quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ah, índice safado...

Como vocês viram no meu tópico sobre o crash de 29, eu mencionei que o índice Dow Jones é, na melhor das hipóteses, um índice tosco pois, além de ser balanceado pelo preço das ações e não pelo tamanho das empresas (o que inclusive levou à exclusão da IBM do índice pois teimava em não fazer splits), o mesmo também exclui dividendos do seu cálculo, o que não faz o MENOR sentido, já que dividendos é uma parte fundamental da rentabilidade da bolsa.

Até aí tudo bem. Eis que hoje eu descubro que o índice mais importante da bolsa americana, o S&P 500, também não contabiliza dividendos!!!



O S&P500 e o DJI fazem tanto sentido quanto essa foto

Quer dizer, pra que diabos eu quero um índice se ele não reflete a realidade da rentalidade das ações por ele composta?

Aí vem o espertão e diz: "Deixa de ser burro, os dividendos são sempre uma mixaria, a diferença deve ser mínima, miséria não leva ninguém a lugar algum...". Então eu lhe mostro isso:




Perdeu, Playboy!

Uma diferença de "apenas" 800% (lembre-se, a escala está logarítmica)!!!

Conclusões óbvias:
  • Comparar IBOV com S&P500 apenas se o último incluir os benditos dividendos (boa sorte pra achar um gráfico com isso...)
  • O S&P 500 "puro" é inútil para 99% das simulações.
  • Ainda bem que a Bovespa teve sanidade ao fazer tanto o IBOV quanto o IBRX-50 incluindo dividendos.
  • O S&P 500 "verdadeiro" está nos 7.500 pontos.
Agora me digam, quantos de vocês sabiam disso? Não consigo acreditar que eu era o único "zé mané" que estava no escuro quanto a isso!!!

6 comentários:

  1. rs
    Nunca pensei nessa possibilidade, já que não para mim, não existe lógica ter o índice.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Essa é boa já sabia que as opções lá não eram protegidas contra dividendos,agora os índices também essa é nova(ou melhor muito velha).

    Esse é um índice de preço não de rentabilidade,é diferente serve para outras coisas não rentabilidade.

    Não é atoa que ele é bem mais devagar que o nosso IBOV que se "recupera mais rápido" pois considera os dividendos e dificilmente volta a cotações de décadas atrás.

    ResponderExcluir
  3. Só pra dizer que achei bem interessante a proposta do blog e estou acompanhando!

    Você pretender investir apenas em PIBB ou também em a´coes de empresas diretamente?

    Abra´co,

    ResponderExcluir
  4. Luis: pois pra mim, só tem lógica ter o índice heheh...

    Pois é capitalista, achei que o s&p era mais lento em virtude de sermos um país emergente, etc., o que não deixa de influir, mas os dividendos realmente são um peso enorme para puxar um índice para cima.

    Pablo, apenas PIBB.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns novamente pelo blog. Pode enviar a planilha do excel, vinculada ao gráfico, para poder acompanhar meus rendimentos e a estimativa a longo prazo? javiercesano@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, a planilha é feita especialmente para meu portfolio, i.e. não presta para nada que não seja investimentos em PIBBs na parte de RV. Logo, deve possuir pouca utilidade pra vc.

    ResponderExcluir