quarta-feira, 1 de julho de 2009

Atualização Mensal: Junho 2009 (R$64.472,05, +R$2.557,88)

Meh. É assim que posso caracterizar o mês de junho. Além dos gastos significativos que tive durante o mês, a bolsa teve um mês fraco, com o PIBB com queda de quase 4% comparado ao mês anterior. Graças ao meu portfolio pequeno (e levemente diversificado), consegui ter um mês positivo apesar desses problemas.

Gráfico do meu patrimônio e projeção de acordo com o plano (cliquem para ver o gráfico maior):


Cerca de R$300,00 da larga "gordura" que tinha no portfolio foi queimada esse mês, em virtude do crescimento do meu protfolio ter sido um pouco aquém do projetado. Meu patrimônio cresceu 4,13% esse mês. Pude investir "apenas" 33% do meu salário (R$1.000,00), que foi para o empréstimo garantido.

Portfolio:


Normalmente estaria 97% investido em PIBB, mas como posso aproveitar essa oportunidade única do empréstimo garantido, e como duvido muito que a bolsa possa dar um retorno consistente de 26,82% a.a., fica justificada essa diversificação extra.

Os juros de 2% do empréstimo foram utilizados para pagamento de despesas. Pode parecer que não estou reinvestindo os juros, mas para mim dá no mesmo pegar R$1.000,00 do salário e investir no final do mês ou reaplicar os ~R$200,00 de juros e investir R$800,00 do salário.

Porfolio em valores, junto com ROI:


ROI positivo pela segunda vez seguida, o que é um feito considerando que iniciei meus investimentos na bolsa praticamente no topo. No entanto, volto a perder da inflação, que certamente está acima de 1,89% a.a.

Notas relevantes:

  • Sem compras de PIBB esse mês. Estou sentindo um vazio dentro de mim... :)
  • Meus gastos serão bem maiores que o do mês passado pelo menos até outubro. E não, não estou namorando :P

11 comentários:

  1. IF,
    Excelente!

    Por favor, como você calcula o ROI Anual ?

    Abraços.

    Luis Otávio.

    ResponderExcluir
  2. IF,

    Ficaria grato se pudesse esclarecer alguma dúvidas que tenho. Vamos lá:

    1. O que seria esse empréstimo garantido de 2% a.m.?

    Seria um empréstimo para algum familiar que acordou esta taxa? Algo parecido?
    Você já disse anteriormente que este empréstimo é risco 0. Mas sabemos que there´s no free lunch...

    2. Repetindo a pergunta do Luis, como você calculou o ROI Anual?

    Pelas minhas contas: (Total)

    (1+0,0122)^(12/6)-1 = 2,45%

    Considerei a passagem de 6 meses, mas não sei se é esta a escala de tempo que está utilizando.

    Poderia mostrar o cálculo atual desse ROI Anual de 1,89%?

    3. Você diz que normalmente estaria com 97% em PIBB.

    Acredito que esta afirmação é baseada naquele artigo em que você mostra que a chance de sobrevivência de um portifólio mais concentrado em RV é maior do que se estivesse diversificad com RF.
    Além disso, a volatilidade no longo prazo em RV é bastante reduzida.

    É este o pensamento?

    Apenas como reflexão: O que faria caso estivesse com 97% em RV e a Bolsa ficasse estagnada por mais de 15 anos, o que acontece com o Japão. (Fez topo em 40k em 1990 e de la pra ca eh so queda...atualmente em 10k).

    É uma situação bem improvável, mas é real.

    ResponderExcluir
  3. Luis e Henrique, respondi a questão do ROI no post acima.

    Henrique, a questão do empréstimo eu infelizmente não posso divulgar aqui, mas não é empréstimo para familiares e muito menos qualquer "esquema" de enriquecimento rápido, tenho pavor desses lixos.

    Falei que estaria com 97% em PIBB pq tenho preso os 3% nas debêntures da TNL, senão com certeza seriam 100%. O pensamento é esse sim, mas veja que ele precisa de um prazo longo para ter altas chances de sucesso... portanto à medida que chegar perto da aposentadoria, devo aumentar minha exposição em renda fixa, mas pelo menos até 10 anos antes da minha "carta de alforria" vai ser 100% RV. Bolsa estagnada por 15 anos é algo bem improvável, o único caso que tenho conhecimento é o do Japão especificamente no período 89-09, mas se vc analisar bem verá quais foram os fatos que geraram tal queda tão longa, fatos esses que não possuem, sem exceção, aplicabilidade no Brasil HOJE. É uma conversa muito longa pra se ter num comentário hehe! []s e aguardo a atualização do seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Legal a sua afirmação sobre investimentos em RV. Foi pensar em meu expor mais.

    Grandes abraços.

    Luis Otávio.

    ResponderExcluir
  5. IF,

    Muito obrigado pelas respostas!

    Veja que faço estas perguntas apneas com intenção de gerear uma melhor reflexão para todos nós. Suas respostas com certeza ajudam a muitos que aqui frequentam.

    No fds pretendo dar uma atualizada lá no blog, fazendo uma análise dos mercados em junho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Qual o cálculo para a progessão da barra vermelha em seu portfólio?

    ResponderExcluir
  7. Atualmente, 100% do meus investimentos estão em RF. Decidi migrar para a RV, porém aguardo uma queda maior da bolsa para iniciar minhas compras de PIBB. Que fazer para manter a liquidez nesse período? Por enquanto, mantenho tudo na poupança. Pensei em títulos, mas se não aguardar até o vencimento, creio que não valha à pena!! Que acha?

    ResponderExcluir
  8. Javier, o cálculo que faço é pegar o valor do portfolio previsto e aplico a rentabilidade esperada.

    Você parece meio confuso nos seus investimentos. Afinal, quer aplicar em RV ou não? Qual sua estratégia? Tem algum "feeling" no meio?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber sua opinião sobre se é melhor aplicar em PIBB ou Bova11, no longo prazo vc acha que o PIBB vai manter a liquidez, vez que perdeu a operador de Mercado?

    abrs
    e sucesso em seus planos

    Cartola

    ResponderExcluir
  10. PIBB11, pela taxa de administração ser um décimo do BOVA11. Além disso PIBB tem bem mais quotas que BOVA, então a tendência é o PIBB ter uma liquidez maior. Formador de Mercado é algo muito temporário para servir de critério de escolha, pelo menos para o longo prazo!

    ResponderExcluir