quinta-feira, 19 de julho de 2012

As múltiplas dimensões do risco

Taí um tema absolutamente central e ao mesmo tempo muito incompreendido pelos investidores: RISCO. De todas as definições que eu já vi sobre o tema, a melhor foi a de, salvo engano, William Bernstein: "Risco é a possibilidade de você não ter o dinheiro quando se precisa dele".

Essa definição é interessante pois abrange duas dimensões do risco que a meu ver funcionam como uma gangorra:

  1. O risco de quando você precisar do investimento o mesmo ter desvalorizado significativamente
  2. O risco de você não ter o dinheiro necessário pela baixa rentabilidade do investimento. 
Vejam que se um investimento tem pouco risco de se desvalorizar ele quase sempre tem um risco maior de não te dar a rentabilidade necessária e vice-versa.
Seriam os FIIs a "gangorra" em estado de equilíbrio?


A visão das dimensões do risco esclarece muitas situações e permite deduzirmos ações em tantas outras. Por exemplo, uma pessoa muito rica por dedução deve quase que forçadamente ter uma baixa posição em ações, pois a baixa rentabilidade não é um fator de risco para ela já que a mesma possui o dinheiro necessário para suprir suas necessidades. Outra dedução é que a própria renda fixa pode ser muito arriscada para aqueles que necessitam de uma alta taxa de retorno para o seu portfólio.

Além das dimensões do risco dos ativos, existem as dimensões do risco do investidor,  uma trindade que abrangem os seguintes aspectos: 
  1. A necessidade de se correr o risco
  2. A possibilidade de se correr o risco
  3. A vontade de se correr o risco 
A necessidade de se correr o risco pode ocorrer por exemplo em um portfolio de um aposentado que não tem um montante suficiente para sustentar seu padrão de vida, sendo necessário investir em ativos com maior expectativa de retorno mas com mais chance de ter seu montante reduzido no momento mais necessário.

Um investidor que trabalha numa empresa a beira da falência e sem nenhum tipo de colchão de segurança não tem muitas possibilidades de investir em ações. Da mesma forma alguém que precise a todo custo de um montante elevado em um determinado período não possui o "luxo" de investir em ativos de baixa rentabilidade.

Por fim, há o bom e velho critério psicológico: de nada adianta o investidor aplicar tudo em ações e não conseguir dormir ou investir tudo em FIIs e sonhar que a bolha vai estourar em cheio no seu portfolio.

Muitos podem imaginar "Caramba, mas que viagem do VR esse monte de texto teórico e abstrato não tem aplicação prática nenhuma!". A meu ver sem esse conhecimento prévio da(s) verdadeira(s) natureza(s) do risco é impossível ao investidor fazer corretamente sua alocação de ativos. No meu caso, em Janeiro percebi que, apesar da minha vontade e possibilidade de correr risco de volatilidade serem altas, a minha necessidade de correr risco diminuiu, o que implicou na gradual diminuição do portfólio de ações de 70% para 33%. A necessidade de "jogar" vai diminuindo na exata medida em que você percebe que está ganhando o jogo. Em "economês", a utilidade marginal da riqueza decrescente diminui o risco da baixa rentabilidade de um portfólio.

Até porque a expectativa de retorno é mera expectativa...

A verdade, no entanto, é que investimento é tanto ciência como arte. Não existe uma resposta objetiva em muitos casos, já que todo investimento deve se adequar às dimensões do risco de cada um. É fundamental ao investidor avaliar a sua necessidade, vontade e possibilidade de correr o risco tanto de volatilidade quanto de menor rentabilidade.

204 comentários:

  1. Acho que RV e RF se complementam para uma maior proteção em momentos normais, como a bolsa andando de lado, e obtenção de rentabilidades após uma crise. Muitas ações que despencaram em 2008 deram muitas alegrias a quem fez preço médio. Exemplos EZTEC3, queda de 72% em 2008, valorização de 276% em 2009!!ETER3 queda de 19% em 2008, valorização de 95% em 2009. VALE5,queda de 51% em 2008, valorização de 82% em 2009.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que é muito fácil ver esses preços como atrativos hoje, mas lembro bem que em 2008-2009 ninguém tinha idéia de como seria o futuro, 150 bilhões de dólares tinham sumido do Lehman Brothers, imagina se houvesse um colapso global dos grandes bancos? Certamente os preços de 2008-2009 pareceriam caros hoje.

      Além disso, veja meu comentário abaixo. Uma queda de 50% precisa de uma alta de 100% para igualar, várias empresas não recuperaram sua cotação pré-crise.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. Concordo,isso vai depender do estilo de investimento de cada um. Cada um tem uma estratégia de investimentos e estratégia de vida. Uns querem se manter casados para sempre, outros querem panicats,rsss

      um abração

      Excluir
  2. Outro exemplo interessante:

    MMXM3 teve queda de 86% em 2008 e uma valorização de 345,78% em 2009.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma queda de 86% requer uma alta de 615% para chegar ao valor equivalente.

      Abraço,

      VR.

      Excluir
  3. VdR,no caso de uma queda gigantesca no IBOVESPA, vc teria coragem de comprar empresas com yeld de 20%???

    um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeld não pois não sei o que é yeld, mas yield de 20% com certeza! :P

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. NOCAUTE DO VIVER DE RENDA!!!

      Excluir
  4. Mais um texto esclarecedor, embora sucinto, VR.

    Pode comentar mais este trecho:

    "No meu caso, em Janeiro percebi que, apesar da minha vontade e possibilidade de correr risco de volatilidade serem altas, a minha necessidade de correr risco diminuiu, o que implicou na gradual diminuição do portfólio de ações de 70% para 33%. A necessidade de "jogar" vai diminuindo na exata medida em que você percebe que está ganhando o jogo. Em "economês", a utilidade marginal da riqueza decrescente diminui o risco da baixa rentabilidade de um portfólio"

    Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após um determinado valor, cada unidade de dinheiro tem cada vez menos valor para uma pessoa. Se eu tenho 100 mil e passo a ter 200 mil, esses 100mil ganhos tem uma excelente utilidade, agora se eu tenho 100 milhões e passo a ter 100 milhões e 100 mil esse mesmo valor não tem utilidade (no sentido econômico) praticamente nenhuma.

      Se eu preciso de um valor X para meu portfolio e vejo que não preciso de tanta rentabilidade, melhor diminuir a alocação em ativos de risco e praticamente garantir meu sucesso do que perder 50% e ficar esperando por uma reversão no mercado.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  5. Oi VR,
    Vou discordar dessa parte:
    "uma pessoa muito rica por dedução deve quase que forçadamente ter uma baixa posição em ações"
    não necessariamente, a tendencia pode até ser essa, diminuir a exposição conforme o montante vai aumentando, mas tem muita gente rica que prefere manter o dinheiro em ações.
    Baixa ou alta exposição em ações depende mais do perfil do investidor do que da quantidade de dinheiro que possui.

    assim como essa outra parte do texto:
    "alguém que precise a todo custo de um montante elevado em um determinado período não possui o "luxo" de investir em ativos de baixa rentabilidade."
    se o investidor precisa a todo custo um montante elevado, arriscar em ativos de alta rentabilidade significa correr maiores riscos, o fato de precisar do montante a todo custo altera o emocional da pessoa, imagina o cara ver o valor diminuindo e a distancia do montante aumentando? Se a pessoa precisa de um montante alto, melhor não arriscar em ações e buscar outras fontes de renda.

    não sei se fui clara no q quis dizer, mas acho q vc entendeu né?
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Sra Ostra.

      Não é o tamanho do capital que dita se o cara deva ficar na bolsa ou não, mas sim o conhecimento dele nesse mercado. Vários milionários ficaram ricos por causa da bolsa, e se eles ficaram milionários é pq eles sabiam o q estavam fazendo. Eles não exergam a RV com um risco com a maioria das pessoas, mas sim como um oportunidade!

      Pessoal fala muito que RV variável é arriscado, mas não procuram nem se informar sobre as ferramentas de proteção que existe.

      Se eu tenho um bela carteira com belos ativos, pq eu vou ficar com medo de queda. É só travar a carteira utilizando a venda do índice por exemplo.

      De quebra vai entrar uma bela grana na conta, q vai ficar disponível para eu comprar ações baratinhas....se acontecer uma queda mais aguda...

      A palavra risco é muito relativa de pessoa para pessoa, pois depende do conhecimento que cada pessoa tem.

      Excluir
    2. Ostra, vamos lá:

      1- A razão toda do meu artigo foi justamente mostrar que existem dimensões do risco particulares para cada investidor, e que não existe uma verdade absoluta quando tratamos de alocação de ativos. No entanto, como você mesmo concordou, a tendência (=quase que forçadamente) é diminuir essa alocação. Acho que estamos falando a mesma coisa com palavras diferentes.

      2- Mais uma vez é aquilo, toda decisão tem que ser avaliada vendo as dimensões de risco do investidor, independente de qualquer coisa ele precisa querer correr o risco. Veja que diminuindo a alocação em ativos voláteis ele está aumentando bastante a chance de não ter o $ suficiente quando necessário, como falei no artigo se diminui um risco aumenta o outro.

      Anônimo,

      Conhecimento praticamente não diminui risco, já que o mercado é razoavelmente eficiente, caso contrário os fundos de investimento ativos teriam maior retorno e o que vemos é justamente o contrário.

      Segundo hedge tem um custo, não há almoço grátis, se você aumenta a proteção você diminui o retorno.

      Terceiro você pode ficar com medo da queda porque não há garantia de que esses ativos vão subir (você acha que gafisa vai voltar algum dia aos 18 reais?) e porque você pode precisar desse dinheiro antes da ação subir o quanto você precisa.

      Se você tá vendendo índice você tá limitando sua alta, não há almoço grátis como falei além de ser ineficiente do ponto de vista tributário por conta do IR.

      Risco depende da pessoa no exato sentido que eu mencionei no meu artigo, mas bolsa vai continuar sendo volátil mesmo se a pessoa for um gênio.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    3. Vou discordar dessa parte de diminuir alocação em RV, Viver de Renda. Eu imagino que isso é mentalidade de "pobre"...kkkk Porque por ex, quem tem 100 milhões não vai reduzir suas posições em ações, provavelmente vai concentrar numa empresa e ter direito a um assento no conselho deliberativo da empresa.

      Um abraço!

      Excluir
    4. VR,

      Conhecimento não diminui o risco? Sério mesmo que vc acredita nisso? Então para que eu ficar em busca de conhecimento se não faz a menor diferença? Então é só pegar sua grana e jogar no mercado de qualquer forma, não vai fazer a menor diferença se vc sabe o que está fazendo ou não....

      Minha humilde opinião, conhecimento move o mundo, qto maior o conhecimento, menor o risco e maior o retorno...isso é para qualquer área da vida, não só na renda variável.

      Se usar o índice de uma forma um pouco mais astuta, vc fica vendido nas quedas e recompra na alta, um bom Trader usa um modelo adequado ao perfil dele para os momentos de venda e recompra do índice. Assim, sua carteira fica travada na queda e fica livre para subir nas altas...humm!? interessante...
      Os fundos de investimentos são mais "lerdos" que a PF, pois eles ficam travados o ano todo, aí sim eles ficam limitados na alta, mas mesmo assim, eles conseguem os dividendos das ações mais o spread do índice, facilmente isso jah fornece uns 20% a.a de forma bem segura.

      Pq eu ficaria com medo da queda? Nunca terei uma empresa como a GFSA na minha carteira, vc jah viu o balanço dessa empresa? Já viu as margens que ela trabalha, já viu o ROE dela? Já viu o nível de endividamento dela, jah viu que ela dá prejuízo?
      Um Trader mais astuto fez muita grana com ela e suas irmãs na ponta vendida, coisa linda!

      Eu adoro as quedas, pois são ela que me dão oportunidades de fazer belas operações vendidas com ganhos rápido e assim fico com dinheiro disponível para comprar boas empresas como ambv3, cruz3, ciel3, itsa4, geti3, coce5, grnd3...enquanto tiverem com excelentes balanços, elas ficarão na minha carteira..

      Não existe verdade absoluta no mercado do renda variável e essa definição de risco que vc colocou no seu artigo está longe de ser exata.

      Talvez a única verdade absoluta que exista é o cara montar uma estratégia própria depois muito estudar e uma experiência adquirida com erros e acertos e seguí-la a risca com a devida disciplina.

      []s

      Excluir
    5. Anônimo,

      Obrigado pela contribuição. Você tem uma estratégia tipicamente ativa a qual eu sou completamente contra pois acredito piamente na superioridade do investimento de forma passiva. A título de exemplo, você citou:

      "é só pegar sua grana e jogar no mercado de qualquer forma, não vai fazer a menor difereça se você sabe o que está fazendo ou não"

      É exatamente isso que os fundos de índice fazem, e esses mesmos fundos possuem retorno superior aos fundos ativos em média por conta dos custos que incorrem uma estratégia ativa conforme demonstrado em dezenas de estudos feitos por Sharpe, Bogle et al.

      A idéia é que o mercado é razoavelmente eficiente em determinar o preço dos ativos, não sendo necessários estudos para determinar o que comprar. Mais uma vez, é exatamente isso que os fundos de índice fazem com muito sucesso. Tirando algumas poucas anomalias, de nada adianta ficar me matando de ler balanço achando que vou ver alguma coisa que o mercado ainda ainda não viu.

      Para mais informações sugiro fortemente você dar uma lida no livro "Little book of common sense investing" do Bogle, fiz inclusive uma crítica do livro aqui no blog: http://viverderenda.blogspot.com.br/2010/01/critica-do-livro-little-book-of-common.html

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    6. Eike,
      Esse papo que rico tem ações, ao menos no Brasil, é uma grande balela... alguns poucos tem mais visibilidade, mas altos executivos e outros com muita liquidez aplicam em renda fixa ou imoveis, empresarios tem as suas empresas (listadas em bolsa ou não).

      Excluir
    7. VR,

      Obrigado pela sugestão do livro, vou deixar anotado para dar uma lida quando sobrar tempo. Tem outros na frente, rs.

      Mas estou beeem satisfeito com minha forma de atuar no mercado e os resultados dela e dificilmente mudarei meu modo de atuar.

      Só sou mais ativo quando a tendência é de baixa, para aproveitar as movimentações "irracionais" do mercado. Nem sempre o mercado é racional ou eficiente, rs...George Soros ou Nassim Tabeb que o digam, rs

      A experiência da Especulação faz o cara se aproveitar desses momentos. Mas é aquilo, todo lucro é revertido para um carteira de LP, que trabalha passivamente. Para a venda do índice, dá no máximo umas 5 vendas por mês, dá uma corretagem ridícula perto do que ganho. E no longo prazo isso fica mais claro ainda.

      E não precisa ficar se matando para ver balanços não, depois de um tempo, vc sabe exatamente o que e onde olhar...

      []s

      Excluir
    8. Concordo com o VR, com uma ressalva...
      .
      Conhecimento traz maior retorno até o nível "socrático". É preciso ser sábio para saber que nada sabe...
      .
      Em termos práticos, o indivíduo tem que ter o mínimo de conhecimento para aplicar em TD e não em títulos de capitalização (ou poupança) e para diversificar e não fazer all-in na mesbla...

      Excluir
    9. Max,

      Concordo integralmente contigo, boa parte do conhecimento em investimentos é reconhecer a nossa ignorância, principalmente quanto ao futuro.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    10. VR,

      Acho que o conhecimento diminui o risco ate o limite da fronteira eficiente. Estudo e conhecimento pode te prevenir contra um portfolio sub-otimo, aceitando mais riscos que que os remunerados pelo invesimento ou sendo menos remunerado para um certo nivel de risco.

      Agora tentar romper a fronteira eficiente e' pedir para ser enganado. Quando um investimento parece ser bom demais para ser verdade ele geralmente e'.

      Abraco

      Excluir
  6. Mais um texto cheio de prolixidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais um "iludido pelo acaso" que não entendeu nada...

      Excluir
  7. Achei ótimo o texto. Conforme o próprio VR citou nos comentários no fim das contas cada investidor trabalha com o risco que considera aceitável. Eu particularmente prefiro correr o risco tipo 2 do que o 1. Não gosto de perder nem no Banco Imobiliário quem dirá meus suados reais. Por isso invisto em renda fixa e imóveis (sim, eu posso perder com imóveis, por isso aprendi o máximo que posso sobre esse mercado). Claro que no longo prazo provavelmente serei muito menos rico que meus colegas da bolsa que correm o risco tipo 1. Mas, como dizia a propaganda do Free, cada um na sua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trollbusters,

      Eu acho que muitos investidores, principalmente aqueles mais novos e com portfolios menores, subestimam o chamado "risco de capitulação". Quando você tem 20-30 anos de trabalhos investidos e vê 50% derretendo em questão de meses deve ser de um desespero que eu não consigo nem imaginar, é ver sua vida sendo literalmente jogada fora pelo mercado.

      Mas, como você bem disse, cada um na sua...

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  8. Fiquei feliz em entrar no Blog depois de tanto tempo e ver que os artigos voltaram, e voltaram muito bons! Continue com o excelente trabalho.
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Olá VR!

    Excelente artigo, muitos não enxergam isso e no Ranking agora estou adicionando o Retorno x Risco para comparações, a maioria das carteiras tem essa relação controlada e poucos são os iludidos que aceitam uma variação de -40% e 30%, minha carteira ainda reflete as escolhas erradas antes da alocação de ativos mas creio que no ano que vem teremos um estudo bem mais apurado sobre essas estratégias e veremos a que melhor funcionou no curto prazo e espero estender até o longo prazo o estudo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. General,

      É complicado esse ranking, até porque em investimentos muitas vezes a melhor estratégia não traduz no melhor resultado, de forma que "não funcionou" não quer dizer que a estratégia está errada. São necessárias décadas para os fatores de risco serem recompensados com alguma segurança.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. Acho que como estudo é muito válido, além disso muitas pessoas começaram a se iludir com rendimentos criados por aportes e o Ranking mostrou quanto alguns estavam errados neste sentido, não achei complicado não inclusive adicionando a questão do risco x retorno ficará bem mais legal de acompanhar caso mantenham a carteira para longo prazo fora que retiro o foco do patrimônio que esse sim, não mostra nada sobre o investidor, só se é rico ou não.
      Futuramente blogs com estudos e artigos interessantes poderão ser a base de estudos de finanças em um país como o Brasil que carece de muita fonte neste sentido, posso estar sendo pretencioso mas acredito que de verdade possa ajudar os investidores iniciantes, pelo menos mostrando quão perigoso pode ser seguir certas estratégias.

      Abraços!

      Excluir
  10. Lembrei de algo que o Warren Buffet disse sobre rsico e transcrevo abaixo:

    "The riskiness of an investment is not measured by beta (a Wall Street term encompassing volatility and often used in measuring risk) but rather by the probability -- the reasoned probability -- of that investment causing its owner a loss of purchasing power over his contemplated holding period. Assets can fluctuate greatly in price and not be risky as long as they are reasonably certain to deliver increased purchasing power over their holding period. And as we will see, a nonfluctuating asset can be laden with risk."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante como tudo que o Buffett escreve, mas a volatilidade dos ativos podem gerar danos permanentes em portfolios de retirada, ou caso o investidor não suporte psicologicamente ou ainda que o mercado não reverta.


      Abraços,

      VR.

      Excluir
  11. A definição de risco que eu gosto é: O pior que pode acontecer.

    E o pior que pode acontecer é perder todo o dinheiro.

    O pior que pode acontecer ao comprar uma ação da empresa A, é ver o capital derreter a zero. Se eu comprar uma ação da empresa A e uma da empresa B, a probabilidade de todo o capital ir a zero diminui, pois são duas empresas que teriam que falir.

    Se comprar empresa A, empresa B, empresa C, empresa D, empresa E, renda fixa, vários FIIs, tesouro direto e ainda ter uns imóveis próprios, a probabilidade de perder tudo se torna praticamente nula (apesar de ainda existir). O preço pago por isso é dificilmente o desempenho do portfólio de investimentos ser astronômico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa definição pode levar a portfólios exageradamente conservadores.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. Em investimentos alavancados voce pode perder mais que todo o dinheiro (investido).

      Um exemplo de investimento alavancado e' a compra de imovel na planta sem recursos para enfrentar as prestacoes e contando com o flipping.

      Tem muita gente no Brasil nesta situacao.

      Excluir
  12. Eu estou com a Ostra sobra exposição.

    Veja, um cara que passou a vida inteira ganhando dinheiro na Bolsa, com CERTEZA ABSOLUTA não foi por sorte e sim por conhecimento.

    Não me entra na cabeça quando o cara já está mais velho e experiente, mais "safo" por assim dizer no mercado ser o momento dele se reposicionar e ir pra Renda Fixa.

    Isso é totalmente ilógico.

    Antes mesmo de ter um blog eu escrevi sobre Risco com um conceito diferente, com este seu artigo lembrei dele. Essa semana publico!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimarcinho, VR, tem um outro ponto que vcs não estão considerando, não sei se conhecem ou possuem contato com investidores mais velhos ou que passaram mais de 30 anos investindo em ações, os que conheço são simplesmente "viciados" nesse mundo, não tiram o dinheiro de lá e não ficam sem acompanhar o mercado e as empresas.

      Infelizmente não posso entrar em detalhes nem contar no meu blog a respeito, mas são historias muito legais, alguns montaram um clube de investimentos apenas p funcionarios da antiga empresa que trabalhavam, semanalmente se reunem em uma salinha no centro de SP p trocar informaçoes a respeito de ações/empresas, algumas muitas vezes nem sei de onde saem mas são sigilosas (devem ter um bom circulo de contatos).

      Dependendo de como o cara investiu a vida toda, ele vicia! Se for de forma passiva como o VR coloca, realmente ele migra p RF, diminui a exposição, mas se investiu a vida toda de forma ativa, esqueçam essa teoria!

      Beijão

      Excluir
    2. Dimarcinho,

      Mais uma vez repito, não acho que um conhecimento maior da empresa/ação que está se comprando leva a um retorno superior do investidor pelas razões que escrevi ao anônimo acima.

      Ostra,

      Até entendo essas reuniões do ponto de vista hedônico, a pessoa tá tão viciada em bolsa que tem prazer em ficar vendo cotação, aquela conversinha mole sobre empresa X, Y e Z, já participei de algumas rodas dessas. Como falei ao dimarcinho, não acredito que o conhecimento maior sobre a empresa levará a um retorno maior pelo investidor. Se ele está viciado a ponto de por o proprio portfolio em risco com uma alocação integral em ações realmente é um problema grave.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    3. Não vejo problema em um vicio que gerou um clube de investimentos com patrimonio de mais de quase 90 B
      :)
      Mas os casos q estou citando não são de vicio, mas de investidores q se tornaram profissionais na arte dos investimentos, e tem outro detalhe, o cara que chega aos 60, 70 anos como investidor, não tem apenas dinheiro em ações, tem todo um patrimonio, imoveis, investimentos, gado, etc, continuar investindo em ações é apenas uma parcela disso, dificilmente ele colocará em risco todo o portfolio.
      Bjs

      Excluir
    4. Ah só p completar, não discordo de vc, mas acredito que há realmente duas formas de investir: a passiva e a ativa, não acredito q uma seja melhor q a outra e sim q uma é melhor q a outra conforme o perfil do investidor.
      Desse grupo q citei, eram varios amigos, e infelizmente alguns não resistiram a volatilidade do mercado, varios se mataram na epoca do Nahas e outros no plano Collor :S epoca alias muito intensa p minha familia e meu pai, q perdeu não só o patrimonio e o emprego, mas varios amigos.
      Bjs

      Excluir
    5. Ostra,

      Bem, contra 90bi eu nao tenho o q argumentar kkk!

      Acredito demais na superioridade do investimento passivo.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    6. Complementando seu ultimo comentario, você deve ter visto bem de perto o que é o risco de capitulação.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    7. Kkk gostou do valor né? Por isso adoro esses tiozinhos :P mas infelizmente a tendencia desse clube é morrer, se durar mais 10 anos é muito, ja q tanto os q cuidam, qto os q investem nele estaco com mais de 74 anos.

      Enfim, sim vi de perto o risco de capitulação, por isso tb acredito q auto conhecimento é importante, saber o tamanho do nosso apego ao dinheiro e o qto isso pode nos afetar caso ele diminua 40, 50%, por isso falei q não discordo de vc :)
      Bom final de semana, bjs

      Excluir
  13. Parabéns pelo artigo, muito bom, e incitou ótimas discussões nos comentários (como deve ser).

    Eu estou na fase de acumulação, e me dei mal em todas as vezes que resolvi correr riscos, sem saber muito o que estava fazendo...
    (fundo de ações da Vale e Petro, negativos, previdência privada com taxa de carregamento e seguro de vida... enfim..)

    Mas graças a esses tipos de artigo, vamos aprendendo, e melhorando.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. VR, me desculpe se você já comentou isto em algum post antigo, mas a minha pergunta é: Após atingir o patrimônio que deseja, você pretende migrar tudo para renda fixa ou retirará sua renda dele mesmo? Aproveitará o fluxo de caixa ou irá saindo das posições mês a mês? Há algum método de retirada para sempre retirar do que está mais valorizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente após atingir o patrimônio que eu desejo eu manterei o mesmo portfólio, talvez apenas farei com que a renda fixa gere mais fluxo de caixa, fora isso estou muito confortável com meu portfólio que tem um perfil moderado, quase ideal para um portfólio de retirada.

      Foram feitos diversos estudos sobre os métodos de retirada, salvo engano o que possui maior taxa de sobrevivência é aquele que consome todo o patrimônio da renda fixa antes para depois ir consumindo as ações.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    2. VR, muito bom ter "você de volta"!

      Excluir
  15. Caro Soberano VR,

    Li seu texto três vezes e li tb os comentários de outros Blogueiros Soberanos e de alguns anônimos que contribuíram muito para o debate. Como opinião pessoal sua, o texto está ótimo e é capaz de gerar discussões acaloradas por décadas sem que se chegue a qualquer conclusão sobre o assunto. Digo isso com muita propriedade, pois, em se tratando de investimentos, não existe certo, errado, melhor ou pior. Tudo depende da premissa transcrita abaixo:

    O nível de exposição o risco só depende de uma coisa: a quantidade de INFORMAÇÃO que o investidor possui!

    Nós, pequenos investidores, precisamos diversificar, pois temos acesso a informações muito incompletas das empresas e dos fundos. Nós lemos balanços e prospectos, porém, aquilo é informação atrasada ou promessa. Muita coisa acontece dentro das empresas e quando tomamos conhecimento, o preço já foi ajustado.

    Foi bom vc ter colocado o par de ases no final do artigo, pois pôquer tem tudo a ver com bolsa. Se vc pudesse jogar vendo as cartas dos adversários, seu retorno seria muito maior e vc ficaria rico jogando pôquer, certo? Imagine que grandes investidores não precisam tanto temer uma queda da bolsa, pois eles jogam vendo as cartas dos adversários. Eles possuem informações que não temos. As ações da OGX caem 80% em um semestre e Eike não perde o sono, pois o patrimônio dele não é a cotação das ações. "Não perdi nada, não vendi". Diferente de nós, ele possui ativos reais e não apenas números em um website.

    Portanto, discordo quando vc afirma que uma pessoa rica deve ter baixa exposição em ações. Depende muito do nível de informação do investidor, da estratégia de proteção e se tal investidor também possui ativos reais e produtivos.

    Na verdade, essa redução de volatilidade é necessária devido a sua estratégia de investimento, baseada em TSR, que nada mais é que a dilapidação de um portifólio grande em pequenas frações anuais, com base em cálculos atuariais e expectativa de vida. Realmente, faz sentido buscar proteção, pois vc aos 75 anos e investindo de forma passiva, não desejará ser afetado por crises cíclicas do capitalismo.

    Não apoio a TSR e não apoio os que propagandeiam largar o trabalho ao se atingir uma pequena fortuna. Vejo patrimônio como uma planta que, se bem cuidada e regada, produzirá frutos por GERAÇÕES. A TSR, se der certo, gerará renda para vc se sustentar sozinho por uma vida apenas. Agora, se der errado - crises sistêmicas, calotes de bancos e países, planejamento errado, doença grave -, pode deixar que eu compro amendoim de vc no sinal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro ponto importante é sobre a necessidade de correr risco. Vc menciona casos onde o investidor parece "obrigado" a buscar o risco. Cita o caso de uma pessoa que, para sustentar o padrão de vida, aumenta sua exposição ao risco para obter maiores retornos. Ora bolas, isso é investir orientado pelo dinheiro ("results oriented" no pôquer)! É muito melhor essa pessoa baixar o padrão de vida do que sair buscando milagre na RV ou em empresas de ramos que não conhece direito. Empresas que necessitam de grande capital, buscam-no via recursos de terceiros, como debêntures, BNDES, emissão de novas ações ("capetalização" da PETRO). Podem tb se alavancar com derivativos cambiais acima de suas necessidades, como Sadia e Aracruz fizeram em 2008. Mas se algo der errado...

      Por mais que vc exemplifique, a verdade é que correr riscos é sempre algo VOLUNTÁRIO.

      Não sei a receita para ganhar dinheiro, mas sei a receita para perder tudo: é focar em operações isoladas simplesmente, sem método e critério.

      Além do mais, não é possível analisar a necessidade de risco sem observar o outro lado da moeda, ou seja, a expectativa de retorno do risco. Em minhas operações com opções (e tb quando jogo pôquer), eu apenas opero com chances favoráveis a mim, cotejando o custo da operação com a chance de sucesso. No pôquer, vc faz isso mentalmente contando "outs" e observando o tamanho da aposta. Com opções, a chance de exercício é dada por uma distribuição normal padrão (um dos muitos modelos, pois se existisse essa fórmula, todo mundo ficaria rico). Se a operação estiver cara, eu não pago por ela.

      Analisar risco sem observar o retorno envolvido é olhar apenas um lado da equação, em minha humilde opinião.

      Um outro ponto a observar é a racionalidade do mercado. Creio que esse aspecto só é observável no longo prazo. No curto prazo, tudo pode acontecer, pois os pregões diários, muitas vezes refletem apenas euforia ou temor do mercado. No curto prazo, ações excelentes despencam e lixos sobem 1000%. Por isso, muitos papéis caem demasiadamente durante uma crise sistêmica, para, depois, voltarem a subir, o que indica que a queda foi exagerada e irracional. O verdadeiro investidor se aproveita desses momentos, não para vender, mas para encarteirar boas empresas a preço de banana. Logo, é fundamental ler e entender balanços com o objetivo de, no mínimo, saber o que NÃO se deve comprar. Não se deve confundir essa leitura com precificação de ativos. Estamos falando de fundamentos e não de análise gráfica. Precificação de ativos só é levada em consideração quando o investidor entra com um grande de volume de capital em alguma empresa, analisa um possível "turn around" ou start up. Fora isso, para quem compra poucas ações mensalmente, só interessam, resumidamente, lucros consistentes, dívida em relação ao PL e boa governança.

      É bom frisar que sua postura passiva perante o mercado é sua opinião e nada prova que vc está certo e nem que eu estou errado. Tudo é uma questão de equilíbrio e conforto. Os estudos que vc cita, existem muitos outros que provam o contrário e ninguém chega a conclusão nenhuma. Como eu disse, no dia que inventarem um fórmula de investimentos, todo mundo fica rico e o capitalismo quebra.

      A expectativa de retorno pode ser mera expectativa sim, mas no longo prazo, se ela for positiva, isso irá diferenciar o vencedor do falido.

      Espero ter contribuído com algo. Não apague meu comentário, pois deu trabalho para escrevê-lo. Se fizer isso, vou floodar seu blog. kkkk!

      Um abraço!

      Lord Troll, Rei da Legião dos Blogueiros Soberanos

      Excluir
    2. Troll,

      Seu texto tem vários argumentos, vamos lá:

      "Digo isso com muita propriedade, pois, em se tratando de investimentos, não existe certo, errado, melhor ou pior. Tudo depende da premissa transcrita abaixo: O nível de exposição o risco só depende de uma coisa: a quantidade de INFORMAÇÃO que o investidor possui!"

      Mais uma vez acredito que deve-se ter muito cuidado com a premissa de que "estudo aumenta retorno", tirando a parte de alocação de ativos, controle inteligente de custos e tributários, definitivamente não acredito em "stock picking". Estou vendo muita gente a favor de stock picking, acho que vou fazer um artigo no futuro concentrando nisso.

      "Nós, pequenos investidores, precisamos diversificar, pois temos acesso a informações muito incompletas das empresas e dos fundos. Nós lemos balanços e prospectos, porém, aquilo é informação atrasada ou promessa. Muita coisa acontece dentro das empresas e quando tomamos conhecimento, o preço já foi ajustado."

      Ok.


      "Portanto, discordo quando vc afirma que uma pessoa rica deve ter baixa exposição em ações. Depende muito do nível de informação do investidor, da estratégia de proteção e se tal investidor também possui ativos reais e produtivos."

      Quanto ao nível de informação veja meu argumento acima. Quanto à estratégia de proteção não acredito pois o "seguro" que se compra se paga com eliminação de parte do retorno. Quanto aos ativos reais e produtivos, que vou entender como empresas, acho que é o caso de justamente ser mais conservador ainda por conta do elevado e concentrado risco do empreendorismo.

      "Na verdade, essa redução de volatilidade é necessária devido a sua estratégia de investimento, baseada em TSR, que nada mais é que a dilapidação de um portifólio grande em pequenas frações anuais, com base em cálculos atuariais e expectativa de vida. Realmente, faz sentido buscar proteção, pois vc aos 75 anos e investindo de forma passiva, não desejará ser afetado por crises cíclicas do capitalismo."

      Perfeito, mas no artigo eu não estava falando exclusivamente de portfolios de retirada.

      "Não apoio a TSR e não apoio os que propagandeiam largar o trabalho ao se atingir uma pequena fortuna. Vejo patrimônio como uma planta que, se bem cuidada e regada, produzirá frutos por GERAÇÕES. A TSR, se der certo, gerará renda para vc se sustentar sozinho por uma vida apenas. Agora, se der errado - crises sistêmicas, calotes de bancos e países, planejamento errado, doença grave -, pode deixar que eu compro amendoim de vc no sinal..."

      Muitas pessoas estão mais preocupadas em aproveitar a vida livre do trabalho do que em deixar um legado para as próximas gerações, e a TSR é justamente a minimização/eliminação do risco de falência em casos de crises. A decisão de deixar de trabalhar é muito pessoal, mas a meu ver todo portfólio de retirada deve pelo menos se guiar pela TSR.

      Excluir
    3. "Outro ponto importante é sobre a necessidade de correr risco. Vc menciona casos onde o investidor parece "obrigado" a buscar o risco. Cita o caso de uma pessoa que, para sustentar o padrão de vida, aumenta sua exposição ao risco para obter maiores retornos. Ora bolas, isso é investir orientado pelo dinheiro ("results oriented" no pôquer)! É muito melhor essa pessoa baixar o padrão de vida do que sair buscando milagre na RV ou em empresas de ramos que não conhece direito. Empresas que necessitam de grande capital, buscam-no via recursos de terceiros, como debêntures, BNDES, emissão de novas ações ("capetalização" da PETRO). Podem tb se alavancar com derivativos cambiais acima de suas necessidades, como Sadia e Aracruz fizeram em 2008. Mas se algo der errado..."

      Concordo tanto em baixar o padrão de vida, como também o investidor pode aumentar os aportes ou passar a consumir o portfolio mais tarde. Aumentar a expectativa de retorno e a volatilidade a depender do investidor pode ser a última opção dele.

      "Analisar risco sem observar o retorno envolvido é olhar apenas um lado da equação, em minha humilde opinião."

      Concordo e essa posição vai ao encontro do meu artigo, um dos riscos do investidor é de não ter o retorno suficiente para atingir o montante desejado/necessário.

      " O verdadeiro investidor se aproveita desses momentos, não para vender, mas para encarteirar boas empresas a preço de banana. Logo, é fundamental ler e entender balanços com o objetivo de, no mínimo, saber o que NÃO se deve comprar. Não se deve confundir essa leitura com precificação de ativos. Estamos falando de fundamentos e não de análise gráfica. Precificação de ativos só é levada em consideração quando o investidor entra com um grande de volume de capital em alguma empresa, analisa um possível "turn around" ou start up. Fora isso, para quem compra poucas ações mensalmente, só interessam, resumidamente, lucros consistentes, dívida em relação ao PL e boa governança."

      Mais uma vez estamos falando de stock picking, portanto mesma argumentação acima.

      "É bom frisar que sua postura passiva perante o mercado é sua opinião e nada prova que vc está certo e nem que eu estou errado. Tudo é uma questão de equilíbrio e conforto. Os estudos que vc cita, existem muitos outros que provam o contrário e ninguém chega a conclusão nenhuma. Como eu disse, no dia que inventarem um fórmula de investimentos, todo mundo fica rico e o capitalismo quebra."

      Esse ao meu ver é o ponto PRINCIPAL. Existem dezenas, talvez centenas de estudos da superioridade dos fundos passivos frente aos fundos ativos. Na verdade chegou-se a uma conclusão sim: A PASSIVIDADE GANHA DA ATIVIDADE NO LONGO PRAZO. Não há disputa nisso. Parafraseando o grande Rick Ferri: "The evidence supporting a portfolio of index funds as the best way to invest is overwhelming. Multiple academic studies from top business schools come to the same conclusion. My research on portfolios using all-index fund versus all-active fund portfolios show that over a 5-year period, index fund portfolios beat active fund portfolios more than 80 percent of the time. This success rate approaches 100 percent when stretched over 20 years. Yes, I did say almost 100 percent!"

      Portanto essa não é minha opinião, estou falando de FATOS. MUITA gente confunde achando que depende de cada um, cada pessoa tem sua estratégia, bla bla bla: ERRADO.

      "A expectativa de retorno pode ser mera expectativa sim, mas no longo prazo, se ela for positiva, isso irá diferenciar o vencedor do falido."

      Se for posivita, com certeza! Se...

      "Espero ter contribuído com algo. Não apague meu comentário, pois deu trabalho para escrevê-lo. Se fizer isso, vou floodar seu blog. kkkk!"

      Kkkkkkk. Obrigado pela contribuição! E pare com essa viadagem de legião dos blogueiros soberanos, não temos mais 12 anos!

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    4. "... a longo prazo, se ela for positiva, isso irá diferenciar o vencedor do falido."
      " Se for positiva, com certeza! Se..."

      O investidor nunca saberá se não tentar, e aí entra a escolha: o qto ele quer arriscar por isso.
      VR pelo visto nao arriscaria jamais, ele quer um plano de previdencia sem ter q pagar taxas por isso, Troll ao q parece ja opta pelo risco, estou certa?
      A unica certeza q tenho é q o numero de vencedores é limitado.

      Excluir
    5. Minha musa Trollzete,

      O perfil do VR é conservador e avesso à risco para alguém jovem, sem filhos e que pode aportar entre R$ 80 mil e R$ 200 mil (trollada leve, não apague). O ponto onde discordamos é justamente pelo fato de ele chutar o balde para a lei universal das finanças: os retornos correspondem aos riscos.

      VR quer previdência sem taxas. Tudo bem, mas para atingir esse objetivo ele recorre a expedientes conservadores como alocação de ativos em partes iguais, ETFs, RF em época de crise etc. O preço desse conservadorismo é ter um menor rendimento no longo prazo, com a vantagem de reduzir a variância do portifólio. Eu acho ideal para quem planeja usar TSR e ficar cada dia mais pobre depois que atingir a IF. Porém, o VR afirma que é GARANTIDO obter todos esses benefícios e ainda performar melhor do que os gestores ativos, os quais arriscam mais em busca de maior retorno. Tudo isso com base em, pasmem, estudos e livros, justamente coisas que ele diz que não garantem maior rentabilidade e sucesso a ninguém.

      Eu repito, NADA é garantido quando RV está envolvida. Se não fosse assim, RV viraria RF, ok?

      A Bolsa de Valores de Nova Iorque existe há mais 200 anos. Nesse período, é possível analisar qualquer quantidade de dados e elaborar centenas de estudos que chegarão a dezenas de conclusões diferentes.

      Não existe método melhor ou pior. O que existe são bons investidores e maus investidores. VR é bom investidor, mas acho que o método dele é apenas um dentre muitos, pois não existe fórmula para vencer na RV.

      Excluir
    6. Troll,

      Nao acho ETF um expediente conservador. Além disso na maioria das vezes que se utiliza a TSR após 30 anos o portfolio está maior do que no início.

      Eu não falei que é garantido, mas os dados certamente estão viciados a favor dos investidores passivos, ceteris paribus. Não confundir alocação de ativos com atividade/passividade.

      Existem métodos melhores e piores... alto turnover (atividade), investir em IPOs ou penny stocks são, para você que gosta de poker, -EV.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    7. Concordo com o Troll sobre a TSR, tenho pavor dessa teoria.

      Excluir
  16. Parabéns pelo Post VR, voltando as origens!

    eu ainda acho que o "Fator Humano" é o maior risco nos investimentos rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tetzner,

      Obrigado meu caro! Certamente o aspecto emocional/psicológico conta muito, principalmente em momentos de crise ou de euforia.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  17. Olás, interessante ler este artigo ao mesmo tempo em que leio "qd os gênios falham", sobre a "ascensão e queda" do LTCM. Com um time que contava com Scholes, Merton, consultoria de Sharpe, e mais gênios com PhD, que praticamente criaram a moderna teoria de finanças, com controle de risco matematicamente no estado-da-arte, não sobreviveram 5 anos.

    Torçamos para estar entre Siegel (Stocks for the Long Run), e antes de Keynes (In the long run we are all dead).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Richie... o LTCM mostra como é difícil bater o mercado no longo prazo.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  18. VR,
    Vc escreve de uma forma muito complexa, cheia de palavras tecnicas e complicadas, teria como escrever textos mais simples com o mesmo nivel de informação e que não fiquem tão prolixos? Inclusive nos comentarios?
    Não que eu não entenda o que vc diz, pelo contrario, mas parece que quer mostrar conhecimento com a forma que escreve e no final o texto fica sem sentido e nada convincente.
    Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo,

      Nao consigo simplificar mais meus textos, esse não é um blog para iniciantes em investimentos. Nao tenho interesse em mostrar conhecimento, mas como a conversa é mais técnica é normal usarmos termos mais específicos, alguns inclusive eu tive que "aportuguezar" como a TSR (taxa segura de retirada) ou RSR (risco da sequencia do retorno) por serem temas basicamente não abordados no Brasil.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  19. Caro VR, os comentários seus e dos blogueiros são enriquecedores.

    Sua definição de investimento passivo corresponde totalmente à citação do Talmude?

    Qual tem sido, se mudou, seus critérios para a aquisição dos ativos que fazem parte de cada uma das classes que compõem seu portfólio de RF/RV/FII?


    Podes dissertar um pouco mais detidamente sobre isso, considerando a composição de sua portfólio atual e seu planejamento para os anos vindouros até o "grand finale"?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que seria o "grand finale"?

      Excluir
    2. Idiota (que não tem nada de idiota),

      De forma nenhuma, o Talmude foi pura coincidência, mas espero até o final do ano estar com o portfolio 33/33/33. Hoje está 20/37/43.

      Os critérios não mudaram, mas obviamente delinear toda minha estratégia de investimento em um comentário fica inviável.

      Não pretendo mudar o portfolio com os anos, acho ele bem balanceado do jeito que está, estou muito confortável com ele mesmo com um patrimônio mais alto.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  20. Vou escrever um comentário - que já escrevi em outro texto desse blog - mas não obtive resposta e gostaria da opinião de vcs.
    Acho que essa crise vai derrubar mais ainda o ibovespa até o fim do ano. Em contrapartida, com a queda dos juros, e tendência de mais queda ainda pela frente, acho uma boa hora para Tesouro Direto, com intuito de "travar" boas taxas para o futuro. À partir do início do ano que vem, voltar às compras de ações. O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor não tentar advinhar o que vai acontecer no futuro.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
  21. O POST É LEGAL.

    TRISTE SÃO OS COMENTÁRIOS DO TIPO:

    "MINHA ESTRATÉGIA É BOA, AS OUTRAS SÃO RUINS"
    Tipo 'só eu sei fazer'

    "NEM SEMPRE UMA ESTRATÉGIA BOA DÁ LUCRO"
    Teoria do Joel Santana

    "LENDO OS BALANÇOS DA EMPRESA, LUCRAREI MUITO"
    Os pobres subestimadores do Sr. Mercado

    "TÔ NO PREJUÍZO AGORA, MAS OS FUNDAMENTOS SÃO BONS"
    Traduzindo: operei "Fundamentus" e "Bastter" e me F***

    ResponderExcluir
  22. Muito legal o post e os comentários parabéns VR muito bom ter você de volta com força total.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  23. Olá VR,

    Voltei a ler seu blog, e para me situar rêli(do verbo reler) todos os artigos desde o inicio.

    Gostei da nova cara do blog!

    Na minha humilde opinião, acho que conhecimento faz diferença.

    Não o conhecimento de analise gráfica/fundamentalista, ler balanços e toda essa parafernália, pois tudo isso é informação e não conhecimento.

    1º - Devemos amar o conhecimento, sem tê-lo como fim para ganhar dinheiro ou emprego, isso será consequência.

    2º - Finanças comportamentais são de extrema valia, uma vez que os agentes econômicos/financeiros, extremamente bem informados, comumente tomam decisões equivocadas.

    3º - Não saberia quantificar o R² entre CONHECIMENTO e RISCO, mas andar de skate pode ser perigoso para quem não sabe andar, assim como dirigir para quem nunca dirigiu, uma faca na mão de uma criança de 2 anos, uma arma de fogo na mão de não militares....Entendeu?!

    4º - Assim como o retorno é expectativa, o risco também não o é?

    Abraços.



    ResponderExcluir
  24. These are truly wonderful ideas in concerning blogging.
    You have touched some good factors here. Any way keep up wrinting.
    Visit my page - best way to make money online

    ResponderExcluir
  25. My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP.

    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he's tryiong none the less. I've been using WordPress on a number of
    websites for about a year and am nervous about switching to another platform.
    I have heard great things about blogengine.
    net. Is there a way I can transfer all my wordpress posts into it?

    Any help would be greatly appreciated!
    Also visit my homepage : how to make money fast at home

    ResponderExcluir
  26. Valuable info. Lucky me I found your web site unintentionally,
    and I'm shocked why this accident didn't took place in advance!
    I bookmarked it.
    Look at my webpage ; Forex Trading wiki

    ResponderExcluir
  27. Excellent goods from you, man. I've be aware your stuff prior to and you are just too wonderful. I actually like what you've received right here,
    really like what you are saying and the best way wherein you are saying it.
    You are making it entertaining and you continue to take care of to keep it sensible.
    I can't wait to read far more from you. This is really a great site.
    Here is my homepage ; advent software

    ResponderExcluir
  28. I'm extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Anyway keep up the nice quality writing, it's
    rare to see a great blog like this one today.
    Feel free to visit my homepage - realistic ways to make money online

    ResponderExcluir
  29. I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is tasteful, your authored material stylish.
    nonetheless, you command get bought an shakiness over that you wish be delivering the
    following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same
    nearly a lot often inside case you shield this increase.
    Here is my website ... commodity spread trading

    ResponderExcluir
  30. It's an remarkable paragraph designed for all the online visitors; they will take advantage from it I am sure.
    Visit my web-site ; natural gas etfs

    ResponderExcluir
  31. We stumbled over here by a different web
    page and thought I should check things out.
    I like what I see so now i'm following you. Look forward to exploring your web page for a second time.
    Also visit my homepage - top 10 ways to make money online

    ResponderExcluir
  32. If you want to increase your experience simply keep visiting this website and be updated with the most up-to-date information posted here.
    Also see my web site: Free Cash Slots

    ResponderExcluir
  33. An outstanding share! I've just forwarded this onto a colleague who had been doing a little homework on this. And he actually bought me breakfast due to the fact that I discovered it for him... lol. So let me reword this.... Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending time to talk about this matter here on your website.
    Also visit my page : online jobs work from home

    ResponderExcluir
  34. I think that everything published made a great deal of sense.
    But, what about this? suppose you added a little content?
    I ain't suggesting your content is not good, however suppose you added something that makes people desire more? I mean "As m�ltiplas dimens�es do risco" is a little plain. You should look at Yahoo's
    front page and note how they create news titles to grab viewers interested.
    You might try adding a video or a related picture or two to get people interested about what you've got to say. In my opinion, it could bring your blog a little livelier.
    Also visit my webpage real online roulette

    ResponderExcluir
  35. Its like you read my mind! You appear to know
    so much about this, like you wrote the book in
    it or something. I think that you could do with some pics to
    drive the message home a bit, but other than that, this is excellent blog.
    A great read. I'll certainly be back.
    Feel free to surf my weblog play slot machines real money

    ResponderExcluir
  36. Someone essentially assist to make significantly
    articles I might state. This is the first time I frequented your web
    page and to this point? I surprised with the analysis you made
    to create this actual submit amazing. Excellent task!
    Take a look at my website ; Best Forex Trading System

    ResponderExcluir
  37. Woah! I'm really enjoying the template/theme of this blog. It's simple,
    yet effective. A lot of times it's very difficult to get that "perfect balance" between user friendliness and visual appeal. I must say you've done a fantastic
    job with this. Additionally, the blog loads super fast for me on Internet explorer.

    Outstanding Blog!
    Also visit my webpage - 101 ways to make money

    ResponderExcluir
  38. Ahaa, its nice dialogue about this article here at this webpage, I have read all
    that, so at this time me also commenting here.



    my blog; online adult jobs

    ResponderExcluir
  39. If you are going for finest contents like me, only
    pay a quick visit this site everyday for the reason that it presents quality contents, thanks

    Also visit my website - ways to earn money online

    ResponderExcluir
  40. Very good website you have here but I was wanting to know if you knew of any forums that cover the same topics discussed here?

    I'd really love to be a part of online community where I can get opinions from other experienced individuals that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Thank you!

    My blog post: Online roulette Money

    ResponderExcluir
  41. Usually I don't read post on blogs, however I would like to say that this write-up very compelled me to check out and do it! Your writing taste has been amazed me. Thanks, very nice post.

    Feel free to surf to my web blog; on line roulette for money

    ResponderExcluir
  42. Great blog! Is your theme custom made or did you download
    it from somewhere? A design like yours with a few simple tweeks would really make my blog
    shine. Please let me know where you got your theme.
    Cheers

    My web page; payless job application online
    my site :: best jobs online

    ResponderExcluir
  43. hello!,I love your writing so so much! percentage we keep in touch more about
    your post on AOL? I require an expert on
    this house to unravel my problem. May be that's you! Taking a look forward to look you.

    Feel free to visit my web-site trading markets

    ResponderExcluir
  44. I am truly delighted to read this blog posts which consists of lots of helpful information, thanks for
    providing these statistics.

    Take a look at my blog - online article writing jobs

    ResponderExcluir
  45. Very rapidly this web site will be famous amid all blogging users, due to it's nice articles

    Also visit my homepage ... day trading brokers

    ResponderExcluir
  46. We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your web site provided us with valuable info to work on. You've done a formidable job and our entire community will be grateful to you.

    Review my webpage: day trading for beginnersforex trading contest

    ResponderExcluir
  47. When I initially left a comment I seem to have
    clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every
    time a comment is added I receive 4 emails with the same comment.
    There has to be a means you can remove me from that service?
    Kudos!

    my homepage - how to make money fast legally
    Also see my web page: how to make money really fast

    ResponderExcluir
  48. Hey there I am so grateful I found your weblog, I really found you by mistake, while I was browsing on Aol for something else, Anyways I am here now and would just like to say kudos for a marvelous post and a all round enjoyable blog (I also love the
    theme/design), I don't have time to read it all at the moment but I have book-marked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the excellent job.

    Check out my web site :: day trading softwareforex ecn brokers
    my web site: day trading stockssmart forex

    ResponderExcluir
  49. Hello there, I do think your blog might be having web
    browser compatibility issues. When I look at your website in Safari, it looks fine however,
    when opening in Internet Explorer, it has some overlapping issues.
    I merely wanted to provide you with a quick heads up!

    Apart from that, excellent blog!

    My webpage ... legit online work from home jobs

    ResponderExcluir
  50. Yesterday, while I was at work, my sister stole my iphone and
    tested to see if it can survive a 40 foot drop,
    just so she can be a youtube sensation. My iPad is now
    broken and she has 83 views. I know this is entirely off topic but I had to share
    it with someone!

    Check out my web page - online jobs work from home

    ResponderExcluir
  51. After going over a handful of the articles on your site, I truly appreciate your
    technique of writing a blog. I saved as a favorite it to my bookmark
    webpage list and will be checking back in the near future.
    Take a look at my website too and let me know how
    you feel.

    Feel free to visit my website; work from home jobs

    ResponderExcluir
  52. Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you
    writing this write-up plus the rest of the website is really good.


    Feel free to surf to my blog: how to work from home and make good money
    Also see my web page :: how to make money online from home

    ResponderExcluir
  53. Your style is unique in comparison to other folks I've read stuff from. I appreciate you for posting when you have the opportunity, Guess I'll just bookmark this blog.


    Here is my website ... hdfc Forex rates

    ResponderExcluir
  54. I do not know if it's just me or if perhaps everyone else encountering issues with your site. It looks like some of the text within your content are running off the screen. Can somebody else please comment and let me know if this is happening to them too? This may be a issue with my browser because I've had this happen before.
    Kudos

    My website: best way to make money grow

    ResponderExcluir
  55. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this
    matter to be really something which I think I would never understand.
    It seems too complicated and extremely broad for me.
    I'm looking forward for your next post, I'll try to get the hang of it!


    Feel free to surf to my web-site :: free money book kevin trudeau

    ResponderExcluir
  56. May I simply say what a relief to find an individual who genuinely knows what they are talking about on the net.

    You definitely realize how to bring an issue to light and make
    it important. More and more people really need to look at this and
    understand this side of your story. It's surprising you aren't more popular given that you most certainly have
    the gift.

    Stop by my web site ... how to get free money now

    ResponderExcluir
  57. Hi there, i read your blog from time to time and i own a similar one and i
    was just curious if you get a lot of spam comments?
    If so how do you stop it, any plugin or anything you can recommend?
    I get so much lately it's driving me crazy so any help is very much appreciated.

    My blog post redood.net

    ResponderExcluir
  58. Thanks for ones marvelous posting! I quite enjoyed reading it,
    you might be a great author. I will be sure to bookmark your blog and will come
    back at some point. I want to encourage you continue your
    great work, have a nice evening!

    my web page: Money Talks Movies

    ResponderExcluir
  59. If you would like to get a great deal from this piece of writing then you have
    to apply these strategies to your won webpage.

    Feel free to surf to my web-site: how can i make money online For free
    My site > make money for free online

    ResponderExcluir
  60. Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News.

    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I've been trying for a while but I never seem to get there! Appreciate it

    my homepage - win money free online
    My web page - make money for free

    ResponderExcluir
  61. Thanks for your personal marvelous posting!
    I really enjoyed reading it, you happen to be a great author.
    I will remember to bookmark your blog and will come
    back from now on. I want to encourage continue your great writing,
    have a nice afternoon!

    Also visit my web-site :: how money orders work

    ResponderExcluir
  62. With havin so much written content do you ever run
    into any issues of plagorism or copyright infringement?
    My website has a lot of completely unique content I've either authored myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the internet without my agreement. Do you know any ways to help protect against content from being stolen? I'd really appreciate it.


    My web blog Usa Online casinos
    my web site :: usa online casinos

    ResponderExcluir
  63. Hi, all the time i used to check web site posts here early in
    the break of day, because i love to find out more and more.



    Take a look at my web page ... free money now
    Also see my web page: free gov money

    ResponderExcluir
  64. This paragraph provides clear idea in favor of the new visitors of blogging, that in fact how to do blogging.


    my blog post; jackpot party slot machine Online free

    ResponderExcluir
  65. Good way of telling, and pleasant piece of writing to get data concerning
    my presentation subject, which i am going to deliver in institution of higher education.


    Also visit my site :: Penny Stocks To Buy
    my webpage: Binary Options Affiliates

    ResponderExcluir
  66. I all the time emailed this web site post page to all my friends,
    because if like to read it next my links will too.


    Review my blog post schnell geld verdienen

    ResponderExcluir
  67. If you are going for finest contents like I do, simply pay a quick
    visit this web site every day because it presents quality contents, thanks

    Also visit my blog post: How To Make Money Online Free And Easy

    ResponderExcluir
  68. What's up all, here every one is sharing these kinds of know-how, so it's nice to read
    this website, and I used to visit this weblog everyday.


    my page :: forex trading signals

    ResponderExcluir
  69. Please let me know if you're looking for a author for your weblog. You have some really good articles and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd love to write some material for
    your blog in exchange for a link back to mine.
    Please send me an email if interested. Thanks!

    Here is my site: make extra money online
    My webpage :: different ways to make money online

    ResponderExcluir
  70. Thanks for sharing your info. I really appreciate your efforts and I am waiting for your further post thanks once again.


    Also visit my homepage :: trade in value of gold

    ResponderExcluir
  71. Your means of telling all in this paragraph is truly pleasant,
    all be capable of simply be aware of it, Thanks a
    lot.

    My homepage ... new penny stocks
    My page: day trading penny stocks

    ResponderExcluir
  72. It's genuinely very complicated in this full of activity life to listen news on Television, thus I simply use internet for that purpose, and obtain the hottest news.

    Here is my webpage ... ways to get money fast

    ResponderExcluir
  73. When I originally commented I clicked the "Notify me when new comments are added" checkbox and
    now each time a comment is added I get three emails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service?
    Thank you!

    Here is my homepage legitimate work from home
    my webpage - legit Work From home jobs

    ResponderExcluir
  74. That is a really good tip especially to those new to the blogosphere.

    Simple but very accurate info… Many thanks for sharing this one.
    A must read post!

    Review my blog post :: how to forex trading
    Also see my web site: weekly options trading

    ResponderExcluir
  75. Magnificent goods from you, man. I've take into accout your stuff prior to and you're just extremely
    great. I really like what you have bought right here, certainly
    like what you're stating and the way in which during which you say it. You're making it enjoyable and you still care for to keep it sensible.

    I can't wait to learn much more from you. That is really a terrific site.

    my web blog: real work from home jobs

    ResponderExcluir
  76. I'm curious to find out what blog system you are working with? I'm experiencing some small security problems with my latest blog and I
    would like to find something more safeguarded. Do you have any solutions?


    my blog post: earn money online from homeneed to make money from home
    my web site: Earn Quick money onlinework at home mom jobs

    ResponderExcluir
  77. Howdy, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just wondering if you get a lot of
    spam remarks? If so how do you stop it, any plugin or anything you can suggest?
    I get so much lately it's driving me crazy so any assistance is very much appreciated.

    Also visit my web blog; how To make money on the internet
    Also see my web site - how to make money online fast

    ResponderExcluir
  78. I like the valuable information you provide in your articles.
    I'll bookmark your weblog and check again here regularly. I'm quite sure I will learn a lot of new stuff
    right here! Best of luck for the next!

    Here is my blog; online jobs for kids

    ResponderExcluir
  79. I almost never leave a response, however I glanced through
    some comments on this page "As m�ltiplas dimens�es do risco".
    I do have a few questions for you if it's okay. Could it be only me or do a few of the remarks come across as if they are written by brain dead visitors? :-P And, if you are posting at other sites, I'd like to follow everything fresh
    you have to post. Would you post a list of all of your
    public pages like your linkedin profile, Facebook page or twitter feed?


    Here is my weblog ... make easy money fast online
    My web site > fast money

    ResponderExcluir
  80. Great blog here! Also your site loads up very fast!
    What host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my web site loaded up as quickly as
    yours lol

    Have a look at my web page ... how to make some money from home

    ResponderExcluir
  81. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog
    that automatically tweet my newest twitter updates.
    I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

    My page; How To Get Free Money

    ResponderExcluir
  82. Hello, yes this piece of writing is really pleasant and
    I have learned lot of things from it on the topic of blogging.

    thanks.

    Check out my site :: free way to make money online

    ResponderExcluir
  83. Great blog here! Also your web site loads up very fast! What web host are you using?

    Can I get your affiliate link to your host? I wish my site
    loaded up as quickly as yours lol

    My page - earn easy money

    ResponderExcluir
  84. It's amazing designed for me to have a site, which is valuable for my know-how. thanks admin

    Here is my webpage - free money online
    my page :: get free money online

    ResponderExcluir
  85. Wow that was odd. I just wrote an really long comment but after
    I clicked submit my comment didn't appear. Grrrr... well I'm not writing all that over
    again. Anyway, just wanted to say wonderful blog!



    Here is my webpage; "perfume"

    ResponderExcluir
  86. Good day! This is my first comment here so I just wanted to give
    a quick shout out and say I genuinely enjoy reading through your articles.
    Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same topics?
    Thanks a ton!

    Here is my site: responsiveness

    ResponderExcluir
  87. Hmm it seems like your site ate my first comment (it was extremely long)
    so I guess I'll just sum it up what I had written and say, I'm thoroughly enjoying your blog.
    I too am an aspiring blog blogger but I'm still new to everything. Do you have any helpful hints for inexperienced blog writers? I'd genuinely appreciate it.


    my web blog Learn Forex Currency Trading Online

    ResponderExcluir
  88. A person essentially lend a hand to make critically posts I would
    state. This is the very first time I frequented your website page and
    so far? I amazed with the analysis you made to make this actual
    publish amazing. Magnificent activity!

    My site; get rich schemes

    ResponderExcluir
  89. I love it when folks get together and share opinions.
    Great site, keep it up!

    Here is my web blog :: how to make online Money

    ResponderExcluir
  90. I love your blog.. very nice colors & theme. Did
    you design this website yourself or did you hire someone to do it
    for you? Plz respond as I'm looking to construct my own blog and would like to find out where u got this from. thank you

    Feel free to visit my page: online currency trading system

    ResponderExcluir
  91. It is not my first time to pay a visit this website, i am visiting this site dailly and get nice information from here everyday.


    Feel free to visit my page; how to make a lot of money fast

    ResponderExcluir
  92. I’m not that much of a internet reader to be honest but your
    blogs really nice, keep it up! I'll go ahead and bookmark your site to come back down the road. Many thanks

    Also visit my blog: cedar finance binary options
    Also see my web site: www.cedarfinance.com

    ResponderExcluir
  93. You should be a part of a contest for one of the most useful blogs on the internet.
    I will recommend this site!

    my web blog; free money start business

    ResponderExcluir
  94. It's actually a cool and useful piece of information. I am glad that you shared this helpful information with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.

    Also visit my web page - how to earn money online for Free

    ResponderExcluir
  95. Hi friends, how is everything, and what you want to say about this post, in my view
    its genuinely amazing in favor of me.

    Look at my blog post ... binary trading options
    my web site - binary options demo

    ResponderExcluir
  96. When someone writes an article he/she keeps the idea of a user in his/her mind that how a user can know
    it. Therefore that's why this article is outstdanding. Thanks!

    My web page Binary options trading

    ResponderExcluir
  97. Great post! We are linking to this particularly great content on our site.

    Keep up the great writing.

    Feel free to surf to my webpage: binary options trading signals

    ResponderExcluir
  98. Hey there, I think your blog might be having browser compatibility
    issues. When I look at your website in Firefox, it looks fine but when opening in
    Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, wonderful blog!

    my web page ... how to make extra money from home for free
    my web site - how to make free money

    ResponderExcluir
  99. Hi there everyone, it's my first pay a visit at this web page, and post is actually fruitful designed for me, keep up posting such posts.

    Also visit my website ... www.cedar finance

    ResponderExcluir
  100. No matter if some one searches for his necessary thing, thus he/she wishes to be available that in detail,
    therefore that thing is maintained over here.

    Here is my weblog - binary options affiliates

    ResponderExcluir
  101. Wonderful work! That is the type of information that are supposed
    to be shared across the internet. Disgrace on the seek engines for now not positioning this submit higher!
    Come on over and discuss with my site . Thank you =)

    Feel free to visit my website - make some money

    ResponderExcluir
  102. You really make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be really something that I think I would never understand.

    It seems too complicated and very broad for me. I'm looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

    Here is my page - binary options trading systems

    ResponderExcluir
  103. Hey there! Someone in my Facebook group shared this site with us
    so I came to check it out. I'm definitely loving the information. I'm book-marking and will be tweeting
    this to my followers! Great blog and brilliant design.


    Visit my website :: i need money in 1 hour

    ResponderExcluir
  104. After going over a number of the articles on your web site, I honestly like your way of writing a blog.

    I saved it to my bookmark site list and will be checking back
    soon. Please check out my web site as well and let me know what
    you think.

    my blog how to make fast money illegally

    ResponderExcluir
  105. Remarkable issues here. I am very happy to peer your post.
    Thank you so much and I'm having a look forward to contact you. Will you kindly drop me a e-mail?

    my web page ... quick ways to make money online

    ResponderExcluir
  106. Very good article. I'm dealing with many of these issues as well..

    my webpage - United States casinos

    ResponderExcluir
  107. Sweet blog! I found it while searching on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
    I've been trying for a while but I never seem to get there! Thank you

    Feel free to surf to my homepage - real money roulette

    ResponderExcluir
  108. Whats up this is kinda of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors
    or if you have to manually code with HTML. I'm starting a blog soon but have no coding know-how so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be enormously appreciated!

    My page ... Online slot machines for real money

    ResponderExcluir
  109. It's the best time to make some plans for the future and it's time to be happy.
    I have read this post and if I could I desire to suggest you few interesting things or tips.
    Perhaps you could write next articles referring to this article.
    I wish to read even more things about it!

    Check out my blog - make money from home online

    ResponderExcluir
  110. Great post. I was checking continuously this blog and I'm impressed! Very helpful information particularly the last part :) I care for such information a lot. I was seeking this certain information for a very long time. Thank you and good luck.

    My website - are work at home jobs legit

    ResponderExcluir
  111. Woah! I'm really loving the template/theme of this blog. It's simple, yet effective.
    A lot of times it's difficult to get that "perfect balance" between usability and visual appeal. I must say you have done a very good job with this. In addition, the blog loads super quick for me on Opera. Exceptional Blog!

    Here is my homepage ... work from home jobs in michigan

    ResponderExcluir
  112. Have you ever considered about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and all. However imagine
    if you added some great pictures or videos to give your posts more, "pop"!
    Your content is excellent but with pics and video clips, this website could undeniably be one of the best in its field.

    Excellent blog!

    My web site: online slots for real money

    ResponderExcluir
  113. Hello there! This post couldn't be written any better! Reading through this post reminds me of my good old room mate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!

    My website earn extra money on the side

    ResponderExcluir
  114. I blog often and I truly thank you for your information.
    Your article has truly peaked my interest.
    I will take a note of your site and keep checking for new information
    about once per week. I opted in for your Feed too.

    Feel free to visit my web blog: how to make good money fast

    ResponderExcluir
  115. I visited many websites however the audio quality for audio songs existing at this website is in fact excellent.


    Feel free to surf to my page: penny stocks to buy now

    ResponderExcluir
  116. An impressive share! I've just forwarded this onto a colleague who had been doing a little homework on this. And he in fact ordered me lunch simply because I found it for him... lol. So allow me to reword this.... Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending the time to discuss this matter here on your internet site.

    Also visit my blog; Job search

    ResponderExcluir
  117. Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for?
    you made blogging look easy. The overall look of your site is great, let alone
    the content!

    My weblog - legitimate online Work from Home

    ResponderExcluir
  118. Hi, Neat post. There is an issue along with your web site in internet explorer, would check this?
    IE still is the market chief and a big part of other people
    will miss your magnificent writing due to this problem.


    Also visit my web page: real money online roulette

    ResponderExcluir
  119. If some one wishes expert view on the topic of blogging and site-building then i
    advise him/her to visit this weblog, Keep up the pleasant work.



    Visit my weblog make quick money

    ResponderExcluir
  120. Good day! This post could not be written any better! Reading this post reminds me of my old room mate!
    He always kept talking about this. I will forward this article to him.

    Pretty sure he will have a good read. Many thanks for sharing!


    Also visit my homepage :: real money slots online

    ResponderExcluir
  121. Hello there! I know this is kinda off topic however I'd figured I'd ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring
    a blog post or vice-versa? My website addresses a lot of the
    same topics as yours and I think we could greatly benefit from each other.
    If you are interested feel free to shoot me an email.
    I look forward to hearing from you! Great blog by the way!



    My webpage - Top Online Casinos Usa

    ResponderExcluir
  122. Aw, this was an incredibly good post. Taking the time and actual effort to make
    a very good article… but what can I say… I put things off a whole lot and never seem to get anything
    done.

    my website; how to make money online without surveys

    ResponderExcluir
  123. I'm truly enjoying the design and layout of your website. It's
    a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for
    me to come here and visit more often. Did you hire
    out a designer to create your theme? Fantastic work!


    my blog post - top legitimate work at home jobs

    ResponderExcluir
  124. Hi, after reading this remarkable piece of writing i
    am also happy to share my knowledge here with mates.



    Also visit my site :: How can i make real Money online

    ResponderExcluir
  125. Informative article, just what I needed.

    Also visit my site ... stock trading tools

    ResponderExcluir
  126. Informative article, exactly what I needed.

    Also visit my site: find legitimate online jobs

    ResponderExcluir
  127. You should be a part of a contest for one of the
    greatest blogs online. I am going to highly recommend this website!


    Here is my blog: Play slots games online

    ResponderExcluir
  128. I am genuinely glad to read this web site posts which includes plenty of helpful data,
    thanks for providing these kinds of statistics.

    Stop by my webpage :: are there any legitimate ways to make money online

    ResponderExcluir
  129. Hi! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers?

    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing several weeks of hard work due to no backup.
    Do you have any solutions to protect against hackers?

    Look at my page; highest paying jobs in america

    ResponderExcluir
  130. Nice replies in return of this question with firm arguments and
    telling the whole thing on the topic of that.

    Take a look at my site: slots online for money

    ResponderExcluir
  131. Your mode of explaining all in this piece of writing is genuinely pleasant, all can easily know it,
    Thanks a lot.

    Feel free to surf to my web site how to find a job in las vegas

    ResponderExcluir
  132. Do you have a spam problem on this blog; I
    also am a blogger, and I was wondering your situation; many of us have created some nice procedures and we are looking to swap solutions with others, be sure to shoot
    me an e-mail if interested.

    Also visit my page ... binary options Signals

    ResponderExcluir
  133. This post offers clear idea for the new people of blogging, that truly how to do blogging and site-building.



    Feel free to surf to my web site: best ways to make money online from home

    ResponderExcluir
  134. You could definitely see your skills within the work you write.
    The sector hopes for more passionate writers like you who aren't afraid to mention how they believe. At all times follow your heart.

    Stop by my site; what is penny stocks

    ResponderExcluir
  135. I needed to thank you for this great read!

    ! I certainly loved every little bit of it.
    I have got you bookmarked to check out new things you post…

    Here is my web site; online jobs with no fees

    ResponderExcluir
  136. Puta, este robô em inglês é muito criativo pra falar a mesma merda sempre!

    ResponderExcluir
  137. I'd like to thank you for the efforts you have put in penning this blog. I am hoping to view the same high-grade content from you later on as well. In truth, your creative writing abilities has motivated me to get my very own blog now ;)

    Here is my weblog; http://www.youtube.com/watch?v=VMJkb-bhjiI

    ResponderExcluir
  138. Good day! This is my first visit to your blog!
    We are a team of volunteers and starting
    a new initiative in a community in the same niche.
    Your blog provided us beneficial information to work on.

    You have done a extraordinary job!

    Look at my webpage ... automated forex Trading Software

    ResponderExcluir
  139. Wonderful blog! I found it while surfing around on Yahoo News.

    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?

    I've been trying for a while but I never seem to get there! Many thanks

    Also visit my weblog i need money desperately

    ResponderExcluir
  140. Nice blog here! Additionally your website loads up fast!

    What web host are you the usage of? Can I am getting
    your affiliate hyperlink to your host? I desire my web site loaded up as fast
    as yours lol

    my page: make money online legit

    ResponderExcluir
  141. Amazing things here. I'm very happy to see your article. Thank you so much and I'm taking a look forward
    to touch you. Will you please drop me a mail?

    my web blog easy ways to make money online

    ResponderExcluir
  142. Magnificent web site. Plenty of helpful info here.
    I'm sending it to some buddies ans also sharing in delicious. And naturally, thank you in your sweat!

    Have a look at my web-site :: http://www.youtube.com/watch?v=xXaJhdwZIpA

    ResponderExcluir
  143. I am really impressed along with your writing abilities as
    neatly as with the structure to your weblog. Is that this a paid subject
    or did you customize it your self? Anyway keep up the nice
    high quality writing, it is uncommon to see a great
    weblog like this one today..

    Here is my web-site: http://www.youtube.com/watch?v=9SnPSlwYwpQ

    ResponderExcluir
  144. whoah this weblog is fantastic i love reading your articles.
    Keep up the great work! You realize, a lot of people are hunting around
    for this information, you could help them greatly.

    Also visit my web site; Penny stocks To buy

    ResponderExcluir
  145. Hello to every body, it's my first go to see of this blog; this blog carries awesome and in fact excellent material in favor of visitors.

    my page grain commodity prices

    ResponderExcluir
  146. Hey there, You have done a fantastic job. I will definitely
    digg it and personally recommend to my friends.
    I am confident they'll be benefited from this web site.

    My webpage: how to make big money fast

    ResponderExcluir
  147. Do you have any video of that? I'd want to find out more details.

    my blog post - Make Online Money

    ResponderExcluir
  148. Hi there! I know this is kinda off topic however , I'd figured I'd ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog post or vice-versa?

    My website goes over a lot of the same topics as yours and I believe we could greatly benefit
    from each other. If you are interested feel free to shoot me an email.
    I look forward to hearing from you! Awesome blog by the way!


    Have a look at my website legitimate online money making

    ResponderExcluir
  149. I visited multiple blogs however the audio feature
    for audio songs current at this web site is actually excellent.


    Also visit my homepage :: work from home online business

    ResponderExcluir
  150. Hi, this weekend is good in favor of me, since this time i
    am reading this fantastic informative piece of writing here at my home.


    Visit my web site: how to make extra money fast

    ResponderExcluir
  151. I was pretty pleased to find this site. I need to
    to thank you for your time for this fantastic read!! I definitely appreciated every part of it
    and I have you saved to fav to see new information in your site.



    My homepage: how to make some extra money fast

    ResponderExcluir
  152. I would like to thank you for the efforts you've put in writing this site. I really hope to see the same high-grade blog posts from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my very own blog now ;)

    my homepage how to make money online free

    ResponderExcluir