sábado, 1 de outubro de 2011

Atualização Mensal: Setembro 2011

Bem, o que posso dizer a não ser... CAOS. Com a bolsa caindo pelo sexto mês seguido, a diversificação do meu portfolio não foi suficiente para impedir o gosto de sangue ao final do mês. Resultado: estou ~R$15.000,00 mais pobre, mesmo após aportar e reinvestir os dividendos/aluguéis.


Dados (clique para ampliar):


A era PIBB do meu portfolio finalmente chegou ao fim. Vendi as últimas 55 quotas a R$81,00 cada. Além disso vendi as ações JHSF3 que possuía a R$4,61 cada (não cumpria mais o critério de valor). Com o valor do PIBB, JHSF3, dos dividendos e aluguéis esse mês eu comprei:

  • 100 FIBR3 a R$14,73
  • 100 VALE5 a R$40,80
  • 100 VALE5 a R$39,57
  • 500 EQTL3 a R$11,52
Finalmente o turnover do meu portfolio deve diminuir, assim como meus custos com corretagem. Não planejo fazer nenhuma compra/venda extraordinária no mês de outubro.

Eu fiz um gráfico bem bacana comparando a performance do meu portfolio:


Tudo completamente dentro do previsto. Correlação bem alta com os benchmarks, variando overperformance e underperformance, com exceção do Ibov que tem se saído muito mal.

Rumo aos R$500k!

110 comentários:

  1. Tudo dentro do previsto? Será que vc e todos os outros investidores não estão tentando se negar a enxergar a verdade, com medo de admitir que erraram?
    Olha, a coisa tá feia, muito feia mesmo, e não apenas no Brasil mas no mundo inteiro. Faz tempo que as coisas estão indo mal. Faz tempo que alguém não ganha dinheiro com bolsa.
    Eu nunca dei muita bola pra esses caras que ficam criticando o capitalismo, dizendo que é insustentável e que logo chegaria ao fim, mas os últimos acontecimentos estão me fazendo mudar de idéia. A coisa está MUITO FEIA mesmo, parece que estamos caminhando para o colapso total do sistema financeiro como conhecemos hoje: calotes, bolsas que sempre caem, desemprego, recessão...
    O mais foda é ter dinheiro em bolsa numa hora dessas: vc fica na dúvida entre perder pouco ou arriscar perder tudo.
    Mas é difícil achar alternativa: quando tudo for para o saco, a renda fixa vai pro saco tb, nem a poupança vai ficar a salvo.
    A única coisa que salva é imóvel, mas quem não tem muito dinheiro pra comprar casa, como fica???

    ResponderExcluir
  2. Anonimo,
    Que isso cara! Que medo é esse!rs É só diversificar!rs Crises passam!Só vc garantir que não vai precisar tirar dinheiro da bolsa nesse momento.

    VR,
    Cara. Essa bola de neve de 500K tá demorando hein! Mas tb, estava pensando agora. Bola de neve nada... Na hora que começar a subir, vai ser uma bola ATôMICA.
    Só temos que aguardar.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Bom... eu que sou ferrenho defensor do LC de longo prazo estou pensando seriamente em deixar as ações (só blue chips) de lado por 1 ano e tanto para deixar as coisas acalmarem. A situação lá fora é por demais familiar para permitir dormir sussegado e (no meu caso) demais rápida para lidar sem ficar o dia todo no home broker.

    Anônimo 1 de outubro de 2011 10:25: correlação com índices é isso ai. Cai lá (bolsa) cai cá (carteira).

    ResponderExcluir
  4. Investidor Defensivo, falando assim: "Na hora que começar a subir, vai ser uma bola ATôMICA.
    Só temos que aguardar." parece um pastor falando pra alguém quando vai pedir ajuda e que um dia deus vai ajudar.

    E se não for um crise tão rápida hein? Já pensaram se o capital de vocês desvaloriza 40% ou mais enquanto continuam com o pensamento: "ah, mas quando subir vai ser ótimo!"?

    ResponderExcluir
  5. Cara,

    Sou grafista e acompanho o seu blog a meses.

    Você fala muito pouco sobre hedge. Vende alguns contratos do INDICE e faz o hedge, sua carteira vai perder pouco em valor com as futuras quedas. Opere opções fazendo lançamento coberto e outro conselho opere no futuro e commodities, venda a termo ( o risco é minimo) pois existem alguns malucos que comprar a termo. Se não conhece esses tipos de operação de operação me mande um e-mail robs.wesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Bom eu não posso reclamar minha carteira rendeu 1% em set e graças ao tesouro e aos dividendos que seguraram as pontas. Minha carteira esta bem diversificada.

    abços

    ITM

    ResponderExcluir
  7. VR, fique tranquilo. Já passei por muitas crises, com capital próprio MUITO maior aplicado na bolsa. No começo você perde o sono mesmo, mas logo se acostuma. Em um dia você perde 50 mil, no outro ganha 70, etc. Não fique pensando nisso, simplesmente deixa rolar. As variações dos últimos meses não fazerm nem cócegas no pessoal mais antigo da bolsa, acredite!
    Você vai colher os frutos do que está fazendo, porém pense em 7/10 anos e não em 2/3, ok?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. A coisa mais normal do mundo é o patrimônio variar quando se investe em ações. Para o pessoal que está pessimista quando se perde é melhor ir para o Tesouro Direto. Para quem sangue frio e sabe que perder faz parte da Renda Variável (que nao possui este nome à toa), é só manter a disciplina.
    VR, Parabéns pelo seu patrimônio. O tempo recompesará sua disciplina nos investimentos. Juntos formamos um time!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Só se ganha no mercado de ações comprando na baixa. Com disciplina e visão de longo prazo, os ganhos serão extraordinários quanto mais baixo for o preço médio de compra. Isso, é claro, se os ativos se valorizarem no decorrer do tempo, e o investidor mantiver sua posição em ações. Acredito que a Bolsa como um todo irá se recuperar a longo prazo. Não sei quando, mas irá.

    Continue firme com sua estratégia, Viver de Renda!


    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Anonimo,
    ahuahau gostei do Pastor!
    Bom... Pode demorar mesmo! Por isso que diversifico! Atualmente estou com uns 45% em ações.E longo prazo pra mim é mais de 10 anos mesmo.
    Já vi minha grana cair mais de 40% em 2008. E investia só em ações. Por isso que hj estou mais tranquilo, para poder esperar.
    Admito que nao estudei sobre quedas e recuperações... pode ser um pouco de "misticismo" de pastor mesmo.rs Mas alguém que ler este comentário que saiba sobre isso pode nos esclarecer melhor. Em 2008 a recuperação foi relativamente rápida. E quem continuou comprando na queda não tem muito o que reclamar não...

    ResponderExcluir
  11. ola amigo, só nao entendi como é feito o seu investimento em imoveis, poderia me explicar ? obrigado pela atencao

    ResponderExcluir
  12. O problema da maioria dos investidores é que quase todos tem a certeza absoluta que a bolsa sempre sobe no longo prazo. Por mais que existam algumas teorias que justifiquem essa afirmação, NÃO HÁ NENHUMA GARANTIA DE QUE ISSO VAI ACONTECER. O mercado é imprevisível no curto prazo, todos sabem disso. Mas acho que tem muitos que não admitem que isso tb ocorre no longo prazo.

    A bolsa pode subir daqui a 30 anos? Pode! Mas pode subir apenas daqui a 100 anos. Ou pode cair a 10mil pontos daqui a 10 anos e ficar de lado até o final do século. Não tem essa de falar "QUANDO SUBIR EU...". Não é apenas questão de QUANDO, é questão de SE também. É uma aposta, tanto no curto como no longo prazo é uma aposta. Acho que a maioria dos investidores de longo prazo não pensam dessa maneira, mas essa é a forma mais realista de pensar.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostaria que essa época de baixa continuasse por mais uns 4 a 5 anos (se cair mais, melhor ainda)....época essa que devo fazer grandes aportes (pico da carreira e disposição para trabalhar). Não gostaria que houvesse uma recuperação tão rápida quanto 2009-2010, não deu muito tempo para aproveitar....lembrem-se que no mundo o dinheiro quase sempre caminha dos impacientes para os pacientes.
    É muito difícil ter o sangue frio necessário vendo mês a mês o patrimônio diminuindo....mas quem consegue manter a disciplina a longo prazo é recompensado. Tudo isso, lógico, fazendo boas escolhas dentre o universo de ações (com muito estudo).
    Para os que não conseguem ter essa visão, o mercado tem várias outras opções, dentre elas a poupança...que na pior das hipóteses tem 6% garantido ao ano (pelo menos ainda tem).
    Se o capitalismo quebrar, prefiro ser sócio da Eletropaulo, por exemplo, do que ter dinheiro em títulos públicos, essa é a minha opinião.

    VR....mantenha a disciplina e não desista.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. VR,

    Parabens pela disciplina. Espero que esteja bem tranquilo. Tem tido uma boa renda de Dividendos/JCP. Uma vantagem de ter uma carteira de ações em vez de ETF é que em um determinado momento vai poder viver de dividendos sem precisar vender as ações. As perspectivas pros FIIs com a SELIC em queda são muito boas.

    Acredito que esta crise vai piorar e demorar para ter uma recuperação. Ótima oportunidade pra comprar boas ações pro LP. Acho que existem ótimas oportunidades em algumas empresas selecionadas.

    Qualquer coisa me manda um email (invfin@hotmail.com)

    Abs

    ResponderExcluir
  15. Concordo com ID, dps que a Bolsa subir, a bola será ATÔMICA!!!

    Bolsa em queda, hora de fazer as compras e aproveitar as promoções. Saldão de balanço chegou mais cedo esse ano.

    =D

    ResponderExcluir
  16. pobretão de vida ruim2 de outubro de 2011 às 00:28

    Mês a Mês sempre a mesma vida ruim, patrimonio crescendo como formiga e tendo que trabalhar como cavalo.

    ResponderExcluir
  17. Olha aí o reclamão do pobretão dinovo!! Tadim dele, gentem, como soOoOofre!! Vamos dar uma faca pra ele se matar??
    Para os outros anônimos, o nome do jogo é Volatilidade, o princípio no qual as ações podem subir mais, ou cair mais (senão o nome do jogo seria RF :) A volatilidade é sua amiga, amigona, e não sua inimiga. Gosto de uma frase do Mauro Halfeld: "só os otimistas moram em frente ao mar no Leblon". Sobre isso ouçam tbm: http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/2011/09/29/OTIMISTAS-CONTRA-PESSIMISTAS.htm
    Rumo aos 600k! (pq não? e enquanto isso, na sala de justiça, aproveitem pra comprar mais no saldão atual)

    ResponderExcluir
  18. Pexe, você não opera com STOP não?

    pelo menos eu tenho visto grande parte dos bloggers operarem sem o STOP e veem seus portfólios despencarem! Veja se não é o caso de, nesse aspecto, colocar um STOP para evitar tanta queda!

    Abraços,

    BerlimInvest

    ResponderExcluir
  19. Afff....., Berlim! Investidor de longo prazo não coloca stop quando o preço cai. Pelo contrário, se a empresa continua com bons fundamentos, ele compra mais. Só faz sentido vender se a empresa deixa de ser atrativa, e não é o preço da ação que determina isso. Misturar estratégias é a melhor forma de perder dinheiro.

    ResponderExcluir
  20. Como disse Warren Buffet:
    "Você não precisa ser mais esperto que os outros, precisa ser mais disciplinado que os outros." E é isso que você está fazendo, parabéns VR continue firme em seu objetivo!

    ResponderExcluir
  21. hehehe esse pobretão vive reclamando de barriga cheia. O cara faz aporte de 2500 reais por mês e ainda acha a vida difícil. Parece o Hary, aquela hiena do desenho animado que vivia reclamando: "ó vida ó céus ó azar" kkkkkkkkkk.

    E esse Robson Wesley e o tal do Berlim Invest estão querendo ensinar o padre a rezar o pai nosso. Ve se aprendem um pouco sobre investimento passivo antes fazer comentários inúteis por aqui.

    VR não concordo com tudo que vc fala, mas admiro muito sua disciplina. Acho que aquela dúvida levantada pelo I40 sobre os FII merecia uma atenção maior, o que vc pensa do assunto?

    ricaço de vida boa

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Berilim, STOP, taxas da corretora, mordidas do Leão... vc esqueceu de mencionar estas despesas no seu rendimento fabuloso de 13% nos dois últimos meses, sendo "fundamentalista de carteirinha" com 25 anos e 0% aplicado em bolsa. Nossa, esqueci de mencionar que seus fabulosos "13%" foram no "simulador do FolhaInvest", conforme consta no seu blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  24. O anônimo aí em cima deve estar muito equivocado.

    Pergunte ao Warren Buffett se alguma vez na vida ele usou o tal do STOP?? Vc é igual a um outro pseudo-investidor que de vez em quando pinta por aqui dizendo-se inv. passivo, mas vive fazendo trade e LC de opções.

    Quem é fundamentalista e inv. passivo como eu até se sente ofendido com tais comentários. É cada um que aparece...

    ricaço de vida boa

    ResponderExcluir
  25. Opa um outro anônimo se antecipou ao meu comentário. Meu comentário de cima foi dirigido ao Berlim, que não passa de outro anônimo.

    Boa anônimo, os 13% do Berlim foram com o simulado...kkkkkkkkkkkkkkkk Tô falando é cada amador que aparece.

    ricaço de vida boa

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Berlim, vc é um fanfarrão... Vc lucrou 13% e aí, quanto isso te rendeu de fato? Nada. Só a satisfação de bater no peito e dizer "eu sou foda"... Numa boa, suas dicas de operação são úteis para o Folhainest... aqui tem dindim na jogada, é outra realidade...
    Vc precisa estudar muito, mas no mercado de ações se aprende é botanto o seu na reta, com dinheiro vivo e sangrando...
    Investor

    ResponderExcluir
  28. E o preço médio?? Muitas Empresas pagaram dividendos acima de 20% na última crise. E 20% de lucro não é de se jogar fora....
    Manter 50% da grana na renda fixa permite fazer compras generosas em épocas maravilhosas de quedas...

    Quero que o Ibovespa caia 90%, quanto mais cair, mais eu vou comprar já disse Buffet...

    Pedrojuan.rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. O pior que eu concordo com o cara ali em cima, no ponto que ele fala de hedge.

    ResponderExcluir
  30. pobretão de vida ruim3 de outubro de 2011 às 22:49

    Deixar na renda fixa aí precisa tirar pra comprar e perde toda a grana com taxas. Que saco esse clichê hein ow?

    Minha vida é horrível sim, aporto alto mas não vivo. Se resolver gastar pra me divertir mais ou comprar badulaques que todo mundo tem menos eu, ficarei preso no emprego até os 65 anos.

    Desculpe não ser playboy de vidinha moleza sem precisar trabalhar todo dia 10 horas sob pressão fudida.

    ResponderExcluir
  31. Bacana o gráfico comparando a evolução de cada classe de investimentos IF!

    Obrigado pela regularidade na atualização de sua carteira.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  32. XoOoOoOora pobretão!!!
    Tens saúde, trabalho, renda pra aplicar e um emprego "que não encontro outro com salário melhor" mas não tem ... disposição!!! Não nasceu em berço de ouro e com a vida feita, não consegue consumir o último iphone... tadim tadim!! NÃO DESCULPO NÃO, TADIM TADIM!!
    XOOOOORA pobretão!!

    ResponderExcluir
  33. Na boa pobretão, tá todo mundo ralando aqui pra aprender sobre finanças, trabalhar e melhor capitalizar o dindin que sobra; ninguém está interessado na vida alheia, se o VR ganhou dinheiro de herança ou não, ou se vc tem uma vida feliz ou não. Pare de chorar e contribua com o blog, ou pare de reclamar. Na boa.

    ResponderExcluir
  34. 15 mil reais??? 15 mil reais???!!!!! Como você gasta tudo isso numa brincadeira sem graça dessas?
    Você tem noção da quantidade de sapatos que dá pra comprar com esse dinheiro? Ou de idas ao shopping?
    Estou indignada com uma coisa dessas. Não é possível!!! Você não tem e nunca teve uma mulher na vida. Ah se meu marido faz isso... EU CORTO O DELE FORA!!!!

    ResponderExcluir
  35. pobretão de vida ruim4 de outubro de 2011 às 21:57

    Na boa cara deixa eu desabafar valeu, aposto que é aquele playboy risonho do trabalho que fica enxendo o saco de todo mundo.

    Não gosta, não lê.

    Ai ai mais um dia lixo de traballho amanhã.

    ResponderExcluir
  36. pobretão de vida ruim4 de outubro de 2011 às 21:58

    Na boa cara deixa eu desabafar valeu, aposto que é aquele playboy risonho do trabalho que fica enxendo o saco de todo mundo.

    Não gosta, não lê.

    Ai ai mais um dia lixo de traballho amanhã.

    ResponderExcluir
  37. Hahahaha!! Essa mulher (até parece que é só essa) é sem noção!! 15 k de sapato.. É essa brincadeira que pode gerar mais 400 k no ano que vem, por exemplo.. De repente o cara NÃO GOSTA de mulher, já pensou?

    Pobretão: força nas galocha! Pensa o seguinte: se tudo der errado pelo menos você tentou! Estabeleça um prazo pra continuar investindo (tipo 5, 10 anos)... E depois viva.. Afinal, várias estudos já mostraram a importância da variável tempo. Portanto, invista primeiro.

    ResponderExcluir
  38. pobretão de vida ruim5 de outubro de 2011 às 10:51

    È o que faço e confio que serei premiado no futuro próximo (5 anos) e poderei curtir mais e rir dos que gastam horrores se exibindo de honda civic e iphone e viagens pra europa anualmente e eu em casa, viajando pro bar da esquina, a pé, com celular de 69 reais.

    ResponderExcluir
  39. pobrezinho-pobretão, então daqui a 5 anos vc vai estar de honda civic e iphone e vai rir de si mesmo ...

    ResponderExcluir
  40. Porra Pobretão, quer lamentar crie um blog ou procure o CVV (141 ou http://www.cvv.org.br). Aqui é lugar para discutir idéias. Se fulano viaja pra Europa ou Praia Grande, se tem Iphone, Ipad, Ipod, InãoPod ou Civic problema dele. Para de inveja e cobiça com as conquistas alheias e busca o seu crescimento, a começar pela mudança do seu nick.

    ResponderExcluir
  41. pobretão quero ver vc continuar chorando pq nao tem iphone depois de ver esse videozinho -

    www.youtube.com/watch?v=eCHS6geSs-k&feature=related

    ResponderExcluir
  42. ..como fico contente em ler estes comentários desesperados de pessoas que pensam que as empresas de todo o mundo não vão crescer ao longo dos anos hehhehee VAMO LÁ CAMBADA DE DESESPERADOS VENDAM TUDO !!! É ISSO AI !!! HEHEHHE
    Att
    Anderson

    ResponderExcluir
  43. Isso aqui não serve para o Pobreta, mas para todos nós... "Seu trabalho vai preencher boa parte da sua vida, e a única maneira de ser verdadeiramente satisfeito, é fazer o que acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho, é amar o que você faz. Se você não achou isso ainda, continue procurando, e não desista, ... você saberá quando encontrar ... Então continue procurando! Não desista!" Steve Jobs. (http://www.ronaud.com/atitude/licoes-de-vida-com-steve-jobs).

    ResponderExcluir
  44. Agradeço pelas atualizações.
    Poder acompanhar uma carteira de verdade... Não tem preço.
    Esse blog é MUITO valioso!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  45. pobretão de vida ruim6 de outubro de 2011 às 22:40

    A verdade é que quase ninguém trabalha no que gosta e sair procurando não é fácil afinal tem CONTAS pra pagar. Esses discursos não funcionam nada.

    Porra ontem trabalhei das 8 às 8 da noite. Que é isso cara, dando dinheiro pros outros.

    Tenho 69k... rumo aos 75k... (16,66% do que o VR tem).

    Life sucks!

    ResponderExcluir
  46. Fui as lagrimas com o depoimento do pobretão...TADIM TADIM do pobretão...tá sem dinheiro pra comprar o iphone 4s...tadim que coitadinho. Aí galera proponho fazermos uma vaquinha pro pobretão poder comprar o novo iphone 4s....afinal ele não tem condições... tem emprego fixo, saúde, 70k de patrimônio e faz aporte de 2500 por mês...que pobrezinho coitadinho.

    ResponderExcluir
  47. Pobreta, vc tá numa situação privilegiada, juntou 69k com um salário baixo. É chato trabalhar para os outros e viver uma vida muquirana? É, mas este é o caminho para quem não nasceu em berço de ouro. Se sua vida tá um lixo é pq vc escolheu economizar hj para desfrutar com mais qualidade amanhã e não caiu na armadilha do consumo a crédito fácil. Tem muita gente com carro, gadget, roupa e viagem bacana mas com dívida tremenda, PL negativo (Passivo>Ativo). Seu PL é positivo, meu chapa! Numa boa, vamos manter o foco nas estratégias e idéias aqui no blog, é para isso que estamos aqui. Abraço e rumo à liberdade (ainda que tardia) financeira.

    ResponderExcluir
  48. Pobretão, sua vida é uma merda sim; salário baixo, emprego fudido, vc vai tentar acumular renda mas nunca vai ganhar dinheiro de verdade na renda fixa, que não rende nada, e na bolsa então vai ter rendimento japonês nos próximos 30 anos... Ou seja, vai ficar ralando 12h por dia e tentando juntar uma miséria pra não sair do lugar, e daqui a dez anos vai ter o mesmo emprego, a mesma renda, a mesma merda de vida e seu portifólio vai dar pra comprar um quarto-e-sala num bairro fudido.
    Playboy de honda Civic, iPhone4S e com viagem marcada pra Europa

    ResponderExcluir
  49. pobretão de vida ruim7 de outubro de 2011 às 18:00

    Obrigado pelas palavras de todos mesmo haters, vamos focar sim nas estratégias, só lembrem-se que na equação de ganhar dinheiro está lá aporte e para maior aportar tem que trabalhar e trabalhar é chato e maior aporte significa maior sacrifício e isso é chato.

    Como a gente falou aqui que foi revolucionário foi que o aporte é tudo. As estratégias só fazem diferença para bolos de grana gigantes.

    Mas tudo bem vou dar um tempo na reclamação.

    ResponderExcluir
  50. pobretão-sabichão, vou parar também de perder meu tempo com vc; por último quero dizer que a sua "super-sabedoria" de que o tamanho dos aportes faz diferença só expressa a mais triste realidade da sua infelicidade: se tem grana, blz, se não tem, tem que ralar. Vc não descobriu a América ao falar sobre tamanho; isto é, meu bem, o óbvio ululante. Vc só descortinou o tamanho da sua neurose de infelicidade: distimia (vai no gugou). Pra quem não nasceu em berço de ouro, a vida é feita de desafios, inteligência e procura. E como já disse, reclamar não te faz mais rico, inteligente ou interessante, só te faz mais infeliz e chato. Agora pode reclamar a vontade, não vou perder mais meu tempo com vc, beijunda

    ResponderExcluir
  51. parem de xingar o pobretão, minha vida é pior que a dele, não tenho metade do que ele tem, ele ta certo em reclamar pra quem não nasceu rico essa vida é só desgraça, acordar cedo e dormir tarde deixando os outros mais ricos não é vida, mas fazer o que? só nos resta lamentar

    ResponderExcluir
  52. Pobretão 3
    Pelo menos vocês deixam os outros ricos. E meu patrão que é um zé ruela. Trabalhar pra pobre é pedir esmola pra dois. Essa é a minha situação...

    ResponderExcluir
  53. Tá uma lamúria só este post.
    Pô, tenham dó. Ficar lamuriando na internet é fim de carreira. Eu faço isso deitado à noite, sozinho.
    Um conselho: tracem uma meta, façam um plano e executem ele.
    Agora se voce não tem meta alguma, se não sabe pra onde rumar, procure um psicólogo, sei lá. Qualquer pessoa minimamente educada pode ganhar dinheiro. Basta querer de verdade e correr atrás. Faça uma atividade física, pratique um esporte, melhore seus pensamentos. Trocar de mulher/marido tb pode ajudar.
    Não to dizendo pra largar emprego, chutar td pro alto, nada disso, mas não fique no emprego que vc odeia nem um minuto a mais do que o necessário pra pular de lá com segurança. E não diga que isso levaria 100 anos pq e mentira.

    ResponderExcluir
  54. Também sou outro fudido. Tenho um trabalho chato e não ganho nem 3 mil reais por mês. Tenho que suar muito pra economizar e aplicar na renda fica e índice IBOV. Mas a verdade é que eu estou completamente desanimado, sem confiança nenhuma. Os juros estão baixos e vão cair mais. A bolsa não vai se recuperar mais, 70k foi o máximo. Eu não acredito que ela volte a atingir esse nível, as coisas mudaram, o mundo inteiro está andando para trás.

    Ass: Mais um

    ResponderExcluir
  55. pobretão de vida ruim11 de outubro de 2011 às 12:28

    Po ontem trabalhei até as 9 cara e meu chefe só fica pedindo merdas absurdas, eu produzo um monte, carrego tudo nas costas e acha que eu sou preguiçoso e não faço nada!

    Eu não nasci pra ser mandado e maltratado.

    ResponderExcluir
  56. Pobreta, cumpra sua promessa... "Mas tudo bem vou dar um tempo na reclamação."

    ResponderExcluir
  57. "Don't feed the trolls"...

    ResponderExcluir
  58. Eu tocava um trailer que vendi tem uns 2 meses por 6 mil. Era todo dinheiro que eu tinha. Achei que ia dar certo emprestar a grana pro meu cunhado ao invés de aplicar no banco. Ele ia me pagar 200 reais por mês e depois de 6 meses me devolvia. Não é que o infeliz morreu e minha irmã disse que não vai devolver nada pq ta precisando?
    To desempregado pq o esquema que eu achei que ia virar não virou, eu só tenho 2o grau e emprego pra mim é só de orelha com salário mínimo.
    Então, não reclamem, pq se tem um fudido, sou eu. Nada é tão ruim que não pode piorar.
    Rivaldo

    ResponderExcluir
  59. Cara, tem gente que tá fodido pq não tem outra saída mesmo, mas tem otário que se fode sozinho: emprestar dinheiro pro CUnhado???? Caralho, viu!

    Ass: Pobretão Fodido.

    ResponderExcluir
  60. Se CUnhado fosse bom não começava com a sílaba que tem...

    ResponderExcluir
  61. Na boa estou eu, funcionário dos correios, que não trabalhei o mês todo e ainda ganhei aumento. Quando voltar, vou roubar as correspondências de todo mundo pra evitar a fadiga de entregar.

    ResponderExcluir
  62. Acompanho assiduamente este blog e às vezes participava dele pelo nível dos assuntos muitas vezes inéditos para o nível de finanças pessoais no Brasil. VBGL/PGBL, DCAxLSI, risco da sequência de retorno, TSR, AportexRentabilidade, diversificação das ações no portfólio, etc são joias para nós simples mortais que queremos aprender além do mais do mesmo difundido por aí. Porém o blog perdeu rumo e foco. Sem tempo para postagens de teor mais crítico, o VR deixou o comando do avião no piloto automático. Discussões sobre finanças perderam espaço para assuntos e lamentações pessoais e piadas dos mais diversos tipos, deixando a praga dos trolls tomar conta. O VR sempre deixou claro que este é um espaço democrático, mas uma democracia demais sem moderação (que não pode ser confundida com censura) deu asas a quem confunde liberdade com libertinagem. Tal qual no filme O Rei Leão, em que as hienas tomaram conta do pedaço e o reino virou anarquia. O resultado disso? Pouco vemos comentários de outros blogueiros de prestígio (HC, Hotmar, I40, HM), que sumiram aos poucos com trocas de informações valiosas sobre finanças. Isto é apenas um desabafo, o fato é que muitos de nós estamos descrentes com o que vemos por aqui. Me sinto órfão daquele blog que trazia assuntos intrigantes e análises críticas sobre as bobagens que o senso comum difunde por aí.
    Cleber

    ResponderExcluir
  63. pobretão de vida ruim19 de outubro de 2011 às 10:11

    Depois nós que somos chorões. Pelo menos lamentamos por algo duro e difícil que é a pobreza e a tristeza do trabalho escravo diário e você que fica reclamando porque "o blog não é mais o mesmo".

    O VR fez 2 posts sobre aporte, tempo bem legais que surgiram exatamente de minhas discussões com a galera então pare de ser nostálgico de blog.

    ResponderExcluir
  64. Ai pobretao, nos faça um favor, se mate

    ResponderExcluir
  65. Pobretão, então se limita a discutir assuntos produtivos e sérios, se não, siga o conselho do Anônimo de cima... você com suas lamentações que não contribuem com nada é um dos responsáveis por este espaço ter virado o paraíso dos trolls...

    ResponderExcluir
  66. Duas regras a partir de agora:

    - Ataques pessoais serão apagados (do "pobretão fodido", p.ex.)
    - Comentários troladores serão apagados (do "Jaiminho", p.ex.)

    Vamos tentar retomar às discussões sobre temas avançados de finanças pessoais e investimentos.

    ResponderExcluir
  67. Pô, deixa a do jaiminho, achei engraçado rs
    descontrair as vezes não faz mal a ninguém

    quanto aos ataques entre anônimos eu concordo, só polui os comentários.

    ResponderExcluir
  68. Boa VdeR; infelizmente as pessoas não sabem aproveitar espaços democráticos; a liberdade ainda é um conceito que poucas pessoas sabem exercer com o seu duplo, a responsabilidade. Os comentários perderam o foco; imagino que é porque o blog está cada vez mais famoso, e anda atraindo todo tipo de pessoas. Pela qualidade e pelo foco em investimentos! (Mote político, hahaha)

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde amigo,
    achei interessante esta sua meta dos 42 anos.
    Minha dúvida é: quantos anos você tem hoje?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  70. às vezes fico me perguntando até que ponto vale tanta disciplina e consitência em comparação a um pouco de ousadia. Sei o que vou falar aqui vai soar ridículo ao pessoal que estuda a fundo mercado financeiro e economia em geral. Mas eu entro na lista dos mais um dos fodidos que, ganha mal e vive numa cidade grande, sem muitas perspectivas de aumentar o "bolo". Aí eu vejo as opções da Vale subirem 200% num dia (ontem) e fico pensando que eu só preciso de uma ou duas dessas pra "engrenar", ou seja, pra ter um capital razoável que faça que a diferença entre investir na bolsa e guardar na poupança tenha um sentido concreto. É muito difícil para mim, que tenho menos de 40k guardados, e diponho de pouco pra investir por mes (500 reais) fazer isso aumentar somente com disciplina árdua. Não dá, como já falaram por aqui, o estresse do HB não compensa os ganhos a mais fazendo umas compras aqui ou ali. E leio vários blogs por aí, e mesmo os aparentemente mais inteligentes, estão se fudendo.

    Já fiz trades com opções, já perdi, já ganhei (no saldo final, ganhei mais do que perdi, diga-se), e sei dos riscos.

    qualquer dia desses eu taco tudo numa opça e espero meus 100%. Os riscos são enormes, mas é mais fácil do que ganhar na loto, e é o que eu preciso hoje.

    Com 500k no banco eu nem sonhava em fazer isso, mas o que é perder 40k, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  71. pobretão de vida ruim25 de outubro de 2011 às 14:58

    Olha bruno f. eu gostei muito do seu relato.

    Penso nisso direto. Essas opções podem significar a grande saída da riqueza. É mais fácil sim acertar uma opção do que na loteria (que jogo pra tentar ser um felizardo).

    Não sei se precisaria jogar toda a grana mas pegar os 500 reais e ir fazendo uma jogada por mês. Se errar, mantem o principal, se acertar, pega os mesmos 500 e joga e o lucro vai pro bolo.

    Alguém tem idéias pra usar um pequeno valor em opções pra tentar alavancar mensalmente?

    Eu fico vendo as pessoas vivendo a vida e eu juntando dinheiro mas e aí?

    ResponderExcluir
  72. Bruno e Pobretao,

    Como ja dizia o Bogle: Stay the course. Eu há 5 anos atrás "aportava" 200,00 por mês em um CDB do Bradesco. Há 3 anos atrás eu aportava R$1.000,00 em um fundo PIBB do Banco Real. O início é muito, muito lento e difícil. Paciência é uma virtude completamente fundamental para o investidor em renda variável.

    Não há retorno sem risco. Se a opção da vale subiu 200% em um dia é porque pode muito bem (como é comum acontecer) cair -90%, -100%. A expectativa de retorno de opções muitas vezes, mesmo com toda a volatilidade, acaba sendo negativa por esse "bias" que vocês tão apresentando, tipo um "favorite longshot bias", que nada mais é do que uma variação do "lottery effect" que afetam as small-caps de crescimento e jogam a expectativa de retorno delas no chão.

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
  73. Todos nós queremos não só ganhar dinheiro na bolsa, mas ganhar muito. Se for de uma tacada só, ótimo, mas... poucos são os que lucram nadando contra a maré e qd acertam dificilmente repetem o feito. Houve fundos que lucraram e muito nos meses da queda de 2008 na explosão do subprime, mas foram meia dúzia de gatos pingados de profissionais. Vc pode até ganhar 100% em opiças aplicando 100% do seu capital, mas a probabilidade de zerar o dinheiro antes de transformá-lo em 500k é bem maior, o risco trabalha contra vc. Na loteria as chances são remotas e a perda do capital aplicado é indolor, já nas opiças, as chances de aumentar o patrimônio consideravelmente são poucas mas a perda do capital é real e pode doer. Entre as duas, eu prefiro a loteria... Sua visão é imediatista: "opções a 200% e blogs se fodendo...", se nem o Buffett ou o Soros impedem que suas carteiras se desvalorize em quedas, imagine os blogueiros... eu diria que a maioria dos blogs inteligentes estão seguindo o caminho natural do bear market, mas a queda deles é mais suave, sabe pq? Pq eles seguem 3 regras básicas do Buffett que são: 1) proteja o seu capital; 2) proteja o seu capital; 3) leia as duas anteriores. Pois é, eu sigo pelo caminho lento disciplina e paciência para acumular patrimônio ao longo dos anos, assim serei menos escravos da sorte. Tão importante quanto pensar em remuneração do capital é proteger o que já se ganhou (vide as 3 regras). Parece clichê mas é a estratégia mais sensata para acumulação de patrimônio. Pra terminar, se eu perdesse 40k num jogo desses eu precisaria de 4 meses em RF para recuperá-lo, definitivamente é muito tempo perdido e muito dinheiro desperdiçado...
    Cleber

    ResponderExcluir
  74. Descobri seu blog a poucos dias ...muito informativo ...e nao posso negar ...divertido alguns comentarios! rs
    Para o POBRETAO ... ( o mais engracado de todos ...no bom sentido )
    Moro nos Eua a 9 anos ...tenho 25 anos ...recem casado...trabalho limpando casa de rico ...banheiro de rico ...eh gostoso ? Nao eh...
    Porem esse servico DIGNO me oferece a oportunidade de fazer aportes mensais que talvez em outro servico eu nao seria capaz !
    Entao ...tambem sou defensor de apertar os cintos hoje ...pra gozar amanha!
    Soh uma curiosidade ...pq brasileiro gosta tanto de colocar palavras em ingles no meio das coisas ( textos , msgs , posts ) ......chega a ser FUNNY !rs
    Eh isso ai galera ...rumo a nossa plantacao de milhos ...e cada macaco no seu galho !!
    Um ultimo comentario ...se ve mta discussao sobre RF ...Bolsa ...Ouro....FII ....enfim ...fiz um curso de 15 mil dolares em uma das escolas mais conceituadas de Trading nos Eua ...e querem saber uma frase que sistematicamente eles martelavam em cima tds os dias ??

    TRADING/INVESTING NADA MAIS EH DO QUE UMA TRANSFERENCIA DE DINHEIRO DAS CONTAS DE QUEM NAO TEM CONHECIMENTO / ESTUDO SOBRE O MESMO , PARA AS CONTAS DE QUEM TEM !!

    Acordem galera ...na Bolsa nao brota/ nasce dinheiro ...apenas compramos acoes / moeda / metais ....em pura plena percepcao de preco.
    Jah dizia Adam Smith ... td gira em torno de Supply/Demand !
    Entao vamos cada um estudar sua area ...e boa sorte a todos nos !
    Ah ...e minha area eh Forex ...puramente ..100%!
    Recomendo o estudo!

    Abracos

    ResponderExcluir
  75. Certa vez um certo presidente francês (Jacques Chirac, creio eu) queixou-se da tamanha influência da cultura dos EUA no Brasil. Será que ele esperava que aqui fosse a África, onde a língua francesa predomina? Vai saber! No Brasil muitos falam pq acha bonito, mas no mundo das finanças os jargões e a vasta literatura financeira em grande parte are in English rsrs..

    ResponderExcluir
  76. Viver de Renda, Anônimo e Pobretão: obrigado pelos comentários.

    Sou muito sincero quando digo que sei dos riscos. Acompanho diariamente (99% das vezes só olhando) as opções, e sei que se um dia você pode ficar rico, no outro pode entrar no desespero. Não é segredo pra quase ninguém, muito menos pra mim, que já tomou uma naba de 1k vendo as opções virarem pó.

    Mas novamente, eu fico vendo esse mercado doido e volátil, que praticamente sobe num dia e cai no outro, e o ibov com resistência forte nos 50k. Imagina, Vale sendo negocia a 37 reais, PL de 5, preço da crise de 2008, ou menor. Afinal, numa queda brusca, com uma série de opções a vencer dali a apenas 2 ou 3 semanas, será que os riscos não seriam minimizados brutalmente? Acomapanhei de perto nessas duas vezes recentes que o ibov bateu nos 50k (em 08 de agosto e há umas semanas) e nas duas o script foi o mesmo.... claro, se mercado fosse fácil assim, grafista não dava aula, vivia de trade, rs. Mas por outro lado PRA MIM, com meus parcos 40k. Veja, fiz boas compras nessa semicrise, bbas3, eztc, jhsf,abcb4, pine4, smalcaps (menas a primeira) que gosto muito, todas adquiridas e já vendidas com uns 10% de lucro.
    E a aposta nessas ações foi a mesma: Tá em baixa, caiu rápido e acho que vai subir rápido... foi o que aconteceu... claro que elas não viram pó, e isso é um risco E TANTO. Mas o princípio não é o mesmo?

    Veja, como alguns sugeriram, não quero ficar milionário da noite pro dia (na verdade, eu quero, todos querem, mas voce entendeu rs), acompanho o mercado desde 2006, não sou tão novato, mas preciso aumentar meu bolo com uma operação de risco relativo, que na MINHA percepção nos ultimos 3 meses, é um risco mais ou menos controlado - até porque eu sempre coloco stop, e já me livrou de tomar um fumo lascado uma vez.

    Bom, sei lá, tá parecendo que eu to recomendando a compra de opções a seco, e deus me livre, acho que isso é igual drogas, é bom no começo, mas pode virar uma bola de neve se usar descontroladamente, o que a maioria faz. Reforço pra quem tiver lendo que NÃO faça isso, porque é um risco desgraçado, que eu já vivi na pele, e um amigo também. Mas que hoje, com um pouco mais de prudencia, estou conseguindo tirar uns lucrinhos.


    Um post confuso, que nem eu mesmo sei se serve pra algo. Acho que to mais é desabafando, assim como muitos o fazem nesse canal rs.
    Desculpas por isso, e agradeço o espaço...

    ResponderExcluir
  77. E só pra resumir o meu pensamento/situação:

    A minha vida continuará sendo a mesma se eu tiver um prejuízo de 66%. Meus 40K viram 13k, e bola pra frente, onde eu viro não se faz nem uma coisa nem outra. Mas esses 40k virarem 120k, é outra história. Já posso pensar em colocar tudo num par de FIIs, esquecer do HB e pensar em investir em mim.

    ResponderExcluir
  78. Bruno,

    O problema todo em seu raciocínio é achar que consegue prever o que vai acontecer. Por algo ter acontecido duas vezes contigo significa que vai ocorrer novamente? Esse tal do suporte em 50k nao suporta coisa alguma. O que caiu rápido pode cair ainda mais. Só lembrar do Lehman, GM, ou até por aqui com a Aracruz. Voce teve sorte, e apenas isso. Com a incerteza do futuro não há sentido em fazer trades a todo o momento.

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
  79. Nada como um dia após o outro...

    Ainda estou R$ 37 000 negativo na renda variável no ano mas já estive R$ 110 000 no vermelho.

    O curioso é que estou com 100% das minhas BOVA11 alugadas (~R$ 540 000) há um mês!! Será que vamos ter/estamos tendo um "short squeeze"? (como se diz isso em português?).

    Abraços aos bravos "buy and hold".

    Quase Lá

    ResponderExcluir
  80. pobretão de vida ruim27 de outubro de 2011 às 13:57

    Que emoção 540.000 em ações.

    Realmente falta pouco. Parabéns.

    ResponderExcluir
  81. Quando a bolsa tem um comportamento completamente aleatório, que fazem as pessoas olharem aquilo e ficarem totalmente perdidas, sem saber o que fazer, não tem perigo nenhum.

    Agora quando as pessoas começam a olhar a bolsa e achar que estão vendo padrões, que é previsível e o caralho a quatro, É AÍ QUE VEM A NABA!!!! Vem forte, entra rasgando, e vai até o fundo do rabo e depois sai pela boca.

    Tomem cuidado!

    Ass; outro pobretão fudido (e mal pago tb)

    ResponderExcluir
  82. Eu to com 650 k guardados divididos 30% em ações e o resto em CDB, fundo DI, Tesouro direto, poupança e debentures. Essa grana ta começando a crescer bem agora. Eu moro num ap grandee bom do meu pai há 3 anos na faixa e minha mulher tá numa pressão danada pra eu comprar um imovel nosso, cujo preço eu imagino que vai girar em torno de uns 500 k. O que vcs fariam? Sem sacanagem, largar a mulher não vale.
    Gabriel

    ResponderExcluir
  83. Gabriel, acho que o primeiro ponto é: A mulher vai ajudar a pagar o imóvel?

    Se a resposta for negativa, ela não tem direito de fazer pressão alguma. Simplesmente ignore e faça o que VOCÊ achar melhor.

    Caso vocês dois forem comprar juntos, eu não tiraria dinheiro todo o dinheiro do seu bolo. Faça um financiamento que possam pagar com seus salários, eventualmente você pode pegar um pouco da renda do seu montante investido para pagar o apto também.

    Não exagere no luxo, com esse montante você está bem perto da independência financeira e da tranquilidade, não bote tudo a perder caindo na armadilha do consumismo.

    ResponderExcluir
  84. Gabriel, você tem certeza que vai gastar mais de 80% do seu patrimônio com uma coisa que você não precisa pois já tem um apartamento SÓ porque a sua mulher EXIGE, e você ainda não quer que falemos pra você largar a mulher?

    Tudo bem, cada um se contenta com o quer...

    ResponderExcluir
  85. Não me leve a mal, mas se tem um ap do SEU pai, na faixa, grande e confortável, e sua mulher quer um SÓ pra vcs... entendo que vc não quer largar dela, mas se ela largar de vc?? Leva meio ap, ou 250k do seu dindin suado. O amor é lindo, eu tbm achava, até minha ex-mulher querer METADE do nosso ap onde ela (o pai dela) colocou 20%.

    Vi uma msg no cel dela pro advogado dela achando que daria pra "rapar" metade do meu fgts (quem juntou o fgts?? Djo!).

    E qd pedi pro pai dela (que é advogado) me ajudar no imposto de renda (antes da separação), ele me "ajudou" e colocou um texto onde eu NÃO teria direito sobre os 20% que colocaram no ap. Ou seja, no meio do casamento, quando eu (inocente e amoroso) havia posto todo meu dindin na roda para comprar o ap, já haviam instaurado a sociedade Caracu, onde ela entrava com a Cara, e eu com a outra parte...

    Como já dizia o poeta, no início é "meu bem pra cá, meu bem pra lá" e no final "meus bens pra cá!". O amor é lindo, mas não seja idiota

    ResponderExcluir
  86. Ela quer que você compre um apartamento para isso mesmo, para ela ter a segurança dela, mulher é o bixo mais especialista em fuder patrimônios.

    Foda-se o que sua mulher quer, você é o macho e você manda. Não caia nessa armadilha.

    Se se vocês não tem separação total de bens, já comece a pensar em mandar algum dinheiro seu pro exterior sem que ela saiba (pode falar que perdeu nas ações), para evitar que ela sugue mais de você depois.

    ResponderExcluir
  87. pobretão de vida ruim29 de outubro de 2011 às 16:31

    Cara, você chega aqui e diz "largar a mulher não vale", mas e aí, se não comprar esse apartamento próprio (muito estranha essa pressão dela) o que ela vai fazer? Ficar emburrada, trair, negar tchaca tchaca? Vai fazer o que, vai comprar um apto e simplesmente voltar a estaca zero de grana?

    Com 650 mil reais você não precisa mais fazer nada, em 3 a 5 anos você já terá 1 milhão e poderá relaxar e curtir a vida.

    ResponderExcluir
  88. Pessoal, um pedido bobo: não postem como anônimo. Fica difícil acompanhar "quem é quem". Na hora de escolher o "comentar como", escolham "Nome/Url" .. .lá vocês INVENTAM UM NOME qualquer, e deixam o o url em branco. cierto? =D


    Sobre o cara com os problemas do apartamento: ratifico a opinião da galera. Se ela quer uma coisa "nossa", você tem que querer também. Se você não está preparado/afim de comprar um apto em conjunto, NÃO COMPRE! Ora, apartamentos também tem que ser encarados no viés financeiro... ainda mais agora, em que passamos por um recente boom imobiliário, e onde é possível pagar 0,4% (ou até menos!) em aluguel de imóveis de médioo/alto padrão.

    ResponderExcluir
  89. E pessoal, eu sou o cara maluco que queria enriquecer com as opções... deu certo, só faltou timing hahaha.
    Brincadeira.. mas na sexta tirei mil reais na opções da petro no começo da manhã... e qual não foi a minha surpresa qdo eu vi o fechamento da mesma no final do dia... mais de 100% TERIA ganho... mas concordo com os conselhos: É LOTERIA.

    ResponderExcluir
  90. Tudo bem, ganhe seus 1000 reais hoje e mais 1000 amanhã, mas não conseguirá fazer isso com constância.

    Se todo mundo diz que quem vai por esse caminho sempre quebra, é porque tem um motivo. Se não fosse assim, todo mundo estaria rico com opções e as atualizações mensais do VR seriam sobre os ganhos com opções.

    Não se iluda ma friend.

    ResponderExcluir
  91. VR, quais são/foram seus materiais de estudo que mais ajudaram no começo da sua batalha pela independência financeira?
    Pergunto já sabendo que pode parecer preguiça de googlar, mas faço essa pergunta pra você justamente porque tem um histórico de passar informações de alta qualidade.
    Saudações, Gustavo

    ResponderExcluir
  92. Sobre o apartamento, o que vcs tem que ver tb é que dinheiro não é tudo na vida! De nada adianta vc ter um montão de dinheiro se vc não puder usá-lo para deixar vc e as pessoas a sua volta felizes.

    ResponderExcluir
  93. Sem discórdias sobre o ap, Sr Gabriel, e sem sacanagem. Do lado "bom", a maioria das mulheres não entende de finanças, e acha que o que é "seu" é bom. Então converse com ela, explique as nuances financeiras da vida, peça pra ela ler o blog do VdeR e etc, e a faça ver que comprar ap não é tão simples/fácil/óbvio/lucrativo assim (ainda mais no topo da bolha). Se ela for companheira/esperta/inteligente, ela vai entender. Do lado "mau", ela não vai entender e vai bater o pezinho; aí meu amigo, pule fora

    ResponderExcluir
  94. Faz assim, da 100 reais proveniente dos investimentos pra ela por mês para ela comprar sapato que assim para de enxer o saco!

    ResponderExcluir
  95. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  97. porra, mas estar casado e morar no apê junto com o papai também é dose. não tem nem liberdade de ir pra cozinha beber água, de cueca, após dar uma bimbada bem barulhenta.

    compra um apêzinho "minha casa, minha dívida" e vá ser feliz.

    ResponderExcluir
  98. Trollagens não serão mais permitidas, cf. aviso em 19/10.

    Atualização já tá no forno e não vem nada boa...

    Abraços a todos,

    VR.

    ResponderExcluir
  99. pobretão de vida ruim31 de outubro de 2011 às 12:17

    O apartamento é do pai, ele não disse que vive com ele.

    Mesmo assim 500 paus num apto, vai sobrar 150 e vai ter que começar do zero.

    Atualizarei meu status junto com o VR.

    ResponderExcluir
  100. Antes de casar comprei um apê na planta com um bom desconto num bairro promissor e disse para a noiva (hj esposa) q havia comprado pensando tb na sua valorização e que moraríamos de aluguel até sua entrega. A digníssima espumou de raiva e quase terminou o noivado exigindo q eu desfizesse o negócio, q não queria morar de aluguel e que eu só estava pensando em lucrar, bláblá... Encerrei o assunto dizendo: o dinheiro é meu, não é nosso. Elas querem casa própria, não importa se a compra é no pico, se o financiamento couber no bolso, então compra. É assim que a maioria raciocina. Elas são puramente emocionais, querem se casar na Igreja pq é bonito, querem filhos pq é o dom que Deus lhes deu, odeiam aluguel pq é um "dinheiro que não tem volta" (argumento mais frágil que eu já ouvi). Se eu tivesse moradia subsidiada eu ficaria no ap. até o pai pedir de volta. E aproveitaria este tempo para juntar dinheiro. O problema é qd nos unimos a alguém que pensa diferente, todos nós queremos dindim, enquanto raciocinamos financeiramente, elas raciocinam emocionalmente (comprar casa, bolsa, sapato, roupa, guarda-roupa maior pq nunca tem roupa pra sair... ). Paciência, diálogo e concessões de ambos os lados são o melhor caminho para se chegar a uma solução sensata...
    CSilva

    ResponderExcluir
  101. Tem que ser firme na decisão, igual o posicionamento do VR: Separação total de bens, no kids, é assim e PRONTO, se não concordar VAI PROCURAR OUTRO.

    ResponderExcluir
  102. Eu to numa situação um pouco parecida com a do Sr. Apartamento.

    Mas no meu caso, eu quero comprar o Ap, porque com os juros baixissimos da caixa vale muito a pena. Outra coisa é que ainda moro com os pais, ai não rola.

    Uma dúvida que eu tenho, não somos casados. Mas se formos morarmos juntos, pode ser considerado união estável e eu me fuder numa possivel separação?

    ps: Eu que pagarei o Ap.

    ResponderExcluir
  103. Sim Evandro, pode se foder muito bem.

    ResponderExcluir
  104. Evandro, se vc não quiser perder metade numa possível separação case-se com separação de bens ou, na união estável, faça um pacto antenupcial em que será seu aquilo que vc adquirir/pagar com o seus próprios rendimentos, senão a mulher leva metade do que é seu para gastar com outro. Ela não vai gostar pois para a mulher vc já está pensando em separação antes de juntar os trapos... Mas não se deixe levar pelo lado emocional, na separação ela vai querer tudo, não só a metade... então pense nisso antes pq depois pode ser tarde.

    ResponderExcluir
  105. Porra, dar 100 pila pra mulher comprar de sapato!! Hahahaha! Foi a coisa mais engraçada que eu li! De repente ela vai querer 50k de sapato pra desistir do ap de 500k... E olha que se for os 50k o cara ia sair lucrando!!

    ResponderExcluir
  106. pobretão de vida ruim31 de outubro de 2011 às 21:13

    Caramba eu fico pensando no quanto eu me fodo pra juntar migalhas pra se eu me casar perder metade de tudo o que eu tenho ou estourar meu orçamento mensal.

    Dinheiro ou casamento, pelo que tô lendo aqui é inconciliável viu.

    ResponderExcluir
  107. Espera um pouco aí! Esses caras que falam com tanta convicção que estamos no topo da bolha devem ser filhos da mãe Diná, só podem!

    Será que ninguém pensa na possibilidade do preço dos imóveis continuar subindo em ritmo acelerado por muito tempo? Nesse caso, valeria a pena até mesmo comprar financiado, afinal, se vc for guardar dinheiro pra comprar à vista, com a renda fixa / variável tomando um pau do jeito que está dos imóveis, vc nunca vai conseguir comprar.Aliás, a rentabilidade dos imóveis nos últimos anos bateu fácil os juros do financiamento, se continuar nesse mesmo ritmo, quem não garantiu o seu vai ficar pra trás.

    Ass: pobretão sem imóvel

    ResponderExcluir
  108. Hã-hãn, é assim que todo mundo pensava em dez de 2007: o céu é o limite! Depois de 6 anos subindo sem parar, é primo do super-homem: para o alto e avante!

    ResponderExcluir
  109. Depois do que vocês de tudo o que vocês falaram resolvi fazer as coisas do meu jeito e disse para minha esposa que não compraria o apartamento agora pois não quero gastar assim o dinheiro que juntei com tanto sacrifício. Estamos brigados desde então sem nos falar, mas lendo o que vocês falaram não tenho mais medo de ela me largar, percebi que com meu dinheiro posso conseguir mulheres muito mais bonitas e jovens, inclusive durante a abstinência de sexo devido a essa briga acabei dormindo com uma garota de programa linda e agora penso seriamente em largar minha esposa para viver essa vida de uma garota diferente por semana, indo para a gandaia todo dia e ser realmente feliz.
    Gabriel

    ResponderExcluir