quarta-feira, 8 de julho de 2009

Crítica do livro "Investindo em ações no longo prazo"

Mais um livro lido com muito prazer. Em apenas 13 dias terminei de ler "Investindo em ações no longo prazo" (obs: não ganho 1 centavo pelo link) ou "Stocks For The Long Run" em inglês. Li o original, então mais uma vez sem comentários quanto à tradução.

O livro é simplesmente fantástico. Logo no primeiro capítulo ele mostra um fato: a bolsa de valores para investimentos no longo prazo possui menos risco e mais rentabilidade que qualquer outro investimento. Não apenas nos EUA, mas como em vários outros países a situação é a mesma. Não apenas nesse século: o autor utiliza dados a partir de 1802 para chegar às suas conclusões!

Um aspecto interessante é que nos primeiros capítulos o autor te faz pensar de forma diferente sobre risco, mostrando ser uma variável que modifica com o tempo em intensidades diferentes a depender do ativo. Essa idéia é fundamental. Não tenho a menor dúvida que esse foi o livro em que eu aprendi mais coisas verdadeiramente úteis sobre ações.

Alguns capítulos, para nós brasileiros, não são obrigatórios, como p.ex. quando ele fala da composição histórica do DJI ou dos efeitos tributários de compra/venda de ações nos EUA.

O livro traz excelentes esclarecimentos quanto às questões que abalam a teoria dos mercados eficientes, como a validade da análise técnica, o "January Effect", a aparente supervalorização de small-caps e value stocks sobre large-caps e growth stocks, etc. Essas foram dúvidas que sempre tive e que foram ao menos parcialmente respondidas por Jeremy Siegel. Por outro lado, ele reafirma fatos já conhecidos e que reforçam a dita teoria, como p.ex. o retorno médio dos fundos de investimentos ativos ser menor do que o do mercado.

Apesar do autor falar muito pouco sobre as NTN-Bs americanas (as TIPS), achei fenomenal ele recomendar ao final do livro TIPS ao invés de bonds para investidores de longo prazo que por qualquer motivo não querem investir em ações... eu tinha chegado nessa mesma conclusão mas via pouca gente recomendando o mesmo. Faltaram, no entanto, mais estudos focados nas TIPS.

A parte mais fraca do livro é como ele lida com o grande bear market que houve no índice Nikkei do Japão no período 1989-2009. São 20 anos com retorno anualizado negativo, agravado pela pequena inflação que houve no período. Como defesa ele alega que se alguém investisse no DJI e no Nikkei na época que o Nikkei foi implantado, ainda com esse mercado bear monstruoso , aquele que estivesse comprado no índice Nikkei teria o dobro daquele investido no DJI. Argumento fraquíssimo, já que estamos falando de "holding periods" de mais de 50 anos. Como o caso japonês é um fato contraditório à teoria de Siegel, este deveria ser muito mais estudado e explicado no livro, o que não aconteceu.

O livro não é para iniciantes, mas também definitivamente não possui nenhum material muito avançado. O livro é claro e vai direto ao ponto, sem "frufrus" e experiências anedotais como o livro anterior que critiquei.

Livro recomendadíssimo e com alto potencial de alterar toda a sua forma de operar ações!!! Nota 9,5 (não leva 10 por pecar na questão do Japão).

18 comentários:

  1. O livro parece bom,vou colocar na lista.

    Mercados eficientes?Sí,pero no mucho.

    Cara sinceramente seu eu acreditasse que os mercados são eficientes eu ia estar na praia ao invés de estar lendo blog sobre finanças.

    Mas como o blog é muito bom eu vou continuar lendo ;).

    ResponderExcluir
  2. If,
    Bela matéria.

    Poderia me indicar algum livro em português que fala sobre o risco do investimento na Bolsa, a LP ?

    Obrigado.

    Abraços.

    Luis Otávio.

    ResponderExcluir
  3. Viver de Renda,

    Realmente este livro é excelente e me fez mudar minha estrategia de investimentos para um investimento passivo. Só que tenho utilizado o BOVA11 por ter uma maior diversificação do que o PIBB11, apesar de ter uma taxa de adminstração um pouco maior, mas que considero aceitável; aliado a uma estrategia de alocação em outros mercados.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Cara, que rapidez nas leituras!!!

    Excelente crítica do livro. Outro que está na fila para ler.

    Agora...Mercados Eficientes??

    Acredito que o livro do Shiller (Irrational Exuberance) irá justamente te fazer pensar o contrário.

    Continue com as resenhas dos livros, pois são excelentes! É bom termos indicações de livros em inglês para não cair na mesmice dos livros aqui do Brasil.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Nobre:

    Where 'Stocks for the long run went wrong':
    http://i.bnet.com/pdf/278872-Where_Stocks_for_the_Long_Run_Went_Wrong.pdf

    "Honestly, if you’re not wealthy today, it’s unlikely that saving and investing will make you so 30 years from now."

    Concorda? Discorda? Na verdade, queremos ser ricos ou queremos viver de renda?

    Concordo com o hcinvestimentos, aqui no BR temos livros de auto-ajuda...

    ResponderExcluir
  6. Acompanhe o meu blog que em breve estarei fazendo alguns posts sobre mercados eficientes

    ResponderExcluir
  7. Gente, em momento algum eu emiti algum juízo de valor sobre os mercados eficientes... essa teoria é algo que ainda estou pesquisando e não cheguei a uma conclusão definitiva.

    JC: kkkk...

    Luis: Ora, Investindo em ações no longo prazo!!! É o tema central do livro!

    Inv e Fin: Não creio que a pequena diversificação adicional do BOVA compense a taxa ~0.5% maior. Além disso, creio que BOVA tem um risco de liquidez maior. Veja o erro de aderência que o bova11 já tem nesse período pequeno...

    Henrique, só ressalto que todos esses livros tem versões em português. Vamos ver o que Shiller tem a adicionar hehe...

    Xico, eu já tinha lido esse aritgo (na verdade tenho no PC todos os artigos criticando de forma negativa o livro). Vou comentar especificamente sobre esse texto num post mais tarde, creio que pode gerar discussões interessantes! E, de fato, Brasil é a terra da auto-ajuda...

    Inv. e Fin, quero ver de perto esses posts, ainda mais porque é uma teoria muitíssimo mal entendida!

    Abraços a todos e obrigadíssimo pelos comentários, pois essa troca de experiências é o motivo principal de eu ter feito esse blog!

    ResponderExcluir
  8. Inv e Fin: Tenho que concordar com o IF. BOVA11 tem uma liquidez muito ruim.
    Acredito que o PIBB11 ja traz uma diversificação razoável, com um custo bem pequeno. (Minha visão)

    Xico: O problema é que a maioria da pop. no BR quer tudo mastigadinho e por isso os livros de "finanças/auto-ajuda chamam a atenção de muita gente. E como bem sabemos, cada um possui uma filosofia do mercado diferente.

    IF, ótimas discuções!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Não sei o que vcs entendem sobre liquidez, mas a liquidez é determinada pelo numero de negociações e volume diario e segundo o site da bovspa o BOVA11 teve no ultimo pregão 507 negocios, contra 104 do PIBB11; e isto não foi um fato isolado. Alem disto o market maker garante sempre negociações.
    Quanto a diversificação o BOVA11 tem 64 empresas contra 50 do PIBB, 28% a mais. Pretendo tambem fazer um post detalhado comparando os 2. O ponto negativo principal é o custo maior.

    ResponderExcluir
  10. Inv e Fin, o problema é que essa liquidez ocorre justamente pelo formador de mercado, que acaba por gerar mais negócios. No entanto, não há garantia nem obrigação nenhuma da existência do formador de mercado a longo prazo... as ordens fora do formador possuem um gap gigantesco. Só ver o número de cotas... bova com 5.8mi e Pibb com 29mi. Esse volume, portanto, é meio artificial...

    ResponderExcluir
  11. Meu querid IF,
    Não tinha visto que o link era para um livro em Português. Erro meu!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. IF,
    Vou repetir: Se filie à submarino ou qualquer outra empresa.
    Você lê ótimos livros e os recomenda aqui, por causa disso, muita gente comprará e você sairá ganhando também.
    Abraços.

    Luis Otávio.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá VR.

    Eu comentei a pouco tempo a respeito da Hipótese dos Mercados Eficientes (que acredito ser o mesmo a que você se refere como teoria dos mercados eficientes) e li algo que me pareceu contraditório:

    "O livro traz excelentes esclarecimentos quanto às questões que abalam a teoria dos mercados eficientes, como a validade da análise técnica, o "January Effect", a aparente supervalorização de small-caps e value stocks sobre large-caps e growth stocks, etc."

    Pelo que eu entendo da HME, ela nunca advoga a favor da análise técnica ou da exploração desses aparentes padrões que você citou. Muito pelo contrário: ela diz que é impossível prever o comportamento de um ativo específico. Qualquer informação relevante ao desempenho daquele ativo já está embutido em seu preço. Você poderia me esclarecer esse ponto?

    Outra dúvida: por que ações? Salvo engano, o mercado financeiro é algo relativamente novo. Fundos de índice são recém-nascidos no Brasil. O que te faz pensar que a bolsa vai continuar tendo um desempenho positivo?

    Essa minha dúvida parece ser respondida nesse livro. Você diz que não é para iniciantes, mas contra-indica mesmo para alguém que teve sólida formação em exatas (meu caso)? Aliás, esse post é de 2009 e talvez você já tenha lido livros melhores, recomendaria outro livro do gênero?

    Obrigado,
    Kaléu

    ResponderExcluir
  15. Kaleu,

    Devo ter me expressado mal na crítica. Quando digo "como a validade da análise técnica, january effect..." digo com relação à EXISTÊNCIA dessas anomalias. Portanto, de HME é basicamente o "random walk model" que você colocou acertadamente.

    As empresas para existirem precisam dar lucros. Enquanto elas derem lucros e distribuirem parte desses lucros aos acionistas a bolsa continuará tendo um desempenho positivo. Nao se trata de um zero-sum game.

    Eu recomendaria pra você o Investment Philosophies do Damodaran.

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
  16. Olá VR, obrigado pela recomendação.

    Aos interessados, o próprio Damodaran disponibilizou o livro on-line em: http://pages.stern.nyu.edu/~adamodar/New_Home_Page/invphil/book.htm

    Enjoy your free lunch.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde ! Qual livro você indica pra quem está começando

    ResponderExcluir