100% a mais de trabalho pra fazer a atualização mensal!

Patrimônio líquido:



Graças a minhas incríveis capacidades computacionais, agora vocês podem enxergar alguma coisa desse gráfico, que, por não estar em escala logarítmica não explica muita coisa. Essa barra vermelha em breve será eliminada.

Portfolio:


A grande maioria dos aportes e reinvestimentos foram dirigidos ao portfolio Small&Micro Cap Value, objetivando a alocação 10/20/35/35.

O retorno do portfolio no mês foi de +2,98%.

Portfolio Mid-Large Value:


Conforme planejado, desfiz-me de 150 quotas PIBB a R$92,30 cada, e com esse dinheiro comprei:
  • 1000 KLBN4 (Klabin) a R$6,00 cada.
  • 100 SUZB5 (Suzano) a R$13,98 cada (não me esqueci delas)
  • 300 GOAU3 (Gerdau) a R$21,91 cada.
Apesar de GOAU3 não fazer parte do índice MCLX, preferi o mesmo a GOAU4 pois, além de serem exatamente a mesma empresa, pagam exatamente o mesmo dividendo, sendo a primeira mais barata por questão de liquidez. Como eu estou me fodendo pra liquidez, paguei mais barato e vou aproveitar os dividendos maiores proporcionalmente. Por sinal, a ação afundou mais de 3% desde que eu comprei ela.

Com um dos aportes eu também comprei 100 CPLE3 a R$37,01. Eu não tinha perspectiva nenhuma de fazer compras com aporte nesse portfolio esse mês, mas quando vi no HB um leilão gigante jogando o preço lá pra baixo resolvi aproveitar a oportunidade, que até então tem valido a pena uma vez que 3 dias após a compra a ação já está valendo R$39,49. Os motivos de ter comprado CPLE3 ao invés de CPLE6 são os mesmos de GOAU3.

O retorno do portfolio do mês foi de +4,17%, ante +1,79% do Ibov e +2,15% do MCLX. Esse retorno é explicado pois, apesar de possuir boa parte em PIBBs (que renderam +1,46% no mês), eu possuo as 4 ações com maiores altas do Ibov no mês (BRTO4, SBSP3, TMAR5, CESP6).

Portfolio Imóveis:


Sem novidades por aqui. Reapliquei os aluguéis no portfolio Small Cap e devo demorar uns meses até fazer uma nova aplicação por aqui.

O retorno do portfolio de imóveis no mês foi de +2,08%.

Portfolio Small-Micro Cap Value:

Esse mês eu fiz o meu primeiro rebalanceamento forçado: vendi as BPNM4 que tinha comprado a R$5,54 por R$5,65, pois aparentemente após o último balanço o P/VPA do banco foi para 7, totalmente estranho. Com essa grana eu, após muita raiva e dias com ordens não executadas, comprei 600 IDVL4 a R$8,02 cada, para nos dias seguintes ver a ação explodir para R$9,02 e ainda ganhar um direito de subscrição de brinde.

Também foram compradas 400 BICB4 a R$11,43 cada e 100 CLSC6 a R$41,69 cada.

A JHSF3 foi sem dúvida o foguete do mês, explodindo 29,23% em um movimento digno de investigação pela CVM. O mico do mês foi POSI3, caindo -19,92%.

O portfolio teve um retorno de +3,23% no mês, ante +6,27% do SMLL. Já notei que as micro-caps possuem baixíssima correlação com a movimentação normal do mercado, então esperem números bem diferentes do SMLL nos próximos meses.

Valores:

Devido ao aumento significativo do meu patrimônio no mês anterior, resolvi calcular o retorno do portfolio mês a mês, inserindo o sistema de cotas que é um porre de se controlar (a cada retirada ou aporte as quotas precisam ser recalculadas), mas importante pra saber como a minha estratégia se sairá no longo prazo, além de fornecer ao longo do tempo todo tipo de informação interessante como correlação, desvio-padrão, etc.

Vejam que os aluguéis as ações pagam totalmente minha corretagem e, mesmo se considerarmos os emolumentos, a "taxa de administração" do meu portfolio está negativa, como eu já previ na atualização do mês anterior.

Desde já peço desculpas pela minha ausência nos comentários! Leio todos, mas tempo pra responder...

Rumo aos R$500k!

43 comentários:

  1. Parabens pelo portfolio e pelo retorno.

    Vc usa um sistema de cotas único para todo o portfolio ou tem um sistema de cotas separado para as ações ? Eu uso também um sistema de cotas único para o portfolio mas é bem tranquilo, só copiar e colar e entrar com os valores finais que a planilha recalcula as cotas sozinha.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Inv. e Fin., possuo 5 cotas, uma para cada portfolio e outra global. Pra cada ação seria algo muitíssimo mais chato de se fazer e com pouca utilidade prática.

    O cálculo em si também é automático, o problema é quando você por exemplo usa um aluguel pra comprar uma ação, quantas quotas foram retiradas? Aí tem que manualmente dividir o valor pela quota atualizada e diminuir das quotas. Como o $ que cada portfolio "bota pra fora" dificilmente é aplicado no mesmo portfolio, faz-se necessário o cálculo para retirada e adição de quotas no portfolio respectivo.

    ResponderExcluir
  3. Obviamente, se houver um método mais fácil por favor me informe, apesar de que essa tarefa é a ideal para o Henrique!

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
  4. VR,
    Claro que é gratificante, mas o seu trabalho, tempo pra cuidar dos investimentos depois que vc decidiu deixar de investir só em PIBB11 deve ter aumentado violentamente.
    Depois me diz aproximadadement qto tempo em horas vc está gastando no mês para cuidar do seu MEIO MILHÃO (gostou agora né?rs).
    abs!

    ResponderExcluir
  5. Ah, e como está reagindo na questão emocional de ter que fazer tantas compras e vendas e cálculos tb.

    ResponderExcluir
  6. Para quem está acompanhando o blog a muito tempo é bem gratificanete ver um post como esse, apesar de não ter mta informação ''teórica'', somente uma atualização mensal, mas de fato está muito interessante, pena que as postagens são só de mês a mês! Apesar de não nos conhecermos, fico feliz por vc, sinceramente! =)

    Em relação ao TD, VR, não comprou as LTNs? Se não, qual o motivo? Poderia dar uma pequena pincelada sobre sua estratégia no TD (apesar de não ter mto pra onde ''correr'')? Estou curioso, pois, creio que semana q vem, no máximo, devo estar entrando com 40k no TD. Minha intenção preliminar é alocar 20% na NTNB Principal 150515 e o restante na LTN 010115. Pelo que li, principalmente no blog do Henrique, creio que é um caminho razoável.

    Aproveitando, mês passado deixei uma dúvida, se tiver algum tempo para responder os comentários, vou colocar ela novamente:

    ''@VR,
    Estava analisando algumas ações suas e me deparei com uma dúvida, pq não escolheu CESP3 ao invés de CESP6, sendo que a primeira possui p/vp de 0.88 e a segunda de 1.07 (dia 16/03)?

    E o mesmo para TMAR6 ao invés de TMAR5, sendo que a primeira possui p/vp menor, ou então EBTP4 que das três possui o menor.''

    Forte abraço,
    Léo.
    Ps: p/vp = p/vpa ?

    ResponderExcluir
  7. Realmente manter 5 sistemas de cotas é duro...eu mesmo quase sempre reaplico os rendimentos de uma classe na outra. Eu mantenho só um sistema de cotas global. O rendimento de cada classe individual eu calculo manualmente no fim do mês; tem uma margem de erro eventual pequena mas isto é irrelevante pois eu tenho certeza que o rendimento global do portfolio está correto e o rendimento individual é secundário.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo retorno e principalmente pela persistência! Como você mesmo disse esse valor acumulado poderia comprar um apartamento no Leblon, mas só a satisfação de ver o sonho da independência financeira se aproximando já compensa tudo! Um abraço, Rafael. Meu blog: www.ricoporacaso.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom post. É possível juntar dois milhões e viver dos dividendos. Com essa grana é possível sustentar duas amantes tranquilamente....

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Viver de Renda!!!
    Vc merece meu caro. Apesar de tudo, vc esta no caminho certo. Digo tudo, pois no mês passado tivemos uma grande discução nos comentários, sobre seu aporte magnifico.
    Eu não quiz ficar descutindo muito porque não faz parte de minha ossada. Comentei apenas para se ter cuidado com as micro-caps. Liquidez e tal.
    Considero que seu meio milhão esta bem administrado, porém me faltou um pouco de atitude perante as bleu chips. Algo que esta ia, existe, e temos que considerar, não dá para apenas esquecer e investir no longo prazo em small e micros. O risco é muito maior e seria uma loucura precisar vender algo e não conseguir por falta de liquidez. A vida as vezes é ingrata. CUIDADO !!
    Bom, referente a rentabilidade deste mês. Magnifica, muito bom mesmo. Mais de 2% em um único mês.
    Parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal! E pensar que em alguns anos vou chegar ao meu meio milhão também, ha se vou! hehehe!!!, sou um admirador seu , segue o seu próprio método um método ousado e vem se dando muito bem! Parabéns e sucesso e estarei sempre por aqui acompanhando o blog e quando eu chegar lá nos 500k eu aviso rsrs!

    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  12. VR

    E pensar que te criticaram por comprar JHSF3, hein.

    cadê o cara do post agora?

    Parabéns e sucesso, estratégia espetacular.

    I40

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. VR,

    Eu, Lord Heavy Metal Vader, convoco vc para o lado Negro da Força! Te desejo uma maldição, cavaleiro Jedi: que logo apareça outro aporte de 250.000,00 em sua vida! Kkkkkkkkk...

    Parabéns pelos números e disciplina, VR. Se vc tem 1 milhão ou 100 mil reais é um dado. Mas se vc remunera seu capital acima de 1% ao mês, isso sim é resultado. Uma opinião sua: qual papel do setor de celulose vc acha que está mais atrativo (com bom valuation)?

    Em tempo: sugiro aqui um encontro futuro entre nós, blogueiros de investimentos (IF, HC, VR, ID, I40, VBI, Evertonric, o pequeno investidor, etc...), para um dia de reunião e discussões sobre estratégias de investimentos - e também para contarmos nossas histórias. HC, claro, seria o anfitrião (até porque gosto do Rio de Janeiro). Fica aqui a idéia.

    ResponderExcluir
  15. nem da minha ossada... rssss... imagina meu fêmur nessa história... #aiquedor...

    ResponderExcluir
  16. AnôMiNo, não entre nesta discuÇão :-)
    Da nossa alçada é parabenizar o VR, que em breve vai ter que mudar o nome do blog para "jornada para se tornar independente aos trinta e poucos" :-D
    Grande estratégia, e grande implementação (apesar do esforço)

    ResponderExcluir
  17. Estou com Lord Heavy Metal.
    Um encontro seria bem legal. Falar sobre dois temas que me atrai e muito; investimentos e blog.
    Tbem tem o Guilherme dos Valores Reais, e o Jônatas do Efetividade.blog.
    Time completo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Argh...comentei um texto grandão aqui e perdi tudo....

    Vou simplificar neste.

    Parabéns pela evolução do portfólio VR! A disciplina com os aportes é impressionante. Foco total!

    Abração!

    ResponderExcluir
  19. Aff, finalmente arranjei um tempinho pra me dedicar aos comentarios do blog! Vamos la!

    Inv. Def.: De fato aumentou bastante, mas por pura vontade minha. Na verdade a questao emocional eh que esta fazendo esse "trabalho" a mais. Esse mes de marco me lembrou muito o primeiro mes que investi na bolsa, atraves do fundo PIBB do banco real no inicio de 2008. Eu todo dia esperava dar meia noite para acessar o site do banco e ver o valor da quota. Praticamente no mes inteiro de marco eu fiquei no trabalho com o HB aberto, acompanhando cada acao, pra ao final do dia atualizar a tabela e ver como que cada portfolio estava se comportando comparado ao benchmark. Esse tipo de ansiedade é normal, mas me preocupei em dar uma relida nessa parte behaviorista dos investimentos e os principais erros que sao cometidos. Manter a passividade e seguir estritamente o metodo estabelecido previamente é vital, caso contrario corro o risco de virar mais um fundamentalista fazendo swing trade.

    Dito isso, é complicado precisar o numero de horas gasto. Caso eu nao tivesse o pibb, o unico trabalho é, ao final do mes:
    1- Verificar se alguma empresa preencheu ou deixou de preencher o criterio de p/vpa.
    2- Dado um tempo razoavel (6 meses, 1 ano), rebalancear o portfolio tanto internamente quanto externamente.
    3- Fazer o aporte do mes no portfolio que estiver mais abaixo do estipulado.

    Isso nao deve tomar mais do que 1 hora por mes, possivelmente menos.

    Vida Boa: Bom saber que ainda está vivo! Obrigado!

    Leo: Também estou muito feliz por voce, tanto pela questao do concurso quanto por ter comecado pra valer a formar seu portfolio! Foi muito gratificante pra mim aquela conversa que tivemos!

    Quanto ao TD, enquanto eu puder deixar o $ no emprestimo eu vou deixar, pois a rentabilidade obviamente é maior. Estou pensando em deixar 50/50 LTN15 e NTNB15, 100% NTN15, vai saber. O que eu tenho em mente é que a funcao do TD é mais diminuir a volatilidade do que qualquer outra coisa, entao nao quero pegar nada com prazos muito longos. Tem uns estudos recentes mostrando a variacao da correlacao dos titulos publicos americanos de curto prazo e de longo prazo que mostrou que a relacao risco/retorno definitivamente nao é linear na renda fixa, mas isso nao é assunto que da pra debater em comentario.

    Voce está certissimo quanto a CESP3, quando tiver terminado o PIBB certamente vou trocar a CESP6. Ja TMAR6 possui liquidez essencialmente nula, sendo praticamente impossivel se investir nela mesmo para os mais pacientes.

    E sim, p/vp = p/vpa.

    ResponderExcluir
  20. Inv e fin: Se a margem é pequena, nao vejo problema.

    Rafael: Com certeza, na verdade a questao do Leblon foi so uma ironia pra se ver como que estao irreais os valores dos imoveis em alguns lugares.

    Anonimo: Viver dos dividendos nao, VIVER De RENDa kkk. Eu prefiro com esse dinheiro nao sustentar mais ninguem.

    Everton: Muito obrigado, meu caro! Entenda que nossa discussao foi eminentemente tecnica, acho voce um cara fantastico e dedicado, o que nao me impede de dizer "na lata" quando eu nao concordo com alguma ideia, texto ou posicionamento.

    Small e Micro é isso mesmo, liquidez menor e risco maior, mas obviamente o mercado precifica isso e por consequencia encontramos acoes mais baratas, portanto com maior retorno. O almoco nao é gratis, mas certamente é mais apetitoso. Nao invisto em micros sem a minima liquidez (1 trade por mes, coisa do tipo) pois eu preciso do mercado pra controlar os precos e nao me deixar comprar fusca a preço de ferrari.

    Investindo todo mes: Com certeza, lembre-se: Independencia financeira nao é crenca: é algo inevitavel preenchidos os requisitos necessarios. Muito obrigado e parabens pelo blog!

    I40: Pois é, a JHSF3 poderia ate ter caido mas a meu ver a estrategia continuaria correta.

    Heavy: hahhahaha se isso for maldicao quero ser amaldicoado todo mes!!

    Bem, quanto ao setor de celulose eu nao tenho a minima ideia, assim como todos os outros setores. Minha bola de cristal continua embacada como sempre. Esse encontro seria interessante, o problema é operacionalizar isso tudo. Como o unico milionario do grupo, sugiro que voce pague todas as despesas kkkkk.

    Anonimo: wat

    Anonimo: Hahhahaha quem dera! Ainda tem MUITOOOOO chao pela frente.

    Henrique: Obrigado! Nao vi a sua atualizacao do mes passado. Sera que me passei? Nao vá ficar metido só pq vc apareceu no jornal kkkkkkk.

    Por falar em jornal, ja que vc é entendido de FIIs, me explique o porque desse preco do fexc11b... é por causa da nova subscricao? Quem tiver a resposta sinta-se a vontade de responder.

    Abracos a todos e excelente resto de fds!

    ResponderExcluir
  21. VR, bom dia,

    Estou começando a vida de blog agora, e já quero dar meu pitaco:

    A expectativa de retorno do seu portfolio, aprox. 14% a.a., é uma expectativa adequada ao longo prazo, contudo veja bem, como você próprio citou swing trade: cada operação de ST tem target de 5-10%, logo, três operações bem sucedidas durante todo o ano dariam todo o seu retorno, com quatro você pagaria corretagem e IR.

    Li todo o seu blog, F&F etc., e me parece algo bem estudado e embasado, mas talvez você pudesse obter retorno maior com pouco trabalho adicional.

    Conversaremos mais nos próximos meses!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  22. Voce esta pagando aquela taxa de custodia sobre as carteiras maiores que 300k? http://portaldoinvestimento.terra.com.br/blog/taxas-nos-investimentos-em-acoes-55

    ResponderExcluir
  23. Viver de Renda,

    Você poderia disponibilizar ou produzir um post se tiver tempo para ajudar nós leitores a montar uma planilha de controle no excel?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Aproveitando que você está respondendo, vou perguntar também: estive olhando as suas small e micro-caps e levei um susto: e essa BRIV4 com P/VP de 20,07?!?! (site fundamentus) Vai se livrar dela?

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, Viver de Renda!


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  26. Valew Viver de Renda, grato por respnder meu comentário. Tambem o considero muito dedicado e o admiro.
    Dedicado vc é mesmo, da pra imaginar quantas horas de estudos estas dedicando nas empresas que esta comprando papeis.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Pessoal, vi que grande parte do grupo tem fundos imobiliarios em suas respectivas carteiras... Alguem sabe o que esta acontecendo com o Fundo da Rio Bravo (FFCI11) ? Em pouco menos de um mes saiu de 1.50 para algo como 1.80 (valores de hoje), ou quase 20% de valorizacao sendo que o dividendo ficou muito estavel ?

    Alguem tem algum palpite ?

    Abs

    ResponderExcluir
  28. VR, muito legal seu blog. Sobre a dificuldade de encontrar literatura e gente que pensa sobre o assunto... Tem um livro que me ajudou muito, sobre análise fundamentalista, "Investindo em Small Caps" do Anderson Lueders. Ele também tem um yahoogroups pra discussão de ações, acho que vale a pena conferir.
    Abraços, e nem preciso desejar sorte que já tô vendo que a tua estratégia tá evoluindo bem...

    ResponderExcluir
  29. Vder,

    Você tem ciência de que a estratégia do múltiplo PVPA <1 possui retorno médio abaixo do mercado considerado os últimos 15 anos? Ou vc também não considera os resultados estatísticos em relação à série amostral da Bovespa?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  30. Oliver,

    Lembre-se que minha estratégia não é investir em PVPA < 1, e sim o tercil com menor PVPA de um índice.

    Ainda assim, estou muito curioso em saber de quais estudos você tirou esse dado, pois TODA a literatura que eu tenho fala o contrário.

    Tanto os autores estrangeiros que investigaram o value investing no mundo inteiro e descobriram que funciona em virtualmente todos os países (a exceção foi a Itália), quanto os autores brasileiros que investigaram o fator de risco no Brasil (Mescolin, Braga e Costa Jr em 1997, Mellone Jr. em 1999, Rodrigues em 2000, Costa Jr. e Neves em 2000, Ramos Picanço e Costa Jr. em 2000, Rostagno Soares e Soares em 2003) confirmaram o p/vpa como fator de risco e com resultados superiores às estratégias de crescimento.

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
  31. O "menor que 1" foi por motivos quantitativos de valor aproximado para seleção da carteira. tendo em vista também que é o único parâmetro conhecido que vc utiliza para a seleção dos ativos.

    Mas considerando um baixo PVPA com desvio médio de 1, não há diferença significativa nos resultados, ou seja, a conclusão é a mesma de que não há retornos superiores.

    A fonte são estudos empíricos, considerando uma base de dados desde 1994 das ações da Bovespa. Mas se quiser tenho um estudo publicado pela rev. Mackenzie que se assemelha com os resultados obtidos (http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/RAM/article/viewFile/1816/2483)

    ResponderExcluir
  32. amigo, quais ferramentas voce recomendaria para alguem que quer operar mini indice ?
    um abraço
    parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  33. Putz...o artigo que o Oliver postou acabou com a estratégia do VR. Ou será que o VR vai dizer que o artigo é um lixo, que os autores nao sabem de nada, que os resultados sao mediocres bla bla bla...como sempre faz quando alguém posta algum artigo com resultados diferentes/melhores que os seus. E aí VR, vai baixar a crista pelo menos uma vez na vida, e reconhecer que a sua estratégia nao é a melhor do mundo?

    ResponderExcluir
  34. Vai ser interessante o próximo post...

    ResponderExcluir
  35. Oliver,

    Desde já quero agradecer pelo paper citado. É exatamente esse tipo de troca de informações que eu procuro nesse blog.

    Eu achei o paper bom, mas com alguns problemas:

    1) Não foi controlada a variável tamanho. Ainda que seja um fator de risco distinto, o mesmo, de acordo com F&F, influi na rentabilidade da ação. Portanto, dada a base de dados pequena que é a brasileira, é fundamental separar esse fator de risco para nao correr o risco de uma acao com alto pvpa ter um retorno maior justamente por possuir um tamanho menor.

    2) Tem algo muito errado com o retorno de TODAS as ações. O retorno do período 95-06 do Ibov foi mais de 20% a.a. Ainda que o retorno do paper seja real (foi deflacionado o IPCA, que beirou +-6% no período), os valores estão absurdamente baixos, na faixa de 2-3% a.a.

    3) A questão do retorno alto para pvpas >3 tem uma alta probabilidade de ser explicada pela baixa amostragem. Os próprios autores ressaltam isso.

    4) A literatura brasileira e internacional de forma maciça conclui pela existencia do p/vpa como fator de risco em inúmeros estudos. Apenas pra exemplificar, Rostagno, Soares e Soares pegaram praticamente o mesmo periodo do seu paper (95-03). A conclusao segundo segundo eles proprios "Os resultados apontaram, de forma consistente com estudos anteriores[...], evidencias de superioridade dos rendimentos das estrategias de valor em relacao as de crescimento no mercado brasileiro".

    Segundo Marcelo, Edgard e Maristela, estudando o periodo 95-00, sobre o p/vpa: "valor patrimonial/preço: essa foi uma das variáveis mais estudada entre os autores apresentados na revisão bibliográfica. A maioria desses autores encontrou uma relação positiva para essa variável, sendo a mais significativa na explicação da rentabilidade das ações. O coeficiente encontrado para essa variável, neste estudo, foi também positivo e muito significativo, contudo foram os coeficientes das variáveis lucro/preço e valor de mercado que se apresentaram mais significativos".

    Portanto, achei o artigo bem interessante. No entanto, mesmo na área de finanças não é incomum se achar estudos com a mesma base dando conclusoes diferentes. Tendo em vista que a gigantesca maioria dos estudos aponta pela existencia do p/vpa como fator de risco nao so no Brasil como em praticamente TODO O MUNDO (exceto italia), acho muito mais provavel ter havido pelos motivos acima apontados algum erro no calculo do artigo contrario do que todos os outros autores terem errado de forma consistente. No entanto, se mais estudos surgirem condenando o p/vpa aí sim é algo passível de mudança de minha parte. Como o p/vpa já foi algo extensivamente estudado acho difícil isso acontecer, mas quem sou eu pra querer prever o futuro.

    ResponderExcluir
  36. VR,

    tinha feito um mega comentário e perdi tudo, mas vou condensar os pontos mais importantes:

    1) Não foi diferenciado o que era size premium de value premium, mas não entendi seu raciocínio: se o retorno fosse explicado pelo size premium, qual a diferença de investir em valor então? Seria interessante, curioso, mas não vejo tanta relevância, já que o fator valor deveria adicionar retorno em excesso por si só.

    2) Descontando o IPCA do Ibov, entre Jan/1995 e Jan/2011, chegamos a 260,18%, anualizado corresponde a 6,16% a.a. de retorno real, em linha com o apontado no estudo para as ações de PVPA mais alto. É importante notar que os autores excluíram ações com rendimentos muito superiores ao restante da amostra, o que justifica em parte a diferença observada. PS.: o Oliver te alertou justamente para esse risco de retorno menor que o mercado para PVPA baixo.

    3) Amostra pequena por causa da população pequena. Mercado brasileiro é uma formiga perto do norte-americano/europeu/pacific rim. Temos que trabalhar com o que temos.

    4) Texto citado por você: "os coeficientes das variáveis lucro/preço e valor de mercado que se apresentaram mais significativos", citação livre do blog: "o retorno das ações no longo prazo nunca será maior que a inflação + crescimento dos lucros". Se é o crescimento dos LUCROS que explica o rendimento das ações, por que diabos usar PVPA exclusivamente então?

    Notas:
    . Sou investidor de valor também, apesar de sonhar em ser acionista do próximo Facebook.
    . A teoria na prática é outra. CUIDADO. Quinze(15) anos parecem bastante tempo na vida de alguém, não? Pense 15 anos atrás, você era uma criança. Agora observe:

    CDI vs. Ibov de Jan/1995 a Jan/2011

    CDI composto: 1814.36%
    Anualizado: 19.86%
    Desvio padrão: 0.73

    Ibov composto: 1420.85%
    Anualizado: 18.04%
    Desvio padrão: 9.38

    O mercado eficiente do jeito que é recompensou o investidor da bolsa pelo risco quase 13 vezes maior? Dificilmente. Será que ser passivo na bolsa brasileira compensa? Não sei, mas com alternativas como NTN-B e LTN pagando o que estão pagando, não dá vontade de ficar na bolsa estabilizando preço pros outros não.

    .Você adora Ferri pelo visto, já que ele também é um defensor ferrenho de value investing, mas cuidado, porque galo que segue pato morre afogado(quero dizer que o mercado lá é diferente do mercado aqui, há outros drivers e atores cujo comportamento pode ser aproveitado de outras formas). O que fazer com 70% do patrimônio em ações em um mercado como 96-2003? Oito anos pra sair empatado não dá. Depois do bull de 2003-2007, não espero retornos maravilhosos do mercado acionário, especialmente dos seus índices, ainda mais com essa conversa de Grécia defaulting, Portugal, etc... Talvez não seja o melhor momento pra deixar dinheiro dando sopa na bolsa esperando dias melhores!

    Grande abraço,

    nãoquerotrabalhar

    ResponderExcluir
  37. Catzo! como é fácil perder os comentários no blogspot.... agora foi minha vez.

    De novo:

    @ nãoquerotrabalhar

    1) Vc acha que este histórico do CDI com juros estratosféricos vai se repetir nos próximos 15 anos ?

    2) Não estaria a incerteza com relação a Europa (em especial a Espanha) e a dívida pública dos EUA já precificada gerando assim uma oportunidade de compra ?

    Eu também não sei. Por isso estou estudando cada vez mais asset location.

    ResponderExcluir
  38. Major,

    1. Eu particularmente não acredito que vá se repetir não, mas olhe por exemplo o ano passado, quem se ateve ao Ibov saiu empatado, CDI não. Em um portfólio de quase 500k a diferença é 50 mil. É algo para pensar.

    Eu não sou fã de renda fixa não, pelo contrário, sou investidor da bolsa de carteirinha e acredito muito no mercado acionário, só é bom checar os dados pois a gente fala, fala, fala, mas às vezes os números mostram coisas diferentes.

    O mais complicado disso tudo é que a volatilidade não é meramente flutuação nos preços, ela e a inflação arrebentam com os portfólios no longo prazo, e a renda fixa tem essa vantagem tremenda(baixa volatilidade).

    Para ilustrar: em 2003/2004 a bolsa foi de ~12k pontos para ~26k pontos, retorno de mais de 100%, certo? Errado. Graças à bendita volatilidade, o coitado que entrou na bolsa com muita grana em 1999/2000 só foi obter retornos após 2005/2006, mesmo com esse rally fantástico no meio.

    2. Sinceramente não sei. Logo depois do investment grade a bolsa deu um pulo fantástico, falava-se em 85k pontos até o fim do ano, etc., mas olha no que deu, estamos patinando nos 67k até hoje.

    Se você me perguntar se o mercado como um todo está barato comparando com os preços de 2040, eu acho que sim, provavelmente você vai ter ótimos rendimentos até 2040. Mas eu não vou comprar todas as minhas ações agora e esperar pacientemente até 2040, primeiro pois não tenho toda a grana hoje, segundo que vou poupar mais e fazer compras sucessivas a preços variados, terceiro que a bolsa deve andar de lado por um tempo(a bolsa estava em 13k em 2003, foi pra 67k em 2011, corresponde a mais de 5 vezes o preço de 7-8 anos atrás, completamente sem noção, já que nem o PIB per capita nem os lucros por ação cresceram tanto de lá pra cá). Acredito que os preços de forma geral vão ficar flutuando sem força para cima e para baixo e enquanto isso as empresas vão aumentando os lucros, reduzindo os P/Ls das ações, até ter força suficiente para dar outro pulo como o de 2003-2007.

    O porquê de acreditar nisso é a própria história da bolsa, que embora não vá se repitir, nos abre os olhos para alguns padrões familiares de emoções e forças(afinal quem compra e vende é humano e a gente é muito repetitivo). De 1995 até 2011, a bolsa "andou de lado" quase 60% do tempo(9 em 16 anos), e dá pra ganhar dinheiro nesse tipo de mercado, só que não com o Buy and Hold.

    Vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  39. Nao quero trabalhar,

    Desde já peço desculpas pela brevidade do comentário, estou realmente sem tempo.

    Seu comentário em geral é permeado de recency bias e de uma aparente surpresa para uma característica básica da renda variável que você aparentemente conhece suficientemente bem: ela varia, subindo, descendo e andando de lado, às vezes por longos períodos. Não há nada de errado ou anormal nisso.

    1) O value premium poderia existir caso as ações com p/vpa maiores fossem em sua maioria ações "menores", do mesmo jeito que o beta escondeu o value e size premium por um bom período.

    2) Talvez seus cálculos estejam errados, pois Henrique do HC fez um artigo aqui pro blog (http://viverderenda.blogspot.com/2010/11/como-projetar-o-retorno-esperado-do.html) e o retorno real de de 07/94 até 07/11 foi de 10,75% a.a., bem distantes dos 6,16% a.a. Se os cálculos dele estiverem errados por favor me informe pra eu corrigir o artigo, como mencionei acima eu realmente nao estou com tempo de checar os dados.

    3) O fato de haver uma justificativa para a amostra ser pequena não a torna mais significante estatisticamente, mas simplesmente revela que não há dados suficientes para se extrair algo deles.

    4) Depende como você teoriza o premium de valor. Se você encarar como um fator de risco, o argumento padrão é de que as empresas de valor estão passando por dificuldades e portanto o crédito a elas é mais caro do que empresas de crescimento, sendo portanto o risco maior. Eu sinceramente tenho várias dúvidas quanto a essa teoria, mas felizmente a explicação do value premium em nada modifica o método de investimento nela. O P/L também foi analisado por F&F, dentre outros autores, e ele possui um menor poder preditivo do retorno das ações. Aqui no Brasil a coisa é mais nebulosa.

    Os títulos da dívida brasileiro possuíam um risco muito maior do que possuem hoje, e portanto demandam hoje um yield menor do que antigamente. O mesmo pode se dizer das ações, onde o artigo colocado pelo Oliver explica brilhantemente a diferença das ações com p/vpas abaixo de 1 antigamente e atualmente. Se há retorno maior, há risco maior, sem muitas exceções. Digamos que investir em títulos brasileiros de 1994 seja o equivalente a investir em títulos gregos atuais, mas piorados.

    Atividade já está mais do que provada que é detrimental para o retorno de um portfolio. Sharpe explica isso muito melhor do que eu.

    8 anos empatado não é nada demais. Os EUA estão saindo perdendo em termos reais em 10 anos, o Japão perdendo há 22 anos e vai perder por mais uns 10. Isso se chama risco, e ele volta e meia aparece.

    O fato de haver uma grande apreciação não significa necessariamente que há uma bolha ou que o ativo está caro, tudo depende da base inicial. Entre 1932 e 1935, p.ex., houve uma apreciação significativa da bolsa americana, que continuou até 1966. Apenas pra exemplificar de forma leviana, imagine uma ação que paga 100% de dividendos por ano de forma consistente. A ação subiu 100% e agora paga 50% de dividendos por ano. Ela subiu muito mais continua barata. Tudo depende do ponto de partida.

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
  40. VR,

    Sem problemas, vou manter-me breve também:

    2. Quem sou eu pra falar escritor d'O Globo tá errando conta! De relance, vejo que o início e o final da série que ele analizou está diferente da minha, e a forma que ele calculou também foi diferente. Ele descontou a inflação anualizada dos rendimentos anualizados, diferente do que fiz, descontei a inflação composta do rendimento composto. Sinceramente não sei quem está certo ou errado. Fiquei curioso.

    4. Tudo bem, 8 anos pro mercado não é nada, 30 que seja, também, não é nada, justo. Imagine você, com resultados pífios durante 30 anos na bolsa, provavelmente muitos investidores no Japão não viverão o suficiente para ver o repique da bolsa, e você estaria com quase 60! Não acredito que seja o nosso caso. Com a perspectiva de crescimento do Brasil, caso se concretize, provavelmente fará a bolsa super atraente.

    O próprio Ferri nos lembra que praticamente nenhum investidor consegue obter os resultados do próprio fundo em que investe(mutual fund, por ex.), já que o retorno do fundo é time-weighted, e o nosso é money-weighted.

    Depois tenho que explicar melhor alguns pontos, mas com o tempo a conversa vai caminhando.

    naoquerotrabalhar

    ResponderExcluir