segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Mensagem de Agradecimento

Pessoal, queria agradecer a vocês pelo excelente feedback que tive nos comentários! Não esperava nem de longe ter uma resposta tão positiva, então resolvi responder os comentários em um novo post para ter maior visibilidade e poder discorrer um pouco mais.

Conforme já dito nos comentários, estou utilizando a corretora Interactive Brokers. Pago 5 dólares por compra e até pouco tempo atrás pagava $10,00 de tarifa de manutenção, que é convertida em "consumação" com as corretagens, então equivale a pagar $10,00 por mês e ter duas corretagens de graça. Como passei dos $100k eu não pago mais essa tarifa. Não tenho nada a reclamar da corretora, cheguei a usar o helpdesk deles e fui atendido muito bem online.

Sinceramente eu nunca pensei nessa parte de aceitar doações via bitcoin, vou colocar um endereço e tentar utilizar todo o valor doado no blog, seja através de postagens minhas sobre algum tema que vocês ou o doador sugira, host e endereço profissionais, etc.

Sobre o meu trabalho que alguns perguntaram, não é algo tão simples pois envolvem e afetam mais pessoas do que apenas a mim, fica difícil detalhar mais do que isso sem me expor. É definitivamente um problema de "algemas douradas", mas está nos meus planos ir reduzindo o ritmo até parar no curto-médio prazo. Não estou aguardando chegar a nenhum valor X, o valor que eu possuo hoje é mais do que suficiente para eu me aposentar.

Sobre aportes aqui no Brasil, no geral Max respondeu muito bem, e é exatamente aquilo que toda a informação que temos hoje sobre o futuro já está precificada. A expectativa positiva com a vitória do Bolsonaro já foi precificada, inclusive a chance das reformas não darem certo. Como os mercados são bastante eficientes as pessoas já compram e vendem refletindo as expectativas presentes e futuras. Mas a maior razão de eu não aportar mais basicamente nada no Brasil é por conta da baixa utilidade marginal que o dinheiro possui pra mim hoje. Apenas os juros do TD já conseguem me manter, e com alguma folga ainda. Como eu falei no último post está sobrando dinheiro todo mês e sinceramente não tenho mais onde gastar, minha vida hoje tem 0 de restrição por fatores financeiros, então todo dinheiro que eu receba vai ser investido para que eu não nunca perca essa fonte mínima de renda, no caso o único cenário factível disso acontecer seria com a venezuelização do Brasil seguido de um calote na dívida interna e/ou hiperinflação.

Sobre alocação tática, acredito sim na estratégia, tanto que fiz isso com minha alocação em mercados emergentes no exterior, devido ao CAPE menor. Sinceramente é mais algo pra me satisfazer psicologicamente do que realmente ter uma diferença significativa nos retornos. Tudo isso, claro, são meras expectativas, pois investimento em renda variável não é muito diferente de se fazer apostas a seu favor, mas sem nenhuma garantia de resultado.

Sobre investimento conservador no exterior, não dá pra ir além da renda fixa, e prepare-se pra ter retornos extremamente baixos se você busca liquidez. O money market do BBA oferece irrisórios 0,7%a.a. e ETFs curtos de renda fixa não renderão muito além disso.

Sobre os ETFs que eu investi lá fora, eu já escrevi sobre isso no meu post sobre Estratégias para Investimentos Internacionais, a única diferença é que ao invés de usar o IFSW eu utilizei 4 ETFs individuais por conta principalmente da liquidez quase nula do IFSW e em menor grau pela tx. de adm. um pouco menor (0,3% vs 0,5%). Eu estava decidido a investir em EMMV, mas na hora H resolvi ir no "padrão" do EIMI mesmo pela liquidez maior.

Quanto ao texto do Lobo Branco, discordo totalmente. Não existe exploração em comércio, todo comércio por definição é voluntário e ambas as partes saem melhores do que antes da transação. Guerras comerciais via de regra prejudicam ambos os países como é o caso atual dos EUA-China. Por outro lado acho que existem diversos outros fatores que afetam o desenvolvimento de uma nação, sendo a liberdade econômica o principal deles, mas sendo um fenômeno complexo sofre influência de diversas variáveis, inclusive QI, raça, etc.

Quem quiser se comunicar diretamente comigo meu e-mail é aposentado42@gmail.com 

É isso pessoal, mais uma vez muito obrigado pelas boas vindas, foi algo que realmente me tocou, não esperava isso tudo!

33 comentários:

  1. Com todo respeito, porque diabos você não investiu em bitcoin la por 2010?

    É imperdoável, a blogosfera tem tanta gente com mais de 30 anos e conseguiram a proeza de não investirem em bitcoin em 2010...

    Qual o problema de investir 100 reais em bitcoin em 2010? Iria morrer?

    Se não conhecia, pior ainda. Ignorância financeira. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É melhor chegar nos 30 e arrumar uma namorada de 20 do que ter 18 e namorar uma garota de 18.

    O que acha dessa afirmação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher com 18 tem muita merda na cabeça. Prefiro o primeiro cenário.

      Excluir
  4. As criptomoedas vieram pra ficar mesmo. Até moedas brasileiras como Niobio Cash e Zcore mais que sobraram o valor agora mês passado. Niobio aumentou em 4 vezes o valor.

    Não tem cara, como que uma moeda sai de 10 dólares de volume diário pra 40, 50, 70 mil dólares de volume diário.

    São shitcoins ainda, só o tempo vai dizer se vão valer bastante.

    Não adianta, tem que comprar milhões, investir 500 mil reais e que se foda se perder, não faz falta.

    A gente não tá pra brincadeira.

    ResponderExcluir
  5. Ficar solteiro infelizmente tem um prazo de validade. Depois dos 40 é muito difícil arrumar mulher de 20.

    Não adianta namorar mulher mais velha, depois ela não tem tempo pra cuidar do cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for feio igual você @anom, realmente é difícil

      Excluir
  6. Já que estão falando sobre critpos, a NANO é uma moeda com potencial enorme. Eu particularmente tenho poucas, algumas dezenas por enquanto, mas não se pode brincar com uma moeda que já valeu 35 dólares.

    É longo prazo, em 10 anos a nano pode valer 800 dólares.

    Ah mas se não chegar a 800? Se chegar a 100 ou 200 você já ganha uma fortuna.

    ResponderExcluir
  7. O mercado de criptomoedas não tem nem 0,05% do dinheiro que existe no mundo.

    Bitcoin vai chegar nos 100k, mas agora é mais viável investir em criptomoedas mais baratas.

    Enquanto o bitcoin cresce vamos supor de exemplo 500% ou 1000%, outras criptomoedas crescem 10.000% ou 20.000%.

    É o mercado.

    ResponderExcluir
  8. Vida longa ao senhor, Mestre. Sua presença entre nós é como a do diamante nas britas.

    ResponderExcluir
  9. Muitos canais que falam sobre criptomoedas investiram em Bitblocks, tecnologia semelhante a nano na blockchain. 500 milhões de quantidade máxima, boa oferta, não é tanta moeda.

    BBK é o comando porra.

    ResponderExcluir
  10. Oi VdR,

    Fico feliz de ver novos posts nesse blog. Ele continua sendo uma das melhores referências sobre investimentos que conheço.

    ResponderExcluir
  11. Todos gostam muito de você VDR, seus posts no passado ajudaram e talvez ainda ajude muite gente.

    Mesmo os haters e trolls vem aqui nos comentários para o prestigiar.

    Mas em geral, não há muita coisa que possamos fazer por você além de torcer pelo seu sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Voce é o nosso professor e tenho grande consideracao por ti. um abracao

    ResponderExcluir
  13. VdR,
    você afirma que a única possibilidade de perder todo seu patrimônio no Brasil seria a venezuelização do país seguida de um calote na dívida interna e/ou hiperinflação.

    Sem querer criar alarde com hipóteses de baixo risco, existem algumas outras formas bem mais triviais de isso acontecer. Cito algumas que me vem à cabeça de imediato:

    - sequestro (baixa probabilidade se não ostentar riqueza, mas os anos 90 nos deram uma boa mostra desse risco);
    - separação (ok, aqui o risco seria de perder cerca de metade do patrimônio e somente se cometesse a estupidez de (a) casar e (b) não escolher o regime de separação total);
    - acidentes com danos graves a terceiros (um atropelamento com uma ou mais mortes ou uma batida em um carro de luxo, como uma ferrari, etc);
    - um hacker ter acesso a suas contas (sei que é difícil de transferir valores tão altos em tão pouco tempo sem que o banco seja responsabilizado pela falha de segurança, mas é um risco e eventual reparação judicial contra o banco poderia levar tempo);
    - uma doença grave com tratamento caro, etc.

    De todo modo, como afirmou, ter parte do patrimônio aqui e lá fora é justamente um meio adequado de minimizar estes riscos.
    Apenas não os ignore, pois, mesmo sendo improváveis, eles existem (assim como muitos outros que sequer conseguimos imaginar).
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara tem fucking 7 milhoes de reais!

      - Acidente ou doença não custa tudo isso.
      - Ele já afirmou que vai se casar/casou com separação total.
      - Ele não ostenta muito para ser sequestrado, nesse caso um eventual 500k soltam ele, isso se pagar (geralmente a policia aconselha não pagar e acaba prendendo os caras)
      - Hacker acho muito improvavel, as transações digitais deixam rastro por todo lado... nunca ouvi nenhum roubo digital(grande),

      Excluir
    2. Podem invadir a casa do VdR e roubar as bitcoins dele se tiver as chaves bonitinhas impressas no papel à mostra.

      Por isso uso uma Hardware Wallet e guardo metade da chave de recuperação em um lugar e a outra metade em outro lugar, além de guardar a ledger em um cofre em um terceiro lugar (senha do cofre + senha da ledger).

      Excluir
  14. Que maravilha você voltar à ativa!!! O acompanho desde os tempos do Orkut haha Sempre tive você como inspiração e até criei esse
    blog pra narrar minha busca pela independência financeira!

    Você pensa em estabelecer residência em outro país, VdR?


    Força e Honra!

    Intendente Frugal,

    ResponderExcluir
  15. Na outra postagem alguém perguntou e ninguém respondeu. Eu também queria saber o que você(s) acham desses ETFs disponíveis nas corretoras brasileiras: AEFI11, XBOV11, BBSD11 e IVVB11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @apócrito,

      Acho que você está confundindo as coisas. AEFI11 não é um ETF, é um FII.

      Acredito que seja bom você dar uma lida sobre ETFs, o que são, vantagens e desvantagens, pois a pergunta está um pouco genérica. O que achamos pra que? Qual o objetivo? Não se pode avaliar um investimento de forma solta.

      Simplificadamente, sugiro atentar a liquidez do XBOV11 e taxa de administração. O BOVA11 tem mais liquidez e faz track do mesmo índice pelo que li aqui do XBOV11 e o PIBB11 é bem mais barato, tem mais liquidez, a única desvantagem é que segue apenas 50 empresas enquanto o XBOV11 64.

      IVVB11 na minha opinião é um excelente ativo para se ter no Brasil, em especial se você não tiver exposição no exterior na sua carteira. Isto pois o ativo tende a ter baixa correlação com os demais ativos da sua carteira e expectativa positiva de retorno real. Ou seja, um bom ativo para adicionar.

      Não entendo o que ganharia adicionando o BBSD11 a carteira.
      Como dito anteriormente AEFI11 não é um ETF.

      É importante que você mesmo responda essas perguntas com base no seu portifolio que está diretamente relacionado aos seus objetivos que está diretamente relacionado a sua condição atual: aporte, reservas, idade, tolerância a risco, etc.

      Não dá pra dizer muito sobre praticamente qualquer coisa sem essas informações. E quem melhor pode responder essas perguntas é você mesmo, estudando.

      Excluir
  16. Acompanho seu blog há tempos...Começamos na mesma época, em 2018. São 10 anos de trabalho e investimento. Eu MEGA conservadora na renda fixa...Cheguei a 3 milhoes e 700 mil...Quase a metade que vc! rs Tenho quase 40 anos. Mas um dia te alcanço! Vc conseguiu o dobro! Mas bitcoin teve uma importância grande no seu caso. Parabéns!!! Eu to aqui na ânsia de tentar arriscar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Anônimo,

      Permita-me expor minhas considerações sobre algo que você falou, inferirei algo que rigorosamente você não disse, mas me parece importante.

      Você disse que está conservadora na renda fixa. Infiro que você apenas tem renda fixa, ou tem renda fixa em torno de 95% do seu portifolio.

      Se isto for verdade, por favor considere as seguintes ideias. Se não, pode ignorá-las. Qual você acha que é o portifolio com menor risco: (a) 100% renda fixa (b) 80% renda fixa 20% renda variável ?

      Normalmente esse tipo de pergunta já entrega a resposta como a menos óbvia. E de fato o é. Um portifolio composto por 100% de renda fixa tem mais risco (volatilidade) do que um portifolio com um pouco de renda variável. Isto pode ser visto através de vários estudos de séries históricas nos EUA e no Brasil é um número similar, aproximadamente 20% de Renda variável (RV) para ter um portifolio com menor risco possível (considerando apenas renda fixa e variável).

      Isto ocorre devido a correlação negativa (rigorosamente, é uma correlação menor do que 1 apenas, e não negativa mesmo). Ou seja, quando um ativo sobe o outro desce e o agregado da carteira tende a oscilar menos. Não só esse portifolio de 20% RV e 80% RF tem menos volatilidade (menos risco) mas também tem mais retorno do que um portifolio 100% renda fixa.

      Ou seja, mesmo sendo fortemente conservadora, você deveria investir em renda variável. O mais conservador seria ter de 10~20% em RV.

      Obs: há ainda um outro ponto a ser abordado. Medir o risco apenas pela volatilidade pode ser errado. Existem muitas situações em que há uma assimetria do risco. Ou seja, você tem baixa volatilidade, mas quando ela ocorre destrói todo o portifolio. Seria como um saltador de paraquedas, ele nunca tem problemas, mas no dia que tem morre. hehe. Analogamente, seria como um investimento na poupança durante o collor, até aquele dia de fato era um investimento com pouca volatilidade, sempre trazendo retorno. E um dia, por mágica, trouxe retornos horríveis.

      Nesse momento o argumento geral é "ah, mas isso foi uma raridade", "não vai acontecer de novo". Não sei se vai acontecer, mas pode acontecer. E, ironicamente, não faz nem uma geração que isso ocorreu direito e as pessoas parecem já achar que é impossível. Imagino alguém dizendo na semana anterior que algo assim poderia acontecer, provavelmente teria sido taxado de louco.

      Meu ponto aqui não é que se torne psicótico, mas que saiba aferir o risco da forma correta. Algo com pouca volatilidade pode ser extremamente arriscado. E um portifolio com RV pode ser inclusive menos arriscado do que um portifolio 100% renda fixa. Aliás, segundo a esmagadora maioria dos estudos, segundo a própria plausibilidade econômica, é.

      Você ainda tem bastante tempo para começar a investir em renda variável. E mesmo depois quando quiser menos risco ainda, é provável que manter uma parte em RV ainda seja uma boa opção.

      Excluir
    3. @MAX se diz 3M e não 3kk.

      Meu portfolio é 50% RF e o resto todo diversificado entre criptos, moeda estrangeira, tesouro direto, ações e FII. No geral (com risco), a RV sempre ganha de lavada da RF.

      Todo mundo que fica rico rápido é sempre através da RV, principalmente quem investe 100% RV.

      o próprio VdR investia antes em ações.

      Excluir
    4. ??? Eu não falei em 3KK ???

      Ainda assim, essa é uma nomenclatura utilizada sim, apesar de menos comum que 3M.

      Acredito que voce tenha me confundido no post acima. Em tempo, acredito que todo mundo que fica rico "rápido" é trabalhando, com bons aportes. O VdR fez uma boa parte do $ no próprio tesouro direto e teve aportes bem generosos. Em um post anterior ele mostrou que aproximadamente metade de seu patrimônio era aportes. Para a própria renda variável render é preciso tempo. Para ser rápido, acredito que basicamente seja através de aportes, por uma questão matemática mesmo.

      Excluir
  17. Nós é que agradecemos ter continuado a escrever. Gostamos muito de ler seus posts.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  18. Vr, estou chorando aqui em casa.
    Você voltar a postar, manu. Saudades. Os seus posts são Top

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Como é bom ter notícias suas! Fiquei pensando, que você foi apenas fruto de uma brincadeira inteligente. Bom retorno, mesmo que anual.;)

    ResponderExcluir
  21. Repetindo...... A vida é uma puta safada. Se vc está muito bom em uma parte haverá outra ruim pra balancear. O doutor câncer está de olho!!!!

    ResponderExcluir
  22. Opa hoje em dia eles não cobram mais corretagem e isso ajuda muito o pequeno investidor

    ResponderExcluir