quarta-feira, 10 de junho de 2009

Home Broker Link x Home Broker Ativa

Atualmente tenho contratadas tanto a Link como a Ativa como corretoras. Virei maluco? Gosto de rasgar dinheiro? Não, apenas estou mantendo a Ativa pois tenho ações minha alugadas lá, e até o bendito devolvê-las tenho que manter a conta aberta. Pelos cálculos faz mais sentido ter as duas e fazer os trades na Link do que ficar só na Ativa.

Agora que já utilizei os dois HBs (Home Broker), vou mostrar as diferenças entre eles PARA MIM:

LINK TRADE:



Clique para ver em tamanho maior


Pontos positivos:

  • O HB é muito bonito.
  • Possui dois "skins" de visualização.
  • Possui janelas totalmente configuráveis.
  • Atualização automática da carteira em tempo real.
  • Cálculo instantâneo da corretagem total do trade pretendido.
  • Agrupamento de ofertas no book de mesmo valor.
  • "Uptime" de 100%¨até agora.
Pontos negativos:

  • O HB é PESADO! Para conexões lentas e computadores com processadores fracos o peso do HB é sentido. Se você possui um PC com dois ou mais núcleos e internet banda larga (meu caso) o peso é irrelevante.
  • Boa sorte pra tentar visualizar a cotação do IBRX-50. Já entrei em contato via e-mail com a Link e eles simplesmente não fornecem a cotação atualizada do IBRX-50 (IBXL). Como que eu vou me guiar para saber o preço "justo" do PIBB nas minhas compras mensais?
  • O HB não fornece notícias da Bovespa. Isso é fundamental para mim quando vou colocar minhas ações para aluguel, pois preciso ver a tabela atualizada do banco de títulos da CBLC. Com isso tenho que buscar essa atualização na ADVFN, cuja tabela tem uma formatação horrível.
  • Não tem como obter a nota de corretagem do trade pelo HB.

ATIVA:



Clique para ver a imagem ampliada

Pontos positivos:

  • HB levíssimo.
  • Notícias da bovespa e do mercado em tempo real.
  • Cotação do IBRX-50 em tempo real.
  • Notas de corretagem mais recentes diretamente do HB.
Pontos negativos:

  • Muito raramente o HB não está funcionando.
  • Atualização manual. É um saco ter que ficar atualizando toda hora pra saber se houve um trade ou não nos PIBBs.
  • Você não sabe de antemão exatamente quanto vai pagar de emolumentos, tx. de liquidação, etc.
  • O HB é feio.
  • Ficou mais de 30 min sem mexer no HB? Já era, só logando de novo.
  • Volta e meia o botão de atualização não funciona. Só logando de novo pra voltar a funcionar.
Conclusão:

O HB da Link é como uma prostituta, bonita for fora mas a gente sabe que não dá pra dialogar com ela e que não presta por dentro. O HB da Ativa é como aquela mulher feinha mas gente boa, que te dá mole e te ajuda no dever de casa.

Enfim, quem eu quero enganar, sei muito bem que no final das contas vou "casar" com aquela que me custar menos...



8 comentários:

  1. Cara, apenas uma observação em relação a um ponto negativo da Ativa, sobre a atualização ser manual, até onde eu sei a atualização é configurada como padrão para todos os clientes como sendo manual, mas se você ligar para Ativa você pode pedir para eles alterarem para a sua conta como automatica.
    Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. No HB da link eu gostei de:

    Agrupar as ordens.
    Configuração rápida.
    Visual.
    Possível ver as notas de corretagem.

    Não gostei:
    Mandei um email para eles perguntando sobre como visualizar futuros (ibov futuro, dolar futuro e ouro futuro) no HB e não é possível.

    Na Win pode-se acompanhar os futuros e o visual, embora da Link seja muito bom da Win é ainda melhor.

    Porém, em relação à preço, a Link é bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. O HB do Link trava com certa frequencia. Um simples F5 resolve o problema, mas acaba dando no mesmo. Semana passada enviei uma ordem pro after, no dia seguinte não se sabia o que aconteceu com ela e, para piorar, nem eles. A ordem simplesmente sumiu. Tomou chá de pirlim-pim-pim. Se não fossem os custos já tinha pulado fora de lá. Entretanto, já estou procurando outra.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá viverderenda, parabéns pelo blog, e por esse post, sobretudo pelo toque de humor conferido na parte final - gosto muito de textos assim, que misturam aspectos técnicos das coisas sobre as quais se fala, mas com um tom de humor pra dar leveza e ajudar o leitor a relaxar e se divertir um pouco.


    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Hotmar, prazer ver vc por aqui! Concordo que é importante se divertir e relaxar... afinal, no longo prazo estamos todos mortos :P

    ResponderExcluir
  6. Olá viverderenda,

    Muito bom seu blog, já tinha passado por aqui faz um tempinho, só na leitura, e hoje aproveito para comentar. Que bom ver que as postagens tem uma boa taxa de atualização, e com matérias sempre muito úteis e interessantes, em meio a tantos blogs que, infelizmente, morrem.

    Uma dica: um site que formata as notícias e o BTC muito melhor que o advfn, é o infomoney: http://web.infomoney.com.br/investimentos/acoes/noticias/bovespa/

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá, estou de volta. Só pra atualizar com uma alternativa ao Infomoney em matéria de taxas para o BTC, que ultimamente está dando erro nesta parte: https://web.apligraf.com.br/mostra_noticia.php?cd=1535499&%20palavras=OFERTAS+DISPONIVEIS+NO+BANCO+DE+TITULOS . Ah sim, formatadinho também :)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Valeu pela dica Rolando Lero! Vou adicionar ao artigo o link depois!

    ResponderExcluir