terça-feira, 23 de agosto de 2011

Voltando ao básico: Market Timing

Esse mês tem sido no mínimo interessante para quem investe em ações. Temporada de resultados, volatilidade em alta e muito, muito sangue. Só para vocês terem uma idéia, meu portfolio Small/Micro Cap já acumula 13% de perdas só esse mês. Valeu Marfrig!

Para minha surpresa (e de muitos) verifiquei a atualização mensal do grande colega Investimentos e Finanças, em que o mesmo simplesmente liquidou toda a posição que tinha em ações e investiu em imóveis e renda fixa, em antecipação a uma baixa do Ibov que felizmente para ele - e infelizmente para nós - de fato ocorreu.

Que lições podemos tirar desse fato? Seriam os buy-and-holders otários por suportar integralmente o fat tail risk? Seria o Invest. e Fin. um excelente investidor por ter desviado dessa queda?

Obviamente, estamos falando aqui de Market Timing, ou em outras palavras "EU CONSIGO PREVER O FUTURO".

Alguns estudos já foram feitos sobre Market Timing, e os resultados são no mínimo surpreendentes. De acordo com o Investment Company Institute o fluxo de investimentos geralmente vai CONTRA os retornos de um ativo. Ou seja, os investidores tendem a vender na baixa e comprar na alta.

O estudo anual feito pela DALBAR também corrobora a idéia de que os investidores comuns são péssimos market timers, pois o retorno dos mesmos é sempre significativamente inferior ao do mercado (estamos falando de 6-8% ao ano, TODO ano).

O motivo dessa underperformance é claro: o investidor comum está a todo momento mexendo no seu portfolio (turnover) e tentando advinhar que caminho o mercado caminhará (market timing). Um alto turnover gera custos e portanto reduz o retorno de um portfolio. Market Timing implica em períodos fora do mercado. Como ações possuem uma expectativa de retorno positiva, quando menos tempo no mercado menor será o retorno do portfolio, em média. A argumentação é a mesma de DCA x Lump Sum Investing.

Interessante também que não são apenas os pequenos investidores que não conseguem se antecipar ao mercado: bancos como Goldman Sachs emitem bonds pouco antes de uma queda significativa de yields de renda fixa.

Para resumir, a Vanguard criou um texto muito bom sobre o assunto, que pode ser encontrado aqui e que expõe de forma magistral a ineficiência do Market Timing.

O fato de investidores experientes como o Inv. e Fin. cometerem esse tipo de erro elementar mostra quão suscetível o investidor comum está a bias emocionais quando valores mais altos estão envolvidos. É muito, muito difícil não ser avesso à volatilidade quando 10-20 anos de seu trabalho estão em jogo.

Frise-se aqui que não podemos confundir estratégia com resultado. A estratégia do Invest. e Fin. foi péssima, mas o resultado foi ótimo. As chances estavam contra ele e o mesmo teve sorte, e apenas isso. Fazendo uma analogia ao extremo, não é porque alguém ganha na mega-sena que "investir" em loteria vale a pena.

Também fico impressionado com as constantes mudanças no portfolio dos amigos de batalha nos blogs:

  • Invest. e Fin. usava portfolio permanente, depois trocou ETFs por ações individuais, depois eliminou ouro do portfolio, depois voltou a usar ETFs, depois aumentou a alocação em ações e agora extinguiu a alocação em ações. Isso tudo em menos de 2 anos!
  • O Investidor Defensivo fazia lancamento de opções, depois passou a comprar PIBB, depois passou a usar SMAL e agora só possui SMAL na carteira de ações.
  • O Vida Boa Investimentos vendeu todo o portfolio para dar entrada em um imóvel.
  • O I40 compra ações, vende ações, compra PIBB, compra câmbio...
Muito de vocês devem estar pensando: "E você, VR, que tinha PIBB, vendeu PIBB, comprou ações e comprou FIIs?"

Quanto à mudança de PIBB para ações individuais de fato foi uma mudança radical e, a meu ver, bem fundamentada, refletida durante meses a fio e discutida neste blog ad nauseam. Essa mudança não mudou em nada a passividade do investimento em ações, além de ter me comprometido pelas décadas seguintes com o investimento em valor nos moldes dos estudos de Fama&French. Já a mudança na alocação de ativos estava prevista na minha DPI (Declaração de Política de Investimentos), que ainda não publiquei aqui pois não está completa mas que prevê, dentre outras coisas, portfolios com até 40% em renda fixa com a evolução do meu patrimônio.

O ato de investir deve ser mecânico. Investir de forma diversificada implica em possuir ao menos um ativo que você "não gosta". Agir de forma diferente é se sujeitar às intempéries emocionais que possuem a capacidade ímpar de te fazer perder dinheiro.

71 comentários:

  1. É interessante esse post.

    Normalmente o investidor sonha com o retorno máximo possível, coisa que é muito difícil . Mas o contrário, o prejuízo máximo, é possível de ser evitado com a alocação. Com ela não é preciso prever o futuro, simplesmente é necessário ter dinheiro na renda fixa para comprar as ofertas que quase sempre aparecem.

    pedrojuan.rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gde VR

    Concordo com seu artigo e suas colocações, inclusive a meu respeito.

    Realmente não parei de mudar os ativos.

    Agora defeni minha carteira e por incrível que pareça:

    "ESTE MÊS NÃO VENDI NADA, SÓ COMPREI" kkkk respeitando minha DPI, que já está bem definida.

    Qto aos PIBB's, não são do meu perfil de investimento, tem muito lixo no meio da carteira.

    Qdo fui estudar as ações que compõe o índice, vendi tudo correndo.

    Agora só vou me posicionando, mês a mês, conforme a % em alocação de ativos determinar e não conforme eu quero.

    abraço e sucesso

    I40

    ResponderExcluir
  3. Aquele Inv e Fin. é um péssimo investidor, ele toda hora fica com análises macro-econômicas e a partir dela tenta fazer market timing toda hora. Ele é o que mais mexe na carteira de todos os blogueiros, só perde pro "investindo todo mês" que é outro que dá pena os DT que faz.

    Só me confirma que a maioria dos blogueiros com alto valor conquistado (VR, Inv. e fin, Investindo todo mês) estão lá por salários altos ou herança.

    ResponderExcluir
  4. É isso ai mesmo Anônimo, concordo plenamente com o comentário logo ai acima.
    Um blog bacana e novo na web é o do investidor Heavy Metal. Ele só compra e creio estar no caminho certo. Ele segue com sua saga da Petro, um quantidade grande de investimento do passado, onde o amigo se arrepende, porém não pode vender tudo agora na baixa, então, está diversificando, sabe como? O HM está fazendo aportes mensais em outras classes e outras empresas listadas na Bolsa. Muito inteligente.
    Vale a pena uma visita no blog dele.
    Eu sei que cada um de nós temos uma opinião diferente, mas vejo que de nada adiante ter um blog, dar uma de investidor passivo, se está mudando a carteira a cada 6 meses. Que tipo de exemplo estão passando para os leitores virtuais?
    Ou assuma que é ativo em seus investimentos ou deixe de confundir os iniciantes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Viver de Renda, onde eu assino? Eu já falei que você é meu ídolo? Realmente dá uma dó de ver a atualização mensal da carteira dos demais blogueiros.

    O IF coitado não tem a mínima idéia do que está fazendo com o seu portfóliio. Não tem estratégia nenhuma.

    O EvertonRic não tem a mínima idéia do que é investimento passivo, basta ver o comentário que ele fez sobre ETFs dias atrás aqui no blog. Bom, basta ver o comentário dele acima sobre o blog do Heavy Metal: "O HM está fazendo aportes mensais em outras classes e outras empresas listadas na Bolsa. Muito inteligente."

    Inteligente??? O Heavy Metal vive fazendo trade, operando opção a seco, fazendo LC de PETR4, vive trocando os FII que tem na carteira, fazendo empréstimos para PF, e ainda diz que é investidor passivo. Isso é ser inteligente? O fato de ter 1 milhão na carteira faz dele um investidor inteligente? O cara não sabe nem calcular a rent. da carteira, não sabe nem fazer um gráfico de barra. Ele tem mais de 1 milhão na carteira devido aos altos aportes, e não por que é um bom investidor e consegue alta rent. nos investimentos. Garanto que desde que ele começou a investir se tivesse investido na poupança teria tanto quanto tem hoje.

    O I40 compra ação, vende ação, compra ouro, vende ouro, compra FII, vende FII...coitado do portfolio.

    O Investidor Defensivo...o VR já falou o que tinha que falar.

    O Investindo Todo Mês...esse coitado...se dependesse dos trades que faz para sobreviver...

    Enfim, acho lamentável a "estratégia" usada por esses blogueiros, e ainda mais lamentável o nível de qualidade dos comentários que fazem. Visão crítica igual ao Viver de Renda ninguém tem, NINGUÉM eu disse, infelizmente.

    Investidor Passivo

    ResponderExcluir
  6. Investidor Passivo e demais,

    Apesar desse ser um espaço em que eu sempre prezei pela liberdade, vamos ter um pouco mais de cuidado ao falarmos de nossos colegas. O mero fato de fazerem aportes mensalmente já é o suficiente para terem meu apreço, pois não é fácil todo mês separar a grana para investir, ainda mais num mercado que não sai do lugar há mais de 4 anos.

    Apesar de, como coloquei no artigo, discordar das atitudes do Inv. e Fin. ou de qualquer um que gerencie ativamente um portfolio, de forma nenhuma isso é motivo para diminuir qualquer pessoa.

    Mais do que colegas, essas pessoas são companheiros de guerra, são irmãos que estão ao nosso lado para trocarmos experiências e conhecimentos sobre finanças e investimentos para que um dia, quem sabe, todos nós possamos viver de renda.

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
  7. Falou tudo investidor passivo. Esqueci de mencionar o Heavy Metal que é outro péssimo investidor que só tem aquele montante pois ele tem empresa e aporta cerca de 80.000 reais por mÊs (isso mesmo).

    O que admiro no Heavy metal é que ele veio de baixo, construiu a empresa dele na raça, foi crescendo e hoje é milionário e relativamente jovem. Tá com a vida feita, ele investe mais por hobby e pra ter uma carteira do que por que quer parar de trabalhar como nós que odiamos essa vida de ser pau mandado. Ele é o chefe dele, ele poderia viver de boa já só com a empresa dele.

    Nós investidores minusculos, com aportes risíveis comparados ao dessa galera, temos que saber separar quem é exemplo pro nosso nível, e quem tem blog pra demonstrar o poder de fogo de sua riqueza e na qual se fossemos fazer o que fazem nas carteiras deles teríamos nossos pequenos investimentos evaporados.

    Muito cuidado com esses blogs investidores pequenos!

    ResponderExcluir
  8. VR,

    Recentemente descobri o seu blog, e gostaria de parabenizá-lo pelos excelentes posts,
    nos quais aprendi muito sobre coisas às quais não havia ainda dedicado o devido tempo para estudar
    (em particular cito os postos sobre diversificação de porttfólios, retorno médio das bolsas nos últimos
    anos e Risco de Sequência de Retorno. Aliás, esse de market timing foi muito bom também, especialmente
    o link para o artigo da vanguard).

    Entretanto, mesmo correndo o risco de ser linchado pelos leitores ou repudiado publicamente, não posso
    deixar de emitir minha opinião sobre sua estratégia de alocação de ativos. Em alguns posts seus a esse
    respeito fica evidente seu posicionamento sobre o assunto, por exemplo quando você fala da otimização
    de carteiras e daquela tal fronteira de otimização da relação risco x retorno, calculada dentro da (moderna)
    teoria de portifólios.

    Primeiramente, acredito que haja um problema sério com a definição de risco, que como você mesmo coloca,
    está relacionado com as flutuações para menos esperadas no valor de um ativo em determinado
    horizonte de tempo. Pensando bem a esse respeito, e considerando ainda que, como você mesmo colocou (acho que
    até no mesmo post), os desvios para menos tendem a diminuir com o tempo, e portanto a relação "risco" x retorno
    fica mais favorável à medida que consideramos intervalos maiores de tempo, a definição dada para
    "risco" não é satisfatória, já que não representa efetivamente uma perda material de valor da carteira.

    O valor de uma carteira está ligado à qualidade dos ativos que a constituem, em termos de potencial de crescimento
    das empresas e à capacidade de geração de retorno, e ao desconto (margem de segurança) que você conseguiu
    obter no momento da compra do ativo. Em outras palavras, o valor instantaneo da sua carteira (dada pelas
    cotações dos ativos na bolsa de valores) não é representativo do valor real dela. Apenas os valores médios
    das cotações em longos períodos de observação tendem a expressar o real valor daquele ativo. Dessa forma,
    não há por que se preocupar com o máximo desvio para menos que a cotação de um ativo pode sofrer, e eu não vejo
    qual possa ser o interesse em minimizar esse suposto "risco". Em suma, este risco é apenas um risco psicológico,
    na medida em que o desespero pode tomar conta do seu ser ao ver o valor da sua carteira diminuir, provocando
    o desejo incontrolável de vender suas posições.

    Eu particularmente sou adepto de uma estratégia que julgo mais simples e que promote resultados melhores (infelizmente
    estou a muito pouco tempo no mercado para saber se trás resultados melhores de verdade), baseada nas idéias
    do Graham ("The Intelligent Investor", "Security Analysis"), Buffet, Fisher ("Commom Stocks and Uncommom Profits"),
    Peter Lynch ("Beating the Street", e um que ainda pretendo ler, "One Up on Wall Street"). Se você não leu
    ainda esses livros que citei acima, recomendo fortemente que leia (em particular The Intelligent Investor e Beating
    the Street). Uma idéia básica por trás de todos esses livros, e que você não compartilha muito, é a de que
    os pequenos investidores, através de seu esforço pessoald e estudo e investigação, são capazes de montar um portifólio
    que supera o rendimento médio da bolsa.

    Com esse raciocínio, você poderia elevar ao menos um pouco sua rentabilidade, minimizando o tempo para atingimento
    de suas reservas para a aposentadoria.

    Grande abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. VR,

    Excelente texto como sempre. Acredito que os blogs são importantes para troca de idéias e experiências.

    Não vou defender minha posição; apenas gostaria de colocar 2 pontos para reflexão: Eu acredito que com o estudo, experiência e amadurecimento emocional do investidor é natural que haja com o passar do tempo uma mudança de estratégias de investimento. Também o tamanho do portfolio, a tolerancia ao risco e os objetivos pessoais de cada um exigem estratégias diferentes. Não existe uma estratégia perfeita ou que sirva para todos. Voce mesmo mudou bastante sua estratégia e alocação além dos tipos de ativos desde o inicio. A mudança é algo natural pois ninguem nasce sabendo de tudo.

    Outro ponto que gostaria de comentar é que é preciso ter em mente que as várias teorias de investimento como a teoria de investimento passivo não tem nada essencialmente de científico pois nada mais são do que apenas uma análise estatística do que aconteceu no passado, a grande maioria das vezes analisando os Estados Unidos do século XX e se levarmos ao extremo isto não tem nenhum poder de nos dizer nada sobre o futuro e sobre a melhor forma de investir no Brasil no século XXI. Investimento passivo tem o seu valor se entendermos bem todas as suas limitações.

    Todos estes conhecimentos são apenas ferramentas que estão a nossa disposição para usarmos da melhor maneira.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. É interessante ver a radicalização, o que no geral não leva a nada. A discussão é simples: quem consegue prever o futuro? Quem sabe em quanto a bolsa vai estar daqui a 5, 10, 30 anos? E o ouro? E a selic? E o risco? Ninguém sabe; estudo é importante, ajuda a evitar erros do passado, e é o que respeito neste blog: estabelecer estratégias baseadas no conhecimento, e pelo menos subir no ombro de gigantes. Mas quem tem o direito de condenar se não pode prever???? Prefiro uma salutar discussão do que agressões a esmo, porque ninguém é dono da verdade. Um pouco mais de humildade não faria mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Heavy Metal eu em nenhum momento te ofendi ou usei palavras de baixo calão contra vc. O que eu critiquei foi a sua estratégia. Não havia necessidade de vc me ofender do jeito que ofendeu.

    Como disse alguém aí em cima, eu tb te respeito por vc ter vindo de baixo, ter batalhado para conquistar o patrimônio que conseguiu a base de muito suor com suas empresas. Admiro muito isso.

    Olha eu tb comecei a trabalhar cedo. Eu sou apenas um sardinha, ganho em torno de R$ 1500/mês. Meu patrimônio hoje é de cerca de R$ 20.000 e foi somente depois que comecei a ler blogs como Valores Reais e HC Investimentos que comecei a poupar 10% do meu salário. Hoje vivo uma vida frugal e faço aportes de 150/mês.

    Agora vc acha que por ter uma carteira de mais de 1 milhão vc tem o direito de vir aqui e me ofender do jeito que ofendeu? Se sim isso só mostra que no Brasil o dinheiro é inversamente proporcional a educação.

    Quem le o blog do VR e estuda Asset Allocation sabe que se tem que mexer o mínimo no portfolio. Por acaso eu falei alguma mentira sobre a sua estratégia? Basta olhar o forum do turkinho para ver a forma como vc lida com o seu portfolio. Como vc disse, a forma como vc lida com seu portfolio é problema só seu, agora seria bom vc deixar bem claro que vc não realiza investimento passivo e muito menos Asset Allocation.

    Repito estou criticando a sua estratégia e não a sua pessoa. Não confunda as coisas. Saiba que eu te respeito, nunca usei palavras de baixo calão como vc fez comigo, mas acho que como investidor vc é péssimo. Se vc adotasse o inv. passivo, mexesse apenas uma ou duas vezes na sua carteira no ano, sua rent. seria muito maior. O Paulo Portinho já demonstrou que o LC perde para o Buy and Hold no longo prazo. Se vc nao leu, leia.

    Parte 1: Opções – Lançamento Coberto para Financiamento de Carteira, um estudo ASSUSTADOR!

    http://blogdoportinho.wordpress.com/2011/04/07/parte-1-opcoes-lancamento-coberto-para-financiamento-de-carteira-um-estudo-assustador/

    Enfim, acho que vc pode ter uma rent. maior para o seu dinheiro se mexer menos na sua carteira e se dedicar mais ao seu emprego. Pense nisso.

    investidor Passivo

    ResponderExcluir
  19. VR,
    Iria escrever basicamente o que o IF escreveu no primeiro parágrafo do comentário postado
    por ele aqui neste post seu. Concordo plenamente com ele.Tanto a idéia exposta e a postura
    de resposta no seu blog e no dele.


    Sinceramente, acredito que eu não consiga manter a mesma estratégia de investimento
    ao longo dos anos. O que eu posso fazer é manter a posição por mais tempo.
    Tento seguir a estratégia de investidor defensivo sugerida por Benjamin Graham,
    de 50% RF / 50% RV. No livro mesmo ele cita que não é a melhor estratégia (se é que exista),
    mas garante um bom resultado em relação a "custo/benefício" de esforço e dedicação.

    Atualmente minha cabeça vem sendo atacada com sugestões.Por exemplo de
    investir em Fundos Imobiliários, imóveis.O Henrique Carvalho e outros atormentam minha mente
    pois eu não invisto nisto e fico com o sentimento que estou perdendo boas oportunidades
    para aumentar minha rentabilidade, me diversificando mais.

    Mas como tenho que escolher uma estratégia, estou tentando manter a do sábio Velhote Benjamin.

    Cito agora um exemplo uma possivel mudança de estratégia que possa me acontecer no futuro.
    Se eu já tivesse com uma boa "bola de neve", eu provavelmente investiria
    quase tudo em tesouro direto e esperaria calmamente e sem stress ver meu capital aumentar.
    Não custaria para esperar uns 3, 4 anos a mais para alcançar pelo menos a minha liberdade financeira.


    Abs!

    ResponderExcluir
  20. VR,
    Seu único problema foi ter parado de postar com tanta frequencia. Apenas o HC faz posts da qualidade ténica dos que você vazia, mas acho que os dele as vezes são até menos complexos, talvez por causa do publico-alvo, embora tenha postado cosias mais agressivas.

    Quanto aos bloggers ofendidos:
    Pessoal, TODOS vocês que postam mensalmente seus portfolios deveriam aceitar criticas. Ninguém pode ir a publico desse jeito se não quiser dar a cara a tapa para críticas, que deveriam ser vistas como construtivas por alguém que tambem entende do assunto. Todo mundo erra e todo mundo aprende com os proprios erros, até mesmo os blogueiros.

    É como ser um político de esquerda e não receber críticas dos eleitores de direita. Veja bem, ele não está denegrindo a imagem, reputação, ética de vocês. Ainda na alogia, ele não disse que vocÊs são poltiicos ladrões que roubam dinheiro publico, apenas que não concorda com o ponto de vista e "votos" de vocÊs. só isso.

    vamos pegar leve.

    Abraço,
    Breno

    ResponderExcluir
  21. OBS:

    Heavy Metal,
    Você me parece ótima pessoa, mas é muito impulsivo e explosivo, como um adolescente de 15 anos que foi proibido do pai de fazer alguma coisa. Pega leve, pensa com calma antes de escrever. Novamente, quem é uma pessoa pública, como dono de blog, não pode postar as coisas que você postou. Deixa a cabeça esfriar antes de escrever, ser impulsivo e ansioso só te trata problemas.

    Breno

    ResponderExcluir
  22. Gostei do Post Vr,

    Sobre os outros blogs, realmente nao entendo, o tal do Heavy metal, investi 80k por mes, fica comprando a faca caindo em CSN e Petr, a galera critica ele, pq realmente nao sabe investir e fica nervoso?

    Melhor ele se dedicar a sua excelente empresa, pq investimento nao entende nada, melhor renda fixa.

    Abcs,

    Anderson Fauchat

    ResponderExcluir
  23. Já que estão discutindo a estratégia escolhida pelo HM de comprar CSNA3, como definiu o sábio e ilustre anônimo acima "comprando faca caindo".

    Vou postar aqui alguns dados fundamentalistas desta empresa.

    PL: 7,30
    Margem Bruta: 44,20
    Margem líquida: 19,00
    LPA: 2,02
    ROE: 41,70
    Dividendos: 8,80
    PL/ROE: 0,18
    Média de Crescimento do lucro Líquido: 31%

    Se considerarmos a teoria dos Equity Bonds do Mr Warren Buffet, e já descrita por colegas blogueiros, a CSNA3 possui uma rentabilidade de 13,69% anual, bem maior que qualquer título do Tesouro Direto.

    Espero que o anônimo que criticou a estratégia do Heavy Metal, saiba do que estou falando.

    Reconheço que mexi na minha carteira, mas se o fiz, foi com base em meus estudos e aprendizado.
    Acho uma infantilidade, ficarmos brigando ou tentando provar quem sabe mais que outro.

    Dias atráz qdo o VR comprou Fibria, Marfrig e outras consideradas micos, fui ver os fundamentos destas empresas, e para minha carteira não servem, o que prova isso?

    Absolutamente nada, ele tem a estratégia dele e eu a minha. Nunca disse nem escrevi que sou Buy and Hold, tanto que minha meta é "rumo aos 50 com o máximo possível".

    Vamos repensar as atitudes e colocar um pano quente sobre esta história.

    Certo mesmo estão os srs Warren Buffet, Bil gates, Mr Donald Trump, Robert Kiyosaki que não escrevem Blogs e sim livros, assim nínguém pode postar besteiras e eles ainda ganham dinheiro com as vendas.

    abraço a todos e sucesso

    I40

    ResponderExcluir
  24. Senhores,

    Cada um tem sua opinião, cada um tem seu método de investimento, então não me venham criticando o portfólio dos outros, pois não há receita de bolo em investimentos.

    Cada um investe do jeito que lhe convier e se alguém não quiser seguir o que o companheiro diz ou faz, tranquilo, cada um no seu quadrado. Se o companheiro vem à rede justamente pra falar o que ele faz, ele tá dizendo O QUE ELE FAZ !!! Se você quer acompanhar ou não, é problema teu !!!

    Então vamos parar de jogar pedra nos outros ! O que estamos aqui é um conversando com o outro para nos aperfeiçoarmos! Um traço que TODOS NÓS temos é que estamos saindo de dentro da caverna e vendo a luz no fim do túnel. Todos aqui sabem da importância de ser superavitário e realmente investir! (diga- se, fora da poupança e do gerente do banco como a maioria).

    Rumo à aposentadoria!!!

    ResponderExcluir
  25. Sim, o HM está certo agora de comprar na baixa,nisso ele está acertando bonito.

    A questão é que ele movimento um monte a carteira e só tem aquele montante por aportes incrivelmente agressivos. Só.

    Sobre ele xingar a galera, olha, em NENHUM momento falaram mal dele como ser humano e sim como investidor, estratégia. Todos gostam da história de luta dele, só que em investimentos pouco se aprende com ele e sim é legal de ver como uma carteira se comporta com valores astronômicos e porque é legal ver um milionário investindo. Só.

    Esfrie a cabeça HM, você é muito explosivo e irritado e demonstrou como o dinheiro muda as pessoas.

    ResponderExcluir
  26. E pensar q o cara um tempo atras falou q tinha chegado no topo do conhecimento sobre investimentos... E esse cara me vem e investe em Marfrig - é uma piada neh...

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Vou explicar algumas coisas aqui pq parece que tem muita gente iludida com esses "gurus" do investimento.
    Bem, vamos lá!
    Pra quem ganha 30k por mês, como investir o dinheiro? Existem algumas maneiras: se vc for pao duro, guarda 20 e gasta 10; se vc gosta de curtir a vida, guarda 10 e gasta 20. Se vc for idiota, gasta tudo e ainda entra no cheque especial, e toma no cu quando perde sua fonte de renda.
    Bem, supondo que vc goste de curtir a vida, então, com 10k por mês durante 10 anos, vc já chega a 1kk.
    Onde aplicar o dinheiro: TANTO FAZ, CACETE. Pra quem ganha 30k por mês até a poupança serve. Não é a rentabilidade que faz vc acumular capital, é o APORTE!!!! Tem cara que gosta de ficar se gabando falando de correlação, diversificação, bla, bla, bla, mas isso não faz a menor diferença: ganhando 30k por mês a única maneira de não acumular capital é sendo burro mesmo.

    ResponderExcluir
  28. É isso aí, A verdade. Pouco importa se você vai ganhar 20% ou 5% ao ano durante os vários anos, se não décadas de crescimento de patrimônio.

    Pensando que nem você, estou aplicando mensalmente num PIC Itaú. Afinal de contas pouco importa a rentabilidade, né? O importante é ter um milhão no final, mesmo se você aplicar 2 milhões!

    E ainda tem gente que fica lendo relatório de empresa e comprando empresa boa quando tá todo mundo vendendo. Perda de tempo. Por isso que eu sigo o Viver de Renda, que só compra cegamente empresa boa, bem administrada e lucrativa, que nem Eletrobras, Eucatex e Coteminas só por causa do P/VP.
    Muito obrigada pela sua ajuda, A verdade. Graças a você e ao Viver de renda, sei que estou certa e todo mundo tá errado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Análise: IF tem timming de mercado? Vi um post onde ele vendeu todo o ouro no começo deste ano.... Caso tivesse ficado, tinha triplicado o valor da carteira. A verdade é uma só: não dá pra prever o futuro. Já dizia Frank Henry (Axiomas de Zurique). Ass. LNeto

    ResponderExcluir
  30. Uma pena que este espaço tenha sido povoado de trolls de plantão com argumentos rasos e levianos. Por que aqui?
    Pode ser porque o estilo direto e sincero do VR (muitas vezes divertido, as vezes deselegante) alimenta essa gente.
    Reagir a esta turma é tentar apagar incêndio com gasolina.
    A solução, por hora, é parar de acompanhar no Rss o feed de comentários e se ater ao conteúdo do arquivo de artigos de qualidade que há aqui.

    ResponderExcluir
  31. Gostei do sarcasmo da Daniella! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  32. Com aportes de 80k por mes igual ao HM, nem precisa de estrategia.

    Nao tem a necessidade de mostrar resultado, no final do ano vai ter perdido 200k e aportados 201k e falar que sua RENTABILIDADE deu + 0.5%.

    ResponderExcluir
  33. Senhores boa tarde.

    Na minha modesta opinião, investimento bom é investimento que dá lucro. De que importa quem falou, quem deixou de falar, seja brasileiro ou gringo? O IF acertou a mão em vender e ponto.

    Se ele recomprasse as mesmas ações que vendeu hoje e fizesse o BUY AND HOLD nos moldes do VR com os mesmos valores no final quem teria mais dinheiro? Ou seja, não vejo motivo pra criticar quem tomou uma decisão mais lucrativa e sim uma pontinha de inveja branca (eu TAMBÉM podia ter feito isso...).

    Claro que o market timming dá mais errado que certo? Óbvio. Senão todos seríamos milionários. Mas isso é a especulação da qual fala os axiomas de zurique. Portanto, ao invés de críticas temos que parabenizar o IF pela bela jogada! Também é injusto desqualificar e falar que foi sorte. Sorte foi a oportunidade aparecer, MÉRITO foi ele ter aproveitado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Caro VR,

    Bem interessante este artigo.
    Na figura 1 - "Dow Jones Wilshire 5000 Composite Index versus Lehman Brothers Aggregate Bond Index" mostra que os fundos de ações e os fundos mútuos fizeram aquisições de 99% e 123% respectivamente, exatamente em um período anterior da recessão da economia. Em outras palavras, os investidores realizam o "chasing performance" em períodos ruins da história com retornos em seus ganhos abaixo da média.

    Espero que seus posts continuem como antigamente (sempre esclarecidos e ilustrativos e alto teor técnico). Forte Abraço! Galdiano

    ResponderExcluir
  35. o "a verdade" falou a verdade ehehe.

    A galera dos blogs, maioria tem aportes enormes e isso faz toda a diferença. Até mesmo 5.000 reais de aporte por mês te faz rico rapidinho porque mesmo rentabilidades ridículas acabam fazendo a diferença em bolos de grana alto.

    Ora 0,5% em 500.000 reais é muito mais poderoso que 1% na galera que comenta nesses blogs que tem de 20.000 a 60.000 e olhe lá.

    Por isso que ando focando mais em fluxo de caixa (idéias pra ganhar mais grana) do que me matar com uma vida horrível pra aportar mais grana ou pesquisando empresas, etc.

    ResponderExcluir
  36. É isso mesmo!!!!! Ao invés de ficar perdendo o tempo estudando essas porcarias de estratégias inúteis e com nome difícil, vc poderia estar investindo em algo que aumente sua fonte de renda: qualificação profissional, "amizades", etc. No final das contas, essas estratégias só dão mesmo alguns 0,0sei lá quantos a mais por mês mesmo.

    ResponderExcluir
  37. Fui dar uma olhada no blog no HM, que eu não conhecia. Visualmente muito poluído, mas como o que importa é o teor, esforcei-me em lê-lo. Que tragédia! É uma pena que com tanto dinheiro, não tenha investido uma pequena parte na própria educação.

    ResponderExcluir
  38. Anonimos,
    Quando vcs tiverem essa idéia de aumentar a fonte de renda, sem aumentar as horas trabalhadas por dia me avise!rs
    Quem me dera 5000 mil reais de aporte por mês...
    Até para melhorar a qualificacao profissional, é necessário dedicar tempo e dinheiro.

    ResponderExcluir
  39. O tal do Heavy Metal aporta 80k por mes e ainda perde dinheiro? kkkkkkkkkkkkkk E ainda acha ruim quando é criticado? Com um aporte desse, o cara nem precisa se preocupar com rentabilidade, pode até deixar o dinheiro na poupança que rende mais que os trades que ele faz. Em termos de investimento é um belo exemplo a não ser seguido. Em tempo, belo post VR e obrigado pelo link da Vanguard. Abraços!

    ResponderExcluir
  40. Pessoal estamos perdendo o foco aqui. Novamente, isto daqui é um debate que visa mostrar boas oportunidades de ganho pra todos. Se o Heavy tem um empresa extremamente lucrativa bom pra ele. Se o VR recebeu uma herança melhor ainda. Eles estão investindo e nos mostrando novos caminhos pra ganhar mais. Não entendo o seguinte, o pessoal fala: O Heavy faz trade ruim bla bla bla porque se ele seguisse o Graham blá blá blá. O VR escolhe com base em P/VP mas o Warren blá blá blá. E se você seguir o Graham ou o Warren e mesmo assim perder? Põe na conta do Abreu? A culpa pelas perdas ou o mérito pelos ganhos é só de quem investe. Outra coisa DPI não é bíblia. O VR pode ter DPI mas tenho certeza que se aparecer alguém vendendo R$ 400.000,00 de ouro 24k à US$ 400 a onça troy ele guarda a DPI no bolso e compra. Alguém não compraria??? E por fim um pouco mais de urbanidade pois estamos todos aqui com o mesmo objetivo e não pra ficar ofendendo ninguém. (Exceto a Daniela que está aqui como garota propaganda do PIC Itaú)

    ResponderExcluir
  41. Bem, postei este comentario no primeiro post do blog, mas não obtive resposta... Portanto estou re-colocando-o aqui na esperança de que me deem uma luz... Não só o dono do blog, mas qualquer um que possa me ajudar:

    Olá, conheci seu blog hoje e tenho uma pergunta:

    Atualmente tenho 17 anos e sou estudante do ensino médio... Me formarei em 1 ano e alguns meses e pretendo iniciar minha formação em contabilidade logo em seguida.

    Hoje, possuo uma renda disponível liquida pra investir de aproximadamente 800 reais mensais, mas não tenho nenhuma ideia sobre como começar...

    Que livros, artigos, e autores seriam interessantes para que eu comece a me aprofundar no assunto? Quais os topicos a estudar? Tributação? Analise de mercado? Tabua Ouijá? Etc...

    Pretendo destinar a maior parte da renda para investimentos de baixo risco como TD pelo menos no inicio, e outra pequena parte para "treinar" no mercado de ações, mas não tenho a minima ideia de por onde começar nessa segunda parte...

    O que vocês me aconselhariam para começar a compreender este mundo?

    Obrigado desde ja a todos que responderem.

    ResponderExcluir
  42. Diego Gomes,

    te aconselho a ler todo este blog e o do HC Investimentos tb. A informação está toda ali.

    ResponderExcluir
  43. o que eu queria mesmo era ver uma planilha comparativa com os rendimentos dos portfolios de todo esse pessoal dos blogs aí, nos últimos 12 meses por exemplo.

    porque esses investidores mexem muito no portfolio, desalocam daqui, alocam lá, mudam a estratégia e etc... queria comparar os rendimentos desse povo com os rendimentos da minha rendinha fixa (que fica quietinha e sossegadinha, sem muita movimentação) e ver se vale a pena todo esse trabalho que esse povo tem...

    .

    ResponderExcluir
  44. O HC já fez essa planilha, acho que está no site dele inclusive.

    Olha, depois de ler os comentários, acabei gostando da discussão. Passada a fase de acusações e xingões (a meu ver normal, pois é sempre muito difícil lidar com a crítica, ainda mais quando é um assunto tão aberto a diferentes visões), a discussão avançou para algumas boas análises.

    ResponderExcluir
  45. Isso mesmo Renato! Essa planilha que o Anônimo perguntou creio que já está disponível no blog do HC.

    Também vejo como "normal" essa fase de discussões mais acaloradas, pois afinal não é nada fácil lidar com as críticas e muito difícil chegarmos a um consenso quando o assunto é investimentos.

    Creio que ao invés de discutirmos qual estratégia que oferece a melhor rentabilidade, seria mais interessante discutirmos meios de aumentar a nossa renda sem dedicarmos muito tempo a isso, como dito pelo Investidor Defensivo.

    Agora no intervalo do meio-dia fui cortar o cabelo e li uma notícia na revista Veja que quase me fez cair da cadeira. A modelo Ana Hickmann (30 anos) fatura 15 milhões por ano devido aos royolts recebido pelos mais de 2000 produtos que representa (desde esmalte de unha até sapato). 15 Milhões amigos. EU DISSE 15 MILHÕES. 15M.

    Enquanto nós ficamos aqui gastando nosso tempo discutindo a estratégia que oferece a melhor rent. para o nosso suado dinheirinho, estudando a melhor correlação para os ativos da carteira e outras bobagens, a mulher entope o X%%$%¨& de dinheiro. Ela limpa a bunda com notas de 100 reais.

    Como disse o Investir aos 40, esperto mesmo são o Kyosaki e Donald Trumph que ao invés de escreverem blogs, escrever livros. LIVROS. Outro exemplo é o Roberto Justos, o cara ganha 80k por palestra de 2h. 80 MIL POR PALESTRA.

    Outro cara esperto foi o tal de Cerbasi, ficou rico investindo todo o capital na bolsa justamente no período de alta de 2003 a 2007. Foi sorte, apenas isso. Mas isso ele não fala nas palestras dele.

    Ou vcs acham que ele ficou milionário rebalanceando o portfolio e fazendo aportes com o salário de professor de MBA dele??

    Ao inves de ficar discutirmos aqui qual a melhor estratégia, deveriamos escrever livros e fazer palestras como ele. Com certeza haverá trouxas para comprar nossos livros. TROUXAS sim. Porque trouxas é o que não falta neste nosso país.

    ResponderExcluir
  46. Do re mi fa, fa fa, do re do re, re re, do sa fa mi, mi mi, do re mi fa...

    ResponderExcluir
  47. ...
    ...
    FA FÁ!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Agora todo mundo está entendendo que essas estratégias de investimento fodásticas não servem pra nada e pra NINGUÉM: nem pra quem tem pouco nem pra quem tem muito. Eu posso provar com algumas suposições:
    1. Ninguém consegue rentabilidade fantástica por melhor que seja a estratégia. A diferença de rentabilidade entre uma estratégia simples e uma complexa, que demanda muito estudo, é pequena.
    2. Se fizermos um gráfico conhecimento necessário x rentabilidade, veremos que a curva é logarítimica, ou seja, no topo do gráfico vc precisa de MUITO conhecimento e tempo para estudar, pra conseguir um aumento miserável de rentabilidade, que muitas vezes pode nem ser notada, pois é anulada pela volatilidade.

    Com essas suposições, dá pra provar que não vale a pena. Veja só: quem tem pouco dinheiro pra aporte, vai perder seu tempo pra fazer a SUPER estratégia pra no final ganhar uma porcaria que não vai fazer diferença, afinal, uma pequena quantidade de dinheiro rendendo uma mixaria a mais por mês vai resultar em: UMA MIXARIA DE DINHEIRO A MAIS POR MÊS!!!!! (simples não???).
    E quem tem muito dinheiro? Bem, se o carinha tem bastante dinheiro, ele tá cagando pra porra da rentabilidade. É só deixar em um investimento seguro e acumular grana. Ele pode até ganhar uma boa quantia a mais usando uma estratégia melhor, mas essa BOA QUANTIA é uma BOA quantia pra quem é pobre, pra quem tem grana não é nada, se comparado com os aportes que ele faz.

    Se vc tem muito dinheiro, a única coisa que não pode é ser jogador de futebol: torrar todo o salário milionário que ganha e ainda conseguir ficar devendo, sair espalhando espermatozóide por aí e depois terminar na cadeia por não conseguir pagar a pensão alimentícia.

    ResponderExcluir
  49. Bom, sou o anônimo que falou dos aportes da galera é que são altos e iniciou a discussão que pra mim representa um novo marco nessas questões de blog daqui da galera de finanças da internet brasileira.

    Esse marco é o fato que estratégia de investimento é tudo exageradas. O que o cara precisa fazer é não fazer BESTEIRA, ou seja, não saia fazendo desvarios com a grana, apenas faça regrinhas simples toscas de 50% RV e 50% RF e diversificação simples intra-classe ou mesmo 100% em RF ou 50% RF e 50% FII que o cara já tá bem, não vai falir.

    O que CONTA MESMO é o APORTE. É o aporte que vai definir se você será rico ou não. 500.000 reais rendendo na poupança vai surrar seus 30.000 reais ridículos usados numa super estratégia mega elaborada discutida e pensado e milhões de horas de leituras de livros, blogs, blá blá blá.

    Pra chegar mais rápido aos 500.000 também não tem segredo, é APORTE GRANDE. Então ao invés de perder tempo e ficar admirando essa galera de blog com aportes irrealisticos pra nós, vamos GANHAR TEMPO pensando em formas de ganhar grana alta em curto espaço de tempo, fluxo de caixa entrando.

    Temos uma nova estratégia e foco nascendo do blog do VR pessoal.

    ResponderExcluir
  50. Sugestão.
    Os anônimos poderiam pelo menos ser um pouco menos anônimos.
    Pelo menos um nome fictício, Zé Investidor, João, Patolino... Sei lá.
    Sugiro também os anôminos terem um blog. Entrarem para o time.Vcs perceberão o quanto é bom
    ter um um espaço para guardar suas reflexões.

    Concordo que o APORTE conta demais!
    A fórmula do aporte é a mais estupidamente simples do planeta !

    APORTE = Receitas - Despesas

    Ou seja. Para aumentar, ou vc aumenta suas receitas ou diminui suas despesas.

    Simples assim!

    Agora é fácil aumentar a receita ?
    Creio que a maioria de nós, inclusive eu, vivemos dentro da zona de conforto de depender
    apenas do salário como assalariado, como medrosos e covardes.
    Isso é totalmente errado? Será que um pai de família, com filhos para criar, vale a pena
    arriscar a não ter uma vida de assalariado ? A questão é complexa. Cada caso é um caso
    e é muito pessoal.

    A maioria que consegue ter um dinheirinho até o final do mês está satisfeito.
    Como diz "Pai Rico, Pai Pobre", a famosa corrida dos ratos. Não saimos do lugar.

    Diminuir as despesas, é possível até o limite do pão durismo, se aguentar e estiver disposto a isso.


    Sobre o comentário do Anomimo acima, só não concordo em 100% em RF.
    Como diz o Henrique Carvalho, precisamos é ter controle dos Riscos.
    Os juros compostos são MUITO PODEROSOS. 1%, 2%, 3% a mais no ano em 20, 30 anos é
    muito poderoso! O problema é garantir que vc não esteja velho e podre no momento de aproveitar
    o dinheiro que acumulou durante este tempo.
    Em menos tempo que isso, praticamente vc não sente o poder do juros compostos, ainda mais
    como vc citou, em cima de 30 mil reais.
    Já vi livros mostrando o tempo de chegar em 500 mil, fazendo simulações de aportes.Todo mundo
    pode fazer isso no excel. Dependendo do aporte, vc leva uns 15 anos para chegar nos 500mil
    e mais APENAS uns 4, 5 anos para chegar ao 1 milhão, graças ao poder dos juros sobre juros e
    a curva exponencial já estar bonitassa ao seu favor! QUer gastar menos que 15 anos?
    Injete o tal falado aporte maior, se for possível.

    Enquanto não consigo aumentar a receita (confesso que não ando empenhando tanto como deveria),
    ando focado em diminuir as despesas.
    E se pelo menos na minha jornada alcançar a taxa de riqueza = 1

    http://investidordefensivo.blogspot.com/2011/02/dificil-ficar-milionario-que-tal-ter.html

    já estarei MUITO satisfeito.

    Não estou muito preocupado em ser rico. Só quero a liberdade financeira.

    ResponderExcluir
  51. O blog é fantástico mas não sei porque surgem estes tipos de comentários de alguns anônimos. Assim fica difícil de se debater um tema tão importante.

    Sobre o market timming eu o considero essencial na minha estratégia e funciona. Só tem uma coisa que as pessoas se esquecem: os investidores são diferentes, tem abordagens e estratégias diferentes e por isso mesmo temos que tentar desenvolver a nossa própria estratégia (ou sistema) de operação. Não adianta copiar uma estratégia vencedora, a pessoa tem que se dedicar ao mercado, estudar muito, ler biografias de todos os tipos e tirar suas próprias conclusões.

    A partir deste conhecimento base é que se forma uma estratégia própria e bem sucedida.

    Mas muita gente procura nos blogs, cursos, foruns e etc uma receita de bolo que não existe...

    Abcs,

    ResponderExcluir
  52. Eu concordo que a diferença de rentabilidade entre a estratégia simples e a complexa sejam pequenas, contudo, é preciso levar-se em conta o fator tempo.

    Além disto, mesmo uma estratégia simples, precisa estar muito bem fundamentada e estudada para que, ao longo do (novamente tempo), o investidor não derrape muito.

    Também concordo que a curva num gráfico "conhecimento necessário x rentabilidade" seja logarítmica.

    Contudo, vendo-se o ganho significativo e inicial que o investidor obteve a partir do conhecimento, ele fica estimulado a aprimorar sua estratégia cada vez mais.

    Acontece, também, que as estratégias complicadas não servem simplesmente para tentar aumentar a rentabilidade, mas também para aumentar a confiança (ou diminuir o risco, seja ele psicológico ou não) do investidor.

    E tenho certeza que, depois destes esquemas mil feitos nas estratégias, o investidor gasta o seu dinheiro no dia a dia de um modo bem mais consciente e dedicado.

    Resumindo: Depois de estudar freneticamente e fazer looping (rs) nas suas estratégias mil de investimento, não adianta, vai chegar um determinado momento que o investidor vai precisar sentar e esperar passar 10, 20, 30 anos.... para ver algum resultado.

    ResponderExcluir
  53. pobretão de vida ruim27 de agosto de 2011 às 20:43

    Renato C, você falou, falou mas a conclusão é a mesma, aporte e tempo é o que conta.

    Esse negócio de estudar não tem nada com confiança ou psicológico e sim pro cara não fazer besteiras absurdas (tipo investir all-in em pic do Itaú).

    Estou freneticamente pensando em formas de abrir um negócio, vender coisa no mercado livre, qualquer coisa, começar ganhando 1.000 reais fora empergo por mês e assim vai.

    ResponderExcluir
  54. Gabriela, a queda da bolsa do dia 8 e o repique foram bem previsíveis pq já aconteceram, é PASSADO, e é fácil achar uma explicação para o passado.

    Tome cuidado, por mais sorte que vc tenha tido nos seus investimentos, isso não significa que vc está com uma boa estratégia.

    Não estou falando isso para te desanimar, mas para que vc tome mais cuidados nas suas decisões futuras.

    Na próxima vez que vc tente adivinhar alguma coisa, pense primeiro no que vai acontecer caso a sua previsão falhe. Isso é o mais importante: antes de pensar em quanto vc pode ganhar caso acerte, pense PRIMEIRO em quanto vc pode perder caso erre. Essa é a única maneira de sobreviver no mercado, pois ninguém tem sorte a vida toda, uma hora vc vai errar, e quando vc errar, o importante é não perder muito dinheiro por causa desse erro.

    ResponderExcluir
  55. Excelente post. Por isso que eu ADORO o livro Axiomas de Zurique. Ele joga um balde de algua fria nesse montão de gente que acha que grafista, análise técnica, analise sei-la-oque pode prever sequer uma nesga do futuro. Pobres mortais. Estou no time de aportes mensais mantendo-se fiel uma porcentagem de alocação pre-determinada de acordo com seu perfil. É o princípio KISS em ação (Keep It Simple Stupid!). Ah, e nada de querer ficar remunerando carteira brincado com opções. Isso é outra asneira. Não caia no conto da Sereia (ou do cachorro?)...
    Leoh.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. pobretão de vida ruim28 de agosto de 2011 às 00:20

    "Aos anônimos e congênres: quando algum de vocês tiver mais de um milhão de reais, a gente conversa."

    Caramba quanta arrogância.

    Não sabe receber criticas não?

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. pobretão de vida ruim28 de agosto de 2011 às 11:52

    HM apagou o que escreveu, é, a mascara caiu nos chamou de inferior e pobretões por não termos 1.000.000 e não sermos dignos de "conversar" com você.

    Legal.

    ResponderExcluir
  62. Lamentável!!!

    Aqui é um blog de investimento e o queremos ver aqui são bons investidores. O tamanho do patrimônio não quer dizer nada.

    Se fomos julgar a capacidade de investir pelo tamanho do patrimônio, até o Neymar dá uma lavada em todos vcs.

    ResponderExcluir
  63. Apesar do HM ter apagado o que escreveu, é possível ler os comentários dele no leitor de feed, pois estes comentários não são apagados. Aí percebe-se que quanto mais dinheiro uma pessoa tem, menos educada é.

    Ele caiu direitinho no canto das sereias ao tentar remunerar o portfolio com opções. Perguntem a ele qual a rent. que ele já conseguiu fazendo isso? Provavelmente não tem a mínima idéia porque se comporta mais como especulador do que como investidor.

    O HM reclamou por ter sido criticado por comentários anônimos, mas por acaso ele também não é anônimo? Alguém por acaso sabe o nome, profissão, cidade dele? É claro que não, então não tem porque reclamar de comentários anônimos.

    Para não fugir da discussão, aproveito e pergunto ao Finanças Inteligentes que adora o Market Timing, por que ele não publica a rent. mensal dele? Apenas a rent., não precisa expressar valores. Já que está no anonimato, não vejo problemas.

    Aposto que ele, assim como 99% de quem usa Market Timing, não tem a mínima idéia da própria rentabilidade. Ganha 50% num trade, perde 30% em outro. E se trabalha em corretora, pior ainda, pode "tredar" a vontade, já que o salário no fim do mês é garantido. A rentabilidade do portfolio que se exploda, não é mesmo?

    Investidor Anônimo

    ResponderExcluir
  64. Infelizmente, algumas pessoas não conseguem conviver com a volatilidade na bolsa e acabam ficando estressadas e sem saber o que fazer nos momentos de cdrise.

    Vou dar uma dica bem valiosa para essas pessoas: independente do tamanho do aporte, bolsa não é para qualquer um!!!! Se é para se estressar, então coloque tudo na poupança, vá dormir tranqüilo e seja feliz.

    ResponderExcluir
  65. Gabriela bom dia. Andei fuçando pra investir em ouro há algum tempo. No Brasil é bem complicado mas vamos lá. O Ouro pra investimento tem que ser o ouro 24k (99.9% de pureza). Caso consiga comprar esse tipo de ouro, peça pra algum joalheiro de confiança transformá-lo em barras (cuidado pode voltar ouro 18k ou até menos) e venda pra sites como parmetal e ourominas. O problema é que pelo que você falou só tem ouro bruto então você vai ter que usar uma quantidade 25% maior de ouro 18k para fazer uma barra de ouro 24k. Seu custo então subirá para R$ 81,25/g. Hoje os sites estão vendendo por R$ 96,10 o ouro. Esses R$ 15,00 têm que pagar o custo do joalheiro, o risco do cara te roubar e mais uma tarifa que as empresas cobram pra derreter o ouro e verificar a pureza. That's all.

    ResponderExcluir
  66. Ainda sobre alocação e market timing, o que você achou da "alocação tática" do Jim Otar? Escrevi um post sobre ela (http://futuroaposentado.wordpress.com/2011/09/06/alocacao-tatica/) e gostaria da sua opinião, VR. Abraço.

    ResponderExcluir
  67. O Zé Mobral pratica market timing. Ele tem sucesso, acumulado. Isso não milita a favor do market timing e vai de encontro ao seu artigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experiência anedotal. O pobretão também pratica e se deu muito mal. Nenhum serve de base para argumentação.

      Abs,

      VR.

      Excluir
    2. Qual lá no ranking do pobreta ou do Victor se manterá vivo quanto ao portfólio, na sua opinião, VR? Todos apresentam rentabilidade elevada.

      Abraço.

      Excluir
  68. VR, esse artigo parece ser como as Leis de Newton, bem ATEMPORAL. Congrats!

    ResponderExcluir
  69. O link do texto mencionado está off, tem como atualizar?

    ResponderExcluir