segunda-feira, 5 de julho de 2021

Atualização Mensal: Junho 2021: R$23.769.623,79

A queda do bitcoin continuou em junho e com isso o valor do meu portfólio. Foram cerca de R$2.000.000,00 que sumiram mas permaneço tranquilo e ciente do risco que estou correndo ao permanecer com cerca de 40% do portfólio em BTC. Essa não foi a última queda mas também espero que não tenha sido a última alta!

Segue a tabela de sempre:




INVESTIMENTOS:


Mês sem grandes novidades. Estava com quase R$7.000,00 na correta que usei pra comprar debêntures da CTEEP a IPCA+4,75% sem IR. Estou sem salário há alguns meses e portanto sem perspectiva de aportes.

Eu não tenho a menor intenção de vender bitcoin ao preço atual e vou segurar os que tenho caso uma nova alta não venha por agora. Estou bem satisfeito com meu portfólio atual e não devo fazer grandes movimentações no curto prazo.


FINANÇAS PESSOAIS:


Mês sem grandes gastos, tirando mais de R$1.000,00 em presentes para pessoas próximas. O carro novo está maravilhoso como deve ser, o antigo ainda não foi vendido e valorizou cerca de R$2.000,00 no mês o que aumenta ainda mais minha preguiça em arrumá-lo e vendê-lo.

Ganhei as ações que entrei na justiça pra reaver o valor que tinha gasto na passagem do ano passando e que tive que suspender por conta do Covid e não me reembolsaram, são cerca de R$10.000,00 que irão pra próxima viagem.

Julho também deve ser um mês tranquilo em relação a gastos. Em agosto já entram os juros do TD.


VIDA PESSOAL:

Saúde está ótima, estou no meu peso ideal, sem dieta e só acompanhando pela balança pra não ganhar o peso de volta. Me sentindo muito bem no geral.

ETC.:

Atualização curta, meio sem tempo esses dias. Até agosto, pessoal!


36 comentários:

  1. Parabéns pela resiliência, VR. Eu no seu lugar não teria conseguido holdar tanto tempo assim todas essas BTC. Teria mantifo algumas, sim, mas teria realizado o lucro há muito tempo. Nem sei se teria chegado a atingir 30 milhões... esse mérito é todo seu. Pode ser que você ainda seja ainda mais recompensado por sua paciência!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz NÃO vende esses BTC nunca.. Vc ta rico, se bater 300k USD vc fica ultra rico.. Já segurou tanto tempo, vai tocando e atualizando a gnt! Grande abraço e parabens

    ResponderExcluir
  3. Fala VdR! Vc tem coragem kkkkkk mas é o caminho certo, tudo tem seus altos e baixos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Para alguem que vive no Brasil vc está excessivamente exposto no exterior (40%), fora os outros 40% de Bitcoin, te deixando apenas 20% local.

    Pessoalmente, eu estou reduzindo minhas posicoes em bolsa americana mas mantendo o dinheiro em USD. Sem rendimento? Sim, sem rendimento - melhor zero que negativo.

    Eu sempre achei que bitcoin e outras cryptomoeadas estao fadadas ao fracassso pelo simples motivo que nao sao bancadas pelos governos e grandes empresas. Em algum momento todos os paises vao banir cryptomoedas e caçar quem as possuir como criminosos. Mas isso talvez demore um pouco pq os governos estao indo muito lentamente para colocar suas proprias cryptos "Chapa Branca" em circulaçao e votar legislacoes contras as demais cryptos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na atual conjuntura ter 20% do patrimônio no Brasil eu já acho muito!rs Dentre tudo que ele investe acho a posição mantida dentro do país é a que tem maior risco de ir pro brejo, estamos claramente seguindo o caminho percorrido pela Argentina, um governo de direita que deveria corrigir os erros da esquerda e que não teve força política para fazer absolutamente nada (pra não dizer que piorou e muito as contas públicas), e a provável volta da esquerda nas próximas eleições com tamanha insatisfação com o mandato atual (o povo quando fica puto vota até em Tiririca). Como disse caminho idêntico trilhado pelos hermanos, e nesse sentido acho que 20% no Brasil uma posição de extremo risco. Pena que eu estou pior que ele nesse sentido mantendo 60% no Brasil e sem conseguir reduzir essa porcentagem já que o dólar não dá trégua mesmo com alta dos juros, fim da pandemia e mercados bombando lá fora. A tal janela pra tirar tudo do Brasil nunca se abre infelizmente, e olha que ainda nem chegou o período de eleições.

      Excluir
    2. Mas vc tá esperando o que? Dolar tá barato agora, vai esperar as eleições?

      Excluir
    3. Esperando o plano ser cumprido… impossível dizer se está barato ou caro. Por isso eu não tento adivinhar, vou mandando pra fora conforme atinge os patamares pré estabelecidos. Qualquer coisa fora disso é tentar adivinhar o mercado. Mesmo que q estamos longe do tal preço justo.

      Excluir
    4. Eu não estou 40% no exterior, atualmente estou 77% com ativos sem correlação com o Brasil. O fato de morar no Brasil não importa tanto pois os rendimentos dos ativos aqui já me sustentam com folga, fora que ainda estaria exposto num cenário do Brasil dando certo (good luck with that...)

      Acho que só teria dólar puro se a renda fixa de lá estivesse pagando ridicularmente pouco, e o LQDA ainda está pagando 2.17% a.a.

      Meu cenário base é o Lula ganhando eleição ano que vem e ligando o foda-se pro lado fiscal, então vou continuar defensivo com relação ao Brasil, mas como não tenho bola de cristal continuo com o TD, renda fixa privada e um pouco de ações, quero meu patrimônio cada vez mais diversificado porque pelo valor que tenho só concentrando muito e fazendo muita merda pra dar errado.

      Excluir
    5. Se vcs acham que o Brasil vai virar Argentina e nem vale investir o dinheiro de vcs no pais em que vivem, nao entendo pq vc ficam no Brasil. Alem do desgosto de viver num pais que vcs entendem nao ter futuro, tem o risco enorme de vcs nao conseguirem acessar o patrimonio que vcs tem no exterior.

      Eu que moro no exterior acredito mais no Brasil que vcs!

      Excluir
    6. Não posso falar pelo VdR, mas no meu caso a briga está sendo para tirar tudo que der do país conforme o dólar dá uma aliviada. Assim como vc eu também morei e trabalhei fora construindo meu patrimônio ganhando em moeda forte, a cagada foi ter trazido essa grana p Brasil se achando o espertão que ganhava em dólares e investi em reais e que um dia colheria os frutos de ter acreditado nesse país. Quebrei a cara e agora tento consertar o erro salvando oq restou depois da desvalorização maciça do real.

      Excluir
    7. FF a questão abrange muitas coisas, minha família está toda aqui, o bairro que moro tem tudo, chamo pelo nome o caixa do mercadinho. Não gosto nem um pouco do sotaque/língua PT-PT e ir pra outro país senão Portugal é um parto. Fora isso financeiramente Europa é caríssimo, um 2 quartos em Porto custa um baita apto no Brasil.

      Agora se mudar dentro do Brasil é outra questão, é algo bem possível de eu fazer num futuro próximo, um lugar mais seguro, mais bonito e com clima melhor, mesmo que seja mais caro ainda vai ser bem mais barato que Portugal e muito mais próximo da família.

      Por fim, como falei não tenho bola de cristal, acho que o Brasil vai pro buraco no médio prazo então vou diversificar sempre no Brasil ainda mais morando aqui.

      Excluir
  5. VR, parabéns pelo blog e por consequência ensinamentos! Você certamente é um norte para muitos neófitos em investimentos, afinal um patrimônio surreal como seu, não é para qualquer um, o que evidencia o conhecimento anos luz à frente do, da maioria de nós! Vida longa e, se possível, manda mais uns conteúdos referentes aos ativos da nossa B3!

    ResponderExcluir
  6. Fala VR! Vc não acha interessante investir em FIP (KDIF, por ex) ao invés de direto nas debêntures? Tenho deb e fip em carteira. Uma proporção maior em deb por serem aquisições mais antigas, mas vendo a composição de carteira HOJE do KDIF, parece muito interessante, exceto é claro, das ofertas primárias de debs que possuem taxa geralmente melhor que as praticadas no secundário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu tenho feito isso com BDIF11 e não tenho nada a reclamar. Comprei com taxa média de IPCA+6.11% (sem IR) e agora eles estão com política de distribuição de rendimentos mensais. 6% acima da inflação com carrego de 6~7 anos é excepcional, acho.

      Excluir
    2. Em tempo: o único perhaps é a liquidez, que ainda é tímida por se tratar de um produto novo... (...mas vou vender um investimento desse pra comprar o quê??...)

      Excluir
    3. Comprou muito bem! O kdif tem +- 6% de prêmio do IPCA, mas morde na taxa de 1,13%. Pela política deles, só distribuem juros reais (alguns semestres distribuem tudo), incorporando a correção monetária pra aquisições.
      Peguei o knox (taxa de adm baixissima) que comprou toda emissão da NBTE e tem prazo de duração amortizando o valor. Vou deixar mofar lá. Em teoria, transmissão é muito safe.

      Excluir
    4. Maneiro, cara! não conheço esse knox... vou pesquisar.

      Excluir
    5. Cara pra ser honesto não conhecia o KDIF11, procurei estudar e apesar da taxa de adm. muito alta (1,13% salvo engano) a taxa líquida paga atualmente está bem razoável (5-5,2%+IPCA), com perfil de risco baixo. Estou com um CDB vencendo segunda (27/7) e bem capaz de comprar esse fundo já que não consigo pegar essa taxa com nenhuma debênture com risco comparável.

      Excluir
  7. Fala, VR, belezinha?

    Seguinte, eu sei q é irrisório esse investimento, mas qual o seu racional para se investir em debentures?

    Abs

    NFVB

    ResponderExcluir
  8. Im happy that I discovered this page, Ill bookmark it, Extremely beneficial web page, Maintain going
    Continue the good work!
    That is what I am talking about. bookedmarked indeed!
    olansi luftreiniger

    ResponderExcluir
  9. Aos poucos o BTC vai tombando ao passo que as pessoas vão percebendo a bomba que é para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. Jamais se tornará moeda de verdade pq 90% do mundo nao entende como funciona. É delírio de anarquista

    ResponderExcluir
  10. Caiu abaixo de 29k hoje...rumo aos 10k

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente espero que Bitcoins e todas as criptos não vinguem. Está ótimo do jeito que está, uma moeda tangível e de verdade e não apenas um número criptografado sei lá onde que meio mundo nunca vai entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://tradingeconomics.com/united-states/money-supply-m1

      Excluir
    2. Acho que donos de editoras de jornais e revistas usaram esse mesma frase quando a internet surgiu!rs

      Excluir
    3. bom exemplo anon, no mundo da internet, o trabalhador tomou no cú, produtividade subiu lá em cima e os salários até baixaram na base real. Bela bosta que é o mundo moderno. Criptos serão mais um escravizador

      Excluir
    4. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludismo

      Excluir
    5. Sou ludista de carteirinha !

      Excluir
  12. Alguém pode me dizer se a CRA Fazenda da Toca, que oferece IPCA + 5,80% a.a. com vencimento em 26/03/2029, isento de IR, é boa?

    ResponderExcluir