quinta-feira, 25 de junho de 2009

Crítica do livro "A Lógica do Mercado de Ações"

Terminei hoje de ler o livro "A Lógica do Mercado de Ações" (A Mathematician Plays the Stock Market). Li o original em inglês, então sem comentários quanto à tradução.

O livro é bom. Para quem não possui formação específica em exatas como eu, foi interessante aprender mais sobre desvio-padrão, teoria dos jogos, beta, sigma, variância, média aritmética e geométrica, sistemas não-lineares, etc... tudo numa leitura BEM leve, com explicações claras e exemplos tirados do desastroso investimento do autor em ações cuja empresa foi um exemplo de ética e lisura: A WorldCom.

Nas explicações do autor sobre mercados eficientes, finanças behavioristas e formação de portfolio, o autor peca pela superficialidade. Nessa parte o autor pouco acrescentou ao que eu já sabia, mas pode ser útil para quem quer ter uma noção básica desses assuntos.

Enfim, é um livro básico, de fácil digestão e bem escrito, com um enfoque nos aspectos matemáticos básicos da bolsa de valores.

De 0 a 10, sendo 5 um livro "na média", ele leva 6,5. Recomendado!

Um comentário:

  1. IF,

    Vejo que está familiarizado com a leitura de obras em inglês.

    Tenho certeza que teremos boas resenhas por aqui!

    Este é um livro que já está na minha lista há algum tempo mas ainda não tive oportunidade de lê-lo, assim como o Stocks for the Long Run.

    Esperamos ansiosos por novas resenhas!

    Parabéns pelo trabalho!

    Abraços!

    ResponderExcluir