terça-feira, 19 de maio de 2009

Miopia

Pessoal, atualmente estou lendo MUITA coisa sobre diversificação no tempo, retorno a longuíssimo prazo de ações, conceituação de risco dentre outros assuntos de altíssimo interesse mundial (não preciso nem falar que só consigo achar material em inglês sobre esses assuntos).

Nessas leituras li uma passagem interessante e resolvi compartilhar com vocês. Tradução minha do livro "Yes, You Can…Achieve Financial Independence (Sim, você pode... obter independência financeira):
"Um investimento de $10.000,00 feito em 1 de julho de 1932 teria obtido, um ano depois, o pior resultado dos 425 períodos testados: -69%. A maioria das pessoas, se tivessem experimentado tais resultados, assumiriam de que isso seria um indicador de performance futura e ficariam desencorajados. Muitos trocariam seus investimentos para dólares e tentariam achar outro lugar para investir seu dinheiro.

Se eles tivessem confiança nas oportunidades de longo-prazo do Dow Jones e deixassem o investimento parado pelos próximos 29 anos (30 anos total), ele valeria $556.563,00. O investimento original, que começou com o pior resultado anual, aumentou compostamente em média 14,34% (o melhor resultado de 30 anos). Como vocês podem ver, NÃO É SÁBIO ASSUMIR QUE O RESULTADO EM CURTO PRAZO DO INVESTIMENTO É UMA INDICAÇÃO BOA DA PERFORMANCE EM LONGO-PRAZO." (Grifo meu)

Eu tenho que mandar esse texto pra meu amigo que recentemente tava se lamentando por ter comprado ações justamente no topo!

Falando sério agora, assim como um míope que só consegue enxergar a realidade que está bem em frente aos seus olhos, o "investidor padrão" só consegue ver seus investimentos no curto prazo, vendendo ações em momentos de acentuada queda e comprando eufórico ações depois de seguidas altas. A media que a realidade vai se distanciando, a visão fica turva, mas não por um problema ocular, e sim por emoções que atrapalham o julgamento e levam às inevitáveis más decisões. Por falar nele, você sabia que o "investidor padrão" que está no mercado de ações tem um retorno em média bem menor que o do índice (Ibov, no nosso caso)? 

Talvez ele melhore a performance fazendo um exame de vista...

5 comentários:

  1. Claro, né, Independência, esse período simplesmente incluiu a fase em que emergiu a maior potência econômica contemporânea, o pós-segunda guerra. Que tal fazer um estudo desses com Inglaterra, Alemanha, Romênia, Argentina??
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Em qualquer período de 30 (ou 20) anos nos EUA o retorno da bolsa foi positivo, inflação inclusa. A chance de superar renda fixa em 30 anos é acima de 95%.

    Sobre os outros mercados, estou pesquisando...

    ResponderExcluir
  3. Bem intessante,mas cuidado que na crise de 29 demorou 27 anos para ficar no zero a zero.Mas muito bom o texto.Acho que você devia continuar com essa estratégia pesquisar os EUA que é onde tem maior informação e depois pesquisar o Brasil(o que vai ser bem difícil).

    É como dizia o Pedro Malan"Brasil é o único país em que até o passado é incerto."

    Na pior das hipoteses você pode aplicar nos EUA.Se não se sentir seguro aqui.

    ResponderExcluir
  4. Esses estudos também são viesados... eles partem do pressuposto que vc começa a investir no auge da crise... Mas e se for o contrário, acabou de fazer 42 anos =), chuta o balde, para de trabalhar... e pronto passa a ter que viver com apenas 10% do seu capital.

    ResponderExcluir
  5. Rodpba, o estudo mostra justamente que caso você se aposente aos 42 anos em 1929 e fique sem mexer no principal, em 4 anos e meio você recuperou em termos reais o valor que tinha investido no topo.

    Caso o sujeito retirasse 4% do patrimonio ao ano ainda assim ele sobreviveria ao crash de 29. Daí a importância do estudo da TSR que comentei há uns tópicos atrás.

    ResponderExcluir