segunda-feira, 1 de junho de 2009

Atualização Mensal: Maio 2009 (R$61.914,17, +R$10.651,49)

Pegando carona na alta significativa da bovespa, tive mais um mês maravilhoso. Com receitas extraordinárias de mais do que 100% do meu salário (R$3.100,00), consegui aumentar meu patrimônio em R$10.651,49, ou 20,8% comparado ao mês anterior. Nada mal para um cara que ganha R$3.000,00 por mês!

Gráfico do meu patrimônio e projeção de acordo com o plano (cliquem para ver o gráfico maior):



Graças ao crescimento significativo do patrimônio eu cheguei pela primeira vez à marca de 4 meses de adiantamento frente à minha projeção. A tendência é que esse adiantamento se reduza a zero até outubro, pois hoje eu já esbarrei na barreira de 30/10/2009, em que projetei o recebimento da antecipação da herança e um patrimônio de longínquos R$140.000,00.

Portfolio:



Dentro do projetado. Estou aproveitando a oportunidade do empréstimo garantido e seu belo retorno de 2% com risco zero. Os juros dos R$2.500,00 do mês passado (R$50,00) eu torrei com bebidas apliquei na bolsa. Estou pensando seriamente em aumentar minha alocação em renda variável para o mais próximo possível de 100%. Vou detalhar (muito) mais sobre isso no próximo tópico.

Porfolio em valores, junto com ROI:



Ah, como é bom ver pela primeira vez um ROI positivo. Como o prazo médio dos meus investimentos em RV é de 0,7 ano, o meu retorno já está acima da inflação, o que é surpreendente pra quem há menos de 1 ano atrás se desesperou viu o ROI bater em -40%.

Notas relevantes:

  • Desisti de acompanhar receitas e despesas. Muito trabalho para algo que já tenho na minha cabeça.
  • Como alguns de vocês devem ter percebido, eu retirei o capital de giro e sobras da corretora como parte do portfolio, simplesmente pela comodidade de não ter que contabilizar cada saque ou depósito que faço nas contas do banco e da corretora. Isso torna o resultado desse mês ainda mais impressionante, pois essa decisão equivaleu a um "resgate" de quase R$1.000,00 comparado ao portfolio do mês anterior.
  • Hoje comprei 13 PIBBs a R$79,40 cada e 25 PIBBs a R$79,50 cada. Pagando zero de corretagem :)
  • Muita gente tem me perguntando onde que faço os gráficos "bunitinhos". Excel 2007.
  • O Home Broker da Link é bem diferente do HB da Ativa. Em algumas coisas muito melhor, em outras muito pior!

15 comentários:

  1. Ô, Independência, agora fiquei sem entender. Primeiro vc diz que vai manter o empréstimo garantido (que faz todo sentido, pois 2% a.m. no médio e longo prazo nenhuma bolsa do mundo oferece); depois diz que vai aumentar o percentual em RV...
    Só se for à base de aportes, não é??

    ResponderExcluir
  2. É. Além disso, quando o empréstimo garantido for pago, a tendência é aplicar na bolsa e caminhar para 100% de RV ao invés de aplicar em tesouro direto para manter a alocação de ativos em 90%/10% como planejado anteriormente.

    ResponderExcluir
  3. Cara não entendi essa agora que a bolsa tá subindo você vai aumentar o share da bolsa por meio de direcionamento de aportes.Não era para você balancear a carteira.

    ----------------
    Quanto ao meu ex-blog...

    A "culpa" foi de um grande amigo meu ele tem a minha idade,foi meu colega no colégio(um dos melhores colégios particulares segundo o ENEM) e faz engenharia mecânica comigo na UFRJ.Ele tem dinheiro aplicado na poupança,acho que uns 11k.Falei para ele que a poupança rendia muito pouco acima da inflação.Ele me perguntou o que era inflação.Eu expliquei que era a perda de poder de compra dei 200 exemplos.Uma semana depois ele me perguntou quanto tava rendendo a poupança eu falei por alto 7%,uns 2% ou 3% acima da inflação a.a.Ele falou que ainda não tinha entendido direito o que era inflação.

    Resultado cheguei a conclusão que ia ter alfabetizar todo mundo financeiramente.Se uma pessoa com um conhecimento relativamente alto não entendia rapidamente ia ser complicado.Ai a concorrência era muito boa e minha didática não é das melhores.

    Para piorar as minhas técnicas de investimentos são meio "doidas" e baseados em Análise Fundamentalista,no mercado "real"(bens de capital,negócios e imóveis)e para piorar eu ainda faço uns day trades muito raramente uns 5 por ano por alto.

    Imagina ter que explicar tudo isso junto com tributação e outras coisas ia ser um blog que só eu ia ler.

    Ai acabei desistindo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não entendi uma coisa:

    Como você consegue investir quase 100% do salário e ainda pagar as contas?

    Vide: http://viverderenda.blogspot.com/2009/04/atualizacao-mensal-abril-2009-r5126268.html

    ResponderExcluir
  6. Olá, poderia me explicar quais fórmulas utilizou para achar o ROI ? Se possível, poderia explicar o resultado ? Obrigado. Luis.

    ResponderExcluir
  7. Capitalista, vou explicar sobre essa minha decisão de ir 100% rv nos próximos tópicos. A meu ver está bem fundamentada e DEFINITAVAMENTE não é uma decisão emocional. Acho q vc deveria voltar com seu blog sim, afinal vc é um cara que entende muito dessa área de finanças. Vc deve fazer esse blog para vc e não para os outros. Com certeza com seu conhecimento vc não seria o único a ler o blog!

    Xico, meus gastos são pequenos (mas não tão pequenos assim) pois moro com meus pais.

    Otávio, o ROI eu calculo pegando o valor investido e dividindo pelo valor atual. Pra calcular o ROI/ano é só pegar o ROI e dividir pelo prazo-médio (em anos) do ativo. P.ex. o meu ROI na RF está baixo, mas o ROI/ano está alto pois comecei a investir em RF tem pouco tempo!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Entendi meu caro. Te espero no MSN para conversarmos mais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá, poderia me explicar onde você consegue essa taxa de corretagem do PIBB?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Rumoliberdadefinanceira,

    Me intromentendo um pouco, se me permite, essa taxa se trata da promoção para quem migrar para a Linktrade (1 mês de corretagem grátis).

    Acredito que seja isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Jovem Capitalista,

    Dei uma lida neste blog e todos os comentários que você postou aqui foram excelentes, mostrando que entende do assunto.

    Se possível, gostaria de acompanhá-lo em seu blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. HC, se trata da corretagem gratis da Link sim!

    ResponderExcluir
  14. Meu caro, estou acompanhando seu blog e estou adorando. Tenho uma dúvida em relação ao ROI Anual em sua mensagem de analise mensal. Como faço para calcular o ROI Anual?

    Estou elaborando uma planilha que acho fundamental para a criação de um controle/acopanhamento dos rendimentos, contudo estou "apanhando". Haveria algum problema em compartilhar a sua planilha? me pareceu super interessante ainda mais que tambem invisto em PIBB.

    Se for possível, email: alvespeixoto@gmail.com

    Obrigado!
    Peixoto

    ResponderExcluir
  15. Peixoto, é só pegar o ROI bruto e dividir pelo prazo médio das compras das quotas.

    Abraços!

    ResponderExcluir